Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Lágrimas por Telma Monteiro; Marcos Freitas nos oitavos; E mais dois diplomas Olímpicos na bagagem

As ondas de Tóquio continuam a trazer grandes prestações para Portugal no que toca ao Surf feminino, com Yolanda Hopkins em grande destaque. No Hipismo distribuímos classe e alcançamos mais duas finais que irão decorrer nos próximos dias. Marcos Freitas superou um jogo dificílimo. Tristeza por Telma Monteiro não ter conseguido ultrapassar o top 16, após um combate com mais de 10 minutos de duração.

Yolanda Hopkins venceu a favorita francesa e 2.º do ranking mundial Johanne Defay nos oitavos de final do Surf, por 10.84 – 9.40, e garante mais um Diploma Olímpico para a Missão Portuguesa. Quando Teresa Bonvalot entrou em competição o mar já não estava nas melhores condições para o seu estilo “mais perfecionista” e apesar da excelente réplica não conseguiu levar por vencida a super experiente Silvana Lima e perdeu por 12.17 – 7.50, terminando a competição no 9º lugar. No Hipismo/Equestre, Portugal consegue confirmar a presença na final da prova individual com Rodrigo Torres e seu cavalo Fogoso assim como na final da prova por equipas o que confere direito, desde já, a mais um Diploma Olímpico. No Ténis de Mesa, Tiago Apolónia após a brilhante vitória sobre o campeão Africano Olajide Omotayo por 4-0, na 2.ª  ronda não ultrapassou o favorito indiano Kamal Achanta e perdeu num jogo muito disputado por 2-4 (11-2/8-11/5-11/9-11/11-6/11-9). Já Marcos Freitas estreou-se na 3.ª ronda e logo com uma vitória histórica sobre o austríaco Daniel Habesohn por 4-3 (11-7/3-11/11-7/11-6/11-13/2-11/11-3). No torneio feminino, Fu Yu entrou a vencer de forma esclarecedora contra a indiana Sutirtha Mukherjee por 4-0 (11-3/11-3/11-5/11-5). No segundo dia de provas na Vela, Carolina João que compete na categoria Laser Radial apresentou uma ligeira subida de forma e terminou a 3.ª e 4.ª regata em 28.º e 30.º lugar, respetivamente. No Judo, a nossa única medalhada no Rio em 2016, Telma Monteiro em -57kg venceu o primeiro combate de forma irrepreensível contra a costa-marfinense Zouleiha Dabonne por Ippon mas no segundo combate, e após um longuíssimo prolongamento, acabou perder por acumulação de castigos com a polaca Julia Kowalczyk; Telma ainda esteve prestes a vencer mas o Wazari que realizou após um contra-ataque foi anulado pelos árbitros após reverem as imagens, uma decisão que poderá ter sido um “pouco” polémica. No Triatlo, na Elite masculina, os portugueses João Silva e João Pereira conseguiram terminar a duríssima prova nos 23.º e 27.º lugares, respetivamente.

40 Comentários

  • cards
    Posted Julho 26, 2021 at 6:39 pm

    Falta quase tudo, em termos de apoio, aos nossos atletas por isso não serei eu a pedir medalhas
    Só peço una coisa superação.
    Não crítico a Telma porque ele deu muito ao desporto português mas já desde Pequim que acho que lhe falta um acompanhamento psicológico ao mais alto nível é incrível que em europeus e mundiais coleciona títulos e pódios, como mais ninguém, e chega aos Olímpicos e em 5 tentativas tem 1 bronze caido do céu e eliminações precoces.
    É uma fantástica atleta provavelmente a melhor da história do desporto português tal é a quantidade de títulos
    Não interpretem mal as minhas palavras pf

  • 011eleven
    Posted Julho 26, 2021 at 3:30 pm

    Se muitas vezes não se acompanham estas modalidades sem ser nos jogos olímpicos em parte também tem a ver com as transmissões televisivas. Pelo menos falo por mim, se sempre que houvesse um mundial ou europeu de ginástica, natação, atletismo, etc, houvesse o alarido por parte da comunicação social como há ou houve com a seleção de futebol talvez os portugueses acompanhassem mais. A Filipa Martins ( que eu não conhecia) fez uma excelente prestação nestes jogos e se teve 30 segundos de tempo de antena foi muito. Além disso, sempre gostei de desporto e desde cedo fui impedido de praticar pelos meus pais por me tirar tempo de estudo e foco. Acabaram por me cortar as asas por sempre considerarem o desporto como um lugar precário e sem futuro. Como os meus pais muita gente deve pensar o mesmo e daí a necessidade do Estado e da comunicação social valorizar e mostrar mais a importância das diferentes modalidades, que demonstrem que é possível ter uma carreira no desporto ou mesmo conjugar com os estudos.

