Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Kelvin desabafa «Só quero jogar…Desta forma não aguento mais»; Liga dos Campeões: Dortmund vence em São Petersburgo, Man Utd perde na Grécia

FC Porto – “Sei que a vida não é fácil, mas também queria entender algumas coisas! Só quero jogar e ser feliz, pois desse jeito não aguento mais”, publicou Kelvin, hoje, numa rede social. O extremo portista, que na época passada fez o golo que lançou o FC Porto para a conquista do tri-campeonato, este ano praticamente ainda não foi opção para Fonseca e parece ter perdido a paciência. VMDuas notas: – A maneira como os jogadores do Porto, e quase todos o fizeram (Fernando, Defour, etc), este ano tem desabafado nas redes sociais não é normal. Algo está a falhar e isto não é responsabilidade de Fonseca mas sim da estrutura do FC Porto (demonstra que o trabalho realizado esta época está a ser péssimo);– Kelvin tinha tudo para se afirmar este ano, acabou a temporada passada em grande, a concorrência era fraca (Licá e Ricardo), mas isso não aconteceu. Fonseca inexplicavelmente não apostou nele, como também tem preterido Quintero, não lhes deu confiança, e é normal que um jovem com o talento de Kelvin comece a pensar que tem o futuro em risco, é que já são 3 anos de Porto e zero oportunidades para evoluir.

Zenit 2-4 B. Dortmund (Shatov 57′ e Hulk g.p 69′; Mkhitaryan 4′, Reus 5′ e Lewandowski 61′ e 71′) – Erros defensivos ou eficácia? Um misto dos 2 resultou numa vitória importante do Borussia em São Petersburgo. O Dortmund aos 5 minutos já vencia por 2-0 (uma passividade incrível do Zenit) e apesar de não ter realizado uma super-exibição, longe disso, saiu da Rússia com a eliminatória praticamente na mão. Dificilmente o vice-campeão europeu vai desperdiçar uma vantagem de 4-2. Quanto ao Zenit, foi uma tarde/noite para esquecer (Neto esteve desastrado na defesa). Os russos, que apresentaram o reforço Rondon na frente de ataque, começaram o jogo praticamente a perder e apesar das investidas de Hulk (incrível como era quase sempre marcado por 3 jogadores do Dortmund) nunca conseguiram dar ao volta ao jogo, e quando se aproximaram disso voltaram a sofrer um golo praticamente no lance seguinte.



Olympiacos 2-0 Man. United (Dominguez 38′ e Joel Campbell 55′) – A vida continua difícil para Moyes. Os red devils foram completamente vergados na visita ao reduto do Olympiacos (2-0) e a passagem aos quartos-de-final da Champions pode estar comprometida (será preciso uma verdadeira epopeia em Old Trafford). O futebol apresentado pelo United foi, como tem sido habitual, miserável (equipa sem ideias, nem intensidade, cuja única preocupação é ir ao flanco e cruzar), algo que a equipa grega soube explorar. A formação orientada por Michel (sem fazer um jogo brilhante) esteve muito compacta, com grande intensidade e com Joel Campbell e Olaitan sempre a massacrar a defensiva inglesa. O primeiro golo surgiu por Dominguez, ao desviar um remate do grego Maniatis, sendo que na segunda parte, altura em que o Olympiacos dominou claramente, o 2-0 surgiu pelos pés de Campbell (grande trabalho sobre Carrick e remate certeiro do esquerdino). Perto do fim, Van Persie ainda poderia ter dado alguma esperança à equipa de Moyes, mas atirou por cima. Excelente resultado para os gregos, que levam uma vantagem importante para Old Trafford. Resta saber se esta concentração/intensidade se vai manter na 2.ª mão.

0 Comentários

  • Luis
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:41 pm

    E o mito continua a se dissipar. Nos jogos europeus nenhuma equipa inglesa ainda ganhou, tendo das 5 equipas jogado, 4 sairam derrotadas. Como é que a melhor liga do mundo se nenhuma equipa desse campeonato consegue ganhar jogos a doer? Mas devo ser o único deste blog…
    Este jogo, não foi mau, foi péssimo. O Olympiacos que perdeu o seu melhor jogador ganhou sem espinhas. Do lado do Man Utd Smalling é demasiado mau, os centrais são lentos, velhos e previsiveis, Clerverley é para um Stoke e V.Persie nos jogos a doer eclipa-se. Já o ano passado tinha andado 10 jogos sem marcar, e nos jogos com o Real falhou golos atrás de golos.

    • Julio
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:49 pm

      não, não és o único. As equipas inglesas na europa deparam-se com maior exigência a nível tecnico-tactico e sofrem muito com isso. Para mim o melhor futebol está em Espanha, digo-o as vezes que forem precisas. Mas também é só a minha opinião, aqui ninguém tem a verdade absoluta.

    • slb1994
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:55 pm

      Creio que quem avalia a Premier Ligue como melhor liga do mundo, di-lo principalmente pelo espetáculo e competitividade dos seus jogos.
      Eu por exemplo, acho o Bayer a melhor equipa do Mundo mas nem por isso vejo muito a Bundesliga (o Bayern "passeia" no campeonato).

    • Rui
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:12 pm

      as pessoas dizem que a liga inglesa é a melhor do mundo porque num simples west ham(10º) vs sunderland(18º) dá gosto ver as equipas jogar, porque jogam um bom futebol. comprando com o espanhol se virmos um levante(9º) vs celta(11º) ve-se um jogo parado, com muitas faltas e com pouco futebol.

