Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Leclerc ultrapassa Verstappen três vezes e regressa às vitórias

Dá para colocar alguma pressão em Max? A distância pontual ainda é considerável (38 pontos), mas Leclerc deu festival e não é normal a Ferrari ter este domínio na casa da Red Bull. Dia positivo também para a Mercedes, que coloca os 2 carros no Top 4, e para a Haas. Já Pérez, que depois da vitória do Mónaco provavelmente ainda sonhou com o título, abandonou pela 2.ª vez nas últimas 3 provas e deve ter hipotecado a ambição de lutar pelo 1.º lugar. 

Charles Leclerc venceu o GP da Áustria em F1. O piloto monegasco, que não triunfava desde o 3.º GP da época, conseguiu a proeza de ultrapassar Max Verstappen em 3 ocasiões (a 1.ª na 12.ª volta e as outras duas depois da ida às boxes) e ficou à frente do campeão do Mundo. O dia podia ter sido ainda mais perfeito para a Ferrari mas Carlos Sainz, quando ia ultrapassar Max e garantir o 2.º lugar, viu o seu carro começar a arder e teve de desistir. Aproveitou Hamilton que ficou em 3.º pela 3.ª vez consecutiva. Russell, Ocon, Schumacher, Norris, Magnussen, Ricciardo e Alonso completaram o Top 10, num dia em que Perez saiu de pista logo na 1.ª volta e foi forçado a abandonar. No Mundial Verstappen continua a liderar, mas Leclerc subiu à 2.ª posição.

48 Comentários

  • NoSense
    Posted Julho 11, 2022 at 12:22 am

    O que faltou à Ferrari na última corrida a correr bem nesta, ou seja, os cojones (tal como disse no meu comentário da última corrida) para assumir um primeiro e segundo piloto (tal como a Red Bull faz e que sem isso não conseguia ser campeã, apesar de Max neste momento ser o melhor piloto do pelotão). Quando param primeiro Leclerc e não param Sainz logo a seguir para que pudesse atrasar o Max caso se viessem a encontrar, já pareceram ter alguma estratégia (algo pouco visto na Ferrari).
    De qualquer das formas, ver o que reservam as próximas corridas, sem esquecer que a Red Bull tem o melhor pioloto e melhor carro (por favor considerem a fiabilidade como um dos factores quando se avalia um carro, pois sem ela não seriam 38 pontos, apesar de Max continuar em primeiro) e esperar que se aproximem novamente para que possamos ter uma luta renhida que é o que se quer…

    • Alforreca
      Posted Julho 11, 2022 at 10:58 am

      Acho incrível a forma como consegues dizer que o Max é melhor piloto que o Leclerc. Sinceramente são os dois muito rápidos, com estilos diferentes, é verdade, mas extremamente rápidos e com um confiança tremenda nos seus carros.

      Quanto ao RedBull ser o melhor carro por causa da fiabilidade, eu acho que em termos de DNF estão os 2 empatados (2 para cada lado). Há uma penalização para o Charles no Canada, não sei até que ponto não veremos a RedBull a escolher pistas para adicionar componentes de motor ao “stock” disponível, portanto não diria que a fiabilidade é assim tão diferente.

      A diferença na minha opinião têm sido os erros do piloto (emilia romagna) e equipa (Monaco e Silverstone).

      No caso do Verstappen o erro mais grave, em Espanha não o afectou (faria segundo não fosse o abandono de Leclerc).

      Acho que a grande diferença poderá estar no que a Ferrari fez para responder à RedBull e que possa estar a causar estes problemas de motor. Mas vamos ver, a RedBull vai continuar a perder alocação de túnel de vento, pelo que acho que ainda teremos campeonato de pilotos até ao fim do ano. E a Mercedes ainda se vai meter ao barulho no de construtores ;)

      • NoSense
        Posted Julho 11, 2022 at 2:19 pm

        Sinceramente. não acho que seja assim tão incrível… sou fã do Leclerc desde os tempos da Sauber (se me tivesses visto em Portimão há 2 anos agora saberias exactamente quem eu sou), mas isto não é futebol e vamos deixar os fanatismos de lado e apreciar o desporto e, sim, Vertappen é melhor… a forma como é capaz de fazer, se for preciso, 100 voltas sem cometer um único erro, mesmo sem pressão, é algo de extraordinário, aliado a uma agressividade e velocidade espectaculares. Desejo sempre que Charles vença, mas Max é superior, o carro é superior e os estrategistas então nem se fala…
        Espero que seja como dizes, apesar de a minha primeira impressão é de que não teremos campeonato até ao fim (além da fiabilidade e dos componentes que levaraão a penalizações, também há a questão de quando Sainz tiver melhor ritmo ou uma melhor qualificação que Charles e aí volta a temática do primeiro e segundo piloto que a RB não tem)… mas repito, espero mesmo que tenhamos campeonato até ao fim e depois que vença quem mais merecer…

  • RicardoT
    Posted Julho 10, 2022 at 10:06 pm

    Alguém sabe porque desistiu o Perez?
    Depois da saída de pista e da ida às boxes voltou sem ritmo…

    Problema na aerodynamics ou no motor?

