Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jonas volta a ficar de fora dos convocados do Brasil; Alex Sandro, Marquinhos, Hulk e Ricardo Oliveira estão na lista

Esta foi a última convocatória antes da Copa América e a primeira deste o “furacão China”. 

Jonas voltou a ficar de fora dos convocados de Dunga para os jogos do Brasil frente ao Uruguai e Paraguai. Apesar de ser o melhor marcador da Europa e de não ter concorrência na sua posição (o veterano Ricardo Oliveira nem tem estado a competir), o avançado do Benfica foi novamente ignorado pelo seleccionador brasileiro. Também Thiago Silva foi excluído, curiosamente em detrimento dos seus companheiros de equipa: Marquinhos e David Luiz. Já os regressos de Diego Alves, Marcelo Grohe, Alex Sandro e Coutinho são as principais novidades, numa lista que conta ainda com as presenças de Kaká (outro que não tem competido), Hulk (apenas 1 jogo oficial nos últimos 2 meses) e dos “chineses” Gil (Shandong) e Renato Augusto (Beijing Guaon).

Lista de convocados: Guarda-redes: Alisson (Internacional), Marcelo Grohe (Grêmio), Diego Alves (Valencia); Laterais: Danilo (Real) Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Alex Sandro (Juventus); Centrais: David Luiz (PSG), Miranda (Inter), Marquinhos (PSG), Gil (Shandong Luneng); Médios: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (City), Renato Augusto (Beijing Guoan), Coutinho (Liverpool), Oscar (Chelsea), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea), Kaká (Orlando City) e Douglas Costa (Bayern); Avançados: Neymar (Barcelona), Hulk (Zenit) e Ricardo Oliveira (Santos).

PS – Os jornalistas brasileiros (uma chinesa e um espanhol) estiveram mais de 30 minutos a fazer perguntas a Dunga sobre a convocatória, mas ninguém questionou o seleccionador brasileiro sobre a ausência de Jonas, sendo que mais de metade das questões teve como foco Neymar.

0 Comentários

  • ACT7
    Posted Março 3, 2016 at 2:11 pm

    Quando os Seleccionadores não vão com a cara dos jogadores torna-se difícil serem convocados. Espero bem que isto não afecte o Jonas e continue a marcar ainda mais. Espero que faça já o gosto ao pé no sábado.
    Que jeito nos dava o Jonas cá na nossa selecção, juntamente com Ronaldo na frente seria interessante.

    • Nuno R
      Posted Março 3, 2016 at 2:21 pm

      O radar dos seleccionadores não chega aqui. O Hulk era mais novo, até decidia e dava mais nas vistas que o Jonas, e nunca, ou quase nunca, entrava nas contas.

    • Daniel
      Posted Março 3, 2016 at 2:30 pm

      O problema é que sempre houve qualidade melhor que Hulk para as alas. Agora para o meio do ataque não há melhor que Jonas

    • João Pimenta
      Posted Março 3, 2016 at 2:30 pm

      É também por isto que o Brasil nunca será como antes e nunca mais irá ganhar um Mundial, os seleccionadores nem para fazer convocatórias sabem quanto mais treinar.. Quanto tiverem seleccionadores Europeus pode ser que consigam..

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 2:42 pm

      Jonas não vai, mas vai o Ricardo Oliveira. O problema das selecções sul-americanas é quase sempre o mesmo (no cérebro). Esta convicatória não tem ponta por onde se lhe pegue…

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 2:45 pm

      E o radar do seleccionadores chega aqui. Talisca já foi convocado, Luisão tem mais de 40 jogos pelo Brasil… E além do Jonas, será que Júlio César não mereceria a chamada? Não sei se já renunciou à selecção, mas acho que merecia. Já agora, o Danilo e o Alex Sandro, quando estavam no Porto, costumavam ser convocados.

      Bruno

    • Hélder Correia
      Posted Março 3, 2016 at 3:06 pm

      Acho que tanto o Jonas como o Júlio já renunciaram à seleção.

    • José S.
      Posted Março 3, 2016 at 4:31 pm

      O jonas ainda não. Ainda à dias veio uma notícia ou mesmo entrevista, não me lembro, sobre isso mesmo.
      O Júlio César penso que já renunciou.

    • Fabio
      Posted Março 3, 2016 at 4:54 pm

      Se calhar o selecionador sabe a verdade sobre Jonas e tambem sabe a valia do campeonato portugues.

    • Alexis
      Posted Março 3, 2016 at 6:11 pm

      Que verdade Fabio? Que o Jonas quando estava em Valencia marcou uma media de 19 golos, so na liga? Que desde que esta no Benfica ja fez cerca de 50 golos (em menos de 2 anos)? Comentário sem pés nem cabeça ou então só para incendiar…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Março 3, 2016 at 6:27 pm

      E que verdade é essa sobre Jonas? Que é indiscutivelmente o melhor marcador do campeonato português?