    • Ricardo
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:13 pm

      Ser a melhor liga do mundo tem a ver com a competitividade, pois há sempre mais que 2 equipas a disputar o título, o mesmo não acontece na Alemanha(Bayern, Dortmund), França( PSG, Mónaco..apenas este ano), na Itália as faixas já estão sempre encomendadas para a Juventus e na Espanha(Real e Barça, onde apenas este ano se encontra o Atlético na disputa) ou seja, para ser a melhor liga do mundo não tem que obrigatoriamente ter as melhores equipas mas sim ter o melhor espectáculo..Porque liga e equipa são coisas diferentes! ;)

    • kafka
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:19 pm

      Espanha e Alemanha têm as 3 melhores equipas do Mundo da actualidade (Bayern, Real Madrid e Barcelona), mas no global a Liga Inglesa têm (na minha opinião), um maior número de boas equipas

      Antes demais foram só 3 equipas inglesas que jogaram e não 5, e dessas 3 é preciso contextualizar as coisas e verificar que 2 delas (City e Arsenal) tiveram derrotas normais e previsiveis, contra precisamente 2 das 3 melhores equipas do Mundo da actualidade, ou seja, Barcelona e Bayern…pelo que a única surpresa e resultado fora do normal foi a derrota do United, mas o United actual é um farrapo moribundo, logo não é de todo surpreendente.

    • kafka
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:22 pm

      De acordo Rui e Ricardo

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:25 pm

      Luis,

      Qual é parte que ainda não percebeste???
      A Premier League é a melhor liga do Mundo porque é a mais espectacular, é a mais competitiva, qualquer equipa pode perder pontos, há mais candidatos ao titulo, há mais candidatos na luta por um lugar europeu e mais candidatos a lutar pela permanência, para além de um futebol mais intenso e um ritmo elevado quase sempre.
      Não quer dizer que as equipas sejam melhores que as dos outros campeonatos, diz me lá tirando o Bayern e possivelmente o Dortmund (Alemanha), Real e Barça e o próprio Atlético (Espanha), que equipas desses dois campeonatos podem competir com a maioria das equipas da Premier League, um campeonato são um conjunto de várias equipas e vários jogos, não é só uma ou duas equipas, o Bayern "passeia" na Bundesliga, o Real e o Barça (mais o Atlético esta época) "passeiam" na Liga Espanhola, não me parece que sejam assim tão boas ligas nesse aspecto.

    • Francisco
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:31 pm

      A Premier League é a melhor liga do mundo pelo espetáculo, qualquer jogo vale a pena ver, salvo raras excepções. A nível tático e mesmo técnico pode não ser a melhor mas também a única concorrente neste momento é a La Liga. No futuro a Bundesliga pode ser das ligas mais interessantes, a quantidade de jovens talentos que estão a despontar nesta liga a cada ano é impressionante! A Serie A é que está um pouco na mó de baixo, apesar do ressurgimento da AS Roma. O domínio da Juventus é evidente e será necessário reerguer os históricos de Milão para a liga italiana voltar a ter o mediatismo de outros tempos.

    • Luis
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:39 pm

      Pessoal, vocês já diziam o ano passado que era a mais competitiva e o Man Utd ganhou o campeonato com mais 11 pontos que o segundo! Sagrou-se campeão 5 jornadas antes. Isso da competitividade já não pega.
      Quantos aos golos marcados a liga inglesa este ano tem uma média de 2,68 golos por jogo e a liga espanhola(por ex) 2,88.
      O West Ham tem 31 golos marcados e 34 sofridos, o que dá uma média um pouco acima de 1 golo por jogo, enquanto o Sunderland tem 26 golos marcados(menos de 1 golo por jogo) e 42 sofridos. [27 jogos]. Realmente deve ser emocionante ver estes jogos.
      O celta de Vigo tem 32 marcados e 36 sofridos e o levante 24 marcados e 31 sofridos[25 jogos]. Acho que a diferença não é muita.
      Além disso, como é mais que lógico, ninguém vê um Sunderland West Ham….

    • Luis
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:50 pm

      Kafka, o Swansea empatou em casa com o Nápoles e o Tottenham perdeu fora.

      Kacal I, para mim a melhor liga define-se pelos melhores jogadores e melhores treinadores. Se um Bayern, Barcelona, Real ou Juventus tivessem na Pl, também passeavam. Aí não vinhas dizer que era a melhor liga do mundo. Competitvidade não significa qualidade e é isso que vocês não percebem. O ser emotiva é mais uma falácia dado que a liga inglesa tem uma média de golos marcados inferior ao campeoanto espanhol, alemão e italiano.

    • RicardoSporting
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:00 pm

      Qualidade de jogo não está directamente relacionada com os golos, Real e Barcelona dão goleadas quase todos os jogos e isso raramente é espectaculo(só mesmo para os adeptos desse clube).
      Não é assim tão logico, eu o ano passado vi quase todos os jogos do Swansea( ficaram em 9), por isso vi muitos jogos do 9º ou 10º classificado contra o 20º19º18º. Em inglaterra quase todos os jogos dão espectaculo mesmo entre ultimos classificados(estes ás vezes até dão mais que os grandes classicos)
      A liga inglesa não tem equipas fracas enquanto a espanhola(rayo, valladolid, elche, almeria) e as outras têm algumasmuitas.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:07 pm

      Luis,

      Já que viste que o Man Utd ganhou campeonato com mais 11 pontos que o 2º classificado, pelo menos viste o resto da classificação??? se não viste, eu mostro-te:

      P J V E D
      1º Man. United 89 38 28 5 5
      2º Man. City 78 38 23 9 6
      3º Chelsea 75 38 22 9 7
      4º Arsenal 73 38 21 10 7
      5º Tottenham 72 38 21 9 8
      6º Everton 63 38 16 15 7
      7º Liverpool 61 38 16 13 9
      8º West Bromwich 49 38 14 7 14
      9º Swansea City 46 38 11 13 17
      10º West Ham 46 38 12 10 16
      11º Norwich City 44 38 10 14 14
      12º Fulham 43 38 11 10 17
      13º Stoke City 42 38 9 15 14
      13º Southampton 41 38 9 14 15
      15º Aston Villa 41 38 10 11 17
      16º Newcastle 41 38 11 8 19
      17º Sunderland 39 38 9 12 17
      18º Wigan Athletic 36 38 9 9 20
      19º Reading 28 38 6 10 22
      20º QPR 25 38 4 13 21

      Como podes ver, tirando o Man Utd que foi a melhor e mais regular equipa e por isso ganharam campeonato, depois temos o 2º e o 5º separados por 6 pontos apenas.
      Temos o Everton e o Liverpool "colados" e depois temos do 8º classificado ao 16º a maior parte estão muito perto uns dos outros e a diferença entre essas duas posições é de 8 pontos.
      A diferença entre o 18º classificado (que deixou de divisão) e o 17º é de 3 pontos e do 16º, 15º e 14º é de 5 pontos.
      Depois temos o 19º e o 20º separados por 3 pontos apenas.

