Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Kessié a caminho do Barcelona

Para pegar de estaca? Baixou um pouco o nível este ano, mas esteve no melhor XI da Serie A na última época e, aos 25 anos, parece estar no momento certo para dar o salto. Mesmo assim, apesar da sua qualidade (muito forte na pressão, recuperação de bola e construção), o destino surpreende (o Barça conta com Pedri, Gavi e Frenkie de Jong, além de ser mais um salário avultado quando as contas continuam no negativo), mas Xavi deve querer um médio com um perfil diferente dos restantes. 

Franck Kessié vai juntar-se ao Barcelona na próxima época, de acordo com a imprensa espanhola e italiana. O médio costa-marfinense termina contrato com o AC Milan e já terá rubricado um novo vínculo com a formação blaugrana até 2026. Em cima da mesa estará um salário de 6,5 milhões líquidos, mais bónus. Recorde-se que o centrocampista de 25 anos está na 5.ª temporada nos Rossoneri, após passagens por Atalanta e Cesena.

50 Comentários

  • JDTM
    Posted Março 22, 2022 at 9:36 pm

    Tudo certo com a contratação menos na parte do salário. Acho muito mau se perdermos o Araujo e o próprio Gavi devido a este negócio quando não lhes oferecem mais de 3M liquidos.

  • Hugo
    Posted Março 22, 2022 at 7:33 pm

    Acho uma excelente contratação, no sentido em que pode ser o médio “diferente” que o Barça precisava… Pedri, Nico, De Jong e Gabi são todos muito bons de bola, mas nenhum deles tem a intensidade e as caraterísticas de Kessie.
    Já vi vários comentários a comparar com o Keita e estou muito de acordo… Com Yaya Toure não concordo, porque acho que este era de um patamar bem acima. Aliás, na minha opinião, Yaya Toure é o melhor futebolista africano que vi jogar (que me perdoem Drogba, Etoo, Salah ou Mane). Já agora, por curiosidade, quem é para vocês o melhor africano que viram jogar? E o melhor asiático? Da Europa e da América nem vale a pena perguntar, porque teríamos pano para mangas…

    • Mantorras
      Posted Março 23, 2022 at 3:31 pm

      Grande pergunta.

      Toure e Tsubasa, perdao, Son!

    • Gunnerz
      Posted Março 22, 2022 at 11:38 pm

      Yaya e ji sung Park.

      • Hugo
        Posted Março 23, 2022 at 11:20 pm

        Muito bem lembrado o Ji Sung Park… Era realmente muito bom nos tempos do United, mas penso que o atual Son já o ultrapassou.

    • KubaDias
      Posted Março 22, 2022 at 10:42 pm

      Dos que vi jogar Eto’o e Son foram os melhores. Já vi coisas muito interessantes do nakata, e okocha mas não tive oportunidade de os acompanhar

      • Hugo
        Posted Março 23, 2022 at 11:19 pm

        Estou completamente de acordo com o teu comentário, substituindo apenas “Etoo” por “Yaya Toure”

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Março 22, 2022 at 10:30 pm

      Jay Jay Okocha – Nigéria

    • MagISCO
      Posted Março 22, 2022 at 9:59 pm

      Acho que o Drogba não entra na discussão, é um bocado overrated (apesar de ter sido excelente). O melhor africano que vi é o Etoo, com Salah muito próximo.
      O melhor asiático que já vi é, de muito longe, o Son. É o único na história que, no auge, pode ser considerado top 10 na posição.

      • Hugo
        Posted Março 23, 2022 at 11:18 pm

        Concordo com o Son como melhor asiático. O Etoo era, de facto, fantástico, mas acho o Yaya Toure demasiado subvalorizado para o que jogava. Um completo monstro e, na minha opinião, o melhor africano de sempre

    • Kacal
      Posted Março 22, 2022 at 9:53 pm

      Asiático dos que vi penso que Son ganha fácil. Africano é complicado mas diria entre Salah, Yaya Touré e Eto´o. Mas para mim é Salah.