  • DNowitzki
    Posted Julho 26, 2021 at 2:07 pm

    O Desporto Escolar beneficia, para os professores de Educação Física, de uma brutalidade de horas. O que fazem com elas e as condições são outra coisa. Vão ler o despacho que saiu há dias.

    Ter atletas em 20.° lugar é um fracasso? Portanto ser, entre 7 mil milhões de seres humanos, o 20.° melhor é um fracasso? Ganhem noção da realidade!

    Como apareciam os Lopes, Leitões e companhia? Da rua! Hoje, o desporto de rua desapareceu. Nós jogávamos futebol na rua/no descampado. Quatro pedras a servirem de postes e vamos lá a isso. No verão chegámos a organizar uma espécie de olimpíadas em que competimos entre nós de forma arcaica. Era uma festa! Hoje, está tudo sentado em casa agarrado ao telemóvel, enquanto eu, do alto da minha velhice, ao final da tarde vou pegar no meu triciclo e fazer umas 2 ou 3 horitas de pedalagem.

    Os Jogos Olímpicos são a maior manifestação desportiva da humanidade que exige um esforço e uma preparação inumanas, frequentemente graças apenas aos atletas e aos clubes. Sabem quem foi a Teresa Machado? Faleceu o ano passado aos 50 anos. No final da carreira, teve de andar a fazer limpezas para sobreviver. F***-**! Uma mulher que competiu em 4 JO!

    • Sede de vencer
      Posted Julho 26, 2021 at 8:18 pm

      DNowitzki,
      Geralmente concordo com os seus comentários, o seu nick tem o nome de um dos meus jogadores preferidos, mas não posso deixar de fazer um reparo à sua estatística: o número de casos possíveis só poderia ser 7MM se fosse esse o número de possíveis candidatos aos mínimos olímpicos E não houvesse restrição ao número de participantes/modalidade/país.
      No caso da Telma, e sei bem do que falo, ela faz parte de uma elite a quem nada, nada mesmo, falta. Nessa elite estão incluídos, entre outros, a Telma, o Nelson Évora, a Mamona (mais recentemente) e os atletas da canoagem (e não apenas os 2 mais reconhecidos). A nível material, científico, monetário, jurídico (sim, jurídico!) e técnico esta elite usufrui de condições que nem à Vanessa Fernandes foram disponibilizadas.
      Termino manifestando um desejo de mais humildade à Telma.

      • Kafka
        Posted Julho 26, 2021 at 9:42 pm

        Primeiro não é verdade que as condições sejam iguais à dos atletas de topo a nível Mundial

        Em segundo, independentemente das condições seremos boas, não é assim que se constrói uma nação forte em várias modalidades, não é a dar condições de topo a 10 ou 15 atletas e só depois de eles chegarem ao topo, isso é ver de casos ad-hoc

        Uma nação forte em desporto constrói-se de base e é desde criança que as condições têm de ser de topo, não basta o Nelson Évora ter condições definidas topo, é preciosa as crianças na sua formação com 10/15 anos também terem condições de topo, treinadores de topo etc, isto para se criar uma base fortíssima onde depois dessa base vão sair 4 ou 5 atletas de classe Mundial que lutarao consistentemente com os melhores e quando uns falharem haver mais 4 ou 5 do mesma nível

        A Simone Billes não é a melhor do Mundo porque aos 24 anos tem condições de treino de topo, ela é a melhor do Mundo porque com 10 anos já tinha condições de treino de topo e com 14/15 anos competia diariamente com mais 30 ou 40 ginastas (que também tiveram condições de treino topo) de um nível altíssimo e isso faz com que ela tenha de ser melhor todos os dias e não apenas 1 vez de 4 em 4 anos que é o que sucede com as crianças portuguesas, que fruto da falta de investimento no desporto jovem o que sucede é que qualquer talento ad-hoc que apareça em criança, depois anda a bater em mortos em todo o seu processo formativo porque não rem

        • Kafka
          Posted Julho 26, 2021 at 9:45 pm

          Porque não tem concorrência alguma das outras crianças, fruto da falta de investimento e condições de treino de topo

          Logo a base sendo fraca, torna a competitividade fraca e isso gera que depois qualquer atleta não possa ser exponenciado ao máximo, apesar de ter qualidade

