Os leitores do VM responderam ao desafio de votar nos melhores de 2013 e elegeram Leonardo Jardim como o melhor treinador do ano. O técnico madeirense, que tem feito um óptimo trabalho no Sporting, recolheu 39% dos votos (1257), superando por uma curta margem Marco Silva (34%, 1100), que se destacou no comando do Estoril. O último lugar do pódio foi para Vítor Pereira (12%, 407), que se sagrou campeão nacional pelo FC Porto. Jorge Jesus, com 4% (155), Paulo Fonseca, com a mesma percentagem (144) e Rui Vitória (3%) foram pouco votados pelos leitores do VM. Eleição justa? Curiosamente, Paulo Fonseca foi considerado quase de forma unânime como o melhor treinador do último campeonato (a par de Marco Silva). Num curto espaço de tempo passou de herói a vilão…
Na votação para o melhor jovem do ano (sub-21), os leitores do VM não tiveram dúvidas e distinguiram William Carvalho, que, vindo do “nada”, conquistou o seu espaço na equipa do Sporting e tem sido, sem dúvida, um dos destaques do campeonato. O jovem luso-angolano arrecadou 64% dos votos (2576), batendo por larga margem Bruma (20%, 838). O extremo foi protagonista da novela do defeso e acabou por deixar o Sporting, rumando ao Galatasaray, onde tem sido aposta nos jogos da Champions. A fechar o pódio surge o guarda-redes Jan Oblak (8%, 334), que parece ter conquistado definitivamente o seu lugar na baliza do Benfica. Finalmente, Paulo Oliveira (4%, 194) e Hassan 1%, 73) foram os menos votados. O caso em que Bruma esteve envolvido penalizou-o nesta eleição? Recordamos que o ex-jogador do Sporting foi um dos melhores jogadores do Mundial Sub-20.



55 Comentários
porquinhodaindia
VM mostra que é muitíssimo mais imparcial, competente e coerente do que a maioria dos leitores do VM (vivemos muito ao sabor da corrente e o VM é capaz de oferecer uma visão sustentada e de longo-prazo sobre as matérias). A votação para treinador do ano é paradigmática disso mesmo.
Ricardo Ricard
No ano civil é o Marco Silva,da época 2013/2014 é o Leonardo Jardim,nem sei para que existe tanta discussão,é demasiado óbvio.
Quanto ao melhor jovem,apesar do William só ter jogado desde Agosto,não encontro assim nenhum jovem que mesmo durante o ano civil se tenha destacado mais.Sinceramente não sei o que é que o Bruma fez alem de umas fintinhas,de marcar 1 golo e de jogar os 90 minutos em 6 jogos.
Anónimo
Quanto a ao melhor treinador do ano Concordo consigo, mas iria um pouco mais e diria que o LJ é o melhor treinador da liga. Já quanto ao melhor jogador (jovem) partilho exatamente da mesma opiniao e que o WC nos poucos jogos que fez na nossa liga teve tanta ou mais preponderância que os outros
Gonçalves
luis bcn
Eu percebi a votaçao… (e o suarez devia ganhar a bola de ouro)
O Leonardo jardim ganhou o campeonato e Taça na grecia e agora é lider em Portugal (engraçado como o publico nao foi tao simpatico para o AVB quando ele ganhou a champions)
O William carvalho ganhou porque tem estado bem e com certeza todos vimos ele brilhar naquele jogo entre o
Royal Albert Elisabeth Club de Mons e o Cercle Brugge Koninklijke Sportvereniging (que acabou em ultimo )…
Falando a serio, o LJ e o WC tem ambos feito um bom trabalho (ainda que o que o LJ anda a fazer nao é diferente do que o Joao de Deus anda a fazer, cada um à sua escala). Eu dava o premio ao Paulo Oliveira mas nao fica muito mal ao William . O do treinador esse, peço desculpa, nao tem logica nenhuma (só se for mesmo pelo o que eu pus acima).
