Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jesus quer, Jesus tem

visaodemercadoFoi quase um tira 20 mete 20. No espaço de apenas um ano o Sporting alterou 90% do plantel.

As entrevistas de Jorge Jesus são sempre interessantes de ler. Para lá dos exercícios de auto-elogio, o auto-denominado Mestre da Táctica tem por norma fugir ao politicamente correcto e aos lugares comuns tão em voga nos tempos que correm. Jesus não é apologista da filosofia do vestido preto que apregoava Ivone Silva, daí ser tão facilmente apanhado em contradições e chocar com algumas sensibilidades, mas é algo de natural quando se diz o que realmente vai na cabeça. Ao contrário de outras intervenções, não há muito espaço para interpretações ou para exercícios de juntar os pontos, fica tudo limpinho, limpinho. E pelo que se leu, poucas dúvidas ficam sobre o que Jesus pensa dos jogadores à sua disposição quando chegou, e de qual deve ser a sua posição dentro da estrutura do futebol.

Olhando para o actual plantel do Sporting, verifica-se que da era pré-Jesus pouco sobra, no que a aquisições diz respeito. Jefferson, Paulo Oliveira e Jug, entretanto despromovido a terceiro guarda-redes, são os sobreviventes. Todos os jogadores não formados em Alvalade às ordens de Jesus são escolhas de Jesus, à imagem de Jesus, ou com a benção de Jesus. É fácil aliar este facto às declarações acerca do seu estado de espírito um mês depois de aterrar em Alvalade e das dispensas que efectuou. A equação é simples: o grupo de trabalho não preenchia os requisitos para um candidato ao título.

Isto claro, na óptica do actual treinador. Mas já o antecessor deixara no ar que para lutar por títulos nacionais eram precisos outros jogadores. Só que, enquanto a este responderam com uma extensa lista de reforços, que afinal não o foram, a Jesus foram satisfeitos os seus desejos. E é exactamente neste ponto que se nota uma clara mudança de filosofia no futebol do Sporting, aproximando-se da máxima defendida por Jesus, a de que os presidentes escolhem os treinadores, mas são os treinadores quem escolhem os jogadores. Este tipo de liberdade, dentro das possibilidades do mercado, e de poder de decisão, foram algo de que Jardim ou Silva alguma vez dispuseram.

Essa mudança reflectiu-se no tipo de aquisições efectuadas. Enquanto que a Direcção apostou inicialmente em jogadores com potencial de valorização (independentemente do potencial desportivo reflectir-se nos desejos), os esforços dos últimos defesos concentraram-se preferencialmente em jogadores experientes, os vulgarmente designados jogadores feitos. A mensagem clara é a de que o objectivo primordial é o desportivo, e deve ser cumprido a curto prazo. Ou seja, o principal objectivo é o retorno desportivo, colocando em segundo plano o retorno financeiro. Claro que é sempre possível valorizar no espaço de dois ou três anos um jogador contratado com a idade de 27, até porque existe um mercado de clubes que compram jogadores sem ligar à idade, e não se importam de largar uns milhões por trintões, desde que rendam no campo, mas é muito mais complicado e arriscado fazê-lo.

Neste ponto entra a Formação. É verdade que alguns jogadores contratados, como Paulista, Castaignos ou Alan Ruiz, têm potencial de valorização, mas a verdade é que os activos mais valiosos continuam a ser os elementos formados em casa. No presente, William e Adrien, no futuro, Semedo e Gelson. O actual modelo do Sporting, baseado numa massa salarial elevada e com necessidade de investimento (não só em aquisições mas também em renovações) obriga a receitas extraordinárias, e essas só podem ser obtidas através de vendas de jogadores. E essa necessidade vai obrigar Jesus a um exercício complicado, o de gerir o presente da equipa, ao mesmo tempo que acautela o futuro, pois a longo prazo é impossível gerir um modelo em que os jovens jogadores vão saindo e sendo substituídos por elementos mais veteranos, sob pena de a certa altura não existirem activos jovens para vender.

