Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jornalista da SIC, que esteve no Qatar, rasga Ronaldo: «Jogadores da Seleção estão fartos dele»

Luís Marçal, jornalista da SIC que acompanhou a seleção nacional no Qatar, destacou que Cristiano Ronaldo teve culpas no insucesso de Portugal.

https://twitter.com/olhaoquete2igo/status/1603482269703864320

40 Comentários

  • Mantorras
    Posted Dezembro 16, 2022 at 2:41 pm

    Ninguem tenha duvidas que ja estao fartos dele ha muito, mas nao era so na seleccao. Colegas do Manchester, Juve, e mesmo no Real, nao deliravam de amor pela personalidade dele. Lembram-se dos videos dos colegas do Real a “gozar”, quando o Cris saiu, dizendo que “agora ja podiam bater livres de vez em quando”?

    Egoismo e egocentrismo sao coisas dificeis de admirar ou gostar. E o Cris, por muito que possa nao o ser a tempo inteiro, eu nao privo com ele, e muito isso, demasiadas vezes, durante demasiado tempo. Alem disso, ha sempre ciume ou inveja em tudo na vida. Ha sempre algum.

    O que eu gostava que os colegas de seleccao entendessem e que sem Ronaldo para assumir, convem alguem dar as perninhas, porque podemos espernear a vontade, mas Ronaldo da 10-0 a qualquer outro na seleccao, quando a coisa aperta. Viu-se logo na atitude dele quando entrou com Marrocos, nao lhe saiu, mas o foco e vontade estavam todos la. O Cristinao nunca se escondeu, e durante mesmo muito tempo, foi a muleta daquilo e o que e certo e que ele resolveu inumeras vezes. E bom que o grupo nao se restrinja a estar farto do que temos, se nao sao oposicao tipo Chega, manda abaixo, mas nao soluciona nada…

  • Borsalino
    Posted Dezembro 16, 2022 at 11:05 am

    Espero que já tenha juntado um bom pé de meia.

  • João
    Posted Dezembro 16, 2022 at 8:43 am

    Se eu jogasse lá acho que também já estava um pouco farto do CR. Mas acho que ainda estava mais da CS PT que é mesmo reles e fraquinha. O João Mário foi um Deus naquela conferência de Imprensa

  • AndreChaves9
    Posted Dezembro 16, 2022 at 7:00 am

    Isto não é novidade nenhuma para quem tem dois dedos de testa. Então aqui no VM não faltava quem alertasse para isto.

    Em cima falam do Jorge Andrade e realmente… Estive a ouvi-lo um pouco no outro dia e o homem não acerta uma. Não diz nadinha de jeito. Mas ele e outros que por lá andam são tão básicos que enfim consideram um suplente do Utd e um jogador que prova todos os jogos que não tem nível para a seleção é o melhor e que devia jogar…. É qualquer coisa.

    • Wey
      Posted Dezembro 16, 2022 at 8:56 am

      Jorge Andrade e daqueles que manda bitaites televisivos consoante a mare.
      No pos jogo de Marracos fartou se de rasgar o Lider mor e o Santos.

  • NoSense
    Posted Dezembro 15, 2022 at 11:52 pm

    Não vou entrar em futurologias de que vai ser ou não despedido (uma vez que o argumento de que ninguem o criticava, acabou agora por cair por terra), mas queria só deixar duas/três perguntas, sem qualquer tipo de ironia ou tentativa de receber comentários menos positivos:
    – O que mudaria num mundial num país árabe (como seria num país asiático), em termos de imprensa e atenção, se Cristiano não tivesse dado aquela entrevista?
    – O que mudaria num mundial num país árabe (como seria num país asiático), em termos de imprensa e atenção, se Cristiano não fosse sequer seleccionado?
    – Desejo sinceramente que ganhem porque, tal como demonstramos no futsal, hoquei, canoísmo/kayak, etc., é um orgulho (apesar de não acompanhar nenhuma modalidade, mas acompanho os resultados) ver um país como o nosso a vencer lá fora e mostrar-nos ao mundo, mas não estarão os jogadores que supostamente estão fartos, a colocar maior pressão sobre si próprios quando tiverem como efectiva a ausência de Ronaldo?

