Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jonas bisa de penalti mas a noite voltou a ser de Renato Sanches; Benfica dominou apesar da falta de nota artística; Rui Vitória sentou Samaris e Guedes; Gonçalo Paciência foi o melhor de uma Briosa que pouco incomodou

Benfica 3-0 Académica (Jonas 35′ g.p. e 70′ g.p. e Renato Sanches 85′)
Sem ser brilhante, o Benfica cumpriu frente à Académica (3-0) e somou a 4.ª vitória consecutiva na Liga. Resultado que permite colocar alguma pressão nos rivais e essencialmente dá confiança a um grupo que ainda procura estabilizar. Os encarnados dominaram o jogo por completo, mas tiveram dificuldades em criar desequilíbrios no último terço e as oportunidades de golo foram poucas. Neste sentido, valeu a displicência dos Estudantes, primeiro por Trigueira e depois por Ofori, que cometeram 2 penaltis claros mas disparatados, o que permitiu a Jonas bisar, apesar de ter sido novamente Renato Sanches a principal estrela do encontro. Na estreia a titular na Luz o jovem médio juntou um golaço incrível a uma exibição conseguida, numa partida em que Rui Vitória optou por manter Fejsa no meio campo e sentou Guedes e Samaris. Na Briosa, o principal destaque foi o avançado Gonçalo Paciência, que pelo toque, maneira como segura e espera pelos apoios e até capacidade técnica que revelou (espectacular a maneira como driblou Lisandro) demonstrou estar uns furos acima no pobre elenco às ordens de Gouveia.

Encontro quase de sentido único, mas com pouco volume ofensivo. o Benfica desde cedo se instalou no meio campo da Briosa, mas até aos 24 minutos, apesar de alguns remates, pouco incomodou Trigueira, até que Pizzi num excelente lance individual obriga o guardião dos estudantes a uma boa defesa. Pouco depois André Almeida tem um bom remate, mas a bola sai um pouco ao lado, até que Jonas desmarca Gaitán, Trigueira não controla a trajectória da bola e derruba o argentino num lance em que até dava a ideia que Nico já não conseguia chegar à bola. No penalti, Jonas não perdoou e fez o 1-0. Na 2.ª parte, o jogo teve ainda menos lances de perigo. Até aos 60 minutos, numa situação em que Sanches dribla Leandro com categoria já na área, apesar do cruzamento não ter levado perigo, os destaques foram quase nulos. Pouco depois, aos 66, acontece a melhor ocasião da Académica. Gonçalo Paciência finta Lisandro já dentro da área cruza com perigo mas Jardel antecipa-se a Rabiola e atira para canto. Mas quando os estudantes pareciam querer crescer, um cruzamento para a área Ofori, mais uma vez sem necessidade, mete a mão na bola e faz penalti, tendo Jonas aproveitado para bisar. O duelo estava decidido, nos últimos minutos, já com Carcela em campo, as águias ainda tiveram alguns lances de semi-perigo, mas sem incomodar, até que Renato Sanches saca da cartola uma bomba fora da área e faz o 3-0. Até final, Hugo Seco ainda rematou 1 pouco ao lado, mas o resultado não se alterou.

Benfica – A vitória é clara mas o resultado não corresponde ao que foi o encontro. As águias, apesar do factor casa e das debilidades do adversário (dos mais limitados da I Liga), praticamente não criaram oportunidades de golos e apesar do domínio voltaram a revelar alguma inércia no momento ofensivo. A nível individual, Gaitán, que espalhou magia em 2/3 lances, esteve longe do que já apresentou esta época. O argentino falhou vários passes e essencialmente definiu mal em situações onde se pedia mais; Mitroglou também não acrescentou o suficiente na frente, o grego deu-se muito à marcação e nunca apareceu num espaço que permitisse a finalização; Pela positiva, mais uma boa prestação de Pizzi e de André Almeida, que passaram de suplentes a titular. Neste capítulo, considerando que Rui Vitória optou por sentar Samaris e Guedes nesta partida, vai ser interessante verificar o 11 nas próximas partidas. É que Fejsa, apesar de um erro infantil que lhe valeu um amarelo, também cumpriu no meio campo; Jonas no regresso à titularidade, não tendo sido brilhante, bisou e esteve no passe do 1-0.


Renato Sanches – Que bela maneira de se estrear a titular na Luz. E nem precisava de ter marcado um golaço (que míssil) para ter sido novamente a figura. O médio foi sempre dos mais interventivos, esteve quase perfeito nas acções defensivas (é cada vez mais importante nas acções de transição defensiva) e está a demonstrar um maior à vontade para chegar ao último terço. Hoje até foi menos influente nas acções de transporte de bola, mas o seu futebol está a crescer de jogo para jogo.

Académica – Foi quase tudo mau. Pouca capacidade nas acções de transição, os médios e extremos não conseguiram fazer 3 passes seguidos, nem aproveitar os poucos desequilíbrios que conseguiram. Para complicar Trigueira e Ofori cometeram 2 penaltis caricatos que prejudicaram um preenchido sector defensivo, que até estava a dar conta do recado.

0 Comentários

  • SlyRP
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:22 pm

    O jogo vale pelo golo do Renato.

    De resto é que eu e tantos outros temos vindo a dizer, miserável. Joga-se tão mal, tão pouco, que dá pena. Mas como jogámos 12 minutos em Braga, está tudo bem.

    • PedroL
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:28 pm

      Joga-se mal?

