Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Jordi Alba será melhor do que Roberto Carlos» – Capdevila

Concorda com o ex-Benfica? Ou é impossível algum jogador atingir o Roberto Carlos? Aliás, será Alba o melhor lateral esquerdo da actualidade?
Em entrevista ao jornal Marca, o antigo lateral esquerdo do Benfica, Joan Capdevila, afirmou que Jordi Alba (Barcelona) será no futuro melhor que Roberto Carlos. «Como é que ele não será melhor do que eu. Jordi Alba é um craque, um fenómeno. É um lateral moderno, muito veloz e com grandes conceitos ofensivos e a cada jogo está a defender melhor. Está no bom caminho para se tornar no melhor do mundo na posição durante muito tempo. Alba será de longe melhor do que Roberto Carlos». VM – Afirmação exagerada do antigo campeonato europeu e mundial, mas que acaba por ser o reflexo da “pobreza” ao nível de laterais esquerdos que o futebol actual se depara. Alba é um bom jogador, mas está longe de ser um excelente lateral esquerdo, aliás a sua qualidade é inferior à de Alaba (Bayern). Sendo, até insultuoso compará-lo a Roberto Carlos. O problema é que com a irregularidade de Marcelo, veterania de Evra, Cole e Abidal, nesta fase o nível para se chegar ao rótulo de melhor lateral esquerdo da actualidade está tão baixo, que promove afirmações como a de Capdevila.

105 Comentários

  • Miguel
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:01 am

    Capdevilla e agora acordas…
    Roberto Carlos é o melhor lateral esquerdo de todos os tempos.
    Jordi Alba só joga bem na selecção, no Barcelona é dos mais fracos…

  • slb1994
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:03 am

    É discutível dizer qual o melhor LE da atualidade.
    Penso que é uma posição que não tem muitos jogadores de TOP.Pessoalmente, adorava ver jogar Roberto Carlos e depois do termino da carreira, talvez Evra fosse o meu eleito, apesar de agora estar em fase descendente.
    Sendo uma escolha discutível, apesar do menor fulgor elegia Evra como o melhor lateral esquerdo do Mundo.
    Saudações desportivas

    • slb1994
      Posted Setembro 9, 2013 at 10:26 am

      Penso igualmente que a curto prazo, Alaba sera o melhor DE do mundo.
      Já tinha referido antes do desenvolvimento do post, e a VM reiterou o que disse-se uma posição sem muitos jogadores de TOP.
      Alias, Coentrao e igualmente dos melhorzinhos

    • Miguel :)
      Posted Setembro 9, 2013 at 12:52 pm

      Alaba, esse sim será o melhor LE do mundo

    • Tiago Quintas
      Posted Março 21, 2014 at 5:49 pm

      Eu escolheria o Alaba.

  • Luís Gusmão
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:05 am

    David Alaba…

  • Fábio Teixeira
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:12 am

    Admiro imenso as qualidade do Alba, mas para mim ainda não é sequer o melhor do mundo na sua posição. Tem limitações defensivas, que vai escondendo que com agressividade, bravura e coragem, e que vai evoluindo, mas que ainda deixa um pouco a desejar. Tem de fazer melhor o ajuntamento aos centrais e saber fechar por dentro (na linha já está bem capaz de defender qualquer um), coisa que para mim o Marcelo faz melhor.

    • slb1994
      Posted Setembro 9, 2013 at 10:31 am

      Saudações Fabio,
      Concordo com a tua opinião.Sinceramente penso que e uma posição critica a nível mundial.
      Alias, penso que dois top 15 estão no mesmo clube-Coentrão e Marcelo

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 9, 2013 at 10:35 am

      Pelo menos há concorrência pelo melhor na posição. Não é como a de lateral direito, onde o melhor é distinta e claramente o Philipp Lahm.

    • slb1994
      Posted Setembro 9, 2013 at 10:53 am

      Concordo que Lahm e o melhor.Mas ainda há Dani Alves que tem qualidade.Mas de resto, até é confrangedor olhar para alguns laterais direitos de equipas de topo-olha o caso de Arbeloa, titular da época passada no Real!

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 9, 2013 at 11:04 am

      O Dani Alves, para mim, está uma sombra do que já foi.

    • slb1994
      Posted Setembro 9, 2013 at 11:16 am

      Apesar disso continua a ser um dos melhores do mundo(fruto do que já referi)

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 9, 2013 at 12:23 pm

      Exato. Não duvido que o seja. O que eu quis referir é que já não tem a mesma pujança de antes.

    • slb1994
      Posted Setembro 9, 2013 at 2:11 pm

      Concordo.Se tivesse a pujança de outros tempos, atualmente era o melhor do mundo da sua posição com alguma vantagem

    • DanielSCP
      Posted Setembro 9, 2013 at 4:42 pm

      O Dani Alves é parecido como Maicon, mas ja nao tem aquela pujança, tal como o Maicon ja nao a tem á muito tempo.

    • Putchey
      Posted Setembro 10, 2013 at 2:49 am

      Nao esquecam do Lichtsteiner, grande lateral direito e que comecou a nova epoca em grande forma (como foi em grande parte da epoca passada), pra mim um dos melhores, a par de P.Lahn.

