Mais um marco importante na ainda curta carreira do craque português. Ainda por cima vencer este prémio quando brilhou essencialmente na I Liga tem ainda mais impacto, sendo certo que o mediatismo que ganhou com a transferência estratosférica que protagonizou também ajudou.
João Félix é o vencedor do prémio Golden Boy de 2019, que distingue o melhor jogador sub-21 a jogar na Europa. O internacional português do Atlético de Madrid recebeu 332 votos, tendo superado a concorrência de Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, que teve 175 votos, e de Kai Havertz (Leverkusen), que teve 75. Rodrygo e Vinícius, do Real Madrid, Moise Kean, do Everton, Phil Foden, do Manchester City, Gianluigi Donnarumma, do AC Milan, ou Ansu Fati, do Barcelona, também estavam nomeados. Félix é assim o segundo português a vencer este importante prémio, depois da vitória de Renato Sanches em 2016.
Todos os vencedores do Golden Boy:
2003 Van der Vaart (Holanda)
2004 Rooney (Inglaterra)
2005 Messi (Argentina)
2006 Fàbregas (Espanha)
2007 Aguero (Argentina)
2008 Anderson (Brasil)
2009 Alexandre Pato (Brasil)
2010 Balotelli (Itália)
2011 Goetze (Alemanha)
2012 Isco (Espanha)
2013 Pogba (França)
2014 Sterling (Inglaterra)
2015 Martial (França)
2016 Renato Sanches (Portugal)
2017 Mbappé (França)
2018 Matthijs de Ligt (Holanda)
2019 João Félix (Portugal)


124 Comentários
CarlosFCP
Assim como o Renato ganhou o prémio devido ao Euro que fez e consequente transferência, aqui a transferência pelos valores que conhecemos foi decisivo para ter vencido o prémio.
Luke
A transferência do Renato aconteceu antes do Euro…
Se o Benfica tivesse espera pelo Euro garanto-lhe que ele não saía “só” por 40M…
Antonio Clismo
Jadon Sancho é um ano mais novo que o João Félix, portanto ainda pode ganhar no próximo ano.
Na geração de 2000 Portugal tem alguns bons nomes como o Pedro Neto, mas teria que aumentar muito o nível para chegar lá.
Bispo
LINDO!!! Da lhe João
Bispo
Resumindo o que li aqui nos comentários… O Felix ficava em 3 lugar à rasquinha!
PaxBritannica
Muitos Parabéns ao João Félix, enorme reconhecimento!
Para mim, era justo vencer o Sancho do Dortmund. Felix jogou apenas meia época em Portugal, enquanto que o Sancho tem sido figura essencial no Dortmund das ultimas duas épocas.
Mas ficou claro que era um dos dois que venceria, por isso aceita-se perfeitamente!
DM
Para mim também ganha a o Sancho mas o premio é referente a este ano, ter jogado 10 anos ao mais alto nível ou apenas 1 vale o mesmo.
PaxBritannica
Sim, claro. Usei os 2 anos para também enfatizar a maturidade e influência que já tem como consequência de jogar na elite do futebol desde 2017, como comparação ao João Felix que “apareceu” na elite durante a ultima época.
PaxBritannica
A presença de Ansu Fati em sexto lugar faz-me rir. Senhores, que tenha 16 anos e fez coisas que praticamente ninguém fez nessa idade, concordo, mas foram praticamente dois jogos de bom nivel… O mesmo posso dizer Rodrygo.
Não deviam estar na lista, mas entendo… O marketing fala mais alto… Muito triste.
Harryke
22 anos*
Goncalo Silva
Rodrygo já brilhava no Santos, não o.metas por favor no mesmo saco.
DM
Golden Boy é um prémio para jogadores a atuar na Europa. Estão precisamente no mesmo barco
masterDC
Parabéns! Espero que seja o primeiro de muitos e que venha a comprovar o seu valor. Eu daria o prémio ao Sancho mas fico feliz por ver um português a ganhar.
Kacal
O Félix ainda pode e deve dar MUITO mais no Atlético, embora o futebol jogado e a força colectiva deste Atlético deixe algo a desejar e fica mais complicado brilhar, mas com um talento como este será uma questão de tempo, acredito. Mesmo na selecção pode e deve dar mais, mas não esquecer que o Bernardo brilhava no Mónaco e no Man City e na selecção parecia outro, só a partir do Mundial 2018 começou a mostrar o verdadeiro Bernardo, vamos dar tempo ao Félix também. De resto, tanto Havertz como Sancho seriam igualmente justos e merecidos vencedores, mas acho que fica bem entregue ao Félix também e como já disseram, o mediatismo da transferência para o Atlético pesou com certeza. Fico muito contente e satisfeito por ele como português e espero que continue a evoluir bem e se afirme no Atlético e atinja o nível que o seu potencial promete!
panchuvilha
Fico feliz por um Português ter ganho, nao é totalmente descabido a escolha deste vencedor tendo em conta a incrivel segunda metade de epoca que fez e a transferencia que proporcionou mas na minha opinião, Jadon Sancho já merecia um premio destes, o miudo já tem sido destaque no Dortmund à pelo menos dois anos
brunosilva
Para o bem da selecção, só não quero que lhe aconteça o mesmo que o Renato Sanches.