          Portanto vires dizer que há 7 ou 8 gatos pingados que têm boas condições de treino, vale ZERO e não passa do pensamento típico tuga, e da habitual falta de visão do que deve ser um projecto desportivo sustentado

          • Sede de vencer
            Posted Julho 26, 2021 at 11:41 pm

            Caro Dirk, permita-me tratá-lo dessa forma, não estou contra as condições proporcionadas aos atletas que representam o país. E nem acho razoável que seja uma prova que os defina desportivamente.
            Eu também não me importaria de ser o 1.000.000 melhor do mundo nalguma modalidade.
            Quanto ao kafka,não são só estes 7 que podem usufruir destas condições incríveis. São muitos mais. Só na canoagem serão uns tantos. Você faz ideia das condições (financeiras e técnicas) da federação de canoagem? Ou da qualidade dos estágios em montemor o velho? Poderia também alongar-me acerca do judo e do atletismo (alguns), mas não o quero chatear.
            Quanto ao cluster que refere como sendo quaseuma solução para todos os males, os estágios (nacionais e internacionais) amenizam eficazmente essa situação. Aliás, existem casos bastante conhecidos de atletas que residem no exterior para terem acessaos (supostamente) melhores treinadores e companheiros de treino (no ténis e no ciclismo é muito comum). Quanto à detecção precoce de talento, nem acho que estejamos mal. Tirando o monopólio do futebol da equação, diria que até estamos bastante bem.

            • Kafka
              Posted Julho 27, 2021 at 7:22 am

              Dizeres que estamos bastante bem em termos de captação de talento e desporto jovem, demonstra que não conheces de todo a realidade… Mas também não te vou responder mais pq o site actualmente está uma treta completa e a partir da 2a/3a resposta passa a estar 1 letra por linha o que torna inviável a leitura seja do que fôr

              • Sede de vencer
                Posted Julho 27, 2021 at 10:56 am

                Kafka, estamos bastante bem. Sem dúvida que estamos! Exclua o futebol da equação – o qual, tem sido factor gerador de alegrias. Agora analise o número de federados das modalidades ao longo dos anos e a evolução inter-anual. Se for da área (ou tiver conhecimentos) de econometria, refiro-me à análise de séries temporais (por oposição a dados em painel). Agora intersecte essa dinâmica com os resultados recentes em provas internacionais. A opinião baseada num único indicador, jogos olímpicos, poderá ser enviesada. Mas há mais, a aposta no desporto pode ser vista como uma proxy da na educação: os resultados são obtidos no longo prazo. É claro que é dificílimo estabelecer causalidade. No entanto, parece-me claro que a construção de pistas de atletismo ou de velódromos são factores potencialmente geradores de sucesso desportivo, a prazo.
                Se quisermos resultados rápidos, podemos nacionalizar atletas já feitos e sem qualquer vínculo ou relação com o país, enganando o medalheiro.
                Para concluir, na minha opinião, o que nos distingue verdadeiramente dos países mais desenvolvidos, nomeadamente os EUA, não são tanto as condições materiais (p.e. piscinas olímpicas), mas a mentalidade vencedora e a capacidade de montar todo um sistema de atracção e retenção de talento (se quisermos ir mais perto, quantos atletas olímpicos portugueses conhece que sejam 100% profissionais? E da Bélgica? Suécia?).
                Portanto, sim, tirando os outliers das crises financeiras e pandémica, as coisas estão a correr bastante bem.
                P.S. compare a proporção dos indivíduos com 5-8 e 18 federados em futebol (com a totalidade dos indivíduos nessa faixa etária) com a soma dos federados nas principais modalidades ditas amadoras (com a base referida em cima). A base de recrutamento potencial é bastante limitada.
                P.S.2. Não confunda o estarmos bem com steady-state.

      • DNowitzki
        Posted Julho 26, 2021 at 9:29 pm

        Certo! Mesmo assim, quem me dera ser o centésimo melhor corredor de 100 metros do mundo, basquetebolista, hoquista ou ciclista, os desportos que pratiquei há dezenas de anos.

        O pessoal, além de só ligar a futebol, acha que ou se ganha uma medalha de ouro ou não tem valor. A Telma é uma atleta de elite, multi-medalhada, incluído olímpica. Se ela não beneficiasse desses apoios, quem beneficiaria? O Salgado?

    • Kafka
      Posted Julho 26, 2021 at 2:53 pm

      Nowitzki

      Mas pergunto-te se o desporto escolar trabalha directamente com todas as federações das diversas modalidades do País?

