Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«João Félix é melhor do que Bernardo Silva aos 19 anos»

Concorda?

Carlos Carvalhal fez uma comparação entre João Félix e Bernardo Silva, em declarações à «BBC», vincando que considera o actual avançado do Benfica superior ao craque do Man City quando este tinha também 19 anos. «Na minha opinião as características de João Félix são mais parecidas às de Kaká, devido à forma como controla a bola, passa e marca golos. Bernardo Silva é neste momento um dos melhores jogadores do mundo, mas aos 19 anos ele não mostrava o mesmo talento que João Félix está a mostrar aos 19 anos, pelo que imaginem o tipo de jogador que estamos a falar», começou por dizer. Acrescentando: «O que faz dele ser especial? É facto de ser uma mistura de um número nove e de um 10. Ele joga como um segundo avançado. É um bom cabeceador, mesmo que não seja fisicamente muito forte. Sabe encontrar os espaços na defesa e é por isso que marca tantos golos. Depois, sabe jogar com os dois pés e ligar o meio-campo com o ataque. É também um jogador muito bom a nível técnico. Para além de marcar, também faz assistências.»

50 Comentários

  • Muska
    Posted Maio 26, 2019 at 11:14 pm

    Que eu tenha visto nenhum jogador português aos 19 era melhor que o Félix. Não tenho conhecimento sobre o João Pinto, Figo ou Rui Costa, mas nem o Bernardo, nem o Nani, nem o Quaresma nem… o Ronaldo mostraram aos 19 o que já mostrou o Félix

    • Mike The Kid
      Posted Maio 26, 2019 at 11:28 pm

      Quaresma estava no Barça e Ronaldo no United aos 19 anos

    • regista10
      Posted Maio 26, 2019 at 11:29 pm

      Isto de ainda estar de ressaca da Taça afeta nos o julgamento a todos

    • Ze Manel
      Posted Maio 26, 2019 at 11:40 pm

      Com 19 anos já o Cristiano Ronaldo brilhava no Man Utd.
      Quanto ao João Pinto, Luis Figo ou Rui Costa não posso afirmar porque não acompanhava nessa altura. Os restantes não apresentavam de facto os mesmos argumentos.
      No entanto isso vale o que vale… Nenhum deles era melhor que o Fabio Paim aos 16 anos.

      • Obelix
        Posted Maio 27, 2019 at 12:07 am

        Onde joga nem sempre está diretamente ligado com o facto de ser melhor ou não.
        Dificilmente Félix chegará ao patamar que Ronaldo chegou, mas também acho que aos 19 é superior (bastante mesmo) ao que CR7 era.
        Muito melhor taticamente, melhor tecnicamente, mais capacidade goleadora, mais maduro, melhor a envolver-se com os colegas, etc. CR7 era muito mais rápido e muito mais forte no 1×1, dava-se muito ao jogo, sendo na altura também muito espetacular, mas não tinha golo, não tinha dimensão coletiva, não era muito eficiente, etc.. Era um miudo onde se via um potencial tremendo, mas não tinha o nivel do Félix.
        Aos 19 até Quaresma parecia que poderia vir a ser mais do que o CR7.

        • Artur Trindade
          Posted Maio 27, 2019 at 1:01 pm

          A 1ª época de Cristiano em Manchester foi com 18 anos e realizou 40 jogos, marca alcançada por Félix aos 19 anos, a jogar no Benfica.
          Ronaldo jogava como extremo puro, estava longe da baliza, logo não iria marcar muitos golos nessa época.

          A questão em Ronaldo está no potencial de crescimento, que era imenso nessa idade. Esse potencial estava na estampa atlética aliada á velocidade, que podia torná-lo naquilo que ele quisesse, pois a base técnica estava lá, como estava em vários outros jogadores.
          Esse potencial físico, não existe em Félix e está muito longe em Bernardo.
          A maturidade que falas em Félix, existe, mas JVP aos 18 anos era melhor que Félix e estava maturado.
          O potencial de crescimento é outra coisa.
          Para ver o que Félix pode fazer, falta-lhe a 1ª época num colosso, depois falamos.

    • Luis 1 2 3
      Posted Maio 26, 2019 at 11:47 pm

      A serio!! Quaresma Ronaldo e Futre não eram melhores aos 19? Quaresma era tão mau que foi para o Barça, Futre já tinha 2 anos a brilhar e o Cristiano acho nem vale a pena falar…Já era titular no United e era peça importante na seleção

      • Jorge Deus
        Posted Maio 27, 2019 at 6:30 am

        Se este mercado o JF fosse para o Barça já passava a ser melhor? É esse o critério?

