Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

João Mário chamado à seleção nacional

Merecia? As alternativas eram Tiago Santos, Thierry Correia, Nuno Santos, Mário Rui e Aurélio Buta.

João Mário foi chamado pela 1.ª vez à Seleção Nacional A. O lateral do FC Porto rende Diogo Dalot, que deixou o estágio por motivos pessoais. Recorde-se que João Mário, de 23 anos, soma 16 jogos esta época, sendo que tem 42 internacionalizações pelas equipas nacionais, incluído 15 no escalão sub-21.

46 Comentários

  • Xyeh
    Posted Novembro 14, 2023 at 8:57 am

    O underrate ao João Mário neste blog é tremendo, está a ser um dos melhores do FCP, joga nos dois lados e tem muita margem de progressão, merece a chamada e a selfie com o Ronaldo e o futuro Bola de Ouro João Félix…

  • FiliGon
    Posted Novembro 14, 2023 at 12:19 am

    Não quero saber do clube que representa. Está na seleção então é um dos meus e por isso desejo a maior das sortes ao miúdo. Tudo o que lhe desejo é que seja mais uma dor de cabeça para o Martinez na escolha da equipa para o europeu.

  • Diogo Cunha Ribeiro
    Posted Novembro 13, 2023 at 8:11 pm

    Este selecionador anda a brincar com isto.

  • DNowitzki
    Posted Novembro 13, 2023 at 7:33 pm

    Afinal, não é um grupo fechado (como é óbvio).
    João Mário não é titular do Porto? Nuno Santos, se bem me lembro, é suplente no Sporting, ou, se quisermos ser mais precisos, ontem foi-o.
    De acordo com a influência de “A Bola”, o substituto que o espanhol iria convocar era o Neves, porém o rapaz já está escalado para o meio campo, perdão, para o banc…ada.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 13, 2023 at 7:17 pm

    Alguém com problemas de liquidez quer à força valorizar o passe do João Mário…

    • BusInTown
      Posted Novembro 14, 2023 at 10:14 am

      Para quê que pedes tanta aposta na formação por parte dos clubes portugueses (e reclamas ainda mais da falta de aposta do Porto na formação, não tivessem lá sido formados Diogo Costa, Diogo Dalot, Rúben Neves e agora o João Mário, entre os que foram convocados) para depois aquando da chamada de um indiscutível para Sérgio Conceição e nas camadas jovens portuguesas insinuares que é convocado por favores e não por competência?

      Devias querer que fosse chamado o Flávio Nazinho no lugar dele, aí o selecionador já era o maior…

    • Syd Barrett
      Posted Novembro 13, 2023 at 10:50 pm

      Sempre o mesmo comentário ridículo.
      João Mário titular indiscutível do Porto aos 23 anos ( titular há dois), indiscutível nas seleções jovens, ainda recentemente melhor jogador do Porto na Champions, mas é chamado porque o Porto está falido. Isto vindo de uma pessoa que constantemente pede jovens da formação nos clubes é apenas hipocrisia. Jovens só de alguns clubes. Se for do Porto é por conveniência.

    • Tiago Peixoto
      Posted Novembro 13, 2023 at 10:06 pm

      O que vale é que o Porto manda em tudo. Seleção Portuguesa, Seleção Brasileira… Qualquer dia também mandamos na Iraniana.

    • Francisco Ramos
      Posted Novembro 13, 2023 at 10:05 pm

      Mas não era para apostar nos portugueses em vez dos estrangeiros? Estes são os resultados!

  • Bjorn
    Posted Novembro 13, 2023 at 5:18 pm

    Se alguma vez houve uma janela de oportunidade para ele foi agora. Está num grande momento e é o nosso melhor jogador há uns quantos jogos. Seguro a defender (muito melhor que em anos passados), veloz, finta, com cruzamento ainda débil mas bastante capaz tanto do lado esquerdo como do direito. Ser o nosso melhor jogador esta época não é propriamente um grande elogio mas é fico contente por ele!