  • Anónimo
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:14 am

    A única coisa que o Alba tem, que ainda se aproveita é a velocidade, de resto não tem o drible, a raça, determinação, visão de jogo, nem o poder rematador que o Roberto Carlos tinha. Além disso todos sabem a "menina" que o Jordi Alba é em campo.

    João

  • Luís Duarte
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:14 am

    Ahahahahah que piada do Capdevila, só pode ser mesmo para rir esta afirmação ridicula, é que nem em sonhos o Alba é (ou será melhor) que o ROberto Carlos…simplesmente anedótica e ridícula esta frase, nem vale a pena tecer mais comentários…

  • Miguel Ginestal
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:21 am

    Essa descrição enquadra-se no Coentrão no tempo do Benfica…

  • João Pedro
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:21 am

    Ridículo, comparar Jordi Alba a Roberto Carlos é igual a comparar o Piqué com o Maldini!

    São bons jogadores (excelentes até), ninguém diz que não, mas os outros são "apenas" dos melhores de sempre!

  • Anónimo
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:27 am

    O melhor lateral esquerdo neste momento e o david alaba ou o do dortmund. Tuga91

  • Jorge Diniz
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:30 am

    Neste momento considero o Alaba superior ao Jordi Alba, emboram ambos ainda tenham que penar muito para chegar ao nível do Roberto Carlos, que foi um ícone assim como Maldini. Actualmente é dificil eleger o melhor do mundo nesta posição, sendo que se tivesse de fazer a minha equipa nessa posição jogaria provavelmente o Philip Lahm.

  • Fábio Teixeira
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:31 am

    Se lateral esquerdo é uma posição com pouco nível e qualidade, que dizer da posição de lateral direito, em que Lahm vai reinando.

    • slb1994
      Posted Setembro 9, 2013 at 10:50 am

      Há ainda Dani Alves ..
      Mas sim, há uma "crise de laterais".
      Atendendo a isso , ate acho que não nos podemos queixar muito da qualidade dos laterais da nossa selecçao

    • pedritxo
      Posted Setembro 9, 2013 at 11:06 am

      toda a razao, as laterais defensivas estao muito mas em comparaçao ao passado, o proprio dani alves ja nao e o mesmo, apesar de atacar bastante bem.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 9, 2013 at 4:12 pm

      Concordo Fabio, pior que a lateral esquerda, o mundo do futebol ainda está pior na direita… eu bem tentei encontrar um lateral direito para o Real Madrid ir contratar, mas sinceramente tive grandes dificuldades em encontrar um que fosse suficientemente bom (estou a referir-me a recomendar um aqui no blog, óbvio).

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 9, 2013 at 5:11 pm

      Eu percebo-te Luís. Curiosamente, eu tive o mesmo, dito "problema, e acho que o Carvajal, dentro dos possíveis, foi uma das melhores opções. Isto tendo em conta a cláusula de retorno de 6,5 milhões que o Real Madrid tinha planeado anteriormente com o Bayer Leverkusen.

  • Braga
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:32 am

    Alba tem de suar muito para chegar ao nível de Roberto Carlos, no entanto, não concordo quando dizem que está longe de ser um excelente lateral esquerdo. Se Alba não é um excelente lateral esquerdo então o que dizer do resto?! São todos medíocres nessa linha de raciocínio. Além disso, julgo que está ligeiramente acima de Alaba do Bayern, pelo menos parece me ser mais rápido e mais experiente um bocado apesar da tenra idade.

  • Anónimo
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:32 am

    A mentalidade do Jordi Alba é muito fraca. Veja-se nos encontros do ano passado Barcelona vs Bayern, este jogador não lidou nada bem com as goleadas dentro de campo, tendo ofendido fisicamente os adversários de forma agressiva e intempestiva. Por esta e por outras razões, Alba nunca poderá vir a ser o melhor de todos os tempos na sua posição.
    Roberto Carlos, a meu ver, detém esse "título".

    Saudações,

    Ricardo

  • João Lains
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:36 am

    Antes de alguém sequer defender o Alba, aconselho a reverem a partida entre a Espanha e a Itália para a Taça das Confederações e vão perceber a maneira como ele se posiciona. O Alba é sim muito rápido o que o ajuda tanto a disfarçar alguns lacunas no posicionamento (que nessa partida foram demais evidentes) como faz dele um jogador difícil de ser ultrapassado no um para um.

  • Ricardo Veiga
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:37 am

    Alba, Alaba, Marcelo estão num nível muito semelhante mas ainda não me enchem as medidas.
    Não se chegam sequer a Evra quanto mais a R. Carlos. :D

    Gostaria muito de ver Alex Sandro evoluir num campeonato mais competitivo, acho que tem tudo para se chegar aos melhores da actualidade. (sou benfiquista…)

  • Sérgio Filipe
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:38 am

    Realmente esta posição está mesmo muito debilitada em todo o mundo. Evra e Alaba são provavelmente os melhores do mundo. Depois há dois que gosto muito não só pelas suas qualidades como também pela regularidade que ambos apresentam: Baines e Clichy.

    Qualquer dia, vemos as equipas a jogarem à Italiana… Em Portugal já resultou jogar e ganhar em 3x4x3 e visto que os laterais da nossa selecção são extremos adaptados a laterais (Pereira e Coentrão) não seria descabida esta situação.

