Qual é o top 5 da história?
Toni Kroos foi desafiado a escolher os 10 melhores marcadores de livres de sempre e colocou Cristiano Ronaldo no 9.º lugar. Já Roberto Carlos ficou em 1.º, seguido de Juninho Pernambucano, Beckham, Zidane e Messi.
???️ Toni Kroos ranks the best free-kick takers:
(@433)pic.twitter.com/N3hdRRrbjq
— Tekkers Foot (@tekkersfoot) March 17, 2025


53 Comentários
Daervar
Juninho não teve nem tem igual. Monstro!
Aboubakar93
Cristiano Ronaldo entre 2008 e 2013, ou seja 6 anos, marcou 34 golos de livre o que são números fantásticos.
*
Em 2008 – 5 | 2009 – 6 | 2010 – 7 | 2011 – 6 | 2012 – 4 | 2023 – 6. Foi durante um período ainda grande um dos melhores do mundo, isso parece-me inegável. Com o passar dos anos foi aprimorando outros capítulos do jogo e neste foi piorando, como se sabe.
Paulo Roberto Falcao
Queria fazer uma coisa que raramente faço, elogiar o talento de Cristiano Ronaldo.
A prova que marcar livres como marcava não foi uma obra do trabalho, como de outros, é que ele marcou livres épicos quando estava épico e no TOP, ou seja ele tinha o talento natural para bater livres daquela maneira. Quando perdeu a velocidade e a potência aquele livre deixou de entrar, talvez um aspecto em que ele pudesse ter trabalhado seria mudar a forma de marcar livres. Mas não o fez, e isso é um tributo, ao seu talento, sim ao seu talento, para marcar livres, uma vez que ele quis sempre marcar livres à sua maneira. Engraçado que a decadência de Roberto Carlos neste aspecto foi semelhante à dele, perdeu velocidade e potência e deixou de marcar.
Para hatter, ou lá o que dizem, não está mal.
Pedro_Almeida
Por acaso nunca tinha pensado na perda de potência como uma das razões para a perda de qualidade a bater aqueles livres mas faz sentido. Também as bolas de hoje são bastante diferentes do que eram quando ele jogava no United e isso tem bastante interferência como bates na bola.
Mas eu também acho que ele sempre foi burro em querer marcar sempre da mesma forma mesmo em livres a menos de 25 metros da baliza.
Aliás quando mudava de vez em quando consiga marcar porque ele também sabe rematar em jeito.
O grande exemplo foi o golo contra a Espanha no Euro/Mundial que deu o empate na partida.
Kacal
CR7 nos tempos de Man Utd e primeiras épocas de Real Madrid até era bastante bom em livres. Aliás o seu “tomahawk” era algo diferente e especial na altura. O efeito que a bola ganhava era difícil de defender e era diferenciado. Mas com o passar dos anos foi piorando nos livres e não acho descabido que nem seja top10 nesse requisito não era propriamente o seu ponto mais forte e está tudo bem. 9o lugar aqui até nem é nada mau. Sem polémica.
Joga_Bonito
Do que eu viu é muito difícil, porque vi alguns dos maiores e mais icónicos…Seria difícil escolher do que eu vi…
Talvez pela simpatia que nutro pelo Corinthians me cegue um pouco, mas diria que Marcelinho Carioca era qualquer coisa, marcou golos verdadeiramente ridículos de distâncias absurdos e não eram só mísseis, ele dava efeitos e precisão à bola que era uma coisa anedótica, só quem viu…
Maradona tinha um dom natural para marcar em jeito pela magia que tinha, quem não se recorda quando já aposentado, na casa dos 40, entrou a meio de um jogo na Argentina, já nos anos 2000, quando o árbitro tinha marcado uma falta…Ele entrou, pesando já pelo menos 150kilos e sem sequer se preparar grandemente correu e meteu golo de livre…Aquilo é um dom de Deus!
Juninho foi outro absurdo, alguns dos mais belos golos que eu vi neste requisito são seus e marcou muitos, tem de estar aqui.