O Sancho ainda não deve parado de rir depois deste prémio
MiguelF
Para mim o vencedor seria entre Félix, Sancho e Havertz.
Eu escolheria o Sancho pela época brutal que teve no Dortmund mas com o João Felix também fica bem entregue.
O miúdo tem tudo para ser um dos melhores mas não sei até que ponto ir para o Atlético tenha sido a melhor escolha para continuar a desenvolver as suas capacidades. Acho que numa equipa tipo City de Guardiola tinha caído que nem uma luva mas agora “é tarde”.
brunosilva
Mais uma vez, Jorge Mendes a fazer milagres.
Vegeta
A azia que vai para ai, aceita que doi menos brunosilva.
DM
Vamos partir desse pressuposto. O Mendes mediou a transferência do JF há uns meses, já ganhou o dele e não é espectável que ganhe mais com o JF no próximo par de anos. O JM tem na carteira centenas de jogadores, dos quais ainda não retirou lucros. O JM consegue fazer milagres e fazer qualquer matraquilho ganhar o GB. O JM vai escolher o JF para este prémio…
Conseguiu acompanhar? Ninguém chega ao nível de um JM (considerado por muita gente dos melhores ou mesmo o melhor na sua área) nem a fazer burrices nem a fazer teorias da conspiração
Diogo Moura
Errr, milagres? O Felix tem imensa qualidade, só não o admite quem não percebe um charuto de bola. Finaliza bem, decide bem na maior parte dos lances, tem técnica – e tecina não é só fintinhas, é recepção orientada, qualidade de passe, domínio e condução com bola em velocidade – trabalha muito bem na frente com desmarcaçoes de qualidade e ainda consegue assistir os seus companheiros.
Não é que Sancho lhe fique atrás, mas para a sua idade, o Félix da cartas! – o Renato com 18 anos também era craque, porém, estagnou completamente no Bayern e não evoluiu como se esperava. Parece que os seus 18 foram os 26 ou 27 anos da maior parte dos jogadores.
Xyeh
O Renato não era craque, o Renato tinha potencial, um craque não deixa de o ser, o Quaresma é um craque, podia ter atingido todo o seu potencial mas ninguém pode dizer que o homem não é craque, o Renato nunca foi craque, mostrou potencial para ser um monstro mas para já não o atinge, o João Félix é craque dos pés à cabeça.
psychomantis
Entre ser craque e um bom jogador de futebol vai uma longa distância.
Mantorras
Concordo perfeitamente com essa afirmacao.
brunosilva
O JF ganhou por ter feito a diferença em um campeonato fraquissimo como o campeonato português apenas isso.
Já viu a época que o Sancho fez num dos campeonato se não o mais forte como é o campeonato alemão?
Xyeh
Eu gosto do paralelismo que existe com o Renato e a sua experiência e o Sancho e a experiência dele na Alemanha. Um ganhou o prémio e falhou, o outro conseguiu mostrar-se lá e não o venceu.
Diogo Moura
Sim, vejo a Bundesliga. E em parte alguma desvalorizei o Sancho, até disse que não lhe fica nada atrás.
Agora dizer que o Jorge Mendes faz milagres porque o miúdo ganhou o prémio é só ridículo, visto que a qualidade está toda lá. Até parece que foi Gedson ou um Lingaard a vencer o prémio.
T. Pinto13
Para mim o justo vencedor seria o Sancho mas de longe pois tem sido ele a carregar o Dortmund com uns números fantásticos, depois viria Havertz que também tem brilhado na Bundesliga e só em 3 seria o Félix.
Tenho é pena pelo Donnaruma que já merecia ter ganho este prémio…
Gunnerz
Vai de encontro ao que eu e uns quantos tínhamos dito. Não seria injusto ganhar e seria provável que o valor da transferência fizesse também o seu trabalho. Mas que na teoria Sancho devia ser o vencedor com Félix logo a seguir.
De qualquer forma não é injusto nem escandaloso, ele merece muito o miúdo.
Joga_Bonito
Parabéns.
Manchester Is Red
O Félix, a meu ver, foi talvez o melhor jovem a actuar na Europa na 2ª metade da época passada, mas o Sancho esteve fantástico em praticamente todos os momentos da época.
Fico feliz por ter ganho o português, mas talvez o jogador do Dortmund merecesse mais… Ou até o Havertz.
Não obstante é mais um marco no futebol português.
Joao X
Embora fique contente por ele, não é justo. Sancho é superior e provou-o.
Khal Drogo
Grande Félix!
Acho que o Sancho merecia mais, mas também não fica nada mal entregue!
Rui Miguel Ribeiro
Parabéns João Félix! Prémio bem merecido e com uma votação notável sem margem para dúvidas. Que continue a crescer e a ser cada vez melhor! Só tenho pena que tenhas deixado o Benfica demasiado cedo.
