Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jokic fica com contrato de $264M, Beal de $251M, Brunson ruma aos Knicks, Hawks conseguem Dejounte Murray

Mavs baixam um patamar? Brunson era um elemento importante, ainda por cima optou por juntar-se a uma equipa que não parece ter grande futuro. 

Nikola Jokic ficou com o maior contrato na história da NBA ao ampliar o vínculo que o liga aos Nuggets para os próximos 5 anos a troco de 264 milhões de dólares. Também Beal assinou um super contrato com os Wizards (251 milhões de dólares nos próximos 5 anos). Devin Booker (Suns) ficou igualmente mais rico com um contrato de 214 milhões de dólares para as próximas 4 épocas. Quanto às mudanças, o primeiro dia de mercado da NBA ficou marcado pela opção de Jalen Brunson, que brilhou nos Mavs, em assinar pelos Knicks para as próximas 4 épocas a troco de 104 milhões de dólares. Já os Hawks conseguiram Dejounte Murray, tendo enviado três escolhas de primeira ronda e Ganilari para os Spurs.

20 Comentários

  • Goncalo Silva
    Posted Julho 1, 2022 at 8:59 am

    Quanto ao contrato de Jokic, não admira a decisão de ambas as partes em estender para contrato máximo. Para mim o mais impressionante foi a troca de Dejounte Murray, os Hawks ficam claramente mais fortes porque juntam mais um base de elite para libertar Young de tarefas defensivas e ao mesmo tempo não perdem Collins. Pena pelo Doncic, acabou de perder a única ajuda que tinha, embora tenham já garantido Wood.

    Fico também contente pela aquisição de Gary Payton por parte dos Blazers, estavam mesmo a precisar de um guard que fosse elite a defender. Simons também assinou contract extension por 100M em 4 anos.

  • ManuelP
    Posted Julho 1, 2022 at 9:04 am

    Claramente os Mavs baixam um patamar, e penso que a decisão do Brunson se deve ao facto de o seu pai ser o novo adjunto dos Knicks e, claro, da vertente financeira. Acho que desportivamente estaria melhor nos Mavs. Mas acima de tudo penso que houve má gestao dos Mavs, que poderiam ter ficado com ele por 55 milhoes durante 4 anos e decidiram esperar pelo inicio da trade season e deram-se mal. Também me custa ver a saída do Murray – não sei como os Spurs vão beneficiar com isso (estarão a apostar as fichas todas no Victor Wembanyama?) – sobretudo pelo facto de ir para uma equipa que já tem um base como Trae Young. Tenho algumas dúvidas da compatibilidade de ambos. Em relação aos contratos, Jokic tem o seu trabalho reconhecido e parece-me que Denver, a 100%, pode ser claramente contender no oeste, com Jamal Murray e MP em pleno.

  • Bruno Cunha
    Posted Julho 1, 2022 at 9:50 am

    Os max contracts tem de ser repensados, não faz sentido ter um jogador ocupar metade do Cap. Foi criado como tentativa de incentivo aos jogadores se manterem nos mercados mais pequenos mas tem que ser modificado. Para começar eu faria com que em termos de salário cap esse contrato valesse no máximo 30M mesmo o jogador estando a receber 45.

    Dallas não tem gerido da melhor forma e mesmo assim tem se portado bem nos playoffs, o que leva a pensar que não estão a assim tão longe de competir a sério mas nao tem tomado as melhores decisões.
    Era complicado prender se Jalen Brunson durante 4 anos mas este contrato seria facilmente trocado e agora ficam sem nada. É ver o que fazem com a trade exception de 11M.

    Excelente trade dos Hawks! São muitas picks mas Dejounte é um craque e vai acrescentar muito defensivamente

    • Lonzo Ball
      Posted Julho 1, 2022 at 1:41 pm

      Fazer uma pequena correçao. Os max contracts dependendo dos anos activos na liga podem valer 25,30 ou 35% do cap. Nunca metade. Depois ainda acrescenta se forem All-NBA, DPOY ou MVP.

    • Tiago Silva
      Posted Julho 1, 2022 at 3:05 pm

      Concordo quanto aos Hawks, juntarem o Young e o Murray e ainda o Collins é assustador e ainda têm muita qualidade ali à volta. Vamos ver se conseguem segurar o Capela, mas conseguindo ficam com um dos melhores rosters da NBA na minha opinião.

  • Borsalino
    Posted Julho 1, 2022 at 11:34 am

    Contratos gigantes! O de Brunson é claramente overpayed e leva a pensar o que os Knicks querem,. É que tiveram jogadores da equipa como Randle a ir a Dallas para ver o Brunson jogar, contrataram o pai do jogador para ser adjunto, trocaram Burks, foram das poucas equipa que não escolheu nenhum jogador na primeira ronda do draft ( e tinham a 11ª Pick) sendo que este foi um dos drafts com melhor qualidade nos últimos anos para com isso abrirem cap space para ir por Brunson… para quê?! Com esta adição são no máximo uma equipa de play-in…

    • JoaoX
      Posted Julho 1, 2022 at 1:08 pm

      Sinceramente até nem acho que seja overpayed. Recebe à volta do mesmo que recebem Anfernee Simons, Vucevic, Terry Rozier… O Próprio Randle nos Knicks tem um contrato de 117 milhões e eu prefiro o Brunson.