Beckham, não gostando da sua personalidade e achando-o um jogador bom em tudo o resto, mas no tocante aos livres e mesmo nos passes longos era do melhor que vi…
E claro, the one and only, Roberto Carlos, potência, precisão e carisma, os GR c*******-se todos contra ele…
Messi, não é preciso dizer muito, será dos melhores da história, até pelos precisão que dá, parece que está a passar para o GR, muito ao jeito de Maradona.
Pelo nosso burgo, destaco Timofte, Simão, André Cruz e o icónico Castanheira…
Quanto aos que não vi, destaco Eusébio e conto uma história que um prof meu narrou numa aula ainda eu era criança. Sendo ele portista fanático foi ver o Benfica nos anos 60, salvo erro ao campo do Leixões só para torcer contra o clube da Luz. O árbitro marcou um livre no meio campo, numa posição muito longe e sem grande ângulo para a baliza. O Eusébio correu e marcou um golo incrível mas o juiz da partida anulou por alguma coisa qualquer. O Eusébio irritou-se e protestou contra o árbitro, mas este mandou repetir o lance…O Eusébio olhou para o juiz de forma gozona e fez-lhe um sinal…correu e desferiu de novo um pontapé igual, incrível, com o mesmo efeito e foi outro golaço…
O meu professor disse “mesmo eu detestando o Benfica tinha de admirar um jogador assim”…
galatic_mushroom
O meu avó contou-me esta história várias vezes. Sempre que víamos um jogo e aparecia um livre bem longe da baliza, dizia sempre que para o Eusébio era brincadeira! Era puto e era sempre um fascínio ouvir histórias dos jogadores doutros tempos! Era o Eusébio, o Peyroteo, o Matateu (que ele dizia que era uma máquina), Damas, e muitos outros que não lembro.. Era um benfiquista do caraças o meu avó, mas gostava de contar as estórias também dos grandes jogadores dos outros clubes! gostava de futebol o homem! Saudades..
Mike-UK
Um top 10 sem Deus André Cruz é um top zero. Ponto.
Fantantonio
Dos que vi:
Juninho Pernambucano
Pirlo
Messi
Beckham
Mihajlovic
Nakamura
Ronaldinho
Roberto Carlos
Recoba
Calhanoglu
Chanandler Bong
Não sou o unico a lembrar-me do Nakamura ehehe
Lembro-me de no Pro Evolution Soccer, quando batia livres com ele era quase sempre golo, no grande Celtic
Saramago
Já sabemos que aos olhos da atualidade o Ronaldo tem sido mais avaliado pelo seu período descendente, do que pelo seu período ascendente, onde a suas capacidades eram completamente distintas das que apresenta aos dias de hoje. Tivesse ele acabado a carreira mais cedo, seria considerado melhor batedor de livres (não digo que seja o melhor). Mas não deixa de ser impressionante constar que ele tem 59 golos marcados de livre, face aos 63 de Messi. Rácios de aproveitamento distintos ao longo da carreira, mas durante certo período o Ronaldo era evidentemente muitíssimo competente neste campo, mas são opiniões.
Ricardo10_
Seria considerado o melhor batedor de livres por quem? Por um alcoólico ou alguém com problemas muito graves? Mas tem alguma comparação com um Roberto Carlos ou um Beckham?! Este mundo está mesmo louco…
Mike-UK
66 de Messi para 64 de Ronaldo.
Desde 2014, 8.8% de conversão para Messi para 6.4% conversão para Ronaldo.
Aboubakar93
O melhor período do Ronaldo no que toca a livres foi precisamente até 2013.
Zanjose
Creio que seria bom separar marcadores de livres em dois grupos: jeito (mais colocado) e potência (bombas).
…
Dos que vi jogar, batedores em jeito destacam-se: Ronaldinho, Messi, Juninho, Beckham…
…
Em potência, destacam-se: Roberto Carlos, CR7…
…
Não faço ideia doutros batedores de livres com maior destaque desde o ano de 2000 pra cá.