O problema é que, com a chegada de elementos rodados e de valia, o espaço para a juventude fica curto. Não obstante o talento, a verdade é que a afirmação de William, João Mário ou Gelson, não exclusivamente, mas também se deveu à falta de concorrência de valor confirmado. Só que este ano a aposta foi mesmo em valores seguros (tão seguros quanto possível), e quando se coloca na balança o potencial contra o valor actual, o treinador que vive de resultados escolhe o segundo. Haverá dúvidas que, caso Bruno de Carvalho não tivesse oferecido Campbell e Markovic com lacinho, a esta hora a promessa de Iuri e Podence no plantel seria uma realidade concretizada?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno R.

69 Comentários

  • Consuela
    Posted Setembro 9, 2016 at 12:10 am

    Resumo: se o Sporting não ganha o campeonato é um fracasso.

    • Paulo C.
      Posted Setembro 10, 2016 at 12:14 pm

      Qualquer época em que o Sporting não seja campeão é sempre uma época falhada, esteja lá o Jesus ou outro qualquer.

    • o_malandro
      Posted Setembro 10, 2016 at 12:27 pm

      E a frase é válida para os 3 grandes.

    • OCULTO
      Posted Setembro 10, 2016 at 12:32 pm

      Isso passa-se com qualquer um dos três grandes espere …

      todos os anos

    • The Sporting Fan
      Posted Setembro 10, 2016 at 2:58 pm

      Sim é um fracasso porque esse é o objetivo, como tem sido sempre. O Sporting anda a fracassar há 15 anos.
      Apenas acho que se o Sporting não for campeão (como é o mais normal), não acontece nada de especial. Continua com a sua vida.

      Nao entendo é como é que chegam agora a essa conclusão.

  • Vasco
    Posted Setembro 9, 2016 at 12:16 am

    Só foi pena não terem dado estas condições a Marco Silva, acho que o Sporting o ano passado tinha sido campeão.

    Só de pensar que o Marco Silva tinha como centrais o Sarr, que está na II divisão de França, o Mauricio, que foi corrido da Lazio, o Paulo Oliveira que no Sporting não serve mais que para jogar nos treinos, e o Tobias que foi para o Nacional, até me admira ele ter ganho uma Taça de Portugal.

    E no meio campo as alternativas ao Adrien e João Mário eram o Slavchev, que nem sei onde anda, o Gauld, que nem para suplente serve no Setúbal e o André Martins que foi corrido pelo Jesus.

    • Paulo C.
      Posted Setembro 10, 2016 at 12:16 pm

      Como ontem foi explicado pelo presidente, nessas 2 épocas houve necessidade de criar condições para que o investimento que agora esta a acontecer pudesse ser feito, nesses 2 anos o Sporting simplesmente nao tinha condicões para mais…E mesmo assim ainda investiu, simplesmente foram alvos errados como se acabou por ver mais tarde…

    • Jesus
      Posted Setembro 10, 2016 at 12:32 pm

      Essa história do coitadinho do Marco Silva já enjoa um bocado.

    • Pedro
      Posted Setembro 10, 2016 at 12:36 pm

      Considero essa historia de fazer do MS um treinador excepcional é um bocado exagerada , jogando em bloco mais baixo com PO ( que nao é nada mau em bloco baixo) , e tendo jogadores como Nani e Carrillo nas alas , não se pode fazer do MS um coitadinho a nivel de plantel, nao tinha muitas soluçoes mas tinha um 11 bom

    • José Ribeiro
      Posted Setembro 10, 2016 at 12:39 pm

      Vasco, compare os 11’s mais utilizados por Marco Silva e JJ:
      Rui Patrício, Cédric, Paulo Oliveira, Tobias/Ewerton, Jefferson, William, Adrien, João Mário, Carrillo, Nani,Slimani.
      Rui Patrício, João Pereira, Coates, Rúben Semedo, Bruno César, William, Adrien, João Mário, Ruiz, Teo, Slimani.

      A diferença é basicamente nos centrais (onde JJ teve muito melhor) e nos extremos (onde MS tinha melhor solução). Mas se acha que isso faz a diferença entre ser campeão e estar fora da luta pelo título em Novembro (sim, aí o MS já não tinha hipóteses de ser campeão) é a sua opinião. Mas o que é certo é que não houve um único jogador do Sporting com menor rendimento com JJ do que com Marco Silva.

      • Mexicano
        Posted Setembro 10, 2016 at 1:30 pm

        Não quê?

        Paulo Oliveira, Jefferson foram melhores.

        William e RP se não foram iguais, muito próximos estiveram.

