Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jovens que precisam mudar de casa

Esta semana europeia trouxe novidades nos conjuntos apresentados por Julen Lopetegui e Jorge Jesus. Com as contas do grupo resolvidas (embora com destinos muito diferentes), ambos os treinadores promoveram uma revolução na sua convocatória para os jogos frente ao Shakhtar e Leverkusen, respetivamente, concedendo minutos e uma nova oportunidade a jogadores que, geralmente, atuam de estação em estação. Entre os quais, observamos o regresso de Nélson Oliveira e de Ricardo Pereira aos relvados pelas equipas principais dos clubes que representam. O primeiro, pouco tempo teve para suar (substituiu Derley aos 76 minutos de jogo) mas ainda assim apresentou alguma qualidade, já o segundo, atuou durante os 90 minutos, aos quais juntou uma exibição sólida numa posição “improvisada” e na qual se sente cada vez mais confortável.
Ainda que se tratem de jogadores com percursos bastante diferentes, ambos são vistos como promessas do futebol português, que, no entanto, dadas as poucas oportunidades de que logram, tardam em afirmar-se.
Nélson Oliveira surgiu na ribalta futebolística no verão de 2011, após uma excelente campanha no Campeonato do Mundo Sub-20, realizado na Colômbia, em que foi distinguido como o segundo melhor jogador da competição (marcou 4 golos e assistiu os seus colegas em duas outras ocasiões). À data, foi rotulado como a grande esperança do desporto rei nacional, passando a carregar nos ombros a esperança de milhões que lhe apregoavam uma ascensão estratosférica e suspiravam por um ponta-de-lança de classe mundial na seleção portuguesa. No entanto, todo o hype de que foi alvo acabou por colocar expectativas irrealistas num jogador que ainda não se havia afirmado, sequer, no futebol profissional. Entre 2010 e 2014, a esperança lusa foi catapultada de clube em clube, e de país em país, em sucessivos empréstimos a clubes como Rio Ave, Paços de Ferreira, Deportivo da Corunha e, mais recentemente, Rennes, sem, no entanto, vingar em qualquer um destes. Todavia, para percebermos o trajeto de “insucesso” do ponta-de-lança teremos de remontar aos seus anos de formação. Enquanto jogador das camadas jovens do Braga, Nélson Oliveira destacou-se pela sua veia goleadora, no entanto, à data, o jogador não atuava na frente de ataque, mas sim na posição de extremo. Os números apresentados pelo jogador motivaram, naturalmente, uma adaptação para a posição de goleador da equipa. No entanto, esta adaptação não foi acompanhada de um processo de ensino-aprendizagem, que permitisse ao jogador assimilar as premissas posicionais e de movimentação da sua nova zona de ação. Estas lacunas passaram despercebidas ao comum adepto de futebol enquanto o jogador enfrentou oponentes com um grau de inexperiência idêntico ao seu, em que a sua velocidade e capacidade física o faziam destacar-se dos demais, todavia, no futebol ao mais alto nível não basta o jogador deter atributos técnicos e físicos acima da média. O futebol contemporâneo exige que estes sejam conciliados com um elevado sentido posicional e velocidade e qualidade de reação, carecendo o jogador de tais elementos. Em suma, Nélson Oliveira não apresenta, de momento, uma elevada inteligência futebolística. Ainda assim, tratam-se de características que não surgem de forma inata nos atletas, mas são antes trabalhadas, contudo, o avançado ainda não encontrou um treinador capaz de confiar nas suas capacidades e com a paciência e destreza para o ensinar a atuar na sua posição. Não estou com isto a sugerir que Jorge Jesus não seja capaz de aprimorar e valorizar um jogador, no entanto, todos sabemos que se trata de uma figura de ideias definidas e vincadas (inflexíveis até) e há muito se viu que Nélson Oliveira é uma carta fora do baralho do treinador do Benfica.
Basta pensarmos que se um jogador de 18/19 anos, com a velocidade e capacidade física de Nélson Oliveira, tivesse surgido em Inglaterra, seria um diamante por lapidar e um talento com o qual todos os treinadores gostariam de contar nas suas fileiras, pois, na verdade, apresentava todos os atributos necessários para desenvolver um jogador de qualidade indiscutível e de estatuto de seleção.
Ainda que possa vir com alguns anos de atraso, Nélson Oliveira ainda poderá, eventualmente, tornar-se um jogador de seleção, no entanto, não pode continuar a realizar 3/4 jogos por época ou a atuar numa liga secundária. Com 23 anos, os minutos são fulcrais para o desenvolvimento do jogador e a única alternativa viável para Nélson Oliveira será mesmo a saída do Benfica no imediato, mesmo que por empréstimo. Mais importante será também a equipa que irá acolher o jogador, sendo preferível que se trate de uma equipa com pouca pressão no que respeita à conquista de títulos (mas que, ainda assim, apresente um nível de competitividade considerável), que aposte em jovens jogadores e seja comandada por um treinador capaz e de qualidade reconhecida. Neste contexto, o Vitória de Guimarães perfila-se como um destino quase perfeito para Nélson Oliveira, onde voltaria a trabalhar com Rui Vitória, com o qual realizou uma das suas melhores épocas, ao serviço do Paços de Ferreira em 2010/2011, em que fez a rede da baliza adversária balançar por 4 vezes nas 23 partidas que realizou na principal competição nacional, não obstante ter atuado como suplente utilizado por 13 ocasiões (Pizzi e Rondón, figuras maiores e regulares no onze base dessa equipa dos castores, marcaram 7 e 9 golos, respetivamente, nos 27 jogos que ambos realizaram).
Ricardo Pereira, por sua vez, teve a sua ascensão profissional ao sentenciar a conquista da Taça de Portugal, ao serviço do Vitória de Guimarães, com um golo que o colocou na boca dos adeptos portugueses (e nos pesadelos de Artur Moraes). O jogador que terminou a época transata como titular da equipa dos azuis e brancos (nas últimas 7 jornadas do campeonato somente por uma vez não foi titular) tem encontrado dificuldades em cimentar o seu espaço na equipa. O extremo, adaptado a lateral direito, tem realizado a grande maioria dos jogos pela equipa B do Porto, no entanto, a exibição frente ao Shakhtar deixou os adeptos com água na boca, evidenciando uma surpreendente maturidade contra uma das maiores promessas mundiais do futebol, Bernard. Não só se apresentou a um bom nível no departamento defensivo dos azuis e brancos, como providenciou profundidade ao corredor direito da equipa, mostrando grande disponibilidade para auxiliar o seu homólogo Ricardo Quaresma. A exibição, mais do que confirmar a evolução e rápida adaptação de Ricardo à nova posição, funcionou também como um grito de afirmação de um jogador que está sedento de minutos ao mais alto nível. No entanto, a energia inesgotável e a excelência que Danilo tem vindo a demonstrar, tanto nas tarefas defensivas como ofensivas, torna este cenário muito improvável.
À semelhança de Nélson Oliveira, também o jogador do Porto terá, provavelmente, de ir à procura de uma nova casa, preferencialmente por empréstimo, pois o polivalente tem demonstrado potencial para, a curto-prazo, colmatar a saída de Danilo, que, se mantiver este nível exibicional, será inevitável. O ideal seria um empréstimo a uma equipa que lute pela qualificação para a Liga Europa, podendo desse modo atuar numa equipa competitiva e que ganhar minutos em competições internacionais, dando ainda oportunidade à equipa técnica do Porto para avaliar as suas performances a um nível de exigência mais próximo daquele que encontrará no Dragão.
Clubismos à parte, quem mais beneficiaria da afirmação destes dois “projetos” seria a seleção que poderia ganhar dois atletas com futuro para posições tão carenciadas e debilitadas como as de ponta-de-lança – Éder tem vindo a demonstrar que não tem capacidade para dar conta do recado – e Defesa Direito – na qual as opções mais credíveis, Bosingwa, João Pereira e Cédric Soares, não têm reunido unanimidade entre a opinião pública e os adeptos da seleção das quinas.
Janeiro poderá trazer novidades quanto ao futuro destes jogadores e, em nome do futebol nacional, seria gratificante ver estes jogadores com maior regularidade no terreno de jogo.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Pedro Pateira