    Como nota final, não sou adepto da selecção desde que passei a considerar (há muitos anos) que não são os melhores ou merecedores que são convocados, mas não posso deixar de dizer que do que tenho lido nos últimos dias por aqui, deixo uma outra pergunta:
    – é pior o César Mourão dizer que prefere que a selecção perca do que ver Cristiano Ronaldo no banco, ou é pior dizer que “ainda bem”/”ficaram felizes” por não vencer a seleccção que presta vassalagem a Cristiano Ronaldo, ou a selecção da FEMACOSA ou outras coisas que fui lendo, mas que davam a entender que ficaram satisfeitos por não vencer Ronaldo/Santos (para mim ambas são más, mas mostra que há uma mostra muito igual de perfis, mudando as ideias, mas preferindo o mesmo)?

  • Pablitoaimar82
    Posted Dezembro 15, 2022 at 11:32 pm

    Qualquer pessoa que goste de ver e analisar pela sua própria cabeça já tinha percebido que não é de agora tudo o que envolve os grupos e a paz podre que existia. Compreende se alguns jornalistas que não se safam em mais sítio nenhum terem ficado calados , mas durante todos estes anos não existir ninguém que metesse o dedo na ferida e assumi-se o que agora está a vista de todos, diz mais da comunicação social do que do Cristiano.

  • Fireball
    Posted Dezembro 15, 2022 at 10:24 pm

    Disse o que pensa, e falou do que viu. De certeza que terá a porta aberta num outro canal agora que seguramente vai ser despedido da SIC.

  • Kafka
    Posted Dezembro 15, 2022 at 10:10 pm

    Isto é absolutamente histórico, um jornalista português a ousar pôr em causa o Deus Sol

    No entanto, cheira-me q vai ser despedido nos próximos dias ou vai ser encostado e não voltará a aparecer publicamente por esta afronta ao Deus Sol, até para q todos os jornalistas em Portugal percebam q não podem em momento algum afrontar o Deus Sol

  • HeberPrincipe
    Posted Dezembro 15, 2022 at 10:08 pm

    Sem tirar nem pôr

  • Valentes Transmontanos
    Posted Dezembro 15, 2022 at 10:00 pm

    Finalmente há um rosto para associar a um dos narradores de futebol mais fracos e monótonos da televisão portuguesa.

    Concordo com o que ele diz aqui. O Nuno Luz também já veio criticar o CR e a FPF, o que me leva a crer que estas pessoas não têm grande espinha dorsal. Pelo menos o Nuno Luz não deve ter, uma vez que ainda há uns dias se referia a um tal de “El Bicho”.

    Das duas, uma: ou mudou de opinião, ou não passa de um pau mandado que, agora que o CR começa a ser criticado e irá inevitavelmente cair do seu pedestal, já não tem problemas em criticá-lo, uma vez que já pouco ganhará em elogiá-lo.

    • Factualista
      Posted Dezembro 15, 2022 at 11:39 pm

      É exactamente isso. O pessoal vai bater palminhas a estas palavras, quando a maioria dos jornalistas desportivos apenas diz o que está na moda e vende. Levam areia e ainda gostam.

  • Amigos e bola
    Posted Dezembro 15, 2022 at 9:44 pm

    E têm razão. Eles vão a uma conferência de imprensa e 99% das perguntas são sobre o Ronaldo. É uma falta de respeito.

    • Artur Trindade
      Posted Dezembro 16, 2022 at 8:59 am

      Mas é curioso que era este jornalista (juntamente com o filho do Neves de Sousa-CMTV), que fazia as perguntas redundantes e repetitivas, que diz agora os jogadores estarem fartos de ouvir.

      Foi também este senhor, que assinalou e sublinhou, que Cristiano entrou no treino por último, carrancudo, sem falar com ninguém.

      Portanto, está aqui a ser coerente, tal como o seu colega de estação Paulo Garcia, que tem sido muito corrosivo com Cristiano.
      Cada jornalista carrega consigo, a sua visão e bagagem, nada contra, tirando obviamente o grupo Cofina, que tem tido uma agenda.