        Adrien e Slimani foram os únicos melhor.

        João Mário, acho que nem é preciso explicar…

    • Login
      Posted Setembro 10, 2016 at 1:58 pm

      Se o Jesus tivesse o Nani e o Carrilho…,

  • João Palma
    Posted Setembro 9, 2016 at 12:23 am

    Excelente texto.

    Jesus é neste momento dono e Sr. do futebol do Sporting e tem a faca e o queijo na mão, portanto em todas as janelas de transferências vão haver entradas e saídas de jogadores. Não quer isto dizer que todos os activos iram render, mas Jesus tem a capacidade de valorizar ao máximo os seus jogadores o que permite que apesar de poucas vendas, sejam em grande.

    Aquilo que acho mal nisto tudo é que o Sporting está a ficar refem de Jesus.
    Jesus vem do clube rival, o que logo aí faz com que todos os adeptos do clube o adorem. Jesus mete as equipas a jogar a bola, o que é algo que qualquer adepto adora, mas, e agora vem a parte importante, precisa de um investimento constante (jogadores e salários) e o mesmo tem um salário altíssimo para alem de ter dificuldade em passar a sua superioridade tão auto proclamada em títulos e boas carreiras europeias! E isto, num clube que está há 15 anos sem ganhar, vai acabar por pesar

    • OCULTO
      Posted Setembro 10, 2016 at 12:29 pm

      O Jesus nao ficará no Sporting para sempre

      O Sporting tem de ganhar e com Jesus neste momento fica mais próximo disso

      Ninguem sabe o dia de amanha

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Setembro 9, 2016 at 12:23 am

    Não me incomoda nada ser o Jesus a escolher os jogadores. Todos sabem como ele trabalha, é um treinador que faz parte da estrutura e que naturalmente tem peso nas contratações. Olhando para o rendimento da maioria dos jogadores é evidente que o saldo é positivo.

    Por outro lado, é evidente que ser campeão é um objectivo claro. É preciso ganhar já, pois caso contrário não chegariam dois elementos por empréstimo, que mesmo que tenham opção de compra será sempre elevadíssima, inacessível até para um clube como o Sporting. Para isso Jesus conta com muitas opções, sendo tão candidato ao título como os restantes rivais, embora o Benfica seja o natural favorito.

    Por fim, não concordo que exista uma mudança de modelo relativamente à massa salarial. Chegaram jogadores caros como Dost, Elias ou Douglas, mas sairam igualmente jogadores com um salário elevado como Teo, Aquilani, Barcos ou o próprio Slimani. Há um maior investimento, é certo, mas não me parece existir uma mudança de modelo até porque as linhas que o Sporting tem de seguir são bem claras pelo que se sabe.

  • Sir Peter Griffin
    Posted Setembro 9, 2016 at 12:25 am

    Jesus teve estes jogadores porque também fez por merecer. Num espaço de um ano valorizou João Mário e Slimani de tal forma que são neste momento as maiores vendas do clube e só não saíram mais jogadores pois a direção fez um esforço magnífico ao segurar algumas das peças nucleares. E além demais, eu não percebo tanta conversa sobre a formação. O Sporting CP deve ser o único clube no mundo que é criticado ferozmente cada vez que chega um jogador pois supostamente poderá retirar espaço a um jovem. Mas Alcochete continua a dar frutos e estou confiante que JJ estará atento a essa situação como se pode comprovar com Semedo e Gelson. A política desportiva para este ano é vencer, vencer e vencer e para isso acontecer é necessário abrir os cordões à bolsa principalmente para um clube desta dimensão que não ganha o campeonato há mais de uma década, algo inconcebível. Longe vão os tempos do romantismo. Hoje temos pessoas ambiciosas e carismáticas que estão a renascer o Sporting CP das cinzas para desgosto dos rivais.

    SL!

    • Bardias
      Posted Setembro 10, 2016 at 12:55 pm

      Concordo plenamente. Se em 2013 (época do 7 lugar) me dissessem que o Sporting ia ter este plantel em 2016 não acreditava. É realmente renascer das cinza. E como é óbvio o aumento de qualidade tem que ser pago, mas em contrapartida os nossos activos vão ser cada vês mais valorizados, e não duvido que vamos fazer mais vendas como as deste ano. O Sporting está claramente numa curva ascendente.
      SL

  • Goncalo R
    Posted Setembro 10, 2016 at 12:15 pm

    O que o JJ oferece ao clube faz com que assim seja e querendo ele ser campeão é absolutamente normal que o Sporting em troca o tenha de alimentar em condições, melhor do que aos outros mas que também não ofereciam o que o JJ oferece ao Sporting.

