Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jogos com público na Holanda só quando houver vacina

É irreal pensar noutro cenário? Pelos vistos em Portugal a ideia é permitir 1/4 da lotação na próxima época.

O ministro holandês da Saúde, Hugo de Jonge, afastou a hipótese de permitir a realização de jogos com a presença de público antes da descoberta de uma vacina contra a Covid-19. “Os eventos em massa, como os jogos de futebol ou festivais, vão ser o último passo do desconfinamento. Só vão ser possíveis quando houver uma vacina e ninguém sabe quanto tempo isso levará. Esperamos que em breve, é claro, mas o mais realista é pensar que [só haverá uma vacina para a covid-19] dentro de um ano ou até mais tarde”, disse o ministro. Recorde-se que a Holanda foi o primeiro país a cancelar o futebol até Setembro, mesmo à porta fechada.

53 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 7, 2020 at 4:00 pm

    Mesmo em Portugal parece-me que as coisas estão a ser feitas em cima do joelho.

    O Fernando Gomes, presidente da FPF, escreveu um artigo esta semana com algumas ideias muito boas onde aborda o passado, presente e futuro do futebol em Portugal, mas ainda soube a pouco.

    Os modelos de gestão da maioria dos clubes da Primeira Liga são de pessoas que parecem paradas nos anos 90. Ainda a usar os jornais para plantar e veincular notícias, negociatas obscuras com jogadores, e sem se preocupar com as condições que existem nas suas equipas… Como por exemplo o Vit. de Setúbal que não tem dinheiro para pagar salários, nem em condições de treino dignas, com um estádio a cair de podre, mas depois misteriosamente conseguem ter milhões para contratarem jogadores que nem são nada por aí além..

    Se nada for feito, o futebol acaba, porque nem os grandes terão capacidade para aguentar. Porto e Sporting já estão com a corda na garganta em termos financeiros há muitos anos, não é de agora.

    O Benfica e o Braga devem ser os clubes com mais armas para lidar com esta situação devido a todo o investimento que fizeram nos sectores que realmente importam (academia e formação) e podem tirar os frutos disso no futuro sem terem que gastar muito em ir ao mercado.

    Mesmo a FPF porque não ajuda os clubes mais pequenos? Mesmo a formação, também vai parar até Setembro? O que será feito dos jogadores mais jovens, que impacto terá nas suas carreiras estarem 5 ou 6 meses parados? E aqueles que estão lesionados, o que podem fazer se os seus clubes ainda não abriram portas?

    A FPF investiu milhões na criação de uma cidade do futebol, com hotel, com vários campos e com todas as condições, porque não pegam em 50 jogadores e os metem lá a treinar e a manter a forma para não perderem capacidades, ou a tratarem as suas lesões. Porque não fazer da cidade do futebol a casa de vários jogadores?? Muitos deles moram em apartamentos sem condições para treinar…

    A França tem o centro de alto rendimento de Clairefontaine que pertence á Federação francesa de futebol e funciona como um clube de formação totalmente independente além de ser um centro de alto rendimento. Porque a FPF não faz o mesmo?

    O Seixal é a casa de quantos jogadores? 100? 150? Quase todos da formação, mas que foram obrigados a irem para as casas de familiares durante este período. Mas porquê? Não há condições no Seixal para manterem esses 150 jovens jogadores a fazerem pequenos treinos e manterem a forma enquanto não há competição?

    Se estão a pedir que se aposte nos jovens jogadores (e isso vai ser uma certeza na próxima época porque os clubes não têm dinheiro para ir ao mercado como antes) não é contra-producente ter paralisado os escalões de sub19 e sub23 por completo?

    Se não há condições para retomar as competições, ao menos que usem os equipamentos que existem (cidade do futebol, seixal, alcochete, etc) para os jovens poderem manter a forma e o contacto com o jogo, senão arriscam-se a ser uma geração perdida no futuro.