  • João
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:39 am

    talvez seja a minha costela portista a falar mas acho que o alex sandro mete o jordi alba no bolso…

  • ViCio
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:39 am

    Afirmação claramente tendênciosa e exagerada. Na minha opinião o Alex Sandro é bastante melhor que o Alba (vou ser atacado, mas é uma opinião, vale o que vale), um dos melhores do mundo na sua posição, mas só vai ser considerado como tal quando sair do Porto para um grande europeu.

    • Anónimo
      Posted Setembro 9, 2013 at 11:32 am

      Falção só foi considerado dos melhores pontas-de-lança no mundo (aliás até o melhor dentro da área para muitos) quando saiu de Portugal, o mesmo se segue para o Alex Sandro

      D. Samelli

    • Gonçalo Vargas
      Posted Setembro 9, 2013 at 12:30 pm

      É verdade sim senhor. Só tenho pena do Coentrão que se está a perder no Real Madrid e que não consegue dar o salto porque não tem cabeça. Mas o nível a que ele jogava no SLB, fez com que ele fosse dos melhores do mundo nessa época, ao nível de clichy e evra. O Alex Sandro é o melhor em Portugal, de longe e vai ser ainda melhor.

      Saudações Benfiquistas.

  • Perfeito
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:40 am

    A meu ver, Capdevila comete três erros (talvez motivados por também ser espanhol, não sei). O primeiro é comparar Alba a Roberto Carlos, assumindo que o brasileiro foi o melhor de sempre, o que para mim é errado. O melhor lateral esquerdo que vi jogar foi sem dúvida Paolo Maldini, que defendia e atacava com a mesma qualidade. O segundo é que por exemplo Alaba apresenta mais potencial que Alba (é inclusivamente mais novo). O terceiro é que efectivamente nenhum destes dois deverá chegar ao patamar de Roberto Carlos e muito menos Maldini.

    É complicado dizer quem é o melhor lateral esquerdo da actualidade. Como o VM afirmou e bem, é uma posição carenciada no futebol mundial. Durante as últimas 5/6 temporadas, Evra e Abidal foram os meus preferidos. No entanto, encontram-se numa fase descendente da carreira e neste momento considero Alaba, Marcelo (a lesão da época passada foi-lhe prejudicial), Clichy e Alba como os mais fortes nesta posição (embora ache que Evra ainda se mantenha entre os melhores) nesta posição na actualidade.

    • João Lains
      Posted Setembro 9, 2013 at 11:12 am

      Maldini atacava com a mesma qualidade que defendia? Sinceramente sempre fiquei com ideia que era um grande central que podia fechar melhor o corredor jogando à esquerda, mas talvez só diga isto por ter acompanhado os últimos anos de carreira dele.

      Para mim Roberto Carlos é um dos únicos jogadores, de um passado mais recente, que é unânime afirmar que teriam lugar no melhor onze de sempre.

    • Redceltic
      Posted Setembro 9, 2013 at 11:59 am

      tem toda a razão o perfeito. Maldini foi um fabuloso defesa esquerdo antes de ser central. Durante anos foi o defesa esquerdo do Milan, sendo os centrais baresi e costacurta. Maldini defendia bem melhor que Roberto Carlos e era tecnicamente fabuloso não tendo obviamente a potencia nem o remate do brasileiro.

    • Perfeito
      Posted Setembro 9, 2013 at 12:00 pm

      Ele jogou a central precisamente nos últimos anos, por falta de opções credíveis e também porque fisicamente já não era o que era. No entanto, no auge da sua carreira, foi lateral esquerdo, com Baresi e Costacurta a formarem a dupla de centrais. Em comparação com Roberto Carlos, não tinha tanta potência nem velocidade, mas também atacava bem, mostrando sempre grande qualidade técnica e defensivamente era muito superior ao brasileiro (posicionamento, desarme e ajuda aos centrais). Para mim, era o lateral perfeito.

    • Redceltic
      Posted Setembro 9, 2013 at 12:00 pm

      Sobre Alba nem sequer vale a pena falar. Não é em nada melhor que Coentrão. Não lhe ganha nem em técnica nem em velocidade.

    • Rabensandratana
      Posted Setembro 9, 2013 at 12:07 pm

      Perfeito, chamar o Paolo Maldini de lateral esquerdo é um erro crasso!!! Não sei em que ano é que nasceu, mas o internacional italiano sempre foi um central de topo, assim como o grande Franco Baresi (dos melhores líberos/centrais) que vi jogar.

      Relativamente ao Capdevilla, só discordo quando ele refere que o Alba será melhor do que o Roberto Carlos, isso é uma questão pertinente, mas na qual só o prof. Bambu poderia responder com exactidão!!!
      Alba para mim é indubitavelmente um dos 5 melhores defesas esquerdos em termos europeus, acho que tem algumas carências defensivas, já que é um dos laterais mais propensos a atacar e no Barcelona ele é mais um verdadeiro ala do que um lateral. Alba na selecção espanhola tem sido dos jogadores mais regulares, por isso é que o Capdevilla, o está a elogiar.