      Os Knicks andam há anos à procura de um base titular e o Brunson tem provas dadas que o pode ser inclusive em ambiente de playoff.
      Podem dizer-me: “Ele não vai fazer sempre o que fez contra Utah”.
      Concordo. Mas se o fizesse, não seria jogador para 100 milhões mas sim para 200.
      Que todos os problemas dos Knicks fossem Brunson e o seu contrato.

      Quanto à questão do Draft. Também discordo. Os Knicks não tinham interesse em nenhum dos jogador disponíveis quando se chegou à 11ª escolha.
      Dizes que era um dos drafts com melhor qualidade com base em quê? Nas três primeiras escolhas? É que não vejo grande entusiasmo com os jogadores escolhidos a partir da 5ª posição.
      Para que é que iam escolher um jogador só por escolher, para aquecer banco e ocupar mais 4.5 milhões de cap space?
      Mais vale ficar com o espaço salarial e Picks como arma de negociação do que ter um jogador no qual não se acredita a ocupar espaço de banco ou da bancada.

      • Borsalino
        Posted Julho 1, 2022 at 1:40 pm

        Quanto ao primeiro paragrafo, o fato de eu considerar o Brunson overpayed não invalida que o Simons ou Rozier não o sejam.
        Quanto a questão do draft, tem muita profundidade, só 2018 e talvez 2021 estejam à frente nos últimos 6-7 anos. Há muita qualidade neste draft, tens muitos jogadores que são “nba ready”, dizes que não há muito entusiamo com os jogadores escolhidos a partir da 5ª posição mas discordo. Tens Shaedon Sharpe na 7ª posição, Jeremy Sochan na 9ª a pode muito bem vir a ser em pouco tempo um dos melhores two-way wings da NBA, marcador de pontos Johnny Davis na 10ª, tens Jalen Duren na 13ª e tem tudo para fazer mossa no pick and roll com Lamelo, tens Malaki Branham que surpreendentemente ficou-se pela 20ª posição, o próprio Ryan Rollins que foi escolhido na 44ª posição tem um potencial tremendo (steal dos Warriors), EJ Liddell que se melhorar fisicamente (a questão do peso, tal como Zion) tem tudo para ser uma grande adição para os Pelicans.

        • JoaoX
          Posted Julho 1, 2022 at 4:27 pm

          Mas então como é que vamos considerar um jogador “claramente overpayed” se não compararmos com outros da mesma categoria de salários?

          No limite também posso considerar que um jogador de qualquer desporto receber milhões de dólares é overpayed. Para analisar nestes casos tenho que contextualizar.
          E que outra forma de o fazer se não for ver dentro dos seus pares?
          Não o estou a comparar com Westbrooks ou Jonh Walls. Comparo dentro daquela faixa de valores. Há casos particulares que são pechinchas outros que são demasiado altos, tento ver a média da maioria dos jogadores naquela faixa.

          Aos contratos que vejo na NBA em 2022, vendo o que Brunson fez, principalmente sem Docic e o que tem evoluído de ano para ano, não acho o contrato barato, nem caro, acho que é exatamente o que ele vale.

          Já quanto ao Draft. O pessoal tem a mania de todos os anos se enamorar com inúmeros jogadores, a seguir vem a Summer League e é só estrelas. Depois vamos ver estatisticamente passados uns anos e poucos chegam a All-Star.

          O Jalen Duren estava projetado para vir para os Knicks na 11ª. Depois os Knicks trocaram a Pick e ficaram com a 13ª e eu pensei que iriam ficar com o Jalen Duren na mesma e teria sido uma boa jogada como já tinham feito no ano passado com Grimes.
          Mas se não o quiseram é porque não veem nele o mesmo potencial que tu vês.
          Principalmente quando devem renovar com Mitchell Robinson e tem o Jericho Sims para evoluir.

          Vindo o Duren com Robinson, Randle, Obi, Sims não haveria minutos para todos. Sendo que ocupava mais 4.5m do CAP.
          O pessoal já se queixa que o Obi joga pouco tempo…

          Podia pensar-se na questão da evolução mas os Knicks já têm pelo menos 9 jogadores com 24 anos ou menos. Não há tempo de jogo para todos.

          Tu podes achar que os Knicks avaliaram mal o talento mas não vendo o potencial que tu projetas fizeram o mais inteligente, não ocuparam cap space e juntaram assets para futuros negócios.