    • AndreChaves9
      Posted Maio 7, 2020 at 7:38 pm

      Só pegando na questão dos jovens… Normal que voltem para casa numa altura destas. São miúdos e vão ser obrigados a uma prisão longe da família? Claro que nao

      • DNowitzki
        Posted Maio 7, 2020 at 10:21 pm

        Concordo. Quem é o pai que deixa um catraio de 12 ou 13 anos meses a fio em Lisboa?

        • Antonio Clismo
          Posted Maio 7, 2020 at 10:46 pm

          Não estou a falar de miúdos de 12, 13 anos. Estou a falar, a título de exemplo de jogadores que estão nas equipas B’s, sub23 e quando muito no escalão de sub19.

          Por exemplo, jogadores como o Tiago Dantas, Rafael Brito, Paulo Bernardo, Úmaro Embaló, Pedro Álvaro, etc vão estar parados 6 meses sem competir nem treinar?

          São todos maiores de idade, alguns deles tinham residência permanente no Seixal, porque não podem continuar a fazer treinos individuais na Academia que é a sua casa?

          Claro que quando a competição voltar vão partir muito detrás e nunca vão conseguir apanhar o comboio porque vão precisar de uns 2 ou 3 meses para voltar á forma que estavam anteriormente.

          Ainda por cima no próximo ano há Mundial sub20, e Euro sub19 e sub21.. A FPF deveria acautelar isso. Não é preciso colocar ninguém em risco, é só preciso usar os recursos disponíveis de forma inteligente.

  • Kafka
    Posted Maio 7, 2020 at 4:10 pm

    Acho muito bem…A Holanda tomou muitas más decisões em todo este processo, a começar pela ideia aberrante da deixarem o povo entregue à selecção natural (o neo liberalismo no seu esplendor, cada um entregue à sorte de ter um sistema imunitária bom)…. Mas tb quando fazem as coisas bem têm de ser elogiados e este é um dos casos de uma decisão correcta, como é demasiado óbvio o futebol e festivais que são coisas completamente inúteis para a sociedade, têm de ser a última coisa a ser desconfinada

    • Giggs11
      Posted Maio 8, 2020 at 2:43 am

      Se o futebol é algo inútil é porque obviamente não és profissional de futebol e vês o mesmo como mero entretenimento. É um erro comum de muita gente achar que o futebol é só para passar o tempo. Há profissionais que precisam de seguir em frente tal como muitos trabalhadores têm que voltar às suas empresas. Pergunto: se é assim tão inútil o futebol porque é que o discutes aqui todos os dias ? É assim tão inútil na tua vida ? A ideia é voltarmos a uma vida normal dentro do possível e não embarcar em radicalismos que é o que esta posição da Holanda é

      • Kafka
        Posted Maio 8, 2020 at 11:52 am

        Giggs11

        Vamos a factos, se os bancários deixarem de trabalhar o Mundo Ocidental tem um grave problema porque a nossa sociedade não sabe viver sem bancos…. Se os médicos deixarem de trabalhar o Mundo ocidental tem um problema porque o Mundo Ocidental não sabe viver sem medicina…. Se o pessoal da distribuição alimentar deixar de trabalhar o Mundo Ocidental tem um problema porque o Mundo Ocidental não sabe viver sem mini/super/hipermercados…. Se as Senhoras da limpeza deixarem de trabalhar o Mundo Ocidental terá um problema gravíssimo porque o estilo de vida ocidental obriga a uma constante higienizacao de todos os espaços/ruas etc (como já aqui foi dito pelo Nowitzki e muito bem basta ter havido limpeza de ruas e a peste negra não teria matado nem matado do que matou)… Podia continuar a dar-te exemplo de profissões a sério que sem elas seria o total caos no Mundo

        Agora o futebol, se não houver futebol não acontece literalmente NADA, é para o lado que o Mundo interior dorme melhor, com ou sem futebol o Mundo será e seria exactamente igual…. Não interfere em nada no bem estar e estilo de vida ocidentais logo é completamente inútil para a sociedade

