Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Lage talvez não ganhe uma estátua mas vencer um campeonato a 7 pontos do FC Porto e a ter de jogar no Dragão, Alvalade, Guimarães, Braga e Moreira é um dos momentos mais épicos na história do futebol português

Após a 15.ª jornada, quando o Benfica perdeu sem apelo nem agravo na deslocação ao terreno do Portimonense, muitos temiam uma temporada penosa para os encarnados. Apesar de correrem, apenas, os primeiros dias do ano civil 2019, a soma de péssimas exibições com maus resultados (a equipa já tinha sido atirada para a Liga Europa, enquanto no campeonato seguia num pobre 4.º lugar) não augurava nada de bom, e a possibilidade de as Águias, que na 2.ª volta tinham de ir ao Dragão, Moreira de Cónegos, Alvalade, Braga, Guimarães ou Vila do Conde, ficarem fora dos dois primeiros postos, pela primeira vez desde 2009, afigurava-se como demasiado elevada.

Depois de Portimão, contudo, Luís Filipe Vieira reverteu a decisão, tomada meras semanas antes, de segurar Rui Vitória. O presidente do emblema da Luz demitiu o técnico que contratara 3 anos e meio antes, chamando, para o substituir (inicialmente de modo interino), Bruno Lage. Pedia-se, nessa fase, ao jovem treinador que recuperasse a crença dos adeptos na equipa e que somasse vitórias importantes, de modo a manter o Benfica no maior número de competições possível, mas sonhar com algo mais que isso parecia utópico: afinal, na Liga, o primeiro classificado, FC Porto, seguia a ritmo de cruzeiro, 7 pontos acima. Aliás, mesmo na luta pelo pódio, os encarnados não só partiam atrás de Sporting e Sporting de Braga como ainda teriam de se deslocar aos seus relvados, numa segunda volta que os obrigava a jogar em casa das restantes cinco equipas do top 6.

O que se seguiu foi uma das maiores recuperações de que há memória. Lage convenceu os adeptos logo ao primeiro jogo, quando, após estar a perder por 0-2, derrotou o Rio Ave por 4-2, e as semanas seguintes serviram para comprovar as melhorias: triunfos nos Açores e em Guimarães, goleada perante o Boavista e, num dos momentos-chave do percurso encarnado, demolição do Sporting em Alvalade. O Benfica parecia melhor de ronda para ronda, de tal modo que o histórico 10-0 sobre o Nacional, alcançado na jornada seguinte ao duelo com os Leões, foi encarado quase como um dia normal.

Assim, com os “meninos de Lage” a encantar e o FC Porto a escorregar, a esperança irrompeu pelos fãs benfiquistas. De repente, o Benfica ficava a um ponto dos “Dragões” e, caso vencesse em casa destes, na jornada 24, a liderança seria sua. Com um jogo esforçado, os encarnados somariam mesmo os três pontos, saltando para o primeiro lugar que defenderiam até ao final. Houve um percalço, logo de seguida (2-2 contra o Belenenses), e sérias dificuldades noutros momentos (sobretudo na recepção ao Tondela), mas o conjunto encarnado, apesar de jovem, na generalidade, conseguiu resistir à pressão, confirmando o registo sublime de Lage em toda a segunda volta (a tal cujo calendário seria hercúleo): 16 vitórias, 1 empate, 66 golos marcados – quase tantos como os adversários directos em toda a prova.

Recordando o trajecto do timoneiro de 43 anos, houve certamente aspectos em que poderia ter tido outra abordagem. Se a eliminação da Taça da Liga, aos pés do FC Porto, até foi aceitável, o mesmo não se poderá referir das outras duas competições que enfrentou (a postura especulativa da 2.ª mão da Taça, em Alvalade, é no mínimo questionável, bem como a desvalorização da Liga Europa, competição que, tudo analisado, estava ao alcance – tivesse sido considerada prioritária – sendo que já antes da derrota em Frankfurt haviam saltado sinais negativos, nomeadamente na eliminatória com o Dínamo Zagreb). Simultaneamente, a organização defensiva apresentada, sobretudo nestes últimos confrontos, merece reparos (Tondela, Vit. Setúbal, Portimonense e Santa Clara, por exemplo, criaram muitos problemas na Luz), sendo algo a rever para a próxima temporada, mas, no cômputo geral, tudo o que não seja apreciar – e, para os benfiquistas, agradecer – o trabalho épico de Bruno Lage, que ainda agregou ao sucesso dentro das quatro linhas uma aposta real na formação (o porta estandarte de Luís Filipe Vieira desde há vários anos) e uma postura correcta fora delas, é incompreensível. Que tenha espaço para continuar a presentear-nos com a sua atitude.

António Hess

António Hess
Author: António Hess

44 Comentários

  • Axel Matic
    Posted Maio 20, 2019 at 1:31 am

    Lage tem o mérito de ter conquistado este título a pulso, de não ter sido romântico nas jornadas iniciais (foram as decisivas) e estar aos poucos a ganhar um estatuto que lhe permite criar uma meritocracia, abafando uma hierarquia de um balneário que premeia a antiguidade antes da qualidade e que foi aliada a azelhice de RV, a razão da paupérrima 1.ª volta!
    Para além disso veio com Keizer desanuviar o futebol português, como é refrescante ver caras novas, sem vícios ou rancores, ver alguma inocência e cabeças limpas, foi uma sensação de ar puro importante para o adepto português!