PedroLareira
Entre o Sancho, Havertz e Felix…hum, eu dou mais valor à Bundesliga que à Liga PT mas acredito que a transferência milionária e o hype gerado tenha ajudado. É um prémio de popularidade. Basta ver que o Ansu Fati do Barcelona fez 2-3 jogos e ficou em 6º. Dezenas de jovens fizeram dezenas de jogos a alto nível e foram ignorados….
fanatic
O meu voto seria entre Sancho e Felix. Custa-me é ler quem diz que Hvaertz merecia mais que o Felix. Havertz é bom mas nao fez absolutamente nada para merecer, para alem disso joga numa equipa e seleção que atravessam más fases e os resultados têm sido penosos. Está bem entregue, como estaria para o Sancho
T. Pinto13
Uma pessoa vê os números do Kai e depois lê que não fez absolutamente nada. Incrível
fanatic
Havertz tem 19 golos nas ultimas duas epocas na Bundesliga. Tem tambem 0 golos pela seleção em jogos oficiais e 0 golos na champions. Acrescentamos a isso, 0 titulos. Nao quero dizer com isto de todo que não é bom jogador mas o prémio está muito melhor entregue a Felix, como estaria ao Sancho tambem
Ricard0
Foram 20 golos. E desses 20 golos na Bundesliga nos ultimos 2 anos, 17 foram na última época. Essa tentativa de desvalorizar os números do Havertz não teve sentido nenhum. Podia muito bem ter-se ficado pela análise da ultima epoca do jogador (que é a que se este prémio se refere basicamente) que foi uma excelente época, mas decide acrescentar a estatistica de 17/18(em que o Havertz faz a epoca com 18 anos na Bundesliga e acaba com apenas 3 golos), apenas para desvalorizar.
Cada um tem direito à sua opinião. Agora dizer ” é bom mas não fez absolutamente nada para merecer” de um jogador que o ano passado, com 19 anos, em 42 jogos faz 20 golos (17 no campeonato, onde so o Paco e o Lewa fizeram mais) e 7 assistências a jogar maioritariamente a médio ofensivo, não fez sentido nenhum. AInda por cima porque supostamente joga num clube em má forma (que até está na Champions este ano(?)), assim como na seleção (sim a Alemanha está pior do que nos ultimos anos mas muito muito longe de ser banal).
Para mim o top seria:
Sancho
Havertz
Felix
fanatic
Acrescento ainda que não acho que fazer 7 assistencias em duas epocas para um medio ofensivo sejam numeros brutais. Estamos ainda a falar de um jogador que nao tem nenhum golo na champions, nenhum golo na seleção, nenhum golo ao Bayern e nenhum golo ao Dortmund sequer, ou seja, nos momentos importantes pouco aparece. Comparar a epoca de Felix (que ganhou dois titulos e tem melhores numeros) ou Sancho com a epoca do Havertz parece-me ridiculo
fanatic
Errado. Analisei a epoca 18/19 e este inicio de 19/20 precisamente para comparar de igual forma ao Felix. Havertz não é titular absoluto de uma seleção que está num mau momento. Pela terceira vez, repito que acho o Havertz um grande jogador e com um enorme potencial, não me digam é que fez uma epoca ao nivel de Felix e Sancho
Estigarribia
Antes de mais quero dar os parabéns ao João Félix e que este seja a continuação de uma grande carreira ao mais alto nível. É um prémio mais do que justo. É justíssimo depois daquela meia época fantástica ao serviço do Benfica.
E no espaço de quatro anos tivemos Renato Sanches e João Félix a vencerem o Golden Boy com Mbappé e De Ligt pelo meio. Incrível como a nível de qualidade colectiva o futebol português tem vindo a descrescer mas continuam os clubes a dar cartas na formação.
Saudações Leoninas
BENFICA36
2 golden Boys em 4 anos … imaginem o que seria ter uma equipa tipo isto :
Oblak
Semedo
Rúben Dias
Lindelof
Cancelo
Florentino
Gedson
Renato Sanches
Bernardo Silva
João Félix
Gonçalo Guedes
Uma equipa madeinseixal a jogar em 4 3 3. Limpava tudo em Portugal e chegava pelo menos às meias da liga dos campeões.
DiogoC
Não sei se ganhava a uma made in Alcochete:
Patricio
Santiago Árias
Dier
Semedo/Demiral
Cedric
William
Mourinho
João Mário
Bruma
Gelson (quaresma ja velho ficava no banco)
Ronaldo
Joga_Bonito
Os únicos onde ganhavam (se compararmos os 11 do Benfica36 e o seu) seria Moutinho ser melhor que Gedson ou Tino e Ronaldo (se pensarmos no CR a extremo no MU). No resto, o Benfica leva vantagem.
Agora nem este é o melhor 11 de sempre de formados no Benfica, nem esse é o melhor 11 de sempre de formados no Sporting.
