Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Kondogbia convocado pela República Centro-Africana; Valverde volta a ganhar na Vuelta

Já fez 5 jogos pela selecção principal de França mas nenhum em competições oficiais.

Surpresa! Geoffrey Kondogbia integra a lista de convocados da República Centro-Africana para o duelo com a Guiné, de qualificação para a CAN’2019. O médio do Valencia, que nasceu em Nemours, venceu o Mundial sub-20 pela França, ao lado de Pogba, Umtiti ou Thauvin, e já tem 5 jogos pelos AA dos Bleus mas não é chamado à selecção desde 2015.

Que enorme forma do espanhol de 38 anos, batendo um dos maiores especialistas neste tipo de chegadas, mas amanhã será o verdadeiro teste às suas ambições na classificação geral – Alejandro Valverde venceu a 8.ª etapa da Vuelta a Espanha, entre Linares e Almadén, ao levar a melhor sobre Peter Sagan e Danny Van Popel num sprint em subida. O ciclista da Movistar é para já o único nesta edição da Vuelta a repetir, depois de também ter triunfado na 2.ª etapa. Num dia marcado por uma fuga que incluiu Tiago Machado (Katusha), alcançado a 6 quilómetros do fim, e em que o colega de equipa Maurits Lammertink protagonizou a primeira desistência na prova ao fim de uma semana, a geral indiviual não sofreu alterações e Rudy Molard (Groupama-FDJ) continua com a camisola vermelha de líder.

40 Comentários

  • Chico_vck
    Posted Setembro 1, 2018 at 7:37 pm

    Eh pá…isto não consigo entender. Qualquer dia passa a ser como no Andebol, se não se for chamado à seleção por X anos é possível jogar por outro país.
    Já que estavam a falar do caso só Jovane Cabral, o Nilson foi internacional pela Burkina Faso apenas por dinheiro. Ainda estou para perceber como conseguiu a nacionalidade.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 1, 2018 at 5:34 pm

    Um exemplo:

    Um jovem filho de pai alemão com raízes judias (que também ostenta passaporte húngaro) e mãe italiana de ascendência Suiça e Francesa, nasce em Melbourne na Austrália, vive até aos 10 anos no Brasil e depois muda-se para Espanha. Acabou a sua formação académica e ofereceram-lhe contrato
    efectivo de trabalho em Londres onde irá passar certamente muitos anos da sua vida proximamente, e quiçá constituir família. Hoje tem 23 anos. Porque selecção deverá jogar, uma vez que tem acesso a todos estes passaportes?

    Bem vindos ao mundo dos dias de hoje.

    • Knox_oTal
      Posted Setembro 1, 2018 at 8:13 pm

      Sim, estou totalmente de acordo, hoje em dia a globalização trouxe outros contextos e factores, logo deixou de ser tão linear… por isso insisto que no que toca à chamada à selecção deve-se ter em conta bem mais o que diz no Passaporte, mas sim pela motivações e comprometimento do atleta! É subjectivo? É pois, por isso deve ser caso a caso! E se o futebol fosse algo de objectivo e uma ciência exacta, perdia metade do interesse!

      Mas o que está aqui em causa nesta situação, tal como a do Jovane (que ainda ontem reclamaste para os sub-21), é que estes jogadores já são internacionais A por outros países e decidem mudar de selecção através de uma regra palerma da FIFA em que jogos amigáveis não contam! Enfim… na minha modesta opinião não tem lógica nenhuma!

    • Moskva slezam ne verit
      Posted Setembro 1, 2018 at 8:00 pm

      Pergunta de resposta fácil. Deve jogar pela que quiser.

  • T. Pinto13
    Posted Setembro 1, 2018 at 4:44 pm

    Se eu fosse a ele aceitava mas estas mudanças são algo estranhas…

  • Jeremias
    Posted Setembro 1, 2018 at 2:33 pm

    Só mesmo nós é que não conseguimos ficar com o Fernando…

  • 100Clubismo
    Posted Setembro 1, 2018 at 2:26 pm

    Caso idêntico ao do Jovane (segundo o jornal O Jogo). Com a diferença de que o Jovane nem tem nacionalidade PT, e está a tratar disso às pressas, na esperança de ser convocado.
    Mas se isto se confirmar, falarei mais a respeito.