    Agora Lage não pode destoar, tem de meter o bedelho em tudo, especialmente no mercado, começar a limar arestas, a cortar nos excedentarios (que todos conhecemos) e manter a aposta nos valores da B : era importante manter Grimaldo para a próxima época e ir integrando Nuno Tavares (é um portento), trazer um lateral direito promissor que venha disputar o lugar(Gummy ou Maehle este último muito caro, mas bom)
    Talvez Jardel tenha de dar o lugar a Fábio Cardoso quem sabe… Fejsa por um 8 sólido! E obviamente trazer um titular para ser ponta de lança porque Seferovic não me convence a tempo inteiro, se susto juntássemos o De Tomás para estar a morder os calcanhares, era de sonho mas vamos com calma e há miúdos a aparecer(o Gonçalo Ramos é craque)
    Força Lage!

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 19, 2019 at 8:43 pm

    O que mais ressalto em Lage é que parece apontar uma tendência de renovação do futebol no verdadeiro sentido das palavras. Não trazer pseudo-sangue novo, tal como Petit, que é um Zé Mota 20 anos mais novo, mas alguém que traz uma nova postura para o futebol.
    O sucesso de Lage teve que ver com a capacidade em rodar o plantel para conseguir que a equipa mantivesse sempre o mesmo ritmo de jogo, mas ao mesmo tempo dando a todos chances de jogar. Mesmo que jogadores como Cervi se perceba que não têm nível para este clube (apesar do inatacável profissionalismo) a lógica de Lage foi fazer todos pensarem que “eu posso jogar, só depende de mim dar o meu máximo que terei chances. Depois compete-me agarrar a hipótese dada.” Assim, se um jogador não corresponder a culpa é sua, porque teve mais que chances. Isto é crucial na gestão do balneário.
    Isto foi importante para recriar uma cultura de exigência no balneário da Luz, que parecia perdida com RV. Até Taraabt foi recuperado. Se todos os jogadores jogam com regularidade, num futebol bonito e positivo, que mais se pode pedir a um treinador? É muito mais fácil controlar jogadores assim do que como Mourinho infelizmente passou a pensar, sendo autoritário, exigindo um futebol suicida, em que ninguém se valoriza e nem dá resultados.
    Até há uns anos só se falava da necessidade dos treinadores terem liderança dura ou qualidades tácticas. Mas aspectos como a relação com os jogadores, a gestão de um plantel durante uma época ou a capacidade de motivar a nova geração de jogadores que ganha balúrdios quase desde a infância, tem sido obscurecida nas análises.
    Tem-se visto com Guardiola, Klopp e Lage no caso português que o futebol precisa de novas abordagens e renovar as suas ideias.
    Qual foi o segredo de Klopp para a virada na LC? Foi motivar os jogadores, libertando-os da pressão para jogarem com alegria, ao invés do medo de errar. Ninguém pode jogar sempre com medo de errar um passe ou uma recepção. Porque é que os treinadores que põe os jogadores a jogarem um futebol mais positivo têm conseguido controlar melhor os jogadores?
    Espero que Lage reforce esta tendência. Precisamos de verdadeiro sangue novo e não apenas de trazer a mesma mentalidade com treinadores mais novos.

  • coach407
    Posted Maio 19, 2019 at 5:09 pm

    Quando Lage assumiu a equipa disse que, obviamente, a equipa iria melhorar até porque nas últimas épocas todas o Benfica foi sempre muito mais forte na segunda volta onde a estrutura e o trabalho da equipa técnica se nota com maior peso.

    No entanto disse também que duvidava imenso que Lage fizesse uma segunda volta superior à que Rui Vitória já tinha conseguido.

    Na realidade esta foi uma afirmação sem qualquer tipo de risco já que RV fez uma volta inteira apenas não ganhando 1 jogo (derrota contra o FC Porto). E Lage foi impressionante e conseguiu fazer melhor no campeonato sofrendo apenas 1 empate e numa combinação de jogos fora mais complicada. No entanto Rui Vitória conciliou isto com a ida aos quartos de final da Champions League, onde perdeu pela margem mínima com o Bayern na Alemanha – a jogar em 4x4x2 – e com um empate na Luz que, apesar de tudo, não ameaçou a superioridade do Bayern, mas deixou uma ótima imagem do Benfica. Além disso, ainda venceu a Taça da Liga.

    Contas feitas, desde que iniciou a segunda volta, o Benfica ganhou os jogos todos, exceto contra o FC Porto e os jogos com Bayern. De resto venceu os jogos todos em todas as competições, incluindo as duas mãos contra o Zenit e os 4 jogos da Taça da Liga.

    Já esta segunda volta do Bruno Lage incluiu, além da vitória em todos os jogos, exceto o empate com o Belenenses, eliminou o V. Guimarães na Taça de Portugal e o Galatasaray, sendo eliminado depois pelo FC Porto e pelo Sporting nas duas taças, precisou de prolongamento para eliminar um frágil Dinamo Zagreb e acabou a ser eliminado pelo Frankfurt em que, novamente, fica a ideia que foi uma derrota com muito dedo técnico.

    Contas feitas, a minha previsão não era minimamente arriscada e foi acertada. Esta não foi a melhor segunda volta do Benfica nos últimos anos. Rui Vitória fez melhor, só sendo vergado por FC Porto e Bayern e ambos pela margem mínima.

    Por outro lado, esta super segunda volta não parecia minimamente ameaçável, ainda por cima com uma mudança de treinador que implica alguma instabilidade. Lage conseguiu ameaçar este registo quando nada o faria prever.