    • Alforreca
      Posted Julho 11, 2022 at 10:44 am

      Perez tinha a lateral do carro literalmente com um buraco. Provavelmente também causou algum dano na parte de baixo do carro (já vimos o impacto que este tipo de problemas têm no RedBull em Silverstone). Não estavam sequer perto de fazer um ponto, sempre poupam o motor.

  • Luke Vin Diesel
    Posted Julho 10, 2022 at 8:23 pm

    Vitória fácil que se explica pelas características do carro da Ferrari em comparação com os da RedBull.
    A tracção que têm nas curvas essenciais desta pista (T1 e T3) conjugado com a melhor aceleração dos Ferraris fizeram bastante a diferença. Com isto, permitiu que o carro não precisasse de tanta downforce como o RB, que comeu pneus e perdeu a unica vantagem que poderia ter.
    Está explicado o milagre.

  • andresilvac
    Posted Julho 10, 2022 at 7:10 pm

    Bom GP com boas lutas foi pena ter falhado a dobradinha da Ferrari porque Verstappen ia ser ultrapassado naquela volta ou na seguinte por Sainz não fosse o motor explodir.
    Quanto ao campeonato está em aberto um DNF de Verstappen deixa a diferença em quase nada, o grande problema é que o DNF mais depressa aparece para Leclerc que para Verstappen, a Ferrari tem melhor motor mas a fiabilidade é claramente um problema, o motor Honda continua muito fiável (como na época passada) mas talvez este aumento de performance dos Ferrari leve o RB mais ao limite e aí apareçam os problemas…
    Cumprimentos

    • BrunoV
      Posted Julho 10, 2022 at 8:32 pm

      Motor Honda? Pensei que a Honda tinha saído da F1 e a Redbull tinha criado uma empresa de motores, sendo que a equipa (engenheiros, mecânicos, etc vinham da Honda).

      • andresilvac
        Posted Julho 11, 2022 at 1:32 am

        A Honda saiu de facto da F1 tendo passado toda a propriedade intelectual para a RB a partir desta época, mas devido a impossibilidades técnicas pelo menos para esta época (e provavelmente a próxima também) todos os motores são produzidos nas instalações da Honda em Sakura, não quero com isto dizer que o motor é 100% Honda mas que seguramente mais que 90% Honda é.
        Cumprimentos

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 11, 2022 at 12:15 am

        Basicamente foi isso que disseste sim. Por isso chamar motor Honda não é propriamente errado.

        Abraço

      • RicardoT
        Posted Julho 10, 2022 at 10:03 pm

        Foi assim. Mas na prática a red bull ficou com toda a tecnologia da Honda, pelo que dificilmente se pode chamar um motor RB e não Honda…

  • Joao Duarte
    Posted Julho 10, 2022 at 6:34 pm

    Mesmo com um carro bem mais rápido iam perdendo isto. Ferrari a ser Ferrari. Leclerc é de topo, as ultrapassagens não eram fáceis mas foram excelentes. Se a Ferrari não metesse os pés pelas mãos na semana passada e no Mónaco e não tivesse um carro pouco fiável estaria à frente ou taco a taco com o Max. O facto da RedBull ter um 1.º piloto neste momento também só beneficia o Max.
    Duvido que dê para ganhar o campeonato, a Ferrari é bem menos fiável, mas Leclerc merece pelo menos lutar pelo título até ao fim.

  • DNowitzki
    Posted Julho 10, 2022 at 6:04 pm

    Deixa-me ver: após algumas voltas, o Leclerc e o Sainz ganham quase dois segundos por volta ao Max e este é quem dispõe do melhor carro? LOL!

    • Borsalino
      Posted Julho 11, 2022 at 12:14 pm

      Os carros são equilibrados (RB e Ferrari) neste ano. Não existe claro ascendente como parecia que iria haver, quando as equipas estavam em pré-época.