  • Kacal
    Posted Setembro 1, 2018 at 2:19 pm

    Rabiot, Pogba, Kanté e Tolisso. Só aqui estão 4 médios de muita qualidade, em que 3 deles têm 25 anos ou abaixo. E mesmo o Kanté tem 27 anos feito este ano já. Isto contando com os principais, sem contar com jovens de 22 anos e para baixo que ainda há alguns com potencial. E ainda há N´Zonzi e Matuidi que duram mais uns aninhos (não sei se o segundo se retirou, penso que não). Posto isto, acho que não há lugar para o Kondogbia e faz bem em optar por outra selecção, isto é, faz bem se sentir o país que vai representar também, obviamente.

    • Knox_oTal
      Posted Setembro 1, 2018 at 3:39 pm

      Desta vez não estou de acordo! Percebo o que dizes, mas o Kondogbia só tem é que mostrar o seu talento em Valencia para voltar às contas, e pelo menos ao nível de Tolisso ele pode chegar, diria que naturalmente. E mal seria se fosse fácil chegar à Selecção campeã do Mundo… E sendo verdade que há muita qualidade e muito futuro nos convocáveis dos Bleus, o Kondogbia pode perfeitamente entrar nas contas, talvez não como indiscutível mas daqueles jogadores que estão sempre nos pré-convocados e vão tendo as suas oportunidades. Além disso ele já é internacional A pela França, ninguém o obrigou suponho!!! Foi uma decisão sua, agora que a assuma!

      Ainda assim acho que isto foi apenas uma tentativa da Federação Centro Africana de sacar um Ás de Trunfo, acharia muito esquisito se o jogador do Valencia aceita-se a chamada sinceramente! Para seguir…

      • coach407
        Posted Setembro 1, 2018 at 6:41 pm

        Isso não funciona assim. O Kondogbia não soube pelas notícias que foi convocado, tal como nenhum jogador.

        O selecionador liga a todos pelo menos a dizer que foi convocado. Neste caso de certeza que foi muito conversado e se aparece nos convocados é porque Kondogbia já aceitou.

        • Knox_oTal
          Posted Setembro 1, 2018 at 7:38 pm

          Não tenho a certeza se é assim, sinceramente! Aliás, muitos relatos de jogadores contrariam a tua primeira frase!

          Mais, acho que essa hipotética e particular situação nem sequer é inédita, isto é, um jogador com dupla nacionalidade ser chamado por uma determinada selecção e recusar por preferir uma outra! Não me recordo do jogador, mas acho que também foi com uma selecção africana!

          • coach407
            Posted Setembro 1, 2018 at 11:32 pm

            Tenho de te dar razão porque o próprio Cláudio Ramos soube pelas notícias agora desta convocatória do FS. Deve depender do jogador e do selecionador. O próprio Fernando Santos sei que gosta de ser ele a dar a novidade ao jogador e conversar um pouco com ele (e também liga a avisar aqueles mais mediáticos que não foram convocados para assumir a responsabilidade e ouvir logo eventuais bocas pessoalmente e resolver em vez de as ouvir pelo Twitter em praça pública). Neste caso foi uma surpresa e em vez de falar diretamente com o Cláudio falou com um familiar de forma ao Cláudio saber das novidades a ver na televisão em direto durante um almoço com a família. Se calhar é outro hábito dele quando são estreias… Não sei.

            Disse isto muito influenciado também pelo caso do Rui Jorge com o Rafa que ele sabia que ia ser convocado e ligaram ao RJ pouco antes de anunciarem oficialmente que afinal ele não queria ir aos Jogos. Nunca mais foi chamado.