    É óbvio que Lage já estava no Benfica, já sabia como as coisas funcionavam, conhecia bem os jogadores e isso torna mais fácil assumir a equipa de que se viesse de um contexto completamente diferente, no entanto para fazer uma segunda volta destas é preciso mais do que mera sorte. Teve qualidade. E, obviamente, pegou num trabalho de 3 anos e meio bem feitos. Seria inacreditável alguém achar que a equipa não sabia o que fazer, não tinha processos e não tivesse sido bem potenciada e fizesse 17 vitórias nos 18 jogos seguintes para o campeonato. Obviamente Lage não teria capacidade para fazer isto em tão pouco tempo sem um trabalho muito bom por trás e isso também é preciso elogiar. Ainda assim, a passagem para o 4x4x2 e o regresso aos dois apoios frontais era uma necessidade absurda – erro crasso de Rui Vitória. A partir dessa mudança, foi aproveitar o que estava bem feito, os jogadores estavam todos prontos para fazerem o que lhes foi pedido e o Benfica tornou-se um justo vencedor tendo em conta o cômputo geral.

    • Dedé
      Posted Maio 20, 2019 at 1:24 pm

      Percebo o ponto de vista e respeito, mas é difícil concordar com alguns pontos que mencionas no teu comentário.

      Comparar campeonatos, ou segundas voltas, é sempre difícil. O contexto muda, as equipas mudam, treinadores mudam, enfim, nunca é uma análise rigorosa.

      Mas dizeres que “E, obviamente, pegou num trabalho de 3 anos e meio bem feitos”, quando o Benfica andava num estado deplorável no último ano e meio, é no mínimo contestável…

      E depois dizes “Seria inacreditável alguém achar que a equipa não sabia o que fazer, não tinha processos”. Achas assim tão inacreditável? Eu cá não acho. Sempre achei o Benfica de RV uma equipa sem ideias, que só jogava por fora e desconhecia o jogo interior. Quando esta curta estratégia não resultava, ou surgia a qualidade e criatividade de certos jogadores de outro nível (Gaitan e Jonas), ou o Benfica fazia exibições muito pobres.

      A primeira época com RV foi extraordinária, sem dúvida, mas não podes comparar uma época que, bem ou mal preparada, começou e acabou com a mesma equipa técnica, e outra em que o treinador pega numa equipa a meio da corrida e a 4 pts atrás, com jogos fora em campos complicadíssimos.

      Não se pode resumir uma época a um só jogo, como é óbvio, mas em ambas as épocas (em 2016 e este último ano), o jogo mais determinante foi a visita ao campo rival líder (na primeira época de RV, o Sporting, e na de BL, o Porto), em que o Benfica ganhou pela margem mínima. Agora vê como é que o Benfica ganhou em 2016 com RV (0-1) e como é que ganhou ao Porto com Lage (1-2). Para mim isto espelha a qualidade de ambas segundas voltas…

    • The Mask
      Posted Maio 20, 2019 at 12:24 pm

      é um bocado ridiculo o que dizes, porque as circunstâncias para o Lage foram muito diferentes, basta a parte em que dizes que perdemos com o FCP e em casa, ora foste ganhar fora ao Porto e passaste para a frente, já o ano passado recebeste o Porto à frente deles e passaste para trás porque perdeste em casa.
      Não compares o incomparável, entrara a meio do campeonato com um equipa em farrapos e fazer a melhor segunda volta de sempre, sublinho a melhor…

  • MikeM
    Posted Maio 19, 2019 at 5:07 pm

    Quando o Benfica era campeão sem portugueses, pegavam por aí, depois a conversa repetida vezes sem conta era a tal frase do Vieira da “coluna da selecção nacional ou algo parecido”, já que o Benfica não apostava na formação. Agora é sabe-se lá o quê, é o que vem à cabeça e a carneirada repete, sem sequer pensar. É a equipa mais beneficiada do campeonato, com um VAR errático e que claramente não funciona para quem quer justiça, a desvalorizar este campeonato com tarjas e entrevistas do seu presidente que só revelam uma falta de noção do tamanho do Mundo, é o que se consegue arranjar…
    A verdade é que o Benfica foi campeão com todo o mérito, mesmo havendo uma fase do campeonato em que parecia impossível o maior rival perder pontos, ganhou a essa mesma equipa duas vezes, deu uma lição de futebol em Alvalade… e tudo com uma equipa formada maioritariamente por portugueses (Almeida, Dias, Ferro, Florentino, Pizzi, Félix, Rafa, mais Gedson), e muitos deles da formação. Vão ter de inventar mais desculpas porque este Benfica a ser bem gerido, é de longe o melhor clube português. E a base da selecção não está assim tão longe…
    Foi pena a desvalorização da Liga Europa porque tinham a obrigação de ir pelo menos às meias finais e o péssimo jogo em Alvalade.
    Agora o ideal é segurar as principais peças pelo menos mais um ano, é dar por terminado o percurso, muito bonito, que tiveram jogadores como Salvio, Fejsa ou Jonas, é continuar a vender os emprestados e aqueles que pouco espaço têm no plantel e é reforçá-lo com jogadores de qualidade. Se ninguém importante sair, e espero que a sair alguém da equipa titular que seja pela cláusula, o plantel apenas precisa de um guarda-redes, um lateral direito, um lateral esquerdo para ser a sombra do Grimaldo e um ponta de lança. Tudo o resto temos e temos com qualidade…

    • Miguel Carvalho
      Posted Maio 20, 2019 at 11:42 am

      Apenas Discordo no DD, pois o ebuey ou lá como se escreve ainda não jogou e parecia ser bom…
      Quando a PL o Jonas saindo precisamos de 2 e não apenas 1.
      Para mim o Dyego Sousa seria uma grande contratação e um avançado móvel.

