Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Laporta: «Messi queria ficar, conseguimos um acordo com ele, mas não estou disposto a hipotecar os direitos do clube por ninguém»

O Barça vai pagar a fatura desta herança durante quantas épocas? Não será fácil dar a volta a esta situação a curto prazo, sendo certo que há exemplos de sucesso, como por exemplo o Sporting, que também estava numa situação calamitosa e já conseguiu ser campeão.

Joan Laporta apareceu diante da comunicação social para explicar a saída de Leo Messi, depois da inesperada quebra nas negociações de ontem. O presidente do Barcelona reiterou que era intenção de todas as partes que o agora ex-capitão continuasse e que o avançado inclusivamente tentou facilitar na chegada a um acordo, aceitando um contrato de 2 anos a pagar em 5 temporadas, mas tal não foi possível pelas regras da La Liga, já que a situação financeira do Barcelona é demasiado grave e não há margem salarial para inscrever o novo contrato do craque argentino.

As declarações de Laporta: 

«Antes de mais, gostava de dizer que a herança que recebemos da anterior direção é calamitosa. Os salários representam 110% das receitas do clube e os números com os quais temos de trabalhar são muito piores do que aqueles que nos foram apresentados inicialmente. A La Liga é regulada pelo fair play financeiro e não temos qualquer margem em relação aos salários. As perdas são maiores do que o que esperávamos, estamos a gastar mais do que o que esperávamos e por isso não conseguimos encaixar o contrato que acordámos com Leo Messi. Conseguimos um acordo com a La Liga que nos permitiria manter Messi, mas isso significaria hipotecar os direitos televisivos do clube nos próximos 50 anos e não poderíamos concordar com isso, nem por o melhor jogador do mundo. Não estou disposto a hipotecar os direitos do clube por ninguém. Um investimento desse volume seria arriscado, nós queríamos tomar esse risco, mas quando nos apercebemos da real situação do clube não o pudemos fazer. Messi queria ficar e nós queríamos que ele ficasse, mas o Barcelona está acima de jogadores, treinadores e presidentes. Não quero criar falsas esperanças [num eventual reatar das negociações]. As negociações acabaram. Fizemos tudo para manter Messi e ele facilitou as negociações, tentou ajudar o clube. Conseguimos um acordo em que lhe pagaríamos 2 anos de salário durante 5 temporadas, pensámos que seria um bom acordo, mas as regras da La Liga não o permitiram. Todos nós queríamos que Messi ficasse, ele queria ficar e não está feliz, mas neste momento a situação que temos obriga-nos a confrontar a realidade e a realidade não pode ser mudada. Tínhamos um prazo porque o campeonato está a começar e Messi pode agora começar a olhar para outras opções.»

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

51 Comentários

  • Oldasity
    Posted Agosto 6, 2021 at 11:22 am

    Tudo isto resulta do que Bartomeu fez, ou seja, mesmo já estando longe, continua perto a causar danos no clube.

    Laporta que peça a demissão. Aderiu à Liga Europeia (e ainda lá está), algo que não deveria acontecer e durante as eleições prometeu a renovação de Messi.
    1ª promess falhada: check.

    Não quer hipotecar os direitos do clube. Wow. Não mantém o melhor jogador da história do clube (e se calhar o mais importante, a par de Cruyff) e que ainda é o melhor jogador do mundo, mas mantém todos os cepos que tem um salário surreal. Manter Umtiti, Pjanic, Sergi Roberto, Coutinho e Dembelé que nada renderam desportivamente e deixar Messi sair é do mais ridículo que já vi.
    Em 2022 nem à LC vamos.
    Enfim, é continuar a apoiar o clube apesar de tudo e esperar pelo melhor.

    • Oldasity
      Posted Agosto 6, 2021 at 11:24 am

      E para os que dizem que Messi não tem amor ao clube, aí está. Iam pagar 2 anos de salário em 5 anos. Ou seja, ia reduzir para menos de metade.

