Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

João Almeida soma a 2.ª vitória no Ano

É desta que vence uma prova de uma semana em 2025? Também teve a Comunidade Valenciana e Volta ao Algarve na mão e depois deixou escapar, mas agora tem mais margem e voltou a demonstrar que está fortíssimo nas montanhas.

João Almeida venceu a etapa 4 da Volta ao País Basco, assumindo assim a liderança da prova. O ciclista português atacou na subida final e demonstrou estar num nível muito acima da concorrência, conseguindo uma margem perto dos 30 segundos. Recorde-se que Almeida já tinha vencido uma etapa no Paris-Nice.

18 Comentários

  • oMeuUserName
    Posted Abril 10, 2025 at 3:50 pm

    Acho que já o vi atacar mais em 2025 do que no resto da carreira de elites… Parece estar a dar o salto qualitativo que já muitos achavam que não ia acontecer. Mas claro, falta ganhar corridas, já chega de ser segundo! E desta vez, com 30s de vantagem, e para um adversário objetivamente mais fraco, tem mesmo de ser. Na Comunidade Valenciana só tinha 2s de vantagem para o Buitrago quando perde a liderança, e a Bahrain esteve muito bem com Buitrago e Bilbao. No Algarve, perdeu-a no CR para Vingegaard, o que não só é normal, como não é vergonha nenhuma. Desta vez, é claramente o ciclista mais forte, já ontem o tinha mostrado, apesar de no final ter perdido tempo nas bonificações, e hoje não deixou dúvidas, fosse a subir, a descer ou em plano. Grande época está a fazer!

    • MM84
      Posted Abril 11, 2025 at 8:28 am

      Concordo, esta mais ofensivo, quer a subir quer a descer, o que é ainda mais raro.

      Espero que este seja o ano da maturidade, e que para o ano a UAE lhe de oportunidade de lutar por uma grande volta. Se nao der, devia trocar de equipa, se tiver aspiracoes a ganhar um giro ou vuelta.

      Sobre a Volta ao pais basco, nas subidas ele esta muito à frente do resto do pelotao. Tem de conseguir agarrar esta vitoria

  • Luke Skywalker
    Posted Abril 10, 2025 at 4:57 pm

    Este devia ser “O” ano dele ir ao Giro como líder…acho que tinha uma grande oportunidade de vencer a sua primeira Grande Volta. Indo ao Tour como mão direita do Pogacar até poderá ficar muito bem classificado, mas só será obviamente o líder se acontecer alguma coisa com o “mini-Merckx”.

    • Bayern de Monchique
      Posted Abril 11, 2025 at 7:45 am

      Acho que depende da forma como olhas para o planeamento da época.

      Podemos discutir sobre quem é o segundo melhor homem da UAE neste momento (Ayuso ou João) mas no que diz respeito a workload e “lealdade” é claro quem é o melhor. A prioridade é Pogaçar e a prioridade é limpar as provas onde ele participa. Se fosse director e tivesse que colocar alguém ao lado do Esloveno, colocaria o João sem pensar assim muito. É um ciclista que quando trabalha para outros deixa tudo o que tem (e o que não tem) na estrada.

      Eu entendo que, como Portugueses, a vontade de ver um dos nossos vencer uma grande volta é muita mas quem gere uma equipa tem que pensar nos seus próprios interesses. Agora… do ponto de vista individual – e já escrevi antes sobre isto – o João tem de pensar se é isto que quer para a sua carreira ou se está pronto para dar o salto (lateral) para uma equipa que lhe dê condições de liderar.

      Do ponto colectivo, faz-me sentido; do ponto de vista individual, veremos a curto/médio prazo. Mas que ele está com muito boas pernas, lá isso está ??

      • MM84
        Posted Abril 11, 2025 at 8:26 am

        Sem duvida que este ano teria melhores condicoes fisicas e mentais do que nunca para atacar o Giro, mas compreendo que a priprodade da equipa seja as 2 grandes voltas do Pogacar, e o JA é fundamental como last man de apoio.

