Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Leicester: Ricardo Pereira eleito o jogador do Ano

Para o dar o salto já neste Verão? Há muitas equipas no mercado por um lateral direito, inclusive no Big 6 em Inglaterra, e o português ganhou cotação com a grande época que fez. O ‘problema’ é que o Leicester, como demonstrou com Vardy, Maguire ou Mahrez (numa primeira fase), não é de vender.

Ricardo Pereira foi eleito o jogador do Ano no Leicester City, ultrapassando a concorrência de Jamie Vardy e James Maddison. O lateral direito, internacional português, ganhou numa votação online organizada pelos Foxes e ainda foi escolhido como jogador do ano pelos companheiros de equipa.

45 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Maio 8, 2019 at 6:31 pm

    É um lateral fortíssimo em todos os aspetos do jogo. Tem lugar em quase todos os tubarões europeus. Gostaria de o ver no City ou no Chelsea.

  • AngeloGJ
    Posted Maio 8, 2019 at 1:57 pm

    O percurso do Ricardo Pereira (ainda vai atingir outros voos e com sucesso muito provavelmente), so vem confirmar aquilo que venho dizendo a algum tempo, nenhum jovem que sair de Portugal aos 21 anos (ou menos) e ingressar num colosso por mais talentoso que seja vai render desportivamente, nao atribuo isso a falta de competitividade do campeonato (como muitos) mas sim porque estes jovens aos 21 anos ainda teem muitas lacunas que os seus treinadores em Portugal nao trabalham (neste momento nao vejo em Portugal nenhum treinador com a capacidade de melhorar e fazer evoluir (nao confundir com fazer render mais) jogadores) e que noutro patamar competitivo sendo expostos vao fazer desses jogadores ou descartaveis ou opcoes de banco para jogar em jogos menos exigentes como se tem visto.

    Ha alguns anos atras Portugal era eximio a exportar jogadores porque estes ganhavam calo competitivo e porque saiam muito perto da fase de maturacao, com muita experiencia competitiva e acima de tudo com a capacidade de desquilibrar em qualquer contexto (contra grandes equipas ou equipas pequenas), nos dias atuais é tudo na base do imediatismo, os jogadores querem sair ontem, os adeptos depois de 3 jogos andam todos extasiados (muitos vao tao longe ao ponto de dizerem que sao jogadores feitos) e os clubes como sao mal geridos querem vender o projecto que sabem nao esta ainda acabado MAS os factos mostram-nos que os unicos casos de sucesso foram de jogadores que sairam cedo MAS para contextos competitivos “semelhantes” aos Portugues, que evoluiram nesses contextos e agora sao figuras de destaque nas suas equipas, e de uma ja extensa lista os unicos casos de sucesso sao, Bernardo Silva(titular do Man.City), Joao Cancelo(titular da Juventus), Ruben Neves(titular do Wolves mas na lista dos colossos) e Ricardo Pereira(titular do Leicester mas tambem na lista dos colossos) e Diogo Jota num contexto um pouco diferente, todos os outros falharam e prevejo que os que seguirem o mesmo caminho vao continuar a falhar, a historia mostra-nos qual é o caminho mas ha jovens que teimam (e adeptos que insistem em alimentar fantasias) em querer seguir o sonho de sairem de Portugal aos 19/20 anos e aos 21/22 serem estrelas do Manchester City ou Barcelona…

  • Rui Sancho
    Posted Maio 8, 2019 at 1:13 pm

    Vejo aqui muita gente a falar da época dele como lateral direito, mas eu tinha ficado com a impressão que ele jogou várias vezes como extremo, até do lado esquerdo, alguém pode confirmar?

  • Pablo
    Posted Maio 8, 2019 at 1:02 pm

    Neste momento merece estar na seleção junto com o Nélson Semedo.