      • Scorpion
        Posted Maio 27, 2019 at 11:00 am

        quaresma foi po barça, sim e o que fez? voltou para portugal, aos 25 saiu do porto pa ir para o inter, e o que fez? bidao de ouro! feliz na 1ª epoca de senior tem mais golos que quaresma ate aos 24 anos! tem mais golos que esses 3 juntos nas primeiras 2 epoicas!!

    • PauloDybala1O
      Posted Maio 27, 2019 at 1:59 am

      Ronaldo, Quaresma e Futre eram melhores

      • Scorpion
        Posted Maio 27, 2019 at 10:57 am

        Ronaldo aos 19 nao era titular no Manchester, fez media de 40 jogos e 6 golos, aos 20 faz 50 jogos e marcou 9 golos. Quaresma, ja com 25 quebra o seu record de golos em uma epoca com 11 golos em 40 jogos ao servico do porto, Futre com 20 anos faz 3 golos em 30 jogos pelo sporting. Aos 19 anos nenhum deles era melhor que Felix, feliz tem tantos golos como os 3 juntos ate aos 20 anos.. e sim o futebol nao é só golos, mas estatisticamente a diferença e grande, sem falar q joao felix tem mais maturidade aos 19 anos de que tinha qualquer um deles (o futre nao vi jogar portanto nao o posso afirmar com toda a certeza)

        • Luis 1 2 3
          Posted Maio 27, 2019 at 11:45 am

          O quaresma aos 19 era melhor se pudia ter tido uma melhor carreira….pudia!!!
          O Cristiano já era importante na seleção e no United já tinha ido a uma final de um euro e ganho a premier fazendo mais de 30 jogos, quanto ao Futre…Lol… não sei onde foste ver o que escreveste …

          • E o que temos
            Posted Maio 27, 2019 at 12:23 pm

            Era melhor porque tu dizes, apresentar argumentos é que está quieto.
            Então volto a dizer o que disseram em cima, se o felix tivesse no barça a jogar uns joguitos e tivesse ganho o campeonato e a champions já era automaticamente melhor que o ronaldo ?

            • Artur Trindade
              Posted Maio 27, 2019 at 1:52 pm

              Se o Félix estivesse no Barça a fazer os números desta época como backup do Messi, podíamos dizer que tinha ultrapassado a barreira de jogar num colosso mundial, e estaria ao mesmo nível de Ronaldo nessa idade, diferente de ter o mesmo potencial de crescimento.
              Se Bruno Fernandes conseguisse fazer esta época num colosso, concordas que seria considerado melhor jogador?

          • Scorpion
            Posted Maio 27, 2019 at 12:28 pm

            o ronaldo com 19 anos nao fez mais de 30 golos nem na carreira quanto mais aos 19 anos, nenhum deles aos 19 anos tinha os numeros de felix! nem juntos!

          • Scorpion
            Posted Maio 27, 2019 at 12:32 pm

            luis 1 2 3, o que escrevi sao estatisticas que estao acessiveis a todos no mais futebol.. disse e volto a dizer felix tem melhores numeros que os 3 juntos aos 19 anos.. cristiano ronaldo só na 5 epoca aos servico do united e que passa os 30 golos por epoca, fez 42!

        • Rui Afonso
          Posted Maio 27, 2019 at 12:52 pm

          Ronaldo e quaresma nessa altura eram extremos puros, não faz sentido avaliar o desempenho pelos golos

        • Alwaysright
          Posted Maio 27, 2019 at 1:01 pm

          Mas desde quando é que ter estatísticas na liga portuguesa é comparável a ter estatísticas noutra liga, o Ronaldo com 19 anos a jogar por cá muito dificilmente não teria melhores estatísticas que o Félix visto ser muito superior, o Félix cá só começou a ser utilizado mais na segunda metade da época, neste campeonato fraco, obviamente que num United ao contrário do Ronaldo, Félix andaria pela equipa de reservas.

          • Luis 1 2 3
            Posted Maio 27, 2019 at 1:52 pm

            Scorpions tás a comparar jogar em Barcelona e em Manchester com jogar no Benfica??? O quaresma e o Cristiano eram muito mais jogadores com essa idade!! O Futre então nem se compara o melhor jovem de sempre em Portugal!!!

        • Artur Trindade
          Posted Maio 27, 2019 at 2:01 pm

          Ronaldo ainda com 19 anos, já ia a meio da 2ª época de MU, e sim já era titular do colosso MU. Os 19 anos de Félix são os 17 anos de Ronaldo, quando surgiu na liga portuguesa no 1º ano de júnior, sem passar pelo satélite.
          Acredita que o Félix com 17 anos era demasiado franzino e insípido para ser lançado no Benfica. O que interessa nesta idade é o potencial de crescimento. JVP era mais influente e maduro que Félix com 18 anos. O que vale Félix tem que ser mostrado noutra liga.