            De qualquer forma, lembro-me de um caso de um jogador que foi convocado publicamente e acabou por rejeitar. O Mário Fernandes, atual internacional pela Rússia. Foi convocado para a seleção brasileira, falhou o voo, o empresário disse que tinha adormecido e remarcou outro voo e depois o jogador disse que não podia ir por não estar preparado psicologicamente para a seleção e que estava numa situação de muito stress. Não tenho a certeza mas é um caso diferente e até me parece que falaram com ele antes na mesma (e depois por causa dos voos e não sei quê) e só na hora H é que ele se cortou. Mas pronto também estamos a falar do Mário Fernandes que antes disso já tinha desaparecido do Grémio e depois disse que estava com saudades da família e foi para São Paulo. Enfim, é realmente um caso à parte. Acho que nasceu deprimido.

            Esse caso da dupla nacionalidade não estou a ver mas é capaz. Se fizeram isso com o Kondogbia foram um bocado nabos.

      • Kacal
        Posted Setembro 1, 2018 at 4:10 pm

        Discordo também. O Tolisso, além de ter outra versatilidade e mais valências que o Kondogbia, joga no Bayern e o Kondogbia no Valência. Ou seja, joga noutro nível competitivo. Uma coisa é ser titular ou alternativa principal, outra é ser um seleccionável quando outros estiverem lesionados, que é o que ele é e tem muitos jogadores à sua frente. Além disso o Deschamps deverá continuar como seleccionador e está visto que não conta muito com ele.

        Talvez a ideia dele seja jogar a titular e ser protagonista noutra selecção. Pode sempre haver uma surpresa na qualificação africana e ele marcar presença no Mundial como titular e protagonista nessa selecção. Se o jogador vai aceitar? Não sei, mas se fosse a ti não descartava algo como sempre fazes e depois dá ao contrário. O melhor é esperar. Se concordo? Obviamente que não se for por estas razões, tal como disse no meu comentário. Se as regras forem participar apenas em jogos oficiais, ele não participou e tem dupla nacionalidade, logo é válido. Mas obviamente eu discordo se as razões não forem sentir o outro país também e ter bases concretas e válidas para poder actuar por esse país, algo que já não sei se é assim. Eu concordo com o teu ponto de vista que deste em baixo, mas apenas falei do ponto de vista desportivo. Mas é esperar para ver.

        • Knox_oTal
          Posted Setembro 1, 2018 at 4:49 pm

          Tch… não descarto sempre! Eheheh Às vezes estou é convicto de alguma coisa e sai ao lado eheheh Mas tento assumir os erros de avaliação! Ênfase no “tento” eheheh Mas sinceramente ficaria surpreso se o Kondogbia aceitasse! Mas isso é a minha opinião e como dizes, e bem, é esperar para ver…

          Quanto ao resto, se ele ainda não tivesse jogado pela França, oficialmente ou não, concordaria a 100% contigo. Mas a questão é que ele próprio, voluntariamente, já optou pela França e jogou pelos Bleus, logo faz-me muita confusão estas decisões e como a FIFA as permite só porque não foram partidas oficiais. Os jogadores, que a este nível já têm uma vida muito privilegiada, deviam pelo menos ser mais responsabilizados pelas decisões que tomam.

          Quanto à comparação entre o Tolisso e o jogador che, o ex-OL é sem dúvida um excelente jogador, mas para mim não é melhor que o Kondogbia, são é algo diferentes. Mais, o Tolisso é uma alternativa de plantel, muito válida obviamente, em Munique, já o Geoffrey Kondogbia é um dos esteios deste novo Valencia que apareceu em força a época passada! E se repetir a época, e com alguma sorte, como referiste, face a lesões ou outra situação, pode perfeitamente entrar novamente nas contas de Deschamps. Se bem que o seleccionador gaulês é daqueles que depois de formar o seu grupo não dá azo a muitas mudanças, como se viu nesta última chamada, mas não será eterno à frente dos Bleus e o Kondogbia ainda é relativamente novo.

          • Kacal
            Posted Setembro 1, 2018 at 5:18 pm

            Vá não é sempre, mas muitas vezes ou quase sempre, eheheh. Mas fazes bem em ser convicto das tuas ideias e defende-las, obviamente. Umas vezes acertamos, outras erramos, faz parte. Mas sim, o tempo dirá!