    Isto é normal mas quando o constatei à uns dias houve um user que quase me quis bater, fico atento à sua reação a este artigo.

  • Marik
    Posted Setembro 10, 2016 at 12:22 pm

    Excelente texto Nuno R, a tratar exactamente aquilo que discutimos no post das contas do Sporting. Pode de facto ser preocupante esta falta de jogadores “vandáveis” por parte do Sporting…

    • Jesus
      Posted Setembro 10, 2016 at 12:28 pm

      Patrício, Semedo, William, Adrien, Gelson, Matheus… Tudo jogadores banais que nunca vão render mais de 5 milhões ao Sporting.

      • sadf
        Posted Setembro 10, 2016 at 1:24 pm

        matheus? patricio?

      • Marik
        Posted Setembro 10, 2016 at 1:28 pm

        O Patrício é um excelente jogador, mas dada a posição, duvido que venha a sair por mais de 15 milhões… William, Adrien, Semedo e Gelson (se explodir) podem vir a render bom dinheiro. Mas é só. O Matheus neste momento não entra para estas contas. E mesmo com o teu comentário só me dás razão. Se num plantel com 27 ou 28 jogadores, apenas 4 ou 5 podem vir a ser vendidos (e nem é certo que sejam, casos do Patricio e do Adrien que acredito que fiquem mais uns bons anos no Sporting) não é um bom sinal… Olhas para o Benfica e vês o Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Grimaldo, Salvio, Rafa, Carrillo e mais alguns com potencial de venda… Atenção, não sou nem do Sporting nem do Benfica e até preferia que fossem vocês a ganhar, mas penso que a curto/médio prazo vão ter que fazer um rejuvenescimento do plantel sob pena de não conseguirem fazer vendas que sustentem esta subida de investimento

      • o pastilhas
        Posted Setembro 10, 2016 at 1:44 pm

        O Patrício é GR e caminha para os 30 anos, o valor de mercado dele neste momento não passa dos 15M.
        Gelson e Matheus têm potencial, mas ainda não mostraram o suficiente para valer já mais do que 5M. No entanto, a serem vendidos já, poderiam render entre 10 a 15M pelo potencial (tal como aconteceu com o André Gomes e Bernardo Silva, por exemplo).
        O “Sir” William com aquela “recuperação” espantosa no 2º golo da Suiça? JK. Reconheço qualidade no William, mas não é um Matic ou um N’Golo Kanté que custaram, respectivamente, 25 e 35 M ao Chelsea.
        Quanto ao Adrién, querem fazer dele um médio completo de qualidade ao nível dos melhores do mundo! Foi engolido contra a França, jogadores como Sissoko e Pogba comem Adriéns ao pequeno-almoço. Apesar disso, admito que tenha um valor de mercado na ordem dos 20M. Acredito que o Sporting tenha deixado escapar uma venda de 25/30 M que pode nunca mais voltar a ser oferecida pelo Adrién.

        • el patron
          Posted Setembro 10, 2016 at 4:24 pm

          gelson e matheus nao mostraram o suficiente para valer mais que 5 milhoes? É factual que BDC recusou uma proposta de 10M pelo gelson. Mas compreendo, que no benfica o suplente do andré almeida já vale 40M ;)

  • Jesus
    Posted Setembro 10, 2016 at 12:25 pm

    Por mim ficava até se reformar. Já o digo desde que treina o Benfica, para mim é dos melhores do mundo.

  • João D
    Posted Setembro 10, 2016 at 12:32 pm

    Chama-se a isto querer ganhar no imediato.

    Depois espantam-se como é que os 3 grandes têm um passivo superior à Bundesliga toda junta.

    Enquanto os clubes não perceberem que só deviam jogar com aquilo que têm, o futebol português não vai para à frente.

    Onde não há dinheiro não há vícios. Apostem na formação, mas é!

    • Jesus
      Posted Setembro 10, 2016 at 12:43 pm

      Sabes que parte do dinheiro ganho com as transferências do Slimani e do João Mário foi para abater o passivo?