    • Joga_Bonito
      Posted Maio 19, 2019 at 8:28 pm

      Óptimo comentário. Subscrevo.

    • Mantorras
      Posted Maio 19, 2019 at 6:13 pm

      Sublimho praticamente tudo Mike (ja nao te via comentar ha algum tempo), e queria apenas acrescentar ao teu raciocinio que o Benfica bem gerido seria como a Juventus, faria algo como 8 em 8 e talvez, e nao quero com isso desvalorizar os rivais, mas vendo o momentos porque passavam… nao na sua globalidade como clubes, mas no contexto em que se encontravam, o Benfica tinha tudo para limpar e agudizar ainda mais as crises alheias. Enfim. Valeu que a tal luz acabou por se apagar ainda a tempo este ano…

      Quanto a reforcos:
      GR* e Odysseas
      LD* e Almeida
      Grimaldo e N. Tavares
      Dias, Ferro, C* e Jardel (Conti emprestava)
      Samaris, Florentino, Gedson
      Gabriel, Chiquinho, Tiago Silva (Feirense)
      Rafa e Caio
      Pizzi e Carrillo (nao vendia)
      Jota a fazer de quinto ala para qualquer dos lados, talvez Willock tambem.
      Felix e Jonas
      PL* e Seferovic

      Fejsa, Cervi, Salvio e talvez (Taraabt?) me esteja a esquecer de mais alguem podem sair. Zivko e Krovi emprestava com opcao de chamar em Dezembro e clausulas de compra decentes, plantel para jogar na champions e no campeonato a serio…

  • André
    Posted Maio 19, 2019 at 4:13 pm

    Concordo completamente, e acho que referiste uma questão relevante que foi a postura na Europa e na Taça. Ainda consigo compreender a postura na Europa no sentido em que enfrentar o Chelsea por duas vezes no espaço de uma semana poderia comprometer a performance no campeonato. Embora o Benfica tenha de jogar sempre para ganhar, há que ser inteligente e tenho algumas dúvidas que a equipa aguentasse a série Braga – Chelsea – Portimonense – Chelsea – Rio Ave. Em todo o caso defrontamos um Frankfurt forte mas que desde o 2-0 ao Benfica não voltou a ganhar e que acaba o campeonato num lugar que nem dá acesso direto à Liga Europa.
    Sobre a postura na Taça de Portugal penso que é incompreensível alinhar com Svillar, Fejsa (que vinha de lesão) e Jardel a titulares. Acabou por ser o descalabro com a lesão de Gabriel que aliada às escolhas do treinador comprometeu completamente a capacidade do Benfica de dominar o jogo como tinha feito na 1ª mão ou na Liga.
    Finalmente mencionaste a postura defensiva que foi realmente assustadora. Eintracht, Portimonense, Braga, Rio Ave, Santa Clara foram só alguns exemplos de como não se defende e o Benfica acaba por beneficiar de um poderio ofensivo assinalável. A melhorar muito esse aspeto no Verão, o Benfica tem todas as condições para dominar no próximo ano, em que o primeiro jogo oficial será um Benfica-Porto ou um Benfica-Sporting.
    Será também interessante perceber a postura de Lage na Champions na próxima época.

    Parabéns pelo texto.

  • Bruno Cunha
    Posted Maio 19, 2019 at 3:30 pm

    Concordo a 100% com este texto, existem coisas a melhorar mas o registo deste homem desde que entrou no Benfica é fenomenal.

    Discordo de quem diz que este campeonato é demérito do Porto. Sim uma vantagem de 7 pontos com o calendário que o Benfica tinha era titulo praticamente no bolso, no entanto ninguém contava que o Benfica empata se apenas um jogo até ao final da época e isso é mérito de Lage e dos jogadores.

    Para ser campeão o Benfica tinha de ser perfeito e assim o foi…

  • Kostadinov
    Posted Maio 19, 2019 at 2:40 pm

    A componente defensiva acaba de facto por ser a sua maior pecha, mas tem toda uma carreira para a trabalhar. O campeonato é uma prova de regularidade e o Lage provou todo o seu talento ao longo deste ano. Já nem falando na grande demonstração de saber estar, parece-me que do ponto de vista táctico e técnico estamos na presença de um dos melhores treinadores desta nova geração. O próximo ano vai ser muito interessante para o seu desenvolvimento enquanto técnico.

  • Khal Drogo
    Posted Maio 19, 2019 at 1:51 pm

    Que grande carreira que se antevê a este homem! Mas admiro, sobretudo, a sua postura. Fazem falta pessoas assim ao futebol. Este título é de Lage.

  • Teixas
    Posted Maio 19, 2019 at 12:43 pm

    Bruno Lage ganhou um campeonato quando o que lhe pediram foi fazer o melhor possível e preparar o próximo campeonato como se deu a entender com o mercado de inverno.

    BL está de parabéns! Ainda assim. 1 troféu, ainda que seja de campeão, é o mínimo. Na próxima época os objetivos são maiores. Ganhar o bi, recuperar a taça da Liga que já nos escapa a tantos anos, ganhar a Taça de Portugal e apagar as más memórias europeias. Isso sim é o grande desafio! Este ano não lhe pedia nada. Para o próximo vou-lhe pedir tudo.