      Acho que a qualidade de jogo coletivo tem vindo a aumentar e imenso, fruto de Pizzi na ala principalmente. Aquela tabela entre vários mais o drible de Pizzi a passar por 2 no minuto 23 é qualquer coisa.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:31 pm

      Não querendo comparar Jesus com Vitória porque não há comparação possível, mas já chateia esta conversa, até parece que o Benfica com Jesus era sempre fantástico já esqueceram da qualidade de jogo do Benfica na época passada
      Pedro

    • stanpanan
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:34 pm

      Concordo com o Pedro, o Benfica nem jogou assim tão mal, mas pelos vistos com RV tem obrigação de jogar o melhor futebol do planeta…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:36 pm

      SlyPP, o Benfica jogou como pôde, temos de dar mérito (ou demérito) à Académica, porque mesmo estando a perder, apenas quando começou a jogar em 4-4-2 é que tentou ir à baliza do Benfica, mas, até lá, estiveram muito fechados e, à exceção dos lances de penalty, muito concentrados, tendo o Benfica mesmo assim criado oportunidades que pecaram pela má decisão no momento final.

      Eu nem era muito anti-Eliseu, mas cada vez me faz mais impressão quando ele tem a bola encostado à linha, lento a decidir e a executar, decide e executa quase sempre mal, muitas vezes desalinhado com a defesa-em-linha do Benfica (->fora-de-jogo), muitos lances em que demora a abrir no flanco para receber a bola… são demasiados erros para um lateral duma equipa que quer lutar pelo título.

      Mitroglou muito escondido, como era de esperar nele, devido ao baixo caudal ofensivo do Benfica.

      Lisandro outra vez muito bem, gosto deste DC, sem ser mau, a lesão do Luisão veio em boa altura.

      Pizzi fez boas jogadas, mas não gosto que, quando o André Almeida não está aberto, ele esteja no centro, tem de abrir para haver mais espaço no meio. Mas tem jogado bem, nota-se claro aumento na confiança, o mesmo falta ao Eliseu…

      FM

    • Hélder Correia
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:38 pm

      Certamente que foi melhor que a deste ano. Até o Eliseu jogava melhor.

    • Pedro Carvalho
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:13 pm

      Haja paciência para esta choradeira, para esta mania de os próprios (muitos deles) Benfiquistas estarem sempre a dizer mal por dizer mal de tudo no clube, ser má lingua por ser má lingua, só se ve disto no Benfica. Claro que temos de ser exigentes, mas isto não é exigencia é só desdenhar ao desbarato. Devem achar que ficam bem….
      Eu vou dar uma novidade, o ano passado é que não jogávamos nada, demorámos mais de 5 meses para começar a jogar qlq coisa e mesmo assim foi mau. No Sporting e no Fcporto também não se joga nada. Muita calma, a equipa vem de um desmame de 6 anos. Já chega deste desdenhar por quem dá cá aquela palha.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:17 pm

      SlyRP

      Tudo dito, subscrevo…mas é uma guerra perdida

      Valeu acima de tudo pela exibição e golo do Renato, porque resto foi mais do mesmo

    • Manuel
      Posted Dezembro 5, 2015 at 12:22 am

      Pedro Carvalho, 100% de acordo com o teu comentário. Provavelmente esses benquistas que referes sofrem do chamado "Stockholm Síndrome", reféns da propaganda inimiga. É um caso psiquiátrico.

    • fui
      Posted Dezembro 5, 2015 at 12:50 am

      Hoje fui ao estádio e posso dizer: o Benfica não jogou patavina! Mas pode ser uma época à Trapatoni. Os outros também não jogam nada!
      Mitroglou jogou pouco hoje, mas sem ele não há presença no último terço…

    • SlyRP
      Posted Dezembro 5, 2015 at 1:51 am

      Pelo menos estavam no estádio e viram o que eu vi, assim não fico com medo de ter visto um jogo diferente do que realmente aconteceu.

      O problema não é não ser o melhor futebol do mundo, o problema é não ser futebol. É um conjunto de jogadores que parecem estar a jogar entre amigos e a fazer umas coisas de vez em quando, não se vê qualquer tipo de jogada trabalhada.

      Mas tudo bem, continuem a achar que eu sou doente e menos benfiquista que os outros. Continuem a achar que por eu não gostar o RV, tenho que venerar o JJ.

      Eu já disse tudo o que tinha a dizer no início da época e durante a mesma, não vale a pena dizer sempre o mesmo. No final vemos quem tinha razão. Eu já o disse, não me vai doer nada se formos campeões e eu tiver que engolir tudo o que disse. De vocês, sem títulos ganhos, não sei se se poderá dizer o mesmo.

      E um agradecimento especial ao Manuel, que me alegra sempre que comenta, nunca vi "personagem" tão hilariante.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2015 at 9:36 am

      O Benfica não joga bem nem mal, joga o suficiente. Exatamente como fazia no ano passado por esta altura.
      Não consigo perceber o não benefício da dúvida, num ano difícil. Já conseguimos pelo menos estar apurados na champions e estamos na luta pelo campeonato.
      Convém também não ter ideias formatadas antes do jogo. Se o Benfica jogar mal é porque o treinador não vale nada, se joga bem é porque teve apenas sorte. Coerência…

      JD

    • Kafka I
      Posted Dezembro 5, 2015 at 12:37 pm

      SlyRP

      Mais uma vez subscrevo

  • Sombras
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:24 pm

    Vitória tranquila com um golaço da jóia da coroa da formação do Seixal até ao momento. Que grandíssimo jogador está ali em formação…

    Salientar os erros da Académica, escusados, principalmente o segundo, num desfecho que é o natural àquilo que foi o jogo.