      • Kafka
        Posted Dezembro 16, 2022 at 10:06 am

        A única agenda q há na imprensa portuguesa é venerar cegamente o Cristiano e encobrir tudo o que de errado ele fez/faz dentro e fora do campo

  • Joga_Bonito
    Posted Dezembro 15, 2022 at 9:38 pm

    À medida que se aproxima o seu fim na selecção nacional e nas grandes ligas europeias, vê-se subitamente declarações críticas com ele que dantes não se via. Ainda há dias foi pouco noticiado, mas Modric, uma lenda do Real e um dos melhores médios de sempre, afirmou que para ele Messi é o melhor de sempre. Isto vindo de um merengue (!) que jogou com CR durante anos. Wayne Rooney disse o mesmo ontem no twitter.

    A falsa unanimidade da teoria dos dois ET começa a cair. Quando sair de vez da selecção e deixar de dar de mamar a muitos que andam à pala dele não tenho dúvidas que veremos muitos dos que falavam a treta dos “dois ET”, coagidos pelo politicamente correcto ou mamando da máquina mediática, acabarão a revelar o que sempre pensaram dele no plano humano e que, no plano desportivo, nem dúvidas pode existir quem é o único ET do actual futebol e possivelmente o melhor de sempre.

    Um dos grandes erros de CR foi a insistência dele e da sua entourage em se fazerem mais do que o que são, mesmo a expensas de deturpar a história. Nos últimos dias temos visto o discurso em alguns dos seus apoiantes em que se quer vender a ideia de que antes de CR Portugal era um país pequeno no futebol e que raramente se qualificava para as grandes competições. Esquecem-se que Portugal tinha já dois jogadores BO na sua história, dois Bola de Prata e vários jogadores que estavam nos melhores do mundo da sua geração, Figo, Deco, Rui Costa…Portugal não era nenhum Marrocos ou Colômbia como agora tentam impingir…No cúmulo deste ridículo vimos o Jorge Andrade, um jogador que au adorei ver, mas que aqui só pode ter vindo bem regado, dizer que Portugal só era favorito porque tinha CR, sem ele nunca seria favorito…por momentos esquecemos que Portugal tem das selecções mais talentosas do mundo, por momentos parecia que estávamos a falar de algum Liechenstein ou coisa assim. Estes delírios devem ter caído bem mal na selecção e nos vários jogadores portugueses. Só quem for ingénuo é que acha que o Luís Marçal não está a dizer uma grande verdade. Se CR não sair pelo seu próprio pé às tantas vamos ver um cenário quente nos próximos meses…

    • Joga_Bonito
      Posted Dezembro 15, 2022 at 9:55 pm

      Ah, esqueci-me de dizer isto. Antes da era de Scolari Portugal não se qualificava sempre para as grandes provas pela usual postura pouco competitiva dos jogadores portugueses. Nunca foi um problema de talento, mas de atitude, porque sempre tivemos grandes grupos de jogadores nos anos 60-90.

      Contudo, quem mudou este paradigma foi Scolari e a geração de ouro, não CR. Com Scolari, desde 2003-2008 apuramo-nos sempre para todas as competições e tornámo-nos sempre uma equipa temível nas fases finais. CR só foi a figura principal da selecçao a partir de 2008, já no fim da era Scolari, quando a mudança de postura competitiva já tinha sido feita, mas isso foi mérito de Felipão e da geração de ouro e da geração de transição entre a de ouro e a de CR, a de jogadores como Deco, Carvalho, Simão, Jorge Andrade, Conceição…

      • Miguel Lopes
        Posted Dezembro 16, 2022 at 9:37 am

        Eu considero que o CR fez muita m…. nestes últimos tempos, mas também vejo e leio o que uns artistas dos comentários nos bombardeiam.
        Com este teu comentário conseguiste afirmar que o CR não teve nenhum papel no Europeu de 2004, Mundial de 2006 e no Europeu de 2008. Irra, utilizaste uma borracha muito boa, até aprece que ele não ajudou a “geração de ouro” a ficar mais luminosa depois de um mundial de 2002 de trampa, um não apuramento de 1998 e uma excelente campanha no euro de 2000.
        Ah, e eu também considero que o Scolari foi o selecionador mais importante da história de Portugal, não como treinador, mas motivador e agitador dos nossos corações, chamando-nos para o apoio à seleção.
        Nada me move contra as tuas opiniões, mas antes de trucidares alguém porque fica bem nos tempos que correm, analisa melhor o que vais escrever.

