Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Klopp e a homossexualidade no futebol: «Em 30 anos de carreira, nunca tive um balneário em que isso fosse um problema»

Jürgen Klopp foi questionado sobre a recente notícia do jogador australiano que comunicou publicamente a sua homossexualidade, tornando-se no único futebolista profissional em atividade a fazê-lo, e acabou a direccionar a responsabilidade de o tema ainda ser tabu no futebol para a media e para os adeptos.

 

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

50 Comentários

  • Mantorras
    Posted Novembro 2, 2021 at 5:47 pm

    Excelente resposta do Klopp. Concordo com tudo o que ele disse genericamente, principalmente na parte em que isto nao e um problema do futebol, mas sim algo bem mais geral.

  • Kafka
    Posted Novembro 2, 2021 at 5:40 pm

    O problema quem o cria curiosamente até são os próprios gays, que estão smp a chorar.. . Sempre houve gays assumidos publicamente em várias áreas e não deixaram de ter sucesso por isso, o Mercury por exemplo… E em Portugal por exemplo isso não é de todo problema, a prova maior disso é que dentro de 2 meses o País vai muito provavelmente eleger um gay para primeiro ministro, se fosse uma sociedade homofóbica jamais o faria

    Eu gostava era que aí o pessoal de defesa dos coitadinhos tivesse ficado indignado com o escandaloso despedimento de um professor em Espanha por pasme-se ter ensinado CIÊNCIA aos alunos, mas como não hoje em dia já nem ciência se pode ensinar as associações de defesa dos coitadinhos dos gays e etc, fizeram com que o professor fosse despedido

    • Francisco Torgal
      Posted Novembro 2, 2021 at 10:36 pm

      Quem te diz que o pessoal indignado com os anti-gays não fica indignado com esse despedimento?

      O que é que tem que ver falarmos de um caso e usar outro como argumento?

      É como aqueles que se queixa de alguma coisa na vida e lhes dizem “ao menos não estás em África a morrer à fome”.

      Defender uns não implica ignorares outras causas… podes ter várias.

    • lipe
      Posted Novembro 2, 2021 at 8:08 pm

      Então, o Kafka já sabe que o Rangel vai ser eleito líder do PSD e também sabe que depois disso vai ser eleito primeiro-ministro ? Se tiveres mais dicas pro pessoal, agradecíamos todos.

      Queira-se ou não admitir, a maior parte deste mundo, no qual se incluem alguns países europeus, não é um sítio agradável para homossexuais assumidos. É um facto. Negá-lo é pura falta de noção. Dezenas de países por esse mundo fora dão penas de prisão por homossexualidade, e alguns até de morte. Só 29 países legalizaram o casamento gay até agora (em quase 200).

      Se o futebol fosse um meio confortável e aceitador perante estas realidades, já se teria visto muitos mais jogadores assumirem as suas preferências sexuais durante as suas carreiras. No passado, e agora também, creio, não era e não é do interesse de ninguém (clubes, federações, jogadores) devido à possível reacção da generalidade do público. Algum dia um Real Madrid/Barça/City/United/PSG etc. aceitaria que um jogador seu assumisse publicamente a homossexualidade ? Como é que isso iria afectar a imagem do clube em mercados extremamente lucrativos (e homofóbicos) ?

      Por último, que é que o caso do professor espanhol tem a ver com este ? Parece-me o sítio errado para ter essa discussão (mas admito que não estou a par).

    • JoaoPRibeiro
      Posted Novembro 2, 2021 at 7:40 pm

      Será que vale a pena responder a isto? Sei que o VM não aceita comentários ofensivos (e bem), por isso não vou dar a resposta que me apetecia – apesar de que o próprio comentário do Kafka possa ser interpretado como tal.

      Por muito sucesso que o Freddie Mercury tenha tido, diz-se (e é bastante presumível) que morreu infeliz, em grande parte pela perseguição de que foi alvo.

      Deu o exemplo do Paulo Rangel, que nem há dois meses foi alvo de uma perseguição num jornal exatamente pela sua orientação sexual.

