Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Kerem Aktürkoğlu: o golo que o Benfica deixou fugir

Não caiu no goto. Não teve perdão. Não teve tempo. Kerem Aktürkoğlu passou pelo Benfica como quem entra num comboio em andamento – e sai antes da próxima estação. Mas antes de sair, marcou. E marcou muito.

Na época 2024/25, o turco fez 59 jogos, marcou 18 golos, deu 16 assistências. Foi titular em jogos grandes, decisivo em encontros apertados, incómodo em partidas mornas. Contra o Atlético Madrid, marcou. Contra o Feyenoord, marcou. Contra o Monaco, marcou. Contra o Santa Clara, teria marcado. Contra o Qarabag, teria resolvido. Contra o Rio Ave, teria feito o que mais ninguém fez: encontrar o fundo das redes.

Na Liga Portugal, foram 11 golos e 11 assistências em 30 jogos. Números que não se discutem – confirmam-se. Na Champions, mais 4 golos.

Na Taça, mais um. E ainda jogou no Mundial de Clubes, onde não marcou, mas correu. E correu muito.

Não era vedeta. Não era promessa. Era rendimento. E no futebol, o rendimento vale mais do que o nome. Aktürkoğlu não precisava de espaço – bastava-lhe um erro. E esse erro, hoje, é o que separa o Benfica da vitória.

Saiu sem barulho. Sem protesto. Sem crónica. Até hoje.

Porque o Benfica, que sempre soube reconhecer talento tardio, desta vez deixou-o escapar cedo demais. Vieram nomes, vieram vídeos, vieram promessas. Mas não vieram golos. E o Benfica, que tanto precisa de quem marque, deixou ir quem sabia fazê-lo.

A cadeira viu-o entrar. Viu-o marcar. Viu-o sair. E agora vê os jogos sem ele. Vê os cruzamentos sem ponta. Vê os remates sem fé. Vê os adeptos sem paciência. E pergunta: quem é que decidiu que o golo não fazia falta?

Kerem não caiu no goto. Mas caiu na rede. E o Benfica, que tanto precisa de quem resolva, deixou ir quem já resolvia.

Visão do Leitor: Crónicas da Meia Esquerda

34 Comentários

  • Petrol
    Posted Setembro 27, 2025 at 2:07 pm

    Os adeptos em Portugal são fantásticos! Os jogadores são bons antes de cá estarem. Quando são apresentados passam a ser péssimos e quando saem passam a um estado onde nunca estiveram na sua carreira. Passam a ser muito bons!

    Posto isto, Akturkoglu era muito bom em duas coisas no jogo. No ataque à profundidade e na finalização. Em tudo o resto era bastante fraco para o nível do Benfica. Contra adversários fechados não tinha mínimas soluções para dar seguimento aos ataques da equipa. Sendo, por isso, um jogador claramente insuficiente para uma equipa como o Benfica. Se cá estivesse já tinha marcado mais golos? Possivelmente mas também podemos ter em conta que grande parte desses golos foram marcados na primeira metade da época e que a segunda metade foi maioritariamente em sub-rendimento. De qualquer das formas, não passaria por ele a solução contra defesas fechadas, uma vez que também era onde tinha mais dificuldades. Para além disso, há o lado do jogador que recebeu uma proposta do seu clube de infância, para onde foi receber um salário bastante superior.

    Também já vi falarem bastante de Florentino que é um jogador que talvez seja até dos melhor do mundo no momento defensivo mas insuficiente em tudo o resto. Portanto, um jogador insuficiente para ser titular no Benfica. Se seria um jogador útil no plantel? Sem dúvida mas foi também uma excelente venda.

    Não me parece que a solução do Benfica passaria pela manutenção destas jogadores. A solução do Benfica seria primeiramente ter um projeto definido e a partir desse momento tomar decisões com base no projeto. Seja na contratação de jogadores, tendo em conta o tipo de futebol que se pretende jogar. Seja na contratação de um treinador que aplique ideias de acordo com a filosofia escolhida. Desta forma, não seria necessário mudar o plantel todos os anos para tentar encontrar a fórmula mágica. Haveria um treinador que teria um estilo de jogo com dinâmicas. E essa é a palavra chave que tem faltado ao Benfica. São dinâmicas! Capacidade de olhar para um adversário em bloco baixo e saber o que fazer. Capacidade em ataque organizado. E isso já não existe desde a primeira época de Schmidt. Nessa época até João Mário brilhou a jogar a partir da linha. Qual Akturkoglu! 23 golos e 13 assistências de acordo com o zero zero. João Mário alguma vez foi a solução para o Benfica? Não. A solução são as dinâmicas. Existindo uma ideia de jogo trabalhada e dinâmicas definidas há condições para os jogadores brilharem. A questão é que isso tem de ser definido desde o topo que é onde tem estado o maior problema do Benfica nos últimos anos… Enquanto isso, individualidades podem ir resolvendo jogos mas os problemas vão continuar e acabam por emergir.

