Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Keizer fala sobre as dificuldades em conciliar Vietto com Bruno Fernandes

Incompatíveis? Dá para perceber que Vietto à esquerda fica condicionado, e que esse espaço também limita Bruno Fernandes, mas surpreendeu que Keizer não tivesse experimentado o argentino como avançado centro, até pelo pouco ou nada que Dost dá à equipa e ainda falta de forma de Luiz Phellype.

Vietto nem saiu do banco na Supertaça e hoje Keizer assumiu que poderá ser complicado conciliar o argentino com Bruno Fernandes. «É difícil. Penso que a melhor posição para ambos é a 10. Isso complica mais. Tentámos, por vezes houve bons momentos, por vezes houve maus momentos. É para isso que serve a pré-época. Complica jogar com ambos, talvez um sistema diferente possa ser opção, mas não me parece que o possamos fazer. Vamos ver», disse o treinador do Sporting, no lançamento da partida com o Marítimo.

51 Comentários

  • DICAS
    Posted Agosto 10, 2019 at 3:47 pm

    É o trabalho dele ponto!

    O Sporting tem um excelente onze se jogar em 3/4/1/2 e esta a a tatica que poem os melhores em campo a maior parte das vezes.

    neto/coates/mathieu e uma excelente defesa foi um erro terem emprestado o Ivanildo pois nao temos é alterantivas

    Rosier e Acuna são fortes ofensivamente e defensivamente cumprem

    No meio duplo pivot com um dos médios mais defensivo (aqui talvez o Battaglia teria de ser titular visto que os restantes não são fortes neste aspecto) e outro médio mais de transição ou box to box (Eduardo Dumbia e Wendel na minha opinião por esta ordem encaixam no perfil)

    STOP

    Estes elementos seriam os responsáveis pelas funcões defensivas deixando 3 elementos mais focados exclusivamente no caudal ofensivo

    STOP

    Bruno Fernandes a 10 focado na organização ofensiva e sempre perto da área solto como ele gosta

    Vietto e Luiz Phyllipe na área com constantes movimentações para criar ocasiões

    Este onze é de candidato ao titulo TEORICAMENTE.

    Mas o treinador não sabe como encaixar o Bruno e o Vietto e continua com consistência defensiva ridícula desde que chegou, ataque organizado inexistente e com uma abordagem para ganhar jogos que começa a fazer lembrar o Peseiro …

  • Sir Miguel
    Posted Agosto 10, 2019 at 3:38 pm

    Se alguém quiser ir falar com o Varandas, com um esforcinho para encarrilar esta aposta toda na juventude, era fazer o seguinte:

    Renan
    Risto Coates Mathieu Borja Acuna
    Adrien
    Wendell
    João Mário Bruno Fernandes
    “Um gajo qualquer”

  • Sir Miguel
    Posted Agosto 10, 2019 at 3:34 pm

    Reinan
    Coates Mathieu Borja
    Risto Acuna
    Batta
    (volta, por favor!)
    Wendell
    Bruno Vietto
    Dost

    Espero que o Keizer num culpe o sistema pela derrota… Sem Thierry e o espasmo do Mathieu, o sistema funcionaria…

  • josediogo
    Posted Agosto 10, 2019 at 2:52 pm

    Bons jogadores são sempre possíveis de conciliar.
    Independentemente do desporto, sistema de jogo, o importante são as dinâmicas e movimentações.
    Dizer que dois belos jogadores não conciliam entre si, é o mesmo que arranjar desculpas para não fazer mais e melhor.

    • Kuiper
      Posted Agosto 10, 2019 at 5:12 pm

      Concordo. Podia perfeitamente meter o Bruno atrás de um Target Man como o Bas Dost e de um segundo avançado, como o Vietto. Jogava num 3-4-1-2. O JJ metia o Aimar atrás do Cardozo e do Saviola e foi o arreio que se viu na liga portuguesa. Mas enfim, se o JJ vê e o Keizer não vê, então o treinador holandês está muito mal

    • j. chamberlin
      Posted Agosto 10, 2019 at 3:19 pm

      Exato. A mim também me pareceu um discurso um pouco derrotista.