      Concluindo, tirando o Man Utd para os restantes, e algumas equipas que estão isoladas do resto, que é o caso do Everton e Liverpool e do Reading e QPR (dois últimos) para os restantes, eu vejo um campeonato muito equilibrado, se tu só queres falar no campeão, é problema teu.

    • Luis
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:20 pm

      Ricardo Sporting, em que dados te baseias para dizer que um Rayo, Elche, ALmeria são mais fracas que um Sunderland, por exemplo? Não tens meio de comparação.
      Quanto à espetacularidade eu vi um golo do Bale do meio da rua, um de Neymar do meio da rua e um passe de Iniesta genial. Não me lembro de nenhum lance espetacular na Pl no último mês, porque os melhores jogadores do mundo não tão lá. Para mim espetaculo são golos e não passes longo a toro e a direito.

      Kacal I, se quiseres mostro-te o campeonato brasileiro de 2013 onde o segundo ta separado do 8º por 8 pontos. Também é um campeonato equilibrado.

    • Carlos Franco
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:26 pm

      Ouvem-se e aceitam-se argumentos argumentos de um lado e outro, mas o facto (não mito ou especulação) é que desde que o FC Porto ganhou a Champions, só em duas épocas nenhum finalista veio de Inglaterra

    • João Lains
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:28 pm

      Em termos de competitividade nenhum campeonato supera a Premier League e, para mim, isso basta para a considerar como o melhor campeonato do mundo. Mas isso não implica que tenha as melhores equipas nem os melhores jogadores do planeta, nem sequer as maiores assistências nos estádios ou receitas.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:36 pm

      Luis,

      Não digas disparates, no Brasileirao é equilibrado porque as equipas são todas más, na Premier League é equilibrado porque as equipas têm qualidade e são competitivas.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:39 pm

      É claro que não quer dizer isso João, mas o que está aqui em questão é qual é o melhor campeonato do Mundo e para mim é a Premier League.

    • RicardoSporting
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:43 pm

      Luis, Queres mesmo comparar essas equipas com o Sunderland??? O sunderland tem internacionais italianos(dossena,borini,giaccherini) argentinos(ustari,vergini) e tem jogadores de qualidade reconhecida por toda a gente(Adam Johson,steven fletcher…) Arrisco-me a dizer que na espanhola lutava para a europa.
      Nao te lembras de nenhum lance espectacular, eu ajudo-te, o golo do rosicky, os passes do Suarez para o Studrrige,o Liverpool-Swasea,…

    • Luis
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:50 pm

      Carlos Franco, só me tás a dar razão. O Man Utd ganhou em 2008, porquê? Porque tinha o melhor jogador do mundo da altura. O Chelsea ganhou em 2012 porquê? Porque tinha o melhor médio e o melhor PL do mundo. Agora os principais jogadores vão-se todos embora. Melhor jogador em 2008 foi para o Real, melhor em 2013 para o Real. Modric que era a par de Fabregas dos melhor médios vão para Espanha.
      E tudo isto é mascarado com injeções bruscas de dinheiro. Se tu reparares bem a Liga inglesa não atrai nenhum jogador de top. E isso reflete o campeonato ingles. Cheios de dinheiro, mas sem os melhores. Para rematar o ano passado nenhuma equipa inglesa passou os oitavos.

    • Telmo
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:51 pm

      Nos últimos 10 anos na liga dos campeões existem 3 vitorias inglesas(manchester,liverpool e chelsea) e 3 vitorias espanholas(barcelona x3), mas depois existem 5 finalistas vencidos ingleses contra 0 espanholas.
      Logo quer dizer que nos últimos 10 anos, 8 equipas inglesas foram é final da champions contra 3 equipas espanholas.

      ps: reveja o ultimo golo do shelvey, e a jogada do golo do arsenal.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:35 am

      Luis,

      A Premier League não atrai nenhum jogador de top??? pois não, nem precisa de atrair porque já há lá muitos.
      Que chamas a jogadores como: Cech, Lloris, De Gea, Kompany, Terry, Koscielny, Mertesacker, Vertonghen, Sakho, Agger, Ivanovic, Sagna, Baines, Evra, Kolarov, Clichy, Zabaleta, Yaya Touré, Ozil, Cazorla, Fernandinho, Ramsey, Matic, Ramires, Gerrard, Oscar, David Silva, Hazard, Rooney, RVP, Aguero, Negredo, Suárez, Sturridge, Dzeko, Jovetic, etc.

      São jogadores fracos??? sem falar em jovens promissores e jogadores revelação e outros mais experientes, etc, que são aos montes.

    • luis
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:57 am

      Telmo, como já referi o ano passado nenhuma equipa inglesa passou os oitavos da champions. O golo de Shelvey é um bom golo, não mais que isso. Tá completamente sozinho à entrada da área. Nunca na vida é comparável ao o Bale.
      Ricardo Sporting, dossena, borini e giaccherini? O borini tem uma internacionalização.O Dossena tem 32 anos e nas ultimas 4 epocas em Italia fez 94 jogos, que corresponde a duas epocas. Por fim, o Giarrechini veio da Juventus, onde foi pouco utilizado. Isto são jogadores muito caros, não quer dizer que tenham muita qualidade. Faz lembrar o Sporting quando foi buscar o jeffren, o Boulharouz, tudo jogadores com grande nome mas que ninguem os queria. Achas que se eles fossem bons iam para o Sunderland? ah e o Fletcher com uns impressionantes 3 golos em 18 jogos deve ser um jogador formidavel…
      E se as equipas inglesas são tão boas porque é que o Swansea para a Liga europa fica a 5 pontos do Valencia, quando estes não ganhavam dois jogos seguidos para a Liga Espanhola?