  • Hirok "The Truth"
    Posted Novembro 13, 2023 at 5:12 pm

    Dos que estavam na lista secundária é o menos mau sim.. também só vai para fazer umas peladinhas e tirar uma foto com o Ronaldo..

  • Goncalo Silva
    Posted Novembro 13, 2023 at 4:34 pm

    Porque não chamou o Nélson Semedo de volta, sabem?

  • Amigos e bola
    Posted Novembro 13, 2023 at 4:29 pm

    É óbvio que não tem nível para a seleção, para já. Mas é injusto não se dizer que teve uma evolução muito boa esta época e se continuar a melhorar pode muito bem atingir esse patamar.

    Agora, se o João Mário não tem qualidade para a seleção, o mesmo se pode dizer do Nuno Santos, de quem já ouvi dizer na caixa de comentários deste post.

    • BrunoV
      Posted Novembro 13, 2023 at 7:32 pm

      O João Mário estagnou na época passada e não parece que vá melhorar… Vai ser mais um Nuno Santos.

      Entre o Nuno Santos e o J. Mário, o melhor é o Nuno Santos, logo se houver uma vaga quem a merece entre os dois é o Nuno Santos, inclusive, o selecionador falou sobre o Nuno Santos e nada disse sobre o J. Mário

      Se ambos merecem a seleção?
      Não, ambos são fracos.

      Vá lá que não chamou o Galeno e deus queira que o Nuno Santos se “”retire”” como o J. Mário (SLB) e Rafa

      • Syd Barrett
        Posted Novembro 13, 2023 at 10:53 pm

        Estagnou a época passada, sendo que este ano tem sido dos melhores do Porto…algo não está certo.
        O João Mário é mais novo e joga dos dois lados assim como o Dalot. Entre o João e o Nuno, nenhum será jogador de seleção nos próximos tempos, mas faz sentido o João estando em boa forma do que o Nuno Santos que ainda ontem ficou no banco num dos jogos da época…

  • Lumago
    Posted Novembro 13, 2023 at 4:25 pm

    Portanto o Pepe está fora? Não é preciso substituto
    Rafael Leão fora? Tudo tranquilo, mantém.
    Dalot fora? Calma! Vamos chamar alguém. Nuno santos que já merecia ser chamado? Naa, vai o João Mário. ?
    Depois admiram se quando o pessoal renuncia à seleção. As convocatórias parece que compram uma saqueta de autocolantes da Panini, atiram ao ar e o que cair com a cara para cima é convocado.

    • Guinha10
      Posted Novembro 13, 2023 at 5:48 pm

      Estás a falar do suplente do Sporting? ???
      Por acaso é mesmo muito parecido ao Dalot, não haja dúvidas…??‍♂️

    • Valentes Transmontanos
      Posted Novembro 13, 2023 at 5:27 pm

      O Nuno Santos joga na direita? E já “merece” porquê?

      • Velho do Restelo
        Posted Novembro 14, 2023 at 11:02 am

        Não está nenhum canhoto na convocatória porque Dalot e Cancelo fazem os dois lados, perdes um destes acho mais que natural que se convoque um (ficarias com um destro, um canhoto e um polivalente) – em vez disso tens 2 destros e um polivalente.
        Mesmo do ponto de vista da estratégia não é muito inteligente.

    • Durin
      Posted Novembro 13, 2023 at 5:23 pm

      Com o Dalot já só eram 3 laterais. Faz pouco sentido nao chamar substitutos para Pepe e Rafael Leao, mas ha alternativas no banco. O mesmo nao acontece se o Dalot nao for subsituido

    • Anacleto
      Posted Novembro 13, 2023 at 5:06 pm

      Não venham com conversas. Eu sou do Sporting e é mais do que evidente para qualquer pessoa que vê os jogos que tanto Nuno Santos como Pote neste momento não têm nível para justificar o que quer que seja.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 13, 2023 at 4:16 pm

    Merecido, tem sido titular indiscutível no Porto e faz os 2 corredores tal como fazia o Dalot. Parece-me ser o melhor jogador com as mesmas caracteristicas do Dalot, faz todo o sentido.