      • Il Codino Divino
        Posted Agosto 6, 2021 at 11:52 am

        Não ia reduzir nada porque ia receber tudo na mesma. Com tudo o que ganhou até hoje (merecidamente) a vida dele não está dependente do salário que iria receber agora. Por isso não venham com a história que estava a fazer um grande sacrifício.

        Posto isto, não estou a criticar o Messi. É o melhor do mundo e merece ganhar como tal. Em Barcelona ou noutro clube qualquer.

      • Marik
        Posted Agosto 6, 2021 at 11:53 am

        A forma como interpreto essas palavras é que o Messi ia renovar mais dois anos, mas esses salários seriam pagos ao longo de cinco anos. Logo não é uma redução, muito menos uma redução para metade, era apenas um pagamento mais faseado.

      • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
        Posted Agosto 6, 2021 at 12:03 pm

        Segundo Laporta, depois dessa oferta e respectiva aceitação de Messi, ainda chegaram a acordo para um contrato de cinco anos mas ainda assim…

        Totalmente de acordo: ao não conseguirem despachar entulho ficam à mercê…

        Só discordo de algo: não me parece que Laporta possa ter feito mais do que fez mas lá está apenas temos a versão dele…

      • Helder C
        Posted Agosto 6, 2021 at 12:23 pm

        Os clubes permitiram a escalada das grandes transferências e dos grandes salários e agora estão a pagar por isso. Os jogadores e empresários souberam aproveitar. Sinceramente, é bem feito. Na altura 94M pelo C.Ronaldo foi ridículo mas ele rendeu desportivamente e era só o melhor do mundo na altura, ou pelos menos 1 dos 2 melhores do mundo. Ter pago 100M por Coutinho, 100 por Dembelé, 120 por Griezmann é só estúpido, e é se já pagaram na totalidade. Depois quem fica a arder são os bancos e os clientes mais frágeis financeiramente, que temos de pagar taxas e taxinhas disto e aquilo. Qualquer dia, nem vale a pena ter dinheiro no banco. É roubado na mesma. E o mesmo passa-se cá em Portugal e os políticos e governantes têm assobiado para o lado desde sempre.

    • AndreADG
      Posted Agosto 6, 2021 at 11:49 am

      Isso é tudo muito bonito, mas se não existirem compradores para umtitis e coutinhos e etc, como é que os tira do clube? Convém também pensar um bocado, não é assim tão fácil. Depois é óbvio que não vai fazer isso dos 50 anos dos direitos televisivos, mas alguém no seu perfeito juizo faz um acordo desses por 2 anos de Messi? Nunca. Não são 15 anos de Messi, são 2. Não faria o mínimo sentido e essa nem o Bartomeu faria acho eu. Superliga Europeia? De acordo, mas o Barcelona só aderiu porque viu uma luz ao fundo do túnel para sair do buraco onde está, é desespero. Por fim, não me admira que as contas estejam piores do que o que se pensava, mas isso já se suspeitava. Que candidatos fariam melhor nesta situação? Falar é fácil…

    • Marik
      Posted Agosto 6, 2021 at 11:51 am

      O Messi acaba contrato, os restantes jogadores que mencionaste não. Como é que querias que o Barça se livrasse deles, se nenhum clube está disposto a comprá-los e a oferecer os mesmos salários?

    • Jogabonito
      Posted Agosto 6, 2021 at 12:13 pm

      Só dizer que o teu ponto de deixar sair messi mas deixar os outros cepos não faz sentido, o messi era um jogador sem contrato, os outros têm contratos. O barça não os conseguindo transferir é obrigado a continuar a pagar (Para tristeza de todos nós)

    • Hirok "The Truth"
      Posted Agosto 6, 2021 at 12:23 pm

      O problema é que ninguém quer esses cepos.. O Dembele e o Coutinho por exemplo nem no Benfica jogavam neste momento, porque estariam mais tempo no departamento médico do que a jogar.. o Barça está numa situação idêntica ao Benfica em termos de despachar entulho, mas o Barça a um nível de centenas de milhões que estão ali enterrados..