    • Carlos Da Silva
      Posted Março 3, 2016 at 7:55 pm

      ele e bom mas e nesta liga da treta

    • Alexis
      Posted Março 3, 2016 at 8:59 pm

      Liga da treta que tem dois bi-campeoes europeus, que tem um clube em 6o no ranking da UEFA, outro em 13o, que tem conquistado várias finais na Liga Europa, e até já a venceu, assim como UEFA… Pena é que só dois clubes têmconseguido fazer com que a liga seja vista… Realmente tem 2 equipas decentes e o resto é tudo treta… Salva-se o Braga (de entre os clubes da treta) que ainda vai fazendo alguma coisa pelo país…

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 9:33 pm

      o jonas joga numa liga de treta, já o ricardo oliveira joga num campeonato fantástico se calhar!!!! há pessoas que deviam pensar um bocado antes de escrever…

      André

    • Fabio
      Posted Março 4, 2016 at 12:14 am

      A verdade é que o Jonas é bom mas é em campeonatos fracos como o nosso como o Alexis exemplificou, apesar de querer dar outra ideia.
      Em La Liga o maximo que marcou foram 13 golos no campeonato, aqui marca isso ao fim da 1ª volta, acho que esta tudo dito da qualidade dos campeonatos.

      Mas o Jonas nao é o unico, Quaresma por exemplo é outro jogador que so joga bem em ligas pequenas ou Jackson ou Enzo.

    • Fabio
      Posted Março 4, 2016 at 12:16 am

      Verdade é que se eu fosse treinador de um Valencia, ATL.Madrid, Liverpool, Dortmund nao queria nem 10 Jonas mas se fosse treinador dos 3 grandes em Portugal ou o Marsella ou Ajax ou Lyon bem que dava jeito meio Jonas.

  • Gus Ledes
    Posted Março 3, 2016 at 2:11 pm

    Incrível, e pensar que nós temos de convocar Ederzitos, Hugos Almeidas e Nélsons Oliveiras e há quem se dê ao luxo de deixar este de fora…
    É que mesmo brasileiros só Neymar merece mais que ele.

    • João
      Posted Março 3, 2016 at 2:18 pm

      A questão é que o Brasil nem se pode dar ao luxo disso visto que o Jonas acaba por ser o avançado brasileiro em melhor forma ou dos melhores (estou a contar que tanto hulk como Neymar não são avançados mas mais extremos)

    • Gus Ledes
      Posted Março 4, 2016 at 2:16 pm

      Jonas tá em melhor forma que o Hulk. Hulk tem 11 golos esta época, o Jonas têm 28, o único que merece mais que Jonas é Neymar com 23 golos.

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2016 at 2:17 pm

    Renato Augusto, Kaká e Ricardo Oliveira? Isto é para rir?

    Teixeira Lopes

    • João Rodrigues
      Posted Março 3, 2016 at 2:28 pm

      Renato Augusto foi dos melhores jogadores do Brasileirão de resto concordo nem Kaka nem Ricardo Oliveira tem andancas para estes jogos.

    • - Stalley -
      Posted Março 3, 2016 at 3:04 pm

      Renato Augusto foi o melhor jogador do Brasileirão a época passada, merece a chamada.

  • Daniel
    Posted Março 3, 2016 at 2:19 pm

    "E o burro sou eu?"

  • SD
    Posted Março 3, 2016 at 2:24 pm

    Quando Hulk se encontrava no Dragão, li muitos comentários por aqui a dizer que ele apenas era jogador em Portugal e que era sobrevalorizado e nunca daria nada lá fora. Portanto, era normal não ser chamado. Hoje, muitos desses defendem a ida de Jonas à selecção. Tudo dito

    • Rui Magalhaes
      Posted Março 3, 2016 at 2:37 pm

      O mesmo para os outros jogadores e dos outros clubes. Mas queres outra lado da moeda? Jackson que em Portugal e mesmo na Champions conseguia mostrar qualidade e muitos (até o próprio VM) metiam-no top10 de avançados do MUNDO (!!!) e agora onde está? Queres outra? Falcao que em equipas médias da Europa (Porto e Atletico) muitos diziam que era o melhor avançado do Mundo e chegou aos Grandes do Velho Continente e viu-se. Queres outro? Enzo Perez que foi considerado o melhor jogador do campeonato no último ano que esteve cá e foi para o Valencia fizeram muito barulho e de repente desaparece do radar (a jogar a trinco mau era também). Queres mais? Nani, meu deus o próximo Ronaldo ou quase isso e agora até sportinguistas pedem para ele não ir a seleção. Estes casos todos dependem de vários fatores mas estes todos são diferentes do Jonas pois ele já esteve na Europa e veio para Portugal basicamente terminar a carreira e agora está na liderança da Bota de Ouro, que se pedia mais ao jogador velho e aos farrapos?

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 2:39 pm

      O Brasil como seleção não passa da cepa torta, assim como os adeptos de futebol portugueses.

      Teixeira Lopes

    • Rodrigo Aleixo
      Posted Março 3, 2016 at 2:44 pm

      Comparar Nani com esses casos é um pouco sem nexo. Nani foi durante muitos aos um jogador top e importante no United. As lesões e os problemas com Fergunson é que estragaram um pouco a carreira.

      Para ser comparado com o Enzo , Jackson , etc não poderia ser o melhor assistente da Premier League durante uns bons anos…

    • Kafka I
      Posted Março 3, 2016 at 2:46 pm

      SD

      Podes mostrar os links dos users que em 2010/2011/2012 diziam isso no blogue e agora dizem o oposto do Jonas?

      Eu não frequentava o blogue nessa altura, mas há assim tantos users Benfiquistas que frequentam o blogue desde 2012 (foi quando ele saiu para a Russia) e que diziam isso do Hulk e agora defendem o oposto no JOnas?