      Dou-te um exemplo, na Austrália as federações das várias modalidades do País a cada início de ano lectivo vão às escolas do País todo fazer captações junto das escolas para tentarem sacar os jovens mais aptos para qualquer modalidade e depois os melhores são enquadrados dentro do programa olímpico do país e são trabalhados num trabalho enquadrado entre a escola e a Federação da respectiva modalidade, isto com vista à formação de atletas de topo num futuro a 10/15 anos

      Isto acontece em Portugal? A Federação de Atletismo/Badminton/Natação etc vai fazer captações às escolas do País todo? E depois cria programas de treino que se enquadrem no desporto escolar? É que a Austrália faz isso

      Claro que depois vemos a Austrália com apenas 25 milhões de habitantes e já com 501 medalhas olímpicas ganhas e Portugal com 10 milhões habitantes tem 24 ganhas…… E depois pensam que os Portugueses são fracos e os australianos muito bons, quando a diferença é acima de tudo no investimento e na cultura desportiva do País

      Ou seja, neste momento a Austrália já está é a trabalhar e preparar os jogos de 2028 e 2032 (os jogos de 2021 foram preparados e trabalhados há 10 anos atrás)…. Basicamente os Australianos estão sempre 10 anos à frente a trabalhar os miúdos que hoje têm 10/15 anos…. Já em Portugal o que é que as diversas federações estão a fazer com os miúdos que actualmente têm 10 anos?

      • SilvadasAguas
        Posted Julho 26, 2021 at 4:42 pm

        A prova de que existe zero políticas de formação e aposta forte no desporto é tambem o facto de as nossas esperanças em medalhas serem por exemplo a telma monteiro com 35 anos, o nelson evora com 37, uma dogmo e o pichardo que sendo portugueses quase cairam aqui de paraquedas…mas assobia-se pro lado e daqui a 4, neste caso 3 anos, vao voltar os “especialistas” do desporto criticar os atletas portugueses por ficarem em 15 ou 20 numa competição com os melhores dos melhores, atletas que tiram do próprio bolso pra treinarem, que nao o conseguem fazer diariamente porque têm de ter uma profissão que os sustente, que quando podem treinar as condições pro fazer sao incomparavelmente piores do que em outros países e no fim ainda têm de ler autenticas absurdidades sobre eles ditas pelos próprios Portugueses… chega ao ponto de ter lido na derrota do Pedro Sousa, repito, do PEDRO Sousa, comentarios como, “este gajo ganhou um estoril open e agora perde com um espanhol qql, é sempre a mesma m….”, acho que nao é preciso dizer mais nada

      • DNowitzki
        Posted Julho 26, 2021 at 3:45 pm

        Repara que o meu comentário vai nesse sentido.
        O ME dá todos os anos milhares de horas às escolas para o DE, mas, como disse, desconheço em concreto o que fazem com elas. Aliás, por causa dos meus filhos até sei alguma coisa.
        O pessoal tuga é muito pobre em várias matérias. Nós, por exemplo, não temos um ministro da Educação, temos um tipo que anda a passear por aí. Não há uma política educativa neste país. Repara: dois putos brilhantes são reprovados porque os pais se recusam a que frequentem aquela patetice da Cidadania, mas depois tens outros alunos que passam com 6, 7, 8 negativas e/ou dezenas de faltas.

        Nós não temos governos nem políticas. Temos uns gajos em que se vota e que vão gerindo isto no sentido de lucrarem com isso e se perpetuarem no poder.

        • Peter S
          Posted Julho 26, 2021 at 4:45 pm

          Infelizmente, vejo poucas vezes alguém falar daquele que é, para mim, o principal problema do nosso desporto para além do futebol.

          Vivemos numa sociedade dominada pelo futebol e isso reflete-se na forma como formamos as crianças e os jovens no e para o desporto. Como quase só o futebol tem mediatismo, passa-se a ideia de que só o futebol é que interessa e pode levar a algum lado, o que faz com que potenciais craques de judo ou badminton, por exemplo, não se sintam motivados para investir nessas modalidades.

          Depois, como não há vontade em pensar a formação desportiva ao nível das escolas, não há qualquer consequência para um miúdo que seja, por exemplo, muito bom andebolista. Ou vai para o andebol fora da escola (o que não é “fixe”, porque só o futebol é que o é), ou perde-se enquanto atleta, porque não existe uma forma estruturada e pensada de captar talento como o dele.

          É claro que nem todos os miúdos que são bons a jogar basket na escola vão ser estrelas da NBA ou que os bons velocistas vão ser campeões olímpicos, mas, se todos tivessem oportunidade de se mostrar e desenvolver, em vez de um Neemias Queta, podíamos ter vários, assim como mais medalhas em JO.