Esse KO é que seria giro, mas tínhamos logo de ter cuidado em definir o que se considera formado, porque para uns o puto que vem aos 17 anos é formado, para outros só os que vêm em criança.
MV
Ganhava todos os dias e com handicap -1,5…
El Pipito
Não sabes? Eu tenho a certeza.
DiogoC
Como podem afirmar isso. Essa equipa tem um meio campo que é pior do que o actual do Benfica! Gedson nem titular é. Renato nos últimos 2 anos não fez absolutamente nada. O Florentino a nível sénior mostrou zero. Ronaldo na frente faz a diferença quer gostem ou não
El Pipito
Esse 11 do Sporting é muito fraco. Apenas o Ronaldo entrava num 11 deste género.
Ederson, Cancelo, Lindelof, David Luiz, Coentrão, Matic, Witsel, Di Maria, Félix e CR7
Filipe22
Acho que tanto em topo de carreira como aos dias de hoje, a equipa indicada do Benfica ganhava 7 em 10 jogos a esse Sporting.
E o que temos
Só 7 em 10? Eu diria 9 em 10 porque existem outliers em estatistica porque senão era um 10 em 10
Filipe22
Então diz lá que jogadores da equipa do Sporting, indicados pelo user DiogoC, superariam em qualidade individual, a equipa do Benfica indicada pelo Benfica36.
E o que temos
Eu estou a concordar contigo, nao sei se passou por ironia mas nao era esse o caso.
Filipe22
Ah desculpa ahah é o problema da comunicação não-verbal.
Joga_Bonito
Gedson e Tino ainda não se afirmaram. E Renato tarda em fazê-lo ao alto nível.
Para mim, o que conta é juntar o melhor 11, sejam da formação ou não (ainda que perceba a ideia de mostrar a qualidade que o Seixal tem vindo a produzir).
Assumindo só desde a era de JJ, o melhor 11 para mim era:
Ederson
Semedo
David Luiz
Garay
Coentrão
Matic
Witsel
Aimar
Salvio
Cardozo
Di Maria
Isto em 4-3-3. Em 4-4-2 ficava uma dupla com Saviola e Tacuara.
Xyeh
Esta equipa sim iria fazer uma gracinha na Champions, e o Jonas não entrava aí na equipa? O Porto também teria uma equipa de respeito: Casillas, Alex Sandro, Otamendi, Militão, Ricardo Pereira, Fernando, Moutinho, Lucho, James, Hulk e Falcão, e o Quaresma entrava na 2ª parte para trivelar.
Joga_Bonito
Eu vejo o Jonas mais como um 2A, mas acho que pode render mais isolado, mesmo num 4-3-3, mas aí teria de lutar mais pelas bolas e aí acho que o Tacuara ganhava, ainda que perdesse tecnicamente para o Jonas. Ou seja por uma questão de coerência com o 4-3-3 era mais o Tacuara. O Saviola para mim é um dos mais puros 2A, até mais que o Jonas que pode jogar mais a 9 e aquela dupla com o Tacuara traz-me grandes recordações. Uma dupla Saviola e Jonas teria uma técnica e mobilidade espectacular, mas perderia em certo poder fisíco e capacidade de fixar defesas que o Tacuara dava.
Contudo o Porto, eu faria, só a partir de 2009, tal como o Benfica, Helton, Alex Sandro, Militão, Otamendi, Alvaro Pereira, Fernando, Lucho, James, Quaresma, Hulk e Falcão.
Xyeh
Isso era colocar toda a carne no assador na equipa do Porto, o Álvaro Pereira era lateral esquerdo daí meter o Ricardo Pereira.
E o que temos
O jonas tambem sofria do sindrome pizzi mas de forma mais bastante mais leve. Forte com os fracos e fraco com os fortes.
Xyeh
Não é sindrome Pizzi, é mesmo sindrome Lewandowski.
E o que temos
Tomara eu que o pizzi/jonas marcassem 10 golos em 5 jogos na fase de grupo da champions :D
Tiago Silva
Que rendeu mais por cá: Ederson, Semedo, David Luiz, Garay, Coentrão, Matic, Witsel, Aimar, Ramires, Di Maria e Cardozo.
Que mais gostava de ter agora: Ederson, Semedo, Lindelof, David Luiz, Grimaldo, Matic, Witsel, Bernardo, Di Maria, Félix e Guedes.
Joga_Bonito
Colocaste o Ramires a interior direito, eu coloco o Salvio que é um extremo, porque gosto mais de extremos puros. Contudo o Ramires é sempre candidato a um dos melhores 6-8 que tivemos.
Filipe22
Já falei dele mais em cima e não quero ser repetitivo mas acho que o Enzo foi mais importante no Benfica. Talvez o Ramires tenha tido maior qualidade mas só cá esteve uma época. O Enzo foi de uma regularidade incrível a partir do momento que Jesus o meteu a 8, fez mais épocas e esteve num nível médio-alto para a realidade portuguesa.