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 9, 2013 at 12:34 pm

      Redceltic,

      Se há coisa em que o Coentrão NÃO é melhor do que o Alba, é na velocidade.

    • Perfeito
      Posted Setembro 9, 2013 at 12:34 pm

      Rabensandratana, já vejo futebol há muitos anos e não é nenhum erro crasso. Vá ver o fim da década de 80 e primeira metade da de 90, onde o Milan era a maior potência europeia, e vai constatar que Maldini jogava mesmo a lateral esquerdo, com Baresi e Costacurta a formarem a dupla de centrais e com Tassotti (mais tarde, Panucci) na direita. Aliás, o comentário do Redceltic confirma perfeitamente o que eu disse.

    • Anónimo
      Posted Setembro 9, 2013 at 12:57 pm

      Existem alguns lapsos nas vossas análises que vou tentar melhorar:
      – O Maldini foi um espectacular DE sendo titular da fabulosa equipa do Milan ainda com 16/17 anos. A sua evolução para DC ocorreu de forma normal para todos os laterais altos e que vão perdendo a velocidade com o decorrer dos anos. Existem inúmeros casos, talvez o mais recente seja o Abidal (que mantêm ainda uma rapidez invejável). Quanto aos laterais mais baixos, a sua evolução para o centro é praticamente impossível mas por outro lado mantêm mais anos as características de mobilidade ideais para a posição de lateral. Será o caso de Roberto Carlos, Jordi Alba, Coentrão, o próprio Alaba que pode alinhar noutras posições de meio-campo.
      – Posto isto, concordo que Roberto Carlos terá sido o melhor lateral-esquerdo dos últimos 20 / 30 anos. Para trás é difícil fazer comparações, porque o futebol evoluiu muito e então a posição de lateral nem tem comparação. Até meados dos anos setenta, os laterais quase não passavam a linha do meio-campo e eram geralmente os mais toscos e caceteiros que lá iam parar. Os mais habilidosos eram os extremos mas hoje, fácilmente qualquer treinador adapta um extremo fantasista a lateral (exemplo mais flagrante o de Coentrão ).
      – Na actualidade os melhores laterais-esquerdos serão Alaba, Jordi Alba e Marcelo. Podem fazer todo o corredor sózinhos, sobem e descem dezenas de vezes, t~em uma técnica muito acima da média e "pormaior", marcam golos. Podem aqui e acolá apresentar algumas lacunas posicionais a nível defensivo, mas acho que isso é perfeitamente assumido pelas suas equipas que normalmente atacam mais de 70% do tempo de jogo e cortam a maior parte dos contra-ataques adversários ainda na fase do primeiro para o segundo passe e no meio-campo adversário.

      Fernando Silva

    • Fernando Martinho
      Posted Setembro 9, 2013 at 2:42 pm

      O que se tem visto nos últimos anos é a mudança da perspetiva dos laterais: no princípio, deveria saber defender bem, não se dando muita importância no ataque; desde meados da década de 60, já deve defender e atacar bem. Assim sendo, há que separar os dois tipos de laterais: Maldini (embora tenha começado a jogar na década de 80)foi duplamente melhor que Roberto Carlos a defender; o brasileiro foi evidentemente superior a atacar. Portanto, creio não haver sentido em comparar estes dois atletas.

      Fernando

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 9, 2013 at 5:13 pm

      Excelente comentário Fernando Silva.

  • ViCio
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:40 am

    Afirmação claramente tendênciosa e exagerada. Na minha opinião o Alex Sandro é bastante melhor que o Alba (vou ser atacado, mas é uma opinião, vale o que vale), um dos melhores do mundo na sua posição, mas só vai ser considerado como tal quando sair do Porto para um grande europeu.

    • Peyroteo
      Posted Setembro 9, 2013 at 10:56 am

      Concordo, gosto mais de ver o Alex Sandro a jogar que o Alba, e é muito mais eficiente a defender. E sou Sportinguista.

    • pedritxo
      Posted Setembro 9, 2013 at 11:04 am

      por acaso esqueci-me de falar no meu comentario do alex sandro, mas de facto e dos mais promissores e gostava de ver do que e capaz num grande europeu

  • Peyroteo
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:43 am

    Que afirmação ridícula do Capdevilla. Penso que nem no top3 mundial de DE entraria neste momento. Alaba, Marcelo, Baines, Coentrão, Evra(apesar de estar na fase decrescente da carreira), penso que todos são superiores ao Jordi Alba, e devem faltar alguns só que não me dei ao trabalho de pensar muito. Se estamos a falar de DE que são poucos os de top, os DD são muito menos, penso que neste momento é a posição mais carenciada a nível mundial de jogadores de top.

  • João Figueiredo
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:44 am

    TOP 3:

    1. Marcelo
    2. Alaba
    3. Jordi Alba

    Em relação à afirmação parece-me precipitada, já que está a comparar jogadores completamente diferentes e de outros tempos (há 10 anos atrás os laterais eram muito menos ofensivos), Roberto Carlos sempre foi uma grande referência na sua posição, era muito forte a defender e a atacar mas, o que o distinguia dos outros grandes DEs era a sua capacidade goleadora, a verdade é que o brasileiro tinha um remate impensável na sua posição e neste momento o jogador mais parecido com ele é, a meu ver, Dani Alves.