            Mas atenção que eu concordo totalmente contigo, apenas estou a dizer que sendo regra que só contam jogos oficiais, efectivamente o Kondogbia não os fez pela selecção francesa, mas também acho um parvoíce e não deveria ser permitido, com ou sem jogos oficiais. Em relação ao teu 2º paragrafo, tudo dito, estou totalmente de acordo e estamos em sintonia.

            Sobre a qualidade do Kondogbia, também concordo contigo, embora eu continue a achar o Tolisso melhor jogador e não veja espaço para o primeiro na selecção, até pela razão que deste acerca do Deschamps não dar azo a muitas mudanças no seu grupo. O Kondogbia tem 25 anos, mas imagina que o Deschamps vai até ao Mundial 2022 e não o leva nem ao Euro 2020 nem ao Mundial 2022, ele já terá 31 anos para o Euro 2024! E entretanto podem aparecer outros jovens a afirmar-se, é difícil ele contar, a meu ver. Do ponto de vista desportivo, da decisão do jogador, eu percebo a ideia dele, mas obviamente não apoio a parte burocrática e não deveria ser permitido, aí estamos em sintonia.

            • Knox_oTal
              Posted Setembro 1, 2018 at 5:54 pm

              Exacto, se está dentro da Lei e faz parte das regras, é legítimo obviamente!

              E se realmente Deschamps não vê nele uma hipótese para o meio-campo (é verdade que há muita qualidade na França nesse sector), vai ter muitas dificuldades a voltar com ele ainda como seleccionador! Mas isso faz parte igualmente do jogo… Mas a sua carreira apenas recuperou algum do brilho que se perspectivava quando apareceu na época passada nos Che, o que me leva a ter a tal ideia que se mantiver, ou aumentar mesmo, o nível em Valencia poderia ter uma oportunidade! Mas dependerá de muitos factores, inclusive se aceita ou não esta chamada da selecção africana! Logo resta seguir e, sim, o tempo o dirá!

              Saudações Desportivas

              • Kacal
                Posted Setembro 1, 2018 at 7:59 pm

                Ora nem mais, Knox!

                De resto, é isso mesmo e até concordo contigo, mas o tempo dirá. Embora se ele escolher a selecção africana, fica fechado o assunto e pronto.

                Saudações DesPortistas

                • Knox_oTal
                  Posted Setembro 1, 2018 at 8:17 pm

                  Sim, a decisão é só dele! E concordando ou não, se optar pela RCA, espero que tenha sucesso na mesma, pois gosto dele como jogador!

                  • Kacal
                    Posted Setembro 1, 2018 at 11:42 pm

                    Sim, claro. Cada um sabe de si e das suas decisões, obviamente. E também espero que tenha sucesso! Isso seria qualificar-se para o Mundial e disputa-lo a titular como protagonista da equipa, acho que é o maior sucesso que pode alcançar. E conquistar uma CAN, já agora.

  • Knox_oTal
    Posted Setembro 1, 2018 at 2:12 pm

    Não percebo… acho um disparate jogadores que já jogaram por selecções A de um determinado país, mudarem de “cores” só porque não são chamados ou porque a carreira não lhes correu tão bem como seria esperado! Os jogadores devem ser responsabilizados pelas suas decisões! Sejam jogos oficiais ou não… O foco de Kondogbia devia ser o de recuperar o seu lugar na selecção dos Bleus, e terá qualidade para isso! Só terá que o mostrar no Valencia! Ainda assim, acho difícil o médio che aceitar esta chamada, acharia mesmo muito estranho se o fizesse!