Xyeh
Estava a pensar no mesmo exercício com os jogadores do Porto e dava: Casillas/Helton, Alex Sandro, Otamendi, Militão, Ricardo Pereira/Danilo, Fernando/Danilo Pereira, Lucho, Moutinho/Raul Meireles, James, Hulk/Quaresma, Falcão/Jackson. E depois pensei no Sporting e apercebi-me que os sportinguistas são demasiado exigentes, qual o 11 do Sporting que iria bater este do Benfica ou do Porto?
Tiago Silva
Exato, é um exercicio interessante:
Porto:
– O que rendeu mais por cá: Helton, Danilo, Otamendi, Militão, Alex Sandro, Casemiro, Moutinho, Lucho, Hulk, James e Falcão.
-Para se ter agora: Casillas, Ricardo, Thiago Silva, Militão, Alex Sandro, Casemiro, Rúben Neves, James, Hulk, Diogo Jota e Falcão
Sporting:
– O que mais rendeu por cá: Patricio, Cedric, Coates, Mathieu, Rojo, William, João Mário, Bruno Fernandes, Gelson, Nani e Slimani
– O melhor agora: Patricio, Cedric, Coates, Rojo, Acuña, William, Adrien, Bruno Fernandes, Gelson, João Mário e Slimani
Filipe22
Gostei de ambas as equipas que fizeste embora ache que o Enzo tivesse rendido mais que o Witsel.
Tiago Silva
Talvez até porque o Enzo foi um dos jogadores que mais gostei de ver no Benfica, mas o Witsel também esteve a um nível altíssimo, qualquer um dos 2 merecia.
BENFICA36
Coentrao melhor que Grimaldo?????
DM
O melhor Coentrão foi bem melhor que o melhor Grimaldo. Acredito que o user não jogasse com essa equipa hoje até porque hoje em dia o Aimar não deveria calçar nem no Benfica B
Joga_Bonito
O meu 11 não foi a pensar que os jogadores jogariam ainda hoje, porque muitos já terminaram a carreira, é um hoje hipotético para reunir os melhores nomes para mim.
Acnologia
O tempo passa e apaga muita coisa… Mas aquela 1ª época do JJ com o Coentrão a DE devia ser obrigatório na mente de qualquer benfiquista.
Nunca vi, no SLB, um defesa esquerdo com aquele nível (Isso desde 2001/2002), e mesmo na seleção dúvido que o melhor Raphael Guerreiro tenha sido melhor que o melhor Coentrão!
Joga_Bonito
Apesar de Coentrão estar hoje um porco jogador, no auge foi um dos melhores do mundo, defendendo e atacando como poucos. O Grimaldo é um extremo a fingir que é DE.
zZou
De muito longe..
Filipe22
Em 2009/2010 era dos 3 melhores do mundo na sua posição
AndreChaves9
No Benfica? Todos os dias e de muito longe.
Tiago Silva
Esse era o XI de sonho para todos os benfiquistas. Apenas punha o Danilo e o André Gomes nos lugares do Florentino e do Gedson ainda. Mas a qualidade que sai do Seixal é incrível!
Bernardo Guerreiro
Acredito que, neste momento, limpasse tudo em Portugal, agora meias finais da Champions? Por favor, esse meio-campo. Danilo e André Gomes são made in Seixal.
vascoosb
Isso no FIFA deve resultar.
RoqueSantaCruz
Esse meio campo limpava tudo? chegava às meias da champions?
ok.. sonhar não paga imposto
BENFICA36
Se bem me lembro ,o melhor Gedson foi no meio campo em 4 3 3, Florentino como único trinco rendia o dobro e Renato foi nessa posição que foi transferido… não é sonho, é a realidade.
Florentino, Gedson e Renato ,os 3 nos meio campo com o primeiro a ser trinco tipo Fejsa e os outros 2 a encherem o campo, excelente meio campo.
Boris Yeltsin
Os atuais Guedes, Renato e Gedson, nao calçavam no Benfica.
Pensar nos jogadores quando eles estiveram na sua melhor fase da carreira nao adianta de nada.
GuGu
Guedes esta época não tem estado no seu melhor, mas mesmo assim dúvido que não calçasse no Benfica, até porque tirando Rafa, o Benfica não tem extremos de grande nível.
Joao Goncalves
Com esses 3 no meio campo? Duvido.
Xyeh
O Sancho está bastante forte mas o Félix fez meia época muito boa pelo Benfica, para mim o prémio seria para o Sancho mas não é um roubo porque o Félix também é muito bom.
Badman1993
e o sancho fez uma excelente epoca no Dortmund que e bem superior a qualquer um doa grandes, e isto so para nao falar no Harvetz que tambem merecia.
Mantorras
Sancho, para mim.
Dca
Vamossss! Não engana! Máquina.
El Mago
A etiqueta deu-lhe o galardão, mas agora tem o reverso da medalha tem de render não só como quem custou 120M, mas também como quem é Golden Boy e até agora não o fez.