  • Analista Especialista
    Posted Maio 19, 2019 at 12:19 pm

    Reforços que eu gostava:
    GR: Cilessen/Ospina
    DD: Rafinha
    PL: Mitrovic
    XI base:
    Cilessen/Ospina, Rafinha, Dias, Ferro, Grimaldo (se sair ia buscar Mário Rui), Pizzi, Gabriel, Samaris, Rafa, Félix e Mitrovic

    • Zamorano
      Posted Maio 19, 2019 at 3:28 pm

      Concordo Analista. São as três posições que na minha opinião são prioritárias. E essas três propostas são bem interessantes, mas provavelmente muito difíceis de realizar.
      Excelente texto de A.
      Hess.
      E uma Enorme vénia a BRUNO LAGE.

    • Tsubasa
      Posted Maio 19, 2019 at 1:08 pm

      Benfica precisa de um lateral esquerdo, se há coisa que esta época mostrou é que Yuri Ribeiro não é de todo alternativa nem tem qualidade para o ser, felizmente acabou por não se notar muito porque Grimaldo conseguiu uma época inteira sem se lesionar, mas isso é desafiar as probabilidades, pois muito dificilmente Grimaldo consegue mais 10 meses de competição sem lesões

      Que Rafinha é que te referes?

      • Analista Especialista
        Posted Maio 19, 2019 at 3:36 pm

        Mas para a esquerda, apesar do comportamento, não me importava de ter Coentrão.

      • Analista Especialista
        Posted Maio 19, 2019 at 2:17 pm

        Rafinha do Bayern. Vejo nele uma espécie de Dani Alves.
        Na nossa liga teria destaque durante 2 épocas sem problema.
        Acredito em André Almeida como lateral de cobertura para as duas faixas.
        O meu desejo pessoal era ver uma aposta em Pepê Rodrigues no miolo, mas acho difícil.

        • Chico
          Posted Maio 19, 2019 at 3:29 pm

          Um Benfica que queira disputar várias frentes não pode ter só um lateral suplente para ambas as laterais. Gosto do Pepê, mas não é suficientemente intenso para funcionar num meio-campo a dois.

  • masterDC
    Posted Maio 19, 2019 at 11:58 am

    Este campeonato é essencialmente devido a Bruno Lage. A forma como recuperou a equipa e perdeu unicamente 2 pontos depois de ter deslocações difíceis diz muito do seu trabalho desde que chegou.

    Conseguiu recuperar jogadores como Samaris e Gabriel e até Taarabt teve direito a minutos de jogo. Com BL penso que o Benfica se não vender as pérolas conseguirá aproveitar da melhor maneira o grande momento que vive a sua formação.

    Fica como destaque negativo a forma como não chegaram à final da Taça de Portugal (ainda bem) e a preferência errada que deram ao campeonato em detrimento da LE, fica a ideia que podiam ter muito bem passado às meias finais.

    Parabéns a todos os benfiquistas, o Benfica mereceu ser o campeão.
    O meu desejo para o ano é que o Sporting possa entrar verdadeiramente na luta, que tenhamos um Braga forte, que esta época chegou a estar muitas jornadas na discussão, mais casos surpresa como o Moreirense, menos casos de arbitragem e falar mais de futebol (isto claro é utópico).

  • 100Clubismo
    Posted Maio 19, 2019 at 11:51 am

    Uma das coisas mais evidentes que se retira desta conquista é a seguinte: TODOS os adeptos, sem excepção, dão 200% do mérito ao Lage e dão bola aos jogadores, como se eles fossem manequins ou figuras de proa. É vergonhoso e é uma coisa muito portuguesa, de atribuir os louros de um trabalho sempre ao superior hierárquico, que é sempre o “todo bom” e nunca aos subordinados. Esta lógica no futebol então é um fartote. Admito sem problema algum que há um SLB antes e depois de BL e que o bom futebol apresentado pelos vermelhos tem muito da sua marca, mas os louros deveriam ser divididos de forma mais justa, até mesmo porque o próprio Lage diz: “Os jogadores fazem-me treinador”.

    • joaodjesus
      Posted Maio 19, 2019 at 2:05 pm

      Como é óbvio nenhum treinador faz omeletes sem ovos, agora o mérito que se dá ao Bruno Lage é que com ainda menos recursos que o treinador anterior conseguiu elevar o desempenho da equipa para niveis impensavel antes de si. Ninguém tira mérito aos jogadores, mas grande parte deles teve este rendimento devido a Bruno Lage, e dai se der grande merito ao treinador.

    • Estigarribia
      Posted Maio 19, 2019 at 12:21 pm

      100Clubismo,

      Aqui no Visão de Mercado, todos nós, adeptos de Benfica, Sporting, FC Porto ou de outro clube, demos mérito ao Bruno Lage e aos jogadores do Benfica. Mas respeito e aceito a tua opinião.

      Saudações Leoninas

  • Estigarribia
    Posted Maio 19, 2019 at 11:42 am

    Excelente texto, António Hess. Bruno Lage tem tudo para ser um dos grandes treinadores do Benfica e poderá vir a merecer uma estátua no Estádio da Luz daqui a uns anos, caso continue o excelente trabalho no emblema da Luz. Como Sportinguista gosto da postura e atitude correcta de Bruno Lage que contrasta, e de que maneira, com a fanfarronice do Jorge Jesus e com o excesso de calma de Rui Vitória (apesar de Rui Vitória também ser um bom treinador e estar ligado a vários êxitos do Benfica, assim como JJ).