      Dois casos de “eu homofóbico?? Até tenho um amigo que é!!”. Kafka, isso só prova que é capaz de abrir exceções, não que não é preconceituoso.

      No fim, remata com uma excelente demonstração de Whataboutism.

      Muitos parabéns, grande comentário. (E não, não acho que o VM deveria ter bloqueado o comentário, acho que toda a gente tem o direito de dizer coisas ridículas.)

      Parabéns sinceros ao John Cavallo pela coragem e ao Klopp por ser um homem decente, quando ainda hoje um jogador do Dínamo Kiev prestou umas declarações abjetas em relação à homossexualidade.

    • Stravinsky
      Posted Novembro 2, 2021 at 7:15 pm

      Os “coitadinhos dos gays”? Tens um discurso muito hostil para com os homossexuais.

      Existe um problema no futebol sim, tal como existem noutras áreas da sociedade. Agora, em 100 anos de futebol nunca houve um homossexual? Claro que houve muitos, que sofreram calados para não perderem o seu emprego.

      Já te disseram há uns dias e eu volto a dizer: “porque é que tens de ter sempre um comentário absolutamente hostil contra tudo?”.

    • VaideMota
      Posted Novembro 2, 2021 at 6:53 pm

      Era difícil um comentário mais ignorante e homofóbico. Comparar o contexto político com o do futebol como se fosse sequer semelhante é obviamente má fé.

      Esta questão pode ser vista de diferentes pontos de vista sendo o fundamental que o ambiente do futebol é altamente estigmatizado de masculinidade tóxica.

      Basta imaginar o jogador gay assumido a jogar fora de casa, os comentários que deveria ter de ouvir quando o termo ‘paneleiro’ já é lançado como uma pedra independentemente da orientação sexual do alvo. Se hoje a questão do racismo é recorrentemente abordada e as manifestações racistas repetem-se..

      Outra questão é que o balneário é um sítio extremamente íntimo, andam todos nus, tomam banho juntos e os jogadores dormem muitas vezes em quartos partilhados. Quem é que se vai assumir como homofóbico, homosexual, inseguro ou ignorante?

      Como o que abunda mais é ignorância e má formação nos profissionais do futebol (toda a cadeia), 1+1, é fácil imaginar como um jogador vai evitar assumir-se para se proteger a si, os seus colegas.. etc.

    • Estigarribia
      Posted Novembro 2, 2021 at 6:47 pm

      Kafka,

      Na música, além do Freddy Mercury, tens ainda o Elton John e tinhas George Michael, assim para dar mais dois exemplos do meio musical. E toda a gente os respeita/respeitava.

      E no cinema tens por exemplo o Ian McKellen que também é gay assumido e não deixa de ser um excelente actor e respeitado.

      Saudações Leoninas

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Novembro 2, 2021 at 6:29 pm

      “O problema quem o cria são os gays”. Que falta de noção.

      O problema do racismo também deverá ser por causa dos negros, não?

      Mas pronto, já se sabe o que a casa gasta depois de alguém que proclama orgulhasemente: “quanto mais gays melhor, mais mulheres sobram”.

      Inacreditável a bolha de privilégio que existe na cabeça de pessoas que não fazem a mínima noção da descriminação que milhões de pessoas sofrem diariamente.

      • Ricardo F.
        Posted Novembro 2, 2021 at 6:55 pm

        Último(s) parágrafo(s) na mouche.
        SL

      • Kafka
        Posted Novembro 2, 2021 at 6:55 pm

        Sim claro, Portugal é uma sociedade tão mas tão homofóbica que está a 2 meses de eleger um 1o ministro gay, epah que homofobia estranhar esta, tipo ah e tal não gostamos de homossexuais mas vou votar no gajo para dirigir o País, mas calma que sou homofóbica ???

        • Francisco Torgal
          Posted Novembro 2, 2021 at 10:46 pm

          Então se o Rangel for eleito por 60% da população significa que 40% não votaram nele. Podemos admitir que y% dos que não votaram não o toleram por alguma razão, entre as quais pode ser homossexualidade.