0 Comentários

  • Rodrigo
    Posted Dezembro 11, 2014 at 10:58 pm

    Nunca apreciei muito o Ricardo, isto e, nunca me pareceu ser um jogador capaz de jogar numa equipa grande em Portugal no imediato, mas apos uma pre-epoca interessante com o Lopetegui achei que poderia ser uma opçao valida. O plantel e grande e de muita qualidade, estando particulamente bem preenchido nas alas. Assim, tem sido utilizado mais a lateral direito, onde o Danilo e rei e senhor, mas nesta fase o ex Vitoria precisa e de jogar. Diria que um emprestimo seria o melhor para o jogador.

    Quanto ao Nelson Oliveira, e um misterio. Demonstrava grande potencial no futebol de formaçao, chegou cedo (ate de mais) a 1ª Liga (ainda era junior), fez um grande Mundial sub-20, mas a verdade e que o Benfica tem tido um investimento brutal nos ultimos anos e como tal a formaçao tem caido para 2º plano. Lembro que chegou a ter oportunidades com JJ, nao sabendo contudo aproveita-las da melhor maneira, mas fica tambem a sensaçao que quando o jogador e portugues fica mais facil deixar cair a aposta. Os sucessivos emprestimos tambem nao lhe correram particularmente bem, mas creio que o melhor para o jogador seria, de facto, abandonar o clube de Luz, algo que pelos vistos o proprio nao parece muito de acordo. A verdade e que um jogador com as suas caracteristicas (bom tecnicamente, rapido, forte fisicamente, batalhador e com bom poder de finalizaçao) tem de aspirar a mais que estar na bancada semanalmente e jogar na Taça da Liga.

    • João Dias
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:03 pm

      O Ricardo é e sempre foi um jovem de grande potencial.
      Melhor que o Esgaio, a meu ver.

    • Rabensandratana I
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:37 pm

      O Ricardo a médio/ extremo dirrito nunca passará de um jogador normal, a lateral poderá ser um bom lateral a exemplo do que foi o José Bosingwa dos laterais que mais apreciei no FC Porto assim como o grande capitão João Pinto e o Paulo Ferreira.

      O Nélson para mim nunca passará de uma eterna promessa, já jogou em diversos clubes e não mostrou nada de especial, nunca chegará por exemplo ao nível do Rodrigo que o ano passado jogava na Luz.
      Para mim, não passa de um jogador cheio de tiques de vedeta e claro está que o jornal a Bola e o Record criaram um hype enorme com tantas capas feitas para esta "promessa" que nada provou, excepção feita num Mundial onde a selecção portuguesa parecia a Grécia a jogar, linhas muito juntas e o Nélson a correr (fazia -me lembrar o Forrest Gump).

    • Miguel 81
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:38 pm

      O Nélson Oliveira tinha uma vida noturna que não se coadunava muito com as exigências do desporto profissional. E com isso, de certeza que JJ não brinca.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:56 pm

      Rabensandratana

      Subscrevo inteiramente, em especial o teu 2º parágrafo, nunca achei que o Oliveira fosse dar alguma coisa, e ele só me dá razão a cada época que passa

    • Juleu Romieta
      Posted Dezembro 12, 2014 at 12:49 am

      Nélson Oliveira nunca vai dar nada porque o futebol português não sabe nem nunca soube como desenvolver pontas de lança. É muito mais fácil comprar já feito do que desenvolver. E sempre foi assim. O Brasil aqui tão perto..

      Começa na formação, os treinadores quando vêm algum miúdo com boa técnica puxam-no imediatamente para a ala, para jogar a extremo. Essa máxima bacoca de que ''Portugal é um país de extremos'' já é velha. Lá porque existe um Futre, um Figo e um Ronaldo não quer dizer absolutamente nada. Esses jogadores só se fizeram grandes porque acabaram de ser feitos lá fora, senão hoje estariam adaptados a laterais, ou ainda a perder-se por essas linhas de fundo em malabarismos eternos sem fim.
      Na formação em Portugal, para ponta de lança, em geral vai o jogador tosco mas encorpado, unicamente para abrir espaços e ''carregar'' nos centrais. Também não é para darem nada porque no futebol sénior os lugares para pontas de lança serão preenchidos por algum estrangeiro qualquer que saiba realmente como fazer golos, porque é que eles se vão preocupar em fazer pontas de lança, se ''Portugal é um país de extremos''.

      O futebol mudou e os extremos já não têm a importancia que tinham há 15 anos atrás. Portugal apercebeu-se tarde dessa mudança, e por isso continuou a produzir extremos sem fim, com resultados nulos, como Vieirinha, Hélder Barbosa, Caiado, Renato Santos, Candeias, Diogo Valente, etc que aos 18, 19 anos eram já estrelas e nunca deram nada. Para ser útil, hoje em dia, um jogador tem que saber defender (jogador que não defende é menos um em campo) e tem que saber jogar quer pela direita, quer pela esquerda quer pelo meio. Neste momento começam a aparecer esses jogadores bem formados, como Bernardo, Rony Lopes, Carlos Mané, Guedes, Cavaleiro, etc. Demorou mas foi. Mudaram-se as mentalidades na formação a esse respeito e começaram logo a aparecer jogadores que não só conseguem fazer a diferença cá dentro como lá fora. Mas ainda continuam a não haver pontas de lança..