      Eu pessoalmente aposto que a maioria dos users Benfiquistas que actualmente aqui comentam, há 5 anos atrás não comentavam aqui no blogue…mas pronto como tu dizes "tudo dito", vou ficar a aguardar pelos links desses users todos a contradizerem-se à 5 anos atrás…

    • Rui Magalhaes
      Posted Março 3, 2016 at 2:53 pm

      Rodrigo Aleixo, tens razão mas tinha de falar em algum jogador do Sporting se não considerava-me um fanático pelo Sporting mas só me lembrei do melhor caso do Sporting, Yannick Djalo.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 3:10 pm

      Rui Magalhaes,

      Pessoalmente, não concordo com nenhum dos exemplos que deste.

      Jackson –> Teve uma exp mal sucedida na qual falhou 1/3 ou mais da mesma por lesão. Tinha um esquema tácito que não o favorecia pelo que dificilmente mostraria mais. Por exemplo o Diego no Porto pouco ou nada mostrou por causa do esquema táctico e no entanto em campeonatos teoricamente mais "competitivos" conseguiu mostrar valor (alemão e espanhol).

      Falcão –> Depois do que ele mostrou no Porto, Atlético (e chegou a ganhar a Liga Europa com ambos) e Mónaco (primeira época), ou seja, TODOS os clubes europeus de três campeonatos distintos nem compreendo a coragem do colocar no comentário. Parece-me óbvio que a lesão grave que ele teve (foram 6 ou 7 meses parado se não mais) mexeu com ele tanto fisicamente (nota-se uma diferença brutal na qualidade física) como psicologicamente, e não tem nada a ver por ter ido para United e Chelsea, acho que ele produzia o mesmo (que produziu em Inglaterra entenda-se) se voltasse a Portugal ou outro clube.

      Nani –> O Rodrigo já respondeu e já justificaste o porquê, por isso não vale a pena acrescentar mais nada.

      Enzo –> É talvez o caso mais "real" do que estás a dizer, ainda assim também tem sido fustigado por lesões que até me dá pena. Está sempre com problemas físicos e assim é complicado mostrar uma das coisas que o diferenciava, que era a sua disponibilidade física e de bombeiro. Também tem uma adaptação mais complicada como se viu no SLB que demorou 1 ou 2 anos (não tenho a certeza) a conseguir jogar (chegou a andar rodar como os Funes Moris e os Kardecs se não estou em erro).

      Cumps,
      Rui Sousa

    • The Monster
      Posted Março 3, 2016 at 3:16 pm

      Rui Magalhães, há casos e casos, o Nani e o Falcao não entram nesse lote, porque demonstraram ser jogadores de topo.
      O Nani já foi corrigido, e o Falcao fartou-se de marcar golos na liga espanhola, e chegou mesmo a ser considerado o melhor avançado do mundo pela FIFA. Depois daquela lesão no Mónaco nunca mais voltou a ser o mesmo.
      O Enzo e o Jackson é que só demonstraram qualidade em Portugal.

    • Nuno R
      Posted Março 3, 2016 at 3:22 pm

      SD, tens razão no facto que algumas pessoas diziam isso do Hulk, mas na realidade diz-se o mesmo de muitos jogadores, bem como o oposto.
      O "X" só joga cá, quando sair não dá nada… e vai-se a ver, até acaba por ser mentira.
      Ou então, o "Y" é máquina, vai partir tudo lá fora… e vai-se a ver, não faz nada.

      Mas é verdade que o Hulk era "desvalorizado", mesmo pelos brasileiros, pelo facto de jogar no campeonato lá da província (ainda por cima não tinha pedigree, afinal até viera do Japão)…
      Só um ponto em relação ao Hulk: bem vistas as coisas, ele nunca actuou numa liga/clube em conformidade com o rótulo de "top" que lhe dão. Ele próprio o assumiu, dizendo que prefere ser estrela indiscutível na Rússia, do que ser um subalterno num qualquer City ou Barcelona.

    • Rui Magalhaes
      Posted Março 3, 2016 at 4:30 pm

      Alguém me explica como é considerado melhor avançado do MUNDO (friso novamente) por ganhar a Liga Europa em detrimento de outro que ganha a Champions? Não percebo mas o português adora escolher a sua opinião conforme a visão dele. Um jogador já é grande por ganhar a Liga Europa mas a competição em si não se interessa. Incrível mesmo xD

    • Jorge
      Posted Março 3, 2016 at 5:04 pm

      Existem tantos jogadores que cá eram estrelas e depois nao deram em nada e vão falar de 2 que renderam muito lá fora (um ja nao rende porque teve uma lesao muito grave) só faltou acrescentar o Di Maria, Pepe e Ronaldo.

