Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jovens de Benfica e FC Porto na mira do campeão espanhol; Raphaël Guerreiro também foi observado

Curiosamente, apesar da réplica que Portugal deu à Holanda, na imprensa espanhola e italiana o jovem jogador holandês ainda parece estar mais cotado. Nos últimos dias vários jovens da Eredivisie, muitos como Rekik, Maher, Sinkgraven, Ebecilio ou El Ghazi, que não fizeram nada contra a selecção nacional,  foram apontados a clubes como a Juventus, Milan ou Inter, e apesar de Rúben Neves e Bernardo também estarem a ganhar mercado, não se vê a mesma cobiça em relação aos outros sub-21 lusos. Uma situação que poderá mudar na fase final do Euro’2015.
De acordo com o diário AS, os olheiros do Atlético de Madrid que estiveram em Paços de Ferreira a observar o Portugal-Holanda em sub-21 tiraram notas positivas de 8 jogadores: Raphaël Guerreiro (lateral esquerdo do Lorient), Rúben Neves (médio do FC Porto), Bernardo Silva (médio que está no Mónaco cedido pelo Benfica), Rekik (central que joga no PSV por empréstimo do City), Kongolo (defesa do Feyenoord), Jetro Willems (lateral esquerdo do PSV), Adam Maher (médio do PSV) e Ola John (extremo do Benfica.

Os portugueses na perspectiva do jornal AS:

0 Comentários

  • Sam P.L.
    Posted Outubro 16, 2014 at 9:58 am

    Digam o que disser mas o jogador português nunca foi muito cotado, injustamente. Se tirar o porto campeao europeu desta minha análise nao vejo grandes negocios por parte dos clubes com jogadores portugueses. Assim derrepente nos últimos anos saiu o Ronaldo barato de Alvalade tendo em conta o potencial 17M foi muito baixo, depois temos o Nani que na altura foi bem vendido e se calhar o unico que estava valorizado. Fábio ate foi barato para a qualidade que tem, Moutinho a mesma historia. Ja os jogadores estrangeiros em Portugal saiem bem valorizados.

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:10 am

      O Fábio foi barato? 30 milhões de eur por um lateral esquerdo, até foi caro…e eu até sou do Benfica, mas claramente o Real Madrid ficou a perder neste negócio, porque o Fábio não vale 30 milhões de eur..

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:14 am

      Sam P.L. diz-me quantos defesas esquerdos já saíram pelo valor com que o Fábio saiu?

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:23 am

      O problema não é os melhores,o problema está nos medianos.
      O jogador mediano Português não vale nada comparando com o Inglês por exemplo e prova disso é as transferências ridículas não só na Premier como no Championship.

    • Renato Teixeira
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:25 am

      30M Pepe
      Bosingwa 20M
      Quaresma 18M (+ Pelé…nem vou contar quanto custou)
      Moutinho 25M
      Bruno Alves 22M

    • Daniel Vargas
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:31 am

      17M agora é diferente de 17M em 2003…

    • G
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:11 am

      O valor da transferência do CR em 2003 foi a mais alta até então para jogadores da sua idade. Por muitas e boas referências que se tenha no presente, um jogador jovem pode não vingar por inúmeras razões. Exp. ter o azar do Thiago Alcantara ou a fraca cabeça do Paim

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:19 am

      17 milhões de eur por um miudo de 18 anos, senão estou em erro, ainda hoje deve ser a transferência mais cara de sempre para um miúdo dessa idade, logo o Cristiano não foi nada barato, muito pelo contrário

    • Sam P.L.
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:27 am

      Não me tiram a ideia da cabeça. O Pepe foi para o real como um dos melhores do mundo e provou-o ser por 30M foi barato, o mangala nao fez metade e foi vendido por quanto? Pois é francês deve ser esse o problema. O quaresma na altura era uma maquina era o abono do porto no entanto rendeu apenas 18M ja se ele fosse espanhol com atestado de qualidade da cantera do barcelona valia logo mais 10M. Mas prontos se acham que nao tenho razao aceito as vossas criticas embora nao concorde. Esta noticia é prova disso os jogadores holandeses foram arrumados por estes putos maravilhosos no entanto tem mais mercado que os nossos. É triste mas é verdade, como português imigrante vejo isto com tristeza pois primeiro vejo os próprios portugueses a duvidar do nosso valor e depois os estrangeiros, porventura pelos ecos de portugal.