  • josediogo
    Posted Agosto 6, 2021 at 11:27 am

    Jogadores que dizem que querem ficar em determinados clubes, mas depois pedem salários absolutamente estratosféricos… Enfim.

    • Abbas
      Posted Agosto 6, 2021 at 11:54 am

      Ia ter que ficar a ganhar um salário muito baixo e mesmo assim o Barça estava obrigado a baixar a folha salarial, basicamente a equipa ia ter que ficar pior que no ano passado e no ano passado já estavam fracos. Ia perder os últimos anos de carreira a lutar pelo terceiro lugar da liga espanhola.

  • Kafka
    Posted Agosto 6, 2021 at 11:29 am

    Para se ter noção da situação catástrofica financeiramente em que Bartomeu deixou o clube, mesmo sem o contrato do Messi, o Barça continua a não cumprir e tem de reduzir ainda mais massa salarial…. Bartomeu esse génio, mas é bem feito, bastava os sócios do Barça se darem ao trabalho de analisar o relatório e contas e viam que o caminho era para a falência, mas mesmo assim mantiveram lá o Bartomeu

    Tal como os adeptos do Benfica, é bem feito tudo o que Benfica e Barça estão a passar agora, porque a culpa é exclusivamente dos sócios que em prol de sabe-se lá bem o quê, por muito avisados que foram, nunca quiseram mudanças de direcção

    Quanto ao Messi querer ficar? Epah se ele quisesse mesmo mesmo mesmo ficar, baixava o salário até dar, ficava era a ganhar uma ninharia para a qualidade que tem , porque o Barça está falido

    Portanto isto foi um bocado um misto dos 2, acho que o Messi pensou, se desse para ficar ok tudo bem, mas tb se não der tb não faz mal porque o Barça é uma casa a arder e já não pode lutar pela Champions até ao fim da carreira de Messi… Pelo menos é o que eu acho

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Agosto 6, 2021 at 12:01 pm

      Kafka, sem o salário do Messi e segundo o Laporta passando a citar a fonte (Daily Telegraph): “As a result of Messi’s departure, Barcelona’s wage bill is now down from 110 per cent of income to 95 per cent.”

      Mas a conferência de imprensa tem mais pérolas como ainda não terem a certeza se podem inscrever o Depay, Aguero, Garcia e Emerson…. ou que as perdas financeiras a serem apresentadas dentro de semanas apresentarem uma perda para além dos 400 milhões (GBP)….

      Ou seja, perdas astronómicas e sem certeza de poderem registar os reforços mesmo sem o salário do Messi… Pior que isto Kafka só se o Barcelona declarar insolvência… e ainda assim…

    • Pablo
      Posted Agosto 6, 2021 at 12:45 pm

      Segundo as tuas palavras não havia problema dado que o Barça faturava quase um 1bi.

      • Kafka
        Posted Agosto 6, 2021 at 12:50 pm

        Pablo

        Isso é mentira, estás a mentir descaradamente….

        Ao tempo que ando a alertar que o Barça estava falido, que as despesas eram incomportáveis, inclusive pus aqui vários gráficos a provarem o que estava a dizer, até a nível de dívida de curto prazo era uma completa loucura

        Mais uma vez estás a mentir descaradamente, se alguém aqui avisou antecipadamente que o Barça estava falido fui precisamente eu

    • Dca
      Posted Agosto 6, 2021 at 1:16 pm

      Era um insulto ao Messi receber menos que Dembele e assim.

      • Kafka
        Posted Agosto 6, 2021 at 2:01 pm

        DCA

        Concordo… Só dei o exemplo extremo, mas óbvio não faria sentido ficar a jogar quase de graça

  • Dark Knight
    Posted Agosto 6, 2021 at 11:30 am

    Dia muito triste.

    Imaginar o Barça sem Messi e o Messi sem Barça é uma lança afiada no peito da memória duma juventude preenchida pelo imaginário desta simbiose quase perfeita, no que ao futebol diz respeito.

    No futebol, no que me respeita, só o elo de ligação com o FC Porto é maior que a admiração e o agradecimento daquilo que o binómio Barça/Messi nos proporcionou nos últimos 18 anos.