      Querem falar de flops tem o Enzo, Rodrigo, Mangala, Javi, Jackson, Danilo, A.Pereira, Quaresma, coentrao, Markovic etc etc

      Alguns ainda podem vir a render outros ja se viu que nao dao para campeonatos mais dificeis

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 5:15 pm

      Rui,

      Isso que dizes não faz sentido na minha óptica. Muita gente diz que os melhores avançados do mundo actualmente serão Suarez, Lewand e Benzema talvez? Bem, o Benzema nos últimos anos ganhou tantos títulos como o CR, portanto não me parece que seja por aí. o Lewand títulos europeus nem vê-los, e a nível interno a "coisa" não tem sido propriamente complicada dada a enorme superioridade do Bayern. Sobra o Suarez, e este não é unânime. Por esse critério o Suarez deveria ser indiscutivelmente o melhor do Mundo porque ganha os troféus todos.
      Já agora, e lanço-te uma pergunta, esse ano quem ganhou a Champions foi o Chelsea, com o Torres a ponta de lança. Achas honestamente que o Torres é/era melhor que o Falcão só porque ganhou a Champions? Faz algum sentido?
      E convido-te a dizeres quem era melhor que o Falcão na altura.

      Cumps,
      Rui Sousa

  • João Pimenta
    Posted Março 3, 2016 at 2:28 pm

    Boa noticia..para a Argentina e para o Benfica uma vez que assim não há aqueles particulares da treta que podem dar lesões..

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2016 at 2:30 pm

    Parti-me a rir quando vi o nome do Kaká, aceitável, já que um elemento que joga nos "states" está em melhor forma e em melhores condições que o melhor marcador da Europa. Até a copa américa é uma miragem para esta seleção…

    George Raft

    • Cláudio Rocha
      Posted Março 3, 2016 at 2:34 pm

      E o Kaká é um ponta-de-lança e tudo…

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 2:47 pm

      Quando se convoca um jogador como Kaká surpreende-me não convocarem o melhor marcador da Europa, só isso. se for preciso fazer uma comparação, Ricardo Oliveira?

      George Raft

  • Cláudio Rocha
    Posted Março 3, 2016 at 2:30 pm

    Depois admiram-se que o Brasil passa vergonhas… Já foi no Mundial e na Copa América idem… E não falo apenas do Jonas, é global. Enquanto não pararem de convocar por serem amigos ou bonitos, não vão a lado nenhum.

  • João Neves
    Posted Março 3, 2016 at 2:38 pm

    E novidades? Até parece que o Brasil não tem por hábito ignorar quem joga no campeonato português. O caso recente mais flagrante é o do Hulk que só passou a ser tido em conta quando saiu para a Rússia. É a mentalidade do seleccionador brasileiro.

    • Nuno R
      Posted Março 3, 2016 at 2:43 pm

      O Jonas é o rapaz de bigode que faz um part-time a amassar papo-secos?

    • Rui Magalhaes
      Posted Março 3, 2016 at 2:45 pm

      Não é só os treinadores, o brasileiro em si (excluído alguns brasileiros que respeito e respeitam a nós, aliás tenho familiares brasileiros) ignora muito o português e o que é português é fraco.

  • Pedro Cordeiro
    Posted Março 3, 2016 at 2:39 pm

    Como benfiquista fico contente com está notícia. Não se vai cansar e menos probabilidade de se lesionar

  • Nuno R
    Posted Março 3, 2016 at 2:39 pm

    A única posição em que o Brasil ainda tem fartura para dar e vender, é mesmo nas laterais. E fica Marcelo de fora…

    O Julio Cesar abdicou da selecção, ou fica de fora por opção?

    • Sérgio Pereira
      Posted Março 3, 2016 at 2:49 pm

      Marcelo esteve lesionado, voltou hoje aos treinos. Júlio César não anunciou oficialmente a retirada das selecções, mas declarou que seria injusto para a nova geração ele andar a ser convocado para estas duas edições da Copa América quando não tem o próximo Mundial em mente.

    • Rui Magalhaes
      Posted Março 3, 2016 at 2:54 pm

      Abdicou no Mundial acho eu.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 3:08 pm

      Estou com a nesma dúvida, Nuno. E tenho outra: o Diego Alves já voltou há muito aos relvados?

      Bruno

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2016 at 2:41 pm

    Boas,

    É assustador estar convocatória mas base de recrutamento é enorme!

    Só de pensar (falando de jogadores que estão jogar regularmente)que ficaram de fora :)

    Defesas:
    Thiago Silva – PSG ,
    Juan Jesus – Inter,
    Marcelo – Real

    Médios:
    Felipe Anderson – Lázio,
    Allan – Napoles

    Avançados:
    Lucas – PSG,
    Roberto Firmino – Liverpool,
    Jonas – Benficas
    Luiz Adriano – Milan

    Fico mesmo pensar que cada vez menos percebo disto :)

    Abr
    Roque

    • derciodito mula
      Posted Março 3, 2016 at 3:53 pm

      Isto devia dar cadéia. O melhor central brasileiro fica de fora e no seu lugar vão um suplente e um outro que joga na China, Fabinho que tem sido titular não é convocado e para o seu lugar vai o suplente Danilo, kaká???!As ausências de Lucas Moura e Firmino

    • José S.
      Posted Março 3, 2016 at 4:35 pm

      Espera como se chama o selecionador? Ah é dunga.
      Tá tudo dito.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Março 3, 2016 at 2:43 pm

    Fico muito contente que não tenha sido convocado.

    Nesta altura do campeonato ir brincar às selecções é do pior que pode haver.

    Ainda para mais Jonas que é um jogador que tem alguma facilidade em ficar com sobrecargas musculares.

    Excelente notícia!