  • Kacal
    Posted Maio 8, 2019 at 12:40 pm

    Penso que foi mesmo o melhor lateral direito da época na Premier, embora a concorrência de Trent Alexander-Arnold, Doherty e Wan-Bissaka seja forte. Mas no Leicester foi, claramente, o jogador + porque foi o mais consistente. Maddison e Vardy tiveram bons momentos, mas o Ricardo foi mais constante e mesmo os seus números foram bastante bons, mas mesmo a defender também esteve impecável. Desde que foi adaptado a DD e DE no Nice que tem sempre vindo a crescer e evoluir o seu jogo, a subir a pulso na carreira e acredito que em termos de interessados poderá dar o “salto” no fim da época já, mas talvez o Leicester ainda o mantenha porque ambicionam crescer e Brendan Rodgers irá querer segura-lo com toda a certeza. Mas penso que merece mais reconhecimento na selecção também. Por mim levava Cancelo e Semedo para a lateral direita e o Guerreiro para a esquerda levando o Ricardo Pereira para fazer ambas.

    • AngeloGJ
      Posted Maio 8, 2019 at 1:23 pm

      Kacal vejo-te como um defensor asserrimo da aposta na formacao (ainda que a meu ver nao estejas a considerar bem a realidade atual do FCP) e ate defendes a mudanca de lideranca para que esse dejo se concretize, e aproveito o teu comentario neste post do Ricardo Pereira para te perguntar, se os dois anos de emprestimo ao Ricardo Pereira nao o fizeram tornar-se no jogador que é ? E na mesma linha de racicionio perguntar-te se jogadores como Diogo Leite, Diogo Queiros a cabeca tambem nao beneficiariam neste momento de emprestimo semelhantes, é que fazer parte da equipa principal mas depois acabar por fazer 5 jogos pela falta de confianca que o treinador (Que trabalha diariamente com eles) ve neles para serem + vezes aposta e jogarem a titular num candidato a Europa numa grande liga ou ao titulo num campeonato periferico qual achas ser o cenario mais benefico (e sabio) para jogadores que teem qualidade mas que no contexto atual nao podem (nem devem) ser apostas (com isso dar-lhes espaco para errar e aprender), é que o Ricardo Pereira saiu para rodar aos 20/21 anos e hoje aos 25 esta muito mais preprado para jogar e render num colosso do que um Diogo Dalot que apesar de para muitos em Portugal ser um prodigio na posicao nao tem a maturidade nem a cultura competitiva do Ricardo(talvez aqui fica tambem +1 vez vincado que quem apressado come cru ou seja sair de Portugal demasiado jovem é um erro)

      • Kacal
        Posted Maio 8, 2019 at 2:13 pm

        Talvez Angelo, é uma hipótese. Não me importo de ver os nossos jovens a ser emprestados para bons clubes de ligas “Big5” onde possam jogar e evoluir como aconteceu com o Ricardo Pereira. Recordo que o Ricardo Pereira foi uma adaptação a lateral direito porque era extremo e portanto é normal que na altura ainda não fosse uma opção tão válida para o Porto naquela posição. Requer mais treino e trabalho num caso desses.

        Se for para os miúdos não terem oportunidades, prefiro que sejam emprestados para patamares competitivos altos e onde joguem e evoluam regressando 1 ou 2 anos depois já prontos para assumir um lugar.

        O que me desagrada é se esses jovens não forem aposta e no lugar deles tivermos jogadores relativamente caros e de qualidade duvidosa, aí sim fico desapontado e frustrado.

        Posto isto, se o Porto reforçar o plantel como deve ser e tiver reais mais-valias nas posições e o treinador entender que não é o momento certo de apostar nestes jovens, um empréstimo de 1 ou 2 anos para uma liga “Big5” para clubes onde tenham espaço para jogar e evoluir não é nada má ideia, embora eu ache que os contextos são diferentes. O Ricardo Pereira precisou de uma adaptação a uma posição, eles não. Mas concordo com a tua ideia, sim.

        • AngeloGJ
          Posted Maio 8, 2019 at 3:20 pm

          Por isso é que te digo que antes do FCP comecar a apostar nos jovens tem de ter a casa organizada, e o FCP neste momento esta prestes a desarrumar a casa, nao seria sabio fazer algo que nunca se fez (apostar em jovens da noite para o dia), num contexto extremamente exigente (perda do campeonato e necessidade de recuperar o titulo) onde o erro vai ser escrutinado ao detalhe e pelas declaracoes do Sergio Conceicao nao vejo desprezo pela formacao mas vontade de “protege-los”, porque um treinador de futebol que tem varios dos seus filhos a jogar nos escaloes de formacao sabe melhor do que ninguem que se algum destes miudos falhar vao ser os proprios adeptos e a comunicao social que hoje “exige” a aposta neles so porque sim a deita-los abaixo (os adeptos sao rapidos a exaltar mas ainda mais rapidos a deitar abaixo).