  • André Dias
    Posted Maio 26, 2019 at 11:15 pm

    Concordo mas Félix tem uma vantagem em relação a Bernardo: foi aposta do treinador do Benfica. Se Bernardo tivesse tido mais oportunidades com a mesma idade se calhar tinha explodido ainda na nossa Liga em vez de se ir destacar no campeonato francês ao serviço do Mónaco.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 26, 2019 at 11:27 pm

    Apesar de adorar Félix, há que dizer. JVP, um dos meus ídolos de sempre, com 19 era tão dotado como ele e com aquela capacidade de golos que o fazia destacar. Tinha uma magia e inteligência invulgar na idade. Acho que o JVP era um pouco melhor que o JVP, ou talvez fossem do mesmo nível, mas sempre que me lembro do mítico 8 do SLB penso que ele tinha um não sei quê de mais maturidade que Félix. Além do que o futebol é diferente e JVP estreou-se há quase 30 anos no Maior. Quanto ao CR, aos 19 era um craque e tinha muita habilidade. Já brilhava no Mutd e era um terror drible. Acho que o Félix lê melhor alguns lances e solta decerto muito mais e melhor a bola que o CR adolescente (era o seu principal defeito), mas o CR tinha muito mas habilidade e era superior a JF, não há como negar. Félix é contudo uma jóia rara pela escassez de jogadores com as suas características e porque a sua posição hoje está supostamente extinta.
    Quanto a Figo ou Rui Costa com 19 anos (há que frisar que estamos a falar de 19 anos, não de eles aos 22 quando deram o salto para um nível mundial) podiam ser tão bons como Félix, mas não causavam tanto impacto de golos.
    Nani ou Quaresma agarravam-se muita à bola aos 19 (sobretudo o Quaresma) e não tinham o mesmo impacto nas equipas.

    • Joga_Bonito
      Posted Maio 26, 2019 at 11:48 pm

      Era uma resposta ao Muska. Enganei-me a postar como comentário principal.

    • Fantantonio
      Posted Maio 26, 2019 at 11:56 pm

      Futre foi internacional A com 17 anos.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 27, 2019 at 12:41 am

        Estamos a discutir o grau de talento, a idade com que se é chamado à selecçao pode ou não dizer algo sobre o jogador.O Hugo Leal subiu à equipa principal do Maior aos 16 anos. Que quis isso dizer da sua carreira?

        • Fantantonio
          Posted Maio 27, 2019 at 12:26 pm

          Uma coisa não é comparável com a outra, digo eu. Futre foi estrela maior quase desde que apareceu e o melhor jogador português dos anos 80 por larga margem, foi mais precoce e mais bem sucedido que João Félix, aos 21 anos já tinha ganho tudo o que havia para ganhar em Portugal e uma champions.

    • Estigarribia
      Posted Maio 27, 2019 at 7:48 am

      Joga_Bonito,

      Quanto ao João Vieira Pinto, era de facto um extraordinário jogador e quando tive o privilégio de o ver de leão ao peito era um dos jogadores mais fantásticos que vi em Alvalade (Bruno Fernandes à parte) juntamente com Mário Jardel. Que dupla fantástica formada por João Vieira Pinto e Mário Jardel. Bons velhos tempos…

      Saudações Leoninas

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 27, 2019 at 11:19 am

        O JVP de Alvalade voltou a uma certa forma que tinha perdido aquando do Benfica de Vale e Azevedo. Após um início fantástico, JVP foi decaindo e só voltou a ligar o chip em Alvalade. Foi dos melhores portugueses da sua geração, é pena que não tenha conseguido mais a nível internacional.

    • Pésquerdo
      Posted Maio 27, 2019 at 9:41 am

      É exatamente o João Vieira Pinto que o Félix me faz lembrar. Jogadores muito parecidos quantitativamente e qualitativamente. Possa ser que este tenha mais juízo que o seu antecessor e dê o salto para jogador de topo. (JVP era conhecido pelo seu gosto pela noite e mulheres, nada contra)

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 27, 2019 at 11:20 am

        Isso e a gestão ruinosa de Vale e Azevedo levaram a que perdesse alguns dos melhores anos da sua carreira.

  • Natan Fox
    Posted Maio 26, 2019 at 11:28 pm

    Só falou verdades!
    Provavelmente, o Felix lutara em uns 5 ou 6 anos pela bola de Ouro com caras como Sancho, Vinicius Jr, Sané, Dembele e, claro, Mbappé.