  • Miguel Jack
    Posted Setembro 27, 2025 at 12:56 pm

    Haja quem entenda isto! O ano passado era um fardo….hoje é o messias e foi um erro vender !!

    O Scheldrup foi um injustiçado a época toda por jogar o Aktur e o rapaz sempre no banco.

    Este ano, foi embora o Deus Aktur e ficou este cepo Scheldrup

    Haja paciência

    p.s = já que falam tanto no Florentino, é assim dificil perceber que nunca teve nivel para jogar num clube como o Benfica?!

  • Mantorras
    Posted Setembro 27, 2025 at 11:19 am

    É um jogador que em Portugal iria sempre fazer mais de 10 golos e perto de 10 assistencias. Alem do compromisso defensivo que sempre teve e respeitar os adeptos. Gostei muito da passagem dele e prefiro jogadores como ele do que vedetas sem compromisso que depois nao aparecem para resolver. Ele nao é muito forte tecnicamente, mas era muito forte a finalizar, ja era assim antes de vir e mostrou isso ca. Era jogador para ficar varios anos e render, mas nao podia ser um titular absoluto… e preferiu sair, e desse ponto de vista, o Benfica fez bem em facilitar.
    —-
    Espera-se que o Luke seja este tipo de jogar, que aparece no placar, mas com um futebol mais tecnico e desequilibrador. Tem esse perfil, falta ver o rendimento, para ja entrou bem numa equipa em farrapos.

  • JJ Okocho
    Posted Setembro 27, 2025 at 7:59 am

    Quando cá estava era curto, tinha defeitos, não era associativo, intenso, o diabo a quatro. Ele, o kokcu, o Florentino. Ninguém servia. Agora que saíram são todos bons.
    O Benfica tem de longe o melhor plantel de Portugal, no início da temporada era só elogios, agora até o Rios é mega flop.
    Como dizia o outro, deixem-nos trabalhar.

  • Carocho1
    Posted Setembro 26, 2025 at 9:24 pm

    Saiu e bem, é fraco, e não é por falta dele que o Benfica está como está

  • Kacal
    Posted Setembro 26, 2025 at 4:32 pm

    Continuo a dizer como disse quando ele foi vendido, mesmo com os seus defeitos não teria vendido. Schjelderup pode até ter mais talento puro e potencial, mas ainda não comprovou na prática e o Turco no lugar dele tenho a certeza que acrescentaria golos e decidir jogos. Seria muito mais eficiente. Mais valia não o ter vendido e poupar os 30 milhões do Rios. Jogava Tino e Aursnes no meio-campo. Acho que Lukebakio e Sudakov foram bem contratados, mas depois houve algumas decisões mal tomadas no que toca a Enzo, Rios e venda de Akturkoglu. Ou a sair teria que vir alguém como o tal Amoura ou outro.

    • Petrol
      Posted Setembro 27, 2025 at 2:10 pm

      Teoricamente Akturkoglu queria sair. Recebeu uma proposta do clube de infância com um salário bem superior. Na minha opinião, o Benfica fez bem em facilitar a saída. Quanto à dupla do meio campo concordo plenamente. Foram gastos 45M€ e há lacunas evidentes.

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Setembro 26, 2025 at 3:26 pm

    Ahahahaha era o jogador favorito de muita gente em setembro de 2024… bons tempos

  • fernando pimentel
    Posted Setembro 26, 2025 at 2:49 pm

    Pois, precisamos do Neres e do Aktorkoglou.

  • Jons Mendi
    Posted Setembro 26, 2025 at 2:15 pm

    Ah pois!