          E em relacao ao Ricardo Pereira, nao é bem assim a historia, ha uma entrevista dele onde ele diz que o Rui Vitoria ja o metia a jogar algumas vezes a lateral direito, o Lopetegui por exemplo contava com ele como opcao para lateral, e quando chegou em Franca lembro-me de ter ouvido uma entrevista do Raymond Domenech onde ele falou do Ricardo Pereira e o aconselhou a focar-se apenas na posicao de lateral, dizendo-lhe que como extremo seria um jogador banal (concordo) mas como lateral poderia se evoluisse poderia tornar-se num jogador interessante, o Favre apenas confirmou o que Rui Vitoria, Lopetegui e todos os outros treinadores viam, como extremo seria banal mas como lateral se evoluisse poderia ser um extremo interessante, o jogador foi inteligente e aceitou o conselho, e é por isso que defendo que alguns jogadores precisam evoluir atraves de emprestimos, nao adianta ter um jovem de 20 anos da formacao a queimar no banco durante 2 anos sem jogar e evoluir, e depois ter de ser descartado (ate os proprios adeptos o farao) por ter passado o periodo de validade para estar no banco sem jogar (é preferivel por exemplo teres um jogador de 25/26 anos que ja é jogador feito mas de menos qualidade no banco durante 2 anos, esse jogador ser queimado enquanto o jovem se potencia), e para terminar relembro-te do caso do Bruno Alves, um jogador da formacao, que era tao estupido e inconsequente que dentro da area arriscava fazer um carrinho dentro da area ou cortar propositadamente a bola com a mao perto da area, foi para a Grecia durante 1 ano e meio, aprendeu MUITO (penso que foi com o Fernando Santos ou o Jesualdo nao me recordo), tornou-se no melhor central a jogar na Grecia, veio um senhor jogador, agarrou a titularidade, limou algumas arrestas e tornou-se um dos melhores centrais da Europa, ser romantico é fixe mas nao podemos ignorar os factos e a historia

          • Kacal
            Posted Maio 8, 2019 at 8:37 pm

            Sim, acabo por perceber o teu ponto de vista e concordar com ele, mas tudo irá depender do critério do Porto no mercado. Caso contratem “entulho” caro e deixem os jovens de lado, sou contra e irei criticar. Caso contratem reais mais-valias e os jovens tenham que esperar o seu momento e sejam emprestado, irei aceitar. Tudo irá depender disso, mas concordo com a tua ideia geral, sim.

            Sobre o resto, o Ricardo Pereira já tinha feito uns jogos no Vitória a lateral e no Porto também, mas não deixa de ser verdade que fez muitos jogos a extremo no Vitória e no Porto fez alguns também. Não era um lateral direito totalmente entrosado e afirmado, foi em França que atingiu esse estatuto e evoluiu para tal. Depois voltou mais forte. Podemos olhar a exemplos, mas há exemplos bons e maus, uns o empréstimos faz-lhes bem e outros nem por isso, cada um tem o seu contexto onde evoluí melhor portanto terão que analisar qual o contexto dos jovens que estão prontos para subir e perceber onde podem ou não encaixa-los no plantel e se virão reforços que sejam reais mais-valias para as respectivas posições ou não, tudo isso terá que ser analisado e depois sim ver qual o melhor caminho para cada jovem.

  • JoaoMiguel96
    Posted Maio 8, 2019 at 11:07 am

    Desde os tempos do Nice que está feito um senhor lateral.

    Ainda na segunda, contra o City, deu uma lição de como defender contra todos os jogadores que apareceram no seu lado. Depois, tem uma velocidade incrível, cruza muito bem e não tem medo de explorar o espaço interior.

    Luta com Arnold, Wan Bissaka e Doherty pelo melhor lateral direito da PL.