  • Anónimo
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:53 am

    Acho que se esquecei de pronunciar um 'a' entre o 'l' e o 'b', portque o melhor lateral da actualidade e aquele que tem mais perspectivas para num futuro próximo ser comparado a Roberto Carlos, chama-se Alaba e não Alba! E tem só 20 anos.

    Ass: Daniel Pereira

  • gtm95scp
    Posted Setembro 9, 2013 at 10:55 am

    alba tem uma qualidade rara é muito muito rapido mas falta-lhe qualidade de rematee e de cruzamento

  • Anónimo
    Posted Setembro 9, 2013 at 11:01 am

    O Alba é um bom jogador, mas nunca o achei um fora de série. Compará-lo com o Roberto Carlos é minimizar o jogador que foi, duvido que venhamos a ver outra vez um jogador com as caracteristicas do Roberto Carlos, este sim foi um fora de série o melhor de sempre na sua posição sem duvida. O Alba falha muito a nível de coberturas e posição, quanto ao poder de remate nem vale a pena fazer comparações.

    Cumprimentos,

    Francisco TM

  • JN
    Posted Setembro 9, 2013 at 11:01 am

    Que comparação, é que nem perto chega. Compararmos as armas do Roberto Carlos, disciplina, explosão, velocidade, com o Alba… Parece quase anedótico.
    O Alba mentalmente é um autêntico miúdo mimado em campo e por isso duvido que algum dia chegará sequer a ser o melhor. Mentalmente é um género de J. Pereira, mas ainda pior por incrivel que pareça.

    Pra mim o melhor lateral esquerdo do mundo neste momento, é o Baines. De longe. É o que mais se aproxima do nivel do Lahm, e tem várias caracteristicas idênticas.

    Depois há o Marcelo e Coentrão que também acho muito mais impressionantes que o Alba. Atenção ao Clichy que está 10 vezes melhor desde que chegou ao City.
    E depois há aqueles que depende mais do gosto pessoal, eu gosto muito do Criscito, do Nagatomo e do Monreal.

  • Tiago Neves
    Posted Setembro 9, 2013 at 11:02 am

    vm , acha que seria absurdo colocar neste momento alex sandro no mesmo patamar de alaba e de jordi alba , já que o jogador do fc porto de 21 anos , foi e é um dos principais jogadores dos dragoes ?

  • pedritxo
    Posted Setembro 9, 2013 at 11:02 am

    esta posiçao esta muita critica em relaçao a qualidade/quantidade.

    A maioria dos laterias sao quase alas, a atacar ta tudo muito bem e revelam debilidades na defesa e nao ha hoje em dia laterais tao completos.

    Em relaçao a alba, o capdevila deve ter-se esquecido do a e mesmo assim nenhum e tao top como roberto carlos.

    Baines fala-se bem na europa,mas no mundo nao e tao conhecido e é um excelente lateral.

    Coentrao para mim este no top, claramente, se calhar ate melhor que marcelo, nao e a toa que mourinho escolhia sempre coentrao nos jogos grandes.

    Alaba é para mim o mais promissor e dos melhores do mundo,atualmente.

    Alba esta top10 mas nao top5.

  • slb1994
    Posted Setembro 9, 2013 at 11:04 am

    Este défice de qualidade nos laterais reflete se um pouco nas selecçoes.
    Sinceramente, penso que Portugal esta claramente no top 10 selecçoes com melhores laterais..
    Alemanha e Brasil são as selecçoes melhores servidas

  • Schmeichel
    Posted Setembro 9, 2013 at 11:04 am

    O melhor lateral esquerdo da actualidade é o Emerson, que tirou o lugar ao Capdevilla no Benfica. Se o Capdevila quer brincar, nós brincamos com ele também.

    O Roberto Carlos foi um defesa-esquerdo completíssimo, um atleta impressionante (combinava velocidade, força e flexibilidade) com uma técnica invulgar para a posição. O único ponto fraco seria a sua estatura, mas ele sabia compensar bem com o posicionamento. Para mim, dos melhores de sempre, se não o melhor (dos que vi jogar, penso que só Maldini lhe dá luta por ser superior defensivamente).

  • João Lains
    Posted Setembro 9, 2013 at 11:06 am

    Para mim não é exagero nenhum colocar o Alex Sandro entre os 10 melhores defesas esquerdos da actualidade. Alaba, Baines e Alex Sandro são os meus preferidos.

    Depois longe de estarem entre os melhores do mundo aprecio bastante o Ricardo Rodríguez, o Fuchs e acho que o Betrand se lhe for dada uma oportunidade pode perfeitamente substituir o Cole (ainda foi titular no último jogo de Inglaterra, incrível).

    • João Lains
      Posted Setembro 9, 2013 at 11:34 am

      Já agora VM, agora que não há muitas notícias, podiam abrir um tópico de discussão sobre as últimas declarações do Ferdinand e do Carragher, nas quais falam do excesso de estrangeiros na Premier League. Daria um bom debate.