          Não é neste momento que temos condições para dizer que foi mal feito porque se podem ter perdido um “Shai Gilgeous-Alexander” na posição 11, também podem ter evitado um Kevin Knox ou um Frank Ntilikina que foram na 9 e 8 respetivamente. Só o tempo o dirá.

          • Borsalino
            Posted Julho 1, 2022 at 4:43 pm

            Tal como dizes, só o tempo dirá e depois de 2/3 anos é que poderemos avaliar realmente a profundidade do draft, mas o potencial está lá e é dos melhores dos últimos anos.
            Quanto a Brunson, continuo a achar que não vale tanto até pelo jogo de bastidores que fizeram para o tentar recrutar quando nem sequer estamos a falar de uma estrela da Liga ou da sua antiga equipa.

  • De Carvalho
    Posted Julho 1, 2022 at 12:31 pm

    Dallas fica com espaço para garantir jogadores para rotação que é o que o plantel precisa
    Tentava ir buscar o galli e quem sabe um ingram

  • Lonzo Ball
    Posted Julho 1, 2022 at 1:49 pm

    Dallas podia ter pago 50M e agora veem uma peça importante sair. Mark Cuban tem de começar a por peças importantes a volta de Doncic. Wood foi um bom começo mas nao chega. Falta um guard, do tipo Jrue ou Klay, para compensar a falta de defesa de Doncic.

    Ja agora é uma boa altura para ser jogador da NBA. E nem é preciso entrar pelo draft. Lu Dort 87M em 5 anos.

    • Manel Ferreira
      Posted Julho 1, 2022 at 3:36 pm

      Posso estar enganado, mas o Brunson não tinha rejeitado essa proposta de 50/4 ou 55/4 precisamente para apostar em si próprio neste defeso? É que já desde o Verão passado se falava que equipas como os Pistons estariam interessados agora e podiam-lhe oferecer bem mais que esses 55/4 e, portanto, ele rejeitou (e bem, como se acabou por provar). Mas repito que posso estar enganado, mas tenho ideia que essa proposta existiu mesmo e ele rejeitou.

      Em relação ao primeiro dia de FA, gostei muito do que os Timberpuppies fizeram, fortaleceram o banco e a defesa, mas parece que ainda há ali uma nova trade à espreita, se não agora em Fevereiro.
      Também gostei do Monk nos Kings, mas eles têm uma imagem tão má que até mesmo uma boa contratação como esta é vista como “Kangz being Kangz”. Esta é outra equipa que, se chegar a Fevereiro, com o play-in à espreita, podem ir buscar um gajo tipo Tobias Harris.
      Os Knicks parecem-me satisfeitos em ser 5-6 seed durante alguns anos.

      • JoaoX
        Posted Julho 1, 2022 at 4:33 pm

        Manel

        Acho que Dallas tinha essa possibilidade dos 55/4 no início da época para o Brunson e para o Dorian Finney-Smith mas queria ter opções em aberto e optou por não renovar.

        Em Março o Dorian Finney-Smith ainda aceitou esse valor mas o Brunson já preferiu arriscar porque passou de suplente a titular.

        Se os Mavs tivessem oferecido no início do ano ele teria aceite.

        Por isso é que os fãs dos Mavs estão chateados com a forma de como foi gerido esse processo.

      • Lonzo Ball
        Posted Julho 1, 2022 at 4:41 pm

        Eis que o percebi da historia. Antes desta epoca começar os Dallas podiam ter assinado 4 anos 55M mas nao quiseram. So depois do tradeline, em Fevereiro, é que ofereceram mas Jalen recusou e disse que queria fazer a epoca ate ao fim e que logo se via. Foi na mesma altura que o Finney-Smith renovou pelos Mavs por valores semelhantes.

        Juntar Fox e Monk é muito bom. Gostei de ve-los em Kentucky mais o Bam. Mas tenho zero esperança nos Kings. Conseguem sempre estragar tudo.

        • Manel Ferreira
          Posted Julho 1, 2022 at 5:46 pm

          Obrigado a ambos. Como disse antes, não tinha a certeza.

          O problema com os Kings é que estão num modo “playoff or bust” sem terem qualidade para isso. Muita coisa tem de correr bem para sequer chegarem ao play-in, alguma equipa autodestruir-se (como os Blazers e Lakers este ano), ou algumas lesões de estrelas. Eles têm uma base jovem jeitosa mas está claramente a pedir uma trade por um “quase all-star”.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 1, 2022 at 3:07 pm

    Até agora os meus Wolves garantiram o Kyke Anderson. Bem sacado, é um jogador experiente e habituado a uma cultura de vitórias que é algo que tem faltado na equipa e que se acrescentou no ano passado com o Beverley. Para além disso tudo é um jogador muito competente nos 2 lados do court e será uma boa peça de rotação, bem sacado.

  • DNowitzki
    Posted Julho 1, 2022 at 6:32 pm

    Golden State está muito quieto. Perder o GP é um golpe profundo. Basta atentar no que fizeram após a sua reintegração em pleno.

Deixa um comentário