    Já tinha achado um disparate a história do Rafinha do Bayern ser falado para a Mannschaft, isto depois de ter representado o Brasil por 4x, sem falar nos Jogos Olímpicos de Pequim. Sou igualmente contra a ideia que Jovane Cabral deva ser uma hipótese para os sub-21, e aí Rui Jorge andou muito mal ao dar “pernas para andar” a essa ideia. O Jovane já é internacional A por Cabo Verde, logo fez a sua escolha, agora que a assuma, tão simples quanto isso. Não é por agora ter chegado à equipa principal do Sporting que afinal até dava jeito jogar por Portugal, tanto do lado da Federação como do jogador…

    Saudações Desportivas

    • SenyorPuyol
      Posted Setembro 2, 2018 at 2:24 am

      Deixem-se de nacionalismos ilógicos.
      Achar que as selecções, hoje em dia, devem ser uma representação da identidade de um país é inocência…
      Fechar as portas de uma selecção a quem quer que seja é ostracismo injustificado.

      • Knox_oTal
        Posted Setembro 2, 2018 at 10:58 am

        Tiro ao lado… O Jovane já é internacional A por Cabo Verde por vontade própria, ilógico é se vier a representar Portugal!!! E mais uma vez, é a minha opinião! Para mim, a selecção representa muito mais do que questões burocráticas e de secretária, mas isso sou eu! Com a globalização o contexto mudou, logo há maior diversidade e representatividade multicultural, não tenho NENHUM problema com isso (aliás só beneficia a selecção do nosso pequeno País)! Mas Portugal pelo seu passado colonial SEMPRE teve essa faceta em termos futebolísticos… logo o “hoje em dia” e a referência completamente desfasada ao ostracismo deixa de fazer sentido! O que se pede é bom-senso na hora de tomar decisões (não pode valer tudo! Já chegou o caso do Liedson, que foi ridículo), sobretudo da parte das Federações, já que os jogadores e respectivos empresários vão, na maioria dos casos, fazer o que é melhor para as suas carreiras, o que é legítimo! Posto isto, cabe à FIFA ser mais rigorosa e criteriosa, nomeadamente nesta questão palerma de que se forem jogos amigáveis não conta!

        Saudações Desportivas

        • SenyorPuyol
          Posted Setembro 2, 2018 at 11:21 am

          Se quer que lhe diga, para mim a lei da FIFA de proibir que se represente outra selecção é que é palerma, se Guerreiro quisesse representar a França, para mim devia ser completamente livre de o fazer, se Coutinho quisesse vir representar Portugal, idem.
          Volto a dizer, as selecções NÃO SÃO a representação da identidade de um país (já que é tão importante lembrar que é uma opinião, isto é a MINHA opinião, como é óbvio).

          O “hoje em dia” e o ostracismo (que vendo o que se escreve aqui, de desfasado tem pouco…) não se referem apenas a Portugal, falo de qualquer selecção.

          • Knox_oTal
            Posted Setembro 2, 2018 at 12:06 pm

            Quando me acusam de ser nacionalista, adepto de ostracismo e inocente, gosto de relembrar que é apenas uma opinião eheheh

            O que escrevem os outros, não me concerne! Mas percebo o que dizes, vê-se “algumas” más escolhas de palavras!

            Quanto à tua opinião, respeito, mas não tinha lógica nenhuma um jogador jogar efectivamente por diferentes selecções (à la Di Stefano) sem regras só porque no seu passaporte dizia que podia. Além disso, iria perturbar e desvirtuar a verdade desportiva das competições de selecções. Quanto ao resto, totalmente de acordo, os jogadores devem jogar por quem quiserem, se o Guerreiro tivesse escolhido a França, nada contra, como fizeram Gameiro ou Pires. Agora a partir do momento em que tomam uma decisão e fazem um compromisso com uma selecção, jogando por ela (oficialmente ou não), não tem lógica nenhuma poder jogar por outra! Mas a responsabilidade máxima, volta a dizer, é da entidade que gere o futebol mundial, ou seja, a FIFA!

            • SenyorPuyol
              Posted Setembro 2, 2018 at 1:04 pm

              Uma opinião nacionalista não o torna a si nacionalista, o mesmo se aplica ao ostracismo e à ingenuidade, espero que identifique em mim o bom senso de não generalizar uma opinião e não rotular pessoas.