  • Baresi
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:41 pm

    Dos 6 jogos da Champions, houveram 5 vitórias fora dos cabeças de série , as equipas que ganharam os seus grupos.(Barcelona, Atl Madrid, Psg, Bayern e Dortmund).
    A excepção que confirma a regra foi este OLympiacos, que ficou em segundo lugar no grupo do Benfica.

    • Matt Le Tissier
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:54 pm

      Curioso é que foi a 1ª vez na história da Liga dos Campeões que 5 equipas venceram fora nos 1/8 de final. Tanto na 1ª como na 2ª mão tal nunca tinha acontecido.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:16 pm

      Acho que o Olympiacos mostrou mais competência nos jogos com o Benfica do que aquilo que se diz por aí.
      Os moços também sabem jogar à bola!
      Ainda têm a vantagem de juntamente com o Bayern Munique serem a única equipa com o campeonato praticamente resolvido e "no bolso", e poderem focar-se totalmente nos jogos das competições Europeias.

      João Silva

  • Rui Santos
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:46 pm

    O jogo do Dortmund não vi, mas com este resultado, mostra a fraqueza do Zenit. A equipa alemã já não é o que era (muitas baixas), e ganhar 4-2 em S.Petersburgo é surpreendente. Este jogo também demonstra que outro Porto teria passado, sem grandes dificuldades, o grupo que lhes calhou… No entanto, eliminatória, praticamente, resolvida!

    O jogo na Grécia, do que vi, mais uma vez, Manchester muito, mas muito, fraco. Tirando Rooney, ninguém pega naquilo… Faz falta o Nani de há 3/4 anos. Quanto aos gregos, bom jogo, a fazer valer o factor casa, e agora vai ser o autocarro em Old Trafford. Se compararmos apenas exibições, este Benfica é muito superior aos Red Devils… Aquilo precisa de uma revolução.

    • francisco
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:02 pm

      O Zenit não é fraco… está em pré-época devido às diferenças nos calendários

    • Rui Santos
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:17 pm

      O Zenit enquanto individualidades é muito bom, provavelmente uma das 10 melhores equipas da Europa (Real, Barça, PSG, Bayern, Dortmund, Juventus, City, Chelsea e não me lembro assim de mais nenhuma). Mas enquanto equipa são fracos, viu-se na fase de grupo da Champions, em que estavam em pico de forma, enquanto os outros estavam no princípio de época.

    • slb1994
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:18 pm

      Não me parece que seja só por isso.
      É porque sempre que tenho visto o Zenit, aquilo é uma miséria autentica como colectivo

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:11 pm

      francisco,

      O Zenit já contra o Paços (no inicio da época) não fez nada, como colectivo foram banais e não jogaram nada de especial, mas a experiência e qualidade individual, para além de algum azar, erros individuais e ineficácia ofensiva do Paços, ditaram a eliminação dos Pacenses, que também demonstraram cansaço e inexperiência (mais nas segundas partes desses dos jogos), mas o Zenit não foi demolidor, nem nada que se pareça e assim continua.

    • Julio
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:14 pm

      francisco, dizes-me que não viste os jogos da fase de grupos do Zenit….

      É que é uma equipa fraquíssima! Apesar de ter muita qualidade individualmente, como equipa simplesmente não funciona.

    • João Lains
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:19 pm

      No início da época segui alguns jogos do Zenit aos domingos de manhã e aquela equipa não tinha fio de jogo nenhum. Valiam sobretudo os dribles do Danny e a classe na maneira como conduz o esférico do Witsel. Lá na frente, o Kerzhakov (super inteligente nas movimentações) mas era o Hulk que se revelava decisivo.

  • CSousa
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:48 pm

    É impressão minha ou o Porto vai começar a ter cada vez mais dificuldades em contratar jovens promessas porque está a queimá-las todas… Kelvin, Iturbe, Reyes, Quinones, Atsu, Quintera, Ricardo, Kadu, Seba, etc etc…

    Antigamente era só os portugueses, agora até os estrangeiros estão tramados. E depois quando precisa de reforços vai comprar luchos, quaresmas, Jankos, etc… Não é que não tenham qualidade (principalmente os dois primeiros), mas o salário deles é enorme e a margem de progressão é nula…

    • Rui
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:05 pm

      seba ???? nunca foi do Porto, Atsu já foi vendido.

      Kelvin, iturbe e quintero concordo estão/foram a ser queimados

      Kadu,quinones,ricardo vão jogando na equipa B, kadu e quinones são titularissimos.

      Reyes está em fase de aprendizagem/massa muscular( bem se viu essa falta frente ao estoril), mas vai tendo tempo de jogo na equipa B.

      Em relaçao á segunda parte concordo plenamente.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:36 pm

      Como muito bem diz o VM, depois culpam o PF.
      Um dos muitos problemas do Porto, como já tive ocasião de dizer muitas vezes, é que a lei do silêncio, que antigamente funcionava perfeitamente, actualmente não funciona em parte pela existência da internet e das redes sociais e em segundo lugar porque as novas gerações já não se deixam manietar, manipular nem sequer ameaçar ou chantangear. E estas duas completam-se.

      A quantidade de jogadores que declaram publicamente a sua insatisfação, mesmo particularmente embora não saia tudo cá para fora, é assustador. E não é apenas no futebol profissional.