  • RuiCosta10
    Posted Novembro 13, 2023 at 4:15 pm

    Para aí desde a chamada do Secretário ou do Rogério Matias que não havia um lateral tão fraco a ser chamado.

    • João
      Posted Novembro 13, 2023 at 6:32 pm

      Eish , o rogério matias ahah

    • Valentes Transmontanos
      Posted Novembro 13, 2023 at 4:30 pm

      André Almeida, Jorge Ribeiro e mais uns quantos.

      • Antonio Clismo
        Posted Novembro 13, 2023 at 7:15 pm

        Kévin Rodrigues? Gonçalo Brandão? César Peixoto? Sílvio? Tiago Gomes? Edgar Ié?
        Já Rúben Ferreira, Ivo Pinto, Sequeira e Tiago Pinto (não se chegaram a estrear apesar de terem sido convocados).

      • Manel Ferreira
        Posted Novembro 13, 2023 at 5:26 pm

        O Jorge Ribeiro foi à selecção (Euro 08) depois de uma grande época no Boavista, mas não foi a jogar a lateral. Ele era praticamente o nosso número 10.

        Acho injusto meter-se aí o Secretário. Ele tornou-se um bocado “meme” porque obviamente o Real Madrid era demasiada areia para a camioneta dele, mas ainda assim foi possivelmente o melhor lateral direito tuga daquele período 1994-2002, sendo que era titularíssimo do Porto, que limpava a maioria dos títulos.

        É preciso ver que a selecção nesse período era um punhado de jogadores de grande nível e o resto era tudo bonzinho/razoável. Não havia nem por sombras a qualidade que há atualmente, muito menos havia a explosão de laterais que houve nos últimos tempos. Se não podiam ir jogadores do nível do Secretário, a selecção ficava reduzida a 7 ou 8 tipos.

    • Amigos e bola
      Posted Novembro 13, 2023 at 4:27 pm

      Não te deves lembrar do Miguel Lopes.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 13, 2023 at 4:15 pm

    Tirando o último jogo até me parece na melhor forma dos últimos tempos apesar de continuar com a maioria dos seus defeitos, tanto ofensivos como defensivos. Esta época tem 1 assistência a cada 8 jogos o que me parece curto para um lateral de um grande, devido à sua falta de critério no último passe (cruzamentos principalmente) visto que raramente entra por dentro como Grimaldo ou Telles. A nível defensivo continua com dificuldades de posicionamento quando a bola está na ala contrária (ainda agora fez penalti no último jogo) mas parece ter melhorado quando a bola está do seu lado em 1×1 e apoios.

    Se é suficiente para chegar à seleção? Parece-me curto. Contudo as alternativas neste momento seriam Ricardo Pereira (como voltou da lesão?), Mário Rui (parece não contar para este treinador) e Nuno Santos (do nível de João Mário).

    • Valderrama
      Posted Novembro 13, 2023 at 7:20 pm

      Acho que até já falámos deste assunto mas vou ter de me repetir, até porque costumo concordar com a maioria dos seus comentários. O último sobre o jogo do Porto então é mesmo certeiro.
      Mas não consigo entender como tem a impressão de que o João Mario entra menos por dentro do que o Telles, dificilmente se encontra um lateral que puxe tanto para fora à procura do pé esquerdo como o Telles. A grande mais valia do João Mário até é mesmo a imprevisibilidade de cortar para dentro e tabelar ou cruzar de pé esquerdo ou de ir por fora à linha. Noutro ponto, o Telles sem a bola parada tem um número de assistências por jogo incomparavelmente menor do que o do João Mário.

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 14, 2023 at 9:59 am

        Valderrama,
        Penso que já falamos sim. Eu não refiro que ele não tem impressibilidade no drible, eu refiro que a maioria dos seus movimentos são exteriores também devido ao facto do ano passado haver Otávio na equipa que fazia precisamente o oposto e se tornava um 3º médio, tanto é que acabou a época com 8 assistências. Ora se Otávio saiu, temos que nos adaptar e João Mário continua a fazer a mesma coisa!