          Enquanto o futebol ocupar 99% do interesse nacional e os outros desportos só interessarem brevemente quando um português tem sucesso (provavelmente, depois de ter de ter saído do país para lá chegar), não vale a pena sonhar com mais. Já muito fazem os nossos judocas, velocistas, maratonistas, etc. com o que o país lhes dá.

  • Xyeh
    Posted Julho 26, 2021 at 12:06 pm

    Eu acho que depositam tanta esperança num país com pouca tradição de medalhas que acabam por criar pressão desnecessária.

  • Kikao
    Posted Julho 26, 2021 at 12:06 pm

    Por favor, coloquem os olhos nos atletas para olímpicos. Esses sim são o orgulho desta nação retalhada…e aos quais a nossa sociedade não dá valor nenhum.

  • Diogo Moura
    Posted Julho 26, 2021 at 11:51 am

    Eu não exijo nada demais aos atletas portugueses, apenas que dêm o máximo (que dê certeza de dão).
    Somos um país sem cultura e sem investimento no desporto. O Governo está é preocupado com aulas de cidadania e exames nacionais facilitados enquanto promete milhões de computadores a quem não tem. Investimento porte parte do Ministério da Educação na formação de atletas é zero! Os jornais só se preocupam com os treinos e os amigáveis dos três grandes. Basta ver a grelha de programação, senão é a RTP1 e 2 a darem algum ênfase à coisa durante a madrugada/manhã, ninguém sabia que os jogos olímpicos existiam.
    Salva a EuroSport que vai transmitindo as provas (a Sportv nem tentou obter os direitos de transmissão, ridículo).

    • Kafka
      Posted Julho 26, 2021 at 12:23 pm

      Exactamente, não fosse a RTP e a Eurosport e em Portugal nem se sabia que existia jogos Olímpicos, visto os restantes canais estarem unicamente preocupados com os jogos amigáveis de fantochada do Benfica, Porto e Sporting…. É esta a grande cultura desportiva portuguesa

      Os Jogos Olímpicos começaram na Sexta feira, mas quem vê a capa dos 3 jornais desportivos portugueses, nem sequer sonha que os jogos estão a decorrer, pois desde Sexta feira tivemos capas de um tais de Gonçalo Ramos e Pedro Porro, até um tal de Textor já teve direito a capa desde que os jogos Olímpicos começaram…

      Vejam como é desprezado o desporto escolar em Portugal e a falta de cultura desportiva incutida nas crianças…. Vejam a falta de condições nas escolas ou a forma como a disciplina de educação física é desprezada nas escolas, no meu tempo tinha 3 horas por semana e nem pavilhão havia, e servia apenas para irmos jogar à bola e o prof dava 3 e 4 a toda a gente e nem estava para se chatear… Punha os rapazes a jogar à bola e as raparigas iam fazer o que lhes apetecia…. Há 20 e tal anos atrás o desporto escolar em Portugal era assim….hoje em dia não é muito diferente

      Isto para não falar que fruto da falta de aposta e integração do desporto de alto rendimento com as universidades, nós perdemos imensos potenciais atletas aos 18 anos, porque têm de escolher entre Universidade e seguir a modalidade que praticam, ora não havendo cultura desportiva em Portugal e só o futebol é que é rentável fruto disso, é normal que atletas de outras modalidades chegam aos 18 anos e deixam a modalidade que praticam para se dedicaram em exclusivo à carreira universitária e terem uma profissão que dá mais garantias do que serem altetas em Portugal

      • jafdfm
        Posted Julho 27, 2021 at 10:49 pm

        Deporto escolar? Mas achas que a Simone Biles ou a Mima Ito foram descobertas na escola? Tinham elas idade para entrar para a escola e já eram prodigios das respectivas modalidades.
        Em muitas modalidades, serem descobertos com 7,8 anos já é demasiado tarde.
        Depois repetimos ciclicamente este discurso de 4 em 4 anos, mas não se pode mudar de 4 em 4 anos os programas de alto rendimento porque não houve resultados. Veja-se que a equipa de triatlo da Noruega que começaram a preparar estes jogos em 2010…
        O trabalho que tem de ser feito é de divulgação das modalidades olímpicas, aposta forte nos centros de alto rendimento, detecção precoce de atletas para integrar o alto rendimento e criação de condições para que os mesmos treinam nesse contexto de alto rendimento desde tenra idade. Mas o mais grave de tudo é 99% destes atletas serem até demasiado tarde financiados unicamente por “paitrocinios”…

      • Nunop
        Posted Julho 26, 2021 at 3:24 pm

        Concordo em absoluto, especialmente com o último paragrafo. Fiz 5 anos de desporto universitário e a falta de integração do desporto de alto rendimento com o mesmo, é muito elevada.
        Nos EUA os melhores atletas as vezes só conseguem entrar na faculdade com uma bolsa de…..desporto. Ou seja as Universidades abrem portas muitas vezes a alunos na teoria piores, para apostar no desporto universitário e desenvolvimento dos atletas.