  • galucho10
    Posted Julho 10, 2022 at 4:28 pm

    O plan E que o engenheiro do Sainz falou no rádio era E de explode the engine. Um carro italiano não é um carro sério se não for rápido e não tiver problemas de fiabilidade. E depois aqueles comissários, meu deus! 5 comissários junto ao carro, apenas 1 se mexe (tardiamente) e os outros ficam a ver de extintor na mão. A FIA anda a brincar com as medidas de segurança.
    E para quem fala que o Leclerc faz milagres, aqui está um: primeira vitória sem sair da pole position. Bom piloto mas bastante sobrevalorizado.

    • Bamboo331
      Posted Julho 10, 2022 at 8:48 pm

      O problema dele com essa estatística é que normalmente quando tem um carro bom para o fim de semana faz a pole. Já deu mais que muitas provas da sua qualidade (esta foi dominadora e já na semana passada a forma como se defendeu do Hamilton sem qualquer tipo de carro para o momento foi só mais uma prova disso). É a par do Max, sem dúvida, o melhor piloto do pelotão. E já reparam num pormenor engraçado? A quantidade de vezes que o Lec e os Ves já se defrontaram diretamente em pista este ano e houve dureza sem sujeira? É o que dá ter dois pilotos top que são aguerridos e que estão habituados a ter que fazer pela vida.

      • Borsalino
        Posted Julho 11, 2022 at 12:17 pm

        Não há dúvidas que Sainz está cada vez mais confortável com o carro, e penso que se não fosse o carro ter começado a arder e este teria ultrapassado Max,

  • Reaper
    Posted Julho 10, 2022 at 3:56 pm

    Bom grande prémio, vai ser interessante a luta Leclerc-Max até ao fim, como já disse, carros muito diferentes e com pontos fortes diferentes mas muito parecidos no pace. A fiabilidade (ou falta dela) da ferrari vai ser algo a ter muito em conta (assim como as penalizações nas trocas de motor, aqui o Max leva vantagem porque ainda pode trocar sem ser penalizado).

    Mick com outra qualidade nos últimos grande prémios, bom de ver a Haas pisar outros terrenos.

  • Kafka
    Posted Julho 10, 2022 at 3:47 pm

    38 pontos parece muito, mas basta 1 desistência ou um encosto como o escândalo do ano passado em Silverstone para ficarem colados, e faltando 11 provas para o fim como é óbvio está tudo em aberto, até porque os carros apesar de estarem no mesmo patamar, a Ferrari neste momento parece ligeiramente acima e diga-se não é só de hoje, durante a época a Ferrari tem perdido corridas não por ter o pior carro mas sim por erros estratégicos

    • batalha34
      Posted Julho 11, 2022 at 11:32 am

      vamos estar em 2049 e ainda vais estar a falar de Silverstone

    • Eagle
      Posted Julho 10, 2022 at 4:53 pm

      Kafka tens memória longa para silverstone mas memória curta para Jeddah e Abu Dhabi? Ou simplesmente percebes 0 do assunto? Eu sei que percebes 0 de tudo o que involve desporto, mas é engraçadissimo ver que acreditas nas tuas próprias palhaçadas, és literalmente um adepto que ninguém quer. Beijinhos.

      • Kafka
        Posted Julho 10, 2022 at 8:38 pm

        Tem ainda imensa piada dizeres que eu não percebo nada de nada e depois copias o meu comentário dizendo que Ferrari e Redbull estão equilibradas ???

        • Eagle
          Posted Julho 10, 2022 at 10:07 pm

          Que raio é que isso tem a ver? Às vezes sem querer podes acertar que foi o caso. Porque 99% das vezes tu só mandas bolas para a bancada nem à baliza vão. E sim percebes 0 de TUDO o que involve desporto, mete isso na tua cabeça. Das 2 uma, vê desporto mas opina só para ti ou então nem te dês ao trabalho de ligar a TV. Beijinhos.

          • Kafka
            Posted Julho 11, 2022 at 12:51 pm

            “Eu percebo zero de tudo, mas 99% das vezes estou errado ”

            Que não percebes nada de nada sobre desporto já todos sabíamos… Mas ficámos a saber que afinal matemática também não percebes nada

            Beijocas

            • Eagle
              Posted Julho 11, 2022 at 7:45 pm

              Acho que quem não percebe de matemática és tu amigo. Tu podes perceber absolutamente nada que é o teu caso, mas mandar uma para o ar que acertas, daí os 99%. Eu por exemplo percebo 0 de cozinha e sei como se fazem ovos mexidos. Beijinhos.