    Jogadores como Andreas Samaris e Adel Taarabt, que não contava muito para RV, ganharam uma nova vida com Bruno Lage na equipa principal do Benfica (já para não dizer que o André Almeida poderá ter feito a melhor época desde que chegou ao Benfica) e jovens craques como Florentino, Ferro ou João Félix assentaram no XI base da equipa encarnada e de lá não saíram mais. Com a fornada de jovens craques que o Benfica tem na Equipa B e na de Sub-23, o clube da Luz pode muito bem repetir, num futuro próximo, a campanha fantástica que o Ajax fez esta época no UEFA Champions League.

    Como Sportinguista e adepto de futebol é por ver treinadores como Bruno Lage e Marcel Keizer, que têm uma postura correcto dentro e fora do campo, que ainda tenho alguma esperança que o futebol português consiga evoluir um pouco mais. É difícil, mas sonhar não é proibido.

    Saudações Leoninas. E, mais uma vez, parabéns a TODOS os Benfiquistas aqui do Visão de Mercado pelo vosso título de Campeão Nacional.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Maio 19, 2019 at 11:39 am

    De facto, grande parte do mérito desta vitória deve-se a Lage e às mudanças que imprimiu no sistema de jogo que se consolidaram ao longo das jornadas.

    Para além do sistema, conseguiu potenciar jogadores que estavam a penar ou nem sequer a jogar na primeira parte da época, bem como confirmou que alguns (Ziv) não corresponderam às suas exigências.

    Contudo, nem tudo são rosas e, apesar da festa, é preciso reflectir em alguns aspectos: transição defensiva que, a espaços, foi penosa, permitindo que as equipas adversárias pudessem criar oportunidades e dividir o jogo; a abordagem às segundas mãos das eliminatórias através de um jogo mais especulativo e, consequentemente, uma desvalorização das competições europeias que, compreendendo ao colocar o campeonato como meta máxima, ao mesmo tempo não entendo tendo em conta que o Benfica deve lutar pelo prestígio europeu e ter capacidades para tal. Isto é, um plantel profundo onde a rotatividade seja planeada de forma constante e ambiciosa, não rodando por rodar, mas sim rodando para manter uma dinâmica alta.

    Por isso, o grande desafio de Lage na próxima época será mostrar que o que aconteceu nesta segunda volta não foi por acaso, especialmente tendo agora a oportunidade de moldar o plantel à sua imagem e desde o início, tendo uma pré-época que, com treino, aprimorar alguns aspectos e corrigir outros; mas também servirá para Lage demonstrar que sabe e entende que o Benfica deve lutar pelo seu espaço europeu e, com isso, lutar por um dos dois lugares do grupo da Champions e progredir até ver. Para isso, será preciso mostrar outra ambição que, creio, Lage terá.

    Uma última palavra para LFV. Tentou bater no peito e reclamar algo que, na verdade, foi apenas fogo de vista. Adiou demasiado tempo uma óbvia decisão, custando pontos que poderiam ter dado outra margem de manobra. Por outro lado, uma delapidação do plantel no que toca a pontas de lança. Este campeonato não tem mérito do LFV, por mais que ele queira reclamá-lo. Mérito pertence a Lage…

    • Tsubasa
      Posted Maio 19, 2019 at 2:02 pm

      Isso é o mesmo que estás a dizer que um pai que fez tudo para que o filho não estudasse para não ter um bom trabalho, depois do filho conseguir tirar o curso porque foi trabalhar para o pagar, depois o pai vir dizer que teve mérito porque lhe deu vida há 25 anos atrás

      Vieira tem muitos méritos, mas neste título não tem mérito, pois foi ele que manteve ad aeternum o Rui Vitória quando toda a gente via que já era problema e não era solução, mesmo depois disso é preciso frisar que o mesmo Vieira já com Lage como treinador veio dar entrevistas a falar em Mourinho e Jesus para treinador tirando assim confiança ao Lage, e só depois de ter percebido que Mourinho não era viável (porque Mourinho não queria) e Jesus também não era viável (porque os adeptos não queriam), é que veio confirmar Lage, isto tudo feito com Lage já como treinador do Benfica

      Por fim findo o mercado de inverno, verificamos um desinvestimento na equipa ao irmos à jogo apenas com 2 avançados (Félix e Seferovic) e um jogador que fisicamente já não dava totais garantias (Jonas), o que passa uma clara mensagem à equipa, treinador e adeptos de desistência e começar já a preparar a próxima época

      A resposta de Lage a tudo isto, foi um rolo compressor que culimou ontem com recorde de golos

      Portanto Vieira já teve muitos méritos, e houve títulos que o mérito principal foi dele, mas não desta vez, desta vez Vieira fez tudo ao contrário, mas felizmente para nós benfiquistas o somatório de todos os erros de Vieira no fim graças ao Lage deram no título

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Maio 19, 2019 at 1:49 pm

      Nem tanto à terra, nem tanto ao mar.

      LFV tem óbvios méritos no que toca ao Seixal e ao projecto. Creio que nenhum benfiquista com bom senso o fará.

      Agora, isso não quer dizer que ele não tenha tido falhas e falhas graves durante esta época. Lage, para além de ter tido o mérito de ter sido campeão, também salvou o LFV permitindo que ele tivesse o discurso que teve ontem…

    • Sombras
      Posted Maio 19, 2019 at 11:56 am

      Discordo só do último ponto numa medida: até hoje não sabemos se não foi o Lage que não quis o Ferreyra no plantel. Eu acho que a culpa é de LFV, mas não tenho a certeza integral nisso.

