Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Kroos dispara contra criação de Superliga Europeia: «Somos fantoches da UEFA e da FIFA»

Concorda? Falta perceber em que moldes a competição se desenvolveria, principalmente ao nível da selecção das equipas.

Toni Kroos mostrou-se em desacordo contra a criação da Superliga Europeia e lamentou que os jogadores não tenham voz quando as instituições tomam decisões. «Lamentavelmente, não decidimos nada enquanto jogadores. Somos fantoches da UEFA e da FIFA. Se houvesse um sindicato de jogadores, não jogaríamos uma Liga das Nações, nem a Supertaça de Espanha na Arábia Saudita», disse o médio alemão, antes de acrescentar que «Essas competições servem apenas para absorver tudo economicamente e espremer fisicamente os jogadores. Eu defendo que deve ficar tudo como está. As ligas já são competitivas, juntamente com a Liga dos Campeões, o Mundial…». Kroos defende ainda que este tipo de competições acabaria por ter um impacto muito negativo nos clubes ditos pequenos e aumentar as diferenças para a elite: “Do ponto de vista desportivo sem dúvida que poderia ser interessante porque haveria jogos de alto nível. Mas a diferença entre os clubes grandes e os pequenos seria ainda maior. Nem sempre tudo tem de ser mais, mais rápido, mais e mais dinheiro…».

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

34 Comentários

  • Filipe Ribeiro
    Posted Novembro 11, 2020 at 2:30 pm

    Sempre a subir na minha consideração!

  • Footfan
    Posted Novembro 11, 2020 at 2:33 pm

    Completamente de acordo

  • Skiripapa
    Posted Novembro 11, 2020 at 2:42 pm

    Isto seria pura e simplesmente perder a magia do futebol e beneficiar as equipas grandes, permitindo que se tornem ainda maiores enquanto que todas as outras equipas ficariam mais pequenas. Espero que esta ideia não avance.

  • Amigos e bola
    Posted Novembro 11, 2020 at 2:46 pm

    Coitadinhos dos jogadores que ficam muito cansados e por isso têm de criar um sindicato.

    Por amor de Deus, para o que ganham estão eles muito bem. Eu também tenho de ir trabalhar todos os dias e não é por isso que me queixo. E eles têm tudo do bom e do melhor, ao contrário de mim.

    • Mr.Peanut
      Posted Novembro 11, 2020 at 5:11 pm

      Dizes que os jogadores fazem-se de coitadinhos mas literalmente acabaste de fazer o mesmo ao dizer ao “eles tem tudo do bom e do melhor, ao contrario de mim”. Soa a queixinhas tambem.

      E ja agora é por um trabalhador receber milhoes ao ano que nao pode fazer queixas? Se o teu trabalho nao te paga milhoes ao ano o problema é teu.

    • Joao Duarte
      Posted Novembro 11, 2020 at 5:33 pm

      Já cá tinha de vir esse argumento. Deve ser o mais ridículo de sempre.

    • Diogo Moura
      Posted Novembro 12, 2020 at 1:58 am

      Já discuti isto vezes sem conta, e até já me alonguei inúmeras vezes sobre este assunto, mas vá, vou tentar resumir.
      O que está mal não são os jogadores que geram milhões às suas entidades patronais (clubes), e como tal, recebem milhões.
      O que está mal são empresas que lucram milhões todos os anos e pagam o ordenado mínimo aos seus empregados.
      Além disso esse argumento é totalmente idiota pois só 0,1% dos jogadores de futebol no mundo recebem acima de 10.000€ mensais. E claro 0,001% recebe acima de um milhão – escusado será dizer que os números são meramente indicativos.

  • josediogo
    Posted Novembro 11, 2020 at 2:46 pm

    Na mouche!
    É apenas mais uma forma de absorver dinheiro por todo o lado.
    E o pior de tudo, é cavar ainda mais o fosso entre as ditas equipas grandes e poderosas e as que não são. Não é querer competição e espetáculo, mas sim que os jogadores do momento apareçam nas TV’s para render o “mel” para a FIFA/UEFA.

  • FRE FRE
    Posted Novembro 11, 2020 at 2:55 pm

    Tudo dito – bela intervenção do Sr. Kroos!

  • Wonderkid
    Posted Novembro 11, 2020 at 2:56 pm

    Uma vénia a este senhor! Espero que mais jogadores sigam este exemplo e se façam ouvir.