    • Luís Borges
      Posted Setembro 9, 2013 at 11:49 am

      O Baines neste momento merece a titularidade, claramente. Não se pode desprezar a qualidade de um jogador (à exceção, como é óbvio, dos guarda redes) que cumpre absolutamente todos os minutos numa Premier League, e sempre com um rendimento bem acima da média. Contudo, estou certo que esta época o Cole vai-se apresentar muito melhor do que na época passada (o que nem é difícil de todo). Na supertaça europeia isso ficou provado, visto que o lateral dos blues fez uma exibição do melhor que já teve na carreira.

      Pessoalmente, acho evidente que só o Alaba pode ser merecedor da distinção de melhor do mundo nesta posição concreta. A par do Marcelo, é o jogador com mais qualidade e talento para desempenhar a função, porém, é mais regular. Agora se me perguntarem quais são os dois laterais mais competentes e constantes no exercício das suas funções, não exito em optar pelo Evra e pelo Baines.

      Concordo contigo também em relação ao Alex Sandro… Já é um dos 10 melhores do mundo, e em breve, quando der um salto para um os denominados "tubarões" e para os respetivos campeonatos mais competitivos, não tenho dúvidas que pertencerá à elite máxima da posição.

    • João Lains
      Posted Setembro 9, 2013 at 12:30 pm

      Concordo com o que disseste, quando fiz referência ao Bertrand estava apenas a falar no Chelsea, porque na selecção inglesa, Baines já seria para mim indiscutível há um bom par de anos. Por exemplo, acho que o Cole está muito mais em quebra que o Evra, que fez uma temporada bastante regular marcando inclusive alguns golos, todos eles de cabeça na sequência de bolas paradas. Era o último jogador que eu era capaz de imaginar marcar golos nestas situações, uma vez que só tem 1,73m.

  • Anónimo
    Posted Setembro 9, 2013 at 11:07 am

    1º que tudo, comparar o Roberto Carlos ao Alba é absurdo. Entretanto já sei que vou levar nas orelhas, mas para mim o Alex Sandro (F.C. Porto) se não for o melhor do mundo é um dos melhores. Veremos até quando ficará no Porto. Gosto muito também do Marcelo (R.Madrid), mas ainda assim escolheria o Alex Sandro.

    O meu top seria:
    1º Alex Sandro
    2º Marcelo
    3º Evra
    4º Alvaro Pereira

    ACG

  • Rui Mendes
    Posted Setembro 9, 2013 at 11:28 am

    Sem contar com os trintões que já passaram a sua melhor fase, o top5 atual dos melhores laterais esquerdos tem de incluir:

    Marcelo
    Alba
    Alaba
    Coentrão
    Alex Sandro

    Baines está às portas do top

    • João Lains
      Posted Setembro 9, 2013 at 12:50 pm

      Baines está às portas do top? Essa opção só pode ser explicada por não o acompanhares com tanta regularidade. Aliás era dos que deveria ter presença indiscutível nesse top, não há argumentos, estatísticas, números ou factos que o possam negar, apenas preferências pessoais que são completamente normais e eu respeito.

  • Neves
    Posted Setembro 9, 2013 at 11:41 am

    Ele tem razão. O melhor do mundo é definitivamente o Al(a)ba.

  • Rodrigo
    Posted Setembro 9, 2013 at 11:46 am

    Nao ha nenhum lateral esquerdo que se destaque dos demais de forma clara nesta fase, mas parece-me que o Alba e dos melhores nesta fase. Alem do espanhol, Alaba, Evra, Kolarov e Marcelo sao os que mais aprecio, sendo que o brasileiro e para mim o melhor quando esta bem fisicamente e mentalmente. Nesta fase Evra e provavelmente o melhor.

    Se elaborasse um top-10 seria mais ou menos assim:

    1- Evra
    2- Marcelo
    3- Alaba
    4- Alba
    5- Alex Sandro
    6- Schmelzer
    7- Kolarov
    8- Ashley Cole
    9- Clichy
    10- Baines

    • slb1994
      Posted Setembro 9, 2013 at 2:13 pm

      Saudações Rodrigo,
      Concordo parcialmente com o top.
      Não acho Clichy nada de especial-acho Coentrao melhor

    • João Lains
      Posted Setembro 9, 2013 at 6:00 pm

      Baines leva avanço sobre muitos dos que estão aí no top. Muito facilmente entra nos cinco primeiros .

  • Leonardo Santos
    Posted Setembro 9, 2013 at 12:03 pm

    Eu nao sei o que o Capdevila fez antes de dar essa entrevista, mas o facto é que parece que ele nao estava nada bem… Comparar Alba com o pico que Evra e o Cole atingiram ja era comico, agora dizer que é melhor que Roberto Carlos acho que ja é cair no ridiculo.
    Primeiro, Alba terá de conseguir ganhar o estatuto de melhor do mundo na sua posiçao, coisa que ainda nao tem e segundo, nem sequer o considero melhor do mundo neste momento, pois tanto o Evra como Cole, embora ja trintoes cumprem as medidas de um DE e mesmo sem considerar esses dois, ainda existe Marcelo, Coentrão, Alaba, Baines e até Alex Sandro discutem o lugar de melhor com Alba. E ainda existem mais jogadores que nao sao DE, mas quando sao chamados para fazer tal posiçao cumprem melhor que Alba, como o Chiellini, Lahm, Zanetti, etc.