    • Michel
      Posted Dezembro 5, 2015 at 5:49 pm

      Grande jogador o Renato Sanches mas vamos com calma a joia da coroa até agora chama se Gonçalo Guedes

  • Francisco A.
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:24 pm

    Esta Académica merece a 2ª Liga. Impressionante que em transição ofensiva não conseguem fazer 3 passes seguidos.

    O Benfica teve um penalty à Tonel que lhe permitiu matar o jogo com o golo do Jonas.

    • mekanix14
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:28 pm

      Vê o jogo da Académica a semana passada e vais ver a diferença. A Briosa hoje fez o possível, mas com o plantel disponível não conseguem fazer nada frente aos grandes.
      Se não fosse a vergonha da semana passada, talvez hoje estivessem mais confiantes.

    • Rabensandratana I
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:32 pm

      Vitória justa do SLB mas o Trigueira cometeu um erro que mais parecia um guarda-redes amador, o mesmo digo do defesa da AAC.

      Golaço do miúdo a mostrar que tem grandes qualidades técnicas e poderá ser um bom reforço.

    • Nickles
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:33 pm

      Sim ate porque um penalty cometido aos 70 minutos num jogo em que o adversario esta a ganhar por 1-0 e a dominar por completo a partida, é igual a um penalty cometido aos 90+2 minutos em um jogo que esta empatado a 0.

      Os dois sao penalties de amadores mas a diferença é que Tonel ja tem quase 20 anos de carreira.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:24 pm

    Até podem meter o Talisca a defesa-esquerdo mas tirem de lá o Eliseu sff.

    Já agora, dizendo isso, o Talisca não conseguindo fazer nada de jeito no meio campo podia ser experimentado na lateral esquerda. Pior que o Eliseu não deve fazer…

    Zeska

  • luis vieira
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:25 pm

    Vitória justa do Benfica que fez o suficiente para ter os 3 pontos, a Académica quase que não existiu ofensivamente. Quanto ao penaltis nada à a dizer, ambos foram bem assinaladas e as faltas cometidas que originaram os penaltis, foram através de boas jogados colectivas do Benfica, em que ambos os portadores da bola ficavam numa situação muito boa caso recebessem a bola, por isso foram obrigados a recorrer à falta para travar as jogadas perigosas, por isso penso que estes lances não têm nada a ver com o do Tonel.

    Cumprimentos

  • Ivo Esteves
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:25 pm

    Grande golo do Renato e grande intensidade. Tem um excelente futuro.

    Quanto ao jogo, pouca intensidade do Benfica, algo que terá de melhorar. Primeiro matar o jogo e só depois gerir, como em Braga. Em casa não podem deixar rolar o 0-0 ou 1-0 durante tanto tempo.

    Vida dificil para a Briosa, mas tem boas individualidades e acredito que possam garantir a manutenção.

    Ivo

  • Anónimo
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:26 pm

    Valeu por mais uma vitória, no entanto ainda há muitos aspectos a melhorar, nomeadamente as coisas boas que a equipa fez na primeira parte em termos de pressing do adversário. Neste jogo voltamos à equipa apática face ao avançar no terreno do adversário, mesmo perante um Académica que tem muita dificuldade em sair para o ataque (conseguindo nalguns períodos chegar à área com relativa facilidade, sem criar grande perigo por falta de capacidade)
    Outro aspecto muito sofrível neste jogo, e em geral na época, é a saída de bola (na primeira fase de construção). Se na 1ª parte em Braga, Sanches projectava mais e tinha o apoio frontal de Gaitán (que funcionou muitas vezes como terceiro médio nesse jogo) o que permitia subir no terreno com um futebol mais apoiado e maior segurança no passe. Esta noite, com Sanches e Fejsa (não pode ser titular, tem muitas limitações em termos de construção de jogo. E o 6 de equipa grande tem que saber sair a jogar) sempre de perfil na saída de bola, sem apoio frontal de nenhum dos jogadores mais avançados, com os extremos muito subidos e com uma dupla de laterais sem capacidade de sair a jogar (Eliseu embora seja esforçado e tenha qualidades, é cada vez mais confrangedor nesta posição de lateral esquerdo, quer defensiva como ofensivamente).
    O jogo ofensivo foi durante longos períodos pastoso e desinteressante, fruto também de uma fase menos boa de Gaitán, embora não saiba jogar mal, estando bastante desinspirado. Depois a dupla de avançados escolhidos, para mim, não casa bem nem oferece à equipa o que ela precisa (mobilidade, intensidade, velocidade, repentismo). Porque embora Jonas seja um excelente jogador, que consegue desequilibrar em jogo apoiado, em tabelas, e com a sua visão de jogo acima da média, mas depois já não tem disponibilidade física para fazer pressing, nem oferece velocidade ao ataque. Mitroglou, se por um lado compensa a mobilidade de Jonas e dá-lhe liberdade, não dá velocidade e não é o melhor dos parceiros para tabelar com o brasileiro (embora até tenha uma técnica razoável o grego, para o seu perfil físico). O Resultado é uma dupla atacante pesada e que não consegue movimentos de ruptura, o que facilita o trabalho a uma equipa que defendeu com muita gente como a Académica.
    Apesar de tudo nem todo é mau, já que Pizzi a jogar na sua posição voltou à boa forma, o que é uma boa notícia para a equipa. Depois a oportunidade de ver Sanches (que golo!) crescer como jogador jogando e assumindo o jogo da forma como o faz é um privilégio. O posicionamento defensivo e a respectiva transição está melhor, pois a equipa tende a estar mais equilibrada nos contra-golpes adversários (embora o lado esquerdo continue a dar muito espaço). E por último, o facto de estarmos há 4 jogos sem sofrer golos.
    Resumindo, para a qualidade de jogo aumentar acho que era preciso rever o modelo e a disposição táctica, sendo que o 4-2-3-1 da jornada passada, permitiria a equipa evoluir muito mais rapidamente. O “problema” de RV chama-se Jonas, que sendo uma mais valia individual, condiciona a equipa colectivamente e assimilação das ideias do novo treinador, que penso pretenderia trabalhar mais a equipa no formato de Braga. No entanto, na minha opinião, um dos problemas da equipa é o dilema de tirar ou não um dos seus melhores jogadores do onze inicial.