…
O caso do CR7 é intrigante. De 2006/7 a 2013 foi um exímio marcador de livres. O famoso “tomahawk” ainda balançou as redes em Espanha. Infelizmente, o cara desaprendeu a bater livres. Devia adaptar-se a bater em jeito e em zonas privilegiadas e não bater de qualquer ângulo como penosamente tem feito.
…
Quando normalmente bate em jeito e numa zona privilegiada, tem tido hipótese de levar perigo à baliza adversária. Enfim, custa ver um jogador que já foi exímio em livres mas que, desde 2013, particularmente desde 2015, tem feito de tudo para figurar entre os piores batedores de livres que eu e outros já vimos. ??
…
O rácio tentativa + acerto se não é o pior de todos os tempos, deve andar perto disso. ??
SilvadasAguas
“o racio tentativa + acerto se nao é o pior de todos os tempos, deve andar perto disso”, dito isto, como é que podes dar destaque, seja em colocaçao ou potencia? ou destaca-se so porque chuta com força?
Zanjose
O problema do CR7 é chutar principalmente em zonas desprivilegiadas, muito longe da baliza e muito descaído nas laterais, pois já não tem a mesma habilidade de antes. E quando chuta, é bola na barreira ou nas nuvens, sem levar qualquer perigo à baliza adversária. Esse é o pormenor mais notado pelas pessoas e que faz com que seja visto como um dos piores batedores de livres.
…
O Ronaldo não falha livres porque bate em potência ou em jeito. Longe disso. Falha porque já não tem a mesma habilidade de antes, pois antes as metia lá dentro quer em potência quer em jeito. Para piorar, bate mal os livre, sem levar perigo à baliza adversária.
…
Contudo, não estou a dizer que os que batem em jeito não falham ou não batem mal. Simplesmente os seus livres constituem perigo à baliza adversária mesmo não entrando.
…
Devo confessar que, desde que deixou de ser exímio batedor de livres, os livres que menos perigo levam à baliza adversária são aqueles que bate em potência, batendo na barreira ou indo para as nuvens em larga escala.
Luke Skywalker
Acho que até foi uma escolha normal. O CR7, no auge dos seus livres, merece estar facilmente num top’10 de sempre (chegou a ter uns anos onde era o melhor do mundo a marcá-los).
Joga_Bonito
Quando foi o melhor do mundo a bater livres? Em que planeta? Ele teve ali um bom momento no MU (entre 2004-2007) em que era competente a marcar, da forma clássica (em jeito) e se tivesse trabalhado tanto nisso como nos bíceps e nas entrevistas parvas que dá, às tantas tinha-se convertido em top mundial. Sim, porque os livres exigindo talento também exigem muita prática, a não ser para os Zicos, D10s e Marcelinhos desta vida que parecia que nasceram a saber marcar livres desde sempre…
Ok, até aceito, isso, mas em boa medida nessa altura em que era competente (não de top ou mesmo genial) havia inúmeros peritos a marcar livres que ficaram icónicos…Ou acaso alguém se esquece de senhores como Marcelinho Carioca ou Juninho nessa altura, ou acaso jogavam golfe? O Ronaldo foi melhor que eles em que altura?e nem falo de Beckham e afins…
No Real Madrid lamento desiludir a máquina de ilusões, mas aquela pose ridícula que fazia, o lanço absurdo que aprontava em distâncias totalmente ilógicas e com pouquíssima chance de acertar, só para mandar chouriços sem nexo (que pontualmente com tantas tentativas claro que por vezes marcava, mas basta ver o rácio de falhanços para desmontar essa treta) só por piada ou falta de imparcialidade mínima é que se pode chamar aquilo ser um perito. Na verdade, não fosse a propaganda à volta dele e virava era meme de como não saber marcar livres…
Em resumo, ele não era uma nulidade neste capítulo porque no começo da carreira até marcava bem e podia ter trabalhado mais essa vertente, mas depois virou um grande candidato a meme!
SilvadasAguas
nao sei que mundo era esse, mas ta tudo certo
maZe
Provavelmente um mundo antes do nascimento de muita gente
Cossery
O mundo de 2008 a 2013, onde em vários anos foi quem mais golos marcou de livre, tendo uma média de quase 6 por ano.