  • Kafka
    Posted Novembro 11, 2020 at 3:19 pm

    Aqui está a prova que ninguém leva a sério a Taça Liga Nações, só em Portugal é que tentam fazer disso uma competição a sério e importante lool…

    • Mantorras
      Posted Novembro 11, 2020 at 4:41 pm

      Nem aqui. Aqui faz-se de conta que se leva a serio, mas se perdermos tambem ninguem vai querer saber.

    • Amigos e bola
      Posted Novembro 11, 2020 at 4:43 pm

      Tudo serve para desvalorizar os feitos da seleção.

      Pois então desafio-te: diz uma grande seleção que leve os suplentes para esta competição. Uma. Antes aconselho-te a ires ver os 11 de Franças, Alemanhas, Espanhas, Portugais, Bélgicas, etc.

      • Kafka
        Posted Novembro 11, 2020 at 5:13 pm

        Na 1a edição não foram jogaram sempre com os titulares e depois se leste o que o Kroos acabou de dizer, não se trata de levar os titulares, porque mesmo que os leves eles não vão jogar a sério como as próprias palavras do Kroos o confirmam…. Acreditas mesmo que os jogadores dão tudo na Taça Liga Nações? Jogam com foco total como jogam num Europeu ou Mundial?

      • Miguel Figueiredo
        Posted Novembro 11, 2020 at 5:25 pm

        Concordo Amigos e bola!

    • Khal Drogo
      Posted Novembro 11, 2020 at 6:15 pm

      Eu sinceramente até gostei da primeira edição da Liga das Nações. Pelo menos como espectador, acho que foi uma medida interessante. Jogos como o de hoje é que são uma estupidez autêntica.

      • Kafka
        Posted Novembro 11, 2020 at 7:36 pm

        Khal Drogo

        Como espectador, como os jogos não são levados 100% a sério até se tornam mais agradáveis de ver, por que são jogos mais abertos, com poucas faltas, poucas paragens, pouco tácticos, porque lá está, não são jogos que sejam levados a sério pelos treinadores e jogadores

        Compara jogos da Liga Nações com jogos dos Europeus ou Mundiais, que são sempre jogos muito fechados, faltosos, tácticos, poucos golos etc…
        Porque no Europeu ou Mundial está tudo a jogar a sério e todos põem o pé, não jogam com medo de se lesionar como na Liga Nações ….
        Secalhar para o espectador até é preferível ver um jogo da Liga Nações porque vai ser um jogo aberto, mas enquanto foco e importância os jogadores não ligam nada à Taça Liga Nações

  • Marco
    Posted Novembro 11, 2020 at 3:49 pm

    Como se houvesse algo para não concordar… Já a Liga dos Campeoes tem cada vez menos interesse (não espectadores… porque gente para ver há muita, paixão é que vai rareando). A Superliga serviria apenas para fazer mais uns quantos milionários (e o seu único objectivo) com acrescento zero ao futebol. Só quem não gosta do futebol na sua essência, e apresenta uma grande dose de ingenuidade, é que pode sequer pensar “olha que giro, uma Superliga com uma data de clubes que não me dizem nada! Compro já!”. Dá pena ver o estado “americanizado” actual do desporto mais lindo do mundo.

  • golias
    Posted Novembro 11, 2020 at 4:02 pm

    Pois, há muito que o futebol deixou de ser um desporto para passar a ser um negócio. Kroos falou muito bem, e concordo com ele, mais vozes deviam levantar-se contra esta situação. Mas também não é menos verdade que não vejo muita preocupação que um mês de salário do Kroos pague um ano de salários de maioria dos clubes da primeira liga portuguesa, que é somente a 5/6 melhor liga da Europa.

    Os jogadores façam um pressing para haver menos desigualdades no futebol e então aí sim poderá fazer sentido uma superliga europeia, mas não podem só fazer estas declarações como o Kroos falou e bem mas depois não olhar também para dentro.

  • Joga_Bonito
    Posted Novembro 11, 2020 at 4:22 pm

    Assino por baixo.

  • Mantorras
    Posted Novembro 11, 2020 at 4:53 pm

    Subscrevo tudo, na integra, alias, a minha admiracao por Kroos acaba de subir. Eu nao sei se a idade faz isto (outros problemas, outras prioridades), mas o futebol a cada ano vai perdendo valor para mim. Isto nao e algo consciente, apenas acontece.

    Falta paixao ao jogo, aos intervenientes, mas tambem falta consideracao por quem decide na hora de tornar o jogo mais proximo ou mais distante das pessoas. A diminuicao da paixao individual ate pode ser algo intrinseco de cada um, mas os valores obscenos praticados actualmente, que tem vindo a subir de forma quase terrorista, se calhar tambem por isso ha aquele factor “caganco” cada vez mais, de jogadores para clubes e vice-versa, vai contribuindo decisivamente para a diminuicao da paixao.