      • Jonas
        Posted Setembro 10, 2016 at 1:21 pm

        Sim, cerca de 50M de acordo com o acordo establecido com a banca que vos isenta de juros.

        • Fpsi
          Posted Setembro 10, 2016 at 2:45 pm

          Ao menos já não reclamam que o SCP era beneficiado pela banca e pagava menos e tal, foi o acordo negociado…agora o disco virou e agora é a banca que fica com metade…mas vai dar ao mesmo, estamos a pagar o que devemos

          • iBenfiquista
            Posted Setembro 10, 2016 at 8:15 pm

            Paga o que devem, não faltava mais nada, mas não pagam juros! São beneficiados!

            • The Sporting Fan
              Posted Setembro 11, 2016 at 6:11 am

              Mas então não temos de entregar não sei quanto à banca quando vendemos acima de X? Tu benfiquista sabes isso até melhor que eu sportinguista, Manuel…

        • André NoG
          Posted Setembro 10, 2016 at 2:56 pm

          Que paga as dívidas tem alguns benefícios, não percebo a lógica de muitos users deste blog se o Sporting não paga juros e porque é beneficiado pela banca, se tem um acordo que obriga a dar uma percentagem das vendas a banca para pagar as suas dívidas é mau porque dizem esses users que o dinheiro não vai para o clube, claro que vai, vai para baixar o passivo

    • Diogo
      Posted Setembro 10, 2016 at 2:42 pm

      Mas o que é que um adepto do Benfica tem a dizer sobre o metodo desportivo do Sporting ? Ou fazer exigencias.
      Tambem quer controlar o que fazem o resto dos clubes ?

  • João B.
    Posted Setembro 10, 2016 at 12:40 pm

    Existem afirmações que oiço e com as quais discordo completamente e uma delas é a ideia que dão melhores condições ao JJ do que deram ao Marco Silva ou Leonardo Jardim. Este ano o Sporting deu-se ao luxo de bater o valor record numa compra, mas isso só acontece porque também bateu o record nas vendas e, se isso aconteceu, foi por causa do trabalho do Jorge Jesus na época passada que valorizou muito a equipa. No ano passado, o JJ fez uma época excepcional com jogadores de 2/3M. Este ano, (à excepção do Alan Ruiz) ia pelo mesmo caminho, não fossem as vendas nos últimos dias do mercado de transferências. Portanto, apostar um bocadinho mais na equipa (leia-se jogadores mais caros), uma vez que que o Sporting vai estar na Liga dos Campeões e ainda tem jogadores para fazer mais 54M (William Carvalho e Adrien Silva) parece-me perfeitamente normal. Não é sinónimo que o Sporting tenha passado a dar mais importância ao plano desportivo em detrimento do financeiro, mas sim que o Sporting movimenta mais dinheiro. O importante é que se tenha um saldo positivo no final, tanto desportivo como financeiro.

  • Pedro
    Posted Setembro 10, 2016 at 12:47 pm

    Concordo com o facto de os treinadores escolherem os jogadores que treinar, visto haver dirigentes que percebem tanto de futebol como eu de arquitectura do sec XIV.
    Penso que o Sporting tem dois jogadores que podem render valores interessantes ( Semedo e Gelson) num futuro proximo, em relaçao a terem espaço ou não, vou relembrar o que o Xabi Alonso disse ontem do Renato ” Nao importa se tem 19 ou 35 , é de top mundial” , se os jogadores que sairem da Academia forem de grande nivel como sao o Semedo e Gelson, arranjarao sempre espaço , Naldo o ano passado tambem tinha mais experiência que o Semedo e encostou na 2 parte da epoca.

  • Nuno Silva
    Posted Setembro 10, 2016 at 12:47 pm

    O SCP tem corrido atrás (e bem atras) nos últimos anos, logo é preciso começar a ganhar e temos que ganhar com jogadores que sejam bons agora e não daqui a 2/3 anos, só após ganhar e haver uma lufada é que se pode pensar no financeiro.
    Eu também queria um 11 só de academia que ganhe títulos mas não é possível. Eu concordo com esta política (agora), no fim da época tiramos as ilações necessárias?

