Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Leclerc vence nos Estados Unidos; Norris superou Verstappen mas foi penalizado

Título entregue? É uma distância enorme quando faltam apenas 5 provas, ainda por cima Lando, apesar de ter um carro mais rápido, revelou (novamente) uma enorme inércia para superar Max (demorou muitas voltas para o conseguir e quando o consumou até foi, segundo a FIA, de maneira irregular).

Charles Leclerc conquistou o GP dos Estados Unidos em F1. O piloto da Ferrari aproveitou a luta entre Norris e Verstappen no arranque para chegar à liderança logo na 1.ª volta e acabou por dominar até final. Carlos Sainz, por sua vez, fez 2.º. Já Max Verstappen completou o pódio. O neerlandês até foi superado em pista por Lando Norris, mas o britânico, apesar de estar muito mais rápido, teve uma penalização de 5 segundos por ter ultrapassado o rival fora dos limites de pista e deve ter confirmado assim o adeus ao título. Max lidera agora com mais 57 pontos que Norris.

Imagem

28 Comentários

  • Hirok "The Truth"
    Posted Outubro 21, 2024 at 1:42 pm

    Acho que só se o Max tiver um DNF é que ainda perde o titulo.. o Norris mais uma vez a provar que nas ultrapassagens é muito fraco vs adversários agressivos, Leclerc teria se desenvencilhado de Max muito mais facilmente nas mesmas circunstâncias..
    Ainda acho que o Leclerc chega ao 2º lugar do mundial de pilotos do que o Norris chegar sequer a 25pts do Max.. vamos ver, a Ferrari ontem deu aqui um passo tremendo na luta pelo Mundial de Construtores, foram perfeitos e Leclerc fez uma corrida exímia, aproveitou o ataque do Max na 1º curva para ganhar vantagem logo aí e isto foi tudo preparado, porque Max sendo Max nunca iria deixar o Norris fugir na 1a curva..
    Sainz a fazer tbem ele uma enorme corrida, já não se via a alguns meses..

  • Francisco Ramos
    Posted Outubro 21, 2024 at 10:10 am

    Podemos ter opiniões diferentes sobre o estofo de Norris (uns dizem que sim, outros dizem que não) mas há uma coisa que ainda não consegui entender nos comissários de corrida – ou melhor, não entendo há vários anos – que é a opinião divergente como vão sendo analisados os diferentes casos de corrida.

    Verstappen tem um estilo de condução bastante agressivo (uns podem gostar, outros não e é novamente opiniões) mas se na primeira curva mandou o carro (algo recorrente) e com isso ganhou vantagem e ultrapassou Norris sem ser prejudicado, como é que no final, volta a ter o mesmo modus operandi (ambos os carros saem de pista e isto é factual) e Norris consegue ser penalizado e com isso perder o 3º lugar?

    Acho que o campeonato está mais que decidido e não são estes 6 pontos (+3 e -3) que fazem a diferença mas é pensar que este tipo de análises subjectivas (como no passado já deu um título) podem continuar num desporto de milhões.

    • yanis
      Posted Outubro 21, 2024 at 1:46 pm

      Um pormenor importante.

      A primeira volta é sempre analisada de forma diferente. Ou seja, o mesmo evento na primeira ou na trigésima volta é analisado de forma diferente. Na primeira volta há sempre mais condescendência com algumas manobras. Não se trata de favorecer o Max, em prejuízo do Lando. Se fosse por aí, o que aconteceu no GP de Miami é do mais absurdo que pode haver. No final desse GP, o Max foi claro e conciso na análise: “São as regras, é o que é. Desta vez jogou a favor do Lando e fez bem em aproveitar.”

    • sporting1906sempre
      Posted Outubro 21, 2024 at 1:09 pm

      Simples. O verstappen ultrapassou dentro da pista. O norris ultrapassou fora da pista, pois entrou no apex atrás do verstappen ( é aqui que se define a regra). Com isto não estou a dizer que concordo ou não. Estava só a explicar a diferença e a dizer o que diz a regra. A partir daqui podemos não concordar

      • Conguito
        Posted Outubro 21, 2024 at 8:14 pm

        Não é assim tão simples. Max para defender a posição, trava quase em Dallas (porque naquela instancia era a única forma de se poder defender) e com isso defende posição também ele fora de pista, portanto, não terá o próprio Max obtido uma vantagem fora de pista? Faz sentido penalizar o Lando? Não acho, alias acho uma decisão absurda que estragou o que estava a ser uma boa corrida.