    As entidades que regem o futebol decidiram que isso nao era problema, e so vai ser prioridade quando apresentar danos no que importa… na facturacao, e isso so acontecera depois de muito, mas mesmo muito saturados estarem os mercados que estao hoje a ser explorados fortemente. Quando isso acontecer, a tradicao futebolistica sera bem diferente e ira ter pouco a ver com o que tem hoje.

    Um dia, imagino que assistir a um jogo de futebol tera o mesmo envolvimento que hoje tem assistir a um e-game de LOL, ou FIFA, ou qualquer outro jogo de computador. Nada contra, mas o futebol e algo mais organico que isto. Ainda…

    • J Silver
      Posted Novembro 11, 2020 at 5:17 pm

      Subscrevo na integra. Contam-se pelos dedos das mãos os jogos que vejo por ano, ao dia de hoje. Neste momento vejo muito mais CSGO do que futebol.

      • Diogo Moura
        Posted Novembro 11, 2020 at 8:25 pm

        Um Major de CS GO consegue ter jogos muito mais vibrantes do que muitas finais da Liga dos Campeões.
        E na minha opinião, os comentadores ajudam! Trazem muita emoção ao espectador.
        Ja segui tanto um como outro de forma assídua, mas neste momento a minha vida é mais resumida a Panda, Disney Junior, etc ?

        • J Silver
          Posted Novembro 11, 2020 at 11:45 pm

          Ahahah pois, essa fase da vida também há-de chegar. Mas ainda hás-de voltar a ver majors quando os teus filhos começarem a jogar CS. E sim, a paixão pelo jogo por parte dos comentadores é contagiante, para além do facto de não haver irritações com arbitragens e assuntos extra-jogo.

    • Kafka
      Posted Novembro 11, 2020 at 5:18 pm

      Concordo com tudo e a perda de interesse é normal, mulher, filhos, família e emprego tiram tempo que antes estava livre e dava para dedicar ao futebol e agora já não dá com a mesma intensidade….

    • Kafka
      Posted Novembro 11, 2020 at 5:51 pm

      Mantorras

      Acrescento ainda que o futebol irá no futuro sofrer uma grande mudança a nível de impacto mediático, porque nas actuais crianças e jovens dos 0 aos 25 anos o futebol já não é a actividade quase exclusiva que os rapazes mais gostam

      Vou-te dar um exemplo (não é com dados oficiais óbvio, mas se fores da geração 80 como eu, acredito que irás perceber onde quero chegar)…

      Ora na nossa altura numa turma de 20 rapazes diria que 1 era geek, 1 era assim meio virado para o outro lado, mas os outros 18 viviam, consumiam, respiravam e só pensavam em futebol (isto claro antes de comecar o interesse pelas mulheres óbvio… Mas pelo menos até aos 12/13 anos a única coisa que havia na vida de uma criança era futebol mais nada)

      Ora actualmente isso já não é assim, e na mesma turma de 20 rapazes, quantos gostam realmente de futebol? Diria que em 20 rapazes 10 são geek e só se interessam por tecnologia, jogos computador etc e só 7 ou 8 é que gostam realmente de futebol

      Ora isto significa que neste momento o futebol é alimentado maioritariamente pelas gerações dos 25 anos em diante que ainda são a maioria da população europeia e Mundial

      Ora no entanto daqui a 20/30 anos, a actual geração até aos 25 anos e respectivos descendentes (a tal que já não gosta de futebol) é que será a maioria da população, e nós (geração de 80,70,60) já estaremos em minoria na população, e como tal irá haver uma inversão, porque nessa altura o que terá mais impacto será aquilo que nessa altura a maioria mais gostar, mas essa maioria vai gostar mais de por exemplo E-Sports, logo vai ser essa a modalidade dominante e com mais impacto

      Agora é só fazeres o mesmo exercício para daqui a 70/80 anos…. Ou daqui a 100/150 anos etc….