    • BeLoU6
      Posted Março 22, 2022 at 9:51 pm

      Pessoalmente o melhor jogador Asiático que vi jogar sempre foi o Hidetoshi Nakata e o Shunsuke Nakamura. No entanto, cada vez mais gosto do Son e parece-me que vai subir ao ponto mais alto do podio de melhor Asiático de sempre.

      Melhor Africano, para mim de longe o Jay Jay Okocha

      • Fantantonio
        Posted Março 25, 2022 at 1:51 pm

        O Nakata era muito bom jogador, mas tinha mais hype do que qualidade, prime Kagawa no Dortmund é provavelmente o melhor japonês, a par do Nakamura, mas já ninguém se lembra pq depois do United desceu a pique. Ainda há o Park Ji-Sung, mas o que parece mais perto do que todos estes do topo é o Son.

      • Hugo
        Posted Março 23, 2022 at 11:17 pm

        Não vi o Nakata e também não tenho assim muitas recordações do Nakamura… Tenho uma vaga ideia dele no Celtic e daqueles livres teleguiados, era mesmo muito bom. O Son é o melhor asiático que vi jogar.

        Okocha, infelizmente, também não tive oportunidade de ver

      • BeLoU6
        Posted Março 22, 2022 at 9:52 pm

        os melhores*

    • Cossery
      Posted Março 22, 2022 at 9:21 pm

      O melhor africano para mim é o Eusébio, mas não o vi jogar. Que tenha visto jogar é o Weah.

      • Hugo
        Posted Março 23, 2022 at 11:14 pm

        Infelizmente, não tive oportunidade de ver Weah jogar… Mas penso que seja o único africano a ter uma Bola de Ouro, por isso obviamente será um dos melhores (ou até talvez o melhor) de sempre

  • Kacal
    Posted Março 22, 2022 at 5:53 pm

    Em principio não será o sucessor de Busquets é mais #8 mas a “custo zero” é uma oportunidade de negócio que o Barça não poderia passar, uma equipa precisa de médios com diferentes perfis e o Kessié dará muito jeito para certos jogos e contextos específicos, tem características diferentes dos outros médios e isso faz falta. Ainda vai a tempo de evoluir certos aspectos. Não é o jogador típido do Barça mas se tiver um impacto como médios que o Barça teve como Alex Song, Keita, Paulinho ou Vidal já terá sido uma mais-valia. Incrível como o Barça parecia perdido e bastou mudar a presidência para as decisões certas começarem a entrar e as coisas mudaram para uma perspectiva de presente mais positivo e futuro risonho. Demonstra a importância de uma estrutura competente e também de um bom treinador que encaixe no projecto. Para mim Kessié é um grande reforço!

    • Tiago Silva
      Posted Março 22, 2022 at 8:39 pm

      Falaste de tantos médios que te esqueceste do Yaya Toure ;)

      De resto concordo.

      • Kacal
        Posted Março 22, 2022 at 9:52 pm

        Por acaso foi propositado Tiago ahah, apenas porque para mim a sua melhor versão foi no Man City e no Barça teve alguma desavença com Guardiola e tal. Mas sim posso perfeitamente falar nele também, foram apenas alguns exemplos :)

  • Mantorras
    Posted Março 22, 2022 at 5:16 pm

    Creio que Xavi quer ter um medio de caracteristicas diferentes e faz muito bem. Guardiola tinha Keita para certos momentos, e Kessie tem um perfil parecido. Pode jogar a 6 ou a 8 e cumpre em ambas as funcoes, mas em nenhuma delas me parece um titular indiscutivel de um Barcelona forte… afinal, como muitos por aqui brincam com o que o Kafka costumava dizer, o Barcelona nao e nenhum Milan ;)

    Imagino que Busi nao conte para la do proximo ano, e na minha modesta opiniao, De Jong deveria cumprir a sua funcao quando este deixar de ser titular. Creio que e o que melhor o substituira, e que so nessa posicao atingira o nivel de top mundial que lhe reconhecem.

    #6 Busquets, De Jong e a espacos Kessie.
    #8 mais box to box, Nico, Kessie e De Jong.
    #10 Pedri e Gavi.