        • hferreira
          Posted Maio 8, 2020 at 12:54 pm

          Giggs11, dizer que o que a Holanda e radicalismo e algo dificil de entender. O primeiro ministro anunciou isto e nao houve nenhuma revoluçao na Holanda. Os cidadaos entenderam, estao bem, a qualidade de vida é ainda alta—nao vejo radicalismo nenhum aqui para ser sincero…

          • E o que temos
            Posted Maio 8, 2020 at 2:57 pm

            Como português que és sabes bem que se tirarem a bola aqui ao povo o país para e entra em revolução, é a mentalidade de alguns

            • Mota
              Posted Maio 8, 2020 at 6:24 pm

              Não há revolução nenhuma, mas sabemos bem quem não ganharia as próximas eleições. Casos de corrupção, uns meses sem falar nisso e toda a gente se esquece, tiras o futebol, e até daqui a 10 anos, a CS fazia questão de nos lembrar o “aniversario”

    • hferreira
      Posted Maio 8, 2020 at 8:01 am

      Kafka, as mas decisoes sao relativas diria. Eu que vivo aqui, se tivesse de aprovar o modo como o Governo geriu tudo daria resultado positivo. Foi perfeito? Nem de perto.

      Mas a verdade é que se o Governo tivesse sido como em Portugal e posto ordens nao resultaria com o povo Holandes, que e bastante liberal e tem “liberdade de expressao” e de vida muito alta. Ate agora, com regras diria simples, ha oposiçao e pessoas a fazer frente ao Governo com demonstraçoes pequenas.

      O Governo fez o que é normal na Holanda, nao restringir a vida das pessoas e apelar a consciencia social, um pouco como na Suecia que nem medidas de restriçao pos.

      Claro que a ideia inicial de criar rapidamente a imunidade no povo foi algo exagerado, mas tambem durou duas semanas (criticas, admito!) e depois alterou logo baseado nos fatos.

      Se comparar com Portugal de ha um mes para ca é praticamente igual as regras, saio a rua com mascara (nao obrigatorio, mas uma boa quantidade de pessoas faz), nos parques ha sempre policia, 1.5 metros de distancia…

      Entendo a tua posicao de ser aberrante deixarem o povo assim tao liberto no inicio, mas se fosse o contrario teria dado mal… a ver no que vai dar… queremos segurança para todos…

  • Natan Fox
    Posted Maio 7, 2020 at 4:49 pm

    Assim que se faz em países serios e com responsabilidade social. Enquanto isso, aqui no Brasil, o psicopata do presidente diz que gostaria da volta do futebol porque não tem nada pra assistir aos domingos. Maldito!

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 7, 2020 at 7:30 pm

      Na Europa perderam-se apenas os dois últimos meses de competição, depois vem as férias e isso ajuda um bocadinho a recuperar o tempo perdido, porque dá para maximizar esse tempo de outra forma.

      Penso que no Brasil a situação é pior porque não conseguiram acabar os estaduais, o Brasileirão já deveria ter começado na semana passada e as competições continentais como a Libertadores também foram interrompidas no seu início.

      Não estou a ver as competições retomarem no Brasil antes de Agosto (a pandemia ainda nem vai a metade).

    • AndreChaves9
      Posted Maio 7, 2020 at 7:35 pm

      Ele não foi lá parar por obra e graça do espírito Santo. Na altura de votar tanto faz depois pode dar nisto.

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 7, 2020 at 7:56 pm

        Costuma-se dizer que a classe política de cada país é o reflexo exacto da sua própria população.

      • DNowitzki
        Posted Maio 7, 2020 at 10:19 pm

        O Espírito Santo é um belo estado. Tráz-me boas memórias.

        Os brasileiros viram-se entre dois males: continuar a votar na corrupção ou ver o que dava um maluquinho.

