Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

João Félix: «Benfica é onde estou mais inclinado a ir»

Faz sentido? O seu talento é indiscutível e a época que fez em Portugal foi estratosférica, o problema é que 6 anos depois não tem muito mais para mostrar, inclusive vem de 3 temporadas muito pobres. Ainda por cima deverá ser um ativo muito caro (o Chelsea investiu 50 ME na sua contratação e o Milan teve de pagar 5,5 ME por um empréstimo de 6 meses, fora salários) e fica a dúvida se o Benfica deve continuar a insistir nesta política de tentar reabilitar antigas glórias.

João Félix assumiu que está inclinado a aceitar a proposta do Benfica e regressar a Portugal. O internacional português diz que vê bons olhos voltar a vestir a camisola encarnada e que a presença de Bruno Lage é um fator que pode pesar nessa decisão.

 

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

31 Comentários

  • Jons Mendi
    Posted Julho 5, 2025 at 7:07 pm

    Eu ando com o pé atrás com regressos. Se vier claro que será apoiado e espero que prove mais uma vez o seu valor. Mas sinceramente, acho que seria bom para os dois lados se não viesse. Assim ficaria guardada apenas uma boa imagem.

    • chuta dai
      Posted Julho 5, 2025 at 8:38 pm

      Concordo perfeitamente. Sou a favor de contratar mais um Tengsted ou Cabral. Um jogador que consegue fazer uma recepção e um passe não me parece benéfico para o plantel. Vai destoar do restante.

    • Carocho1
      Posted Julho 6, 2025 at 12:00 pm

      Então tu como Benfiquista dizes que seria bom para o clube tê-lo, mas que é melhor não por causa da imagem dele? Eu sou do Benfica quero é ganhar, quero lá saber se ele vem melhorar a imagem ou limpá-la

      • Jons Mendi
        Posted Julho 6, 2025 at 2:37 pm

        Não tens de ir muito longe para eu ter de te explicar alguma coisa. Olha para o Renato, saiu pela porta grande a primeira vez e agora fez uma passagem em que sai pior do que quando entrou. O Guedes? tambem era um jogador cotado à data da sua saida do Benfica. Voltou e…nada. O Di Maria andou a levar na cabeça estes dois anos (muito por culpa dos treinadores). Agora querem o Felix, um jogador que anda de cabeçada em cabeçada à cerca de 3 e agora vocês estão todos crentes que vai ser o salvador desta balburdia que anda feita neste clube? Não digo que não o possa vir a ser mas tenho muitas duvidas!
        *
        E por ultimo, lê melhor o meu comentario e diz-me onde está escrito “dizes que seria bom para o clube tê-lo”.

  • Gil-Galad
    Posted Julho 5, 2025 at 7:15 pm

    Última opção possível e o presidente do clube a mendigar para ver se ajuda nas eleições. Muito bom

  • Veridis Quo
    Posted Julho 5, 2025 at 7:28 pm

    O João tem claramente problemas em termos de ser competitivo e de como se comportar no topo do futebol. Comporta-se e exige como se fosse um craque que resolve jogos sem o fazer regularmente. E não acho que, nas melhores ligas, não o faça apenas por uma questão mental e psicológica. Acho que lhe faltam mesmo argumentos futebolísticos, para lá da cabeça, para ser uma opção de relevo nesses patamares. Não é decisivo no último terço em termos de golos e assistências com a regularidade que se exige (como foi cá em Portugal), não é um primeiro defesa em termos de pressão, não é atlético e explosivo o suficiente para deixar adversários para trás… tem um toque de bola e uma qualidade com ela óbvia e com isso vai sempre deixar pormenores e golos aqui e ali, mas futebolisticamente tem defeitos que não o deixam ter impacto continuado nos níveis onde tem estado. Depois sim, quando as coisas não correm bem, parece-me que surge a questão psicológica. Olhar para tudo menos ele, desligar em termos competitivos da situação onde está, procurar outra imediatamente porque esta já esta a correr mal, etc.
    Agora, basta olhar para o Trincão (que mostrou ainda menos do que o João lá fora) para perceber que um regresso pode ser perfeitamente útil (e até bombástico) para o Benfica. Aos 18/19 anos mostrou que estava acima do nível da liga (sem que isso se traduza automaticamente em ter nível para outras acima) e não tenho grandes razões para acreditar que não fosse ter impacto cá. Rafas, Pizzis, Akturkoglus e afins são jogadores infinitamente inferiores ao João e dificilmente passavam uma época em Portugal sem garantir quase 30G+A.
    Não deu lá fora, como o Simão, o Quaresma, o Trincão e tantos outros não deram. Uns por uma razão, outros por outra (e o Félix meio que combina um pouco as razões destes todos não terem dado)… e foram jogadores de muito impacto por cá. Não tenho razão, nem futebolística, nem mental, para achar que o João não ia ser um grande reforço.
    Até porque como disse, acho que as questões da personalidade e mentais que compõe o João enquanto jogador só se começam a colocar quando as coisas não correm bem. E acho muito complicado que corram mal em Portugal, tal o nível da liga.