    Knox_oTal

    • Anónimo
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:00 pm

      No início do texto, referia-me à primeira parte do jogo em Braga.

      Knox_oTal

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2015 at 1:52 am

      Concordo com quase tudo. A ideia do RV é um 4-4-2 para jogar contra euipas "pequenas" com pressing alto e ataque continuo a la catedratico. Contra equipas de maior potencial a ideia é utilizar um 4-2-3-1 que favorece a posse sem descurar o contra-ataque e que se transforma num 4-4-2 a defender com linhas juntas e bloco médio/alt,o conforme a situação, e que vai recuando à medida que é necessário dobrar. O Jonas só tem lugar no primeiro destes sitemas já que o segundo requer um jogador com as caracterísitcas do Jimenez (que bom seria se soubesse finalizar melhor com os pés) e um gaitán nas costas quase como 10 puro.

      Arnaldo

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 5, 2015 at 10:40 am

      Sofreram 2 golos em Alvalade, ou são 4 jogos apenas para a Liga?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2015 at 12:41 pm

      4 jogos sem sofrer para a Liga!

      Arnaldo, acompanho-te na tua linha de ideias. O problema é que sendo RV treinador novo no clube devia implementar/cimentar um plano A, e depois mais para a frente trabalharia mais profundamente um plano B. Na realidade, insiste se num 4-4-2 que não funciona muito bem, e só se trabalha o 4-2-3-1 (ideal para esta equipa na minha opinião) quando o Jonas não pode jogar. E isso condiciona o colectivo na minha opinião, porque mesmo jogando em casa contra adversários frágeis (onde estou de acordo que poderíamos jogar com dois avançados) a equipa tem muitas dificuldades em fazer ataque continuado, criar oportunidades e marcar o primeiro golo. Marcando o primeiro, as coisas normalmente correm bem, até como mostram as estatísticas com o Benfica como melhor ataque do campeonato. O problema é quando o primeiro demora a entrar. E esta dupla de atacantes neste 4-4-2, torna a equipa mais pesada e mais previsível. É verdade que Jimenez não é um goleador, e tenho dúvidas se alguma vez será (mas ainda pode melhorar), mas seria muito mais lógico para mim o mexicano jogar no lugar do Mitroglou neste esquema de dois avançados, sendo que o grego também se safa muito melhor quando tem jogar sozinho na frente.
      Mas, como já disse, nem tudo é mau, a equipa ainda assim vem melhorando, está mais segura, os jovens estão a agarrar as oportunidades (pelo menos para mim Semedo, Guedes e Sanches são apostas ganhas, já Andrade desiludiu-me) e na Champions terá mais uma prova de fogo para testar a sua capacidade e elevar o seu jogo. Depois, com paciência e tempo acho que a qualidade de jogo vai melhorar, até porque é obrigatório e natural que assim o seja.

      Knox_oTal

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2015 at 1:41 pm

      Concordo totalmente Knox! O problema é mesmo Jonas, nenhum treinador se dá ao luxo de dispensar um jogador desta qualidade, ainda por cima com o salário que ele deve ter. É um jogador mesmo à medida do sistema 4-4-2 do JJ. Mas se é para ele jogar, concordo que seja com o Jimenez ao lado, como disseste, tem de haver mais equilíbrio e Jimenez daria profundidade, abria brechas, trabalha mais, o problema é que perdíamos peso no último terço.

      FM

  • Mário Gonçalves
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:26 pm

    Só tenho a dizer que jogão do Renato Sanches, encheu o meio campo durante o jogo todo e marca um golaço que na minha opinião até a data será o melhor golo do campeonato nos seus primeiros 90 minutos na Catedral.

    Sejas muito bem vindo ao nosso meio campo e que continues por lá muito e muito tempo ;)

    Saudações Benfiquistas

  • Dinis Sousa
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:27 pm

    Golaço!!! Renato Sanches n.85 aos 85min…
    Parece que já temos o nosso 8, cereja no topo do bolo era agora um defesa esquerdo…

  • Pedritxo
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:27 pm

    o 2ºpenalty e mesmo uma ingenuidade de todo o tamanho do jogador da academica, como e que ele faz aquilo?

    Renato Sanches mostrou mais uma vez que e o 8 que nos precisamos, e ainda marcou 1 golo.

    Fejsa esteve inseguro, ma exibiçao.

    Gaitan e Jonas tiveram bons promenores tecnicos, mas Jonas e capaz de mais.

    Gostei da atitude Carcela em campo, a tentar recuperar bolas e a dar-se ao jogo, talvez a pedir mais oportunidades.

  • Vermelho
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:28 pm

    Esta académica joga muito mal, limita-se a tentar fechar espaços e nem transição consegue fazer ( onde é suposto serem fortes quando jogam em contra-ataque ). Dois erros infantis meteram o Benfica confortável no jogo e depois foi só disfrutar do momento do jogo.