        Aqui em Portugal, não existem critérios de entrada em universidades, ligados ao desporto. Ou vens com 17/18 de média do secundário e abdicas do desporto, ou continuas com o desporto e não entras em universidade nenhuma/entras numa de pouca reputação e estás relegado a trabalhos que pagam pouco, num país onde o custo de vida é cada vez mais elevado. Antes dava para sair de casa dos pais aos 20/22, agora com os preços do mercado imobiliário, ou sais das grandes cidades, ou só com 30 anos…e entretanto a nossa geração vai ficando marcada como “preguiçosa”.

  • Luke
    Posted Julho 26, 2021 at 10:57 am

    Alguém me sabe dizer qual o record de diplomas para Portugal numa só edição? Sei que em 2016 foram 10, mas não tenho a certeza se antes disso se ganhou mais nalgum ano.

  • Nuno R
    Posted Julho 26, 2021 at 10:54 am

    Obviamente que nao podemos comparar o olimpismo de Portugal ao da Mongólia ou Geórgia. Esses países têm escola, tradição e cultura de modalidades (lutas, halterofilismo) de que nós só conhecemos dos livros. Na ignorância lusa pensamos que, como cá, o desporto dos países são totalmente orientados para o futebol, mas tal nao corresponde à realidade. A criançada em Portugal segue directo para as escolinhas da bola, noutros poisos divide-se por vários desportos. É o que é.
    Ainda ontem, em plenos JO, o serão dos canais de notícias foi passado a analisar jogos particulares. Aliás, jogos particulares do 3G têm mais importância que uma competição oficial (taça da liga) que já decorre.

  • jafdfm
    Posted Julho 26, 2021 at 10:42 am

    O Marcos Freitas ficou em 5º lugar em 2016 (eliminado pelo Mizutani 4-2, logo esta não é (ainda) a melhor classificação de sempre.
    O próximo jogo do Marcos será com o vencedor do encontro Fan Zhendong vs Lebesson, ou seja, antevê-se uma truta daquelas impossíveis.

    A Telma fez um combate ingrato, aquele Wazari é muito polémico e volta a ser “vítima” dos castigos em JO.

  • Niall joaQuinn
    Posted Julho 26, 2021 at 10:40 am

    O problema do insucesso desportivo português é cultural.

    Com exceção do futebol, o povo português não faz / não gosta / não quer saber do desporto.

    Vivemos num país que é um hino ao álcool, ao sedentarismo e à obesidade.

    Os que estão em Toquio são uns heróis por não se terem resignado a este marasmo e a esta cultura anti-desporto.

    Bons ou maus, os que estão em Tóquio são os melhores que nós temos em cada uma das modalidades. Acusá-los a eles pelo eventual fracasso é só estúpido.

    Se Portugal não trouxer medalhas (o que é uma possibilidade) não será seguramente por causa deles, mas sim por causa dos outros 10 milhões que ficaram em casa a beber vinho, nas esplanadas a beber minis e nas praias de papo para o ar, enquanto criticam quem levou quatro anos de sacríficio, perdeu férias e atravessou o globo para nos representar.

    Se querem mudar alguma coisa, não critiquem quem lá está. Tirem as playstations aos miúdos, saiam de casa, façam desporto, sejam exigentes com os governos, exijam um ensino sério de várias modalidades, exijam às vossas câmaras pavilhões onde não chova lá dentro, exijam pistas para correr, promovam o desporto, ensinem os miúdos a comer, acabem com os chocolates ao lanche com os refrigerantes, voltem à dieta mediterrânica e esqueçam os fritos, sejam saudáveis.

    Repito: isto é cultural.

    Os que estão em Tóquio não serão nunca culpados de nada. Apenas vítimas. Mentalizem-se disso.

  • BrunoAlves16
    Posted Julho 26, 2021 at 10:29 am

    Excelente o Marcos Freitas no ténis de mesa, veremos se consegue chegar ao diploma, realisticamente é a meta mais alta a atingir dado o poderio asiático. Pena pelo Tiago Apolónia mas fez um bom jogo, o indiano era claramente favorito. Expectativa também para a prestação por equipas, Portugal tem tido boas prestações colectivas na modalidade.