      Não tenho dúvidas que se o André Silva continuar no Porto vai acabar por estagnar e todos os outros jogadores que têm a infelicidade de jogar nessa posição nas formações jovens de Portugal. Se querem saber como se marcam golos, se querem evoluir como pontas de lança, saiam do país e procurem outro clube que realmente lhes ensine isso. Em Portugal não há quem ensine.
      O fenómeno da formação é um processo que dura 5 ou 6 anos, portanto os jovens que estão a aparecer agora é por culpa da boa formação desde 2009. A formação que temos hoje vai reflectir sobre os talentos que eventualmente vão começar a aparecer lá para 2020

    • João Dias
      Posted Dezembro 12, 2014 at 9:33 am

      Juleu Romieta,

      Excelente comentário.
      Subscrevo na íntegra.

    • Mike-UK
      Posted Dezembro 12, 2014 at 10:24 am

      Juleu, brilhante comentario, subscrevo inteiramente.

  • Pedro Marques
    Posted Dezembro 11, 2014 at 11:00 pm

    O Vitória de Guimarães não tem qualquer interesse em jogadores emprestados, visto que está a fazer uma aposta na formação e valorização dos seus ativos, por forma a conseguir os resultados financeiros de que tanto precisa.
    Portanto, um jogador emprestado será sempre uma segunda opção, pois a estratégia do Vitória é outra neste momento.

    • João Lains
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:38 pm

      Mas julgo que os responsáveis do Vitória também não são parvos para desdenhar o empréstimo de um jogador como Nélson Oliveira, que assim poderia reencontrar Rui Vitória. O Alvez lesionou-se e creio que ainda não é conhecido o seu tempo de paragem. O Tomané é um jovem banal, não vale uma perna do Nélson Oliveira.

    • Rabensandratana I
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:41 pm

      Totalmente de acordo, o VSC tem é de valorizar os seus diamantes que são muitos.
      O VSC sempre teve tradições nos escalões de formação e sempre formou grandes jogadores como foi o caso do Vieirinha.

      Se o VSC quiser abater grande parte do passivo, terá de continuar com a política actual de recrutamento, isto é, aproveitar os jovens valores que jogam regularmente na equipa B e posteriormente dar-lhes minutos na equipa principal.

    • Juleu Romieta
      Posted Dezembro 12, 2014 at 12:19 am

      Bruno Gaspar é a excepção à regra e foi uma grande aposta. Ganhou o Guimarães porque precisava de um lateral direito nos últimos dias do mercado e ganhou o Bruno Gaspar que já não tinha nada a aprender na Segunda Liga e precisava de desafios maiores para continuar a sua evolução.

      Para mim, jogadores como Hélder Costa, Ruben Pinto, João Amorim, Rui Fonte, Iuri Medeiros, Tobias Figueiredo, Ricardo Pereira, Bruno Varela e Ricardo Esgaio já não estão a fazer absolutamente nada nas equipas B, além de perder tempo de evolução precioso.

      Penso que em Portugal se planeia muito mal a formação e a evolução dos jogadores. Os poucos bons jogadores que Portugal vai conseguindo nascem por geração espontânea fruto do acaso e não da organização e planeamento a longo prazo.

      A Espanha mete dezenas de jogadores logo nos melhores clubes da Europa com 17, 18 ou 19 anos, mesmo por empréstimo para desde cedo evoluirem junto dos melhores. Vejam as formações dos grandes clubes ingleses, estão cheias de espanhóis, franceses e alemães, e somando ao facto desses países terem dezenas de clubes a formar bem, faz com que tenham jogadores com qualidade suficiente para fazer 5 equipas de Portugal.

      Só o Manchester City investiu 150 milhões numa Academia de última geração.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 11, 2014 at 11:01 pm

    Clubismos à parte, acho que tanto o nelson como o ricardo vão seguir essa linhagem da selecção.. Mesmo reconhecendo as poucas oportunidades que tiveram, especialmente o Nelson, não me parece que vão passar desse estatuto de promessas ( que afinal de contas, já começa a ficar em desuso. um jogador com quase 24 anos já está mesmo no limiar da promessa).
    Jorge S

  • João Dias
    Posted Dezembro 11, 2014 at 11:02 pm

    O Ricardo Pereira é dos jogadores mais underrated que já vi.
    No Vitória de Guimarães, brilhou.
    Na seleção sub-21 foi o melhor jogador do apuramento juntamente com o Bernardo Silva.
    No Porto, rende sempre que é chamado.

    O que é que o rapaz precisa de fazer para apostarem nele?
    Mas, por favor, ele é um extremo. É letal nesta posição ( que o diga a Holanda ) e merece ser potenciado no ataque.

    Nota: é um dos 2 jogadores portugueses que rende tanto em clubes como em seleção.
    O Bernardo Silva, esse sim, é um case study. Está sempre a top na seleção. Nunca o vi fazer um jogo fraco pela equipa das quinas.
    Algo raro num jogador tuga.

    O Nelson Oliveira é mais uma das vitímas do sindrome anti-jogadores tugas do JJ.
    O Lima que não anda jogar peva joga sempre. O Derley que não tem justificado o investimento tem tido muitas oportunidades e mesmo assim o Nelson não joga.
    Porque não dar-lhe a titularidade durante 2 jogos seguidos para ver como é?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:25 pm

      Olhe, agora é bem provável que comecem a vir alguns "haters" mas o que disse eu subscrevo a 100 por cento, de facto fico feliz por saber que nao fui o único a deparar-me com essa espécie de síndrome de jogadores que brilham no clube mas na seleção parece que estao lá para passar umas "mini-férias". Em relação ao Ricardo pelo que tenho visto até se está a dar muito bem na posição de lateral, destaco ainda Podstawski ou Ivo que também bem que merecem alguns minutos na equipa principal. Quanto ao Nelson já perdi a esperança, mais um jogador potenciado pelo arrogante pseudo mestre da tática…

      Peter Griffin

    • João Dias
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:41 pm

      Tal e qual, Peter ;)
      É o grande problema do jogador português. Acha que estar na seleção é sinónimo de desleixo e por isso não se querem esforçar para render o que rendem nos clubes.
      O André Gomes é um caso paradigmático mas há outros: Danny, Rui Patrício, Ronaldo ( do tempo do Queiroz ), Éder, Vieirinha…

    • Rabensandratana I
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:43 pm

      João Dias, o Ricardo a extremo nunca passará de um jogador mediano, a lateral poderá fazer uma boa carreira e evidenciar-se, a exemplo do Miguel, Paulo Ferreira, Bosingwa etc.