    Depois de Busquets, eu jogaria com De Jong a 6, e Pedri + Gavi a sua frente. Todos tem a essencia do Barcelona nas veias, e como um dia# disse Guardiola de Busquets, Xavi e Iniesta “nem armados com uma metralhadora lhes tiram a bola”. Sendo que Nico contaria mais como alternativa ao #6, podendo ser #8, e ao contrario, Kessie contaria mais como #8, podendo ser #6.

    Xavi tem opcoes, que e o que importa, agora tem que as trabalhar e encontrar a melhor base.

    • GoldenFCP
      Posted Março 22, 2022 at 7:09 pm

      De Jong a 6? Que crime seria deixar o homem tao atras no terreno. Ainda no primeiro jogo com o Gala se viu que deixar o De Jong mais recuado deixa-o muito preso a funções defensivas e não consegue mostrar o seu potencial ofensivo. Não era de todo a minha solução

      • Mantorras
        Posted Março 23, 2022 at 12:13 am

        Pois, a maioria das opinioes sao nesse sentido. Nao posso dizer que nao compreendo, ja que e dificil nao achar que ha ai desperdicio.

        So que acho que ele, para o nivel do Barca, tem uma criatividade e seguranca com bola que sao fundamentais, para jogar a seis, que nao encontras facil por ai ao pontape. Depois, acho que enquanto oito nunca passara do que ja mostrou, tera altos e baixos, mas sera mais ou menos isto para sempre, mas a seis pode ser absolutamente fundamental e diferenciado.

        Por ultimo prefiro genuinamente Pedri e Gavi como oitos, e gostava que quando Busquets saisse da equipa, o meio campo fossem os 3.

      • Tiago Silva
        Posted Março 22, 2022 at 8:49 pm

        Percebo o que dizes, mas na minha opinião o seu melhor ano foi no Ajax onde jogou a 6. Sei que é um 6 diferente, ele era quase um libero e avançava muito no terreno, mas acho que é começando mais atrás onde ele joga melhor, ou pelo menos onde gosto mais de o ver jogar.

  • MegaBadjeras
    Posted Março 22, 2022 at 4:32 pm

    Era preferível a aposta em Nico Gonzalez

  • Af2711
    Posted Março 22, 2022 at 4:10 pm

    Paulinho e Vidal foram dois elementos distintos dos médios que o Barcelona habitualmente tem e deram uma boa contribuição.

    • JFN
      Posted Março 22, 2022 at 6:15 pm

      Paulinho, sem dúvida, pena ter saído tão cedo. Vidal já acho discutível: enquanto a contribuição num vazio pode ter parecido boa, pareceu-me sintomática da descida de qualidade do colectivo

  • JimmyZoSo
    Posted Março 22, 2022 at 4:05 pm

    Kessié não é um trinco puro, não acredito que seja o escolhido para substituir Busquets a longo prazo. A sua contratação a custo zero é uma boa oportunidade de negócio que servirá para dar mais profundidade à equipa e que até poderá permitir a venda de Frenkie De Jong por um valor considerável (acredito que valha 70 milhões). O FCB terá de fazer dinheiro se quer contratar um ponta de lança e um central. O Barcelona precisa ainda de um lateral direito (fala se em mazraoui a custo zero, o que seria excelente) e um lateral esquerdo suplente (fala se em Grimaldo ou Taglifico que não custarão muito). Se Ansu Fati regressar ao seu nível e conseguir manter se longe de lesões e se conseguir renovar com Araújo, o Barcelona terá um plantel fortíssimo para os próximos 10 anos.

    • Romeu Paulo
      Posted Março 22, 2022 at 6:36 pm

      Não costumo ver regularmente o Barcelona jogar, mas de tudo o que tenho lido, o substituto do Busquets já se encontra no plantel e é o Nico Gonzalez, fisicamente são parecidos, mas li que o Nico é mais agressivo.

    • Miguelvuck31
      Posted Março 22, 2022 at 5:17 pm

      Tagliafico fica livre no final da época, acho.