CarlosSL
Dá me uma pena desgraçada ver um talento como o do Félix preso a um clube como o Atlético. O investimento foi de tal ordem que não vejo grande maneira de sair de lá, está um pouco como o Mbappé no PSG. É urgente os jogadores e acima de tudo os agentes começarem a fazer uma gestão de carreira mais inteligente, tivesse saído por uns 70M e tinha margem para crescer e ter um City ou Barça a baterem 140 ou 150 daqui a uns anos.
A grande questão é se o Benfica teria aceite esse valor, eu diria que sim, mas posso estar errado.
Da maneira que foi e se a época continua a correr como está vão começar com a conversa do flop e a pressão aumenta, tudo complica, é mau para o jogador, mau para a selecção…..enfim o Mendes recebeu o dele, o miúdo ficou rico, o Benfica encheu-se mas a carreira….
BENFICA36
O Félix é o melhor jogador e melhor marcador do Atlético de Madrid este ano. Cumprimentos.
CarlosSL
Já agora, a parte objectiva do teu comentário é factualmente falsa visto o melhor marcador ser o Morata com 7 golos. A parte subjectiva fica ao critério de cada um
CarlosSL
E isso, a ser verdade, invalida o que eu disse em que medida? Faz com que o Atlético seja um clube que compete por títulos? Não.
Faz com que esteja a fazer uma época ao nível da passada?Não.
Faz com que o sistema de jogo seja adquado a ele?Não.
Faz com que Simeone seja o treinador indicado para o potenciar?Não.
Faz com que seja fácil a alguém oferecer dinheiro suficiente ao Atlético para o levar para o patamar que ele merece? Não.
O mais irónico disto é que o meu comentário é em defesa do jogador, do seu potencial e do seu futuro.
Boris Yeltsin
Morata diz “Ola”.
O Felix tem 3 golos marcados pelo Atletico esta epoca.
Hirok "The Truth"
Era previsível, foi o que teve mais impacto juntando a isso títulos, e tal como já referi antes é um jogador demasiado bom para o At.Madrid, o toque de bola, a inteligência, o entender todos os momentos de jogo, é de facto um grande jogador espero que o Simeone não o estrague, a par de Bernardo pode ser o esteio da nossa selecção no pós-Ronaldo (que está para breve)..
Apesar de tudo o Benfica consegue ter 1 Bola de Ouro e 2 Golden Boys a ganharem estes prémios a jogarem pelo Benfica.. é pena o clube não acompanhar esta tendência para se tornar grande na Europa..
Amigos e bola
Dos últimos 4 vencedores, metade são portugueses.
Contudo, não concordo. Ainda não me convenceu na seleção e no Atlético de Madrid tarda em se adaptar ao futebol defensivo e enfadonho do Simeone.
Mas prestigia os jogadores portugueses.
Para mim há um jogador que tinha tudo para ser um portento ao seu nível, embora a jogar mais atrás no terreno: Vítor Ferreira. Enche-me tantos as medidas.
Pedrosdopereira
O Vítor Ferreira é bom mas calma lá…
MNX
Prémio pouco justo, justificado mais pelos milhões que pela qualidade demonstrada até agora. Há jogadores de outros campeonatos mais competitivos a provar mais. Espero que não se repita o mesmo que se passou com o último português vencedor …
Tiago Silva
Parabéns Félix! Não digo que seria a minha escolha, mas o miúdo chega, viu e venceu. O meu voto seria para o Sancho, mas dou os meus parabéns ao Félix por este titulo, que não se deixe deslumbrar!
Nickles
Só pelo facto de ter feito milhões de pessoas acreditarem que o Benfica, após 3 anos, voltou a ter um treinador a sério, merece por completo os 332 votos.
Claro que quando foi embora levou essa ilusão consigo, e hoje estamos aqui mais uma vez prontos para outra noite europeia épica à Benfica.
Acnologia
Bem verdade! Infelizmente, ri-me com o 2º parágrafo…
Numb
Incrível como alguns adeptos do Benfica continuam a achincalhar o Lage usando o argumento de o Félix é que fez parecer que ele era um grande treinador.
Então se a direcção investisse em jogadores de nível elevado para posições fulcrais (GR, DD e 2º Avançado) e o Lage tivesse à sua disposição esses jogadores ao nível do Félix, não estaria a fazer um melhor trabalho nas competições europeias e também nas competições internas? O Félix poderá vir a ser de classe mundial mas por agora é “ainda” um grande jogador logo não é possível argumentar que jogadores do seu nível (capacidade atual) não estão ao alcance do Benfica quando o clube teve muitos milhões disponíveis para gastar.
Será difícil de perceber que o problema aqui não é do treinador mas sim na falta de investimento por parte da direcção? Ou vamos continuar cegamente com estes discursos e ir trocando de treinador de 2 em 2 anos apanhando uns bons (JJ e Lage) e outros maus (Rui Vitória) e considerando-os todos do mesmo saco quando a causa é sempre a mesma?
Se o Félix nos fez acreditar que o Lage é um treinador a sério então o Salah, o Mané, o Firmino, o Arnold, o Robertson, o Van Dijk, o Alisson e o Fabinho é que fazem do Klopp um treinador decente porque sem o investimento que houve nestes jogadores nos últimos anos nunca o Liverpool tinha tido hipóteses de ganhar a Champions.