          Logo ele pode ganhar eleições existindo gente homofóbica em Portugal.

          Sim Kafka, porque para não existir homofobia em Portugal o número de homofóbicos em Portugal tem de ser 0. Se há 1 ou 10 ou 100 ou 1000 pessoas homofóbicas, existe homofobia em Portugal.

          Tens uma matemática tão básica que dói.

          Rangel ganha as eleições = não há homofobia em Portugal

          Modera-te. Há menos homofobia em Portugal, mas há pessoas homofóbicas em Portugal.

    • locus coeruleus
      Posted Novembro 2, 2021 at 6:25 pm

      Imaginemos que amanhã uma estrela do Benfica postava uma fotografia com um namorado ou esposo, sem qualquer tipo de anúncio. Simplesmente postava como o Salvio postava uma foto dele e a Magali ou algo do género. Acreditas genuinamente que essa estrela, que poderia ser um Weigl ou um Yaremchuk, não sofreria perseguição? Acreditas mesmo?

      • Joga_Bonito
        Posted Novembro 2, 2021 at 7:11 pm

        Não acho que sofresse perseguição sinceramente. Poderia ouvir algumas bocas mas perseguição não acho. Há 15 anos sim, aí acredito, veja-se o caso do Calado e Melão que foi sempre um rumor ou antes, no Mundial de 82, acho que se insinuou algo ente o Rossi e outro jogador italiano que agora não me lembro o nome (insinuou-se que ambos teriam um caso).
        Hoje a homossexualidade é tolerada no mundo ocidental, dantes não. Acho que o Kafka apontou mais o facto de algumas associações continuarem a agir como se estivéssemos algures nos anos 70-90 onde aí sim era impensável um jogador assumir-se como gay, mas hoje não. O que chateia nas associações é continuarem a assumir que tudo continua na mesma e nada muda quando isso não é verdade. Basta ver que no futebol feminino o número de lésbicas assumidas é elevado e ninguém se chateia com isso nem são perseguidas.
        O que muitos não percebem é a diferença de criticar um grupo em si ou a dor porque passou e o activismo profissional que se gera em qualquer grupo-vítima que numa dada altura tenta manter à tona uma causa que já progrediu muito e que em muitos casos resta pouco para fazer. Uma coisa é não negar que os gays ainda sofram, não tanto no mundo ocidental mas em outros lugares no mundo onde ninguém se parece importar curiosamente. Outra coisa é dar ouvidos a activistas pagos que são sustentados por associações que vivem dessas causas a quem interessa sempre exagerar a situação que se cria, porque sem o exagero não há tanto dinheiro a rolar.
        Não é no mundo ocidental que se matam gays à pedrada ou se executam em praça pública, mas como aí fazer activismo implica morrer e sem nenhum ganho por aqui ninguém se preocupa. Já no mundo ocidental onde não morrem gays à catadupa por pedrada e execução, fazer activismo significa ser pago principescamente com cargos, prebendas e prestígio social, aí já todos se interessam por pegar em qualquer insulto casual a um casal gay para transformar isso num caso de homofobia, para manter a ideia de que existe uma praga de homofobia. Podem existir casos isolados de homofobia mas uma praga não existe no ocidente desde há uns 15 anos. O problema da sociedade é a banalização de qualquer tipo de situação até chegar ao ponto que se continua a falar de uma sociedade onde os gays podem casar, adoptar, ser eleitos para cargos públicos, como tendo uma “praga de homofobia” porque existem uns insultos casuais de vez em quando. Com essa mentalidade as pessoas vão desistir de lutar contra algo, porque qualquer sociedade há-de ser homofóbica nem que apenas exista pontualmente um ou outro caso de homofobia. Não se pode estar sempre a falar de homofobia e a tratar casos pontuais como tal, senão mesmo que 99% das pessoas não sejam homofóbicas, se 1% for temos uma praga? Uma praga de homofobia existe onde há leis que matam homossexuais, os prendem, os tratam como psicopatas e os discriminam, não sociedades que já mudaram as suas leis há muito tempo e onde hoje há vestígios apenas em um outro caso de insultos pontuais. A homofobia existe hoje no terceiro mundo como problema sério, não no Ocidente.
        Aliás dos gays que conheço muitos não se revêm nas associações de gays porque elas são apenas tachos que vivem da causa e a quem convém exagerar a situação para continuarem a ter subvenções públicas.