              Sinceramente, parecem-me as palavras indicadas para descrever os casos em questão mas aceito perfeitamente que discorde.

              A verdade desportiva seria facilmente garantida adoptando a regra que se aplicava (até este ano) na Champions, se o jogador representa uma selecção numa competição, não pode representar outra na mesma competição, neste caso em concreto, estabelecendo um vínculo da qualificação à sua respectiva fase final.

              Como disse mais em cima em resposta ao 100Clubismo, na minha opinião, não está correcto que se fechem as portas de qualquer selecção a quem quer que seja por uma decisão que na grande maioria dos casos tem de surgir aos 18/19 anos. Para mim, qualquer que seja o motivo para a mudança, deve ser atendido.

              • Knox_oTal
                Posted Setembro 2, 2018 at 1:22 pm

                Ainda assim há coisas das quais gosto de me manter à distância (reiteradamente), não pelo que os outros possam pensar, mas mesmo por mim!

                Essa proposta à Champions só iria levar a polémicas e confusões… acho que não vale a pena complicar!

                Discordo na opinião detalhada, mas concordo na essência, ou seja, as pessoas devem ser livres de escolher, mas devem ser responsabilizados igualmente pelas suas decisões e intenções! Há direitos, mas também há deveres… as regras fazem parte e são fundamentais! Quanto melhores regras e mais sensatas, melhor será o desporto!

                Saudações Desportivas

              • SenyorPuyol
                Posted Setembro 2, 2018 at 1:13 pm

                *inocência

          • 100Clubismo
            Posted Setembro 2, 2018 at 11:50 am

            Então um jogador compromete-se com uma selecção, joga e tudo mais, chega até a fazer dezenas de jogos, e depois decide jogar por outra? Como se estivesse a fazer turnos, ou como se fossem clubes de futebol? Isso é ser um completo vendido. Essa regra desvirtuaria o conceito de selecção,e passaria a imagem (correcta), de que esses jogadores não têm comprometimento nem palavra, duas virtudes que servem de barómetro para a confiança que se deve ter em alguém. Honrar os compromissos. Porque para além do acto de representar a selecção, há os motivos por detrás disso, e o motivo do Jovane é nitidamente o alavancar da carreira. Ele nem nacionalidade portuguesa tem, e já está (alegadamente) a fazer planos para representar Portugal. Onde é que já se viu?
            Mais do que uma questão legal, é uma questão moral, e para muita gente, as morais são subjectivas, há algumas que não são, mas isso é outra conversa.
            E na parte moral, isto é simplesmente condenável. E não vale a pena vir com argumentos genéricos, voluntaristas, de livre arbítrio. Ninguém está a obrigar o rapaz a nada, muito pelo contrário, mas tenho o direito de discordar e ficar indignado, pois isso também faz parte do famigerado livre arbítrio.

            • SenyorPuyol
              Posted Setembro 2, 2018 at 12:50 pm

              O ser confiável ou não ficaria à responsabilidade do próprio jogador, mas que deviam ser livres de o fazer, para mim, deviam, o que não faz sentido, para mim, é que se vincule a alguém uma “identidade” pela qual teve de optar aos 18/19 anos.

              Se o Jovane quer ou não alavancar a carreira, eu não posso saber e não me deve dizer absolutamente nada. Desde que queira representar um País, seja qual for o motivo, na minha opinião, devia ter o direito de o fazer, por isso acho que a regra da FIFA “palerma”.

              Tem todo o direito de se indignar, assim como eu tive e exerci o direito de não o fazer e opinar com a minha perspectiva.