      Claro que isto é pura especulação e então daqui a 100 anos é mesmo impossível para qualquer um dos aqui presente vir a observar o que eu estou a dizer, porque já estaremos todos mortos em 2120, mas sinceramente acredito que o futebol já atingiu o seu pico mediático, está neste momento na sua fase de planalto, e vai gradualmente começar a baixar e a a perder “importância”

      Acredito que não se tornará um hóquei patins que é completamente insignificante, mas acredito que dentro de 100 anos o futebol não terá nem metade do impacto mediático que tem hoje

      • Khal Drogo
        Posted Novembro 11, 2020 at 6:14 pm

        Parece-me uma projeção bastante provável.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Novembro 11, 2020 at 6:22 pm

        Concordo, é algo que constato frequentemente, já não se vê crianças a jogar à bola na rua, vai fazer um jogo num indoor qualquer e é só malta dos 35 para cima,eu acho que nem se sente tanto isso em termos monetários por o filão que tem sido o mercado asiático, quando esse se virar para outros desportos ou entretenimento, o negócio futebol vai cair a pique.

        • Kafka
          Posted Novembro 11, 2020 at 7:24 pm

          Concordo, o mercado asiático tem compensado essa perda de interesse que existe no Ocidente, mas esse filão não vai durar para sempre

      • Diogo Moura
        Posted Novembro 11, 2020 at 8:36 pm

        Acrescento um dado interessante à tua tese – que concordo.
        Antigamente os jogos da Liga Portuguesa passavam em canal aberto. Quem não se lembra de nos anos 90′ assistir a uma guerra de direitos televisos entre a RTP, SIC e TVI para poder sacar um Benfica – Sporting? Quantos clássicos entre Benfica e Porto não passaram na SIC ao Domingo à tarde? Tal como a F1 na RTP à hora de almoço de Domingo ou a TVI com a NBA.
        O Pay per View trouxe muito dinheiro aos clubes, ligas e demais entidades.
        Por outro lado, ao longo do tempo, a alma do adepto foi desaparecendo.
        Streams rascas cheias de anúncios, canais da kandonga, etc ainda foram ajudando a manter a chama. Mas hoje em dia, para um adepto do Benfica que queira ver só os jogos da Liga Portuguesa, é uma fortuna. Sportv e Benfica TV. Bónus, se o Benfica e mais algum clube português porventura forem à LC, mete ainda a Eleven Sports.
        Em contra partida os E-Sports são gratuitos – e geram imenso dinheiro em publicidade. Daí teres milhões de adeptos a seguirem as suas equipas religiosamente a troco de nada.
        O futuro do futebol, a médio prazo, terá de passar pela liberalização de conteúdo, caso contrário, irá perder para a concorrência.

      • Mantorras
        Posted Novembro 11, 2020 at 11:35 pm

        Sem duvida.

        Eu sou da geracao de meados de 80 e se os teus numeros nao baterem certo anda la perto.

        Em miudos, cada intervalo sair da sala a correr para o campo para marcar lugar, aulas em sala longe do campo era o terror porque nao chegavamos a tempo. Fora da escola era so jogar a bola. No verao, na praia era a jogar bola, fosse uns toques sem deixar cair, fosse peladinha caso houvesse espaco. Nos fins de semana era futsal de manha e futebol de 11 a tarde (quando calhava no mesmo dia). Se fossemos acampar era fazer balizas antes de montar a tenda. Nao faltavam jogos… meiinho, sofridos, chapeus, centros…

        Hoje, o meu puto mais velho, por exemplo, nao liga puto a bola, e mais artes marciais, jogos de computador e motas. Cada vez mais o caminho sera a perda de importancia da modalidade rainha para haver mais dispersao.

      • Gilvanildo12
        Posted Novembro 12, 2020 at 11:48 am

        Concordo em absoluto.
        Tenho 2 sobrinhos, o mais velho não liga puto a futebol. Gosta do FCPorto como toda a minha família, mas não sabe quando joga, nem contra quem joga, nem conhece grande parte dos jogadores. Mesmo a nível das regras do jogo em si, não tem grande conhecimento. Prefere música, telemóvel e tablet. Pratica andebol e gosta de andar de skate. Isto com 12 anos. Por mais que tente, não tem grande interesse no futebol.
        Já o mais novo, com 9 anos, conhece todos os grandes jogadores do futebol mundial, sempre que pode vai ao youtube ver vídeos de resumos de jogos, vídeos de skills de jogadores. Sabe em que dias joga o FCPorto e contra que adversário e fica a tarde toda comigo no sofá a ver jogos ou a jogar FIFA, quando não estamos a dar uns chutos. Joga futebol, e já rasgou N calças e rebentou outras tantas sapatilhas de tanto jogar no recreio.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Novembro 12, 2020 at 8:49 am

    A Liga das Nações tem interesse, mas é simplesmente estuporo estar a haver competições de selecções este ano.
    De resto concordo com tudo.

Deixa um comentário