  • Diogob
    Posted Agosto 10, 2019 at 2:32 pm

    Boa tarde,
    Eu como treinador de bancada e com o plantel a disposição montaria da seguinte forma:
    Renan
    Neto-coates-mathieu
    Thiery-doumbia-eduar-acuna
    …………Bruno Fernandes……..
    ……..Vietto——–Bas Dost…….
    Uma dupla forte na recuperação no centro do terreno, com a responsabilidade de construção na estrela da equipa Bruno Fernandes, mantendo-o mais focado nos movimentos atacantes.
    Um 5 defensivo como o apresentado em cima é mais que suficiente para deixar a baliza a zeros na maior parte dos jogos.
    No ataque existe sempre a incorporação de acuna e Thierry que sendo rápidos e com capacidade física para todo o corredor, deixam no ar a hipótese em ataque organizado de algo como um Médio ofensivo (Bruno) 2 extremos (acuna e Thierry) um avançado móvel (Vietto) e um mais fixo e de área (dost).
    No papel parece bem, na prática só com muito trabalho mas penso ser uma hipótese tão válida quanto outras.
    Cumprimentos.

    • Kacal
      Posted Agosto 10, 2019 at 4:17 pm

      Concordo com esse XI, sem duvida. Era a minha sugestão que falei abaixo. Borja poderia jogar no lugar de Mathieu e o francês no lugar de Neto com Coates mais à direita.

      • Miguel Lopes
        Posted Agosto 11, 2019 at 9:37 am

        Por mim o Mathieu nem jogava

        • Kacal
          Posted Agosto 11, 2019 at 12:17 pm

          Oi?! Porque?!

          • Miguel Lopes
            Posted Agosto 13, 2019 at 1:12 pm

            Porque anda a ter muitos momentos de falta de concentração nos jogos. O facto de ser bom jogador não lhe permite passar por um alheamento em muitos momentos de jogo. Ex. golo do Marítimo, Thierry faz asneira, mas Mat está alheado do jogo quando o extremo centra para a área e contra o Benfica, tem pelo menos 3 situações, aquela que tenta fintar o Rafa dentro da área e é golo, logo a seguir passa a bola a outro jogador do Benfica que só não é golo porque enfim… e penso que é no último golo está o Thierry a dar luta a 2 jogadores contrários e ele fica a tomar café, de cadeirinha.
            E há muitas mais, tal como no ano passado no Feirense, em que o GR é expulso porque com a sua mania de que é bom, joga a bola displicentemente.
            Eu pessoalmente, considero que ele já não tem a cabeça no Sporting, deviam te-lo deixar ir para França.,

  • Joao X
    Posted Agosto 10, 2019 at 1:51 pm

    Keizer deveria apostar em Vietto como AC.

  • Estigarribia
    Posted Agosto 10, 2019 at 1:23 pm

    Se eu estivesse no lugar de Marcel Keizer, amanhã no jogo com o Marítimo, lançava Vietto no lugar de Bas Dost com Bruno Fernandes atrás num 4x2x3x1. Às vezes, as duplas mais ‘estranhas’ são aquelas que dão melhor resultado. Keizer, por favor, aposta no Vietto amanhã.

    Saudações Leoninas

    • j. chamberlin
      Posted Agosto 10, 2019 at 3:15 pm

      Muito raro isso de “às vezes as duplas mais estranhas são aquelas que dão melhor resultado”. Tem exemplos em mente?
      Eu pessoalmente só me lembro de um, num famoso meio campo do Benfica de 2012 a 2014.

    • acalado
      Posted Agosto 10, 2019 at 1:50 pm

      Concordo em pleno. Referiram o 3-5-2 aqui antes, mas penso que nesta altura o Raphinha traz mais à equipa que o Bas. Aliás, até nem acho que a coabitação de BF e Vietto no onze seja assim tão difícil. A utilização de um falso 9 (Vietto), com um BF muito ofensivo e a procurar mais o último terço e dois extremos acutilantes, rápidos e que ataquem bem as costas da defesa, talvez não fosse má opção!

