Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Jogos da Ligue 1 são mais físicos que os da Premier League”

Liga underrated?

Mauricio Pochettino partilhou a sua visão sobre o campeonato francês e inevitáveis comparações com o inglês, em entrevista ao site do PSG. “Não digo que o futebol daqui seja melhor que o inglês, eu acho é que, na forma como os jogos são jogados aqui, são mais físicos do que os da Premier League”, afirmou o técnico argentino. “A impressão que tenho é que esta é uma competição difícil. A qualidade está lá. O talento é espantoso, com grandes treinadores. É uma competição da qual consegues disfrutar se estiveres nela. Em qualquer jogo que se veja as equipas mostram valor, que têm capacidade para ganhar, nunca desistem, e isso mostra que a liga é boa”, acrescentou o ex-treinador do Tottenham ou Southampton.

17 Comentários

  • Mantorras
    Posted Novembro 10, 2021 at 5:06 pm

    Nao me custa a aceitar.

    A Premier e muito fisica, nao so pela forca e velocidade dos atletas, mas pela intensidade, altos indices de tempo de jogo, poucas paragens, numero de jogos e pouco tempo de recuperacao entre jogos. Na maioria destes capitulos a Premier esta acima da Ligue 1, e como tal, dificilmente pode ser menos fisica que esta.

    No entanto, o impacto do fisico no jogo diminui nos ultimos anos, na Premier, porque se tornou melhor e consequentemente mais tecnica, principalmente com a chegada de varios treinadores top. O impacto do fisico na ligue 1 e maior, pela qualiidade mais baixa, o jogo em si tambem e mais fisico.

    • Santos David
      Posted Novembro 10, 2021 at 5:58 pm

      Sim os jogos em França sao muito fisicos (muitos duelos, muitos jogadores fortes fisicamente) mas a qualidade dos jogos é muito menor mesmo se este ano muitas equipas jogam bastante bem
      Os treinadores franceses baseiam muito o jogo no “bien en place” quer dizer que cada um ocupa bem o seu lugar, da luta, etc mas da futebol pobre e pouco espetaculo
      Este ano é um pouco diferente, se calhar por haver mais treinadores estrangeiros …..

  • NR7
    Posted Novembro 10, 2021 at 5:13 pm

    É uma liga que nem sequer é melhor, na maioria dos aspetos, do que a liga espanhola ou italiana, quanto mais ser comparada com a Premier League que, para muitos e para mim também, é a melhor e mais competitiva liga do mundo. Mas compreende-se o facto dele tentar valorizar a liga onde está em comparação com a liga onde esteve anteriormente.

  • Santander
    Posted Novembro 10, 2021 at 6:17 pm

    Resposta normal.. nunca iria desdenhar a competição onde está inserido.. Agora obviamente não é melhor que a Premier (coisa que de resto admite entrelinhas) e mesmo mais físico coloco as minhas dúvidas.. Agora existe muita qualidade em França boas infraestruturas e curiosamente mais campeões diferentes nos últimos 10 campeonatos (Montpellier, Mónaco, Lille e PSG) do que na Alemanha ou em Itália ou até mesmo em Espanha.. num país onde existe um clube claramente acima dos outros nos últimos 10 anos.. mas misteriosamente as performances europeias continuam muito aquém mesmo que nos últimos anos já tenham melhorado qualquer coisa (final da Europa League para o Marselha, meias finais para o Lyon e Mónaco e final para o PSG.. Mas acho que tem de ser mesmo por aí o caminho.. melhorar prestações europeias para que se de outra credibilidade ao campeonato.. porque ao nível de condições e estruturas não fica atrás dos outros.. Veja se um onze do Lyon em 4-2-3-1 com
    Lopes
    Dubois
    Boateng
    Denyer
    Emerson
    Guimarães
    Aouar
    Shaqiri
    Paquetá
    Ekambi
    Dembele

    Não vejo aqui menos qualidade que um Porto ou Benfica mas estranhamente continuam numa posição estranha no campeonato.. E mesmo a nível da qualidade individual vemos os onze de Mónaco, Nice, Marseille e Lille e daria para fazer bem mais.. veremos qual o futuro da Ligue 1 mas neste momento a nível europeu parece me claro que é a que está mais distante do seu potencial máximo

    • coach407
      Posted Novembro 10, 2021 at 8:46 pm

      Penso que o Lyon estar em 7º é algo que só valoriza a Ligue 1. O Benfica ou Porto se fizerem uma época paupérrima terminam em 3º, não terminam em 7º, tal é a distância para os outros.