  • 100Clubismo
    Posted Maio 26, 2019 at 11:30 pm

    Sem dúvida. Isso nem está em causa. Até porque o Bernardo com 19 anos andava a jogar a lateral antes de ter nascido 10 vezes.

  • Fernandes35
    Posted Maio 26, 2019 at 11:38 pm

    Não concordo com a frase principal da notícia. A grande diferença de um para o outro na idade mencionada, é que Félix está a ter um impacto muito maior porque joga num nível superior ao que o Bernardo jogava na altura dos seus 19 anos e tem o bónus de ter muito mais impacto na folha de estatísticas porque é melhor finalizador que o jogador do City.

  • Gunnerz
    Posted Maio 26, 2019 at 11:47 pm

    Concordo e vai ser melhor.

  • Fantantonio
    Posted Maio 27, 2019 at 12:03 am

    A única coisa que me faz uma certa confusão nestas declarações é a comparação com Kaká. Acho um Félix um tremendo talento, mas não é o Kaká das arrancadas, um dos jogadores mais potentes fisicamente no seu auge, a ganhar jogos praticamente sozinho. Estilo de jogo e caraterísticas algo distantes, a única coisa em comum é terem boa capacidade de decisão no último terço e os terrenos que pisam são algo próximos, mas algo me pode estar a escapar também.
    Tirando isso, é sem dúvida dos talentos mais precoces da história do nosso futebol e penso que tem muita margem para melhorar.

  • Explorador do Submundo
    Posted Maio 27, 2019 at 12:07 am

    Isto de ser melhor aos X não quer dizer nada. João Vieira Pinto aos 20 anos dava 10-0 ao Figo, aos 29 o O Benfica ”dispensou” o JVP e o Figo era Bola de Ouro. Aos 18 o Paulo Sousa aquecia o banco no Mundial Sub 20 em Riade enquanto aos 18 o Peixe era considerado o melhor jogador do Mundial sub 20 em Lisboa, aos 25 o Paulo Sousa era a âncora do meio campo da Juventus campeã Europeia e um dos melhores médios da Europa, o Peixe tinha sido dispensado do Sevilha.

    Há milhentos casos no futebol nacional e mundial, muito aborrecido seria o futebol se assim não o fosse.

    • Miss Piggy
      Posted Maio 27, 2019 at 10:04 am

      Mais um exemplo: Quaresma tem mais talento puro e aos 17/18 parecia que ia dar bem mais que o Ronaldo, mas todos sabemos quem ganhou cinco Bolas de Ouro.

  • Kacal
    Posted Maio 27, 2019 at 2:01 am

    É um pouco subjectivo e injusto dizer isto. O Félix é um avançado e o Bernardo é mais um médio ofensivo ou médio ala, é normal que os números sejam diferentes, o Bernardo é um jogador de enorme classe a jogar e muito inteligente, mas não é um goleador. Depois temos que ver os contextos, o Bernardo não teve um treinador que o inserisse a titular num contexto de futebol jogado e posição que ocupa onde saiu potenciado, não teve quem apostasse nele. Já o Félix teve tudo isso. E mesmo assim o Bernardo em 2012/2013 com 18 anos marcou 18 golos em 36 jogos pelos juniores do Benfica. Depende.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 27, 2019 at 9:51 am

    Sou suspeito pois adoro os dois, mas parece-me simplório demais ver as coisas por este prisma, até porque são jogadores bem diferentes no perfil! Depois tem os a questão do contexto, da evolução própria de cada jogador, etc… Mas uma coisa é certa, João Félix pelo perfil e apetência pelo golo terá maior potencial de impacto junto dos adeptos, injusto ou não, quem marca é sempre muito mais valorizado do que aquele que cria/pensa/constroi o golo!

    E a “culpa” é mesmo de Messi e Cristiano que baralharam imenso os dois conceitos, fazendo crescer a ideia que quem marca mais é melhor jogador na íntegra, o que nem sempre é o caso, excepto os dois ET’s obviamente.