  • henry14
    Posted Setembro 26, 2025 at 2:06 pm

    No outro dia era o Tino, hoje é o Akturkoglu…
    Sim, são sem dúvida 2 jogadores muito úteis, muito trabalhadores e daqueles jogadores que até iam para o banco e se calhar nem faziam birra. Mas estes exercícios que agora fazem de que passaram a ser indispensáveis quando já cá não estão, já enjoa!! Se eles os dois cá estivessem , isto podia estar exatamente igual. Estiveram cá o ano passado e tanto fizeram belíssimos jogos como fizeram jogos horríveis. Pronto, agora qualquer dia sai um texto para o Kokcu e qualquer dia é um para o Carreras.
    Epa o plantel é bem jeitoso para mim. O ex treinador era fraco e o substituto sinceramente também me parece fraco. Há anos. Precisávamos de um treinador de jeito.
    E depois ainda há a questão do presidente que é importantíssima também que nos vende o Neves ao desbarato e que não sabe despedir os treinadores nos timings corretos (e já agora contratar também não).
    O Akturkoglu é um futebolista que apreciei e aprecio mas nem é um João Neves, nem um Enzo ou um Félix da época do Lage para merecer um destaque destes. Há muitos problemas bem mais graves que a ausência de Akturkoglu.

    • Petrol
      Posted Setembro 27, 2025 at 2:14 pm

      Plenamente de acordo. É impossível encontrar estabilidade quando se está sempre a chorar por jogadores que saem e estão longe de ser solução. Dos que saíram entendo que se chore por Carreras que é claramente diferenciado. Todos os outros mostraram-se curtos em algum momento e certamente não é por eles que a época não está a correr bem. Até porque, como dizes, eles estavam cá a época passada e isso não impediu que Schmidt fosse despedido à 4a jornada…

  • dependente
    Posted Setembro 26, 2025 at 1:38 pm

    Os adeptos do Benfica são um caso de estudo gritante! Nenhum jogador ou treinador tem valor para representar esse grande clube….até sair! Quando saem, passam a ser o melhor elemento e deixarem-no sair foi uma enorme asneira cometida pela direção. Lembram-se de Di Maria (não defendia e desiquilibrava a equipa) do Grimaldo (defendia mal) do Kocsu (não tinha intensidade) de muitos outros que não serviam para o Benfica? Se o Eusébio ainda jogasse não faltariam benfiquistas a denegrir, talvez a escrever que o Benfica precisava de um atacante mais concretizador

  • Daervar
    Posted Setembro 26, 2025 at 1:18 pm

    É fraco.

  • Citizen_Erased
    Posted Setembro 26, 2025 at 12:40 pm

    Já com o Nolito tivemos o mesmo problema, era um jogador na mesma linha, desbloqueava montes de jogos, mas nunca caiu no goto…
    Também prefiro Gaitans, mas nem sempre vai la com magia, tem de ir lá com a insistência

  • AndreChaves9
    Posted Setembro 26, 2025 at 11:05 am

    Esqueçam lá isso. Jogador fraco e que numa equipa com falta de criativos passa a fraquíssimo. Se tiver uma árvore em frente vai contra ela.

  • FootballTotal
    Posted Setembro 26, 2025 at 10:57 am

    Este ano o Benfica , provavelmente a pensar nas eleições, abdicou de dois jogadores com características únicas e que podiam ser importantes para uma época positiva. Florentino e Akturkoglu. Dois patinhos feios e os adeptos querem é fogo de artifício e cromos novos.
    Mas eram dois jogadores com características únicas, um perfil discreto e essenciais para um plantel profundo e competitivo.

    • Petrol
      Posted Setembro 27, 2025 at 2:19 pm

      Por outro lado, foram vendidos por valores bem interessantes para a sua valia. São dois jogadores com dificuldades a jogar contra blocos baixos que é claramente onde o Benfica tem mais dificuldades. Que soluções dariam Florentino e Akturkoglu contra o Rio Ave ou contra o Santa Clara que jogaram bastante recuados? E podemos falar que com ele em campo não se teriam sofridos os golos na compensação mas na época passada também houve um empate em condições semelhantes em Arouca e ele até estava no plantel…

    • Knox_oTal
      Posted Setembro 26, 2025 at 1:04 pm

      Completamente de acordo!

  • Manel-Abecasis
    Posted Setembro 26, 2025 at 10:44 am

    Desde o momento em que se falou na saida do Aktur que tenho dito isto aos meus amigos benfiquistas. Vender quase 40 contribuições para golo por 20M, para os ir gastar em mais uma incógnita como o Benfica tanto gosta, é um absurdo. O Aktur não é um craque, não é diferenciado, mas garante números num desporto onde o que conta são os golos. Acredito que tenha forçado e muito a saída, só isso pode explicar esta venda.