  • JFN
    Posted Março 22, 2022 at 3:55 pm

    Alguém que tenha acompanhado este jogador ao longo dos últimos anos tem uma opinião sobre a hipótese de o Kessié treinar com o Busquets poder levar a que venha a cumprir com o lugar deste?

    • Tiago Silva
      Posted Março 22, 2022 at 6:23 pm

      Não me parece. Como disse o Xavi, penso que a ideia será que Kessie funcione como uma espécie de Yaya Toure quando coincidiu com ele no Barça. Será um médio com características diferentes, mais forte na recuperação e no transporte de bola e que poderá ser importante em certos jogos e em certos contextos.

      Penso que o mais próximo de vir a ser o sucessor do Busquets é mesmo o Frenkie de Jong. Se tivesse que ir buscar alguém lá fora, seria sem dúvida o Rodri do City.

    • GoldenFCP
      Posted Março 22, 2022 at 5:51 pm

      Duvido que algum dia chegue a titular indiscutível. Para o lugar do Busquets tenho muita fé no Nico Gonzalez. Nunca jogou tao recuado, mas parece-me o mais parecido a Busquets que saiu da La Masia ultimamente.
      Tem físico, inteligência e qualidade de passe. Se aprender a ocupar bem os espaços pode estar ali o novo Busquets

  • Ricardo Lopes
    Posted Março 22, 2022 at 2:51 pm

    Muito boa contratação. Tem um perfil diferente e isso é sempre positivo para o treinador, que pode dar mais asas à sua imaginação tática. Mais um valor com 25 anos (ou menos) para o meio campo, sendo a equipa cada vez mais jovem. A “custo 0” melhor ainda, sendo que o futuro mercado estará recheado de jogadores livres (é ver as listas que estão espalhadas por aí). O passo seguinte é analisar as mudanças a fazer na defesa. Ontem li num diário espanhol que Ter Stegen teria a porta aberta, com o regresso de Iñaki Peña. Não me acredito muito nisso, somente faria sentido pela questão salarial. Peña pode integrar o plantel, mas ficar com um lugar no XI é um downgrade muito grande face ao alemão.

  • fanatic
    Posted Março 22, 2022 at 2:16 pm

    Xavi fica assim com o seu Yaya Touré depois de já ter em casa o seu Xavi (Gavi) e Iniesta (Pedri)

  • Diogo Filipe
    Posted Março 22, 2022 at 2:09 pm

    É um bom reforço para o Barça, é um médio diferente ao que estão habituados, não tem a capacidade técnica e passe dos habituais médios do Barcelona mas compensa com a sua capacidade de encher o campo, com força e progressão com bola. Não vai ser titularíssimo mas pode ser muito útil em determinados jogos.
    Para o Milan, a dupla Bennacer – Tonalli tem muito futuro. Mas espero que ponham as fichas todas no Renato Sanches. É o substituto ideal, que pode desempenhar várias funções e até é bastante superior tecnicamente ao costa-marfinense.

    • Tiago Silva
      Posted Março 22, 2022 at 6:26 pm

      Concordo, o Renato parece-me mesmo ser a opção ideal para suceder ao Kessie, têm características muito parecidas. O Kessie parece-me mais forte em termos táticos e também defensivamente, e o Renato parece-me mais forte tecnicamente e mais rápido a progredir com bola. Mas existem poucos com as características do Kessie para o nível do Milan, e o Renato parece-me ser uma opção muito aceitável.

      Apesar de tudo, preferia ver o Renato no meu Newcastle, que parece ter tudo para ser peça chave por lá e encaixar na perfeição no futebol do Howe. Vamos a ver.

  • GoldenFCP
    Posted Março 22, 2022 at 2:05 pm

    Vindo a custo zero é sempre um belo reforço.
    Primeiro porque pode ser uma alternativa diferente ás opções de meio campo(Frenkie,Pedri,Gavi), segundo porque pode ser a alternativa que falta a Busquets e seu potencial substituto.
    Não vejo estilo de Barcelona nele mas posso estar enganado. Sempre que vejo o Milan não me parece que se seja jogador que se encaixe no futebol de posse, é mais um médio de combate.
    De qualquer das maneiras se não encaixar podem vender para a Premier e fazem facilmente uns 50M com ele, portanto dará sempre lucro

  • Oldasity
    Posted Março 22, 2022 at 2:04 pm

    Acho um excelente negócio. Ainda tem 4 ou 5 anos ao mais alto nível e é um jogador que encaixa bem nas ideias do Xavi.