    • Jose Seabra
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:52 am

      Relembro por exemplo a transferência de Futre para o Atlético de Madrid em 87. Na altura, foi a 2ª transferência mais cara da história. Depois, por exemplo, as transferências de Vítor Baía, na altura o GR mais caro da história. Fernando Couto para o Barcelona e Sérgio Conceição para a Lázio…

    • Jose Seabra
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:53 am

      E já agora, Ronaldo não custou 17M€. Custou 13M€.

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:55 am

      Sam P.L.

      Mas obviamente que um jogador que tenha no "curriculum", "made in Barcelona" (a melhor escola de formação do Mundo) obviamente que o seu preço sobe só por isso, mas isso é assim no futebol e é assim na vida…

      Se eu tirar uma licenciatura em Harvard (Barcelona) e tu tirares uma licenciatura em Coimbra, eu e tu se formos concorrer ao mesmo trabalho, eu parto logo em vantagem em relação a ti, no entanto não significa de todo que eu seja melhor que tu, mas quem está a avaliar olha logo de forma diferente para um curso em Harvard ou em Coimbra, como é óbvio…acima de tudo pagas a "marca"

      No caso concreto, a Holanda tem um historial de formação, muito superior a Portugal, logo é normal que o jogador Holandês parta logo com uma cotação superior, não quer dizer que seja depois sempre superior, mas o ponto de partida (o sitio onde foi formado) dá logo o estatuto, mas isso é normal…

      Um jogador formado no Sporting também parte com uma base de licitação mais alta que um formado no Paços de Ferreira, porquê? obviamente porque no Sporting pagas a "marca"

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:57 am

      E outra coisa Sam P.L,

      Estes jogadores todos Holandes perderam com portugal, mas são titulares nos seus clubes e os portugueses não, logo novamente na óptica de quem olha, obviamente que tem que olhar de forma diferente para alguém que é titular (jovens holandeses) ou alguém que esta no banco (jovens portugueses)

    • Bruno Perneta Correia
      Posted Outubro 16, 2014 at 12:29 pm

      Os jogadores jovens que jogam nos clubes que representam sao necessariamente mais valorizador que os jogadores que não jogam. E os jogadores jovens holandeses jogam nos seus clube, na 1ª divisão, nem que seja em Twente's ou Roda's ou Alkmaar pois até os pequenos apostam nos jovens. Aqui é que preferimos naturalizar 15 brazucas ao abrigo do acordo de lusofonia (pois vao receber 15 comissões por fora) do que apostar em tugas da formação. Enquanto assim for, o jogador jovem português não será levado a sério pois falham a transição para os seniores.
      O Nelson Oliveira era o melhor avançado do europeu da altura. Todos sabemos a sua evolução. Nuno Reis era grande promessa também. Tantos que nos sub20 sao vedetas e depois afundam. É uma pena. Vejo com bons olhos o exemplo do Belenenses, que está a apostar na formação, e o Marítimo e Vitória também. Outros deviam segui-los…

    • Brunofliiip
      Posted Outubro 16, 2014 at 1:39 pm

      Acredito que com o tempo os clubes vão começar a apostar mais e melhor nos jovens. Temos visto mudanças nesse âmbito. Temos de acreditar que não são mudanças para mandar areia para os olhos das pessoas e continuar tudo no mesmo.

      Bruno Perneta Correia, até concordo com o que disseste de certa forma. Mas Twente e Alkmaar são clubes pequenos…

    • João
      Posted Outubro 16, 2014 at 2:06 pm

      O Quaresma foi por um valor mais baixo porque estava em "litígio". O Mangala tem potencial para ser do mesmo nível ou melhor que o Pepe sem suar muito, portanto é ajustar à inflação e até faz algum sentido.

    • João Dias
      Posted Outubro 16, 2014 at 2:20 pm

      Concordo com o Sam.
      O jogador português é muito underrated lá fora.

      Jogadores de outros países fazem muito menos e têm muito mais hype.

      Olham para os jogadores portugueses como simples futebolistas oriundos de um país pequeno e periférico…

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 16, 2014 at 2:39 pm

      Óbvio, se jogassem a titulares nos seus clubes, como fazem os holandeses, espanhóis ou alemães, tinham mais visibilidade.

    • Gonçalo Vargas
      Posted Outubro 16, 2014 at 4:18 pm

      O valor de um jogador é o que alguém está disposto a pagar por ele. Já não existe o estigma do avançado é mais caro porque marca golos e etc.

      Relativamente ao Coentrão, ele de facto valia perto de 30 milhões quando foi para o Real Madrid. E sim não justificou, mas para mim naquele ano, o Coentrão não devia nada a ninguém na sua posição no futebol mundial. Estava no top 5 sem dúvida.