    Por todos os títulos, mas, sobretudo, pelo futebol e pelos momento distintivos na história da redondinha, esta é daquelas notícias que aleija bem lá dentro.

    Para Messi, a certeza dum novo caminho cheio de sucessos e momentos de grande magia. A dúvida fica na paixão. Não será a mesma, garantidamente. Para o Barça, só ficam mesmo dúvidas. É um grande clube, um dos maiores, mas isto é um duro golpe.

    Que ambos consigam ser felizes!

  • Borsalino
    Posted Agosto 6, 2021 at 11:31 am

    Desportivamente falando, este é o dia mais triste da minha vida depois da morte de Fehér e de perder a Liga Europa para o Chelsea.
    A ficha caiu agora…

    • Il Codino Divino
      Posted Agosto 6, 2021 at 11:48 am

      Euro 2004?

    • El Pipito
      Posted Agosto 6, 2021 at 12:34 pm

      Por acaso, fiquei mais triste com o golo do Kelvin do que com a Liga Europa.

      • BrunoAfonso 12
        Posted Agosto 6, 2021 at 1:39 pm

        Essa semana foi muito dura. O jogo com o Porto, e a derrota contra o Chelsea foram as que me custaram mais.

    • Abbas
      Posted Agosto 6, 2021 at 12:50 pm

      Quando era mais jovem, sofria com derrotas do Benfica. Acho que a última vez que me custou foi quando fomos eliminados da Liga Europa contra o Braga em 2011. Desde aí que as derrotas me passam ao lado.

  • Chiquinho
    Posted Agosto 6, 2021 at 11:37 am

    Situação triste para todos os envolvidos… A direção de Bartomeu destruiu o Barcelona.

  • Estigarribia
    Posted Agosto 6, 2021 at 11:37 am

    Como grande fã de Leo Messi, o sendo o argentino um ídolo para mim , irei continuar torcer pelo melhor jogador da história do futebol seja em que clube for – só espero que não seja no PSG porque é um clube que representa aquilo que eu mais abomino no futebol moderno.

    Contudo, como adepto simpatizante do Barcelona, fico triste por ver o melhor jogador de sempre do emblema culé deixar o seu clube do coração, mas a sua saída poderá permitir ao Barça renascer das cinzas tal e qual como as fénix.

    VISCA EL BARÇA

    • Abbas
      Posted Agosto 6, 2021 at 11:50 am

      Só espero que não seja no PSG, mas pode ser no Manchester City dos árabes, no Manchester United dos estado-unidenses, no Chelsea do oligarca russo, no Inter dos chineses ou na Juventus de uma das famílias mais aldrabonas de Itália.

  • junior_1984
    Posted Agosto 6, 2021 at 11:50 am

    Se Messi quisesse ficar porque o amor pelo Barcelona é assim tanto, a coisa chegava a bom porto.
    Desenganem-se aqueles que acreditam nas historias românticas de amor eterno ao clube. Hoje em dia isso apenas acontece com um clube…. o do dinheiro. O resto é para inglês ver.
    Não fico triste nem contente. É o que é e espero ver Messi a dar cartas noutro clube.
    Lindo era ver o PSG vender mbappe e contratar cr7 e leo. Isso é que era uma história bonita para contar…

    • Dca
      Posted Agosto 6, 2021 at 1:14 pm

      Era suposto Messi receber menos que Dembele e assim portanto. Messi tem de ter amor ao clube mas o clube não tem de ter também amor ao Messi?

  • NS26
    Posted Agosto 6, 2021 at 11:51 am

    De “mesmo sem o contrato de Messi, o Barça continua a não cumprir” para “Se Messi quisesse ficar, baixava o salário até dar”, pelo meio misturando adeptos com sócios de um clube.