      • Francisco Ramos
        Posted Outubro 21, 2024 at 1:54 pm

        Agora surge-me nova dúvida:
        – Russel foi penalizado em 5 segundos por ultrapassar e forçar Bottas a sair fora de pista mas isso não aconteceu com Verstappen no início da corrida?

        E atenção, nem sou a favor nem contra o Verstappen, é apenas tentar entender qual a lógica!

        • yanis
          Posted Outubro 21, 2024 at 3:15 pm

          Os eventos da primeira volta não são analisados da mesma forma que nas restantes. Não se trata de beneficiar o Max.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Outubro 21, 2024 at 3:51 pm

            What? Se isso for verdade é apenas e só ridículo.

            • yanis
              Posted Outubro 21, 2024 at 8:23 pm

              Não é uma questão de “se for verdade”, é assim que é mesmo. A catalogação como ridículo, já é uma adjectivação tua. Tens direito a ela.

          • Francisco Ramos
            Posted Outubro 21, 2024 at 3:31 pm

            Então existe uma discrepância que não faz sentido, a 1ª volta tem tanta importância como aquela volta 52 ou 53! E eu nem estou a falar de beneficiar ou prejudicar mas de se cumprirem as regras.

            Alguém para ser campeão ou lutar por qualquer outro objetivo tem que pensar em todas as corridas, em todas as voltas.

            • yanis
              Posted Outubro 21, 2024 at 8:20 pm

              Ninguém está aqui a questionar a justiça ou injustiça das regras.

              Na F1, o que acontece na primeira volta é sempre analisado com um pouco mais de condescência. É o arranque, onde os carros estão mais juntos e há menos espaço, logo é assim que quem dirige o desporto diferencia a primeira volta do resto.

            • Hirok "The Truth"
              Posted Outubro 21, 2024 at 4:25 pm

              A 1º volta até é a mais importante da corrida, define muito do que é a corrida.. Mas no caso, até concordo com a não penalização de Max na 1a curva, vão todos os carros ali juntinhos, haver espaço para todos é mesmo impossível, portanto até percebo alguma condescendência da direção da corrida nestas circunstâncias..

  • SportingFan1906
    Posted Outubro 20, 2024 at 10:58 pm

    Já percebi que os comentários aqui são todos a “bater” no Norris mas como é que é possível o Verstappen forçar o Norris a ir para fora da pista duas vezes, numa delas conseguir ultrapassá-lo graças a isso e na outra conseguir que o Norris leve uma penalização, e o Verstappen não leva nenhuma penalização e acaba por ficar à frente do Norris.

    • AAC1990
      Posted Outubro 21, 2024 at 12:23 pm

      Isso!
      Se o NOR tinha posto o pé na 1ª curva, o VER mandava-o fora, possivelmente ficavam os dois fora da corrida ou no fim do pelotão, o que só beneficiava… quem vai à frente no campeonato. Não sei mesmo o que é que poderia ter feito de forma diferente o NOR… Até percebo que, sendo a 1ª volta, tenham deixado passar, mas no final da corrida, não há justificação para a decisão dos stewards

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 20, 2024 at 9:20 pm

    Feito e entregue.
    Norris é um excelente piloto, mas lida muito mal com a pressão e quando se compete com Verstappen não se pode ser só bom piloto e bom moço…

    Quem não teve nada a ver com isso foi a Ferrari que fez uma corrida absolutamente imaculada e com melhor gestão ontem podia ter levado a sprint também.

    Aliás recentemente a Ferrari no pós Binotto tem sido quase exemplar.

    Faltam 5 corridas e tal como se viu hoje desde a primeira volta, o título para Verstappen não vai fugir.

  • Citizen_Erased
    Posted Outubro 20, 2024 at 8:59 pm

    Não acho que já esteja resolvido, há anos em que é até à última e há sempre surpresas. Com este RB, o Max terá de ser praticamente perfeito nas restantes corridas, e basta um DNF para isto ficar lançado de novo.. Hoje conseguiu reter o Norris, mas ninguém garante que será assim nas restantes corridas

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 20, 2024 at 9:11 pm

      Não basta nada um DNF. O Norris ganha mais uma ou duas corridas no máximo até ao fim, se tanto.