        E se o Pogacar voltar a atacar cedo nas subidas como no ano passado, é mt possivel o portugues voltar a lutar pelo 3/4 lugar, porque está melhor do que nunca

  • SportingFan1906
    Posted Abril 10, 2025 at 6:08 pm

    Quanto ao negrito, o João Almeida nunca teve a Volta ao Algarve ou a volta à comunidade Valenciana na mão. Aqui tem uma vantagem mais confortável, espero que dê para cozinhar

    • SportingFan1906
      Posted Abril 10, 2025 at 9:53 pm

      Não queria escrever cozinhar mas sim ganhar. Não tenho explicação para este erro, são palavras demasiado diferentes.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Abril 11, 2025 at 5:24 am

    Uma prova metida no calendário entre a Volta à Flandres e o Paris Roubaix, que obviamente não contou com boa parte da elite. Vale pelo resultado, mas esperar que isto defina a sua hierarquia na equipa, que neste momento é ser o número 3, atrás de Pogacar e Soler, é não perceber nada de ciclismo.

    • MM84
      Posted Abril 11, 2025 at 8:23 am

      Soler? Ayuso…

      É numero 3, e concordo que a concorrencia nao é fantastica, mas o Joao precosa de confiança destas vitorias, porque qualidade tem e muita

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Abril 11, 2025 at 8:48 am

        Sim é verdade, mas mais tarde ou mais cedo terá que tomar uma opção de carreira, e o seu caminho na UEA fica estreito como número 3. Ir para uma equipa mais pequena e ser líder comporta riscos, será uma opção que ele terá de ponderar.

    • oMeuUserName
      Posted Abril 11, 2025 at 8:35 am

      A elite de provas por etapas esteve na Flandres ou vai estar em Roubaix? É que, tirando Pogacar, mais nenhum dos candidatos a provas World Tour de uma semana está nessas provas.

      Atrás de Soler? Ou querias dizer Ayuso? E não me parece que ele esteja atrás do Ayuso na hierarquia, parece-me que estão lado a lado. E é por isso que agora não correm juntos, mas alternam a liderança nas provas que o Pogacar não vai. A postura da equipa para com o João nesta época tem sido muito diferente do que era até aqui, vemos ciclistas como o Soler, o McNulty e o Sivakov, que outrora tinham os seus objetivos individuais, a serem verdadeiros gregários e a sacrificarem-se pelo líder. E o João está a dar uma excelente resposta.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Abril 11, 2025 at 8:46 am

        O Ayuso tem dado uma resposta ainda melhor, esse é que é o problema. Não é que o João Almeida esteja mal.

        • oMeuUserName
          Posted Abril 11, 2025 at 11:38 am

          Assumindo que o João ganha esta corrida, porque é que a resposta do Ayuso é melhor? Ambos têm duas vitórias de etapa, ambos perderam uma corrida na última etapa para um dos voltistas de elite (e, ainda assim, o João perdeu para o Vingegaard e o Ayuso para o Roglic, não é bem igual), e ambos (a confirmar-se a vitória do João) teriam uma vitória numa prova de WT de 1 semana. E se a concorrência do João é fraca no País Basco, o que dizer da concorrência do Ayuso no Tirreno?

          Eu acho que o Ayuso tem tudo para ser um ciclista bem melhor que o João até, atenção. Mas nesta época, têm estado a um nível semelhante, surpreendentemente, diria. O Ayuso tem duas vitórias em corridas de 1 dia, é verdade, e é isso que se calhar desempata. Mas a nível de exibições e força mostrada, acho que têm estado bem comparáveis…

          • Milan Pur9vic
            Posted Abril 12, 2025 at 12:22 am

            O Ayuso está na preparação para o Giro em que será o numero 1.

            O próprio João já o foi na Vuelta ou também no Giro. A probabilidade de acontecer novamente neste ano da Vuelta, é alta.

            Se discutirmos as equipas criadas nas grandes voltas ao redor do lider… ok, acredito que existem argumentos bastantes válidos e que até podem demonstrar que o João outrora não foi bem apoiado ou até mesmo o João… pode não ter essas carateristicas.

            Estamos a falar de Portugal… que para muitos talvez a maior referência já só seja o Rui Costa ( a sua vitória épica de campeão do mundo ou etapas do Tour e até mesmo vitórias na Volta à Suiça).
            O João está com apenas 26 anos, com uma humildade fora do comum e um espirito competitivo ao nivel dos melhores ( chegará ao final da época novamente em top 10 mundial).