    • Sandoval
      Posted Setembro 10, 2016 at 1:11 pm

      Eu acho que, primeiro, se devia pensar em estabilidade financeira e só depois em investir para ganhar. Eu nao percebo nada de finanças, mas desde 2000 que o Benfica demorou muitos anos até conseguir atrair jogadores de qualidade. Julgo que demoraram 7/8 anos, ou talvez até mais. Na minha opinião, penso que o Sporting se esta a precipitar.

      Depois há outra coisa: o Benfica foi bicampeão e, no terceiro campeonato, teve necessidade de “desinvestir” e comedir os gastos. Ser campeão e ir à Champions não chega para ficar tudu bem financeiramente, de maneira mágica. Mesmo que o Sporting seja campeão (óbvio que isso ajuda), as dificuldades podem continuar ou mesmo agudizar. Na minha ótica, rivalidades de parte, preferi este caminho mais sereno e comedido do Benfica, que permite agora outro tipo de “gincana financeira”. Mas, novamente, eu não percebo nada, só posso ir vendo o que acontece e tirando conclusões ;)

      • Carlos Teles
        Posted Setembro 10, 2016 at 2:00 pm

        Não percebes nada de finanças, mas dás opinião. Certo.

        Essa do Benfica “desinvestir” é de ir às lágrimas. Quando o sócio dos três clubes, sair de lá, talvez tenhas uma real noção de cálculo financeiro, pelos piores motivos.

      • João Neves
        Posted Setembro 10, 2016 at 2:35 pm

        Desinvestir? Estamos a falar do mesmo clube que deu 18M pelo Rafa, quando tinha lá Carrillo, Cervi e Zivkovic que juntos devem dar um investimento cerca de 20M… Como é que se pode referir este tema, quando o clube basicamente tem seguido a mesma política nos últimos anos?

      • The Sporting Fan
        Posted Setembro 10, 2016 at 2:51 pm

        Esse desinvestimento é que é mito.

  • Valerio miranda
    Posted Setembro 10, 2016 at 12:49 pm

    Ainda bem que é o Jesus que escolhe os jogadores! O modelo de jogo é pensado por ele por isso o perfil de jogador tem de ser escolhido e trabalhado por ele. JJ é o manager do Sporting….. Ainda bem! Devolveu tudo aos sportinguistas, prazer e paixão! Não é por nada que é o 10 melhor treinador do mundo!

    • o pastilhas
      Posted Setembro 10, 2016 at 1:30 pm

      O 10º melhor treinador do Mundo sem nunca ter passado dos oitavos-de-final da prova mais importante de clubes, a Liga do Campeões. E não foi por falta de planteis de qualidade.

      • RP
        Posted Setembro 10, 2016 at 2:00 pm

        Nunca o que?

      • Rui Gil Casanova
        Posted Setembro 10, 2016 at 2:18 pm

        O JJ já esteve nos quartos na época 2011/12 contra o chelsea .

      • Posdafa
        Posted Setembro 10, 2016 at 3:12 pm

        10º quê? Tirando Pep Guardiola, digam-me com convicção nomes de treinadores superiores a Jesus.

        Vá, Rui Vitória e Marco Silva não vale que já sabemos que são os injustiçados do panorama nacional em termos de plantéis.

        • José Martins
          Posted Setembro 10, 2016 at 3:47 pm

          José Mourinho
          Guardiola
          Jurgen Klopp
          Pellegrini
          Wenger
          Luis Enrique
          Diego Simeone
          Unai Emery
          Carlo Ancelotti
          Allegri
          Antonio Conte.

          Estes para mim são claramente melhores do que o catedrático. Depois há outros mais discutíveis: Thomas Tuchel, Sarri, Vilas-Boas…

          • el patron
            Posted Setembro 10, 2016 at 4:18 pm

            emri, wenger, abv?

          • The Sporting Fan
            Posted Setembro 10, 2016 at 4:20 pm

            Concordo. E se calhar até estendia essa lista.
            Talvez o Wenger antigo entrasse nas contas, mas face ao atual…
            E ainda há o Van Gaal e o Benitez que têm feitos incríveis no futebol.

            Estes 3, Wenger, Van Gaal e Benitez foram grandes treinadores do início do século e/ou no século passado.