      Quando uma equipa de gestão não encontra soluções ou não consegue perceber a importância que estes "pormaiores" têm na gestão de pessoal de um clube, ou se está consciente não se interessa, mostra uma incompetência assustadora.
      Mostra também que o foco e os seus interesses estão voltados para outros lados.

      Agora perguntamos, porquê? Porque as soluções encontradas antigamente já não funcionam. Leiam outra vez o texto para perceberem.

      É engraçado que, pelo menos para mim, isto tudo não passa de mais um "déjà vu all over again".

    • Rabensandratana
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:51 pm

      Manuel é pena não referires quando o Luisão e o Cardozo pediram para sair e ficaram chateados por a SAD benfiquista não ter aceite as propostas!!! Depois chegaram as tão ansiosas e chorudas renovações com um bom prémio de assinatura!!!
      Manuel, quem o vê aqui a escrever diariamente até pensa que o SLB é o clube melhor gerido do mundo!!! Olhe tenha em atenção o passivo astronómico ou megalómano da sua equipa e tire as suas ilações!!! Olhe não foi o Gaitán que pediu recentemente para sair???

    • Manuel
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:42 pm

      Nenhum deles pediu para sair. O Luisão foi convidado por um clube brasileiro e pelo que disseram os jornais mostrou-se interessado. Não sei se é verdade ou não e também não me interessa pois o desempenho do Luisão este ano está a ter o melhor desde que veio há mais de 10 para o Benfica. Qual é o problema?

      O Cardoso, houve um pequeno problema disciplinar mas foi saneado. Isto é, ao contrário do seu clube, os problemas foram RESOLVIDOS com diálogo entre as partes! Percebe a diferença?
      O Gaitan é conversa de café! Ainda agora desmentiu tudo isso!

      Mas não estamos aqui a falar do Benfica que está bem e recomenda-se, mas sim o Porto e dos seus jogadores. Que tal falar disso ou contrapor argumentos válidos?

    • CSousa
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:58 pm

      Caro Rui, eu apenas dei exemplos… E referi o Atsu e o Seba, porque o problema não é de agora! Como disse, e muito bem, o Seba nunca foi do Porto, mas não seria uma boa opção fazer um esforço para pagar a clausula da opção de compra a um jogador que já demonstrava grande talento e que já estava integrado na equipa? Para quem deu 5 milhoes por metade do passe do Ghilas, a meu ver não é nada de especial. Para não falar nos numeros astronomicos que algumas transferencias e que, até agora, não tem justificado o mínimo.

      E só digo isto porque estou triste com o que vejo. Outro caso que me faz uma confusão tremenda é o Toze, que, ou muito me engano, vai acabar num rio ave ou entao é inteligente como o Vieirinha e poe-se a andar antes que fique queimado!

      Quanto aos jogadores da equipa B, é tudo muito bonito, mas não me venham com coisas pois a evolução que um jogador tem numa equipa daquelas é muito menor do que numa principal. Estes jogadores precisam de maturidade, e sinceramente, não é a jogar na equipa B que a vão ganhar.

      Não sei o que se passa com o Porto, mas as perspectivas de futuro não me deixam mais tranquilo.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:47 am

      heheheh o Rabensandratana da exemplos concretos e o Manuel assobia para o lado… dizer que Cardozo, Matic, Luisao e Gaitan nao queriam sair, so pode vir de alguem que so ve vermelho. Ah, e diz que quer exemplos validos, OK, eu dou-lhe, Cardozo, Matic, Luisao e Gaitan!
      MPires

  • slb1994
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:51 pm

    Apesar de achar Kelvin um jogador inconstante e um pouco descontrolado, não deixa de ser estranha a pouca utilização quando o Porto apenas tem duas boas/razoáveis soluções para as alas – Varela e Quaresma (ainda hoje, todos os disponíveis foram convocados para Frankfurt menos Kelvin).

    Resultado perfeitamente normal em São Petersburgo. O Dortmund está ainda longe do rendimento da época passada, mas este Zenit – apesar de ter boas individualidades- coletivamente é fraquíssimo (um Porto “normal” passaria com naturalidade o grupo). Acredito até num resultado avolumado em Dortmund. Em relação ao Man.United já não sei o que dizer… Com a desgraça que está a ser a Premier Ligue, pensei que iriam apostar todas as fichas na Liga dos Campeões para poder chegar o mais longe possível e o sorteio até foi favorável… Parabéns ao Olympiakos que está com um pé nos quartos-de-final.

    • kafka
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:59 pm

      slb1994, mais estranho que a não utilização do Kelvin, é ele vir reclamar essa pouca utilização cá para fora…sou do tempo em que nenhum jogador do Porto vinha para os jornais/redes sociais reclamar fosse do que fosse….tudo se resolvia (e bem diga-se, são de longe um exemplo nisso) internamente..

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:00 pm

      Acho estranho que em 3 anos em Portugal ele pouco ter evoluído, Markovic em 6 meses em Portugal deu passos gigantes em comparação com ele, eu estou a falar de defender, táctica e jogo coletivo! Rui Fonte

    • slb1994
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:13 pm

      Rui Fonte,
      Sei que me podem acusar de "benfiquismo", mas acho que Markovic tem muito, mas muito mais talento que Kelvin.
      Aliás, o brasileiro nem se fixou como indiscutível no Rio Ave, foi pouco utilizado na primeira volta do ano passado, mas foi decisivo em dois jogos cruciais para o titulo- frente ao Braga e frente ao Benfica (o que lhe deu um hype enorme).

      Agora, tem alguma técnica e irreverência e face à concorrência direta é estranho que seja tão pouco utilizado.

    • slb1994
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:14 pm

      kafka,

      Sim isso é verdade, mas já não é novidade esta época.

    • slb1994
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:26 pm

      Como um nunca vem só, lá veio o Fabiano…

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:53 pm

      slb1994,

      Dizer que o Markovic tem mais talento que o Kelvin, não é ter "benfiquismo" a mais, é simplesmente… a verdade, nem sei se é bem talento, mas qualidade e potencial tem mais de certeza, talento e magia nos pés o Kelvin tem muita, falta o resto.