    Há coisas que nunca mudam

  • NTORION
    Posted Agosto 6, 2021 at 11:57 am

    Conseguiam o melhor do mundo por mais 2 anos, Não faço ideia qual é o salário bruto dele anual (50milhões?). Por outro lado iriam colocar em causa a sustentabilidade do clube por mais uns anos.
    Depay, Garcia, Pedri, são jogadores com futuro, o Barça precisa de um plantel com pelo menos 20 jogadores úteis. Contudo faz-me confusão terem gasto 30milhões no Tincão, o salário brutal pago a Aguero, Dembelé (100milhões) que não rende, Coutinho (já nem sei quanto custou > 100) e o Próprio Griezman que não rende para o que custou… já para não falar de muitas outras contratações sem lógica.
    Mesmo assim, o Barça tem um dos melhores plantéis do mundo, só que completamente desequilibrado.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Agosto 6, 2021 at 12:06 pm

    Não há muito a dizer…

    Perdas financeiras anuais que se estimem ser superior a £400 milhões…

    Sem o salário do Messi o wage bill passa a ser 95% das revenues (baixando de 110%)…. Sem certezas que tenham margem financeira para registar os reforços já garantidos…

    Isto é uma casa a arder, a desmoronar-se, tudo isso e mais metáforas…

    Por um lado entendo Laporta mas ao mesmo tempo também é uma falha não conseguir despachar entulho. Será uma situação onde ele é criticado por conseguir e não conseguir.

    Quanto ao Barcelona em geral… Bem, a partir do momento que a salvação de nome Super League não existe… Serão uns anos difíceis isso é garantido…

  • Santander
    Posted Agosto 6, 2021 at 12:07 pm

    Epa dizerem que ia reduzir para menos de metade o salário porque este ia ser pago em vez de 2 em 5 é só surreal.. o que interessa aqui é o montante isso significava que Messi estaria a receber até perto dos quartenta e que provavelmente daqui a dois anos estaria a receber de dois contratos diferentes.. não se trata reduzir o salário em nada, simplesmente muda o tempo em que seria pago.. imagino daqui a três anos o jogador mais bem pago do plantel continuava a ser Messi mesmo que este já nem estivesse a jogar no clube…
    Depois não me venham com tretas.. não censuro Messi em absolutamente nada e provavelmente esta foi uma decisão mais desportiva que financeira porque deve sentir que no Barcelona já se torna complicado até a liga quanto mais a Champions… Porque se ele realmente quisesse ficar reduzia o salário o suficiente até dar para ficar, já que dinheiro com certeza que não lhe falta… Totti também há de ter tido propostas financeiras que a Roma não teria forma de igualar mas ficou sempre aceitando o que o clube lhe podia pagar.. esta é a realidade, ponto…

    Relativamente a Messi compreendo totalmente o desejo de se manter no topo e de querer lutar por títulos importantes nos últimos anos a alto nível.. contudo continuo a achar que isto é uma jogada muito bem planeada para forçar a liga a aceitar o contrato.. mas o tempo dirá qual a verdade de tudo isto

  • Hirok "The Truth"
    Posted Agosto 6, 2021 at 12:17 pm

    Andam a contratar Agueros e Depays sem 1º resolver a questão de Messi, inacreditável
    Foi um prazer Barcelona #RIP talvez daqui a um seculo voltemos a ouvir falar de vocês..
    Um clube que me fez ver o meu jogador favorito de sempre o bruxo Ronaldinho no seu auge chega a este ponto.. muito triste

  • hortalica
    Posted Agosto 6, 2021 at 12:18 pm

    Oldasity para mim há dois aspectos importantes:

    O primeiro é que Messi sabe que o Barcelona está mesmo muito mau economicamente e essa redução de ordenado (que pode não ser redução, já explico melhor abaixo) não é suficiente para o Barça manter Messi. Se ele realmente se importasse com o clube, teria aceite um ordenado mais reduzido para tentar ajudar reerguer o clube. O Barcelona está na pior fase dos últimos largos anos e ele decide abandonar o barco. Ele prefere ir ganhar muito dinheiro (que é coisa que nunca lhe irá faltar) do que ajudar o Barça quando mais precisa, está no seu direito mas está a dar numa de “diz uma coisa e faz outra”. O que Messi pediu de ordenado para ficar (que o manteria no topo dos mais bem pagos), iria prejudicar mais o clube que ajudar, manter Messi era super importante (porque é um dos melhores de sempre) mas aquilo que ele exigiu financeiramente podia deixar o clube numa situação ainda mais grave.