      A juntar a isso veja-se que a posição de lateral é uma posição muito cobiçada por haver poucos jogadores de topo naquela posição. Dai os Ashley coles e os Evras ainda jogarem. Assim como Clichy.

    • Vitor
      Posted Outubro 16, 2014 at 6:47 pm

      O que nao falta ai sao defesas esquerdos, e se evra e cole jogam é porque ainda tem capacidade para isso, o Zanetti e Giggs jogaram até aos 30 e muitos e nao foi por isso que perderam qualidade.

  • Ricardo Nogueira
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:05 am

    Eu achei o central Rekik fraquinho e não me parece que tenha sido nestes dois jogos que o Maher se mostrou…

    • Coríntio
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:41 am

      Os jogadores portugueses sempre foram subvalorizados, talvez por se tratar de um país pequeno na periferia da Europa. O problema é que sobrevalorizados ou não, são os holandeses, espanhóis, franceses, alemães, italianos, etc que acabam por ser transferidos para as ligas mais fortes ainda novos, enquanto que os portugueses acabam por jogar em Paços de Ferreiras, Belenenses, quando muito pequenos clubes de Espanha, acabando por nunca revelar nem metade do potencial que inicialmente tinham,

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:08 am

    Até os Espanhóis gozam com Jorge Jesus…É realmente inacreditável o rapaz não ter lugar nem no banco e qualquer pessoa que perceba minimamente de futebol ver que o Bernardo alem do talento que já tem,com algum trabalho irá certamente ser um craque mundial dentro de poucos anos.

    Mas é desculpável,o Benfica é candidato a vencer a Liga dos Campeões,faz sempre grandes campanhas na Champions e certamente o Jesus não poderia andar a perder tempo…Tristeza de homem…

    • LuisSilvaTV
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:52 am

      Não é que eu não concorde contigo, mas a verdade é que o Jesus não terá tanta culpa como pensas. A verdade é que o benfica vive dias estranhos no que toca á relação com Jorge Mendes, e se é verdade que o Bernardo, o Cavaleiro e o Cancelo já foram vendidos a um fundo qualquer relacionado com o mesmo ( por 45 milhões salvo o erro ) é dificil o Jesus o ter, mesmo que queira.

    • Coríntio
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:54 am

      O Jorge Jesus estará sempre a tempo de apostar na formação, ainda para mais tendo jogadores como Hélder Costa, Gonçalo Guedes, João Teixeira, Renato Sanches, etc para poder potenciar.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:04 am

      Eu acho inacreditável alguém ainda achar possível ou ter esperanças do Jesus apostar em alguém da formação…

      Luis,independentemente do que o Jorge Mendes terá feito ou que ainda irá fazer,o Bernardo já poderia ter jogado vários jogos pelo Benfica e poderia continuar no Benfica onde até valorizava mais.

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:04 am

      Coríntio, penso que Hélder Costa nunca será uma mais valia no Benfica..
      Agora todos os restantes e juntando a Buta, João Carvalho, Guga e Yuri Ribeiro.. O Benfica tem mesmo muito talento nas suas camadas jovens actualmente.

      Carlos Rodrigues

    • Coríntio
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:13 am

      Carlos Rodrigues, não tenho dúvidas que o Hélder Costa tem mais potencial do que o Ivan Cavaleiro.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:19 am

      Eu gosto do Hélder Costa,bem melhor do que muita coisa que chega e vai chegando ao Benfica todos os anos.

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:21 am

      Coríntio, nem tinha falado do Cavaleiro, mas sinceramente não o acho assim tão mau como o pintam.. Pode não ser nenhum sobredotado a nivel de técnica, mas é um jogador sempre útil numa equipa, trabalha que se farta, recupera algumas bolas e é bastante rápido.. Um bocado treinado e acho que poderia vir a ser útil no plantel do Benfica

      Carlos Rodrigues

    • António
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:29 am

      Helder Costa foi de longe o melhor jogador da selecção sub-19, salvo erro, no torneio de Toulon deste ano. Selecção que tinha o Bruno Fernandes por exemplo. Para mim é muito melhor que o Cavaleiro.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 16, 2014 at 12:09 pm

      o helder costa e superior ao cavaleiro, muito superior

    • João Dias
      Posted Outubro 16, 2014 at 2:21 pm

      O Helder Costa é melhor jogador que o Cavaleiro. Mas muito melhor…

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 2:50 pm

      Mas pessoal, calma porque eu nunca disse o contrário! Só acho que nunca será util numa equipa como o Benfica! Temos outros formados em casa que são melhores que ele.. E também gosto mais dele, do que bastante dos que chegam todos os anos.