        • Francisco Torgal
          Posted Novembro 2, 2021 at 10:43 pm

          Mas é tão importante salientar que hoje em dia existe uma sobre vitimizaçã de muitas causas e pessoas mas não deixou de existir racismo ou homofobia ou outras formas de descriminação.
          O facto de haver associações e movimentos exagerados e que descredibilizam as verdadeiras causas não apaga que existem injustiças sociais.

          Acho que o problema é para os dois lados, é o pessoal ser 8 ou 80. Há homofobia, há movimentos absurdos de distorção das causas…. são opostos mas existem.

          E concordo com o que dizes no final, também acho que há gays (ou outras populações) que não se identificam com certas associações que já são mais tacho político do que outra coisa. Mas friso… ainda há legitimidade em defender discriminação que existe, seja mais ou menos evidente ou seja mais ou menos agressiva.

        • Kafka
          Posted Novembro 2, 2021 at 9:52 pm

          Excelente comentário Joga Bonito

      • Kafka
        Posted Novembro 2, 2021 at 6:53 pm

        Sim acredito, da mesma forma que o Rangel disse que era gay, não foi perseguido e está a 2 meses de ser 1o ministro de Portugal… Da mesma forma que o Goucha posta fotos com o namorado e é só uma das estrelas da TV mais bem pagas e mediáticas do País… Da mesma forma que o Adolfo Mesquita Nunes disse que era gay e ninguém o chateou por isso….

    • Ricardo F.
      Posted Novembro 2, 2021 at 6:24 pm

      “Em Portugal por exemplo isso não é de todo problema”. Mas é de um português que veio um comentário destes. Claramente, não és gay.
      SL

      • Kafka
        Posted Novembro 2, 2021 at 6:50 pm

        Então se Portugal é uma sociedade homofóbica como é que está a 2 meses de muito provavelmente eleger um gay para 1o ministro?

        • Joaopcalves
          Posted Novembro 2, 2021 at 9:01 pm

          Vou-me arrepender de começar uma discussão contigo, mas vou entrar na mesma lógica: os EUA não são uma sociedade racista, porque o Obama foi presidente?

          • Kafka
            Posted Novembro 2, 2021 at 9:10 pm

            Não não são, os Estados Unidos são tão racistas que elegeram o Obama ou veneram figuras como Michael Jordan ou LeBron James, grandes racistas de facto ??

            Tu confundes haver pessoas que racistas com uma sociedade racista, quando são coisas completamente diferentes… A maioria dos Americanos não é racista, não invalida que hajam americanos racistas, da mesma forma que em África há imenso racismo contra os brancos, ou isso já não te interessa falar?

            Se dizes que os USA são uma sociedade racista, então tens de dizer que toda a África é racista contra os brancos, porque também existe imenso racismo em África do negros que são racistas com os brancos

            • Boris
              Posted Novembro 2, 2021 at 11:15 pm

              Uau, o que disseste é tão errado que é capaz de estar certo (joking, é só ignorante).

              Sim, os EUA são um país estruturalmente racistas. ( é so veres o rácio de minorias nas prisões em proporção da população, e isto é so um ponto aleatorio)
              Sim, Portugal é um país homofóbico na sua maioria. (Tenho colegas e amigos que não se assumem no trabalho por medo de descriminação!!)
              E se um dia fores a Africa, vai ver onde os brancos vivem e depois vai ver onde os negros vivem. Coitadinhos sofrem de tanto racismo. (Sou de Moçambique)

              • Kafka
                Posted Novembro 3, 2021 at 2:33 am

                Todo o teu comentário é um enorme disparate

                Os Estados Unidos não são de todo um País estruturalmente racista, não há lei nenhuma que diga que os brancos estão acima dos negros etc…qualquer negro tem as mesmas regras e leis que um branco, logo os USA NÃO são um País estruturalmente racista, isso não invalida que existam pessoas taxistas, o que é normal, em 330 milhões habitantes é perfeitamente normal

                Depois com que então os USA são racistas porque há mais presos negros? ???? E isso está acima da proporção de negros na população?