  • 412421
    Posted Março 3, 2016 at 2:44 pm

    Porque haveria de se convocar Jonas? LOL
    32 anos tem 1 golo contra equipas mais fortes em 2 épocas em Portugal…
    É um crake e quem me dera tê lo no Sporting mas o andamento dele não é para nivél de seleção.
    Ricardo Oliveira igual.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 3:30 pm

      Visto que o Ricardo Oliveira e Jonas não têm andamentos para a selecção, quem é esse misterioso jogador que tem andamento? LOL

      Zebiole

    • derciodito mula
      Posted Março 3, 2016 at 3:55 pm

      Roberto Firmino

    • José S.
      Posted Março 3, 2016 at 4:36 pm

      Por ai.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 4:47 pm

      O Firmino não é ponta de lança…

      PF

    • José S.
      Posted Março 3, 2016 at 5:36 pm

      Não é de facto.
      Mas é bem mais novo que os outros 2 e com qualidade técnica bem acima do normal, com vontade para mostrar.
      Merece tanto ou mais a chamada que os outros dois. Não tirando o mérito a qquer um. Jonas é o melhor marcador da europa no momento e o que se quer é golos, embora não tem história na seleção.
      O Ricardo também não tem história e embora foi/é um grande jogador, ja não devia estar nas andanças da seleção mesmo que possa marcar golos.
      É necessário gente nova na seleção brasileira (assim como na portuguesa) e Firmino é uma opção bem ideal para o contexto.
      Penso que está bem mais explícito assim.

      Cumps

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 6:26 pm

      José S.
      Quem viu a ultima Copa América sabe que experiência de Firmino a avançado centro foi um fiasco. De certeza que deve haver outro jovem que poderia ser testado na posição (o Gabriel do Santos talvez?).
      Madman

    • José S.
      Posted Março 3, 2016 at 10:49 pm

      Boas Madman
      Lembro-me de ver alguns jogos da copa e sei que gostei imenso do chile.
      Nao posso dizer que me lembro particularmente do firmino a ponta pois o Brasil jogou mal a competição inteira.
      Mas indo ao ponto que interessa e foi isso que manifestei anteriormente na chamada desse jogador em termos de qualidade e futuro em relação aos outros dois, pois tem mais anos pela frente e decerto mais experiência. Mas é como tudo, depois depende do ou dos estados dos jogadores assim como o seu treinador tiver capacidade suficiente para colocar a seleção do Brasil a jogar. Isto respondendo à tua questão de levar o gabigol do Santos, ou seja, depende do selecionador gostar dele ou não perante a sua forma actual. E nós já sabemos como pensa o dunga.

      Cumprimentos

  • Pedro Salgado
    Posted Março 3, 2016 at 2:55 pm

    A não convocatória do Jonas parece-me normal. É verdade que tem marcado muitos golos, mas, para além de não fazer parte dos escrete (tem apenas 8 internacionalizações com 31 anos), joga em Portugal. A valorização que cá dentro fazemos do Jonas não tem qualquer repercussão no exterior. O jonas pode marcar 50 golos em Portugal que ninguém liga nada a isso. Veja-se o caso do Jardel. Com a agravante de ter já jogado numa campeonato competitivo e não ter atingido estes números avassaladores.
    Enquanto não tivermos a preocupação de nivelar as equipas ou pelos menos atenuar o desnivelamento brutal que existe não podemos esperar que o seleccionador brasileiro ou a Europa se renda com os hat-trick ao Arouca, ao Tondela e ao Setúbal (citar de cor e título de exemplo).
    Temos muitos exemplos de jogadores jovens que saíram de Portugal e tiveram sucesso em patamares competitivos superiores, no entanto, todos aquelas "estrelas" endeusadas que vamos alimentando todos os fins-de-semana, quando são transferidos "na qualidade jogadores feitos" são poucos os que alcançam um sucesso semelhante ao que viveram em terras lusas. Basta olharmos para os recentes casos do Enzo e do Jackson.
    Cumprimentos,
    Pedro Salgado

    PS: No entanto, não deixa de ser curiosa a chamada do Kaka. Alguém que lá está mais por prestígio do que por outra razão. Seguindo o critério talvez fique a faltar o Ronaldinho e o Robinho.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 3:11 pm

      O Jardel foi internacional, mas na altura tinha concorrência melhor (fenómeno). Diz-me um avançado centro brasileiro que tem feito melhor que o pistoleiro.

      Bruno

    • Nuno R
      Posted Março 3, 2016 at 3:26 pm

      O jardas ainda foi chamado a alguns jogos, mas era mesmo um corpo estranho na filosofia de jogo de então. E o treinador recusou-se a mudar tudo, apenas para montar um 11 à medida das suas características.
      Mas para ser chamado ainda demorou muito, muito, muito tempo… afinal, era o tipo que metia muitos golos, mas no campeonato dos Manueis.