  • Paulopes
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:54 pm

    Cada vez que penso que o Rooney vai ganhar 362 mil euros por semana e Não faz a Diferença como Messi e Ronaldo…mostra o ponto a que chegou o M.United.

    • Mário Costa
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:22 pm

      E mais estranho é ele hoje na segunda parte ter jogado a medio centro puro!!! não se percebe

  • kafka
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:56 pm

    Novo recorde da Champions, com 5 vitórias forasteiras nos 8ºs de final, nunca tal tinha sucedido

  • MosqueteiroSLB
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:57 pm

    espero que o olimpiakos passe. ao menos, se e para o benfica perder, que seja com os que vao mais longe.
    tem piada, porque a equipa que a partida tinha uma das eliminatorias mais faceis, acaba a eliminatoria com um resultado muito negativo.

    sobreo o kelvin, e um assunto que nao percebo. isto de apostar em portugueses e tudo muito bonito, mas como ja disse, se estes nao tem qualidade, nao merecem jogar. kelvin e iturbe… pelo menos um destes deveria jogar. quaresma e so de vez em quando. varela igual. lica, tinha bons dados, mas so isso. era obvio que nao duraria para o resto da epoca.
    ai kelvin, poderias ter desistido o ano passado…

  • 110 anos
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 9:57 pm

    E pensar que o Benfica massacrou o Olympiakos na Grécia onde só um super Roberto evitou a goleada.
    Muito injusto estas duas equipas ainda estarem na Champions e o Benfica não.
    E uma de certeza que chegará aos quartos!

    • Mateus
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:06 pm

      Injusto? Faz-me lembrar uma discussão que tive aí com um tipo que queria que a Juventus tivesse passado ao invés do Galatasaray. Passa quem tem mais pontos e mais vitórias ou vantagem no confronto directo. Justo é, porque não houve factores externos, foi o que os jogos deram.

      Mateus

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:36 pm

      Injusto não seria passar uma equipa que perdeu num dos critérios de desempate?

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:45 pm

      Também acho injusto o Olympiacos ter empatado na Luz por causa de um frango do Roberto e de uma bola que ficou presa numa poça d'água

    • MosqueteiroSLB
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:04 am

      a eliminaçao do benfica foi justa. nao jogamos nada, e merecemos. tinhamos obrigaçao de mais e melhor. tinhamos a obrigaçao de ganhar, pelo menos, em casa ao olimpiakos. fora tambem era obrigatorio conquistar pontos. fomos inferiores e pagamos caro. sinceramente, acredito que com oblak teria sido diferente, mas isso nao iliba as pessimas prestaçoes (sem ser a derrota com o olimpiakos e a vitoria ao psg).

      ja agora nuno, assim como roberto falhou, depois tambem foi o heroi. ao contrario do artur que errou muito mais do que contribuiu. alem disso, e feio so falar de um lance. sim, a bola ficou presa na poça, mas antes disso estavam varios jogadores do benfica dentro da area do olimpiakos e num passe que colocaria um jogador do benfica em otima posiçao, esta tambem travou.

    • Jeremy
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:31 am

      A eliminação só foi justa se considerarmos que o resultado de um jogo é sempre justo quando não há erros de arbitragem, independentemente de quem joga melhor ou de quem tem mais ocasiões.

      Até dou de barato que o Benfica merecia ter perdido na luz (foi equilibrado mas realmente só empatamos num frango), mas se tivéssemos ganho na Grécia como merecíamos (8 ocasiões contra uma dos gregos e muito melhor futebol) teríamos passado mesmo com a eventual derrota na luz.

      Quem diz que o Benfica merecia ter perdido na Grécia nuca se pode queixar da justeza de um resultado em que não haja influência arbitral.

  • Fábio Coutada
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:05 pm

    O que é que estavam á espera que acontecesse com o Utd este ano? Vejo tanta surpresa com os resultados obtidos e não percebo porquê. O Moyes pegou num clube que foi ADMINISTRADO pelo Fergunson nos últimos 27 anos, é perfeitamente natural o decréscimo de rendimento do Utd.

    Além disso, o Moyes não tem feito nada que o Fergunson não fizesse, no que toca á gestão da equipa durante os jogos. Começou com o 4-4-2, arricou na 2ª parte recuando o Rooney para o meio campo e pondo o Kagawa como 10, mas os jogadores não reagem, não impõe intensidade, cometem erros individuais inacreditáveis, não desequilibram individualmente. O que raio pode o Moyes fazer quanto a isto.

    Este plantel limitadissimo com o Fergunson era espremido ao limite, graças a uma qualuqer virtude que sinceramente desconheço. Com um novo treinador á frente de uma equipa que nunca foi treinada por mais ninguém a não ser Fergunson os jogadores não reagem e tenho a impressão que isto aconteceria de qualquer das formas, independemente do treinador que chegasse.

    Grande jogo do Olympiakis de qualquer das formas, muita agressividade nos duelos individuais, grande jogo do Campbell mas para mim o melhor em campo foi o Chori Dominguez. Não o conseguiram parar durante o jogo inteiro, se o Chori jogasse sempre contra grandes clubes na sua carreira era um jogador de top, é incrivel como este jogador se agiganta em jogos de Champions.

  • Pedro Alves
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:09 pm

    É claro que Kelvin é uma opção a considerar apesar de ainda ser imaturo. Com o Paulo Fonseca não se podia esperar outra coisa, visto que se não consegue criar uma rotina no 11 inicial, quanto mais perder tempo a "apadrinhar" um jogador jovem como o brasileiro, daí preferir fingir que este não existe. Espero que o proximo treinador perca tempo com este jovem, porque não deixa de ser uma mais-valia.. mas está ali um bico de obra, a começar pela crista mais azeiteira de sempre.

  • Marco
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:13 pm

    Agora foi o Fabiano.. Algo se passa.