                Humm… Então é estás a dizer que há racismo na NBA? É que na NBA a proporção de brancos é bastante menor que o total de brancos na população, então pela tua lógica os brancos sofre racismo na NBA?

                Estás ainda a dizer que os brancos sofrem racismo na NFL? Mais um a Liga onde o número de negros é bastante superior à percentagem de negros na população americana e o número de brancos é bastante inferior à percentagem de brancos na população americana… Oh wait, aí para ti já não há racismo, porque aí são os negros os beneficiados..??

                Mas espera os USA são segundo tu uma sociedade estruturalmente racista, mas depois essa sociedade permite que os negros tenham acesso a uma profissão de altíssimos rendimentos financeiros como a NBA e a NFL, em detrimento dos brancos ???

                Só te enterras

                Quanto a Portugal ser um País homofóbico, és completamente mentiroso, mostra uma única lei em Portugal que diga que um heterossexual tem mais direitos que um homossexual, mostra uma lei ou regra que seja

                Por fim7, dizeres que os brancos não sofrem de racismo em África é não teres a mínima noção do que dizes, não tens noção nem conhecimento

                • locus coeruleus
                  Posted Novembro 3, 2021 at 3:02 pm

                  São porque foram um país construído sobre leis segregacionistas e racistas. Hoje essas leis já não existem mas as suas consequências prosseguem, ou vais negar que continuam a existir bairros de 90% negros e bairros de 90% brancos em zonas das cidades totalmente diferentes, entre milhentas outras coisas. Há gente que estuda uma vida inteira tudo isso.

    • Manel Ferreira
      Posted Novembro 2, 2021 at 6:06 pm

      Ah, a versão gay do “só existe racismo quando alguém fala em racismo e se ninguém falasse, este deixava de existir” e com um belo de um “whataboutism” para acompanhar. Menu completo!
      Eu sei que te custa, mas, sim, vai-se continuar a falar destas coisas porque a sociedade está muito longe dessa perfeição “ninguém se mete com ninguém” que tu constantemente apregoas (que na verdade é apenas um pedido de “não falem de coisas que me incomodem, se fazem favor”).

      • SENSEI
        Posted Novembro 2, 2021 at 6:24 pm

        Manel Ferreira, já sabes que às vezes saem estas coisas. Deve ser quando está com sono e deixa cair a cabeça no teclado.

      • Kafka
        Posted Novembro 2, 2021 at 6:21 pm

        A mim não incomoda de certeza, basta saberes fazeres o conta e irás concluir facilmente que qualquer Heterossexual o que quer é que exista o maior número possível de homossexuais no Mundo, porque é concorrência que sai do “mercado”…. Num exemplo extremo, se fores o único heterossexual à face da Terra as mulheres não teriam opção, qualquer mulher que quisesse ter sexo com um Homem teria de ter contigo

        Portanto a mim não me incomoda nada, vocês querem todos ir para a cama com Homens, força nisso

        Eu só acho é piada é que mais uma vez se prova que vocês não querem igualdade coisa nenhuma, o que aconteceu em Espanha é simplesmente escandaloso, e as tuas associações da treta de defesa dos coitadinhos fizeram silêncio sobre o escândalo que aconteceu… O professor apenas ensinou CIÊNCIA, por muito que a ciência incomode os gays e os transgéneros e afins

        Por fim, é curioso acusares Portugal de continuar a ser uma sociedade onde isso é problema, quando Portugal está a 2 meses de eleger 1 gay para primeiro ministro… Curioso, é uma sociedade homofóbica mas depois vai meter como 1o ministro 1 Gay ????