    O Segundo é que as declarações não são suficientes para perceber verdadeiramente o negócio que estava a ser proposto e perceber se Messi iria realmente baixar o ordenado. Se o objectivo de Messi for jogar apenas mais 2 anos (por exemplo), basicamente ele vai receber o mesmo ordenado, o acordo pode servir apenas para manter o seu ordenado mas dar ao Barcelona mais tempo para pagar, a única diferença é que Messi não recebe o dinheiro no imediato (em 2 anos) mas terá de esperar mais 3 anos para receber o dinheiro todo. Honestamente não vejo o Messi a jogar até aos 39 anos e ele já abordou esse assunto algumas vezes e deu a entender que não pretendia jogar até tão tarde.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Agosto 6, 2021 at 12:36 pm

      Acho que o Messi apesar disso que referes não tem culpa de querer ganhar o ordenado que tem, pagarem menos a ele que a um Griezmann ou Dembele?? está tudo louco? Só o pé direito de Messi vale mais que estes dois juntos.. o problema do barça é não conseguir vender estes cepos e deviam faze-lo nem que fosse o Demebele por 10M o Griezmann por 50, Coutinho por 5, pelo menos que alguem tire estes cepos de lá, neste momento a questão salarial é mais importante que dinheiro em vendas, dinheiro o Barça recupera com o regresso dos adeptos, o fundamental era manter Messi e dar oportunidades a outros miudos da formação, Pedri é uma máquina, há F. de Jong.. o Barça tem otimos jogadores mas depois tem esses que referi mais o Pjanic, Pique Busquets que ganham balúrdios e acrescentam 0 neste momento..

    • salo
      Posted Agosto 6, 2021 at 12:43 pm

      Volte a ler o comunicado que é muito claro. O Messi reduziria o salário em metade ou seja, deixava de ganhar 50 milhões por ano para passar a ganhar 25. E por ano só receberia parte dos 25 e o remanescente seria amortizado pelo clube ao longo dos anos.
      O Messi fez tudo o que pode.

    • carlos costa
      Posted Agosto 6, 2021 at 1:36 pm

      É surreal a desonestidade de uma pessoa, então está escrito que o Messi aceitou reduzir o ordenado e ainda pagarem em 5 anos e vêem dizer que ele não fez nada.

      Queria que jogasse de borla?

  • Abbas
    Posted Agosto 6, 2021 at 12:22 pm

    O Benfica podia apontar a jogadores do Barça como Neto ou Emerson (este por empréstimo), caso precisem mesmo de baixar a folha salarial.

  • Stromp1906
    Posted Agosto 6, 2021 at 12:42 pm

    Laporta herdou um clube em farrapos, situação para o qual também contribui ainda que não tenha sido nem de perto o principal culpado.
    Por outro lado, Messi é o melhor jogador do Mundo, mas não podem existir estes ordenados pornográficos no futebol.
    Veja-se o grande exemplo do Bayern, tem dinheiro para comprar quem quer, mas tem os limites muito bem definidos.

  • Pablo
    Posted Agosto 6, 2021 at 12:44 pm

    Com toda esta situação do Barça fico a pensar como anda as contas do Benfica? Se não entrarmos na Champions iremos ficar no vermelho?

  • Fernandes35
    Posted Agosto 6, 2021 at 12:52 pm

    A ver se nos entendemos. Então, no final de contas o Messi ainda é culpado? Afinal ele é que é um mercenário só porque aceitou reduzir mas não aceitou jogar por uma sandes e um sumo? Mas já vale mesmo tudo para criticar o jogador? Se fica no Barça, nunca provou ser um dos grandes porque nunca saiu da sua “zona de conforto”. Agora que sai porque o clube não tem como lhe pagar, já é um pesetero que jura amor ao clube mas só quer saber de dinheiro. Ainda está para chegar o iluminado que diz que o Totti nunca saiu da Roma mas sem referir que continuava a receber um ordenado de rei.