              • 100Clubismo
                Posted Setembro 2, 2018 at 1:21 pm

                Eu não disse que eles não tinham liberdade de escolha, e deixei isso bem claro no meu comentário.
                Eu não sou nacionalista, aliás, eu repudio o nacionalismo nos moldes actuais, pois consiste apenas em vociferar contra imigrantes. No entanto sou patriota, e faz-me grande confusão como alguém explora factores como: os facilitismos do sistema português, o oportunismo da federação e do próprio jogador (oprtunismo este que origina tudo), para usar a selecção nacional como vitrine.
                O futebol é uma representação do povo português (vou evitar usar “identidade”), tal como as forças armadas, a bandeira, ou o fado.
                Para além disso, o Jovane nasceu e cresceu em Cabo Verde, como já referi várias vezes. Sangue crioulo corre-lhe nas veias.
                E sim, honra e palavra ainda são importantes, e não há norma que mude isso.
                O ser humano tem de seguir valores que são fulcrais para a convivência com os outros, o respeito pelo próximo, e confiança que as pessoas lhe depositam. Trair a confiança de alguem, ou ser traído, quando víamos aquela pessoa como alguém sempre presente e idóneo, é das piores sensações que há.

    • 100Clubismo
      Posted Setembro 1, 2018 at 2:49 pm

      Já deixei o meu comentário sobre o Jovane, e a minha vontade de falar sobre este assunto é muita, e poderá servir até para reflectir sobre moral e ética.
      Jovane não é português. Ponto. O que ele está a fazer é: adquirir a nacionalidade às pressas para jogar pelas selecções nacionais. Ele tem essa esperança. Vê só o calculismo desta ideia. Ele nasceu e cresceu em Cabo Verde, representou Cabo Verde nas camadas jovens. Ele nem nacionalidade tem!!! Isto levanta duas questões: Primeiro, ele está a virar as costas ao seu país, onde nasceu e cresceu. Por outro, ele quer usar, sim usar, Portugal e a selecção portuguesa para se promover, e é a selecção portugesa, para portugueses, eu não queria dizer, mas isto é oprtunismo puro. E este caso, e o caso do Gelson são um pouco diferentes. O Gelson veio para cá criança, e é imigrante! Ele não veio para jogar bola. Já o Jovane, este quase até ao fim da adolescência em Cabo Verde. O pior é ver portugueses que acham isto uma boa e fantástica notícia. Não, não é. Ele está a usar a nossa selecção para se alvancar! Compreendam isso!!!
      E isto entristece-me muito, porque eu sou português, mas tenho estreitas ligações a Cabo Verde, por isso, afecta-me dos dois lados.
      Vou dar um exemplo. Garry Rodrigues, um dos melhores jogadores do Galatasaray. É também extremo, e bem melhor que o Jovane. Ele nasceu na Holanda, e podia estar na Selecção holandesa, nem que fosse como reserva, mas não. Joga pelo país dos pais.

      • Knox_oTal
        Posted Setembro 1, 2018 at 3:23 pm

        Compreendo completamente o que disseste! Aliás, quem comparar o Jovane a Gelson, é pura e simplesmente desonesto intelectualmente! O mesmo para quem diz que Jovane seria tão ou mais português que alguns que foram chamados ontem por Rui Jorge! O que é um disparate… as pessoas continuam a confundir filhos de emigrantes portugueses com naturalizações, o que é palerma e injusto!

        Mais, mesmo que tivesse já dupla nacionalidade, o mais importante de tudo para mim é o comprometimento e prioridade dada à selecção! Por isso fui contra Deco na selecção (Portugal foi claramente 2ª opção quando pensava que já não chegaria ao Brasil), e olho para Pepe com orgulho com a camisola das Quinas vestida (foi SEMPRE A SUA ESCOLHA E DESEJO!). Voltando ao Gelson, este veio muito jovem como disseste, mas mais do que isso fez toda a formação enquanto jogador em Portugal, tendo um significativo histórico nos escalões jovens das selecções lusas. Isso faz toda a diferença quanto a mim!!! Já Jovane, como dizes e bem, é puro oportunismo, pois sendo já Internacional A por Cabo Verde, esta intenção de representar Portugal é mesmo para catapultar a carreira agora que chegou à equipa principal do Sporting, e ao aceitar isso Rui Jorge e a Federação irão demonstrar uma grande hipocrisia (e estou-me nas tintas para o argumento que outras Federações também o fazem).