  • Kacal l
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:17 pm

    É normal que o Kelvin queira jogar, é um jovem ambicioso e com vontade de mostrar "serviço" e nesta idade eles só querem é somar minutos, eu concordo que ele merece ser mais vezes utilizado, não só pelo que fez na época passada (quando foi utilizado), mas também pelo que fez na pré-época e pelo que fez nos jogos em que foi opção, até esteve bem antes do Quaresma chegar, depois voltou a ser arrumado, é muito mais desequilibrador que o Licá e muito mais decisivo que o Ricardo, portanto devia de ser mais vezes convocado e entrar mais vezes em jogo, não entendo, mas também quem entende a gestão do PF, acho que ninguém, vamos esperar que se vá embora e que o novo treinador aposte mais nele.

  • Martucho
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:19 pm

    O Manchester esta mal e deve apostar seriamente em contratar mais valias nao e com jogadores como Young, Valencia, Smalling… que vai la esta plantel precisa de ser abanado de cabeça para baixo.
    Alguns jogadores que gostaria de ver no Manchester sao Varane, Dede, Garay, Coentrao, Danilo, Vidal, Pogba, Maca-podre, Wiliam C. Modric, Taison, Kross, El Sharawy, uns podem ser mais facilmente adquiridos outros nao.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:00 am

      O Danilo ainda não está pronto para dar esse "salto", o seu rendimento não é constante e ainda não convenceu a 100% na lateral, não vai ser esta época ainda, mas a sua qualidade é inegável e como Portista espero que consiga se adaptar com sucesso á lateral direito e depois vá para um colosso europeu.

  • Rabensandratana
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:19 pm

    Mais um jogador que fez uma pré-temporada interessante e que não tem tido minutos para mostrar o que realmente vale, outro caso semelhante foi o Iturbe, jogadores que o Paulo Fonseca queimou e que foi extremamente importante no final da época passado conhecido como o "vitamina K92".
    Kelvin observa como eu, que o clube para além de Varela e Quaresma não tem mais nenhum extremo que desequilibre, logo fica insatisfeito e demonstra-o pelas redes sociais.

    Vitória justíssima do Olympiakos perante um Man. United que está a passar uma fase idêntica à do FCPORTO, têm bons jogadores mas o Moyes não consegue exponenciar as reais qualidades dos jogadores, parece que não tem mãos para guiar este " avião". Deveria colocar os red devils a jogarem muito mas muito mais, para uma equipa que tem Van Persie, Rooney etc.

    B. Dortmund aproveitou e bem a fase em que os russos estiveram com o campeonato parado e ganharam com facilidade por 2-4.

  • miguel santos
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:26 pm

    Normal, num jogador que pode ter um bom futuro e ve ricardos e licas no seu lugar

  • porquinhodaindia
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:31 pm

    Não me lembro de ver o United jogar assim. Vergonhoso.

  • Renato
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 10:59 pm

    Aposto que não deve faltar muito para o entendido em assuntos do Porto vir com as suas teorias geniais sobre o kelvin.

  • Abubacar fumo
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:05 pm

    Fonseca ele nao sabe uque esta fazer no porto ele Apena veio para afundar a equipa. Força kelvin

  • Tiago Alves
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:06 pm

    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1964853_137281603109039_1352617113_n.png

    Iturbe responde ao desabafo de Kelvin: "Força Kelvin. Sei o que estás a passar e não é fácil. Infelizmente, há pessoas que não te deixam ser feliz e jogar futebol como desejas"

    Recordamos que o brasileiro do FC Porto tinha dito hoje numa rede social que "Só quero jogar…Desta forma não aguento mais"

  • Jeremy
    Posted Fevereiro 25, 2014 at 11:56 pm

    Nos dois jogos de hoje algo ficou absolutamente claro: Manchester e Zenit têm dois treinadores muito fracos.

    Não digo isto só por estes jogos, vi seguramente mais 6 do Zenit e 15 do Mancheste, e sempre me chamou á atenção a desorganização das duas equipas e a o pouco 'fio de jogo' de ambas.

    No Zenit é incrível como a equipa não tem qualquer ideia de como jogar, apesar de ter excelentes jogadores, no meio campo sem Shirokov e Zyryanov, só Witsel conseguia sair a jogar. Tymoshchuk está uma sombra do excelente trinco que já foi, talvez por os anos começarem a pesar.

    Na defesa Neto este muito mal, falhando inúmeros cortes e entregando a bola ao adversário (deu assim origem a um dos golos do Dortmund).

    Hulk esteve sempre bem marcado, muitas vezes por 3 jogadores! Notou-se também a falta do Danny.

    No Dortmund, a equipa já mostrou um nível mais normal para o que era habitual, talvez por os jogadores lesionados estarem a voltar aos poucos: mesmo assim ainda estão lesionados os 2 centrais, o Gundogan e o Kuba.

    Lewandowski fez um jogo soberbo, como é de esperar de um dos melhores avançados do mundo, marcou dois golos (um em que iniciou a jogada de forma fantástica) e foi decisivo noutro. É um avançado estremamente completo pois segura muito bem a boa, tem velocidade, técnica e grande inteligência…

    De resto, os outros jogadores nem precisaram de estar particularmente bem, Reus e Mkhitaryan foram dos melhores.

    No Olympiacos-Machester, ficou mais uma vez provado que Moyes não tem capacidade para equipas deste nível.

    A equipa não joga absolutamente nada, durante o jogo todo teve uma situação de golo e esta só surgiu porque Salino esqueceu-se de se colocar em linha com o resto da defesa permitindo ao Smaling ficar em jogo e assistir o Van Persie. Uma situação de golo para uma equipa como o United a jogar contra uma equipa do nível do Olympiacos é algo de surreal.