      Carlos Rodrigues

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:08 am

    Como é que é possível os olheiros terem tirado notas positivas do Rekik e do Maher durante este jogo ? Inacreditável!

    Carlos Rodrigues

  • Rúben Cardoso
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:14 am

    O Rekik ou o Maher são muito melhores do que mostraram no play-off.

    • Coríntio
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:56 am

      O Maher esteve completamente irreconhecível. Um jogador como ele com tanto mercado, não pode bloquear em jogos destes.

    • Ninja
      Posted Outubro 16, 2014 at 12:32 pm

      Se o bernardo Silva tivesse feito um mau jogo ja o descartavas?

      O trabalho dos scouts é baseado em dezenas De observacoes, não sejam ingénuos ao ponto de achar que os holandeses mencionados não têm qualidade. La porque perderam a eliminatória isso não retira mérito as boas épocas de 1a liga que têm feito (rekik e Maher especialmente) e a margem de progressão brutal que ainda têm.

      Agora essa do jogador com tanto mercado não poder bloquear…

  • Hernandez
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:15 am

    Fabio e Moutinho nao foram nada baratos.Nem Hugo Viana.Bruma tb nao foi assim tao barato, nem sequer o Ilori.
    Depois temos andre gomes e pizzi, "negocios da treta" ,mas mesmo assim, contam (e muito) para a estatistica das valorizaçoes.
    Depois podemos falar de Paulo,ferreira maniche e costinha que juntos "renderam" mais de 50M.

    Claramente nao ha uma subvalorizaçao do jogador portugues.

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 3:04 pm

      André Gomes negócio da treta? Está a mostrar o contrário. Pizzi e bebé sim, mas o André Gomes é bom jogador. Hoje em dia qualquer um sai por muito dinheiro, chegou a um ponto que por qualquer um se pedem 20 milhões.

      Bruno

  • João
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:21 am

    Um dos problemas é este, algo que já aconteceu com o Sílvio e Pizzi quando saíram para Espanha.

    Neste momento o Raphael Guerreiro era uma óptima opção para qualquer um dos grandes. A partir do momento em que clubes como o At. Madrid entrem na corrida com 8 e 13 milhões para estourar, estamos fora.

  • MM
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:29 am

    O Benfica, se tivesse pessoas inteligentes a comandar as contratações e um treinador com meio cérebro, já teria assegurado o Raphael Guerreiro. Até o poderia deixar emprestado até final da época ao Lorient, mas seria prioritário assegurar um jovem português, com uma qualidade acima da média, experiência na 1ª divisão francesa, para uma posição debilitada, não só na equipa, mas no futebol em geral. Tenho dúvidas se os 5 milhões que gastaram em defesas esquerdos este ano não dariam para assegurar este jogador, que daria garantias durante os próximos largos anos. Mas o mais provável é acabar a época, vê-se que o Eliseu não serve para jogos com maior exigência, vê-se que afinal o Benito não é tão bom como se pensava (não sei se é ou não, ainda não o vi jogar) e vão-se buscar mais 2 ou 3 jogadores para a posição, gastando mais uns bons milhões e que provavelmente e mais uma vez não servirão. É o ciclo vicioso dos laterais esquerdos no Benfica.
    Em relação ao Bernardo, está tudo mais que discutido. É impossível não ver a qualidade do jovem português (e benfiquista). Se este não teve oportunidades, com o talento que tem, nenhum terá. Mas é o treinador que temos (para muitos um super-homem) e é o Presidente que temos em ceder a todas as vontades dele.
    Relativamente ao Ola John, está tudo dito também. Tem características para ser de top, a parte mental é que tem falhado, é jovem e tem tudo para melhorar nesse aspeto e tornar-se no que se espera dele.

  • João Gonçalves
    Posted Outubro 16, 2014 at 10:50 am

    Esses jogadores holandeses já tinham todos alguma reputação, logo é natural que se dê alguma atenção.. Se fosse apenas pelas prestações nestes dois jogos claramente que assim não seria.. Aliás quem viu o segundo jogo, se não conhecesse ninguém, nunca na vida iria ter interesse em qualquer defesa presente nesse jogo!

  • Fábio Coutada
    Posted Outubro 16, 2014 at 11:01 am

    É o problema do costume, no fim de semana vejo o jogo do PSV e lá estão o Rekik, o Maher e o Willems a jogar. E no jogo do Feyenoord, estará o Kongolo… e poderia dar vários exemplos de jogadores inferiores aos portugueses mas que têm minutos nos seus clubes. É natural que jogadores com minutos no campeonato de 1ª divisão sejam mais valorizados.