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Julho 5, 2025 at 9:10 pm

      Boa noite.
      Por acaso discordo um pouco.
      O que este jogador mostrou naquela meia época foi de alto nível para a sua idade, mesmo nos jogos europeus.
      Mostrava talento, foi inúmeras vezes decisivo, marcava golos e desequilibrava.
      Creio que enriqueceu cedo demais e perdeu motivação para dar o litro como se não houvesse amanhã.
      Acho que tem todas as condições físicas e técnicas para ser um excelente jogador.
      Simplesmente não tem necessidade para isso. Talvez voltando para o borderline Benfica volte a estar focado com a família perto dele.

      • NCM
        Posted Julho 6, 2025 at 12:46 pm

        Boa tarde. Jogos na Liga Europa. Não é como se tivesse feito o mesmo na LC em fases adiantadas da prova.

    • Artur Trindade
      Posted Julho 6, 2025 at 6:38 am

      Análise coincidente com a minha, que aponta as lacunas físicas que Félix nunca preencheu para ser um jogador de topo no futebol mundial.
      Messi e Ronaldo foram os extraterrestes do futebol porque acrescentaram as tais vertentes físicas aos craques do passado como Maradona, Zidane ou Ronaldinho. e triplicaram os seus números como consequência da destreza e explosão no confronto com os defesas.
      Félix não chega ao nível desses craques do passado, o que acentua ainda mais a dificuldade para se expressar num futebol moderno, ainda mais exigente fisicamente.
      Neste Benfica é um upgrade a Kokcu, que tem problemas semelhantes de intensidade, mas Félix permite uma maior clareza tática por poder assumir a posição 10/2º AVA, sem comprometer a dupla de meio campo como acontece com o turco, basta lembra como Neves foi sacrificado jogando como o trinco de Kokcu, e mesmo assim era insuficiente para haver consistência.
      Kokcu é um 3º médio, mas sem capacidade explosiva para ser 2º AVA, logo cria uma separação comprometedora entre meio campo/ataque.
      Como adversário preferia que o Benfica continuasse no pasmaceira que a presença do turco proporciona.

    • NCM
      Posted Julho 6, 2025 at 12:48 pm

      Boa tarde. Acho que o teu comentário foi aquele que eu acredito ser o mais objectivo e realista sobre o Felix que li neste bloque. Também acho que a questão mental não é o único motivo por o Félix falhar ao mais alto nível. Ele não é um jogador para esses patamares.

  • Honestly
    Posted Julho 5, 2025 at 7:37 pm

    So 3 temporadas muito pobres? E as outras foram o que?

  • DNowitzki
    Posted Julho 5, 2025 at 7:48 pm

    Espero que não. É muito caro, já se reformou há vários e não tem vontade nenhuma de regressar da reforma.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 5, 2025 at 7:56 pm

    Nem desgosto de todo, mas apenas se for por condições possíveis e justas pelo valor dele! O seu talento é indiscutível, regressaria a um ambiente familiar e ao seu país onde terá mais apoio e espero eu mais foco e motivação para se mostrar. E continuando o Lage iria reencontrar o treinador que melhor o rentabilizou, num sistema onde a posição de segundo avançado existe e onde pode render mais. Seria um excelente reforço se vier com as condições certas.

  • Citizen_Erased
    Posted Julho 5, 2025 at 8:18 pm

    O Benfica não é a Santa Casa. Com o que demonstrou nos últimos anos, não obrigado

  • Pedro_Almeida
    Posted Julho 5, 2025 at 8:56 pm

    Troca por troca.
    Kokçu por Felix.