    Excelente resultado para a Yolanda no surf também, veremos se consegue chegar à luta pelas medalhas, e do cavaleiro Rodrigo Torres, não percebo nada deste desporto confesso, mas chegar à final olímpica será certamente assinalável

  • RMSO
    Posted Julho 26, 2021 at 9:53 am

    Este fim de semana já deu para ver algumas provas. Para mim, independentemente dos resultados, é sempre um orgulho enorme ver estes atletas nos jogos olímpicos. Como tem sido frequentemente debatido neste espaço, somos um país que só vê futebol à frente, portanto, depois não é correto disparar contra estes atletas, que muitos poucos apoios têm, sempre que têm um resultado menos positivo. Estar presente nos JO já é uma vitória, um diploma olímpico já é bastante prestigiante, uma medalha é um feito incrível.
    Fico bastante triste com a derrota da Telma, era uma das atletas onde depositava mais esperanças, mas ela já nos deu tantas alegrias que é injusto apontar-lhe o que quer que seja.
    No ténis também fiquei triste com a derrota do João Sousa (não tive oportunidade de acompanhar o Pedro, nem o jogo de pares), teve várias oportunidades para recuperar o break no segundo set, e para passar para a frente do marcador no terceiro parcial, mas acabou por entrar em picardias e perdeu contra um adversário que se apresentou a excelente nível.
    No ténis de mesa também só ainda vi repetições dos encontros, com a exceção do ultimo parcial do Marco Freitas, vitória histórica.

  • Wantorp 4
    Posted Julho 26, 2021 at 9:46 am

    Já vem a desculpa que não há dinheiro que só foram inventidos 18M na campanha olimpica, que outros paises gastam o dobro, que as pessoas sedantárias exigem medalhas, bla bla. Mongolia, Georgia ou Kosovo são exemplo de pais que gastam muito, mas muito menos que nós e já ganharam medalhas nestes olimpicos. É certo que paises como a Bélgica ou a Hungria gastam 50 ou 60 M mas normalmente trazem 20/30 medalhas por olimpiada (nos so temos24 desde sempre). Nós devemos ser um dos paises que cada medalha fica mais cara por milhão bem feitas as contas. Tem de haver superação os normalmente os nossos melhores atletas parecem que bloqueam lá, e são quase sempre os mais “desconhecidos” a trazarem melhores resultados. Ainda estamos no inicio e ainda há muita luta e ainta temos alguns atletas é preciso muita força de superação e trabalho e em caso de derrota assumir o erro e não haver sempre desculpas. Culpamos sempre o estado e pais e nunca se responsabiliza quem não cumpre

    • Kafka
      Posted Julho 26, 2021 at 11:59 am

      Que falta de noção do Wantorp 4, vir falar em falta de superação de atletas portugueses que durante 4 anos são deixados completamente ao abandono, que muitas das vezes têm de gastar dinheiro do próprio bolso para poderem competir, que têm menos condições de treino que 99% dos jogadores de futebol em Portugal

      Só podes estar mesmo a brincar tu, ou então é a típica falta de noção de quem só sabe que existe futebol no Mundo

      Se queres falar de quem não cumpre, fala do futebol esse sim nunca cumpre, apesar de todo o dinheiro alocado ao desporto em Portugal estar a ser gasto no futebol e apesar de todo o capital humano do País em Portugal estar a ser usado para o futebol, nem assim Portugal consegue ser um dos 8 melhores seleções do Mundo desde 2006 e mesmo em 2006 nem sequer uma medalha conseguiu ficando em 4o lugar

      Ou seja em toda a história do futebol Portugal apesar de ter futebol como modalidade única apenas conseguiu por uma vez na sua história ser uma das 3 melhores do Mundo e já foi no longínquo ano de 1966, mas ainda bem que são as modalidades é que não se superam, está certo

      • SilvadasAguas
        Posted Julho 26, 2021 at 1:12 pm

        Excelente comentário Kafka, a juntar isso 2 apontamentos interessantes sobre o triatlo ontem, ha 10 anos que os noruegueses preparam os atletas que la participaram ontem, eram juvenis na altura, ontem um foi campeão olimpico, chama-se a isto organizacao…e depois é algumas pessoas ouvirem o João Pereira ontem, muitas vezes têm de tirar do próprio bolso pra se conseguirem desenvolver e poderem competir, e que a sorte de alguns é serem atletas de Benfica e Sporting e que assim la conseguem “sobreviver” no desporto em Portugal!!
        Depois chegamos aqui e vemos pessoas a duvidar da entrega, a questionar a propria ida e tudo mais, sao RIDICULOS x 1000

    • Il Codino Divino
      Posted Julho 26, 2021 at 10:56 am

      E tu estás a cumprir enquanto coças o esquerdo ou o direito?