        Ele tomou a sua decisão de jogar por Cabo Verde, aliás foi internacional bem jovem, logo agora que assuma tal decisão. O seu país não merece essa desfeita penso eu!!! E só para ser ainda mais claro, sou benfiquista e gosto muito do Alfa Semedo, mas acho que este não deveria jogar por Portugal, até porque o caso só difere do de Jovane pelo facto do Alfa ainda não ser internacional pela Guiné-Bissau.

        Apesar de cada caso ser um caso (já prevejo a próxima novela com o Gabriel do Benfica), acho que os PALOP’s só teriam a ganhar se os seus jogadores tivessem mais comprometimento com as suas nações-mãe, aliás Cabo Verde e Angola seriam sem dúvida potências no continente africano. Embora, repita, perceba a motivações de muitos que optam por Portugal, sendo que a legitimidade dessas pretensões deva ser avaliada caso a caso, e para além da questão simplista do que diz no passaporte. As selecções devem representar mais do isso na minha modesta opinião, há outros factores a ter em conta, tal como a motivação (e a sua origem) e o comprometimento em jogar por determinado País!

        Só a minha opinião…

        Saudações Desportivas e obrigado pela partilha!

        • 100Clubismo
          Posted Setembro 1, 2018 at 8:06 pm

          Bom ver que explanei bem as minhas ideias, pois este debate é importante.
          Em relação a este tipo de situações, não é a primeira vez que acontece com Cabo Verde. Gelson, Nélson e Rolando são outros exemplos. No caso do Rolando, é particular constrangedor. Este atleta, quando ganhou a LE com o FC Porto, comemorou com a bandeira de…Cabo Verde. Surreal.
          E todos estes que eu mencionei estão apenas e só comprometidos consigo mesmos, e não com a Selecção.
          Se não fosse isso, Cabo Verde teria uma selecção ainda melhor, talvez top 7 africana.
          Mas quero também falar de Pepe. Esse sim tem raça, compromisso e amor à Selecção.
          A selecção é muito mais que um conjunto de jogadores. É uma representação do povo português, daqueles que vibram com a equipa das Quinas.

        • Quim Quilho
          Posted Setembro 1, 2018 at 7:27 pm

          Vocês estão tolos? não querem que a seleção tenha os melhores jogadores possíveis?

          Só para lembrar que na seleção vocês têm Pepe e tiveram Deco e Liedson como “Portugueses” mas isso não convém falar… a Alemanha também convocou Cacau e Sandro Wagner,a Espanha Marcos Senna etc.

          • 100Clubismo
            Posted Setembro 1, 2018 at 8:14 pm

            Eu prefiro ter jogadores PORTUGUESES na Selecção PORTUGUESA. Não quero vender a identidade da selecção para vencer. Não vale tudo para ganhar.
            E o que é que o Jovane acrescentaria a curto/médio prazo?? Rigorosamente nada. Temos vários extremos jovens, excelentes jogadores, para os próximos 7 anos no mínimo. Gelson, Bernardo, Rony Lopes, Ricardo Horta, Gonçalo Guedes, Rafa, Xadas, já para não falar dos jovens dos sub-17 e sub-19.
            E mesmo que ele tivesse lugar, estaria a tapar o lugar de jovens extremos, efectivamente portugueses.

          • Knox_oTal
            Posted Setembro 1, 2018 at 8:06 pm

            Quim… convém ler com atenção!!! E não… não quero ganhar a todo o custo sem olhar a meios, há limites quanto a mim, desde já o do bom-senso!

    • MARTELINHO
      Posted Setembro 1, 2018 at 2:40 pm

      Subscrevo na integra tudo o que disse!

    • PauloDybala1O
      Posted Setembro 1, 2018 at 2:39 pm

      Subscrevo , jogos oficiais ou não , se o jogador tomou partido de jogar pela seleção A ou B , fez a sua escolha ! Boas palavras Knox , tudo dito !

  • PauloDybala1O
    Posted Setembro 1, 2018 at 2:09 pm

    O que é isto ? ahah

Deixa um comentário