Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

José Fonte aponta um problema na defesa de Portugal

Faz pouco sentido Fernando Santos convocar 3 centrais que só sabem jogar do lado direito.

José Fonte vai assumir a titularidade na final da Liga das Nações, devido à lesão de Pepe, e diz gostaria de jogar como central à direita. “Quando o Pepe está, a preferência, obviamente, recai sobre ele. Os três [Pepe, Fonte e Rúben Dias] gostam de jogar à direita. É um pouco mais difícil jogar à esquerda, porque não estamos habituados e não temos as mesmas soluções com o pé esquerdo, à direita é muito mais confortável”, disse o defesa do Lille, em declarações recolhidas pela Renascença, no final do jogo com a Suíça.

26 Comentários

  • tugao
    Posted Junho 6, 2019 at 1:01 pm

    Quando saiu a convocatória, toda a gente concordou em levar só 3 centrais e que estes eram os 3 melhores disponíveis (em que eu concordo totalmente).
    Agora já é a segunda ou terceira noticia aqui no blog que põe isso em questão.

    Na altura da convocatória foi a melhor decisão, criticar agora parece só mesmo para implicar. ?

    • Madame Tatica
      Posted Junho 6, 2019 at 1:56 pm

      Certamente não leu os comentários aquando da convocatória ou constrói apenas argumentos falaciosos.
      Foram vários os comentadores a alertar para a ausência de um 4º central, muitos referiam um que jogasse do lado esquerdo.
      Cumprimentos.

    • Filipe22
      Posted Junho 6, 2019 at 2:08 pm

      Muita gente criticou a ausência de Ferro.

  • Ray Romanoff
    Posted Junho 6, 2019 at 1:08 pm

    O que só torna mais absurda a não convocatória do Ferro

  • AT20
    Posted Junho 6, 2019 at 1:13 pm

    Incrível como deixa Ferro, que é o central que melhor sai a jogar, joga na esquerda, está em boa forma e já está habituado a jogar com o Rúben Dias. Tudo para levar mais um extremo ou trinco que vão só para fazer número. Agora vão se ver a rasca, e no azar de haver outra lesão vão ter que adaptar o Danilo. O que tendo em conta que deixaram Ferro de fora, faz pouco sentido.

  • Kacal
    Posted Junho 6, 2019 at 1:14 pm

    Percebo, mas o Fonte até jogou na esquerda no Euro 2016 e foi competente, penso que poderá voltar a fazê-lo. Talvez devessem ter chamado Bruno Alves, Ferro ou Rúben Semedo em vez de um jogador atacante.

    • NunoLFC
      Posted Junho 6, 2019 at 4:02 pm

      Pode voltar a fazê-lo e é competente a fazê-lo, mas quando o próprio afirma que não se sente confortável, não é um bom sinal.

      • Kacal
        Posted Junho 6, 2019 at 6:31 pm

        Sim, nisso estou de acordo mas não acredito que o Fonte deixe de trabalhar bem e dar o seu melhor, ele não é desse tipo e sempre se superou, desta vez não será diferente e pelo menos está bem fisicamente e moralizado depois da boa época que teve.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Junho 6, 2019 at 1:18 pm

    Um dado que é pouco falado, mas que tem pouco peso. A malta fala sempre “a dupla de centrais é x”, nunca relevando muito o lado em que jogam. Também por isto Ferro ou Rúben Semedo deviam ter sido chamados.

  • Vegeta
    Posted Junho 6, 2019 at 1:26 pm

    E o Ferro em casa ?

  • André Dias
    Posted Junho 6, 2019 at 1:28 pm

    Ferro é jovem e alinha na posição da selecção que mais precisa de ser renovada, joga no lado esquerdo do eixo defensivo, forma dupla no clube com outro central da nossa selecção (tem rotinas treinadas e testadas com Rúben Dias) e é o melhor central português a sair com a bola nos pés. Faz pouco sentido levar Fonte em detrimento de Ferro mas já se sabe que Fernando Santos leva sempre o seu tempo a colocar a qualidade à frente do estatuto.