        • Joga_Bonito
          Posted Dezembro 16, 2022 at 1:13 pm

          Eu disse que ele não teve importância no euro2004, mundial 2006?

          Não disse isso, apenas refutei a última laracha do crisnaldismo em que falam como se antes dele Portugal não tivesse história e fosse algum Marrocos…

          Ele entrou na selecção quando houve uma viragem de mentalidade e organização com Felipão, beneficiou disso. Contribuiu para ele como todos os que lá jogaram entre 2003-2008 mas não foi a figura de proa desse período, antes foram Figo, Rui costa, Deco, Carvalho, Andrade, Maniche e outros…A entourage do CR é que aposta em deturpar as coisas…quando o CR se afirmou como a maior figura da selecção já Portugal se tinha tornado uma potência mundial com forte atitude competitiva e exigência, ele não criou isso…

        • Miguel Lopes
          Posted Dezembro 16, 2022 at 10:02 am

          “até parece”

      • Pablitoaimar82
        Posted Dezembro 15, 2022 at 11:28 pm

        Com Scolari a chama atingiu o máximo, também com o facto de 2004 ser em Portugal, o que facilitou a expandir essa chama, mas o euro 2000, pelo menos a nível pessoal, continua a ser a competição mais marcante. Ainda hoje revejo o Inglaterra Portugal sempre que passa na memória ou no 11. Em 2006 penso que o espírito a volta da seleção já não era tão forte (o anúncio antecipado de saída do Scolari não ajudou)

        • Joga_Bonito
          Posted Dezembro 16, 2022 at 1:16 pm

          Eu também adorei o Euro2000, chorei tanto na meia-final como na final de 2004 mas com Scolari a loucura com a selecção emergiu de forma irreverssível.

        • troza
          Posted Dezembro 16, 2022 at 9:42 am

          Euro 2000 foi a vez que mais vibrei com a seleção… mais que 2004 e que 2016… e foi a derrota que mais me custou (mais que a Grécia em 2004 ou a França em 2006). Mas acho que isto foi também fruto da minha idade e do entusiasmo por algo que não era tão comum antigamente… O entusiasmo da malta mais velha era diferente do nosso hoje em dia.

      • João Lains
        Posted Dezembro 15, 2022 at 11:06 pm

        Isso não é bem assim. Antigamente os apuramentos para as fases finais eram muito mais apertados do que são hoje. Até 1978, por exemplo, só +/- 10 seleções europeias se apuravam para o Mundial e que nas primeiras edições esse apuramento chegava a ser feito com recurso unicamente a uma eliminatória a duas mãos.

        Em 50, perdeste o lugar para a Espanha do Zarra que depois seria 4ª classificada na fase final. Em 54, foste trucidado pela Áustria (9-0), que seria 3ª classificada na fase final. Em 58, perdeste para uma Irlanda do Norte, que foi aos quartos-de-final, onde seria derrotada pela França de Fontaine e Kopa. Em 62, perdeste para a Inglaterra de Charlton e Greaves. Obviamente, que terão havido muitos falhanços, sobretudo quando Benfica e o Porto mais tarde, tinham boas prestações na Europa, mas não podes ler a história de frente para trás…

        • Artur Trindade
          Posted Dezembro 16, 2022 at 10:24 am

          João, obrigado por mais um serviço público de informação das massas. Devias editar um livro, com as teus contributos instrumentais.

        • Joga_Bonito
          Posted Dezembro 15, 2022 at 11:13 pm

          Não está em causa que dantes os apuramentos podiam ser mais difíceis, mas não pode justificar as poucas presenças de Portugal em fases finais até Scolari. O caos de organização (visível no caso Saltilho) e a falta de atitude competitiva levaram a isso.