Ou então vamos assumir que a qualidade do treinador é a única coisa que interessa e vamos dizer que se o Guardiola vier para o Tondela consegue ser campeão?
Um pouco de paciência por favor, estamos a falar de um treinador que na sua primeira experiência como treinador profissional e em poucos meses conseguiu ganhar um campeonato que parecia perdido e acabou a época com 23 vitórias em 29 jogos e esta época, apesar de o nível de qualidade exibicional ser claramente inferior e a campanha na Champions estar a ser uma lástima, lideramos o campeonato com 10 vitórias e 1 derrota (ante o principal rival), ganhamos uma supertaça categoricamente contra um rival e ainda estamos nas taças.
Pode não ser um grande treinador como aparentou mas ainda é cedo para ter a certeza disso (se é ou não) e claramente que está a ser vítima da falta de investimento da direção, que o obriga a “lançar aos lobos” jogadores da formação quando estes deveriam estar a ser suplentes utilizados de jogadores de qualidade.
Cumprimentos
Joao Duarte
Até porque com o Jesus as campanhas na champions tinham sido boas.
Vegeta
Com o JJ iamos as finais da liga Europa e agora ???
Xefe
Isto. O RV e o Lage supostamente não são treinadores a sério para os Nickles desta vida, por causa das fracas campanhas na Champions. Com o JJ é que era, ganhávamos a Champions ano sim ano não. Só que não. Aliás o até o RV que supostamente é mau passou mais vezes a fase de grupos da Champions do que a farsa JJ.
Agora se Lage com um jogador acima da média (Félix) conseguiu por a equipa a jogar como jogou o ano passado, imaginem o que não tinha feito com os planteis e investimento a que JJ teve direito.
SenyorPuyol
A impressão que os benfiquistas têm de Lage é que não é um “treinador a sério”?
A pergunta é genuína, não tenho descido à caixa de comentários nos posts dos jogos dos três grandes, por isso não tinha mesmo noção da opinião geral. Se for mesmo essa, confesso que fico bastante surpreendido.
Tiago Silva
Senyor Puyol eu como benfiquista considero o Lage um bom treinador, mas ainda está um pouco verde. Teve um impacto incrível quando entrou, com as suas ideias totalmente revolucionárias e as pessoas habituaram-se a isso.
Acho que o Lage a nível tático tem ideias interessantes, mas está longe de convencer na questão do nível do discurso aos jogadores, não os consegue motivar, não os consegue ter mais garra e intensidade e apesar de tudo é isso que tem faltado ao Benfica.
SenyorPuyol
Obrigado pela resposta Tiago Silva!
(e estendo o agradecimento ao Dca, foi lapso meu não o expressar na resposta ao seu comentário)
Penso que uma boa parte da minha resposta ao Dca também toca nos assuntos que você aponta. Sobre a intensidade, concordo que esta podia camuflar muitas lacunas. Obviamente entendo também a desilusão nessa questão, até porque sinto o mesmo em relação ao Barça.
Mas sobre o discurso aos jogadores, sinceramente penso que manter o foco da equipa na época passada é um grande mérito dele. Parece-me cedo para que a mensagem já tenha ficado gasta, mas tal como disse ao Dca, eu não estou por dentro, é bastante provável que algo me escape!
Dca
Esperava-se muito mais.
Até o Vizela fisicamente parecia melhor preparado que o Benfica.
As exibições são penosas, as decisões não são compreensíveis e o mesmo não parece querer reverter a situação.
Só passado 2 meses e meio decide retirar Seferovic quando em um mês já se tinha percebido que não servia nem um pouco (a época passada ainda disfarçava).
O modelo está gasto é previsível (não há variabilidade tática dentro do próprio sistema, não há uma saída a 3, nada).
Onde o Benfica vai jogar o campo parece sempre demasiado grande porque a pressão é muito mal efectuada (setores e linhas muito afastadas). A reação à perda é feita por 1/2 jogadores.
Não está a saber potenciar o que tem (Florentino tem muito mais potencial do que aquilo que está a mostrar assim como o Tomás e pobre Nuno Tavares).
Safa-se Ruben Dias e Grimaldo que la vão tentando, muito pela capacidade individual e nao tática.
Gabriel parece desesperado com a falta de soluções então so tenta passes longos (o jogo interior é tentado mas sem variabilidade é fácil de anular.
Basicamente, uma desilusão.
SenyorPuyol
Se é uma questão de expectativa e resposta à mesma, obviamente não estou por dentro, e assim sendo, só tenho que entender. A segunda metade da época passada foi fantástica e a dia de hoje o nível de jogo é claramente inferior, por isso, é compreensível o desapontamento.
Agora, o que me custa mais a entender é que se extrapole esse sentimento à desconsideração a Lage.