    • Pedro Salgado
      Posted Março 3, 2016 at 3:32 pm

      Bruno, neste momento, se calhar nenhum. Mas a questão é que ele está em forma em….Portugal. Isso a acaba por ser decisivo para além de ter uma presença residual no escrete.
      Olhando para o que temos cá em "casa": O Danilo é unanimemente considerado um dos melhores médios da liga e com presença garantida no europeu. Parece-me indiscutível. Acontece que ele não está melhor do que foi na época passada, apenas joga num clube melhor e com mais visibilidade. Não tenho dúvidas que este Danilo no Marítimo não contava para a selecção.
      As convocatórias representam uma enorme exposição, envolvem muitas vezes interesses relacionados com valorização de activos e possíveis transferência, daí que vejamos, não raras vezes, os melhores jogadores em determinado momento a serem preteridos por outros que são uns "habitués" na selecção ou por uns miúdos que se pretendem valorizar a todo custo.
      Cumprimentos,
      Pedro Salgado

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 3:39 pm

      Tanto o Jackson como o Enzo são a prova de que que quem vem buscar os jogadores a Portugal não analisa minimamente as características do jogador que compra. Jackson não combinava minimamente no atlético e Enzo a 6 não faz muito sentido. Ainda assim, o maior exemplo de todos é o Javi Garcia a construir jogo no Manchester City.

      Isto tudo para dizer que há quase sempre explicação para o insucesso dos jogadores que consideramos craques cá no burgo mas que viram flops lá fora.

      Zebiole

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2016 at 3:49 pm

      Pedro, até poderia ser, mas o seleccionador está a levar jogadores do campeonato brasileiro, norte-americano e chinês.

      Bruno

    • luis bcn
      Posted Março 3, 2016 at 7:59 pm

      1º Não se pode comparar o Jardel com o Jonas (jogadores e carreiras completamente diferentes)

      2º O jonas apresetou grandes números em espanha, recordo que ele era o 2ª avançado em valencia. Apenas foi dispensado para dar lugar a um jogador que custou 30 milhoes e provou muito pouco. Alias, tal como o Markovic.

  • The Monster
    Posted Março 3, 2016 at 3:02 pm

    Reconheço que seja injusto o Jonas não ser convocado por aquilo que tem feito no Benfica, no entanto não acho que seja algum crime não convocá-lo, o Jonas faz a diferença no Benfica, mas na selecção não faria a diferença, estar lá ele o Ricardo Oliveira ou o Fred é basicamente a mesma coisa.

    • Roque
      Posted Março 3, 2016 at 3:19 pm

      Não à duvidas que Jonas merecia isso nós sabemos mas claro questionável a sua utilização!

      Mas por exemplo Roberto Firmino! Não é melhor opção que Ricardo Oliveira?

  • - Stalley -
    Posted Março 3, 2016 at 3:10 pm

    Jonas merecia ser chamada até pela falta de opções que o Brasil tem na posição de 9.
    No entanto Jonas nunca foi "jogador" de selecção, tem 8 Inter. e 2 golos, foi chamada entre 2011 e 2012, tudo em amigáveis a partir dai nunca mais contou.
    Mas que neste momento merecia a chamada, isso merecia.
    Ricardo Oliveira a época passada teve TOP, 37 golos e em 60 e tal jogos.
    O Kaka é chamada mais para jogador de balneário, apesar de estar lá no States, é um jogador com muito história na Selecção e não é propriamente velho.
    Quanto ao resto anda á volta do que tem sido as convocatórias de Dunga.

  • Roque
    Posted Março 3, 2016 at 3:13 pm

    Para mim acho que merecia a chamada independentemente de dificilmente ir acrescentar algo! Mas por exemplo Roberto Firmino seria melhor opção que Ricardo Oliveira!

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2016 at 3:19 pm

    O Dunga deve saber que o Jonas não marca em jogos grandes então não o convoca. Devia ter esperado mais este fim de semana a ver se já podia ir.

    Quanto ao Thiago Silva, é o tal patinho feio que os seleccionadores escolhem sempre.

    Com isto prevejo que o Brasil e a Argentina fiquem cada vez mais para trás, numa altura em que até acho que podiam estar no topo do mundo, principalmente a Argentina. Não são é muito inteligentes nos treinadores..

    Jonathan

  • Sérgio Pereira
    Posted Março 3, 2016 at 3:19 pm

    Uns queixam-se do Jorge Mendes, outros podem responsabilizar toda uma federação e a formação dos seus clubes. Não faz sentido que jogadores como Kaká e Ricardo Oliveira tenham lugar nesta selecção, principalmente quando há melhores escolhas e mais novas. É mais que óbvio que a opção do Diego Costa pela Espanha foi um rude golpe nas aspirações do Brasil em ter um avançado de referência para o momento, mas não se podem dar ao luxo de deixar o seu melhor marcador de fora. Mesmo se não quisessem ir por elementos com mais de 30 anos (o que nem é o caso), a renovação para a frente do ataque é muito difícil, pois os melhores nomes que surgiram nos últimos anos para essa posição têm descaído todos para as faixas: Gabriel Barbosa, Luan, Malcom, Luciano, Erik e Gabriel Jesus são os casos mais notórios, apenas Thalles tem sido utilizado de forma mais fixa. Se é este o caminho, o Brasil terá de pensar em mudar para um trio de ataque bastante móvel (ao estilo do Barça), mas continuam a usar táticas antiquadas e com pouco equilíbrio no meio-campo (ao estilo do Real), logo fáceis de desmontar por selecções mais modernas. A continuar assim ficam parados na 5ª durante muito tempo.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Março 3, 2016 at 3:37 pm

      Aí está uma grande verdade, quase todos os jogadores com algum talento têm vindo a ser desviados para as alas.