      • Kafka
        Posted Julho 10, 2022 at 8:22 pm

        Abu Dhabi? ????… Ao falares de Abu Dhabi estamos conversados sobre quem não percebe nada sobre nada

        Independentemente disso, se fosses sério, sabias que com o escândalo de Silverstone o campeonato chegava a Abu Dhabi já resolvido.. Mas já sabemos que tu e desporto e contas não combinam de todo… Ao menos nisso não falhas, consegues falar de tudo o que não sabes, mas sempre que estás calado és um verdadeiro poeta

        Beijinhos

  • Hirok "The Truth"
    Posted Julho 10, 2022 at 3:41 pm

    Que piloto brutal é Leclerc.. com todos os problemas e sabotagens da equipa consegue mesmo assim dar festivais.. lembra-me muito o Senna e ainda bem que ele evitou que o Max bate-se o recorde do Senna..
    Mas mais uma vez problemas na Ferrari e um P1-P2 fácil transformado num P1 que com mais 1/2 voltas seria P2.. que sofrimento, mas enorme corrida mais uma vez..
    Vamos Charlesss

    • Kafka
      Posted Julho 10, 2022 at 8:23 pm

      Para mim o Max faz mais lembrar o Senna e o Leclerc faz lembrar o Prost

      • Hirok "The Truth"
        Posted Julho 10, 2022 at 11:39 pm

        O Prost a serio?? opa isso não mesmo.. o Max ter algo de Senna concordo cntg Kafka, agora Prost em Leclerc não mesmo

      • Sporting1906
        Posted Julho 10, 2022 at 10:11 pm

        Não vi Senna e Prost correr mas acho curioso que se diga isso quando Senna era superior ao Prost em qualificações e inferior em corridas e o Leclerc e o Verstappen estão exactamente na situação.

    • Il Codino Divino
      Posted Julho 10, 2022 at 6:01 pm

      Em que sentido Leclerc te lembra Senna? Por acaso acho que o Max é muito mais parecido com o brasileiro.

      É menino para estar em primeiro com uma grande vantagem e ainda dar tudo para aumentar a distância, não tem medo e vai para cima dos outros, tem killer instinct e uma grande sede de vitórias. Já o Leclerc (que adoro e por quem estou a torcer) é muito bom rapaz e não parece ter a mesma força mental dos outros mencionados.

      Basta ver a mensagem no final do GP passado. Mostrou desagrado e pouco mais. Pelo menos cá para fora. Estivesse Max ou Senna nesta Ferrari e a conversa seria muito diferente.

      • Hirok "The Truth"
        Posted Julho 10, 2022 at 11:38 pm

        Eu acho que Leclerc tem isso tudo, hoje viu-se bem, quando podia gerir os pneus e ir indo atrás do Max até ele fazer o Pit Stop ao qual o Leclerc tinha vantagem, mas mesmo assim foi para cima e passou o Max 3x nesta corrida o que foi brutal, e é um piloto que se adapta a todas as circunstancias que lhe aparecem, em Silverstone com uma asa com danos e depois com a situação dos pneus foi incrivel é nesse sentido que me faz lembrar Senna mas aceito tbem que me digas que o Max tbem tem um pouco de Senna, aí concordo totalmente
        A força mental o Leclerc tbem tem e muita depois de tudo o que se tem passado com DNF sem culpa nenhuma e problemas de fiabilidade e estrategia da Ferrari, mesmo assim não desiste e vai atrás do Max e bem, só temos de agradecer para o bem da competição

    • Hirok "The Truth"
      Posted Julho 10, 2022 at 3:47 pm

      Faltou uma palavra para o MICK que coisa linda.. este puto tem futuro, aquela corrida de Silverstone libertou a pressão toda em cima do miudo.. o teu Pai estará orgulhoso se de alguma forma conseguiu ver (we all hope)

  • Estigarribia
    Posted Julho 10, 2022 at 3:38 pm

    Finalmente, LeClerc a regressar às vitórias!

    Saudações Leoninas

  • Eusebio
    Posted Julho 10, 2022 at 3:30 pm

    Charles continua a fazer milagres. Tem qualidade para dar e vender. No dia que tiver o melhor carro será campeão com facilidade.

    Redbull desastrosa. Não se percebe como é que com o melhor carro (de longe) e a correr em casa, não ganham isto.

    Excelente fim de semana para a Haas e a Mclaren consegue colocar os 2 carros no top10 sem saber ler nem escrever.

    Excelente o Gasly na impersonation do Maldonado.

    • Eagle
      Posted Julho 10, 2022 at 4:56 pm

      O Ferrari e o RedBul estão bem equilibrados, e como se viu no início da época o Ferrari não dava chances. Apesar do Leclerc ser um piloto tremendo, não está a fazer nenhum impossível.