  • Kuiper
    Posted Maio 27, 2019 at 10:57 am

    Acho que algumas pessoas se confundem muito com a posição do Félix. Apesar de ele poder fazer de ponta de lança, de médio ofensivo ou até de interior direito/esquerdo, a posição dele é a de segundo avançado, 9,5. Comparar o Félix a Kaká e Rui Costa, que são as lendas a quem ele é mais comparado, não faz tanto sentido (apesar de tremendamente elogioso), porque estes foram jogadores que se impuseram a jogar no meio campo, na linha antes do ou dos avançados e de frente para a baliza. Pelo contrário, o Félix é um segundo avançado, joga numa linha intermédia, muitas vezes de costas para a baliza, e descai para uma das alas quando é preciso. Nesta posição a lenda que me vem primeiro à cabeça é logo o Bergkamp, mas atualmente temos como expoentes máximos dela Messi, Griezmann e, nos tempos de Guardiola no Bayern, o Muller. Para ela é preciso criação e conversão de oportunidades, muita liberdade posicional (normalmente) e requere-se também muitas vezes, para além disso, um jogador enérgico e que procure o espaço.
    E não esquecer que até há bem pouco tempo esta era uma posição que vinha a morrer, com a popularização do 4-3-3 e do 4-2-3-1, onde se dá valor a extremos invertidos e a um ponta de lança solitário ou apoiado pelos anteriores, acabando pelas táticas de 2 avançados na frente desaparecerem. Mas o futebol não para de evoluir e há uma constante rotação de táticas e estilos, bem como adaptações e inovações, tanto que o 4-4-2 e outras táticas com 2 avançados tem feito um come back em equipas grandes.

  • DYI
    Posted Maio 27, 2019 at 11:05 am

    São jogadores diferentes com papéis diferentes, não acho que se possa dizer objectivamente que um é melhor que o outro. Com isto, espero mesmo que o Félix venha a ser “melhor” que o Bernardo porque ter na selecção um super Bernardo e um super felix era um mimo. Como Sportinguista não tenho interesse nenhum em que o Félix fique no Benfica eheh, espero que vá para fora para um Clube que o potencie da melhor maneira.

  • Teixas
    Posted Maio 27, 2019 at 11:13 am

    Tem enorme potencial e se chegar ao patamar do Bernardo Silva já é excelente.

  • Tsubasa
    Posted Maio 27, 2019 at 11:42 am

    A maioria está a cair na comparação com o Bernardo, mas este comentário do Carvalhal começa logo mal quando ele diz que as características do Félix são parecidas ao Kaka, é que nem de perto, o Félix não tem nem de perto a explosão e velocidade com bola que o Kaka tinha, quando fazia aquelas diagonais do centro para a direita que eram simplesmente demolidoras

    Relativamente à comparação com 19 anos com o Bernardo, é verdade o que ele diz, aos 19 anos o Félix tem mais impacto que o Bernardino tinha, quanto ao futuro logo se verá

    • Daervar
      Posted Maio 27, 2019 at 3:09 pm

      Curioso que sempre lhe achei as arrancadas pela esquerda ou para a esquerda do ataque as mais perigosas. Não sei se pelo tipo de passada que ele imprimia e o tipo de finta longa, sempre me pareceu bastante mais difícil de defender por esse lado.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 27, 2019 at 1:40 pm

    O pico do Renato Sanches também foi aos 19 anos, depois disso foi sempre a descer.

    Depois dos 19 o Bernardo Silva fez épocas muito boas pelo Mónaco onde teve tempo e espaço para jogar, competir, errar, evoluir e crescer num contexto competitivo alto. Agora no Man City está um monstro de jogador, mas o seu percurso tem sido sempre ascendente.

    Para já o João Félix fez apenas meia época a grande nível. É muito diferente de se falar em fora-de-série. Precisa de continuar a trabalhar no duro. Adorava vê-lo a ser treinado pelo Guardiola. Tem tudo para chegar a um nível altíssimo, mas ainda está longe.

  • touny71
    Posted Maio 27, 2019 at 3:10 pm

    Claro que é. Com a mesma idade um saltava entre a B e o banco, o Félix jogou na Europa e era titular no campeonato.

    • Brunoflip
      Posted Maio 28, 2019 at 1:01 am

      A duvida é saber se o Bernardo não teria mostrado igual ao mais que o Félix se tivessem apostado nele como apostaram no Félix. O Félix mostrou mais, mas não há como saber se é melhor aos 19 ou não tendo em conta as circunstancias.

  • xeives
    Posted Maio 30, 2019 at 7:00 pm

    O Carvalhal adora falar e sabe como ser destaque de noticias, foi assim em todo lado por onde passou. “Calado és um poeta” é o tal “bocadinho assim” que falta a este grande talento do treino. Comparar craques é um exercicio incomparavel…. Adivinha; Um pesa 50 Kg outro 90 kg, um é extremo a jogar na esquerda e agora nº9 o outro é um medio de ataque que joga pela direita, De que comparação incomparavel estou eu a falar? Fica a pista: Messi e Ronaldo?

Deixa um comentário