  • coach407
    Posted Junho 6, 2019 at 1:36 pm

    O mais estranho é o Pepe jogar do lado esquerdo no FC Porto e na seleção não pode jogar desse lado, obrigando a adaptar o Rúben Dias.

    • Kacal
      Posted Junho 6, 2019 at 1:56 pm

      Penso que se deve ao estatuto de Pepe na selecção, algo que não tem no Porto. Teve antes de sair para o Real, mas quando chegou havia Felipe com 3 anos consecutivos de clube.

  • Chico
    Posted Junho 6, 2019 at 1:39 pm

    mais um motivo para convocar o melhor central português, Ferro

    • Xyeh
      Posted Junho 6, 2019 at 3:26 pm

      O hype que dão a certos jogadores é incrível, para mim o Ferro é o jogador que potencialmente será o patrão da defesa de Portugal, para mim tem mais potencial que o Dias mas ainda é preciso ver o rapaz a jogar noutro grau de dificuldade, o Militão na Champions mostrou que podem atira-lo para o meio dos tubarões e ele sai-se bem, o Ferro ainda tem que mostrar algo para ultrapassar um Pepe em fase descendente. Se o Rúben Semedo este ano atinar acho que tem o que necessita para se afirmar com o Ferro sendo que o Dias passaria para 3º central.

  • Diogo Palma
    Posted Junho 6, 2019 at 1:54 pm

    Não percebo como é que o Ferro não é convocado, tem jogado sempre como central esquerdo no Benfica e tudo.
    Só mesmo o Fernando Santos é que não parece perceber que os jogadores rendem mais ou menos consoante a posição que ocupam.

    Insiste em usar duplas de centrais em que ambos jogam melhor do lado direito.
    Põem o William como “8” quando as suas melhores épocas foram no Sporting como “6” a construir jogo de trás.
    O B. Fernandes encostado à direita quando ele precisa de liberdade para vir buscar jogo e atacar da esquerda para o meio fazendo uso do seu remate.

    O Bernardo Silva também parecia não saber se devia atuar como “10” ou extremo direito e com poucas linhas de passe o que não acontece quando joga no City.

    E o Félix a ter um papel muito ingrato ao lado de Ronaldo visto que o Cristiano precisa de um ponta-de-lança que seja a referência e com mais presença na área de forma a dar-lhe liberdade para fazer movimentos da esquerda para a direita ou para aparecer na área a finalizar.

    Para mim o melhor 11 seria com:
    Patricio
    Cancelo, Pepe, Ferro e Guerreiro
    William, Pizzi e B. Fernandes
    Bernardo, Ronaldo e André Silva

    Com Pizzi por vezes a puder encostar mais à direita, deixando o Bernardo com liberdade para vir para o meio. E o B. Fernandes a ser interior esquerdo.
    O André Silva pode não ter feito uma grande época mas na selecção encaixa muito bem e transcende-se tal como acontecia com o Quaresma e Nani que para mim um deles ainda devia fazer parte os convocados como suplente bastante útil.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 6, 2019 at 1:58 pm

    Sendo que o Danilo não podia jogar o primeiro jogo e não costuma ser opção, seria preferível levar o Ferro que joga melhor sobre a esquerda.

  • masterDC
    Posted Junho 6, 2019 at 2:33 pm

    Eu vou manter o que disse na altura da convocatória, eu concordo com a chamada só de 3 centrais. Ninguém imaginava que o Pepe se ia lesionar e que teriamos de jogar com o Fonte. O problema nisto será de termos convocado só 3 centrais com preferência a jogar pelo lado direito mas no Euro o Pepe e o Fonte formaram uma grande dupla e o Fonte jogava na esquerda.

    Se é melhor jogar com um defesa que possa jogar bem na esquerda? Sim, mas neste caso mantenho que não será porque aqui que iremos ter problemas. Como já referi em cima o Fonte já jogou nessa posição, quando joga pela Seleção cumpre bem e fez uma boa época. Acho que neste jogo é necessário a experiência que Pepe/Fonte têm e prefiro assim do que apostar no Ferro. O Ferro é um excelente jogador, será no futuro um jogador de Seleção e já tem rotinas com o R.Dias mas prefiro-o colocar num amigável ou num apuramento para o Euro 2020.