        • Chico
          Posted Maio 7, 2020 at 10:38 pm

          Com a diferença que o Bolsonaro e associados são mais corruptos e nepotistas (quantos familiares o homem tem mesmo a trabalhar com ele?) do que a antecessora, Dilma, que foi retirada do poder sem nunca ter estado envolvida num único caso de corrupção.

          • DNowitzki
            Posted Maio 7, 2020 at 10:48 pm

            Discordo. O PT era o Estado. E aqui há duas hipóteses. Primeira, a Dilma sabia e no mínimo foi conivente, logo tem de sair. Segunda, a Dilma, não viu, não ouviu, não leu nada sobre o que se passava há décadas. Tem de sair igualmente, pois pessoas cegas, surdas e invisuais não podem liderar um país.

            • Chico
              Posted Maio 7, 2020 at 11:26 pm

              Nesse caso, todos os deputados de todos os partidos teriam que ser destituídos, porque é abrangente a todos os principais partidos nesse país de forma clara, factual e de alto a baixo.

            • Rui Miguel Ribeiro
              Posted Maio 8, 2020 at 2:20 am

              Exactamente.

  • Bio
    Posted Maio 7, 2020 at 5:37 pm

    Estes holandeses fizeram um confinamento muito menos radical do que a maioria dos países europeus e têm esta opinião, que me parece óbvia. Eventos com público massificado só mesmo quando houver vacina ou eventualmente um tratamento extremamente eficaz e fácil de administrar.

  • Kacal
    Posted Maio 7, 2020 at 6:01 pm

    Sendo assim talvez só na época 2021/2022 a Holanda terá público. Veremos se essa decisão se mantém a médio prazo, eu diria que não e aposto quase tudo nisso. Mas importa é voltar à porta fechada.

  • Chico
    Posted Maio 7, 2020 at 10:39 pm

    Isto é o óbvio! As pessoas, particularmente as claques, não se saberiam comportar, mesmo num contexto de 25% de ocupação.

  • Giggs11
    Posted Maio 8, 2020 at 2:39 am

    Medida compreensível mas completamente despropositada. Felizmente não acredito que aconteça nem que alguém copie. O objectivo é seguirmos em frente e sim, não é ficar em eternas quarentenas e a viver “a medo”, rezando para que uma vacina apareça sabe-se lá quando. Atitude negativista e pessimista. Ponham os olhos na Suécia.

    • Kafka
      Posted Maio 8, 2020 at 11:43 am

      A Suécia onde já morreu quase o triplo de pessoas em Portugal é de facto um grande exemplo não haja dúvida

      • Giggs11
        Posted Maio 8, 2020 at 12:55 pm

        O triplo sem quarentenas. E até tem o mesmo número de infectados. Logo é algo que se pode contornar, obviamente de forma diferente. Mas ao menos não comprometem o futuro de muitas pessoas durante anos.

        • Kafka
          Posted Maio 8, 2020 at 1:48 pm

          Têm o mesmo nr de infectados? só te faltou dizer é que têm menos 140 mil testes feitos, assim é fácil ter poucos infectados, se não fizerem testes ninguém está infectado

          Portugal 485.925 testes – 26.715 infectados
          Suécia 148.500 testes – 25.265 infectados

          É só fazeres uma conta 3 simples e chegarás facilmente à conclusão que se a Suécia fizesse tantos testes como Portugal, o nr de infectados seria tremendamente superior ao de Portugal

    • Kafka
      Posted Maio 8, 2020 at 12:59 pm

      Ah e ainda quanto à Suécia, apesar de ter uma população similar a Portugal tem uma densidade populacional bem menor que Portugal, isto para além de ter um serviço de saúde de mais qualidade e apesar de tudo isto consegue ter o TRIPLO das mortes de Portugal, portanto se há coisa onde a Suécia não é exemplo é precisamente nesta abordagem ao COVID-19, foi uma abordagem simplesmente catastrófica, é vergonhoso terem o triplo das mortes de Portugal com uma densidade menor e serviços saúde melhores