        Sobre Telles eu refiro-me ao movimento em si, não à finalização, porque permite arrastar defesas, criar superioridades e com isso haver jogadores livres para últimos passe ou finalizações. E mesmo a bola parada se Telles as batia é porque tinha capacidades, coisa que agora não vemos acontecer, quer em livres, quer em cantos. Os segundos acabam no Diogo Costa e já não me lembro de quando marcamos um golo de livre directo.

        • Valderrama
          Posted Novembro 14, 2023 at 11:52 pm

          Sim ok, percebi a ideia agora. Ainda assim o Porto mesmo sem Otávio e na excepção do Chico nos últimos jogos não tem na direita um extremo que assuma mais o jogo exterior como tem na esquerda com o Galeno. A linha é na grande maioria das vezes para o JM porque o Pepê/Franco têm tendência a estar por dentro.
          As bolas paradas do Porto esta época estão de facto inenarráveis, ter perdido o Marcano também não ajuda

    • Filipe__Santos
      Posted Novembro 13, 2023 at 5:27 pm

      Concordo com quase tudo, mas na questão da escassez de assistências, acho que a coisa se deve muito mais à inoperância ofensiva geral do Porto, do que à qualidade de cruzamento do João Mário. Segundo a estatística do WhoScored, o JM tem 0.9 Key Passes por jogo esta época. Key Passes são passes que depois de recebidos originam finalização imediata. Ou seja, em média, ele encontra os colegas para finalizar 1 vez por jogo, o que não é nada mau numa equipa que não tem sido propriamente um rolo compressor de criar situações de golo.

      A questão é que, apesar de não se falar muito nisto, o Porto simplesmente não marca golos de cruzamentos “limpos” para a área, excetuo os que são finalizados pelos defesas. Sim, há muitos golos de cruzamentos bem finalizados pelos centrais, há vários golos marcados na sequência de passes laterais atrasados que não são bem cruzamentos (JM para Eustáquio em Antuérpia), e alguns golos marcados na sequência de insistências na área… Mas golos em que os avançados do Porto ou mesmo médios se antecipam ou ganham um duelo para finalizar um cruzamento, são pouquíssimos, e em jogo aéreo então, não sei sequer se há algum neste ano civil (provavelmente sim).

      Ainda assim, obviamente JM tem muito por onde evoluir, mas também estamos a falar provavelmente da quinta ou sexta opção para as laterais da seleção, o que também diz bem da obrigação que esta seleção tem.

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 14, 2023 at 10:04 am

        Filipe,
        Sobre as assistências, não tinha ideia desse dado. Mas expliquei parte do meu pensamento no comentário infra relativamente aos movimentos quando tinha Otávio e agora sem Otávio que são os mesmos e daí essa percepção de lacunas (ainda mais quando ele até é extremo de raiz).
        Sobre o resto, concordo com tudo. Não temos um ponta de lança de área há muito tempo (desde Jackson Martinez e em menor valia Tiquinho) pelo que não é pelo área que lá chegamos e por isso temos poucos lances destes. Contudo pode ser um passe atrasado, uma triangulação com movimento interior ou outra qualquer forma de penetração que crie perigo, mas aí não é só JM o culpado!

    • Amadeu Carrelo
      Posted Novembro 13, 2023 at 4:44 pm

      Bom comentário. Ricardo tem tido muitos minutos, inclusivé é capitão. Mas não sei a que nível está.

      Tenho gostado do Thierry no Valência apesar do último jogo não ter sido famoso (mais de um ponto de vista colectivo, não me recordo de algum erro clamoroso). Mesmo ofensivamente tem demonstrado predicados com bons cruzamentos, até de letra (voltou a mandar um agora contra o real, que criou perigo). Veremos como evolui esta época

  • Kacal
    Posted Novembro 13, 2023 at 4:15 pm

    Cancelo é o número um e titular da posição mas depois acho que o João Mário é uma opção a ter em conta para alternativa. Dalot parte na frente para essa vaga sim mas estando indisponível parece-me que o João Mário é das melhores opções. Nesta fase já tem a adaptação bem entrosada na posição e tem tido bom rendimento, acho merecido. É um jogador que consegue agitar a partida na lateral dando profundidade e metendo perigo no cruzamento, além de ser veloz. Pode dar muito jeito entrando numa 2ª parte quando o adversário já está mais desgastado por isso parece-me uma chamada acertada. Penso que não precisamos de um lateral direito no Porto, ele cumpre bem e caso fique livre de lesões e consiga ter continuidade, é uma mais-valia. Um lateral esquerdo sim.