    • Bruno Queirós
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:36 pm

      São campeonatos diferentes, é difícil jogar de frente para frente quando o Eliseu vale mais que metade da equipa da académica.

      Recomendo ver os últimos 3 jogos da académica para ver quem era a equipa mais ofensiva, que só não foram vitórias por falta de sorte e qualidade da arbitragem.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:29 pm

    Valeu pelo golaço do Renato!

    Mais um jogo muito fraco do Benfica perante um autocarro de Coimbra.

    Muita pouca dinâmica, futebol muito previsível e sem ideias assim foi o Benfica.

    Valeu mesmo pelo grande golo do Renato e pelos 3 pontos.

    Jonas apesar dos 2 golos para mim fez dos jogos mais fracos pelo Benfica.

    Muito fraca esta equipa da Académica, vamos ver se não será desta que descem mesmo. Ainda assim gostaria de realçar o Paciência que fez um jogo muito esforçado e com pormenores de qualidade e ainda o Leandro.

    Na baliza o primeiro penalti é um erro tremendo!

    Carrega Benfica! 1904!

  • Anónimo
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:31 pm

    Para os Benfiquistas que ainda têm saudades do JJ, lembrem-se que com ele nunca iamos ter este golos do Renato e que na próxima 3ª feira íamos estar a discutir o acesso ao 3º lugar do grupo para ir à liga Europa.

    Quanto ao jogo, de facto o Benfica nao jogou grande coisa e ainda tremeu um bocado pouco antes de fazer o 2-0.

    #Luisão4

    • Anónimo
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:42 pm

      Esqueceste tb de dizer que o mais provável era teres mais uma supertaça, estavas em primeiro, ainda tavas na taça e provavelmente terias um plantel melhor… Continua a ideia de que JJ nao aposta nos miudos… A.gomes tirava o lugar ao enzo? Guedes ao salvio? Semedo ao maxi? E nao venham com a ideia de que poderia rodar pq se estes jovens estao a resultar é devido aos minutos acumulados!

      HVP

    • António Tonga
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:29 pm

      HVP,

      Consegues defender o treinador que desaproveitou o talento bruto de Bernardo Silva, dando 0 oportunidades reais ao mesmo. Se fosse com JJ Carcela e Taarabt e quiçá Bilal estariam a pavonear-se na equipa principal…

    • KikoDP
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:37 pm

      Concordo com o HVP tem toda a razão! Ao Rui Vitoria nao lhe deram outras hipoteses o plantel é muito mais fraco, mas nao ha duvida que a realidade hoje é a de um Benfica diferente, joga muito menos

    • Manuel
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:55 pm

      Se as arbitragens tivessem sido correctas nos jogos dos 2 clubes, o Benfica estaria em 1º lugar na Liga. Não teria perdido o jogo com o Sporting nem o jogo com o Arouca.
      Rui Vitória é muito melhor treinador e isso nota-se melhor na questão de apostar nos miúdos e os factos provam-no cada vez mais. Porque é uma pessoa muito menos insegura que JJ.
      Irão haver muitos sapos para engolir.

    • Tiago Martins
      Posted Dezembro 5, 2015 at 12:12 am

      Manuel ja sabemos que o seu papel agora é defender o Rui Vitoria, aqui ninguem se esquece que antes dizia que o JJ era o melhor treinador portugues, melhor inclusive que Mourinho, como tambem nao nos esquecemos de o senhor dizer que nenhum jogador da B (até pedia nomes ) tinha estofo para entrar num 11 campeao como o do JJ.

      Agora como o treinador mudou, tambem teve que mudar o discurso, e coisa que o JJ não é, é inseguro porque se fosse inseguro cedia as pressoes e nao apostava nos seus jogadores, parece que agora é que lá anda um senhor que é uma especie de yes man.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2015 at 12:29 am

      Penso que o comentário do HVP está um pouco desfazado da realidade. Era provável ter uma supertaça?? O ano passado so ganhámos ao Rio Ave nos penaltys sendo que o Rio ave tinha jogado para o play-off da LE três dias antes..
      Em termos de taça, o JJ ganhou uma em 6 anos de Benfica. Sendo que fez as proezas de ser eliminado na Luz contra o Braga e Guimarães..Nao me parece que ser eliminado fora pelo SCP no prolongamento e com um penalty que ficou por assinalar aos 118 seja pior que essas proezas que enunciei.
      E sim, no Valencia o A.Gomes tira o lugar ao Enzo..

      Cumps
      #Luisão4

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2015 at 12:45 am

      Antonio Tonga acho que nao percebeste o quis dizer… Eu nao questiono o valor desses miudos, alias sou defensor de que uma aposta de mercado devia passar 2/3 jogadores de créditos formados e 3/4 miudos/jogadores do campeonato nacional (estilo andre andre, danilo, jefferson, etc) mas quem sairia para entrar o b.silva? (que nem cabia no esquema do JJ).. E mesmo que tivesse errado com ele, ngm é perfeito, ou ele nao teve bem com outros jogadores e só fez mal? Nao se lembra dos milhoes ganhos com d.luiz, coentrao, matic, javi, ramires, di maria, enzo, witsel, etc… Dos titulos ganhos… Acho que nao se deve comparar este plantel e as suas condicionantes com as que o JJ teve… É deixar cada um fazer o seu trabalho e pronto, chega de comparações que não dão em nada..