    LS

  • Anónimo
    Posted Setembro 9, 2013 at 12:10 pm

    1. Marcelo
    2. Coentrão
    3. Alex Sandro
    4. Alaba
    5. Alba
    6. Baines
    7. Evra (já foi o nº1)
    8. Ashley Cole (já foi o nº1)

    AN

    • pedro
      Posted Setembro 9, 2013 at 5:25 pm

      coentrao melhor que o alaba e o alba e até o baines, hum muito bem. não sei como é que o seu top 5 não é marcelo,coentrao,nacho,arbeloa e algum da equipa b.

  • Jobfor
    Posted Setembro 9, 2013 at 12:21 pm

    Alex sandro tem todas as caoacidades para estar no real !

  • Paulo Almeida
    Posted Setembro 9, 2013 at 12:27 pm

    na minha opinião estas declarações são ridículas, gosto muito do Alba mas está longe de ter a qualidade de Roberto Carlos, porém, ele e o Alaba são os melhores defesas esquerdos do mundo, podendo o Marcelo lutar com eles se estiver em forma.
    provavelmente o Capdevilla estava a compara~lo ao Roberto Carlos, o cantor.

  • Sideshow Bob
    Posted Setembro 9, 2013 at 12:27 pm

    Realmente é preciso não ter noção para afirmar algo deste género!

    Roberto Carlos foi provavelmente o melhor lateral esquerdo de sempre (somente Maldini será comparável), arrisco mesmo a dizer que durante o seu "reinado" o brasileiro foi o melhor lateral, médio e extremo esquerdo do mundo (Nedved também foi brilhante) !

    Gosto muito do Alex Sandro. aliás, é um dois 2/3 jogadores do porto que gostava de ver no meu clube.

    O melhor neste momento para mim continua a ser o Evra. Alaba para lá caminha.

    Um abraço

    • Sideshow Bob
      Posted Setembro 9, 2013 at 5:27 pm

      O grande bi campeão do mundo Nilton Santos também é um sério candidato a melhor lateral esquerdo de sempre, aliás foi ele o "inventor" por assim dizer da posição, competência a defender mas também a atacar.

      Reza a lenda que só o Mané Garrincha nos treinos do Botafogo se conseguia superiorizar a Nilton Santos.

      Um abraço

  • isaac
    Posted Setembro 9, 2013 at 12:44 pm

    Se jogasse no Real Madrid se calhar tinha hipoteses de ser melhor…

  • brankela
    Posted Setembro 9, 2013 at 12:46 pm

    Quanto ao Alba, ele que aprenda a defender e que não deixe de comer sopa às refeições para ver se evolui mais um pouco, que lhe dava jeito. E sinceramente, parece mais um caso à la Ashley Cole, muita atenção, muito peito, grande clube, mas não passa dum jogador apenas bom que só vale o que vale por ser Defesa Esquerdo.

    É uma boa temática, esta da pobreza na posição de lateral esquerdo, mas podia ser apresentada de melhor forma…

    Entretanto concordo com muitos dos nomes que para aqui são mandados (Evra, Marcelo, Alaba….) e o sr. Alex Sandro certamente tem todo o ar de vir a ser um dos próximos craques.

  • Pedro
    Posted Setembro 9, 2013 at 12:53 pm

    1 – Gareth Bale

  • MM
    Posted Setembro 9, 2013 at 1:12 pm

    na minha opinião o melhor lateral esquerdo da actualidade continua a ser o Patrice evra.num futuro próximo,david alaba tem tudo para "conquistar" esse posto.

  • Kacal
    Posted Setembro 9, 2013 at 1:54 pm

    Não concordo com o Capdevila, Jordi Alba é um bom DE, mas, nem sequer é o melhor da actualidade, muito menos vai ser superior ao Roberto Carlos, ele tinha uma grande capacidade de remate, de média e longa distância, tinha muito "pulmão", muito força, seja no remate seja fisicamente, tinha carácter de líder, sobressaia nos grandes jogos, era rápido e muito difícil de bater no 1×1 e sabia bater livres em força como ninguém, é, para mim, um dos melhores DE´s de sempre e Alba não está a esse nível.
    Actualmente, prefiro o Marcelo, Coentrão e Evra e o Alaba no futuro vai ser um grande DE, Capdevila podia ter dito que Alba é um grande DE e mesmo dizer que ele é um dos melhores DE´s da actualidade, agora dizer isto é ridículo, na minha opinião.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 9, 2013 at 4:07 pm

    "Alba é um fenómeno." "Alba será de LONGE melhor do que o Roberto Carlos."

    Fiquei parvo com tais palavras… Alba é um bom lateral, até com alguma facilidade em fazer golos e certamente um dos melhores da actualidade.
    Marcelo à 2 anos fez uma época fantástica, mas agora está um nível abaixo do que pode dar. Coentrão não se assumiu no Real.
    Ashley Cole longe do seu melhor.
    Evra ainda continua a bom nível mas já não tem a mesma capacidade para dar o que dava durante os 90 minutos.

    Depois temos o Baines, nunca teve o devido reconhecimento e isso prejudicou-o, num palco maior nesta altura podia ser o melhor do mundo na posição.