      • Citizen_Erased
        Posted Outubro 20, 2024 at 9:23 pm

        “Para isto ficar lançado”. Claro que o Max é o principal candidato, mas o Norris não tem de ganhar todas as corridas e o max não pontuar para ser campeão certo?

  • DNowitzki
    Posted Outubro 20, 2024 at 8:57 pm

    Bigode, barba e cabelo da Ferrari.
    Norris está longe do neerlandês, do monegasco ou dos espanhóis até. Tem o melhor carro da grelha e só ganha quanto vai com o seu F1 e os outros de Panda.

  • Teles
    Posted Outubro 20, 2024 at 8:52 pm

    O Norris não é o que querem fazer dele, já agora acho o mesmo do Russell, e portanto o título está entregue a max hoje. Concordo que foi embaraçoso , tal como são os seus arranques e sinceramente ao dia de hoje se ele fosse campeão seria um dos piores campeões q conheci desde q comecei a acompanhar. Mas grande defesa do max, não quero com isto desvalorizá-lo.

    Mais à frente adorei a vitória para leclerc, também ele bem melhor que o colega de equipa na minha opinião, o sainz continua a ser só um rapaz simpático.

    Agora parece me que a Ferrari ainda pode sonhar com o mundial de construtores , mas mesmo que não consiga vejo aqui emoção até ao fim. E adorava vê lo ficar à frente do norris no final do ano.

    Ah e belo fim de semana para colapinto outra vez.

    • Bamboo331
      Posted Outubro 20, 2024 at 10:56 pm

      Sainz continua a ser um rapaz simpático que era simplesmente a personagem ideal (técnica e psicologicamente) para oferecer ao Leclerc como segundo piloto quando tivessem carro para serem campeões. Absolutamente incompreensível a manobra que fizeram…. Fico destruído como Ferrarista com o absurdo da decisão

  • Diogo Moura
    Posted Outubro 20, 2024 at 8:51 pm

    Super corrida dos homens da Ferrari! Leclerc passou por todos de pantufas logo no arranque e de seguida cavou um fosso enorme para Max na segunda volta.

    Depois o undercut de Sainz nas box’s foi de génio. A Redbull foi papada de cebolada.

    Relativamente aNorris, sofreu muito para passar pelo Verstappen, e quando passou, levou com a penalização. Será muito difícil o Max perder este título. É preciso o piloto da Redbull fazer pelo menos 3 grandes prémios horríveis para perder o campeonato. É que ainda por cima ganhou a corrida de sprint.

    Destaque para Russel que partiu das Box’s e acabou à frente de Perez. Fez uma gestão incrível de pneus e uma super corrida.

    Em suma, a Ferrari está de parabéns. Correu tudo na perfeição e não complicaram em nada.

    • Bamboo331
      Posted Outubro 20, 2024 at 10:57 pm

      Não tinham muito a fazer relativamente ao undercut. Claro que podiam ter minimizado um pouco a perda naquela fase mas estavam sem andamento para mudar drasticamente o panorama hoje.

  • Foge Quim
    Posted Outubro 20, 2024 at 8:51 pm

    Corrida exímia de toda a equipa da Ferrari.
    Vitória totalmente merecida por parte de Charles, muito rápido e sem qualquer erro.

    Piloto do dia deveria ser Max Verstappen que fez magia com uma autêntica carroça, e um brilharete a defender-se muitíssimo bem do Norris (fantástica gestão da bateria).
    Relativamente à penalização aceita se por ter excedido os limites da pista, no entanto se devolvesse a posição também seria justificável (Max estava a frente no Apex).

    Ainda muito campeonato pela frente, 5 corridas e 2 sprints , cerca de 157 pontos em jogo (se não estou em erro) e isto promete bastante.
    Infelizmente vai trazer também muito jogo de bastidores, mas desde que haja emoção na pista é o que importa para nós Fans.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Outubro 20, 2024 at 8:41 pm

    Que corrida embaraçosa do Norris. Venha a próxima grande promessa, que esta já se viu o que (não) vai ser.

    • Diogo Moura
      Posted Outubro 20, 2024 at 8:54 pm

      O Norris sempre foi péssimo nos arranques, não é nada de novo.

      Depois o Max que já se vinha a queixar dos pneus, deu uma aula de como defender uma posição ao Norris. Parecia o bailinho da Madeira. Mas era expectável, a experiência de um em nada se compara ao outro.

Deixa um comentário