      • Chico
        Posted Maio 8, 2020 at 3:53 pm

        Corroboro tudo isso e acrescento ainda mais. Além disso, a Suécia tem uma estrutura social totalmente diferente da nossa, com menos contacto entre jovens e idosos, maior isolamento social de base, idosos mais saudáveis e independentes. Até fruto da latitude e do clima, já passam de base muito mais tempo em casa que os latinos, minimizando os seus contactos externos no dia-a-dia. Terem o triplo de mortes de um país como Portugal é inaceitável.

        • Miguel Cardoso
          Posted Maio 8, 2020 at 7:33 pm

          O virus quando exposto a raios UV é destruido em grande parte. Portugal tem muito mais sol que a Suécia logo irmos pelo clima… para além de que esse triplo é tendo em conta o que eles não tiveram medidas de contenção… A médio/longo prazo é que se verá se a Suécia ou Portugal é que teve razao

          • AndreChaves9
            Posted Maio 9, 2020 at 10:59 am

            Isso é verdade?

            • Chico
              Posted Maio 9, 2020 at 5:44 pm

              Não.

              • Miguel Cardoso
                Posted Maio 10, 2020 at 4:35 pm

                Se não forem raios UV, serão outro tipo de radiação que ainda nao foi totalmente estudada ou outro factor ambiental de clima mais quente

            • Miguel Cardoso
              Posted Maio 10, 2020 at 4:34 pm

              Basta ver que a maioria das mortes ocorreram no periodo de Inverno (época normal de ataque destes vírus), a grande maioria no Hemisfério Norte.
              Mas pronto o Chico é que sabe tudo

          • Chico
            Posted Maio 9, 2020 at 5:44 pm

            Não há qualquer prova que isso seja verdade. Destrói em superfícies, mas não impede a transmissão direta pessoa-a-pessoa. Por favor, não transmitir desinformação.

            • Miguel Cardoso
              Posted Maio 10, 2020 at 4:29 pm

              É generalidade dos vírus… QUEM estuda já estudou/estuda vírus sabe isso amigo como é o meu caso e de muitos dos meus colegas da área da biotecnologia.
              Até porque toda a info que anda para aí do COVID nas noticias é verdade e ainda não houve nenhuma omissão de info…
              A maioria das pessoas aqui do blog e no geral que nunca leram nada de vírus na vida e mal começou esta “pandemia” viraram doutores a analisar informação vinda da imprensa

              • Chico
                Posted Maio 11, 2020 at 3:06 pm

                Por razões de privacidade não vou dizer aqui a minha área, mas fique sabendo que trabalho é estudo no ramo. O user Miguel Cardoso é que veio com a conversa dos raios UV. Agradeço que me faculte um link da Pubmed para um dos artigos das teorias que tem apresentado. Até hoje ainda não vi qualquer tipo de evidência que o clima interfere com a transmissão do Covid. Não é por isso se passar com o Influenza que automaticamente se pode inferir para outros. É assim que se faz ciência.