  • Dca
    Posted Agosto 10, 2019 at 1:21 pm

    Um treinador tem de conseguir juntar os melhores. É o papel dele.

  • Alexandre
    Posted Agosto 10, 2019 at 1:21 pm

    Treinador limitado. Organização defensiva muito má, falta de qualidade na circulação e por fim, apenas usa 12/13 jogadores.
    Parece ser um excelente indivíduo, mas o Sporting nunca poderá ambicionar a mais que um 3º lugar com este senhor no banco.

  • mcthespecialone
    Posted Agosto 10, 2019 at 1:08 pm

    O que tiro daqui é que para ele é impossível BF e Vietto coahabitarem no mesmo onze. Ou seja, Vietto será sempre a alternativa em caso de ausência do BF. Algo que para mim não é novidade visto que já o tinha referido no post do jogo com o Valência. Vietto andou a ser preparado porque havia a convicção que BF acabaria por sair. Tal é menos provável agora pelo que resta ao argentino aproveitar os jogos das Taças.

    • Badman1993
      Posted Agosto 10, 2019 at 2:30 pm

      Mas tu achas que o Vietto veio para ser suplente??

      • mcthespecialone
        Posted Agosto 10, 2019 at 3:05 pm

        Não é o que eu acho. É o que se está a ver. Não jogou na Supertaça e depois do que Keizer também se confirma que amanhã vai para o banco.

  • JoaoMiguel96
    Posted Agosto 10, 2019 at 1:03 pm

    E ver se o Vietto funciona como avançado centro? Sei lá, esquecendo aquela coisa de ser fisicamente imponente porque isso são tretas.

    A nível técnico dava muito mais que o Luiz e o Dost, tal como a nível de movimentações.

    • mcthespecialone
      Posted Agosto 10, 2019 at 1:23 pm

      Não é treta. Vê o perfil físico dos avançados de Benfica e Porto.

      • JoaoMiguel96
        Posted Agosto 10, 2019 at 1:43 pm

        O Porto podes tirar da equação porque simplesmente o Sérgio joga sempre com os grandalhões.

        O Benfica joga na profundidade com dois avançados fortíssimos nisso.

        Um dos melhores avançados de sempre do Sporting foi o Liedson, aquele animal de físico.

        • j. chamberlin
          Posted Agosto 10, 2019 at 3:19 pm

          Concordo com o João Miguel. Não acho o perfil físico o mais importante. É só ver o exemplo do City, que julgo ser muito melhor do que tecer comparações com os rivais.

          • mcthespecialone
            Posted Agosto 10, 2019 at 3:56 pm

            Então vou reformular… Mais importante do que as caraterísticas dos jogadores é a existência de um modelo. Neste modelo de Keizer não há forma de encaixar o Vietto na posição 9. A equipa privilegia muito cruzamento nomeadamente através do Acuna e Wendel é pouco decisivo no último terço.

            No Modelo do Pep, o Vietto encaixaria perfeitamente na posição 9 mas o Sporting não tem plantel para imitar o jogo do City.

            • Chomate
              Posted Agosto 10, 2019 at 4:44 pm

              Claro, ter um treinador como Keizer complica tudo. Mas Vietto com o apoio do Bruno Fernandes, podia muito bem resultar. O Sporting também já não aposta nos cruzamentos a toda a hora, como fazia com JJ, daí também a quebra de rendimentos de Bas Dost, que precisa exatamente disso

        • Chomate
          Posted Agosto 10, 2019 at 2:54 pm

          Exato, João Miguel 96. Até parece que um dos melhores avançados da ultima década não é Aguero, com 1,73.
          Em Portugal , já vimos Liedson, Saviola ou Lima, por exemplo.

          • DICAS
            Posted Agosto 10, 2019 at 3:50 pm

            Atenção que o Lima era cavalo.

            Mas sim, se o jogador encaixar no modelo de jogo, a obrigatoriedade de haver um pinheiro deixa de se fazer sentir

          • mcthespecialone
            Posted Agosto 10, 2019 at 3:17 pm

            O Sporting não tem plantel para jogar nesse 4-3-3 à la Guardiola.