    • Bamboo331
      Posted Julho 10, 2022 at 3:53 pm

      Presumo que não tenha visto o grande prémio… Leclerc é o meu piloto favorito de longe, e vê-se isso em muito do que faz e fez hoje também. No entanto a superioridade da ferrari hoje foi surpreendentemente assombrosa. A prova disso foi a facilidade com que ao fim de meia duzia de voltas nos pneus do Verstappen lhe estavam a comer segundos e a facilidade com que o Sainz se preparava para nos levar à dobradinha. (falo obviamente na superioridade em andamento puro, porque na avaliação geral do carro metemos também a fiabilidade e aí………………………………)

    • Kafka
      Posted Julho 10, 2022 at 3:42 pm

      A Redbull não tem o melhor carro de longe, tem um carro similar à Ferrari com ligeira vantagem para a Ferrari que perdeu várias corridas este ano, não por ter pior carro mas sim devido a ter a pior estratégia

      Para além és tremendamente incoerente, porque tu já disseste aqui que o ano passado a Redbull era o melhor carro porque tinha mais pole positions (?), mas este ano para ti a Ferrari já não é o melhor carro, apesar de ter quase o dobro das pole positions (?)

      Em suma, és um hater do Max e percebes literalmente zero de fórmula 1

      • Hirok "The Truth"
        Posted Julho 10, 2022 at 4:14 pm

        Nem sempre concordo com o Kafka então na questão de Silverstone do ano passado.. mas pronto já lá vai… Agora em relação a esta questão estou a 100% com o Kafka, o Ferrari desde a ultima corrida com o Major Update que teve em Silverstone ficou ligeiramente a frente.. a Redbull era melhor em corrida do que em Qualy agora pareceu ao contrário.. para mim continuo a achar que Leclerc é melhor que o Max, e se não tiver problemas de fiabilidade o resto da época ainda ganha isto

      • cards
        Posted Julho 10, 2022 at 4:13 pm

        Todo ele é incoerente pois ele é portista, mas como gosta muito do Benfica usa o nome do Eusébio e o emblema do Benfica como foto.

      • Eusebio
        Posted Julho 10, 2022 at 4:07 pm

        Já ouviste falar em fiabilidade? Faz parte do valor do carro mas pronto.. Malta da Netflix, fazer o que?

        O Ferrari é tão igualado que hoje foi a primeira vez que não pareceu um trator ao lado do Redbull.

        • lipe
          Posted Julho 11, 2022 at 12:23 pm

          Catalogar automaticamente alguém que discorde de ti de “malta da Netflix” não abona muito a teu favor, até porque estás a falar com o Kafka (de quem já discordei inúmeras vezes mas se calhar até vê F1 há mais tempo do que tu respiras).

          • Borsalino
            Posted Julho 11, 2022 at 2:00 pm

            Não gosto destes comentários depreciativos a tentar mostrar quem tem melhores argumentos ou mais legitimidade para opinar sobre a F1.

    • SantAimar
      Posted Julho 10, 2022 at 3:40 pm

      Dizer que o Leclerc hoje fez um milagre ou não teve o melhor carro é só sem noção. O equilíbrio da Red Bull era horrível e os pneus desgastam se todos muito rápido, nem consegue ser rápido durante muitas voltas com os mesmo pneus. Que foi o que aconteceu hoje. E atenção que eu sou adepto da Ferrari

      • Reaper
        Posted Julho 10, 2022 at 3:49 pm

        Entre confiar na data e no telemetry ou confiar no user Eusebio, eu acho que é fácil a escolha, o 2º não dá hipóteses!

        Acho que já deu para ver que a Ferrari tem problemas de fiabilidade, nunca de pace.

      • Eusebio
        Posted Julho 10, 2022 at 3:47 pm

        Sim por isso é que a pole foi ganha pelo leclerc na qualificação e na corrida sprint.

        • SantAimar
          Posted Julho 10, 2022 at 4:16 pm

          A sprint race foi ontem e não hoje. E aliás se viram a sprint race o facto da Ferrari manter está estratégia de lutar entre os dois pilotos só os prejudicou ontem. O que é simplesmente ridículo, uma vez que o leclerc é muito melhor piloto e mais consistente, para mim.
          E o que ficou para mim dessa corrida foi exatamente que a Ferrari começou a encurtar distâncias no final da corrida. Hoje só não reparou que o carro da Red Bull estava desequilibrado quem não quis

Deixa um comentário