    Outra coisa óbvia é a qualidade de alguns jogadores do Manchester que simplesmente são fracos para este nível. Young e Valência são banais, Cleverley é pior, Smaling só defende como lateral e os centrais estão velhos e não têm metade da qualidade que já tiveram. Precisam de 5 ou 6 bons jogadores no mercado para que o Manchester volte a lutar por títulos.

    O Olympiacos fez um jogo impecável na pressão e recuperação de bola a meio campo estiveram sempre organizados e num lance que misturou sorte e classe e noutro que foi um golaço decidiram a partida e provavelmente a eliminatória. Nota-se que esta equipa melhorou muito desde que jogou contra o Benfica, particularmente a defender, pois em Atenas concederam 7 ou 8 lances de golo ao SLB.

  • João Lains
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:02 am

    Excelente entrada do Dortmund que aproveitou a passividade da equipa do Zenit para se colocar em vantagem bem cedo e a partir daí, o desfecho do jogo ficou sentenciado. Foi uma equipa sempre perigosa nas transições mas definiu muitas vezes mal no último passe.

    Piszczek – apesar da falta que deu origem à grande penalidade, fez a diferença no corredor direito e acabou por ser um dos jogadores mais influentes na equipa do Dortmund. É uma alívio tê-lo de volta, já não suportava ver o Grobkreutz naquela posição.

    Sokratis – tal como o Piszczek, também teve culpas num dos golos, mas exceptuando esse percalço, já que escorregou, rubricou mais uma boa exibição. Muito sólido e assertivo no tempo de corte.

    Sahin – é neste momento um jogador diferente, já não tem tanta propensão ofensiva e já nem recorre com tanta frequência aos seus passes longos que eram uma das suas principais armas. Tinha o potencial necessário para se tornar num médio de elite, mas tal como o Barrios ou o Kagawa, nunca conseguiu exibir o mesmo nível fora do Dortmund e duvido que alguma vez consiga recuperar a influência que um dia teve na dinâmica da equipa.

    Reus – foi o melhor jogador em campo, assistiu, marcou e criou vários desequilíbrios através da sua velocidade. Espero que esta exibição sirva de inspiração para os próximos tempos porque tem andado apagado depois de um início de temporada muito positivo.

    Lewandowski – passou completamente ao lado do jogo durante a primeira parte mas cumpriu com a sua função na segunda apontando mais dois golos.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 8:04 am

    O Neto apresenta-se como um jogador muito fraco. Quem acha que com ele a seleccao tem futuro, so pode estar a brincar…

    Este resultado tem grande responsabilidade sua. Cometeu erros incriveis e infantis. Com colegas destes, nem o Hulk lhes vale.

    Artur Matias

  • ACF
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 11:35 am

    Moyes é fraco, fraco, fraco. Só foi contratado porque é escocês e o Ferguson, num momento de menor lucidez e patriotismo bacoco, quis manter o seu legado à frente do legado histórico do Clube. O Manchester United já existia antes do Ferguson (que o repôs como um dos maiores Clubes da Europa, é certo) e existirá. Esta sacanice de escolher a dedo um treinador que sabia que ia falhar para ficar ainda mais na História e nas bocas do povo como o 'Salvador' que daria a volta a esta época é típico de um tirano agarrado ao poder e que lança propositadamente o caos na sua saída. E atenção que eu gosto muito do Ferguson!

    Quanto a Moyes: nunca compreendi porque tentaram fazer dele um treinador que não era. Até o Steve McClaren, outro protegido do Ferguson e que quando chegou à Selecção Inglesa conseguiu a proeza vergonhosa de não ir ao Euro 2008, levou o Middlesbrough à final da Taça UEFA 2006. E o Roy Hodgson, outro treinador banal que conseguiu perder a Taça UEFA de 1997 com um dos melhores plantéis do Inter, conseguiu levar o Fulham à Final da Liga Europa em 2010. Se estes treinadores banais conseguiram levar clubes com orçamentos menores que o Everton a vitórias nas Taças da Liga e boas campanhas na FA Cup e Europa, porque é que o Everton com o Moyes só conseguiu perder uma FA Cup e o melhor que fez na Europa foi ir a uns 4os de final quando até o SC Braga já foi a uma Final (sem desmerecer o Braga)?

    Quanto a ter contratado o Fellaini, esse "grande" jogador que de grande a única coisa que tem mesmo é a altura demonstra o tipo de treinador que Moyes é: só vai para um clube novo com os seus jogadores porque quer meter no balneário tipos que conhece dado que é demasiado 'borrado' para conquistar um balneário pelos seus próprios méritos. E se o Fellaini é assim tão bom e era a peça que faltava, porque é que só jogou 12 jogos e marcou 0 golos até se ter lesionado?

    Muito se deve estar agora a rir o Mourinho de não ter ido para lá.

  • carlos
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 11:54 am

    Kelvin tem é de lembrar-se que só tem 20 anos e que precisa de trabalhar. Mas realmente as oportunidades têm sido poucas nos últimos anos, creio que pela pressão de resultados os treinadores preferem valores seguros.

  • Rui Sousa
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:30 pm

    Não é que eu goste do Paulo Fonseca, mas quando jogadores começam a fazer isto é deplorável. Sejam eles quem forem só se revelam quando o treinador está numa situação apertada. Uma coisa é estarem descontentes como a forma que a equipa está a jogar ou como o treinador está a pôr a equipa a jogar, outra é virem chorar para os media que o treinador não o pôe a jogar. Jogadores destes não vão chegar a lado nenhum e se for preciso o Pinto da Costa mete-os na linha, ou aliás tira-os para fora delas. Fácil! Já o fez com Adriano, com o Farias, se ele quiser mete-os todos a jogar na segunda liga e nunca mais saem de lá.

    E não é inexplicável, pois ninguém sabe, sem ser o treinador, o que é que esses jogadores demonstram nos treinos. O Real Madrid tem o Isco no banco. Não é por ele ser inferior ao Modric de certeza. Portanto esse "inexplicavelmente" que o VM aplica aí tem validade 0.

Deixa um comentário