    Expectante para ver o Leicester da próxima época. Com mais um ou outro reforço, especialmente extremos, podem muito bem começar a almejar o top 7 com mais regularidade.

    • feelfreeyouare
      Posted Maio 8, 2019 at 1:01 pm

      Concordo. Gostava que fosse para um grande como o chelsea ou os spurs mas mais do que isso fosse sempre o lateral direito da seleção. É melhor do que o cancelo, a meu ver.

    • AlexanderSearch
      Posted Maio 8, 2019 at 11:48 am

      Além do excelente treinador que têm

      • JoaoMiguel96
        Posted Maio 8, 2019 at 6:21 pm

        Sem dúvida, Rodgers tem tudo para catapultar esta equipa na qualidade de jogo.

        • AlexanderSearch
          Posted Maio 9, 2019 at 1:02 pm

          se conseguir reviver o Poetry in motion do seu Liverpool serão certamente uma das equipas mais fixes de acompanhar

  • d-s3pt
    Posted Maio 8, 2019 at 11:00 am

    Neste momento era titular de caras no Manchester United, Chelsea, Spurs, Arsenal e talvez Manchester City (pessoalmente acho o superior ao Walker, mas é bastante discutível). Apenas o Trent Alexander-Arnold é superior ao português que fez uma época brutal. Merece um salto na carreira, embora tenha duvidas que saia, como VM diz no negrito, o Leicester não facilita nas negociações.

    • FrancisMelo
      Posted Maio 8, 2019 at 1:34 pm

      Em relação ao walker neste momento acho-o um dos piores laterais da premier. Comete erros banais, e tem autênticas paragens cerebrais. Com a saída de Danilo do City quem sabe se Ricardo Pereira não dava um bom suplente, e até mesmo com capacidade para lutar pelo onze com Walker. Ricardo tem tudo para crescer ainda mais com Guardiola

    • André Dias
      Posted Maio 8, 2019 at 11:11 am

      Acha-lo superior a Bellerin (não se o excluíste por lesão) e a Azpilicueta?

      • d-s3pt
        Posted Maio 8, 2019 at 12:22 pm

        Pessoalmente acho que Bellerin nunca atingiu o nível esperado. É um bom jogador mas não passa disso, nas ultimas 2/3 épocas foi banal até. Azpilicueta é um jogador que aprecio bastante, mas ofensivamente não me fascina, gostei bastante de o ver a central com o Conte, onde atingiu um outro nível que nunca tinha apresentado

        • André Dias
          Posted Maio 8, 2019 at 1:21 pm

          Bellerin simplesmente deixou de corresponder ao imenso hype que ganhou. Não é o melhor lateral do mundo mas está longe de ser banal. Em relação a Azpi, mesmo que não encante ofensivamente, já provou muito mais que Ricardo na PL e fê-lo num candidato ao título onde a pressão é superior. Ricardo fez uma excelente época mas não nos precipitemos ao colocá-lo já num pedestal.

          • Xyeh
            Posted Maio 8, 2019 at 2:32 pm

            O Ricardo anda há 4 anos a demonstrar um alto nível em qualquer clube que jogue, acho que merece mais crédito do que tem e não é uma questão de o colocar num pedestal, é realmente muito bom jogador.

            • André Dias
              Posted Maio 8, 2019 at 6:10 pm

              Não disse o contrário. Quando falo em colocá-lo num pedestal é em relação aos exageros. Fez uma excelente época e deve ser elogiado mas já vi vários comentários a colocá-lo como melhor lateral da época. Vamos lá ter um bocado de calma.

          • d-s3pt
            Posted Maio 8, 2019 at 2:09 pm

            Certo, concordo contigo, Ricardo pode perfeitamente ser um novo Bellerin e a partir de agora cair a pique, contudo os jogadores são muito o momento, e numa equipa como o Leicester que lutou até ao fim por um lugar na Europa, ele foi soberbo. Admiro muito o Azpilicueta, mas parece me que o Ricardo neste momento é mais completo que o espanhol, mas aceito ser discutível o lugar no Chelsea…

            • André Dias
              Posted Maio 8, 2019 at 6:11 pm

              Neste momento Ricardo pode estar numa melhor fase mas ainda não o trocava por Azpi. Primeiro gostava de o ver num clube de maior exigência.