  • Eagle1991
    Posted Junho 6, 2019 at 4:05 pm

    Na próxima convoquem o Ferro que joga sobre a esquerda. Na seleção nao é possivel rotinar os jogadores. Eles já têm de vir rotinados dos clubes e Ferro tem essas rotinas devido ao que jogou no seu clube. Não estou a dizer que deveria ser titular mas parece-me já ter nivel de seleção (banco)

  • DiogoC
    Posted Junho 6, 2019 at 4:23 pm

    O Ferro? A Sério? Ma só que provou até hoje? Ainda deu bastantes casas nos poucos jogos que fez no Benfica. Ao dia de hoje o Rubem Semedo é muito mais jogador que o Ferro.
    Existe uma pressão inexplicavel para que qualquer jogador português que seja titular do Benfica tem de ir a seleccao. Veja se o caso do Pizzi que ha anos que exigem a sua chamada e cada vez que lá vai é uma desilusão. O mesmo com o Rafa. A pressão que ouve para quer o Félix fosse titular quando é óbvio para todos que ao dia de hoje o Guedes é muitíssimo mais jogador

    • kantejr
      Posted Junho 6, 2019 at 6:50 pm

      O pizzi foi só os melhores jogadores do campeonato a par de rafa, há anos que levamos com joao mario (esse sim foi o flop completo) -Bruno Fernandes fez o que a mais que o pizzi na selecção
      ?
      O que fez o gelson por exemplo (a meia epoca do Joao felix foi superior a todas as epocas do gelson por exempl) deixem de ser tendenciosos e parciais e vejam futebol sem palas.
      Já agora que casas te referes do Ferro?

  • Baia_99
    Posted Junho 6, 2019 at 4:53 pm

    Fazer 10 jogos no Benfica não da lugar na selecção, estão muito mal habituados!

    Pepe é ainda o melhor central Português, titular na defesa menos batida do Campeonato, titular da selecção menos batida da liga das nações, apresenta uma pujança física e leitura do momento defensivo que nenhum acrescenta e é também o melhor nas bolas paradas ofensivas e defensivas!
    Para mim o segundo melhor é Fonte, perdeu o lugar pela necessidade de renovação deste sector!
    Dias é o terceiro, a capacidade de liderança, a garra, a experiencia acumulada de 2 anos de titular num clube exigente e as características físicas põe-o muito a frente do Ferro!
    O Ferro pode até ser o quarto melhor (Bruno Alves e Carriço fizeram excelentes épocas mas há que renovar o sector) é o melhor na saida de bola mas isso não é nada! Nadinha para um central!!! Pensam que isto é o tugão em que ninguém pressiona os centrais? O Ferro com Seferovic em sima tremeria por todos os lados!
    Ponham o william a central, também tem boa saida de bola, muito melhor que o Ferro!

  • T. Pinto13
    Posted Junho 6, 2019 at 5:02 pm

    O Ruben Dias já jogou muita vez pela esquerda no Benfica inclusive, não há de ser por aí.

  • José S.
    Posted Junho 6, 2019 at 11:03 pm

    Tanto um como outro podem jogar no lado esquerdo pois já o fizeram…
    Isto é um não assunto, e coloca-se porque se quer falar de um 4º central que não veio por consequente a vinda de Ferro. Porquê Ferro pergunto? Não obstante da qualidade do jogador que para mim ainda será melhor que dias, mas até a este momento não fez por merecer, e jogadores como fonte, Ruben Semedo, carriço e até o próprio Bruno Aves (ok, não o levava, mas…) e outros que não têm a mesma propaganda fizeram temporadas mais consistentes e têm outra experiência internacional…porque não são equacionados?
    Se toda a gente de uma maneira geral concordou com os 3 centrais levados com danilo a poder ser o 4º (ou mesmo william) porquê esta história toda? Torno a dizer é um não assunto só porque se quer falar da vinda de um certo jogador… deixai o jogador em paz, senão treme como o outro que foi titular ontem.
    Cumprimentos

Deixa um comentário