Já foi explicado por outro user, mas desde 2015 que ele perdeu o jeito, mas antes disso sabia metê-las, se tivesse mantido a qualidade hoje seria destacadamente o mais produtivo marcador de sempre, assim está apenas no top 10, a 6 livres do segundo, o Pelé.
Quinhas
Para mim sem dúvida Zico,o Galinho colocava a bola sempre na toca,e estamos a falar de tempos em que as barreiras não cumpriam as devidas distâncias.
Quinhas
Como é que alguém que remata com o único objectivo de a bola ir a baliza ,pode estar incluído no lote dos especialistas?????
Artur Trindade
Se marcares livres a 30/40 metros da baliza numa zona lateral do campo, será impossível ter como objetivo muito mais do que acertar na baliza, essa é uma desvantagem de quem marca em força (por estar longe da baliza), ao invés de quem marca sempre em jeito (por estar perto da baliza). Ninguém o obriga a marcar dali, podes argumentar e tens razão, mas não deves esperar o impossível.
Se convencesses o Messi a marcar livres das zonas do Geraldão, terias uma percentagem de acerto bem mais baixa.
Rated R
Só um aparte para os negacionistas que acreditam que os brancos são uns meninos de coro:
“?? ????????: Florentino Pérez was a CRUCIAL factor in helping Barcelona get precautionary measures to register Dani Olmo and Pau Víctor! ?
“Before the Supercopa Final, Pérez directly called the president of the CSD to ask him to accept Barça’s request”, reveals Catalunya Radio.”
O Barcelona saiu se bem de uma situação graças ao real é um facto… Mas fica a prova para alguns de quem é o DONO disto TUDO !!!
(Fonte: Fabrizio Romano)
A forma como o Tino faz as coisas… é algo incrivel… este sim é o presidente dos presidentes e mais alem. El CAPO di CAPO e mais n digo alem destes factos.
LevonAronian
Num ranking d eum momento tão específico, há jogadores que vão ficar esquecidos apenas porque não são tão conhecidos ou tão mediáticos, é o contrário também.
Não sei como foi depois de sair da Europa, mas o talisca er a um jogador que nos tempos de Benfica e besiktas era incrível a bater livres, facilmente acima de Ronaldo, mas nem sequer entra nas contas da maioria das pessoas
Paulo Roberto Falcao
Por acaso o Talisca foi dos melhores a bater livres que vi por cá, tens toda a razão. Noutros tempos houve também o Branco do Porto, que era uma máquina, o André Cruz, que juntava o estilo à potência, e o Simão, que tanto no Sporting como depois no Benfica, fazia dos seus livres uma arma letal. Não está aqui ninguém dessa época mas dizem que o senhor Eusébio da Silva Ferreira foi um marcador de livres irreal, o meu Pai diz-me que ele foi, de longe, o melhor marcador de livres que ele viu.
Fireball
Um pouco de contexto aqui, ele não foi desafiado a escolher os 10 melhores de sempre. Deram-lhe 10 nomes e pediram-lhe para ordenar, de forma “cega”, ou seja sem saber o que vinha depois. Acho que ninguém no seu perfeito juízo coloca Ronaldo num Top10 de batedores de livres. Tanto exímio marcador de livres que anda e andou por aí, assim mais underrated lembro-me do James Ward-Prowse. O Juninho para mim continua a bater toda a gente though, era surreal.
Ricardo10_
Mas o Ronaldo alguma vez é dos melhores marcadores de livres da história? É que nem no top 100 deve estar! Só na Liga Portuguesa existiram vários muito melhores! Simão, Balakov e Timofte por exemplo.
Gato das Bolas
O Simão não batia livres melhor que o Ronaldo. Batia livres MUITO melhor. Os outros dois já não são do meu tempo.