      E diz-me quem são os “desconhecidos” que nos deram os melhores resultados nas últimas edições? O ouro do Nelson Évora ou a prata da Vanessa Fernandes em Pequim? Terá sido a prata do Pimenta e do Emanuel Silva em Londres ou o bronze da Telma Monteiro no Rio? Realmente, são sempre os desconhecidos.

      • Wantorp 4
        Posted Julho 26, 2021 at 11:54 am

        Lá está aquilo que eu digo, insulto gratis e as desculpas dos “coitadinhos”. Meu amigo até para coçar o direito ou esquerdo é preciso saber. Não sabes nada da minha história e daquilo que ganhei ou perdi, mas uma coisa deves saber, cumpro todos os meses com muitos impostos para não ter beneficios quase nenhums e sempre com aquela sensação que so sirvo para pagar neste país. Isto enquanto outros recebem dinheiro do estado e vão “passear” sabes lá para onde. No minimo exigimos respeito e luta. Dei a minha opinião, se não concordas azar o teu. Mas se achas que está bem assim? tudo bem. Eu não acho e acho que devemos fazer melhor porque os outros não tem mais investimento nem talento. Quando dizemos que é cultural concordo, mas o futebol não tem nada a ver com isso, o que tem a ver é a falta de cultura de vitória e ambição.

        • Il Codino Divino
          Posted Julho 26, 2021 at 2:20 pm

          Não preciso de te conhecer de lado nenhum para te tirar a pinta.

          Tu estás num site público a partilhar a tua opinião e eu respondi-te. Perguntei quem eram os tais desconhecidos – fazendo uma lista dos medalhados – que fizeram mais do que os nomes esperados. Como não tens resposta e dizes coisas para o ar, continuei por saber de quem estavas a falar. Tudo dito sobre ti.

        • Kafka
          Posted Julho 26, 2021 at 12:05 pm

          Os outros não têm mais investimento e talento? Outra vez a falta de noção

          Os outros não têm todos os recursos financeiros e humanos do País exclusivamente direccionados para o futebol, havendo desde pequenos um espalhar dos seus melhores atletas pelas suas várias modalidades, ao contrário de Portugal que todas as crianças em Portugal tentam primeiro o futebol e depois o resto logo se vê se sobra alguém

          Isto para não falar no known-how desportivo existente messes países, seja ao nível de treino, de treinadores etc,

          Achares que os atletas portugueses foram passear a Tóquio é não teres a mínima noção da realidade sobre o que é o desporto Mundial

  • Tanguixo
    Posted Julho 26, 2021 at 9:37 am

    Outra coisa que não deixa de ser engraçado, e quando falam que é normal Portugal ganhar poucas medalhas, somos um país pequeno, não existe aposta nas outras modalidades e etc etc.

    Venho só recordar que países como o Equador, e a Eslovénia e agora até o Kosovo, vão chegar às medalhas primeiro que nós

    • Kafka
      Posted Julho 26, 2021 at 11:50 am

      O Equador tem 3 medalhas na suspensão história, correu-te mal o exemplo

      A Eslovénia e Kosovo pertencem à Ex-Jugoslávia, sendo a Jugoslávia um dos Países com maior cultura desportiva do Mundo e que deixou um enorme known-how desportivo a todos os seus países, não se resumindo ao futebol como acontece em Portugal

      Exiges medalhas a um País que só se lembra que existe modalidades desportivas de 4 em 4 anos? A um País que em plenos jogos Olímpicos a decorrer tem como capas golos de um tal de Gonçalo Ramos num jogo amigável sem importância? A um País que só gasta dinheiro em futebol e mais nada?

      Ganhem juízo

  • Tanguixo
    Posted Julho 26, 2021 at 9:31 am

    Na minha opinião, tudo o que seja menos de 4 medalhas e 10 diplomas olímpicos é um fracasso.

    -Pichardo
    -Mamona
    -Jorge Fonseca
    -Dongmo
    -Emanuel Pimenta

    Entre estes 5, acredito que consigam as 4 medalhas.
    Os diplomas olímpicos, acho que são tantas as oportunidades que dificilmente os 10 não venham com grande naturalidade.

Deixa um comentário