    • João
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:54 pm

      João Dias, vai ter que explicar melhor isso ao outro João Dias, um homónimo seu que aqui há duas ou três semanas não incluía esse mesmo Ricardo Pereira (que é isso tudo de que lembrou agora já há muito tempo) na convocatória da selecção sub-21, preterido pelo Horta e outro pseudo-craque qualquer.

      Agora fora de brincadeiras, dupla personalidade é um distúrbio sério. Incoerência não, é algo relativamente comum em pessoas de fraca espinha.

      PS: O que precisa de fazer para apostarem nele? Epá não sei, não ter um dos 3 melhores jogadores do campeonato + Tello/Quaresma a concorrentes para uma posição, e o lateral direito titular da canarinha na outra dava jeito. Arranja-se isso, aí com uns pózinhos de prlimpimpim? Então não faça perguntas patéticas, que o Ricardo até vai tendo bastante tempo de jogo e é dos jogadores com uma evolução mais bem gerida pelo Porto, caso raro. Porto, não Sporting, nem Vitória de Guimarães nem Unidos ao Tintol, Cooperativa de Lançamento de Putos e Títulos que é Bom Nada Futebol Clube.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 12, 2014 at 9:22 am

      Claro porque o Nélson Oliveira NUNCA se ter conseguido impor em clube NENHUM onde esteve também é culpa do "pseudo mestre da táctica", era ele que treinava esses clubes todos portanto, deve ser omnipresente…

      Tudo serve para criticarem o Benfica, mas depois conseguem pérolas como esta e caem no ridiculo…

    • Simao
      Posted Dezembro 12, 2014 at 9:27 am

      Se o Ricardo tivesse no Sporting ja tinha roubado o lugar ao banal do Cedric ou ao Capel, mas como está no Porto é dificil ele jogar

    • João Dias
      Posted Dezembro 12, 2014 at 9:36 am

      João,

      Simples. Não cabem todos.
      Entre por um que joga com regularidade em Espanha e um que é sempre suplente prefiro o 1°.

    • João Dias
      Posted Dezembro 12, 2014 at 9:37 am

      João,

      Denoto um certo azedume no teu comentário.

    • Frank Rijkaard
      Posted Dezembro 12, 2014 at 10:51 am

      Joao Dias,

      discordo de um pequeno ponto. O ricardo nao e mais que um extremo mediano. Na Holanda temos "somente" Ola John e o Ricardo Kishna que são 3x melhores. A selecção portuguesa de sub 21 e a par da inglesa uma das mais promissoras que ja vi. Ainda assim não quer dizer que tudo o que la cai e mestre… E o caso do ricardo. admiro-o enquanto lateral, mas extremo nao e mais que uma banalidade…

    • Frank Rijkaard
      Posted Dezembro 12, 2014 at 10:56 am

      Ainda digo mais, o extremo letal que merece essa designação, e que é o jogador mais explosivo da sua geração, é o Bruma! agora já sei que ninguém pode com ele por causa do que fez ao sporting… Os adeptos sportinguistas esquecem-se que o que ele fez, o Simão e o Moutinho fizeram bem pior…

    • João Dias
      Posted Dezembro 12, 2014 at 11:04 am

      Frank,

      Corretíssimo. Subscrevo o teu ponto de vista.
      Mas quando digo " a Holanda que o diga " quis dizer que no 2º jogo do play-off ele bisou em duas grandes jogadas individuais. Como extremo.
      Portanto, parece-me precipitado dizer que ele como extremo é banal

    • António Vilares
      Posted Dezembro 12, 2014 at 11:05 am

      Frank Rijkaard, eu sou sportinguista e não vejo as coisas assim. O Bruma é sem dúvida o um dos maiores talentos nacionais dos últimos anos. Quanto à sua saída do Sporting, ele tem culpa, claro, pq já maior de idade e tem cabeça para pensar por ele, mas queria ver muitos de nós, que cá fora falamos falamos falamos, a serem pressionados por pessoas que se dizem de "salvadores" para o desenvolvimento da carreira do Bruma e lhe mostram as "melhores" opções conforme o negócio que lhes dá mais jeito. Bruma se tem ficado no Sporting hoje estaria um nívem acima ao que se encontra, contudo, ele tem mais do que qualidade para se afirmar e ser um grande jogador de futebol!

    • João
      Posted Dezembro 12, 2014 at 11:29 am

      Não estou azedo, estaria se me apanhassem em incoerência. Mas isso não fui eu.

    • Frank Rijkaard
      Posted Dezembro 12, 2014 at 11:41 am

      António, o Bruma tinha 17 ou 18 anos quando tudo aconteceu. Ele certamente iria ouvir o tutor, que "é mais experiente", "sabe destas coisas", etc… Não acredito que ele tenha tanta culpa assim, entendes? Ele foi enganado por alguém que viu dinheiro à frente, os responsáveis do Sporting também não ajudaram, porque no meu ponto de vista não souberam fazer as coisas da forma mais correta. Subscrevo inteiramente quando referes que ele no Sporting estava muito mais desenvolvido, porque para já era titular de caras, e depois estamos a falar da liga portuguesa, a meu ver e superior a liga turca! Espero que em Janeiro alguém pague os 12 milhões que o Galatasaray pede, para bem do futebol português que vê um jovem jogador com um potencial enormíssimo perder-se.

      João Dias, compreendi perfeitamente :D só que no meio da minha "azia" tive que responder ehehe. Fez um grande jogo frente a nossa laranjinha, mas nao creio que seja tao matador assim. E uma otima opçao de futuro para a lateral direita, ate para rodar com o danilo

  • Anónimo
    Posted Dezembro 11, 2014 at 11:03 pm

    Peço desculpa mas infelizmente não me parece que venham a ter muitos minutos. O Nelson Oliveira até pela carência de pontas de lança no Benfica tinha tudo para afirmar-se no clube mas já se sabe que o peru grisalho tem algo contra os tugas pois não é normal ele apenas ter entrado cerca de 10 minutos contra o colosso Covilhã e agora num jogo para cumprir calendário mesmo assim não prescinde do Lima portanto infelizmente a solução deverá ser mais um emprestimo para arruinar ainda mais a carreira dele…Quanto ao Ricardo também é difícil ainda por cima com um Danilo endiabrado só mesmo nas Taças…

    Peter Griffin

  • Anónimo
    Posted Dezembro 11, 2014 at 11:15 pm

    Ricardo está a jogar muito, a Defesa direito, faz sempre muito boas exibições, só que o "problema" é que o danilo está numa forma fenomenal…

    André Filipe.