      • Goncalo Silva
        Posted Maio 8, 2019 at 11:50 am

        Bellerin é mesmo muito overrated. Há muitos melhores que ele a meu ver.

        • André Dias
          Posted Maio 8, 2019 at 1:18 pm

          Antes de Nélson Semedo ser contratado era constantemente falado para o Barcelona. Nessa altura podia estar overrated mas actualmente até acho o contrário. Antes de se lesionar era bastante criticado por aqui.

  • André Dias
    Posted Maio 8, 2019 at 11:00 am

    Manchester parece-me o destino mais provável. O City precisa de um suplente e o United de um titular. Para Ricardo seria excelente se ambos se interessassem na sua contratação porque uma disputa por ele obrigaria os rivais de Manchester a oferecer um salário superior ao que teriam em mente.

  • Gunnerz
    Posted Maio 8, 2019 at 10:58 am

    Mais uma boa época, para quem achava q só em França rendia pq o campeonato era isto e aquilo. Pois bem mais um bom lateral para nós, temos mesmo laterais a mais, sendo que mais um ano em q tem muito mais destaque q Semedo, e Semedo voltou a mostrar que não é o titular do corredor direito do Barcelona, mal há jogos complicados e salta para o banco. O Ricardo agora podia perfeitamente ir para Manchester, mas já há dalot e seria mau para ambos mas para o City fazer as 2 alas era mt bom.

    • Goncalo Silva
      Posted Maio 8, 2019 at 11:51 am

      Semedo é o melhor lateral direito do Barcelona, tem mostrado isso constantemente. Sergi Roberto é que tem de jogar por “ser da formação”.

  • Explorador do Submundo
    Posted Maio 8, 2019 at 10:32 am

    Em Inglaterra, ofensivamente o lateral direito do ano foi o Trent, defensivamente foi o Wan Bissaka, numa mistura dos dois capitulos inclinava-me para o Ricardo.

    Acho que devia ficar no Leicester que está a montar um excelente plantel com jogadores com margem para evoluir juntos para outro patamar e com muita qualidade, Maguire e Chilwell, á partida, dois titulares da selecção Inglesa na Liga das Nações, James Maddison,Hamza,Harvey Barnes,Ndidi e Tielmans tudo médios com muita qualidade e todos com 21-22 anos, acompanhados pelas lendas do clube campeões da Premier League, Kasper Scheimchel, Vardy, Albrighton,Wes Morgan,Okazaki,Fuchs e Danny Simpson que acrescentam experiência e uma aura ”especial” e inspiradora a este grupo de jovens jogadores, Brendão Rodgers no comando Leicester podem voltar a fazer algo especial, não digo ganhar a Premier League(os grandes de Inglaterra como se tem visto já estão com outra calibragem) mas quem sabe ir á Liga Europa e apostar nela, quem sabe…com outro bom mercado de transferências que traga duas ou três outras soluções para o plantel ficam a par do Wolves e do Everton na pole position para atacar o solidificado top 6.

  • Muska
    Posted Maio 8, 2019 at 10:22 am

    Já custou 22M ao Leicester, agora para o venderem só por 40+… duvido que saia. Mas encaixava bem no Tottenham!

  • T. Pinto13
    Posted Maio 8, 2019 at 10:20 am

    Fez uma grande época.
    E merece totalmente o destaque que lhe é dado.
    O City quer um lateral e o United também, vejamos o que acontece.

  • RLuz
    Posted Maio 8, 2019 at 10:17 am

    Era bom que desse o salto para o… Tottenham!

  • Xyeh
    Posted Maio 8, 2019 at 10:14 am

    E ontem o The Guardian colocou-o na equipa do ano da Premier League, só de pensar que o Porto podia ter o Ricardo e o Dalot a competir por um lugar apetece-me chorar.