  • Insod
    Posted Julho 6, 2025 at 4:46 am

    Um jogador, neste caso, João Félix, sabendo que é adorado pela maioria da massa adepta do Benfica, que sabe, ou devia de saber, que ainda tem crédito e consegue sempre arranjar um “conect” que lhe mete em equipas de top – 5 e ter ainda a coragem para dizer “tou inclinado em aceitar a proposta do Benfica” é de uma falta de noção, desrespeito, egocentrismo enorme. Escolhe melhor as palavras, rapaz. Lá por estares “inclinado” tem um bocado mais de respeito pela instituição que ainda te idolatra e tenta sempre acreditar em ti. Ainda há tempo para o rapaz dar a volta por cima, após todo este tempo, mas não me acredito que a nível mental vá evoluir muito mais… Infelizmente

  • Fireball
    Posted Julho 6, 2025 at 9:21 am

    O Benfica não tem €€ para a transferência e duvido que o Chelsea queira contribuir para o salário. Quanto à pergunta, deve? Não. Vai continuar? Vai, disse-o Rui Costa há poucas semanas.

  • slipkorn
    Posted Julho 6, 2025 at 9:50 am

    Já eu estou totalmente inclinado para tu não vires!.
    SE fazia (espero que seja fazia) a diferença por cá? claro, é acima da média de +90% dos que por cá andam, agora jogador que desde que saiu fez nada, anda de empréstimo em empréstimo e nunca se impôs em lado nenhum. Inicialmente culpava o fator A.Madrid, que não era mesmo clube com modelo de jogo para as suas caraterísticas, mas depois focou óbvio que não seria isso quando começou a colecionar clubes no currículo em que não rendia e em teria tinhas modelos de jogo excelentes para ele!
    Ele que continue noutro local a sua vida – por exemplo França ainda não esteve por lá e nada melhor do que ir para um campeonato em que sabe que o melhor possivel era o 2º lugar para tirar toda a pressão, sugerindo desde já Mônaco pelo estilo de vida e dá para manter torneios noite dentro de fifa e cs …ou se é para ganhar $ a sério. nada melhor que Arábia, é de aproveitar!!!!
    Só repensaria se o Chelsea pagasse literalmente 100% do ordenado e prémios!.

  • O Comendador
    Posted Julho 6, 2025 at 10:11 am

    Eleições em Outubro! É como no país, em cada autarquia, cada câmara gerida por políticos sem vergonha: vale tudo. Por isso se for preciso Rui Costa vai falir o Benfica, desde que em Outubro vá em primeiro lugar destacado na Primeira Liga.
    Espero que os amigos Benfiquistas vejam para além disto.

    SL

  • Stravinsky
    Posted Julho 6, 2025 at 10:53 am

    Faz todo o sentido, para todas as partes.
    Para o João Félix que ganha tempo de jogo e pode apresentar muitos números e exibições no caminho para o mundial.
    Para o Rui Costa que consegue um enorme trunfo ao trazer um dos jogadores mais adorados pelos adeptos.
    Para o Benfica que ganha um dos melhores (senão o melhor) jogador do campeonato.
    Eu tenho sido dos mais críticos em relação ao futebol do Felix. Fico absolutamente irritado quando culpam os treinadores dele ou quando dizem que “ele ainda vai a tempo de uma bola de ouro”. No entanto, tem qualidade suficiente para rebentar com Portugal facilmente.

  • Carocho1
    Posted Julho 6, 2025 at 11:58 am

    Sim.
    Depende do salário e de quem o suporta, mas por mim é mais que bem-vindo.
    Sim é pouco comprometido, não leva o futebol muito a sério etc mas e então? Tem qualidade que se farta, sem se esforçar muito consegue resolver jogos no tugão, e é benfiquista.
    Volta à sua “comfort zone” e isso pode ser um fator-chave para voltar a render e ter alguma consistência.
    .
    Mas lá está, nem precisamos de tudo isso. Aposto tudo em como se vier tem uma época mais preponderante que Di Maria por exemplo, mas de longe.