            Saviola, Lima e Liedson jogaram quase sempre com outro avançado ao lado. É diferente de jogar sozinho no ataque. Depois não se queixem.

        • mcthespecialone
          Posted Agosto 10, 2019 at 2:31 pm

          Para que Vietto como avançado possa ser viável, precisariam os de médios centro a aparecer mais na grande área e extremos fortes a aparecer em zonas de finalização deixando as alas entregues aos laterais que devem ser fortes a atacar. Ora com o atual modelo de Keizer, isso é praticamente impossível. Borja acrescenta pouco ofensivamente, Acuna não é um extremo mas sim um médio-ala esquerdo daí que seja forte a assistir e raramente marque um golo e Wendel nem sempre pisa terrenos avançados gostando mais de receber atrás e arrancar. BF e Raphinha são os únicos que surgem de forma frequente em zonas de finalização. Com Acuna a lateral esquerdo, Plata num lado e Raphinha do outro e com um outro tipo de médio no lugar do Wendel , já acharia essa opção do Vietto a avançado centro mais razoável.

          • JoaoMiguel96
            Posted Agosto 10, 2019 at 3:14 pm

            O Wendel também aparece bastante em zonas de finalização, o problema é que mal sabia finalizar.

            Com o Jovane ou o Camacho também pode resultar, são extremos que procuram o golo.

            • mcthespecialone
              Posted Agosto 10, 2019 at 4:01 pm

              Sim mas é um médio que acrescenta pouco em termos de finalização. O ano passado fez 3 golos. É pouco para médio-centro de uma equipa grande.

  • O Comendador
    Posted Agosto 10, 2019 at 12:54 pm

    A pré época também serve para testar diferentes tácticas e não para usar sempre a mesma e no primeiro jogo oficial usar outra diferente!
    Está visto quem é o substituto de BF e se este sair não vem mais ninguém para aquela posição, mas sim para o ataque. (espero)
    Por outro lado ter Vietto como suplente de BR era bom, numa equipa de outro nível com um plantel equilibrado – o que NÃO é o caso do Sporting 2019/2020.

    SL

  • Kacal
    Posted Agosto 10, 2019 at 12:52 pm

    Talvez o 3-5-2 resolva. Têm 3 bons centrais (Coates, Mathieu e Neto), têm laterais com capacidade para fazer todo o corredor (Rosier, Thierry Correira, Borja e Acuña, o próprio Camacho faz a posição), os 2 da frente poderiam ser Vietto e Bas Dost/Luiz Phellype com o argentino a jogar no apoio ao PL e mais solto no meio como se sente mais confortável e pode render mais. E depois os três do meio-campo que podem ser Eduardo/Doumbia e Wendel com o Bruno Fernandes a jogar mais adiantado com liberdade naquela zona do meio campo ofensivo. Pode resultar. Obviamente no papel acredito que sim, na prática teria que ser testado e há as dinâmicas e a capacidade dos jogadores assimilar, mas não testaram na pré-época e acho que deviam tê-lo feito.

    • Miguel Lopes
      Posted Agosto 11, 2019 at 9:28 am

      Esta era a táctica ideal para o Sporting.
      Precisamos de um/dois PL intensos na disputa de bola.

      • Kacal
        Posted Agosto 11, 2019 at 12:19 pm

        Sim, faltam alternativas válidas aos centrais e 1 ou 2 avançados mais como Vietto e Luiz Phellype vendendo Bas Dost e poderia resultar, mas não é fácil irem ao mercado sem terem vendido Bruno Fernandes.

    • T. Pinto13
      Posted Agosto 10, 2019 at 4:40 pm

      Concordo Kacal, quanto ao facto de não a ter testado talvez tenha a ver com as ausências devido a seleções.
      Agora espero é que o Vietto não se deixe afetar por estas declarações.

      • Kacal
        Posted Agosto 11, 2019 at 12:19 pm

        Sim, talvez tenha sido disso mas depois decidiu inventar na Supertaça e deu-se mal, mais-valia ter mantido tudo igual.

        Mas sim, o Vietto terá que ser forte porque basicamente o Keizer está a dar-lhe menos chances de jogar já que o Bruno é indiscutível e não saindo será difícil que joguem em simultâneo segundo o treinador.