      O próprio campeão Lille está em 12º, o Mónaco está em 11º. O Lens, que subiu de divisão em 2020, está em 2º.

      Isto é fantástico e não retira o impacto europeu porque o Lyon é a única equipa da Liga Europa que venceu os 4 jogos e é o melhor ataque e o próprio Mónaco está em 1º no seu grupo e é a melhor defesa da competição. O próprio Lille, neste momento, está em posição de passagem aos oitavos-de-final da Champions e o PSG também se está a safar. A única equipa francesa que talvez esteja a desiludir na Europa é o Marselha que está a ter dificuldades perante a Lazio e Galatasaray, mas ainda está perfeitamente tudo em aberto.

      Ou seja, a Ligue 1 pode-se dar ao luxo de dizer que equipas que estão a meio da tabela vão à Champions e à Liga Europa e brilham.

      Mas há várias equipas completamente underrated aos olhos dos portugueses. O Rennes, por exemplo, para mim é claramente uma equipa na dimensão desportiva atual de um grande português, mas claramente poucas pessoas estarão preparadas para essa conversa.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Novembro 11, 2021 at 11:29 am

        Não vejo grande motivo para se gabarem de brilhar na Europa precisamente pelas razões que o Santander apontou. Os 1° lugares de Lyon e Mónaco são situações normalissimas (o grupo do Mónaco é forte, verdade) numa fase prematura da competição. Quando é a eliminar é que, salvo as excepções apontadas, têm deixado a desejar. Não digo que não haja boas equipas mas a meu ver a liga em si (não falo do dinheiro do PSG) está muito mais próxima das outras ligas do que das tradicionais 4 mais fortes (Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália) e por isso não acho que haja G5. O ranking da UEFA confirma isso mesmo e esse ranking (em blocos de 5 anos) não é tão enganador como utilizar os pontuais bons resultados de Mónaco e Marselha ao dia de hoje para aferir da qualidade da liga panorama europeu .. O Sheriff esteve a liderar o grupo do Real e Inter até há 2 jornadas atrás por exemplo e não é por isso a Moldávia passou a ser um grande campeonato…

        A Liga francesa tem contudo bom poder de compra e o mérito de revelar muitos jovens jogadores, devido ao bom investimento que é feito nas camadas jovens; e com uma população de quase 70 milhões havendo competência nessa área há também muito por onde escolher…e acertar.

  • coach407
    Posted Novembro 10, 2021 at 6:28 pm

    Não existe nenhum campeonato tão desenvolvido do ponto de vista físico como a Premier League e o Championship. Não existe. São uma brutalidade a trabalhar estes aspetos.

    A questão que o Pochettino está a levantar não é a mesma. O que ele quer dizer é que a Ligue 1 é um campeonato em que existe mais contacto físico, mas isso implica que seja um campeonato mais exigente fisicamente?

    Será que teres menos espaço para jogar torna o campeonato mais físico obrigatoriamente?

    Posso dar um exemplo: Contra-ataque, tens muito espaço para receber, lá à frente vais enfrentar um defesa num 1 vs 1, mas cuidado que se demorares muito vêm mais defesas atrás de ti. A questão é: preferes que seja um Adama Traoré a receber esta bola sozinho e ir em transição para cima do defesa em grande velocidade ou preferes que seja o Bernardo Silva?

    É muito esta conversa da treta de que pouco espaço torna as coisas mais físicas, mas não é assim tão verdade. Com muito espaço é que os argumentos físicos vêm ainda mais ao de cima. Com muito espaço claramente preferes ter um Mbappé que um Neymar. Com pouco espaço claramente preferes ter um Bernardo Silva que um Adama Traoré. Ou seja, quanto mais junta joga a equipa mais se destacam os perfis… técnicos. A receção tem de sair perfeita, o passe tem de sair perfeito…

    Por isso é que o Witsel diz que o campeonato português é muito técnico. Jogava sempre contra autocarros, claro que é técnico. As equipas de Guardiola são todas técnicas. Claro, jogam em espaços curtos, tem de ser.

    A Premier League é um campeonato em que, tirando os jogos do City, os jogos são “em campo inteiro”, normalmente há muito espaço para explorar e isso faz com que seja obrigatório teres uma capacidade física de outro nível para explorar esse espaço. Em França não é mais físico, simplesmente há mais porrada, defendem mais em cima da área contra o PSG e dentro da área acaba por haver mais contacto porque defendem com muitos.

    Ainda assim, a Premier League e Championship são bem mais físicos, na minha opinião.

    • Stravinsky
      Posted Novembro 10, 2021 at 8:56 pm

      Bom comentário!