        • Joaopcalves
          Posted Novembro 2, 2021 at 9:15 pm

          “Por muito que a ciência incomode os gays, transgéneros e afins…”.

          Kafka, queres aprender sobre ciência? Pesquisa por sexo, género e orientação sexual. Lê e aprende, e perceberás o porquê de esse professor ter sido despedido, e também perceberás que não é a essas comunidades que a ciência incomoda, é a pessoas como tu, ou como aquele pai que fez com que os filhos reprovassem de ano por não os deixar assistir a Cidadania, cadeira onde se ensina (segundo ele) ideologias políticas, quando na verdade são ensinadas precisamente conceitos como sexo, género e orientação sexual, conceitos essas que são estudados há já dezenas de anos pela área da Psicologia e outras ciências sociais.

          • Kafka
            Posted Novembro 2, 2021 at 9:59 pm

            Portanto tu achas que o professor foi bem despedido e eu é que tenho de ler sobre ciência? ????

            Aprende a informares-te antes de falares

        • SENSEI
          Posted Novembro 2, 2021 at 7:52 pm

          Tanta coisa errada num só comentário.

          1- Acreditar que os homossexuais, minorias e outras pessoas denominadas “diferentes” não sofrem de preconceito e discriminação, seja em que sociedade ou ramo da sociedade. Dar meia dúzia de exemplos de alguns que vigam não chega para refutar um facto. A isso chama-se a exceção.

          2- “quanto mais gays houver, mais mulheres sobram”. Para comentário de miúdo de 2º ciclo, resposta de secundário. – Para isso é preciso que elas queiram estar contigo, meu caro.

          3- Quem elege o primeiro-ministro não é a sociedade portuguesa. O Presidente da República é que nomeia o Primeiro-Ministro. Tu, cidadão, apenas eleges deputados para a Assembleia da República.

          Tenho pena dos “coitadinhos” como tu, Kafka. Consegues reunir em ti uma quantidade de adjetivos que nem sei por onde começar.

          A história apenas mostrará o quanto as pessoas como tu são um entrave ao desenvolvimento da Sociedade.

          A ignorância é uma coisa perigosa. Além de ser necessário um certo nível de inteligência , é necessário ler, mas, principalmente, ler as coisas certas. Educa-te e sê feliz, Zezé Camarinha cá do blog. Vai que é teu!

          • Joaopcalves
            Posted Novembro 2, 2021 at 8:59 pm

            O que me chateia em pessoas como o Kafka, é acharem que têm razão.

          • Kafka
            Posted Novembro 2, 2021 at 8:45 pm

            Exacto a ignorância é uma coisa perigosa e o teu comentário é bom exemplo disso, achares que o 1o ministro não é eleito pelos portugueses é só ridículo… O presidente da República nomear é mero pro forma, na realidade ele nomeia quem tiver maioria parlamentar.
            . Portanto o teu comentário é profundamente ignorante

            • SENSEI
              Posted Novembro 2, 2021 at 10:14 pm

              Errado, mais uma vez.

              Se disseres isso a algum Constitucionalista, ele rir-se-á na tua cara. Sê humilde e percebe que estás errado.
              E vou-te dar um recente exemplo como este ato do Presidente da República não é um ato “pro forma”, como disseste:
              – Em 2015 o PSD-CDS tinha aquilo a que apelidaste de “maioria parlamentar”.
              – Na tua teoria (que agora vais dizer que te referias a maioria absoluta) o PM nomeado teria sido do PSD-CDS.
              – Contudo, o PM nomeado acabou por ser de uma coligação pós-eleitoral formada pelo PS-BE-PCP, numa decisão muito controversa na época, o que apenas prova que não se trata de um ato “pro forma”.

              Reitero o meu conselho anterior. Educa-te.