      Em relação ao sr.Pedro Guerra nem vou responder pq pronto, aquilo de comparar treinadores pelo nr de jovens que lançam é tão parvo que nem sei como responder…

      HVP

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 5, 2015 at 1:31 am

      Manel a serio que tens a coragem de dizer que ganhavam ao Sporting quando levaram 3 em casa? Ah ja sei, foram todos irregulares os golos, é isso?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2015 at 2:03 am

      HVP mas ouve espaço no onze para Ola John, Bruno Cesar, Derley, Djuricic, Cesar Peixoto, Felipe Menezes, etc, que não iam correspondendo mas porque foram apostas do próprio continuavam a jogar…

      Arnaldo

    • António Tonga
      Posted Dezembro 5, 2015 at 3:20 am

      HVP, percebo o teu ponto, mas digo-te desde já que JJ só aposta quando tem forçosamente de apostar, ora vês Bernardo Silva, podia muito bem ter jogado nas alas, sendo Suplente de Salvio e Gaitán, tal como André Gomes foi de Enzo, mas não pois estava tapado pelas máquinas Ola John e Sulejmani… Fazendo o paralelismo para a situação actual, tens um Guedes, que com JJ nunca veria onze inicial, pois tinha pela frente Carcela e Taarabt, se calhar até Bilal, sem contar com o sempre presente Talisca… Isto eu digo porque de 6 anos de Jesus já percebia muito do seu modus operandi. Um treinador que prefere dar minutos ao craque intergaláctico Luís Felipe em detrimento de João Cancelo.

      Por último dizer que sou grato a JJ por ter devolvido o Benfica à grandeza, mas julgo que é hora do Benfica continuar o seu caminho, para um projecto orgânico, que tenha como base a sua formação, e apostas lowcost, para ir sedimentando-se na Europa, e um dia voltar ao lugar que é seu por direito no Olimpo do futebol. :D

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2015 at 2:36 pm

      HVP,

      O Bernardo "não cabia no esquema do JJ"? Então mas o JJ não usava um criativo na ala esquerda que faz movimentos interiores bastantes vezes? Ou não viu Gaitan e Di Maria jogar pelo Benfica? É que não estou a dizer que deveria tirar o lugar ao Nico, mas dizer que "não tem lugar no esquema" é uma desculpa esfarrapada.

      Klanurth

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2015 at 3:01 pm

      Klanurth, nao concordo que seja uma desculpa esfarrapada… Aliás se estes jovens explodiram foi porque passaram a ser titulares e tiveram mais tempo de jogo, e o Bernardo vindo da ala não é metade do jogador que é jogando a 10, basta ver a sua situação actual no Mónaco.

      HVP

  • Judge Dredd
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:32 pm

    Só vou comentar uma coisa sobre este jogo.
    Só em Portugal é que mesmo quando os arbitros acertam nos penaltys(caso de hoje e no caso do SCP) há polemica.
    Se falham há polemica, se acertam há polémica.
    Pobre futebol portugues que apesar de ter pouca qualidade no global os seus adeptos e interlocutores são ainda piores

    • coach407
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:40 pm

      O jogo para mim valeu mesmo pelo golo do miúdo português Sanches e pelas decisões acertadas do árbitro Luís Ferreira, da AF Braga, pertencente ao Nucleo de Arbitros de Futebol de Barcelos. Boa exibição de mais um arbitro portugues interessante

    • Sombras
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:41 pm

      Com o devido respeito, mas nem o Trigueira nem o Ofori chegaram a capitães do Benfica, nem tão pouco fizeram um penalti estúpido aos 90 minutos. Não quero com isto dizer que o Tonel fez de propósito, acho sinceramente que foi infortuito, mas que se pôs a jeito, creio que não há dúvidas, tanto que o foi que o Tonel acusou o toque e foi logo fazer declarações para o facebook.

    • Joao Cardoso
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:47 pm

      Alguem que ve as coisas de forma seria!! Um bem haja !

    • Anónimo
      Posted Dezembro 4, 2015 at 10:58 pm

      Infelizmente é a verdade!

      HVP

    • Stalley VM
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:07 pm

      Sombras, então depois daquilo que se disse do Tonel, queria que o homem fica-se calado?

  • ZiP
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:32 pm

    É minha televisão, ou acabei de ouvir o Ivanildo a dizer que tem dúvidas no primeiro penalti ?
    Quanto ao jogo, nada a dizer. Ganhou a equipa mais forte.

    cumps

  • Ricardo F.
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:33 pm

    O Rui Gomes da Silva se fosse presidente da Académica rescindia com o Ofori.

  • João D
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:33 pm

    Renato Sanches, Rúben Neves, Gelson Martins, Matheus Pereira, Gonçalo Guedes…

    Que mais é preciso fazer para mostar que há tanto talento por aproveitar nas canteras dos 3 grande?

    É com este caminho que construimos uma seleção nacional cada ve mais forte e à altura do seu prestigío.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:12 pm

      Acrescentava um jogador nessa lista, Andre Silva. De resto concordo com tudo, devia existir um misto de aposta, o ideal seria comprar 2/3 jogadores com garantias e de resto uma aposta entre jogadores do campeonato/cantera.. Talvez daria melhor resultado, mas existe muitas jogadas de bastidores que uma pessoa nem conhece..

      HVP

    • Tiago
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:27 pm

      O Matheus Pereira nao é portugues. Mas é verdade, muita qualidade que temos de aproveitar.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 5, 2015 at 10:34 am

      Ele nao disse que o matheus era português…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2015 at 2:38 pm

      João D,

      Acrescentaria Nélson Semedo à lista. E talvez alguns membros das equipas B como André Silva, João Carvalho e Moretto Cassamá.