      De resto concordo com tudo e espero que esta off season seja à imagem de Lage e que se corrijam erros do passado.

      • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
        Posted Maio 19, 2019 at 1:48 pm

        Não acredito que tenha sido por acaso. Parece-me que houve alguns erros de casting na pré-época passada. É muito fácil falar depois, óbvio, mas parece-me que não houve uma análise psicológica do Ferreyra. Não quero acreditar que um departamento de scouting, para além das qualidades técnicas de um possível reforço, não investigue como é que esse reforço se poderá adaptar (ou não) a uma nova realidade.

        Tirando isso, estou com muita expectativa para ver como e que o Lage se irá comportar nesta pré-época. Finalmente poderemos avaliá-lo na sua totalidade e acredito que ele se irá safar bem.

        Apenas tenho um receio que, creio, será partilhado por muitos mais. Tanta conversa sobre receitas e dinheiro, mas depois o LFV começa a vender…

  • Red Punisher
    Posted Maio 19, 2019 at 11:35 am

    L..ealdade
    A..stúcia
    G..estão
    E..moção.

    Isto é LAGE. Excelente treinador, que mete inveja a muita gente (e com razão) mas que deveria ser sinónimo de orgulho e acreditar para qualquer anti. São estes treinadores, discretos, com cultura tática e com igualmente muita margem de progressão que nos fazem acreditar num vôo alto fora de portas nacionais. Agora o meu desejo é que LAGE vença a supertaça ao Porto, já em Agosto, para podermos cimentar o treinador presente como o maior de Portugal em todos os campos.
    Acredito que, se LFV, lhe der os jogadores que pretende, o Benfica tem tudo para ir ao Bi…e quiçá novamente ao Tetra. Nota-se muita união, fruto de LAGE, que parece estar para durar…mas no futebol tudo muda…e muito rapidamente!

  • Goncalo Silva
    Posted Maio 19, 2019 at 11:26 am

    Mais do que isso é a humildade que ele apresenta que mais fez apaixonar os verdadeiros adeptos. Pessoas como ele fazem muita falta no nosso futebol. Benfica tem Lage, o Sporting tem Keiser, só falta o Porto ter um senhor a comandar as suas fileiras que tenha esta atitude. Acho que se o Porto continuasse com o NES, para mim também um senhor no seu discurso, o ambiente no futebol português seria bem mais respirável. Basta ver que jogadores como Samaris e Acuña têm vindo a melhorar e muito o seu temperamento dentro de campo, e muito se deve ao espírito incutido pelos seus treinadores. Só falta o Porto, e talvez consigamos ter finalmente bases para que a nossa liga cresça exponencialmente nos próximos anos.

    • 100Clubismo
      Posted Maio 19, 2019 at 12:17 pm

      Às vezes não sei se o pessoal no Tugão afinal quer um treinador de futebol…ou um lírico. Eu vou ser contra a corrente do blog, mas a principal função de um treinador de futebol é…treinar, meter equipas a jogar (bom) futebol e não ser um “amigalhaço” e simpático. Se a maledicência e boçalidade dos treinadores portugueses é um problema? Claro que é, e contribui para o ambiente irrespirável do nosso futebol, mas muito pior do que isso são maledicências de dirigentes e demais figuras alheias ao jogo jogado. Os presidentes de clubes são verdadeiros manipuladores de massas, dirigem instituições com enorme peso social e desportivo sobre milhões de pessoas na nossa Pátria, e por isso é que o perigo é infinitamente maior, e isto para não falar das suas “correias de transmissão” na TV. Há também muitos adeptos que não são de todo inocentes (vide claques).
      Conclusão: os treinadores boçais e tasqueiros são um problema, mas um problema menor, porque não estão lá para insultar ou agradar. Estão lá para trabalhar.
      Por isso é que às vezes penso se não seria melhor adotar o modelo inglês, em que há um dono/CEO e um director desportivo, e não há cá Presis pra ninguém. Atenção, obviamente sou contra este modelo (seria uma reforma extremamente e duramente radical), mas resolveria muito dos problemas e as pessoas ao fim de 3 ou 4 anos habituar-se-iam.
      Nem isso iria acontecer jamais, porque há muita gente que lucra com isto, há muitos interesses e os oportunistas que pululam no futebol não quererão perder o poleiro.

  • Joao X
    Posted Maio 19, 2019 at 11:25 am

    Enorme mérito de BL.
    O 37 é muito dele.
    Já está a mostrar qualidade e acho que é um treinador com muito potencial, para além de que tem uma excelente postura, aspeto que aprecio bastante.
    O próximo grande teste será começar a época de início, sem o fator chicotada.
    Lage e Keizer vão ter testes “semelhantes”, vão ter oportunidade de preparar uma época de início, vamos ver como se saiem.
    Espero que o holandês saia por cima ?

  • Nickles
    Posted Maio 19, 2019 at 11:16 am

    Tudo dito Hess. Não há nada a acrescentar a não ser uma coisa…

    É incrível o pano que a comunicação andou a passar todooo o campeonato. Só quando a coisa começou a apertar é que já interessava falar em polémicas.
    O Benfica este ano foi alvo dos ataques mais nojentos que se tem memória no futebol e aliado a isso ainda tivemos um VAR a carregar o Porto mais de metade da época, taça da Liga incluída. E mesmo assim ainda têm coragem de vir falar de um campeonato polémico, um campeonato adulterado. Lindo.
    Mas isto é Portugal, onde se faz tudo à descarada e onde pessoas sérias são poucas e raras. É mais que evidente, desde a diferença comportamental da CD (impunidade total para uns e interdições atrás de interdições ao estádio a outros) aos critérios vergonhosos do VAR, que o campeão só podia ser um. Como não correu como previsto, agora isto já está tudo adulterado e não sei mais o quê.