  • Diogo Filipe
    Posted Julho 6, 2025 at 1:03 pm

    O Benfica tem de contratar jogadores com “fome de bola”. Jogadores que estejam dispostos a dar tudo em todos os momentos do jogo. Basta olhar para todas as equipas de topo, onde os avançados são os primeiros a defender e os defesas os primeiros a atacar.
    Di Maria saiu e o Benfica quer outro jogador igual a ele… Salário altíssimo, estatuto intocável, vai desequilibrar a equipa e o balneário, porque é menos um a defender e tem que jogar sempre. A qualidade dele é indiscutível, vai contribuir com golos e assistências com facilidade, mas é um reforço que não vai aumentar o nível nos grandes jogos ao longo do ano. Ainda por cima, as declarações dele são vergonhosas, “estou mais inclinado”, ainda está claramente à espera de uma proposta melhor, só vem para o Benfica se não aparecer mais nada.

    • Jons Mendi
      Posted Julho 6, 2025 at 9:15 pm

      Ora muito bem, é exatamente isto tudo. Depois de 2 anos em que a malta anda a dar na cabeça de quem mete o Di Maria porque não ajuda em nada o futebol da “equipa”, as mesmas cabeças estão todas excitadas com o Félix. Provavelmente vai ter a mesma atitude defensivamente (ou pior) e corre se o risco de entrar na mesma teoria (principalmente com o Lage) de dar a bola ao Felix para resolver o jogo.
      *
      Se esta contratação vier a acontecer, eu espero estar muito enganado, mas a esperança é pouca dada a sua história (já não) recente.

      • Kacal
        Posted Julho 7, 2025 at 1:15 pm

        Para mim com Félix o Benfica até pode “sofrer 2 mas vai marcar 5”! Além disso Lage pode perfeitamente optar por mete-lo a segundo avançado como na primeira passagem com a diferença que agora o parceiro de ataque será Pavlidis que tem muito mais qualidade de jogo que Seferovic, sendo também trabalhador e goleador. Aursnes até pode jogar na ala direita para dar equilibrio à equipa como Pizzi jogava não sendo propriamente um extremo puro. Agora acho é que o Benfica devia investir forte num #8, um “Enzo”, porque será fundamental num sistema desse com a ideia que é. Mas num cenário desses e com um Félix minimamente focado e comprometido, para mim tem tudo para dar certo e ele ser um diferenciador, além de uma saída de Gyokeres que fará do Benfica favorito.

        • Jons Mendi
          Posted Julho 8, 2025 at 4:55 am

          Eu percebo o que dizes e faz sentido mas estás a falar num cenário que não existe. Primeiro para jogarmos com 2 avançados temos de renovar o meio campo como explicas bem – não temos jogadores para ter um meio campo a dois – o único capaz é o Manu e está lesionado até não sei quando e não sabemos como irá voltar. Qualquer um dos outros, Florentino, Barreiro, Aursnes (este talvez não tanto) ou Kökçü(este não encaixa é no Benfica) depende sempre de um “Enzo” que não cai do céu todos os anos. E o Aursnes a extremo direito…Epa não, ja chega disso – o Pizzi era extremo de raiz que se foi moldando a zonas mais centrais porque não tinha explosão no 1vs1 – no entanto tinha um bom remate, visão de jogo e passe. O Aursnes é um jogador muito diferente que para mim tem de estar é no meio campo.

          • Kacal
            Posted Julho 8, 2025 at 12:45 pm

            Fala-se que há interessados no Florentino e que o Kokçu poderá sair. Arrumando a casa no meio-campo acho que podem investir num #8 perfeitamente. Até podem jogar com duplo pivot móvel em vez de ter um #6 fixo e ser com Aursnes e o tal reforço. Mas podem optar por colocar Félix na ala esquerda, por exemplo. Acho que cá basta um Félix minimamente focado e comprometido com alguns ajustes na equipa para funcionar.

  • Kacal
    Posted Julho 6, 2025 at 6:13 pm

    Disse bem antes do Verão aqui no blog que este mercado Félix regressa ao Benfica. Não por informações especiais, apenas por convicção e intuição, deverá confirmar-se. Acho que ele próprio já entendeu que após não se afirmar no Milan e não ficando no Chelsea as oportunidades começam a escassear e ele precisa de mostrar serviço em algum lado para voltar a relançar-se e ficar novamente atrativo aos colossos. A oportunidade Benfica é o ideal já este Verão. E sinceramente é um reforço fantástico, acho que um João Félix a 60% de esforço já chega para ser diferenciado cá e fazer a diferença. Então se vier com vontade tenham cuidado!

Deixa um comentário