Para começar, porque a mim, vendo de fora, parece-me que entre os três grandes o Benfica é o que apresenta mais recursos e soluções de jogo. Algum mérito tem de ter o treinador quando consegue manter essa superioridade mesmo que ninguém lhe tenha trazido um substituto com as características de um dos três jogadores diferenciais da época passada (do meu ponto de vista).
Depois, porque a certo ponto (e mais uma vez, isto vem de quem vê de fora) me parece um pouco injusto esperar a mesma toada da época passada.
Lage apanhou a equipa depois de uma chicotada. Na minha opinião, são raros os casos em que a subida de rendimento nestas situações se deve exclusivamente ao treinador, normalmente há um crescimento pelo simples facto de haver mudança. Os jogadores sentem a obrigação de justificar o seu lugar ao novo treinador e ganham a consciência que depois de excluir o treinador que os orientava, eles são os seguintes a quem se apontará o dedo. A mudança de atitude é a primeira a causar diferença. O papel de um novo treinador é manter esse “momentum”, e Lage o ano passado demonstrou ser capaz de fazê-lo e ainda apresentar no médio prazo uma criatividade aplaudível e até louvável.
Por fim, em termos tácticos a mim pareceu-me ter bastantes créditos na forma de jogar do Benfica na época passada, mas notava-se que se agarrava bastante à sua matriz. Este ano está-se a notar a falta de flexibilidade e adaptabilidade, mas não me parece o suficiente para desconsiderar o que já fez e deixar de considerá-lo um “treinador a sério”.
Ele tem culpas? Óbvio que também tem, mas eu apontaria em primeiro o dedo à direcção pelo motivo que apontei acima. Não lhe trouxeram um jogador que conseguisse mimetizar o papel de Félix e com isso o Benfica perdeu muita capacidade entre linhas e referências por dentro do bloco. Duas premissas essenciais para a circulação ofensiva e criação de espaços que o Benfica dominava tão bem na época passada. Mesmo em termos de organização, as coisas mudam muito porque sem o elemento conector/transitor a distância entre linhas tem de mudar obrigatoriamente, e neste caso as mudanças (a altura da linha de médios depende muito mais da organização do adversário em vez de ser imposta pelo Benfica. A colocação dos alas fica muito mais dependente do espaço interior e por sua vez a projecção dos laterais pode ser, em muitos casos, afectada. Tudo isto na minha opinião sobre os jogos que tenho conseguido ver).
Para mim, Lage deixou de ter a vantagem de poder implementar a ideia com que se sente mais confortável. Com tudo isto, acabo por ir um pouco ao encontro do que diz o Nickles na questão de que o João Félix era, de facto, essencial para este Benfica, mas não tanto pelo Félix em si, parece-me mais pelo papel que desempenhava.
Quero repetir que entendo a desilusão. Mas parece-me injusta a fatia de culpa que começo a ver que se atribui a Lage.
Mas lá está, é apenas a minha perspectiva. Vale o que vale e eu próprio tenho tendência a dar mais valor à opinião de quem está mais por dentro dos assuntos. Apenas comentei porque me surpreendeu (sem tecer qualquer juízo de valor) a forma como o Nickles se referiu ao Lage.
André Dias
O De Ligt não estava nomeado? Para mim seria o vencedor mais justo. De resto, já suspeitava que o prémio iria para Sancho, Havertz ou Félix.
Bernardo Guerreiro
O Mbappe ganhou em 2017 e foi nomeado em 2018, não ficando sequer no pódio. Pela mesma lógica, o De Ligt ganhando o ano passado, este ano era só para fazer número.
André Dias
Mbappé em 2018 era o vencedor óbvio, principalmente depois de vencer o Mundial. Se nem sequer ficou no pódio é porque não pensavam dar-lhe o prémio novamente. Se não pretendem dar o prémio 2x ao mesmo jogador, então para quê nomeá-lo?
Marcio Ricardo
Sempre achei que era o favorito. Ganhou e ganhou por larga margem.
Agora é preciso que percebam que este jogador precisa de ter liberdade em campo. Só assim poderá espalhar toda a sua magia, toda a sua classe e a voltar a fazer golos.
MV
Fantástico. Parabéns craque!
RLuz
Prémio inteiramente justo.
RoqueSantaCruz
Sim, não engana, basta ver as suas exibições pelo Atlético e Seleção nacional.
Craque
Vegeta
Ou a sua exibição no Dragão ou em Alvalade ou então com o Frankfurt em casa, é só escolheres.
E o que temos
Esse recalcamento todo é pelo jogo do ano passado no dragão ou tens outra justificação para apresentar ao blog?
Fabio Mendes
Calma que isso passa amigo.. :-D
J Silver
A ironia deste comentário até cega.
Oldasity
Penso que Havertz e Sancho mereciam mais que Félix.
O montante da sua transferência para o Atlético pesou certamente.
Mas muitos parabéns, tem qualidade para ser um dos melhores do mundo futuramente, espero que tenha a cabeça no lugar e que comece a tomar melhores decisões para a sua carreira.
golias
justo! parabéns.
Manuel Teixeira
Carrega meu menino!