    • Kacal
      Posted Novembro 11, 2021 at 3:08 am

      Bom comentário. Estou de acordo com esse teu ponto de vista. Aliás nem sou muito a favor de avaliar Ligas desta forma porque dentro de cada Liga existem 18-20 clubes o que for e há sempre clubes excepção como um City que joga um futebol muito técnico e de posse o que torna o futebol menos físico quando há jogos deles. Não podemos avaliar concretamente qual a Liga mais física, a meu ver. Todas são um pouco que seja, mas concordo que trabalha-se muito bem na Premier e no Championship, não é por nada que por norma um jogador que seja emprestado a um clube do Championship vindo de Portugal ou que até seja transferido em definitivo para lá, acaba por ganhar uma robustez e capacidade física notória em relativamente pouco tempo como foi o caso do Rúben Neves.

      Não me refiro a jogadores que mal joguem lá mas aqueles que têm jogos e uma sequência de aposta voltam sempre mais fortes ou tornam-se. Lembro-me do Rodrigo (Leeds, ex Real) que depois no Benfica afirmou-se tendo estado lá também. Subscrevo o teu comentário.

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 11, 2021 at 10:27 am

      Completamente de acordo, excelente comentário, muitas vezes há esta confusão.

    • Wey
      Posted Novembro 11, 2021 at 11:46 am

      Esta semana esta on fire !

      Mais um excelente comentario.

    • Af2711
      Posted Novembro 11, 2021 at 3:36 pm

      Bom comentário. A Premier League exige-te 100% fisicamente durante uma partida. Jogadores pouco intensos não tem espaço neste campeonato (Ozil quando foi perdendo fulgor logo se viu).

      A Ligue 1 tem um ritmo bem mais lento jogado, mas um jogo extremamente duro. Talvez pela passividade dos árbitros, um campeonato até mais duro que a Premier (que é hoje o suprassumo a todos os níveis).

  • JFN
    Posted Novembro 10, 2021 at 6:41 pm

    Sem dúvida alguma que a liga Francesa tem mais contacto físico. Só quem não vê jogos pode dizer que é mentira. Agora ser uma liga mais física, já não sei, depende da definição. Acho que os jogos em Inglaterra têm um ritmo muito mais elevado, portanto possivelmente mais físicos.

  • Kacal
    Posted Novembro 11, 2021 at 3:00 am

    É possível até porque é uma Liga com vários jogadores portentosos fisicamente e muito competitiva. Não acho que seja underrated contudo. Não acho porque em termos individuais temos um super PSG mas os outros clubes não estão ao mesmo nível, há bons plantéis por lá sim mas no geral é mais à volta de jovens promessas a despontar na maioria dos clubes. Já na Premier temos vários clubes com jogadores top e mesmo as equipas mais modestas têm por vezes jogadores muito bons que sacam. Mas até é nos treinadores onde a diferença é abismal com a Premier a ter Guardiola, Klopp, Tuchel, Conte e Brendan Rodgers nos principais clubes. No conjunto de tudo a Premier é superior à Ligue 1, o que não significa que esta não possa ser superior num ou outro parâmetro.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 11, 2021 at 10:31 am

    A Ligue 1 é uma liga muito física, sempre o foi, existem muitos duelos e jogadores muito fortes a nível físico. O que falta a este campeonato na minha opinião é mesmo uma maior evolução em termos técnicos (que ainda assim têm melhorado imenso), mas principalmente a nível de treinadores. Há equipas com dinheiro, com excelentes infraestruturas, grandes formações, é claramente um campeonato em clara ascensão.

  • DICAS
    Posted Novembro 11, 2021 at 11:11 am

    Mais física é … Mais qualidade até está atrás da nossa.

    A grande quantidade de jogadores africanos ou com origens, faz com que a liga tenha estas características.

  • Flavio Trindade
    Posted Novembro 11, 2021 at 1:32 pm

    O comentário do Poch aceita-se em parte.

    A parte que se aceita é que de facto é muito físico mas isso deve-se às características dos jogadores.

    Devido aos mercados preferenciais o futebol da Ligue 1 é assente nesses critérios de explosão. Jogadores fortes, resistentes, rápidos e onde o choque é uma constante.

    A parte que não se aceita é a dos grandes treinadores…

    Percebo o porquê de o ter dito, mas não corresponde de todo à realidade.

    A qualidade média dos treinadores da Ligue 1 está bem abaixo de qualquer liga de top 4, e até diria que o tugão e a Eredivisie são bem melhores nesse aspecto.

Deixa um comentário