    O engraçado é que dos 3 jogos em que houve histeria geral, o Benfica em dois vence por 4-1. Mais engraçado ainda é o penalty que toda a gente pede para o Rio Ave, quando a haver falta é claramente fora de área. Este último até pode ter adulterado o resultado final já que o 2º golo do Benfica sucede a essa mesma falta, passando o resultado de 2-3 para 2-2 (como se o futebol fosse assim linear). Mas pasmem-se, mesmo com esse empate o Benfica acabaria por ser campeão.
    Agora.. vamos esquecer todas as outras 30 jornadas e apenas focarmo-nos nestes 3 jogos?! Vamos ignorar completamente que o segundo golo do Belenenses (na Luz) é precedido de um penalty claro para o Benfica??? Ou que o Porto foi descaradamente favorecido no jogo mais complicado que tinha até ao final do campeonato (falo do jogo em Braga)??? Mas lá está, aí a comunicação ficou caladinha, ZEROOOOOO de destaque.
    Ah e a cereja no topo do bolo foi depois do jogo Feirense-Benfica, onde a comunicação junta-se e tenta mostrar à força toda que esse jogo sim foi o escândalo do ano. Um jogo onde os ÚNICOS casos são um golo BEM ANULADO (a Sport TV mostra uma imagem no final onde confirma que é bem anulado) e um penalti discutível não marcado a favor do Feirense. Não estou a inventar nada, é só olhar para a importância que se deu aos posts do Feirense e do tal jogador deles que estava farto do futebol português etc etc. Jogador esse que, por mera coincidência ou não, foi da formação do Porto.

    Mas o que eu gosto mesmo é da falta de noção dos portistas, alguns até com uma importância considerável no futebol português. O António Oliveira por exemplo, que ficou caladinho o campeonato todo (mesmo quando o Porto era claramente favorecido), só agora no final é que veio dizer que a arbitragem é uma vergonha. Mas esperem que ainda há mais.. O mesmo António Oliveira conseguiu a proeza de afirmar coisas como “o poder não quer que o Porto seja campeão”.
    Brincalhões estes portistas.

    O Benfica foi campeão, justíssimo diga-se, mas não se pode nem se deve ocultar tudo o que se passou à volta nestes 9 meses. E pelos vistos é para continuar.

    A sorte é que o Benfica aguenta com todos. Venha quem vier.

    • The Mask
      Posted Maio 20, 2019 at 12:11 pm

      Nickles acho que vou roubar esta tua clarividência e postar no meu Facebook para a malta que me anda a chatear. Um abraço!

  • ACT7
    Posted Maio 19, 2019 at 11:08 am

    Este campeonato é praticamente todo do Lage e dos jogadores, lutaram sempre até ao fim até mesmo quando os próprios adeptos assobiavam de barriga cheia a própria equipa em casa.
    Tal como o António Hess realça no texto, os jogos onde o Benfica cedeu mais oportunidades foram em casa com a pressão ridícula dos adeptos, Tondela, Vitória de Setúbal, Portimonense e mais alguns jogos foram casos flagrantes (tiro o jogo de ontem porque a equipa não estava 100% focada como é natural) de que os adeptos pressionaram a própria equipa, não me esqueço a forma ridícula como se tratou o Rúben Dias depois de falhar um passe que deu o 2-2 contra o Belenenses.
    O Benfica depois de uma 1ª fase ridícula, fez aquilo que todos nos sonhamos, vencer, golear, apostar nos jovens e ter um treinador sem olhar a nomes, educado e respeitador. O que podemos pedir mais? um verdadeiro sonho aquilo que o Lage trouxe para o Benfica.
    Os jogadores foram sujeitos a uma enorme pressão, não é normal vermos jogadores como Jonas, Fejsa, Samaris, etc. ficarem em lágrimas depois de tudo que já conquistaram. Foi sem dúvida uma enorme pressão a que os jogadores do Benfica foram sujeitos, até porque não havia margem para errar principalmente quando o adversário directo teve a felicidade de jogar sempre primeiro e pressionar ainda mais o Benfica.

  • Ze Maria
    Posted Maio 19, 2019 at 11:03 am

    Houve total mérito do Benfica aqui, sem duvida.

    Gostava só de ressalvar que nunca acreditei que o segundo lugar estivesse em risco para eles, embora terem ido buscar o primeiro foi bastante positivo.

    Parabéns.

    SL

  • Tsubasa
    Posted Maio 19, 2019 at 11:03 am

    Concordo em absoluto, não se tratou apenas de recuperar 7 pontos (algo que já é um feito extraordinário, tanto que nunca tinha acontecido antes, ou seja, o Porto nunca tinha perdido um campeonato em que chegou a ter 7 pontos de avanço para o Benfica)…. Mas para além desses 7 pontos, era ainda o facto de o calendário ser de uma dificuldade extrema, obrigando a deslocação a casa de todas as equipas classificadas até ao 7o lugar

  • bellamy
    Posted Maio 19, 2019 at 11:01 am

    Mais um belo texto Hess, parabéns.

  • Sombras
    Posted Maio 19, 2019 at 10:57 am

    Se derem tempo ao Lage no Benfica, acho que vão acabar por ter de lhe erguer um monumento. Tenho muito poucas dúvidas.

Deixa um comentário