  • Diogo Palma
    Posted Dezembro 11, 2014 at 11:19 pm

    Eu nunca vi nada de especial no Ricardo é outro Ivan Cavaleiro, não é jogador de seleção nem de clube grande mas tem qualidade para fazer uma boa carreira (nem todos podem ser craques) devido à sua polivalência e índices físicos.
    O Nelson Oliveira prometia muito mas ainda não mostrou nada, o JJ não aposta nele mas mesmo quando esteve emprestado não manteve a regularidade exigida.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:35 pm

      Discordo, penso que o Ricardo é superior ao Ivan e dos poucos minutos que teve na equipa principal esteve bem, na lateral daria uma alternativa interessante ao Danilo pois parece-me que aí tem capacidade para ter uma carreira digamos interessante.

      Peter Griffin

    • Anónimo
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:51 pm

      O mais engraçado é ver um Sportinguista desvalorizar um jogador que era titularissimo na sua equipa, Ricardo já tem vários jogos pela equipa principal do Porto a lateral direito, com golos e assistencias incluidas, não fez um unico jogo mau, acrescento que todos os jogos que fez teve a muito bom nível, sendo inclusive melhor em campo contra o Benfica no ano passado ultimo jogo da época e Shakhtar quarta feira passada, já mostrou ter muito mais qualidade de o péssimo Cedric e o Ricardo "nunca será um lateral" Esgaio, por isso antes de desvalorizarem um jogador pensem um pouco e olhem um pouco para as vossas fileiras.
      Se vier a ser aposta Ricardo será o lateral indiscutivel da selecção Portuguesa, estou 100% convicto disso mesmo.

      Jozef

    • João
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:55 pm

      Ganda comparação. Fora não ter rigorosamente nada, mas nada a ver, está no ponto.

    • Miguel C
      Posted Dezembro 12, 2014 at 4:05 am

      Bastava ter visto as exibições do Cavaleiro e do Ricardo na seleção, quando jogaram lado a lado, para mudar logo de opinião sobre qual tem mais qualidade, maturidade e até objetividade no seu jogo.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 11, 2014 at 11:20 pm

    Dois casos distintos… o Nelson Oliveira foi super mal gerido e parece estar em risco de ter a carreira perdida, os próprios adeptos parecem já não acreditar no valor inegável do jovem avançado. De qualquer das formas, arriscar a saída, é o melhor caminho! É sem dúvida neste momento, juntamente com André Silva, o único elemento que vejo com qualidade para a curto prazo ser opção de qualidade para o ataque da selecção.

    Já o Ricardo Pereira, nunca fui fã, sempre disse que não era jogador de equipa grande, e acho mesmo que a época que fez em Guimarães não foi assim tão boa que justificasse a aposta do Porto. Disse sempre isto, principalmente enquanto EXTREMO, não é um elemento virtuoso, desequilibrador no um para um, o que numa equipa grande contra equipas fechadas, dá jogadores do tipo do Wilson Eduardo, insuficientes. Como lateral a conversa pode ser outra, mas para isso precisa de jogar lá todas as semanas com regularidade para ganhar as rotinas necessárias.

    Uma coisa é certa, os jovens evoluem jogando, e portanto quando não estão a jogar, o melhor é mesmo mudar de casa!

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2014 at 8:58 am

      Não entendo, porque é que a carreira do N.Oliveira foi mal gerida? Falta de oportunidades?

      Eu sempre achei que ele foi/é sobrevalorizado.

      Vítor

    • Gus Ledes
      Posted Dezembro 12, 2014 at 10:31 am

      Os mesmos que agora dizem bem do Nelson Oliveira são os que há uns tempos diziam que ele era péssimo e só ia à seleção porque era do Benfica.
      Mas esta gente esquece-se que o que se escreve na net fica para sempre e não dá para apagar?
      Haja noção da hipocrisia e do ridículo.

    • RR
      Posted Dezembro 12, 2014 at 10:33 am

      A carreira do Nelson Oliveira foi mal gerida a nível de expectativas criadas…

      o pior que aconteceu ao Nelson Oliveira foi ter feito um grande campeonato do mundo de sub-20
      e depois nunca lhe ter dado na devida altura oportunidades de forma continuada na equipa principal do benfica…

      porque quando tu não és aposta, és emprestado uma serie e vezes a clubes diferentes, alguns no estrangeiro, ainda por cima clubes pouco estáveis, foi emprestado a Depor num ano de caos, muitos treinadores, descida de divisão, demasiados jogadores emprestados por clubes Portugueses…

      Um jovem precisa de estabilidade para crescer, não é de andar a mudar de clube até aos 25 anos até ter lugar no sitio onde foi formado…

      Mas o principal problema, foi a gestão das expectativas, o benfiquista tem sempre a mania de se fazer maior do que aquilo que é, e portanto esse snobismo leva a que quando há alguma coisa de positiva, exagera-se muito, e a imprensa que quer vender, aproveita-se disso, fizeram logo do Nelson Oliveira um futuro Ronaldo, usaram o Nelson Oliveira como suposta bandeira do novo paradigma da formação do Benfica e como uma prova "cabal" que o Benfica estava a começar a dominar a nível de formação…

      basicamente isto: usaram o Nelson Oliveira para fazer propaganda eleitoral, a verdade é esta.
      e por isso elevaram as expectativas das pessoas ao máximo…

      com toda a sinceridade nunca vi no Nelson Oliveira nada de especial, a não ser o facto de ele ter um físico anormal para aquilo que é o jogador Português, mas isso também já tinha acontecido com o Hugo Almeida…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2014 at 11:20 am

      Ah, sou benfiquista e tenho de concordar…mas isso é um mal geral, não só dos adeptos do SLB. Tal como o JJ ser um cepo do piorio… A opinião das pessoas é muito volátil.

      Isso da falta de oportunidades não é verdade, ele teve oportunidades no primeiro ano no SLB. Nos anos seguintes foi emprestado 'como manda a praxe' e foi o que foi…

      Vítor

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 12, 2014 at 1:14 pm

      Gus Ledes,

      Desafio-te a procurar num dos meus muitos comentários, um ÚNICO, em que eu diga mal do Nelson Oliveira.
      Fica aqui lançado esse desafio. Haja noção do ridículo, como diz o outro

  • Nuno Costa
    Posted Dezembro 11, 2014 at 11:24 pm

    Sempre achei e acho que Nelson Oliveira tivesse e tem um grande potencial, embora me pareça que já não vamos a tempo de ter um ponta de lança português entre os melhores do mundo. Mas com trabalho e lapidando este diamante, que se está a perder aos poucos, acho que ainda poderemos ter um avançado bem acima da média.