              • Kafka
                Posted Novembro 2, 2021 at 10:27 pm

                Claramente quem precisa de se educar és tu, pois tu nem leres sabes, pois eu escrevi “maioria parlamentar”

                Aprende a ler, educa-te, informa-te antes de falares, para não caíres no ridículo como acabaste de cair

        • Stravinsky
          Posted Novembro 2, 2021 at 7:19 pm

          Este comentário é ofensivo para a comunidade homossexual.

          Tanta bacorada.

        • JohnnyLongC
          Posted Novembro 2, 2021 at 7:10 pm

          Esse primeiro parágrafo é de quem não tem muito sucesso com mulheres

          • Kafka
            Posted Novembro 2, 2021 at 8:46 pm

            Errado, não tenho razão de queixas até hoje, mas sei fazer contas… É uma questão de lei da oferta e procura simples

            • GuGu
              Posted Novembro 3, 2021 at 1:28 am

              Como não adorar a tua lógica? Para ti homossexualidade é algo exclusivo dos homens? “qualquer heterossexual o que quer é que exista o maior número possível de homossexuais no Mundo…” Vamos lá… + Homossexuais (homens e MULHERES)= – Heterossexuais (homens e MULHERES), ou seja, se por um lado tens menos “concorrência”, também ficas com menos oferta, visto que o número de mulheres hétero também diminuiria, no teu caso extremo, se fosses o único hetero à face da terra, morrias virgem….

              • Kafka
                Posted Novembro 3, 2021 at 10:29 am

                Saberes ler era tão giro…. O que está aqui em assunto é os homossexuais do sexo masculino, até porque do feminino isso nem é assunto, há várias mulheres jogadoras de futebol que são homossexuais assumidas, logo o assunto aqui em questão é a homossexualidade masculina, por tango sim qualquer Heterossexual quer que haja o maior número de homossexuais, obviamente que me refiro a Homens

        • Manel Ferreira
          Posted Novembro 2, 2021 at 6:55 pm

          Eu por acaso até sou hetero – mais concorrência para ti, mas está descansado que não estou interessado numa mulher que queira estar contigo, essa pessoa deve ter masoquismo patológico – mas já sei que nessa cabeça ultra-egoísta e cínica uma pessoa só pode protestar com algo que o afete pessoalmente. Se não é “caladinhos e deixem as coisas seguir o curso natural, protestar é hipócrita” e blá blá blá.

          Eu nem estava a falar de Portugal propriamente dito, se bem que esse argumento do 1º ministro vale o que vale. O facto de muita gente colocar questões políticas à frente de pessoais não significa que apoiem essas questões sociais, podem é vê-las como um mal menor, mas adiante.
          Mas por exemplo nos EUA, ainda há menos de um ano havia estados onde se podia despedir uma pessoa por orientação sexual. E isto é um país considerado de primeiro mundo, não é nenhuma teocracia islâmica. E ainda há cenários onde existe essa liberdade de despedir. Mas pronto, está tudo bem, e os gays são uns drama queens que só se sabem queixar.

        • Hamukau
          Posted Novembro 2, 2021 at 6:43 pm

          Ui tanta insegurança.

  • locus coeruleus
    Posted Novembro 2, 2021 at 5:32 pm

    Klopp é um senhor tudo certo. O problema é mesmo da media e dos adeptos. Veja-se o que fizeram ao Calado por RUMORES! Nunca mais jogou em Portugal tal foi a perseguição. O australiano trouxe de novo à discussão pública este tema, por isso é que é de louvar estes coming outs. Serão sempre de louvar enquanto houver qualquer tipo de discriminação ou medo.

    • DNowitzki
      Posted Novembro 2, 2021 at 6:07 pm

      Ainda hoje a piada rasca em torno do Calado anda por aí.

      • David
        Posted Novembro 3, 2021 at 12:20 am

        E foi alguém que sofreu bastante com isso na altura, o pior é que isso não era dito em tom de piada, era usado para denegrir a imagem do Calado, como se de um crime bárbaro se tratasse.

        Mas aparentemente Portugal não tem qualquer problema com a homofobia como alguns vão dizendo por aqui.