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2016 at 3:30 pm

    Dunga é ridículo. Os brasileiros precisam apostar num seleccionador estrangeiro. Bielsa, por exemplo, e engolirem o orgulho absurdo. O núcleo deveria sair de:
    J.César, Diego Alves, Marcelo Grohe/Jefferson, Dani Alves, Mayke/Rafinha/Mário Fernandes, Marquinhos, Miranda, Thiago Silva, Gil/Dedé/David Luiz, Macelo, Filipe Luís/Alex Sandro, Luiz Gustavo, Fernando Réges/Lucas Leiva/Casemiro, Fernandinho, Rafinha Alcântara/Fred, Oscar, Phillipe Coutinho, Willian, Douglas Costa, Neymar, Hulk, Pato/Elkeson e Jonas

    Rui Bastos

  • Diogo Palma
    Posted Março 3, 2016 at 3:39 pm

    Quem olha para esta convocatória do Brasil e depois recorda as equipas que tiveram com Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo, Gilberto, Edmilson, Roberto Carlos, Cafú, Lúcio, etc.

  • kokas
    Posted Março 3, 2016 at 5:23 pm

    o problema é que o jonas so decide contra equipas fracas: champions, Sporting e Porto é zero!

    e isso conta muito! se nem jardel era convocado nao vai ser o jonas a ir

    • Alexis
      Posted Março 3, 2016 at 6:22 pm

      Engraçado, porque o Jonas marcou dois golos, que deram 2 vitorias na Champions este ano. No Valencia tinha uma média muito muito boa de golos para um 2o avançado. Mas virou moda essa de não marcar em classicos, como se os mais de 50 golos que marcou de aguia ao peito em menos de 2 anos não contassem para nada..
      Aliás foi um dos jogadores, se não o jogador, mais importante do bi-campeonato contra um plantel fortíssimo do Porto (melhor só mesmo o de AVB)…
      Mas lá está, tudo serve para desvalorizar o Benfica e os seus atletas..

      "Se nem Jardel era convocado…" a sério que quer comparar as opções para avançado que existiam na altura e agora? Haja noção…

    • stanpanan
      Posted Março 3, 2016 at 6:26 pm

      Pois, o jogo com o zenit deve ter sido para a liga europa…

    • Fábio Mendes
      Posted Março 3, 2016 at 6:30 pm

      Jonas na Champions é zero?

      O Galatasaray e o Zenit riram-se..aliás, neste caso choraram!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Março 3, 2016 at 6:33 pm

      Alguém não viu o último jogo da champions…
      O Jonas é segundo avançado, que tem como uma das principais características ser um óptimo finalizador.
      Nenhum outro avançado constrói tanto como o Jonas. Agora, se a bola não chega a ele é difícil ele resolver sozinho, ou marcar. Se ele é obrigado a recuar, depois é difícil aparecer em zonas de finalização.
      O Jonas não é zero, faz o que pode com o que lhe dão. Fez um ou outro jogo menos bom, mas se vissem futebol com olhos de ver e não baseado em estatísticas veriam que ele fez bons jogos contra outros grandes, simplesmente não tem culpa que os colegas falhem na cara do gr quando ele os serve.
      Se mostrarem uma equipa capaz de construir jogo, ele vai aparecer. Agora quando entra uma equipa com uma postura ridícula e incapaz de levar a bola para a frente, óbvio que ele não vai aparecer, ou pelo menos tanto quanto devia.

  • José S.
    Posted Março 3, 2016 at 5:42 pm

    Como é que está o Leandro Damião? Tem competido e/ou já foi convocado pelo dunga?
    Seria uma opção válida para ponta?
    Nao me lembro depois da história com o Santos…

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2016 at 6:19 pm

    O Brasil que faça seleções estaduais…
    Sempre era menos confusão…

    Vitorino

  • Judge Dredd
    Posted Março 3, 2016 at 7:00 pm

    A questão é que neste momento o Brazil tem muitos hibridos 2º avançados/alas/medios ofensivos mas quase nenhum avançado.
    Os que existem(Leandro Damião, Jonas, Ricardo Oliveira, Fred, Luis Adriano) não tem apresentado qualidade/rendimento para a Selecção Brasileira.
    Não é por acaso que as melhores equipas do Brasileirão(Corinthians, Cruzeiro, Gremio) agora já nem jogam com ponta de lança.

    E é algo que já é extensivel as selecções jovens onde as sub 20 e sub 17 já não jogam tambem com ponta de lança.
    Nos sub 20 o jogador mais avançado era o Judivan que era medio ofensivo na formação(jogador que sofreu uma lesão horrivel no Mundial Sub 20 onde rebentou com o Ligamento Cruzado Posterior)
    Nos sub 17 o jogador mais avançado era o Leandrinho da Ponte Preta com umas caracteristicas muito semelhantes ao Liedson.

    O Futebol Brasileiro est+a a passar uma transformação como a Espanha e recentemente a Alemanha fizeram só que processar se á muito mais lentamente

    • HugoRibeiro
      Posted Março 3, 2016 at 8:12 pm

      Espera, Jonas não tem qualidade/rendimento??? É só neste momento o melhor marcador em campeonatos europeus!!! :D

      Não entendo o criterio qualidade/rendimento a que te referes!
      Explicas-me?? Fiquei confuso!