    Assim, penso que a "luta" é entre o Alba e o … Alaba (curiosamente têm quase o mesmo nome), ambos jovens e com um grande futuro.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 9, 2013 at 4:15 pm

      Esqueci-me completamente do Schmelzer, gosto muito de o ver jogar e para mim está no top-5.
      E também me esqueci do Alex Sandro, que está no top-3 com Alba e Alaba para discutir o título de melhor do mundo na posição no futuro próximo.

    • pedritxo
      Posted Setembro 9, 2013 at 5:29 pm

      em relaçao a coentrao, acho sinceramente ate porque vi muitos jogos do real, ate quase todos, que coentrao nao era tao mau quanto a imprensa dizia, jogava bastante bem, o problema foi que diziam sempre isso que acabou por ficar, nao e a toa que mourinho preferia coentrao em vez de marcelo para jogos grandes

    • João Lains
      Posted Setembro 9, 2013 at 7:44 pm

      O que a imprensa dizia não era que ele jogava mal mas que não sabia dar conclusão às jogadas de ataque, basicamente não conseguia fazer cruzamentos para área, e quem viu os jogos facilmente se apercebe disso. Ele raramente conseguia completar um cruzamento, eram sempre interceptados e nunca chegavam aos avançados.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 9, 2013 at 11:49 pm

      Dos jogos que vi do Real Madrid Coentrão sempre foi uma sombra do que era no Benfica, e até do que fez no Euro da época passada. Nunca atingiu o máximo das suas potencialidades, mas lá está, também nunca foi tão mau como pintaram no início da sua estadia em Espanha

  • Francis
    Posted Setembro 9, 2013 at 6:07 pm

    Ja estava com saudades deste tipo de posts. Obrigado VM. Quanto à afirmação é natural que com a escassez de jogadores de inequivoca qualidade se caia na tentação de dizer este tipo de coisas. No entanto longe do Jordi Alba ser um mau jogador. Eu acho-o um excelente DE.

  • Namorada Infeliz
    Posted Setembro 9, 2013 at 6:20 pm

    O próprio Roberto Carlos afirmou que Alba e Marcelo eram os melhores LE da actualidade

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 9, 2013 at 11:48 pm

      Sim, da actualidade… o Roberto Carlos já não joga. O mais ridículo da entrevista foi a parte em que o Cap diz que o Alba é melhor que o Roberto Carlos, DE LONGE.

  • Sérgio Gonçalves
    Posted Setembro 9, 2013 at 7:37 pm

    A meu ver Patrice Evra é ainda o melhor lateral esquerdo do mundo, David Alaba será seguramente o melhor no futuro. No flanco oposto a história é a mesma. E para chegar-mos a esta conclusão basta verificar-mos os laterais de algumas equipas de TOP (Rafael, MAN UTD; Arbeloa, Real Madrid; Zabaleta, MAN CITY; Schmelzer, Bor. Dortmund; Abate, Milan; Lichsteiner, Juventus…), são sem dúvida bons laterais, mas em comparação há qualidade abundante em extremos por exemplo deixam algo a desejar, mas isto penso que também se possa dever ao facto de no futebol moderno, cada vez mais os laterais serem extremos adaptados o que faz com que sejam vistosos por atacarem bem e serem mais tecnicistas acabando por disfarçar algumas lacunas defensivas.

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 9, 2013 at 7:59 pm

      Schmelzer é defesa esquerdo. Quem joga do lado direito é o polaco Łukasz Piszczek, mas tem estado lesionado e a vaga tem sido ocupada pelo adaptado Kevin Großkreutz.

    • Sérgio Gonçalves
      Posted Setembro 9, 2013 at 8:25 pm

      Correcto, os exemplos são tanto de laterais esquerdos como direitos, o que queria fazer entender é que em ambos os flancos existem clubes de topo que não têm nessas posições um jogador à altura dos demais.

  • Gonçalo_Slb
    Posted Setembro 9, 2013 at 9:25 pm

    Não concordo com capdevila, Alba é um bom lateral esquerdo mas esta a anos luz do que foi roberto carlos.
    Lista dos 20 melhores Laterais Esquerdos Da actualidade na minha opinião .

    1- Alaba
    2- Jordi Alba
    3- Baines
    4- Marcelo
    5- Coentrão
    6- A. Cole
    7- Evra
    8- Shmelzer
    9- Alex Sandro
    10- Kolarov
    11- Clichy
    12- José Henrique
    13- Adriano
    14- Felipe Luis
    15- Gibbs
    16- Ansaldi
    17- Criscito
    18- Siqueira
    19- Natxo Monreal
    20- Alvaro Pereira

  • Anónimo
    Posted Março 21, 2014 at 4:48 pm

    Discordo totalmente. quer na afirmação de ser o melhor do mundo, quer na comparação ao Roberto Carlos.
    Não considero, Alba melhor que Coentrão, por exemplo. O melhor lateral dos últimos tempos foi para mim Ashley Cole, mas já não apresenta o fulgor de outros tempos (bem como baines ou evra). Neste momento acho que quem mais se tem evidenciado é o Marcelo (ainda que seja algo irregular). Tiago Vidal

Deixa um comentário