    NCosta5

  • Mega Badjeras
    Posted Dezembro 11, 2014 at 11:35 pm

    A culpa do caso Nelson Oliveira é do presidente do Sport Lisboa e Benfica, por até hoje, nunca ter metido ordem na cabeça do atual treinador do clube.
    O avançado português foi vítima de má gestão por parte do clube. Esperemos que o mesmo não aconteça com André Silva.

    • João Lains
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:42 pm

      Ninguém obrigou o Nélson a dar passos precipitados na sua carreira. Ainda nem tinha concluído a sua formação, foi logo emprestado ao Rio Ave. Sem que o justificasse, foi integrado na equipa principal do Benfica, mas aqui até dou o desconto pela sua performance no campeonato do mundo de Sub-20. Foi emprestado ao Deportivo que tinha em Riki, um avançado com uma carreira perfeitamente consolidada na primeira liga espanhola. E no Rennes, de aposta pessoal do treinador, chegou a jogar pela equipa de reservas. É óbvio que nunca teve direito a muitos minutos de jogo. Na mesma altura em que o Nélson esteve no Benfica, o Rodrigo também teve direito a algumas oportunidades, só que ele rendeu no primeiro instante e o Nélson não.

    • João Dias
      Posted Dezembro 11, 2014 at 11:44 pm

      Quem tentar queimar o André Silva, bem que podia ter cadeia…
      Já agora, sou o único a achar que o André Silva tem muitas semelhanças na maneira de jogar com o Benzema?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2014 at 12:03 am

      Mas qual má gestão? O jogador é conhecido no Caixa Futebol Campus pelo Noitadas! Já fora assim no Deportivo e no Rennes e mesmo assim não aprende! Foi ele que quis voltar ao SL Benfica e ficar por cá mesmo com o Jesus a dizer-lhe que não jogava, para ver se entrava na linha. Mas a mudança ainda não aconteceu! Assim é dificil de jogar e dar o salto. Mas não se preocupem,pessoas que gozavam e espumavam de raiva quando o Nelson jogava na seleção A e agora resmungam e chamam de tudo ao Jesus por não o pôr a jogar, ele vai sair para Inglaterra em Janeiro ao serviço do Swansea Ciy. A semana passada chegaram a acordo com os valores e só em caso de caástrofe ele não sairá.
      Rodrigo

    • Mega Badjeras
      Posted Dezembro 12, 2014 at 11:31 am

      João Lains, justificava-se tanto o Nelson Oliveira na equipa principal na altura, como hoje se justifica a presença de Gonçalo Guedes. Vocês acham mesmo que i Guedes tem alguna hipótese de fazer boa carreira no Benfica?? Ele não vai passar de um miúdo que vai jogar de vez em quando… a não ser que vá para lá o Rui Vitória.

      Rodrigo, sim má gestão… "atiraram-no" sem mais nem menos, para 2 clubes no estrangeiro (Deportivo e Rennes) onde nem sequer tinham a certeza se ele ia ser uma aposta regular.. ira isto é de una incompetência tremenda.
      Depois quando voltou ao Benfica, apanha com um treinador que lhe dá 30 a 40 minutos de jogo de 10 em 10 jogos e quando o Nelson joga, joga sempre com a equipa secundária do Benfica em competições que não interessam a ninguém. Ele e o Pizzi deveriam ser lançados agora no Dragão, mas o Talisca e o Lima agradam mais ao treinador.
      a
      Acordem um pouco para a vida e vejam que ele nunca foi uma aposta regular como foi por exemplo o André Gomes ou agora o Rúben Neves. E não me digam, por favor, que lhe deram oportunidades.

  • Miguel Guerreiro
    Posted Dezembro 11, 2014 at 11:47 pm

    O Nelson Oliveira deveria dar um passo atras na carreira par dar 2 em Frente. Quando o Mestre das Tacticas, Pastilhas e quiçá gramática Portuguesa sair do Benfica e se for para lá um treinador que não pense somente na sua comissão talvez consiga um lugar no plantel.
    Vi o Nelson Oliveira quando era júnior e não esperava nada que estivesse somente neste nível…
    O Nelson Oliveira se tiver 2 dedos de testa pede para ser emprestado à Académica ou Setúbal (o Paciência podia treiná-lo…) para tentar relançar a carreira.

  • Kafka I
    Posted Dezembro 11, 2014 at 11:55 pm

    Nunca percebi todo o hype que sempre foi feito à volta do Nélson Oliveira, mas os anos e as constantes más épocas têm-me dado razão, pois nunca achei que fosse dar jogador de top, e tem-no demonstrado em todos os clubes por onde passou onde nunca se conseguiu realmente afirmar…

    • RR
      Posted Dezembro 12, 2014 at 10:21 am

      Eu explico-te o hype: quando se fala tanto em formar jovens, quando se vende tanto a ideia de se dominar a vertente formação a longo prazo em portugal, e quando se tem ao mesmo tempo influência nos meios de comunicação… tudo se conjuga para que seja vendida na imprensa a imagem exagerada de um jogador…

      O que se passou a semanas com o Gonçalo Guedes foi exactamente o mesmo que fizeram em tempos com com o Nelson Oliveira. ("o próximo Ronaldo" )

    • João-Pedro Cordeiro
      Posted Dezembro 12, 2014 at 1:51 pm

      Os Ingleses são assim :)