      Klanurth

  • Mega Badjeras
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:35 pm

    Fejsa não é jogador para o Benfica.

  • Nuno Silva
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:35 pm

    exibição deplorável da equipa da Académica, com dois erros infantis.
    quanto ao Benfica, aproveitou bem esses erros da Académica e ganhou com uma margem confortável, apesar de ter feito uma exibição também ela bastante fraca.
    apesar de tudo bom golo do Renato, mas não convêm bandeirar em arco como se fosse já o melhor jogador do campeonato, porque tirando o grande golo, teve um ou outro pormenor interessante, mas não é para já o jogador que querem fazer dele.
    SL

    • Manuel
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:57 pm

      Não deves ter visto o jogo com atenção. Ou então estás em negação. O mais provável.

    • João Cacelas
      Posted Dezembro 5, 2015 at 2:42 am

      Eu concordo totalmente com o Nuno. É o típico adepto português que desespera tanto por aposta na formação, que quando vê um jogador da cantera a sobressair na equipa principal já diz que está ali o próximo Golden Boy! Calma… o Renato está agora a começar a dar os primeiros passos na equipa principal e muito bem, diga-se de passagem. Mas é o que o Nuno diz, não vamos embandeirar em arco, ainda há muita época pela frente e vamos ver o quão decisivo será o 85 na equipa lisboeta.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2015 at 2:40 pm

      Ou as duas coisas, Manuel. Incrível o efeito que estas palas clubísticas dão. É o Renato e o Rúben Neves, por estas bandas diz-se que só têm "hype"…

      Klanurth

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:45 pm

    Ainda bem que o Rui Vitória leu o texto.

  • Ruben
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:47 pm

    Comecei a sair do estádio depois do golo do Renato e enquanto passava pelas pessoas um senhor disse "só isto já valeu o bilhete". E tinha razão. Jogo muito aborrecido, um Benfica um bocado mole mas valeram os 3 pontos e aquele golaço do miúdo

  • Anónimo
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:47 pm

    Existem alguns jogadores que nao enganam Neves, Renato e Matheus são como algodão, não enganam! E pensar que o Benfica quando parecia ter um meio campo sem ninguem, de repente ganha uma nova vida e a seleção agradece! Espero ainda ver tb o Andre silva a ter sorte mas parece que lopetegui nao gosta muito do seu estilo de jogo…

    HVP

  • Bernardo Silva
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:48 pm

    O Renato é brilhante!

  • mitxas
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:48 pm

    Para quem se sentiu ofendido com a escolha de Renato Sanchez como jogador a seguir, em vez de gelson ou matheus, ai está a resposta! o miúdo a encher o meio campo! bom jogo e grande golo do Renato!

    1904

    • Anónimo
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:00 pm

      Eram evitáveis estas picardias… Não percebo pq que por o Renato ser bom os outros passam a maus? Enfim, só em portugal…

      HVP

    • mitxas
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:19 pm

      HVP ai está. No post da VM sobre a jornada passada muita gente disse que era errado o jogador a seguir ser o Renato e nao um desses dois. A exibição de hoje mostra o porquê dessa escolha. E não quero com isto dizer que os outros sao maus! Apenas que o Renato está a aproveitar melhor as oportunidades e a fixar o seu lugar no 11 de Rui Vitória..

    • Anónimo
      Posted Dezembro 5, 2015 at 1:08 am

      Lá está, não se pode comparar os jogadores dessa maneira.. Alias concordo ctg e acho que o Renato vai ser um grande jogador mas as possibilidades de ele singrar tb sao maiores pq ele ira ter mais tempo de jogo devido aos seus rivais de posiçao. Ate lhe dou um exemplo do jogador que acho que se tivesse no Sporting/Benfica ja estaria a fazer um brilharete, falo do Andre Silva, mas o lopetegui considera-o como 3/4 opçao, ou seja a sua afirmaçao vai tardar-se (infelizmente), mas por exemplo ele esteve mt bem com Neves, no que diz respeito aos jovens tem muito a ver com timmings, aliás se o carrillo tivesse renovado as oportunidades do gelson/matheus eram mt menores e nao teriam tido esta evolução… A palavra chaves com estas apostas é "timmings" e dps só depende dos jogaadores em agarrar o lugar.

      HVP

    • m1950
      Posted Dezembro 5, 2015 at 9:33 am

      mitxas , foi um comentário , onde foi buscar o "muita gente" ?

      Nem você nem quem fez esse comentário entendeu o que era o "jogador a seguir" , até porque é por jornada… E Gelson e Matheus brilham sobretudo na Liga Europa que é onde teem espaço , no campeonato esta semana jogaram apenas na 2.ª parte. Não faz sentido sequer serem considerado jogadores a seguir nesta fase da época.

      Não posso confirmar se é esse o critério da rubrica , mas penso que assim seja.

      Depois não sei se o VM noticiou mas o Matheus e Gelson foram destacados na 442 esta semana, numa página só para eles.

    • Juca
      Posted Dezembro 5, 2015 at 9:52 am

      Isto tudo por o Renato ser titular pela segunda vez e marcar um golo? É que ia jurar que o Gelso e o Matheus também foram titulares e marcaram golos. Por isso, não deve ser por aí que se justifica o seu comentário…

  • António Tonga
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:54 pm

    Jogo fraco, Fejsa não pode jogar num meio-campo com dois jogadores de perfil, Pizzi está em boa forma! E Sanches não engana!