    É mais um jogador a custo 0 e que mostra novamente que toda a equipa que trata do processo (desde observadores a diretores) estão a fazer um excelente trabalho.

    Caso corra mal, é um jogador que poderá ser facilmente vendido por 50M.

    • Luis1983
      Posted Março 22, 2022 at 4:11 pm

      Correr mal e ser vendido facilmente por 50 milhões? Deve ser um administrador do BES

    • GoldenFCP
      Posted Março 22, 2022 at 2:09 pm

      Acabei de fazer um comentario e a nossa ideia do ultimo paragrafo foi praticamente igual ahaha
      Dizes que se encaixa bem nas ideias de Xavi em que sentido? Ele fala sempre em reter a bola, e o Kessie nao é jogador para isso. Acredito que seja uma grande oportunidade que eles nao querem perder para ter um medio diferente no plantel. Até porque há um médio que vai jogar na equipa b proximo ano que irá subir muito rapidamente de seu nome Pablo Torre, um género de fotocopia do Pedri portanto esse perfil de médio o Barcelona ja deve estar servido para muito ano. Christensen ao que parece também está garantido

      • Tiago Silva
        Posted Março 22, 2022 at 6:31 pm

        Acrescentando um pouco ao comentário do Oldasity na qual concordo, o Kessie parece-me que encaixa num futebol de posse também. Não daria o regalo que dão os restantes médios do Barcelona, não tem qualidade de passe tão afinada como a deles, mas é um jogador que raramente perde a bola, o que é ótimo para médios com o seu perfil. Ou seja, consegue reter a bola, mas não é tão criativo nem joga tão rápido como exige o futebol do Barcelona, mas tem margem para progressão nesse aspeto e tem qualidade em manter a bola e fazer parte de um carrossel ofensivo de manter a bola, acredito que bem trabalhado possa encaixar na perfeição nesse futebol e ainda acrescentar a qualidade na reação à perda e na qualidade de conduzir a bola em drible.

      • Oldasity
        Posted Março 22, 2022 at 3:24 pm

        Kessié é fortíssimo na reação à perda e na pressão, algo que encaixa no que o Xavi pretende. Há uma “role” que o De Jong faz algumas vezes, em que deixa de ser um equilibrador e passa a ser uma espécie de desequilibrador com movimentos, aparecendo na área com frequência ou fixando algum defesa/médio, algo em que o Kessié é mais forte que o neerlandês, até porque tem maior e melhor capacidade de finalização e maior capacidade física.
        Quando Pedri joga, De Jong tem quase sempre esse papel. Quando Pedri não joga, o De Jong passa a ter esse papel mais de equilibrador.

        Kessie não me parece que venha para 6, apesar de poder fazer a posição. O que pode estar a ser pensado também será a saída de Busi e se calhar De Jong fica com a posição, o que não me agrada minimamente.

        E claro que Kessié não é um jogador com ADN Barça total, mas pode ser útil em vários contextos e se for bem utilizado. E pode perfeitamente aprender muita coisa, pois só tem 25 anos.
        Houve vários casos durante todos estes anos de jogadores que não eram um típico jogador à Barça e foram excelentes.

        • Mantorras
          Posted Março 22, 2022 at 4:54 pm

          Quem dera que De Jong jogasse a 6. Essa e a posicao onde ele realmente podera ser top mundial.

          • Mr. Mojo Risin'
            Posted Março 22, 2022 at 6:45 pm

            Também o aprecio mais quando joga mais recuado. É um jogador brutal e adapta-se a qualquer lugar, mas onde mais me enche as medidas é a 6, confesso.
            Independentemente de onde jogue no meio campo, espero que fique uns 10 anos no Barça. É um craque e está no clube certo.

Deixa um comentário