    • Kacal
      Posted Novembro 13, 2023 at 4:27 pm

      Quando digo perigo no cruzamento não me refiro a qualidade no mesmo por aqui tem realmente trabalho a fazer e melhorar. Se o fizer pode ter muitas assistências algo que ainda não tem porque aparece lá muitas vezes. Refiro-me mais à facilidade dele ir à linha cruzar e as vezes que o tenta. E com jogadores como CR7 e Ramos na frente pode sempre resultar em golo.

  • Andy Cole
    Posted Novembro 13, 2023 at 4:12 pm

    Só não entendo porque é que numas situações se chamam substitutos e noutras não… Alguém tem alguma ideia do racional?

    • coach407
      Posted Novembro 13, 2023 at 5:58 pm

      Quando fazes uma convocatória com 26 jogadores é natural que vários não sejam realmente necessários para fazer os jogos, dependendo obviamente das posições.

      O selecionador convocou 3 laterais. 2 saíram. Como só eram 3 fez sentido repôr com o Guerreiro e o João Mário. Ficas com 3 jogadores para 2 posições, o que até continua a ser curto.

      No caso da ausência do Rafael Leão, estão entre os convocados Diogo Jota, João Félix, Bruma e Ricardo Horta. São 4 jogadores para a posição do Leão. Claramente não há necessidade de substituir.

      No caso do Pepe também existem ainda nas opções o Rúben Dias, António Silva, Gonçalo Inácio e Toti Gomes. 4 jogadores para duas posições. É o normal.

      Portanto a lógica é simples: só substituir em caso de real necessidade desportiva como é o caso da posição de defesa lateral.

    • heldersoares
      Posted Novembro 13, 2023 at 5:45 pm

      Sim e é bem fácil de explicar. Roberto Martinez convocou 26 jogadores dos quais só podem ir para o banco 23, sendo que 3 Gr é obrigatório, por isso, tem que deixar 3 jogadores fora da ficha de jogo. Na convocatória só chamou 3 laterais ou seja na ausência de Semedo ficava só com 2 jogadores para 2 posições e chamou Guerreiro, agora com a saída de Dalot fica na mesma só com 2 e chama um terceiro elemento para conseguir ter alternativa, nos outros casos com a saída de Pepe, Portugal fica na mesma com 4 centrais e com a saída de Leão existem pelo menos 4 elementos para aí jogarem e com tudo isto ainda vai ter de deixar um jogador de fora nos 2 jogos…claro que eventualmente poderia chamar alguém só por uma questão de observação e integrar nas ideias deles outros jogadores de forma a estarem mais preparados mas lá está já tem o seu núcleo duro bem definido e levar só por levar talvez opte por não chamar ninguém

  • Velho do Restelo
    Posted Novembro 13, 2023 at 4:09 pm

    Bem, o Nuno Santos deve estar doido.
    Se fosse eu estava.

    • coach407
      Posted Novembro 13, 2023 at 5:51 pm

      Deve estar doido porque a convocar um lateral do Sporting neste momento provavelmente seria o Matheus Reis….

    • Futbolero
      Posted Novembro 13, 2023 at 4:57 pm

      Qual deles? O suplente do Sporting ou o do Vitória?

    • daniemartin
      Posted Novembro 13, 2023 at 4:40 pm

      o Nuno Santos é exclusivamente jogador para a esquerda..

      O Dalot joga nos 2 corredores, e o João Mário também tem jogado…

      Neste caso parece-me lógico susbtituir um DD para um DD..

      Porque haveria de estar danado o Nuno Santos, sendo ele um DE ?

      Já agora, JM é titular sempre no Porto.. Já o Nuno Santos… vai jogando.

Deixa um comentário