    • Judge Dredd
      Posted Março 4, 2016 at 5:28 am

      Meu caro qualidade rendimento de acordo com a qualidade nas outras posições.
      A questão aqui é que por muitos golos que o Jonas faça aqui não é jogador de selecção.
      Como não é nenhum daqueles que citei.
      Neste momento não há nenhum jogador ponta de lança capaz para a selecção em nenhuma equipa de nenhum campeonato dos Power 5(Alemanha,Espanha, Inglaterra, França e Italia)
      Mesmo o Jonas joga como 2º avançado no SLB, posição onde há mais qualidade nesta Selecção.

      Tamos a falar da Selecção que teve Pele, Tostão, Careca, Romario e Ronaldo como avançados.

      Neste momento nem um chega perto sequer da qualidade de um Adriano(quando jogava)

      As pessoas de tirar da cabeça o clubismo e analisar o futebol brasileiro num todo

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2016 at 8:57 pm

    Como benfiquista ainda bem que não foi convocado, so iria desgasta lo ou lesionar. Mas que tem lugar tem claramente, quando la vemos o R. Oliveira. A ver se nao desmotiva o rapaz para o que falta da epoca!

    S.C

  • Zé Maria
    Posted Março 3, 2016 at 9:06 pm

    Isto não é bom para o Benfica? Deviam estar agradecidos…

  • GN2193
    Posted Março 3, 2016 at 9:31 pm

    Conforme já disse anteriormente neste blogue, sou Benfiquista e presença assídua no estádio do meu clube. Tenho a particularidade de não gostar tanto dos Jonas como os meus amigos que me acompanham nos jogos. O Jonas é um excelente jogador, dotado de uma técnica invejável, bom no jogo aéreo, joga bem com os dois pés (não sendo um Cazorla, tem um pé esquerdo muito melhor que o direito do Cardozo) e consegue segurar a bola como poucos. Porém o Jonas tem um defeito grande, apenas joga bem no 4-4-2, como é sabido por todos. O 4-4-2 é muito bom para equipas pequenas e para a maioria do consumo interno, contudo nos jogos grandes não serve, e é por isso que tanto o Benfica como o Jonas falham muito nos jogos decisivos, ele tanto tem de dar uma perninha no meio campo, como tem de atacar. Como tal e por tudo isto, numa seleção Brasileira normal o Jonas obviamente não era titular, contudo a seleção Brasileira não é normal desde 2010. Uma potência como o Brasil, que encara um mundial em sua casa com o Fred a ponta de lança, enfim… isto nem merece ser comentado. Portanto e mesmo que seja para se andar a passear num 4-3-3 ou num 4-2-3-1 (porque é o que ele faz quando as equipas jogam assim), o Jonas merece ser convocado para a seleção! O que ele tem feito tem sido extraordinário e é por isso que ele merece a convocatória, independentemente de marcar mais contra Aroucas, Tondelas e Uniões. Os números estão lá e ele marca mais que os outros. Por exemplo, é impensável o Híguain não ser convocado para a seleção Argentina, no entanto a concorrência é muito maior.
    P.S.: Honestamente prefiro que o homem fique por cá e que se poupe, agora para um jogador representar seleção é algo único e nesta fase e momento da sua carreira acredito que o iria fazer muito feliz.

    GN

  • Kacal I
    Posted Março 3, 2016 at 10:51 pm

    É incompreensível que o Jonas fique de fora da convocatória da selecção brasileira, quando há melhor entende-se mas neste caso não há melhor e o Jonas tem 25 golos marcados no campeonato português, é verdade que nos clássicos e derbys não marcou mas fez boas exibições e é um excelente avançado, não é só de golos que ele vive e seria uma mais-valia na "canarinha", levar Ricardo Oliveira e não levar Jonas é algo estranho mas como lá dão preferência ao Brasileirão não me surpreende, é positivo para o Benfica que assim tem o jogador mais fresco nesta recta final da época.

  • Gus Ledes
    Posted Março 4, 2016 at 7:42 am

    Zenit, Galatasaray, Real Madrid, Barcelona e Atletico Madrid são clubes pequenos?
    É que Jonas já marcou a todos eles…

  • Gus Ledes
    Posted Março 4, 2016 at 7:49 am

    Aliás Jonas já marcou a Real Madrid (3), Barcelona (1), Atlético de Madrid (2), Sevilha (3), PSG (1), Bayer Leverkussen (2), Braga (2), Lille (2), Zenit, Galatasaray, tudo clubes pequenos não haja dúvida.

  • JS
    Posted Março 4, 2016 at 3:02 pm

    A seleção brasileira não tem os mesmos jogadores de outrora (Ronaldo, Rivaldo, Romário, Ronaldinho, Roberto Carlos…etc), porém o nivel continua a ser muito elevado. Bem mais do que os ultimos torneios tem mostrado, quando em comparação com as melhores seleções como a Alemanha, França, Argentina e por aí fora.

    O verdadeiro problema tem sido os selecionadores que por lá tem passado, fraquissimos a todos os níveis. Bastava selecionarem os melhores e meio caminho estava andado.

    Uma onze com Diego Alves, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda, Marcelo, Fernandinho, Willian, Coutinho, Neymar, Douglas Costa e Hulk é top mundial.

    3 dos 4 defesas e 2 dos 3 atacantes são top3 nas suas posições!

    Mas não…interessa é convocar os freds, kakas (foi um enorme jogador, já não o é, infelizmente) e renatos augustos desta vida

Deixa um comentário