      • locus coeruleus
        Posted Novembro 2, 2021 at 6:17 pm

        Ou piadas sobre a transexualidade da filha do Nené. O futebol é um meio pior nestas questões do que a sociedade em geral, parece-me claro.

        • DNowitzki
          Posted Novembro 2, 2021 at 7:54 pm

          Exato! Tinha-me esquecido desse caso.

        • Mantorras
          Posted Novembro 2, 2021 at 7:25 pm

          Porque achas o futebol “claramente” pior, nestas questoes, comparado com o resto da sociedade?

          Nao nego que possa ser, mas acho que e igual ao resto, ou que a diferenca nao esta no assunto em si. Tambem e corrente dizerem que as redes sociais sao piores que “a sociedade real”, mas elas nao passam de um reflexo da nossa sociedade. A parte disto ser geral e nao localizao foi a afirmacao mais pertinente de todo o discurso de Klopp.

          O futebol e o desporto mais popular e tem expressao em praticamente todos, sendo que e um desporto centenario e agrega pessoas de todas as idades. O mundo “do futebol” e uma amostra bastante representativa do que se passa na sociedade como um todo.

          O que altera as accoes/reaccoes no futebol e o quanto ele mexe com as pessoas. Se amanha o Verissimo assumisse ser gay iam chover memes/posts, em grupos e blogs (de adeptos rivais?), mensagens de cariz menos apropriado e insultuoso, ameacas, etc.

          Porque iriam chover posts a gozar, por parte de rivais?
          Porque no futebol ha rivalidades extremadas, que chegam “a odiar” os outros e que se aproveitam de tudo e mais qualquer coisa para atingir “os outros”. Essas pessoas continuariam a ter outros papeis na sociedsde, alem de gostarem de um qualquer clube de futebol.

          Porque seria criticado ate pelos do seu clube?
          Porque ha um sentimento de pertenca (ao clube/equipa), que despoleta um sentimento de proteccao “aos seus”. Quando alguem nao se identifica com algo, neste caso falamos dos adeptos homofobicos, tem reaccoes desfavoraveis.

          Ora, isto nao acontece noutros meios, porque na verdade, se o apresentador de um programa de TV se assumisse como gay, como julgo haver varios, ele nao tem “adeptos do seu programa” loucamente apaixonados por aquilo ao ponto de perderem grande parte da sua vida a segui-lo para todo o lado, ao ponto de o defenderem quase ate a morte, ao ponto de odiarem “programas rivais”. Isso nao existe. Nao ha paixao nem sentimento de pertenca ou rivalidade.

          Tenho para mim, que “a mesma quantidade de pessoas” sentiria desprezo pelo senhor, no entanto, essa seria uma minoria silenciosa, que nao se daria ao trabalho de nada, porque nao lhes afecta (pelo menos tanto) ao ponto de o mostrarem com mais ou menos indignacao/gozo. As piadolas acontecerao de igual modo se a conversa vier a baila numa mesa com homofobicos.

          Esse tipo de atitudes sao de uma minoria, que por muito que nos custe, faz mais barulho que a maioria. Pelo menos eu tenho a impressao que se trata de uma minoria.

          A visibilidade e diferente no futebol, onde tudo e hiperbolizado, onde temos 3 jornais diarios, mais nao sei quantos online e milhentos programas de TV, etc. As pessoas respiram e falam de futebol diariamente, e aquela conversa quando nao ha mais conversa, que quase toda a gente tem.

          A sociedade, em geral, e realmente bastante horrivel, nao e so no futebol. A Holanda lida com estas coisas de forma mais aprazivel que a maioria dos paises, e nao ha falta futebol por la… e tambem nao faltam hooligans por la… e exemplos contrarios.

          Just my 2 cents.

  • Francisco Torgal
    Posted Novembro 2, 2021 at 5:29 pm

    “É muito decepcionante que ainda seja uma luta.”

    É isto mesmo.

  • Xyeh
    Posted Novembro 2, 2021 at 4:56 pm

    Como não gostar de Klopp, dos meus treinadores favoritos a par de Ancelotti.

Deixa um comentário