            SL

          • Posdafa
            Posted Setembro 10, 2016 at 5:43 pm

            Tua opinião… Para mim Jesus é superior a qualquer um exceptuando Pep… Engraçado que todos os referidos já tiveram nas mãos equipas da elite europeia, com plantéis com os quais Jesus nunca sonhou…

            Nos “discutíveis”, os 2 primeiros são superiores a 90% da lista dos “indiscutíveis”.

            Nome não é igual a qualidade.

      • el patron
        Posted Setembro 10, 2016 at 4:17 pm

        não se informe….

    • Dave Snow
      Posted Setembro 10, 2016 at 1:35 pm

      O JJ é um grande treinador mas tem algumas falhas que o tem custado alguns títulos.

  • Nuno
    Posted Setembro 10, 2016 at 12:50 pm

    O grande objectivo de Bruno de Carvalho no Sporting é ser campeão. Depois quem vier atrás que feche a porta.

    • Diogo C
      Posted Setembro 10, 2016 at 4:03 pm

      Exactamente por isso é que vendeu dois activos preciosos para a equipa por 70M este verão.
      Há com cada um.

  • rfcrs
    Posted Setembro 10, 2016 at 2:08 pm

    e esta foi a verdadeira razão pelo qual o Jesus saiu do benfica.
    é um treinador fantástico mas que devido às suas exigências não é sustentável para um clube português.
    de qualquer forma, o slb n abrandou no ritmo dos gastos.. mas isto já é outra história.

    • Fpsi
      Posted Setembro 10, 2016 at 2:42 pm

      e depois lê-se com cada uma….os ultimos 2 anos foram os que se mais investiu na luz…jovic e outro que não me lembro 7 ou 9 milhôes e jogam na B, sarkovic ou algo parecido mais 3 milhões…
      epah deixem de lamentar isto ou aquilo ou tentar apontar algo ao JJ…olhem para dentro, mas abram os olhos

    • el patron
      Posted Setembro 10, 2016 at 4:15 pm

      será que é mesmo outra história?

  • João Neves
    Posted Setembro 10, 2016 at 2:32 pm

    Não me venham com poesia. Em primeiro lugar, Marco Silva também tinha um bom plantel à sua disposição, não fossem os alas titulares Nani e Carrillo, o tal que foi considerado a melhor contratação em Portugal pelo VM. Em segundo lugar, a gestão do plantel continua a ser um misto entre juventude e experiência. O Sporting continua apostar na formação, não fosse Gelson e o Semedo exemplo disso mesmo, e talvez os activos com possibilidades de maior valorização este ano. Por último, que eu saiba quando um clube consegue melhorar o seu onze, porque é que isso incomoda? Só mostra que o clube se está a tornar cada vez mais competitivo e atractivo para os jogadores. Se vamos falar da política de contratações, então porque não se faz um artigo sobre o facto do Benfica ter contratado bastantes alas com grande potencial de valorização e bastante dispendiosos, quando tem uma lacuna no meio-campo?

    • L.D.B
      Posted Setembro 10, 2016 at 3:24 pm

      Sem querer inflamar, veja as coisas de uma maneira objetiva. O efeito Jesus no Benfica no último ano já era visivel. Um clube que tinha sido campeão nesse ano, teve de andar a vender jogadores da formação (Bernardo Silva; Cancelo e afins), porque apesar de ter sido campeão o 11 principal quase não se valorizava dada a idade e natureza do mesmo. Ao final do dois (DOIS) períodos de transferencias o sporting já apresenta sinais disso. O William ainda acredito que saia por valores elevados (embora este fosse o ano ideal), o adrien deverá desvalorizar muito (vai perder o rótulo campeão europeu e no próximo verão já estará muito perto dos 30). O Gelson não será titular com as novas contratações. Logo o Sporting está a apostar tudo na valorização dos dois centrais (deduzindo que são capazes de sacar um negócio à iturbe do coates). E SE forem campeões talvez ponha alguma maquilhagem no assunto… mas isso não forem? O plantel aproximou-se do Benfica, mas o Sporting não é um favorito destacado. Se não forem campeões como vão refazer a próxima temporada? É que para além dos emprestados certos jogadores não caminham para novos. E se a época correr bem mas o semedo se lesionar? É que fazer disparar os gastos com salários implica que vai ter de entrar mais dinheiro. Eu entendo que se queira ver o desportivo, afinal é isso que é o futebol, mas o clube percisa de dinheiro, de liquidez, e esta táctica não dizendo que é incorreta é arriscada, muito arriscada

    • Rama
      Posted Setembro 10, 2016 at 3:37 pm

      João, estás a embarcar no discurso da direçao do SCP. Quando alguem faz a sua interpretaçao do que é do SCP, do que está bem ou do que está mal, surgem logo este discurso…”porque é que nao vao ver o Benfica..bla bla bla…”. Preocupem se so com voces, porque é tens de vir falar que o Benfica isto e aquilo???