          • troza
            Posted Dezembro 16, 2022 at 9:40 am

            O caos da organização no caso Saltilho também aconteceu em 2002 ou 2014 ,salvo as suas diferenças.

            Até em 66, onde supostamente a federação portuguesa aceitou receber dinheiro para mudar a localização do jogo, podemos dizer que havia interesses acima do sucesso desportivo.

            Agora se formos honestos, não podemos dizer que os apuramentos mais difíceis não justificam as poucas presenças… diz-me quantas vezes fomos apurados em playoffs e tal nestes últimos anos com apuramento mais fáceis que os anteriores? Isto é sinónimo de muito menos presenças do que as que temos, mesmo que a organização fosse melhor. Não teriamos estado lá este ano, por exemplo… Em 98 Portugal foi eliminado pela Alemanha na qualificação e foi a última vez que houve uma competição sem Portugal… diz-me onde havia um adversário deste nível em qualquer apuramento desde aí? Talvez a Holanda em 2002? E mais nada…

            Não podemos ignorar a diferença no formato das competições e dos apuramentos.

            • Joga_Bonito
              Posted Dezembro 16, 2022 at 1:15 pm

              Eu não ponho em causa que dantes fosse mais difícil mas Portugal tinha talento para fazer mais do que o que fez. Esse mesmo argumento valeria para qualquer grande portência mundial da altura, Brasil, Argentina, Itália, URSS, RFA, Hungria e essas equipas tinham mais presenças do que Portugal. Faltou-nos sempre outra postura competitiva. Era a época das “vitórias morais” e da atitude pastelona em competição.

              • troza
                Posted Dezembro 16, 2022 at 2:27 pm

                Qualificação de 1958: Portugal é eliminado por Irlanda do Norte (grupo com Irlanda do Norte, Itália e Portugal). A Irlanda do Norte foi apurada no grupo do mundial à frente da Argentina e da Checoslováquia e eliminada depois pela França

                Qualificação de 1962: Portugal é eliminado por Inglaterra (grupo com Inglaterra e Luxemburgo). Inglaterra foi apurada no grupo e eliminada pelo Brasil.

                Qualificação de 1966: Portugal apurado num grupo com Checoslováquia (finalista do mundial anterior mas não foi apurada para o euro), Roménia e Turquia

                Se falarmos da geração que foi responsável por 2 taças dos campeões europeus e uma taça das taças é isto que temos.

                Não vivi na altura para julgar a atitude. Ficam só os resultados mas claramente grupos de 3 equipas penalizam muito mais qualquer mau resultado que outros. De resto não sei os momentos das equipas… quer dizer, Inglaterra ganhou 4 anos depois mas não sei o suficiente para comentar

                Mas vamos a alturas mais recentes… 1994 e 1998…

                1994 somos eliminados com 2 empates e duas derrotas. As duas derrotas foram contra a Itália que foi à final do mundial . A Suiça foi ao mundial e a única derrota deles no apuramento foi contra Portugal.

                1998… Sim, temos um empate contra a Arménia e Irlanda do Norte fora e fomos eliminados apenas por 1 pontos mas perdemos apenas um jogo no apuramento (Ucrania fora que não foi ao mundial por perder o playoff contra a Croacia – que acabou em 3º). Qual era a atitude aqui? Será que era má?

                2010 fomos apurados através de playoff com uma prestação igual à de 1998 (4 empates e uma derrota) incluindo um empate contra a Albania em casa. Num grupo em que a Dinamarca e a Suécia eram os nossos grandes adversários.

                2014 em segundo lugar com 3 empates e uma derrota e a equipa mais forte era a Russia… que podemos argumentar que era mais fraca que a Ucrania em 98 e decididamente mais fraca que a Alemanha em 98.

                2022 com dois empates e uma derrota em menos jogos e a equipa mais forte dos nossos adversários era a Sérvia.

                Apurados com distinção para 2002 (apenas 3 empates), 2006 (também 3 empates) e 2018 (apenas uma derrota).