    Por último dizer que houve 0 ligação do meio-campo com o ataque, não sei se Mitroglou tocou 10 vezes na bola.

    Carrega Benfica!

    • coach407
      Posted Dezembro 4, 2015 at 11:23 pm

      Nao é boa forma. Simplesmente é um grande jogador. Jogou o normal nele

    • António Tonga
      Posted Dezembro 5, 2015 at 1:17 am

      Alerto para o uso demasiado liberal da conotação "grande jogador", coach, gosto muito de Pizzi e sempre defendi que só a extremo rende, mas grande jogador não é dificilmente vai a tempo de o ser, mas sim é uma mais-valia!

  • Alexis
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:55 pm

    Mais um jogo, mais uma vitória e mais uma vez com futebol fraco.
    De facto o 4-4-2 não resulta, hoje Gaitan a fazer dos piores jogos que me lembro, Jonas também pouco apareceu em situação de golo, a Acadêmica pouco incomodou, mas se não fossem os dois pênaltis mais que desnecessários, talvez não conseguissemos os 3 pontos.
    Renato está a soltar-se e marcou um golaço… Mas nota se que joga melhor num meio campo a 3.
    Bons apontamentos de Pizzi na ala, mas também para lutar pelo campeonato não chega.
    Eliseu, tirando o cruzamento do segundo penalty, não deu uma para a caixa – como sempre.

    Em suma, por muito que goste do Jonas, creio que só estaremos em condições de disputar o título se mudarmos o sistema tático para um 4-2-3-1 e se contratarmos um defesa esquerdo (quem sabe e os chineses ainda paguem uma boa verba pelo brasileiro) – já que pediram treinador é irrealista, claro está.
    Já agora um 9 de qualidade também seria bem-vindo.
    Se Carcela sair, que venha o Zivkovic.

    P.S: E já que estamos em época natalicia, podíamos pedir um adiantamento à NOS e ir buscar o Lucas Lima hahaha

  • mekanix14
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:57 pm

    Os comentadores da Btv estão tão habituados a ter sul americanos que o Renato Sanches passou a Sánchez. Valeu pelo golaço e pelos comentários fantásticos do Calado. Um poeta.

  • Pedro Serpa
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:58 pm

    Calma… É o que se pede! Os resultados estão à aparecer oe o futeboltambém! Esperem até rui vitória apostar no 4.3.3 e vão ver que melhora da noite pó dia! Hj teve descansar alguns elementos, se não juro tinha sido um um meio campo com fejsa, samaris e Renato! Ano de transição, não esquecer.

  • Stalley VM
    Posted Dezembro 4, 2015 at 10:59 pm

    A Académica como estamos no Natal, hoje decidiu dar dois presentes.
    Vitória justa do Benfica, a Académica que vinha de 4 empates de seguida, mas também não tem equipa para mais, hoje autocarro, ainda lá tentou num lance de Gonçalo na segunda parte, mas pouco valeu.
    Golaço de Renato Sanches, melhor em campo hoje.

  • Nuno R
    Posted Dezembro 5, 2015 at 12:23 am

    Pobre Briosa… nunca pensei ter saudades do CAmpos Coroa

  • de Carvalho
    Posted Dezembro 5, 2015 at 12:32 am

    Como Portista só tneho isto a dizer

    Renato "DAVIDS" Sanches é crack.

  • Carlos Duarte
    Posted Dezembro 5, 2015 at 6:31 am

    Porque é que se estão a queixar os Benfiquistas??? peço desculpa, mas a académica não fez nada para alèm de evitarem levar 5 golos na alheta. Ainda ficaram por marcar duas grandes penalidades a favor do Benfica, e foi marcado o melhor golo que vi desde o inicio do campeonato por um puto de 18 anos da formação.
    Acho que o Benfica está a fazer um belissimo trabalho para o futuro. Não será um futuro muito próximo, e talvez não garanta titulos este ano, mas está a mudar a filosofia do clube e a mostrar aos adeptos uma nova face que não era habitual até agora.
    Os primeiros anos de Jesus foram com jogadores que hoje em dia estão num patamar muito alto a nivel Europeu, e estes putos que surgem agora, são uma agradável surpresa para todos. È bom ver surgir jogadores nos grandes clubes como Nelson Semedo, Gonçalo Guedes e Renato Sanches, e é bom ver um treinador que está possivelmente de passagem, a sacrificar-se para lançar estes mesmos. Talvez seja um mal amado, mas no futuro será bom pensar que houve alguém que foi "queimado" para os lançar. E nesse aspeto acho que se deve respeitar o Rui Vitória, mesmo estando eu a denegrir a sua imagem ao insinuar que está a ser queimado para lançar estes jogadores. Às vezes é assim que funcionam as coisas…alguém há de lucrar com isso mais tarde ou mais cedo…seja o clube ou outro treinador…ou de preferencia este.

  • Joao Marques
    Posted Dezembro 5, 2015 at 11:36 am

    O Renato vai ser jogador de topo, mas ainda não é. Tem o hype da imprensa, porque a imprensa precisa de heróis como a malta de oxigénio. Mas, de longe, e neste momento, acrescenta muito mais à equipa que o Talisca, o Pizzi ou o Samaris naquela posição. Quer seja pela sua qualidade, quer seja pela entrega, quer seja pela motivação que possui, é o número 8 do momento. Tudo isto não invalida que o futebol do Benfica enquanto "equipa" continue a ser pobre, aos repelões e demasiado dependente de rasgos individuais. Falta consistência e tempo. E algum talento em posições chave…

Deixa um comentário