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2014 at 12:07 am

    Quando o assunto é evolução de jogadores e a forma como se vão desenvolver gostamos sempre de pensar que todos são ronaldos ou nanis e com 19 anos estão já com níveis muito altos e já estão no estrangeiro em grandes clubes. è um erro. os jogadores têm diferentes tempos de evolução. Tem de haver sempre um Plano Clube+jogador+empresário para se atingir o sucesso e a maturidade competitiva. E isso nem sempre é bem gerido ( Nelson Oliveira é um casa gritante do que estou a dizer). depois tem a ver com a mentalidade dos clubes. O empréstimo em Portugal é sempre o melhor. Vejam o caso dos principais jogadores da melhor seleção que tivemos, a nivel de plantel, quase todos passaram por clubes pequenos antes de chegar ao topo. Paulo Ferreira Ricardo carvalho,Jorge andrade, miguel, nuno valente, maniche ; Costinha, Deco, Pauleta, Nuno Gomes Rui costa, Fernando couto, petit, Tiago,Jorge costa, Pedro Barbosa JVP, Bosingwa, Meireles, Bruno Alves, Pepe todos tiveram, no inicio das suas carreiras passagens por clubes fora dos 3 Grandes e puderam evoluir as suas carreiras. As Equipas B são importantes, mas porque não jogar na 1ºª Liga e assim evoluir? temos em Portugal um campeonato fraco, tirando 5 ou 6 clubes ( Existem 18 clubes na 1ª liga, muitos deles em dificuldades economicas e acom 15 estrangeiros no plantel?!!)…quase metade dos jogadores são estrangeiros e de pouca qualidade. por isso, é normal que nos grandes não haja logo espaço de afirmação, mas com uma boa politica de empréstimos e mais atenção ao jogador português tudo correria melhor. André Silva, oliveira ou rui Fonte, se fizessem 30 jogos como titulares na liga, também faziam 10 ou 12 golos por ano… só pa dar exemplos dessa fatídica posição de ponta de lança…

  • de Carvalho
    Posted Dezembro 12, 2014 at 12:29 am

    Nelson Oliveira só ganhava em ir para o Vitoria. Muito melhor que Tomane tem em RUI VITORIA futuro treinador do Benfica um admirador que o pode potenciar e no proximo ano ser o PL titular das aguias.

    Quanto a Ricardo é daqueles que por não ter uma posição bem definida tem muitas dificuldades de se impor.

  • m1950
    Posted Dezembro 12, 2014 at 12:33 am

    Iuri também , Setúbal ou Estoril eram os melhores destinos.

    Ou pegam aqui na taça da liga , que será complicado visto não estarem enquadrados numa espinha dorsal , e vai jogar uma verdadeira turma , ou então terão de sair para se mostrar , em vez de continuarem a ser queimados na equipa B do Sporting , que este ano falhou o seu objetivo por erro de gestão.

  • Luís bcn
    Posted Dezembro 12, 2014 at 12:37 am

    O nelson oliveira simplesmente nao tem qualidade. Nunca vi nada de especial nele. Marcou um grande golo na final do mundial sub-20, de resto e mesmo nesse mundial marcou metade dos golos de penalti e mais um a uma equipa amadora por de resto nunca fez nada de especial. Lembro-me quando tava no paços o melhor jogador era o melgarejo…que no benfica era defesa esquerdo…tudo dito

    O benfica tinha o Bernardo Silva que tem um potencial monumental e nao lhe ligam nenhuma..isso é crime. Agora o nelson? nao me parece.

    Do Ricardo já o vi fazer coisas muito interessantes mas tambem parece ser um jogador que nao vai ser muito mais do que é agora. Já vimos jogadores a descer para defesas e a fazerem carreiras espectaculares como o coentrao, joao pereira, miguel, danilo, bosingwa (estes 2 eram médios)…ainda assim o Vitor Garcia da equipa B parece-me ser igual ao ricardo a defesa direito. Creio que tem 2 jogos pelo Porto e jogou muito bem nos 2. Nao percebo como nao apostam nele.

  • Pedro Barata
    Posted Dezembro 12, 2014 at 12:39 am

    Bom artigo. Parabéns Pedro. Em relação ao tema em concreto, é uma semelhança bem apanhada: dois jovens, portugueses, promissores, que atuam em posições carenciadas na seleção, que estão tapados nos clubes e que tiveram minutos esta semana. No entanto, necessitam de uma especificação própria:

    Nélson Oliveira tem, de facto, boas condições. Mas o hype à sua volta, por ser a figura maior de uma equipa vice-campeã mundial, por estar numa posição carenciada e por ser do Benfica, prejudicou-o. Tem dificuldades em jogar em espaços curtos, em jogar de costas, em ser avançado de equipa grande. Além disso, não tem grande cabeça. No Depor saíu em conflito com os adeptos. Sinceramente, pouca esperança nele tenho.

    Já o Ricardo, parece-me um jogador interessante. Rende sempre quando chamado, tem golo para jogar na frente, cultura táctica e inteligência para jogar atrás…Gosto. Gostava de vê-lo emprestado para jogar regularmente, já que no Porto é muito difícil.

  • Kafka I
    Posted Dezembro 12, 2014 at 10:09 am

    43 comentários depois, descobri que afinal o Jesus até já o Deportivo Corunha e o Rennes treinou, pois segundo muitos comentários aqui, "a culpa é toda do Jesus por o Nélson Oliveira nunca se ter imposto ao nível sénior"…afinal o Jesus já treinou no estrangeiro e eu não sabia, fantástico…

  • Pedritxo
    Posted Dezembro 12, 2014 at 10:21 am

    Ricardo no guimaraes nao o curtia muito, mas no Porto ele joga bem e ja me encanta a jogar ,merece mais oportunidades.

    N.Oliveira ainda espero que de algo pois tem potencial para isso

  • António Vilares
    Posted Dezembro 12, 2014 at 10:27 am

    Muito bem lembrado Pedro e parabéns pela escrita! Relativamente aos dois jogadores em causa:
    – Nelson Oliveira, vejo-o como um jogador mais de transições rápidas (enquadra bem neste benfica) e não gosto de o ver sozinho na frente. Acho-o um jogador com muito potencial e características interessantes. A sua objectividade (a partir do momento em que recebe a bola, o seu foco é a baliza) e velocidade devem ser bem trabalhadas para servir a nossa selecção.
    – Ricardo Pereira, considero-o, ao contrário do Nélson, um jogador com um QI muito grande para jogador de futebol. Por acaso não é a ala direito que o gosto mais de vez jogar mas aceito que tem competência para tal posição. Mas a sua maturidade táctica, inteligência posicional, capacidade de finalização e técnica (não tanto de drible) podem fazer dele um jogador a iniciar a partir de uma ala mas a jogar muito entre-linhas para a proveitar as caracteísticas mencionadas anteriormente.