    Indo ao centro da questão, o Barça está nas lonas e isso é claro a partir do momento em que nem sabem se podem inscrever os jogadores contratados este Verão. Posto isto, e estando Messi no final da sua carreira, qual seria a lógica de ele aceitar ficar a jogar no Barça por umas sandes e um sumo, sem garantias de ter possibilidade de lutar por títulos já este ano, quando pode ir para um clube sem metade dos problemas do catalão?

    Há que perceber os dois lados: do Barça que não queria abdicar do jogador mas que não tem dinheiro para pagar o seu contrato; de Messi que aceitou reduzir o contrato, nem assim é possível ser inscrito e, para além disso, correria o risco de ficar mais uma época agarrado a um clube onde as perspetivas são horrendas e sem poder sequer ganhar o valor a que ele tem direito.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 6, 2021 at 2:28 pm

    1. As entradas no museu do Barça pagavam o salário do Messi.

    2. O problema não era o vencimento do Messi, mas os aumentos que pérolas como o Piqué, o Alba, o Umtiti, o Roberto, o Busquets e companhia exigiram ganhar ali por volta de 2015-16. O asno que presidia àquilo aumentou-lhes imenso os vencimentos na época e foi isso que rebentou com.o clube. Gajos velhos ou a envelhecer fizeram disparar o orçamento em milhões.

    3. A liga espanhola, para evitar a Superliga Europeia, oferecia 200 e tal milhões ao Barça, num contrato a 40 ou 50 anos. É evidente que ninguém faria uma coisa dessas.

    4. A situação do Barça é muito pior do que se supunha. Havia acordo para a renovação do contrato, mas ontem ficou a saber-se que o buraco é muito maior do que se supunha. Neste momento, os catalães não conseguem registar os novos contratos que fizeram.

    5. Os sócios e adeptos dos clubes são em geral uns inconscientes, para não lhes chamar idiotas. Nem com a verdade a ser-lhes chapada nas trombas têm o mínimo de espírito crítico.

    6. É o fim de uma era. Continuarei a respeitar o Barcelona e a ser o clube preferido em Espanha, desde os tempos do hóquei em patins, mas não terei interesse em seguir o futebol. Há que fazer o luto e o desmame.

    7. O Atlético tem tudo para construir uma mini-hegemonia.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Agosto 6, 2021 at 5:38 pm

    Pelos comentários já começa a debandada dos “adeptos” do Barça, por isso que está conversa de adeptos internacionais tem muito que se lhe diga…

  • Andre Gil
    Posted Agosto 6, 2021 at 6:19 pm

    Não havia um jogador de seu nome Piqué que disse que quando fosse um problema para o Barça era o primeiro a sair? Pelos vistos ele e mais uma dúzia de entulho que anda por lá estão a criar este buraco enorme no Barcelona

  • Frickelz
    Posted Agosto 6, 2021 at 8:14 pm

    Saiu agora um novo livro do Simon Kuper, conhecido jornalista britânico, sobre a história recente do Barcelona. Chama-se “The Barcelona Complex”.
    Se não quiserem comprar o livro, aconselho a lerem o artigo do Financial Times sobre esse livro, chamado “How FC Barcelona blew a fortune – and got worse”. Deixo aqui o link: https://www.ft.com/content/c2c8565a-e282-481c-8897-0530b0c81bce

  • Macaco
    Posted Agosto 7, 2021 at 8:46 am

    https://www.sport.es/es/noticias/comunicacion/portada-hoy-11974458
    Estes são os culpados e a ganancia da Liga…
    Perder os direitos de televisão por trocos para hipotecar o clube…
    Esta foi a herança de Bartomeu….
    Aqui n tem a ver com o salario de A ou B mas com os novos salario, novas aquisições, pois se o Messi tivesse mais 4 anos de contrato ainda nada disto era falado… a renovação veio tarde e agora ha novas regras…
    Culpa de TODOS

Deixa um comentário