Jeco Baleiro
Juninho, Zico, Mihajlovic, Maradona, Messi, Beckham, Roberto Carlos, o próprio Pirlo, Baggio também. Do Zidane sinceramente não tenho ideia de ser um ponto forte dele. Recordo-me de um golaço de livre à Espanha no Euro 2000, mas pouco mais.
Xtremox
Até Simão Sabrosa e André Cruz ficariam à sua frente em qualquer top de marcadores de livres!
Neville Longbottom
Mihajlovic? O Ronaldo foi um grande grande jogador, mas livres não era bem como ele. Ceni?
Paulo Roberto Falcao
Os melhores 10 que vi:
1- Roberto Carlos;
2- Mihajlovic;
3- Messi;
4- Platini;
5- Zico;
6- Beckham;
7- Maradona;
8- Marcelinho Carioca;
9- Cristiano Ronaldo;
10- Juninho Pernambucano.
São sempre critérios pessoais a presidir a uma escolha destas, mas há jogadores aos quais associas mais a marcação de livres, tipo Marcelinho ou Juninho( ou Rogério Ceni que nem está no meu Top), e outros que estão lá pela sua qualidade de grandes marcadores. Cristiano Ronaldo foi um grande marcador, há para aí uns dez anos que já não é. Nos tempos do primeiro Ronaldo do United era Top, mas enfim esta é a prova que a memória do melhor dele é cada vez mais longínqua, até para o Kroos que jogou com ele.
Artur Trindade
O teu top significa que Ronaldo foi o avançado mundial que melhor livres marcou? Um pouco no seguimento do grande Eusébio. Pelé era mais um 10, jogadores que tradicionalmente colocam bem a bola.
Dos que jogaram em Portugal e que vi, destaco Geraldão, Barroso e Sanchez em pura força a 40 metros, Branco e Timofte num misto de força e efeito (ao estilo de Ronaldo) ou o grande Balakov e Simão à entrada da área (ao estilo folha seca de Messi), e como esquecer o grande especialista André Cruz, e o Negrete que pouco jogou cá.
Paulo Roberto Falcao
Sim no sentido de ser o melhor “9” a meter livres, concordo. No sentido livre de avançado Messi e Zico também eram avançados.
Eu no Ronaldo de há quinze anos não meto um pelinho naquilo que valia, meto no que vejo agora!
Artur Trindade
Messi, Zico, Pelé, Maradona, Ronaldinho ou Cruyff no meu ponto de vista são camisolas 10, como eram superlativos fisicamente (uns mais que outros) , rápidos e explosivos conseguiam ser híbridos, ocupando ocasionalmente todas as zonas do ataque, mas ocupando preferencialmente a zona central na meia lua, chamo-lhes médios ofensivos/2º AVA, mas por avançados entendo nomes como R9, Van Basten, Puskas, Henry, Romário ou atualmente o Mbappé, pontas de lança ou não, e chamo o Cristiano do avançado total por não ter definição de posição, por ser o único que ocupou indiferentemente todas as posições de ataque, ambos os pés, jogo de cabeça, jogo fora da área, percentagem de golos fora da área impensável para qualquer um daquela lista de avançados, e até nesta questão dos livres, nenhum outro daqueles avançados conseguia, mostra uma “evolução na espécie” de avançado, daí dizer que foi o avançado que melhor marcou livres.
Paulo Roberto Falcao
Ah e outra coisa que me esqueci de acrecentar no texto. Os meus dez são diferentes uns dos outros, uns mais em pura técnica e classe como Zico, Marcelinho ou Messi, outros mais em potência como Roberto Carlos ou Cristiano Ronaldo, outros puramente na inteligência como Platini, com um estilo inimitável uma vez que marcava livres quase sem tomar balanço a olhar para o sítio onde estava o Guarde Redes, ou Maradona, que fazia basicamente o que lhe apetecia naquele momento, outros que se vê que trabalharam muito para aperfeiçoar o seu estilo próprio, e que foram portanto mouros de trabalho como Mihajlovic, Beckham ou Juninho.