    Dois jogador aproveitar pelos clubes portugueses! Dêm as oportunidades merecidas e os clubes sairam recompensados ;)

  • Flávio Trindade
    Posted Dezembro 12, 2014 at 11:11 am

    Parabéns pelo texto Pedro, mas gostaria de dizer que eles não precisam de mudar de casa, mas sim de alguém que neles aposte.
    Quanto aos jogadores citados, continuo a achar que o Nelson Oliveira é um jogador com características únicas, cujo único problema é psicológico.
    Com a cabeça no lugar, com vontade de se superar, o Nelson pode vir a dar um ponta de lança de eleição. Lógico que com JJ isso será quase impossível, não só ao Nelson como a outros como o Hélder Costa (que é um extremo claramente acima da média e que jogaria em praticamente todos os clubes da I Liga), e o exemplo mais flagrante que se chama Bernardo Silva que só não é hoje titular do Benfica porque é português e da formação (doa a quem doer essa é a realidade).
    O Nelson tem que ser paciente e esperar pela sua oportunidade, mas parece-me claro que dos 5 avançados do plantel, só Jonas lhe é superior.
    Ricardo é um miúdo com talento, e não partilho nada da opinião geral que ele deva ser lateral direito. Aliás, o treinador que melhor o potenciou até agora (não só a ele mas a muitos outros) chama-se Rui Jorge, e pode-se constatar qual é a posição que ele ocupa (poderia falar também de Cavaleiro por exemplo).
    Quer Ricardo quer o Ivan, rendem muito mais como avançados centro móveis, onde a sua velocidade pode fazer estragos.
    Mas Rui Jorges há poucos no nosso futebol, e jogadores da formação não dão comissões…
    Haja quem aposte a sério nos miúdos e verão resultados.
    O Sporting, honra lhes seja feita, tem feito isso ciclicamente, o Vitória de Guimarães tem-no feito igualmente com excelentes resultados, o V. Setúbal quando o fez lançou miúdos como o Vezo,Horta,Venâncio igualmente com resultados (hoje com Domingos e os brasileiros arrasta-se pela tabela).
    É apenas uma questão de perspectiva.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2014 at 5:27 pm

    Sou mais a favor do emprestimo do Jesus que do Nelson Oliveira. Brincadeiras à parte, penso que novo emprestimo seria mais do mesmo. O Guimaraes está nesta altura na luta pelo campeonato. Meter um corpo estranho à equipa nao me parece viável. Alem disso o que o Nelson necessita é continuidade no clube que o formou, ou apostou nele, e nao ir para um novo sitio onde tera de provar em poucos jogos que é o melhor do mundo. Um jogador destes necessita de estar mais do que um ano na equipa até para aprender o que é exigido pela mesma da posiçao que ocupa.
    O Nelson tem uma personalidade forte e por isso tem ou teve certos tiques de vedeta. Por te-los, demonstra por vezes uma certa imaturidade futebolistica. O normal será tirá-lo da equipa quando os mostra. O que nao pode acontecer é a puniçao de nao voltar a ter oportunidades. É com paciencia que se trabalham estes defeitos. Um treinador de jovens deve demonstrar mais confiança e fé nos jogadores que eles proprios, principalmente quando se sentirem em baixo. É aquela acçao pedagogica de por um lado nao permitir que o jogador tenha os tais tiques e por outro lado continuar a acreditar que os conseguirá corrigir dando-lhe novas oportunidades e continuando a acreditar que os corrigirá. O tempo encarregar-se-á do resto.
    Recuando uns anos atras ao tal ano em que fomos aos quartos da champions em que (eu lembro-me bem) o Nelson a meio da epoca ultrapassou o Rodrigo no que dava à equipa passando por uns meses (dois para aí) a ser a escolha do Jesus para entrar a meio do jogo, notei eu que teria sido a altura ideal para apostar nele, continuando tambem a apostar no Rodrigo.
    Nesse ano nao fomos campeoes. Havia a sofreguidão de voltarmos a ser. Contratou-se o Lima que ja era um jogador experimentado para jogar nas costas do poste de iluminaçao. O Rodrigo continuou por um ano mais a sentar-se no banco entrando em bastantes jogos. Houve falta de coragem, na minha opiniao, de despachar o cardozo, que tinha marcado 20 e tal golos no ano do Di Magia. Foram pelo seguro e como diz o outro, o seguro é cortejado pela impotencia. O que se deveria ter feito era ter despachado o cardozo, contratado um ponta de primeira e manter o Nelson para concorrer com ele. Nao fomos campeoes embora o merecessemos e o tivessemos perdido no ultimo segundo. Ninguem me tira da cabeça que com um ponta dos bons no lugar do Cardozo, nos teriamos superiorizado, ganhando os jogos, tanto ao Porto como ao Chelsea.
    Este ano estamos numa posiçao parecida. O Lima esta muito em baixo e ja nao chega para o que o Benfica precisa, pelo menos a titular. O derley nao serve simplesmente. O Jonas nao é ponta de lança. Deviam ter a coragem de contratar um ponta dos bons e apostar na continuidade do Nelson dando-lhe bastantes oportunidades de jogar.
    Joao

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2014 at 5:29 pm

      (cont)
      vem aí o jogo com o Porto e se jogarmos com o Talisca, ou tira um coelho da cartola ja que a rematar e em precisao de passe ha poucos como ele, ou vamos perder o jogo. è bom com bola mas é muito suave sem ela (e às vezes ate com ela), nao pressiona o trinco na saida nem da linhas de passe quando em posse. Curiosamente foi esta a razao dada ao Bernardo para nao se apostar nele, quando é muito melhor sem bola que o Talisca. Ja nao se importa de dar um ano inteiro ao Talisca para se adaptar, com os resultados na champions que se viram.
      Depois há a questao do sistema tactico. O 442 classico do Jesus funcionou enquanto havia javis, aimar e ramires ou matics e enzos para encher o meio campo e garantirem a construçao. Mesmo assim so fomos campeoes no ano passado, talvez por nao termos um ponta à altura ou nao ter aparecido milagrosamente um outro coentrao. Neste momento nem temos o matic nem sequer um segundo avançado que pressione nem se dê ao jogo no ataque como tinhamos o rodrigo o ano passado.
      Podia continuar por mais algum tempo para mostrar que a agenda do Jesus ja nao é a agenda que convem ao Benfica mas fico-me por aqui. Nao lhe quero tirar o merito, que o tem, e era muito bom que fossemos campeoes este ano com ele porque seria bom para ele sair para um bom clube europeu e daria ao benfica um ano ou dois para apostar nos jovens da formaçao sem ter grande necessidade de ser campeao.
      A tactica tem de mudar para adapta-la ao jogadores que temos. O Bernardo so rende (como o rui jorge percebeu) com dois avançados à frente a jogar a 10 com um medio extremo (salvio ou gaitan) ao lado e dois nas costas. O Nelson precisa de um outro avançado ao lado (o tal ponta, o jonas ou o talisca, que podera tambem por vezes ocupar a posiçao 10) Temos o Ola John. O Helder Costa e o Bernardo Guedes para se irem adaptando. So precisamos de contractar dois ou tres jogadores para dar mais qualidade à equipa.
      Joao

Deixa um comentário