                Isto tendo em conta que as qualificações ficaram mais fáceis (desde 2002 que despareceram tubarões das qualificações de Portugal).

                Eu concordo que melhorámos a organização, que Scolari foi quem uniu o povo à volta da seleção (e ainda hoje vivemos frutos disso)… mas estar a dizer que foi a atitude dos jogadores antigamente… Portugal foi quase apurado uma data de vezes noutros anos… o nível das qualificações baixou, Portugal passou a ser apurado… e tu resumes apenas à atitude não me parece muito correto.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Dezembro 15, 2022 at 10:44 pm

        Não podia concordar mais. O Scolari praticamente inventou a selecção como instituição nacional, com apoio dos portugueses e consequente entrega dos jogadores. Antes era alvo de desprezo e troça, mesmo antipatia, um pouco por todos, talvez ainda consequência de 1986. O Scolari deu uma volta de 180 graus nisso.

  • Nickles
    Posted Dezembro 15, 2022 at 9:34 pm

    Correctíssimo. O Aveiro sabia muito bem o que estava a fazer, e ainda teve a lata de mandar vir com a CS porque só se falava nele, quando era exatamente isso que queria. E isto depois de nem sequer ter dado a cara nem na 1ª nem na 2ª conferencia da selecção. Mas já estamos habituados às mentiras e hipocrisias do Aveiro.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Dezembro 15, 2022 at 9:32 pm

    Finalmente, alguém a dizer o ÓBVIO!

    Eles estão fartos de aturar a prima dona, isso notou-se bem. e depois disto ainda despede o treinador, o que é surreal!

  • SilvadasAguas
    Posted Dezembro 15, 2022 at 9:27 pm

    Muita pena do Luis Marçal, vai ser trucidado pelo exercito, se tiver algum video menos próprio vai aparecer nas proximas semanas, e provavelmente a Sic vai ter de correr com ele se nao quiser ver os seus microfones atirados a um rio ou lago qualquer. Muita forca Luis

    • Kafka
      Posted Dezembro 15, 2022 at 11:10 pm

      Bem visto esse ponto dos vídeos comprometedores

      O vídeo do Gonçalo Ramos apareceu 1 ou 2 dias depois dele ter tirado o lugar ao Deus Sol, a máquina reagiu rapidamente para queimarem o miúdo

      Neste momento a máquina já está a trabalhar para destruir este jornalista, não há hipótese

      • maZe
        Posted Dezembro 15, 2022 at 11:23 pm

        Essa é das melhores que já li vindo de ti, o que é dizer muito. Não estando a defender o Ronaldo mas essa insinuação é absolutamente delirante. Já pensaste que se esse vídeo saiu foi porque o Gonçalo marcou 3 golos e esse era o momento certo para rentabilizar? Só te falta dizer que foi ele que filmou.

    • Sobe Alges
      Posted Dezembro 15, 2022 at 9:57 pm

      Exacto. O que ele disse é a pura das verdades mas possivelmente será o fim da sua carreira (cancelado como se gosta de dizer hoje em dia).

      • Bruno Cunha
        Posted Dezembro 15, 2022 at 10:34 pm

        Neste blog existem uns guerreiros de teclado que gostam muito de criticar jornalistas e selecionadores por não porem dedos na ferida ou sentarem o Ronaldo mas a verdade é que é fácil pedir isso aos outros quando não há consequências.

        Fernando Santos já foi e este jornalista a não ser que seja uma peça muito importante arrisca se a ir também. Adiantou lhes de muito falar…

        • troza
          Posted Dezembro 16, 2022 at 9:45 am

          Começo a achar que o Fernando Santos já sabia que ia ter guia de marcha depois de substituir o Ronaldo contra a Coreia.

          Não acham estranho que tenha feito essa substituição para depois o deixar no banco? Acho que depois disso, o Fernando Santos deve ter pensado… perdido por 100, perdido por mil… E fez o que achava melhor.

          Infelizmente para nós, o melhor do Fernando Santos não dá para seleções que se sabem fechar e dar a iniciativa a Portugal…

Deixa um comentário