A minha história preferida sobre livres li-a num livro do Valdano. Sobre um jogador argentino hoje desconhecido, mas que foi campeão do mundo em 1978, René Houseman, uma espécie de Garrincha argentino com histórias mitológicas devido quer à sua genialidade quer à sua adição ao alcool. Uma vez num treino Menotti pede para os marcadores treinarem livres, e juntam-se Houseman, Kempes e Maradona. Houseman dizia que detestava treinar, tanto os livres como o resto. A bola é colocada à frente da meia lua, e ele prepara-se para marcar com o pé esquerdo, quando a meio da corrida decide recuar, e com Fillol na baliza argentina, mete um missil ao ângulo com o direito. Valdano recordava-se da cara de boquiaberto de Maradona, tipo: “isto não pode estar a acontecer, isto não é real!”.
Ricardo10_
Ronaldo ser melhor que o Juninho, é como esferovite ser melhor que presunto.
RhaiL
Ronaldo num top 10 de sempre e à frente de Juninho, isto é amor.
Stravinsky
Pelo contrário.
O Paulo Roberto Falcão é um dos maiores críticos do Cristiano Ronaldo aqui no blog nos últimos anos. Tê-lo em consideração neste top, só lhe atesta maior objetividade e seriedade enquanto crítico do Cristiano Ronaldo.
Luke Skywalker
O Falcão é dos maiores críticos deste espaço para com o CR7. Contudo, é provavelmente aquele que tenta ser mais “isento” no que toca à crítica de um dos melhores jogadores de sempre (os meus parabéns por isso).
Paulo Roberto Falcao
Alguém a acusar-me de amor ao Ronaldo até não deixa de ter piada. Eh pá acho que estou a ser objetivo, no tempo do United e nos primeiros anos de Madrid, o Ronaldo foi um marcado de livres excepcional e estratosférico. Tinha aquele tipo de livre que chamavam tomahawk, a bola parecia teleguiada, e muitas vezes parecia descrever uma curva ao aproximar-se da baliza. No seu género de livre, bater em potência, foi um continuador do estilo de Roberto Carlos, não tão bom, mas sim também excelente. Esteve ali uns anos ao nível do Messi, mas depois dos trinta baixou o nível.
Se ele tivesse ganho juízo e deixado de insistir em marcar todos os livres da equipa provavelmente seria mais recordado pelas suas qualidades de marcador de livres no seu auge.
Luke Skywalker
Concordo plenamente. Mereces claramente a distinção do “mais isento” no que diz respeito a todos os “críticos” (ia dizer “haters”, mas acho que não te enquadras nisso) deste espaço para com o Ronaldo.
AndreChaves9
Doença…
Paulo Roberto Falcao
Tens razão, não recordares o marcador de livres que foi Cristiano Ronaldo é uma doença. Chama-se amnésia.
Jeco Baleiro
Marcelinho Carioca, bem lembrado. Tem golaços de livre quase do meio campo. Pena ser um pastelão, porque em termos de habilidade era um jogador fantástico.
Paulo Roberto Falcao
Já vi um vídeo em que ele diz que aprendeu a marcar os livres com o seu maior ídolo, o Zico. Eram marcadores do mesmo género, mas o Zico é quanto a mim o mais elegante marcador de livres que vi. Até parecia fácil marcar livres com aqueles pezinhos dele.
MuchoG
A ideia que tenho é que o Ronaldo era um excelente marcador de livres durante a sua estadia no United até aos primeiros tempos no Real e que a partir daí piorou significativamente. Lembro-me de uma estatística antiga onde tinha muito mais golos de livre que o Messi, que eventualmente o acabou por ultrapassar.
__
Não o vi jogar mas os números e vídeos que vi parecem apontar para o Juninho a uma distância considerável dos outros.
Chanandler Bong
Juninho – Ronaldinho – Messi – Nakamura – Mihajlovic
Bisc8
Acho que ter ficado em nono lugar já não é mau, para ser sincero. Ele ainda marcou alguns golos mas se formos a ver a percentagem de acerto não é nada de especial.
AndreChaves9
Ficou em nono porque estava nos 10 nomes possíveis. Caso contrario não ficaria no top 10 de alguém com juizo.