  • Diogo_2202
    Posted Setembro 26, 2025 at 10:23 am

    Não era um extremo super desequilibrador ou criativo mas tinha imensa facilidade em acumular números um pouco ao estilo do Borja Sanz no Porto.
    O Aktürkoğlu por exemplo no Sporting com Trincão e Pote teria outro tipo de preponderância mas como no Benfica falta criatividade no ataque ele acabou por ser injusticado e desvalorizado.

  • MuchoG
    Posted Setembro 26, 2025 at 10:21 am

    O Benfica gastou bem acima da sua realidade este Verão porque temos uma direção assustada e desesperada para se manter no poleiro. Logo todas as injeções de dinheiro são bem vindas.
    __
    Champions, Mundial de Clube, vendas de jogadores (com a de Carreras à cabeça) e apareceu esta oportunidade de duplicar o que se gastou em Akturkoglu que também devia querer voltar ao seu país, ao seu clube de infância, perdeu o seu compatriota no plantel, etc. Também sabemos que o adepto comum gosta dos cromos novos e o turco já estava cá há um ano.
    __
    Do meu lado, nunca percebi abdicar de um jogador que, dentro das suas imitações, dá tudo em campo, produz estatisticamente, não levanta ondas, pode ser titular ou suplente, tinha os seus melhores anos pela frente. E foi barato! Tantos pseudo craques de 20+ milhões que não são metade do que o Kerem é.
    __
    E agora, surpreendentemente, o Benfica está a sentir falta de alas.

    • Petrol
      Posted Setembro 27, 2025 at 2:22 pm

      O Benfica sente falta de alas desequilibradores. Portanto Akturkoglu não se aplica. Ainda há os argumentos do teu primeiro parágrafo.

  • Barry18
    Posted Setembro 26, 2025 at 10:05 am

    E no ano passado tanto se chorou que o Schjelderup tinha que jogar em vez dele, realmente mais vale cair em graça que ser engraçado.

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 26, 2025 at 9:59 am

    Concordo com tudo!
    Apesar de ter muitos críticos, sempre disse que as estatísticas mostravam a importância do jogador na equipa encarnada. Por cada Zidane deve haver um Pavón, nunca mais me esqueci desta frase (não era bem assim mas entende-se!). O Benfica tinha um extremo finalizador que aproveitava bastante o trabalho criado por Pavlidis (o melhor a jogar de costas para a baliza em PT) e com isso conseguiu desbloquear muitos jogos (ainda na Eusébio Cup o referi).
    O problema era que não era o criador que os adeptos sonhavam. Mas nunca deviam ter despachado o turco mas contratar um criador para jogar ou nas costas ou na ala contrária. Já tinha acontecido o mesmo com Rafa (outro finalizador) e ninguém deu a devida importância mas no final do dia o que conta são as bolas que entram lá dentro!

    • Petrol
      Posted Setembro 27, 2025 at 2:25 pm

      Então não se deve ter em conta a vontade do jogador em representar o clube de infância onde lhe ofereceram um salário claramente superior?

    • Valter Batista
      Posted Setembro 26, 2025 at 10:36 am

      Caro Francisco, até entendia a venda, se a saída fosse devidamente compensada. Mas não foi. E neste momento, temos uma falta gritante de extremos, especialmente com faro de golo, como ele tinha.

      • Petrol
        Posted Setembro 27, 2025 at 2:24 pm

        O Benfica tem falta gritante de extremos desequilibradores. Antes de marcar, é preciso criar os desequilíbrios e é isso que tem faltado. Não vemos o Benfica a falhar na finalização. Vemos o Benfica a não criar o suficiente.

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 26, 2025 at 10:55 am

        Este tipo de vendas, excepto que seja por valores bastante consideráveis ou pelo timing do ciclo do jogador num clube (que afecta a sua motivação) é algo que eu não entendo. Tu tens um jogador que te garante golos e assistências (como o Porto tinha o Galeno) e a sua troca não é garantia que vais ter um substituto à altura.
        Pior ainda quando, como tu referes, quando nem sequer é tentado ter um substituto para este tipo de funções. Sudakov é um assistente, Lukebakio é um driblador (o substituto de Di Maria), tal como Prestianni ou Schjelderup e ficou a faltar um finalizador para o trabalho de Pavlidis. Daí que Sudakov já tenha aproveitado e marcado 2 golos!

Deixa um comentário