      Este artigo é sobre o SCP, se estás tao incomodado por nao fazerem um artigo sobre o excesso de jogadores do Benfica para as alas e poucos para o meio campo porque nao fazes tu o artigo? O VM permite que qualquer pessoa que lê o blog o passa fazer no espaço “visao do leitor”
      ;)

    • Nuno_m
      Posted Setembro 10, 2016 at 3:44 pm

      Mas o Marco Silva foi para a Champions com centrais da distrital. as exibições forem claras!

  • M1950
    Posted Setembro 10, 2016 at 3:02 pm

    Sim, estou preocupado com Iuri não pode ir para a 4.a época como sénior jogar numa equipa para não descer, tem de sentir estímulos de competição superiores para não ficar um jogador de equipa pequena. Quem devia ter sido emprestado é o Matheus… Má gestão deste ativo que dificilmente vingará no Sporting. Mesmo Wallyson deveria ter ficado embora esta vá para uma equipa de qualidade noutro campeonato.

    Os miúdos deviam ser substituídos por miúdos, a geração de William Adrien André Martins, Wilson Eduardo, João Mário que salvaram o Sporting deviam ser substituídos por outra geração de miúdos, a marca da formação tinha de se manter nesta geração 94 /95 há condições para isso, para já só Semedo está a vingar no clube, Gelson parece também ter caído no goto e tar destinado a um lugar. Os outros estão numa situação crítica e isto não pode ser.

  • The Sporting Fan
    Posted Setembro 10, 2016 at 3:11 pm

    O Leonardo Jardim encabeçou o começo do projecto e conseguiu um positivo segundo lugar. Tínhamos uma equipa distante dos rivais em qualidade e competitividade.

    Com Marco Silva o plantel cresceu em qualidade e competitividade mas ainda assim ficamos distantes dos rivais. O campeonato correu mal, nunca fomos sequer uma ameaça para Porto e Benfica.

    Com JJ o plantel não sofreu grandes alterações (para quem fala dos centrais, lembrem-se que fomos à Luz com Paulo Oliveira e Naldo), tendo perdido Carrillo (o JJ gostava muito dele) e, principalmente, Nani, melhor jogador do Sporting.
    O ano correu bem, apesar de não termos ganho o título. Digo que correu bem pois finalmente (ao contrário do antecessor) pudemos fazer perigar a conquista do título por parte do Benfica.

    Jorge Jesus apenas este ano (na minha opinião) conseguiu que o SCP tivesse um plantel condizente com o estatuto de candidato. Ainda assim o Benfica parte na frente pois tem melhor plantel (e que plantel meu Deus). JJ foi também responsável pelas condições que teve. Ele próprio tornou o SCP mais competitivo e forte!

    SL

  • Nuno_m
    Posted Setembro 10, 2016 at 3:52 pm

    Parabéns pelo artigo, Nuno R.
    A minha opinião é muito clara: a conversa da formação só aparece quando existe pouco dinheiro (exemplo do sporting há uns anos e do SLB qd anuncia o seu suposto desinvestimento sempre aliado à sua aposta na formação). Quando há dinheiro, os clube TODOS não hesitam em ir buscar jogadores já feitos e esquecem por momentos a formação. Os jogadores que jogam no SCP que são da formação, muitos deles, aparecerem e consolidaram a sua posição muito por falta de opções de qualidade e de dinheiro. Há uns anos atrás, podence e Iluri teriam a sua oportunidade mas hj a margem deles é mínima.
    Nunca se esqueçam, qd “vamos apostar forte nos miúdos da formação” = “não teremos muito dinheiro nos próximos anos”

    • The Sporting Fan
      Posted Setembro 10, 2016 at 7:45 pm

      Sim, mas o Ruben Semedo e o Gelson Martins apareceram noutro âmbito. O Ruben apareceu depois da contratação de Coates!

Deixa um comentário