    Esta geração tem talento, está com todo o mérito no Euro e com a França acredito seriamente que poderá ganhar o titulo, mas tudo isso será inútil se os jogadores não jogarem nos seus clubes a sério.

    Se as coisas não mudarem vamos ver os holandeses a renovarem com sucesso pela enésima vez a sua selecção com estes jovens jogadores e vamos ver uma geração portuguesa de grande qualidade ser desperdiçada.

    • Fábio Coutada
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:05 am

      Com a França fora, por lapso esqueci-me de uma palavra no texto acima.

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:07 am

      Subscrevo, é o que tenho vindo a dizer, de pouco adianta ter potencial, se depois não jogarem

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:09 am

      Era bom os dirigentes do Benfica abrirem os olhos e irem buscar o Raphael o quanto antes, ainda por cima ele é benfiquista. Ficavamos com um grande lateral esquerdo, com enorme margem de progressão, tinhamos defesa para alguns anos e ainda com possibilidade de fazer um bom encaixe!
      Quanto ao Bernardo, esse jogador de imprensa, vejam lá que agora até a imprensa espanhola dá importância, ao ponto que não se chega só para valorizarem produtos da cantera do Benfica, ao fim ao cabo como li ainda a bocado, até o Chaby da equipa B do Sporting tem mais qualidade que o Bernardo!!!
      Agora falando mais a sério, um jogador que trata a bola como o Bernardo, que conduz a bola como ele e que dribla como ele, em termos de drible curto posso estar a exagerar um bocado mais faz me lembrar o Messi, com as devidas diferenças claro, um jogador assim se aliar isso tudo ao trabalho, é dos melhores do mundo!

      Carlos Rodrigues

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:17 am

      Concordo Carlos Rodrigues, o Raphael Guerreiro seria sem dúvida uma excelente aposta para lateral esquerdo, e não acho que seja assim tão difícil (e caro) a vinda dele para o Benfica, e depois objectivamente ele defensivamente já é melhor que o medíocre (no momento defensivo) Eliseu …para não falar da margem de progressão que ainda tem pela frente

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:18 am

      Desculpem este comentário acima, enganei-me ao comentar e meti em resposta ao teu comentário.
      Erro meu, desculpa Fábio.

      Carlos Rodrigues

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:29 am

      Kafka, concordo, mesmo que o Benfica tenha de pagar entre 5/8 milhões, é preferivel dar por um jogador assim do que gastar em 4/5 jogadores que todos juntos não fazem um só!

      Carlos Rodrigues

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:47 am

      E até o "problema" que o Jesus tem com jogadores Portugueses, era contornável, porque ele também tem dupla nacionalidade logo para o Jesus ele mostrava o BI de Cidadão Francês :)

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:57 am

      Ahaha, ora nem mais! Boa técnica, nem tinha pensado eheh

      Carlos Rodrigues

    • Rúben Gomes
      Posted Outubro 16, 2014 at 12:03 pm

      Era muito bom a compra do Raphael, ele é um craque, tem uma grande margem de progressão e não seria muito caro. Quanto ao Bernardo, todos os dias penso se ele estará vendido, mas acredito na palavra do LFV e penso que estará a rodar..

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2014 at 11:14 am

    Nem mais Fábio, grande texto. É de facto uma pena não apostarem nele, porque no nosso país, um país que ama o futebol e que transborda talento nas camadas jovens, e atenção que actualmente mesmo sem ser nos 3 grandes há muito talento! Em equipas como Rio Ave, Guimarães, Braga, Académica, etc.. Mas lá está chegam a ser seniores e as suas carreiras acabam por passar pelas distritais ..

    Carlos Rodrigues

  • Kacal I
    Posted Outubro 16, 2014 at 2:17 pm

    Em Portugal há vários jovens talentosos e cheios de potencial, mas a maior parte deles nem sequer são opção regular nos seus clubes, enquanto na Holanda os jovens são titulares nas equipas principais da Eredivisie, esse é o problema, mais nenhum, não devemos nada a ninguém em termos de qualidade.

    Quanto aos nossos jovens, realmente Raphael Guerreiro, Rúben Neves e Bernardo Silva são fantásticos e podem ter um futuro brilhante pela frente, e o mais importante é que os três já jogam ao mais alto nível, o primeiro é titular na Ligue 1 e os outros dois começam a ter o seu espaço nas respectivas equipas, portanto se continuarem a jogar com regularidade e a evoluir com naturalidade vão tornar-se em jogadores de grande nível e é normal que o interesse dos colossos comece a subir.

    Eu por acaso até nem tirei notas positivas do Rekik e Ola John, desiludiram-me um pouco, mas é o meu ponto de vista.

Deixa um comentário