  • Xyeh
    Posted Maio 8, 2019 at 10:08 am

    Atingiu um nível absurdo este ano, tem 25 anos, é polivalente, está há 3 anos a demonstrar rendimento entre 3 campeonatos diferentes, bastante underrated por ter a competição do Cancelo e Nelson Semedo para a Seleção mas é um jogador incrível.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 8, 2019 at 9:56 am

    Merece o destaque! Já quando apareceu na equipa do VSC, pela mão de Rui Vitória (a última equipa verdadeiramente competitiva, entre 2011-15, que se viu em Guimarães e com muitos elementos da equipa b e formação… hm quem diria!), se via que tinha algo de especial!

    Ainda assim para a selecção prefiro o Cancelo e Semedo, é algo injusto para o Ricardo mas teve “azar” em calhar num período altamente competitivo para lateral direita. Mas a Selecção só tem a ganhar com isso pois estimula os jogadores a se superarem a cada temporada que passa. Pontualmente, até podem ir os três, já que fazem os três a lateral esquerda, principalmente Cancelo e o Ricardo, ficando a vaga à esquerda a ser disputada por Mário Rui e Guerreiro, dependendo do momento de cada um.

    Quanto à carreira do Ricardo Pereira, não conseguiu se afirmar como extremo, mas é um lateral de elite com provas dadas! Se fosse a ele, ficava mais um ano nos Foxes, gostava de o ver sob o comando de Brendan Rodgers uma época inteira! Há muito potencial a explorar na equipa e gosto bastante do treinador, para seguir sem dúvida!

    • Pedro Almeida
      Posted Maio 8, 2019 at 12:44 pm

      Podia ser aposta do lado esquerdo da defesa. Guerreiro tem jogado a extremo, Mario Rui é limitado e Vinagre ainda não está pronto.
      Temos tantas opções para um lado mas do outro estamos mal.

      • Knox_oTal
        Posted Maio 8, 2019 at 1:34 pm

        Não diria que o Mário Rui é limitado, é um bom lateral esquerdo! Apenas não é tão exuberante ofensivamente como os outros, mas é seguro na defesa e consistente. Podemos dizer que tem o mesmo perfil do Cédric à direita, que também considero bom jogador diga-se.

        O jogador do Nápoles perdeu foi algum espaço no último terço da época para Ghoulam que regressou ao onze depois da lesão.

        Por falar em laterais esquerdos há também Antunes, que é um mal-amado na Selecção mas tem estado bem e titularíssimo no Getafe, que está num espectacular 4º lugar na La Liga. Porém, o lateral lesionou-se gravemente em Abril, estará de fora 6 meses!

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 8, 2019 at 9:49 am

    Melhor lateral direito da época na premier league. Os numeros não mentem

    • Kacal
      Posted Maio 8, 2019 at 12:48 pm

      Talvez dê ao Ricardo Pereira, sim. Wan-Bissaka fez uma época muito boa, mas destaca-se mais pela parte defensiva e portanto fica a perder ofensivamente para os outros 3.

      Sobre Doherty, Alexander-Arnold e Ricardo Pereira é complicado escolher um. Em números talvez prefira o primeiro até porque fez 4 golos e 5 assistências, ou seja, participou em 9 golos da equipa, enquanto o Ricardo Pereira participou em 8 e o Arnold em 12, mas os 4 golos dão-lhe vantagem. Mas exibicionalmente é mais duvidoso o vencedor, mas aceito qualquer um dos três.

    • André Dias
      Posted Maio 8, 2019 at 10:54 am

      Não me parece que tenha feito melhor época que TAA, Doherty e Wan-Bissaka.

    • d-s3pt
      Posted Maio 8, 2019 at 10:36 am

      Trent Alexander-Arnold (1 golo / 11 assistências) manda um abraço

      • Asap
        Posted Maio 8, 2019 at 10:54 am

        Ricardo Pereira (2 golos / 7 assistências) manda outro. Não estou a ver a superioridade para tanto abraço.
        O Ricardo numa equipa com outro caudal ofensivo tinha registos ainda melhores, só não ve quem é cego.

        • d-s3pt
          Posted Maio 8, 2019 at 2:23 pm

          Temos de falar em factos e não suposições.
          E o facto é que o Arnold fez uma época soberba. Pode até vir a ser discutível entre os 2, dai a dizer que o Ricardo “é o melhor e só não vê quem é cego” parece me ser o patriotismo a falar…

Deixa um comentário