    • mcthespecialone
      Posted Agosto 10, 2019 at 1:11 pm

      Não há nenhuma equipa na Europa a jogar num esquema de 5 defesas com 3 centrais puros. Por exemplo, no Chelsea, Conte adaptou Azpilicueta a central. No ano passado, Keizer fez isso com Borja e é essa fórmula que ele deve repetir e não encaixar Coates, Mathieu e Neto no mesmo onze.

      • JoaoMiguel96
        Posted Agosto 10, 2019 at 1:19 pm

        A Juve jogou com Barzagli, Bonucci e Chiellini.

        O Conte só adaptou o Azpi porquê de facto ele é um defesa completissimo.

        • mcthespecialone
          Posted Agosto 10, 2019 at 2:00 pm

          A diferença é que esses 3 jogavam juntos há anos.

          • JoaoMiguel96
            Posted Agosto 10, 2019 at 2:42 pm

            E tiveram que começar por algum lado, certo? Não jogam juntos desde sempre.

            • mcthespecialone
              Posted Agosto 10, 2019 at 3:03 pm

              Uma coisa é seres treinado pelo Conte e pelo Allegri e outra é seres treinado pelo Keizer.

              • Kacal
                Posted Agosto 10, 2019 at 3:15 pm

                Acho que estás apenas a ser do contra, mas tudo bem. A realidade também seria no “Tugão” e não numa Serie A ou Premier.

                • mcthespecialone
                  Posted Agosto 10, 2019 at 3:52 pm

                  É um esquema que precisa de muito trabalho para poder ser usado em todo e qualquer jogo. Eu defendo a utilização desse esquema com Borja a central e apenas em alguns jogos. Jogos contra equipas que gostem de jogar e de ter bola pode ser a formação ideal. Benfica, Porto, Braga, Belenenses, Portimonense, Santa Clara, Vitória de Guimarães são equipas contra as quais assumiria os 3 centrais mas sempre com Borja a fazer de central e nunca com 3 centrais puros. O adaptar o Borja a central permite a qualquer momento voltar ao 4-3-3 em caso de necessidade. Com 3 centrais puros estarás amarrado a essa formação tática porque o Mathieu já não tem capacidade física para desenrascar a lateral esquerdo na transição para o 4-3-3.

                  • Kacal
                    Posted Agosto 10, 2019 at 4:16 pm

                    Pronto, mas aí é uma sugestão tua, agora dizer que não funciona, discordo. Posso concordar é que assim dá outra versatilidade táctica durante o jogo e será uma opção, sem duvida.

                    E obviamente eu referi que deviam ter testado na pré-época, agora sem testar é complicado por em prática, tenho essa noção, apenas quis dar a minha visão de que seria possivel conciliar Bruno Fernandes e Vietto mas era preciso trabalhar nisso.

        • Kacal
          Posted Agosto 10, 2019 at 1:29 pm

          Isto!

          Dei só uma ideia e sugestão, mas já houve equipas a jogar com 3 centrais puros num sistema de 3 centrais.

          • mcthespecialone
            Posted Agosto 10, 2019 at 2:01 pm

            No futebol atual não sei de nenhuma.

            • Kacal
              Posted Agosto 10, 2019 at 3:14 pm

              Olha é uma coincidência, mas não quer dizer que não possa resultar. Aliás, O Mathieu é bom tecnicamente e na saída de bola e é canhoto, os outros dois são competentes também. Mas exigiria muito trabalho e testar na pré-época, claro.

    • O Comendador
      Posted Agosto 10, 2019 at 1:05 pm

      O 3-5-2 é uma táctica que requer muito trabalho (tipo fazer vários jogos de pré época neste sistema – o que não aconteceu) e ter pelo menos 5 bons centrais o que também não acontece em Alvalade.
      Temos boa equipa para jogar em 4-3-3 e só isso…

      SL

      • Kacal
        Posted Agosto 10, 2019 at 1:28 pm

        Obviamente sei disso e concordo contigo. Mas eu referi “não testaram na pré-época e acho que deviam tê-lo feito”.

Deixa um comentário