            O ciclismo é uma modalidade bastante volatil. O Pogacar está de novo a rebentar mas nos últimos anos quantos foram os próprios nomes com futuros dominadores e se há momento em que o ciclismo está mais aberto é nos dias de hoje? Falo de Roglic, Vingeaard, Remco, Bernal, Vlasov e outros outsiders que foram colecionado vitórias?

            Os picos de forma, os dias menos “bons”, os azares de estar no sitio errado ao momento errado…

            O João está a fazer o seu caminho, é um puto de equipa.
            O Ayuso também imenso potencial e é também um puto bastante malandro.

            São caraterísticas que moldam individualmente cada ciclista e cada equipa molda-se da melhor maneira de acordo com os seus objetivos ( a sky papava todas as grandes voltas, a quick step limpava etapas e hoje outros projetos são agora cabeças de cartazes).

            O João está muito bem. Tem todas as condições para voltar a fazer um brilharete no Tour ( não esqueçamos, como gregário fechou na sua estreia em 4ª lugar).

            Nós como portugueses, temos mesmo que estar orgulhosos pelas suas prestações a juntar ao talento dos Oliveira especialmente na pista e com o Leitão também em ressalva.

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Abril 12, 2025 at 5:35 am

            O Auyso teve mais e melhor concorrência tanto no Tirreno Adriático como na Volta à Catalunha. Não podes fugir isso, não é apenas ganhar, é quem está presente. E eu não retiro nada à vitória do JA no País Basco, só digo que com os ciclistas em presença ele era o melhor, era o favorito, por isso venceu. Esteve ao seu nível, não se superou. Antes disso foi ao Paris Nice, onde teve momentos muito bons e outros nem por isso, e acabou em sexto.

            Já Ayuso venceu a principal prova transalpina de uma semana, o Tirreno Adriático, à frente de Landa, Hindley, Ganna, e fica em segundo a uns segundinhos de Roglic numa Vuelta à Catalunha memorável, disputada metro a metro.

            Não dá para comparar a dimensão das vitórias de um e do outro, nem o ano dos dois. E sim o Ayuso esteve melhor até agora, é evidente.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Abril 11, 2025 at 8:45 am

      Onde se lê Soler deve ler-se obviamente Juan Ayuso.

      Estava a falar com uma pessoa de carlitos Soler, que passou de ser uma grande esperança do futebol espanhol no Valência a um flop, e enfim confundo. Mas falava obviamente do vencedor do Tirreno Adriático deste ano, e do segundo classificado da Volta à Catalunha, atrás de Roglic. Aquele que na hierarquia da equipa parece ser claramente o número 2.

    • Jan the Man
      Posted Abril 11, 2025 at 9:23 am

      A volta ao país Basco tem sempre este calendário e é das provas de uma semana mais prestigiantes no calendário World Tour. A título de exemplo, o ano passado estiveram presentes Vingegaard, Evenepoel e Roglic (foi a prova onde todos acabaram por cair).
      Diria que foi uma questão de opção nenhum destes estar presente este ano, até porque como já disseram tirando Pogacar nenhum deles esteve na Ronde ou vai ao Paris-Roubaix.

      Quanto a hierarquias, tenho as minhas dúvidas que esteja atrás de Ayuso, o espanhol é que simplesmente não quer correr para Pogacar e para isso tem um calendário alternativo. Diria que o ano passado ficou mais que comprovada a importância do João dentro da equipa, sendo que este início auspicioso de temporada deve resultar na liderança na Vuelta (o esloveno deve apostar na revalidação do título de Campeão do Mundo, tenho sérias dúvidas que faça 2 GVs).

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Abril 11, 2025 at 9:48 am

        Sim e isso quer dizer alguma coisa. Ayuso teve a garantia contratual que não seria gregário de ninguém, João Almeida não. Logo Ayuso é o número dois, e João Almeida o número três, é a hierarquia da equipa.

        Quanto ao calendário de cada um veremos, ainda não está definida a Vuelta, quem vai e quem não vai. Mas se o Pogacar não for à Vuelta é muito provável, para dizer pouco, que Ayuso vá, e se assim for João Almeida será o número dois.

Deixa um comentário