                • Miguel Cardoso
                  Posted Maio 14, 2020 at 5:30 pm

                  Chico, todos os investigadores que têm tentado provar que isto não é pandemia têm sido abafados e os seus artigos rejeitados… A OMS rejeita a opinião de investigadores do Taiwan porque a China manda… Confiar e acreditar que não há omissão de info acho que já se provou que nao faz sentido… Com estes numeros falar de pandemia é claramente um exagero e uma jogada economica da China. Se eles realmente quisessem saber nao tinham permitido os mercados de animais desde 2003…
                  A conversa dos raios UV é para a generalidade dos vírus em especial coronavirus e não faltam estudos… e isso o user Chico deve saber (ex:https://europepmc.org/article/med/14631830 de investigadores que alertaram para o perigo de um potencial “reparecimento” de um covid) . Para esta estirpe especifica ainda não foram aceites mas já há quem tenha feito.
                  Os dados estatisticos estão a demonstrar uma desacelaração relacionada com o final do Inverno/primavera e consequente maior exposição solar semelhante ao Influenza mas outros tantos. Isso não impede a transmissao pessoa-pessoa mas evita que este esteja em superficies e no ar durante o tempo que se calhar estaria com tempo nublado por ex. Caramba se assim não fosse os media não largavam África equatoriana, Indonésia, Bolivia ou outros países subdesenvolvidos onde o vírus mataria milhoes.
                  Isso acontece com vários tipos de virus cujas T’s optimas são sensivelmente dos 20-40ºC. A radiação incidente desativa a maioria destes (mas claro não todos)

            • Miguel Cardoso
              Posted Maio 10, 2020 at 4:36 pm

              mas onde é que raios UV impedem a transmissao de pessoa-a-pessoa??? Ah com cada posta…
              Isto apenas quer dizer que ao ar livre o virus se inativa muito mais rapidamente

      • Miguel Cardoso
        Posted Maio 8, 2020 at 7:31 pm

        Entretanto em Portugal as pessoas não morrem de corona mas morrem de outras doenças porque 99.9% do foco está no covid. Realmente a Suécia é que não é exemplo… focar num virus que quase não mata é que é boa ideia (ironia)…

        • AndreChaves9
          Posted Maio 9, 2020 at 10:57 am

          Aqui é verdadd

          • Miguel Cardoso
            Posted Maio 10, 2020 at 4:31 pm

            AndreChaves9 ainda no outro dia no Sexta à Noite fizeram uma reportagem de um ex prof meu de Eduacação Fisica que morreu porque o INEM demorou teve de seguir um protocolo extenso que nao faz sentido… mas pronto este nao entra para as estatísticas do corona…

  • AGomes
    Posted Maio 8, 2020 at 3:57 am

    é o óbvio a ser feito. a holanda está dando um show. vidas importam mais que uma bola recebendo chutes.

  • RodolfoTrindade
    Posted Maio 8, 2020 at 9:27 am

    Excelente altura para aproveitar a situação e atacar o mercado holandês.

    Tentar sacar uma truta ou duas por preços mais baixos, haja esperteza.

  • DNowitzki
    Posted Maio 8, 2020 at 9:32 am

    Eu sei.

  • Mantorras
    Posted Maio 8, 2020 at 11:19 am

    Obvio qe os jogos vao ser sem publico. Tudo isto e baseado em dar um passo, reavaliar e pensar na proxima iteracao. E totalmente obrigatorio ser assim.

  • Rosso
    Posted Maio 8, 2020 at 7:37 pm

    Compreendo o cuidado, mas não a assertividade com a vacina. Como é que sabemos quando é que vai surgir? Pode ser este ano (e ao contrário do que dizem, já houve vacinas descobertas em meses), pode ser daqui a anos. E se o vírus desaparece, como o SARS, ou perde a sua força e torna-se numa coisa mais inofensiva? Claro que os responsáveis da saúde têm o dever de ser cautelosos, mas daí a dizer que só vai haver público até haver vacina…

  • Macaco
    Posted Maio 8, 2020 at 7:55 pm

    Paises nordicos que eram tão contra confinamento e medidas preventivas…. e agora virou o disco… Pois é… depois de ladrao roubar… trancas a porta… quem os viu e quem os vê…
    Cada um tem sua politica e sua maneira de ver as coisas, veja se o Bolsonaro ( que tem alguma razao pois o Brasil n pode parar como Portugal fez pois literalmente sua economia desaparece, mas….) Veja se USA que até beberam desinfectate como seu PR Trump disse…
    Todos podem ter sua visão e sua estrategia mas so os resultados provam o que foi positivo e o que nada fez…

Deixa um comentário