O ano do Estoril foi tao bom que seria como o benfica ganhar a champions e o 3 lugar do paços seria como o Sporting ganhar a liga dos campoes. Ignorar isso foi péssimo para a credibilidade do próprio leitor
JPR
O AVB ganhou a champions em que medida? Foi essencial ter deixado a equipa a perder por 3 na primeira mão com o Napoles? Enfim…
JPR
O AVB ganhou a champions em que medida? Foi essencial ter deixado a equipa a perder por 3 na primeira mão com o Napoles? Enfim…
Ricardo Ricard
Essa do AVB ganhar a champions….
gtm95scp
bruma, quintero, markovic, oblak, dier, ilori,ruben vezo, bernardo silva etc… sao jogadores que podem seguir as pisadas de william carvalho se tiverem a paciencia, humildade e um clube que lhes dê tranquilidade oportunidades continuadas podem chegar muito longe com isto digo jogadores de top mundial
MosqueteiroSLB
o vezo ja foi embora. agora a concorrencia e mais renhida. devera jogar menos. espero que se afirme
Anónimo
Como Sportinguista "ferrenho"!
tenho que admitir que o melhor treinador do ano civil foi Marco Silva
por tudo que fez! LJ foi melhor que Marco na segunda metade do ano … mas no todo votava Marco Silva(na minha opinião)
quanto ao melhor jovem penso que apesar de só ter "aparecido" agora o William é o vencedor indescutivel pois ele está noutro patamar no que toca a qualidade !
ps: ELE JOGOU DURANTE O ANO CIVIL TODO!
metade da epoca no C.Bruge meia epoca no Sporting!
rpga
Ricardo Ricard
Jogou pouco mais de metade dos jogos numa equipa que ficou em ultimo no campeonato,que em 30 jogos teve 3 vitorias e 22 derrotas…E já agora…Estamos em Portugal ou na Bélgica? Ou os 2 países agora são só 1 e eu não sabia?
MosqueteiroSLB
mas o que e que interessa o que ele jogou la fora? para isso tambem o markovic e o djuricic estavam aqui.
se fosse assim o vencedor indescutivel seria o james rodriguez. essas desculpas…
Moreira
Melhor treinador é quem ganha e melhor equipa tambem…
Assim foi com bayern e seu ex treinador…talvez em portugal seja diferente…quem ñ ganha é sempre melhor q os vencedores…ou a culpa é do arbitro.
Melhor treinador: o campeao nacional da epoca 2013
Melhor jovem: Mangala
sandro
MosqueteiroSLB, ja agora quem é bernardo? se não um jovem promissor, que outrora Edgar marcelinho Andre gomes, Andre almeida, Diogo viana, sergio oliveira, nelson oliveira também haviam sido
MosqueteiroSLB
matiaselcra mas o que e que isso tem a ver? vamos comparar um jogador que jogou desde agosto ate dezembro a um que jogou o ano todo. e que o bruma tambem so jogou uma metade pelo sporting, mas depois fez um mundial brilhante. tambem merecia ficar a frente.
mas pronto, jogar metade da epoca faz com que sejam melhores que os outros todos. alias o wiliam e tao bom que na outra votaçao , em metade da epoca, ficou a frente do polvo. mas sim, o fanatico sou eu.
ja agora, quem era o wiliam com a idade do bernardo? pois…
MatiasElCrá
MosqueteiroSLB, eu até acho que o Ivan Cavaleiro, o André Almeida e o Bernardo Silva foram muito superiores!!!
MosqueteiroSLB
fui reler o post e vi que de facto esta la sub-21, nao sei como mas escapou-me. peço desculpa.
dito isto mantenho a opiniao de que o paulo oliveira merecia mais. e mesmo o bruma tambem
MosqueteiroSLB
tem razao, erro meu. mas mesmo assim… a eleiçao do jogador jovem so vai ate aos 21?mesmo o paulo oliveira foi superior
Visão de Mercado
O Mangala nasceu em 1991 já não é do escalão sub-21.
O William é de 1992.
MosqueteiroSLB
exactamente. o mangala tem a idade do wiliam. nem entrou na votaçao. sinceramente nao percebo
slb1994
Escolhas completamente injustas, atendendo a que o prémio se refere ao ano de 2013 e não só à primeira volta do campeonato.
Mediante isto as minhas escolhas seriam:
Treinador do ano: Marco Silva – Levou o Estoril a um fantástico 5º lugar no final da época e iniciou a época da melhor maneira, estando atualmente no 4º posto ( com mais pontos que no ano passado). Na Liga Europa, conseguiu ultrapassar 2 eliminatórias e na fase de grupos bateu se bem em todos os jogos .
Juntando a isto, a sua equipa jogou um futebol atrativo e positivo.
Melhor jovem: Paulo Oliveira- Num ano muito complicado para o Vitória (financeiramente), a aposta em jovens da casa foi a solução e que felizmente trouxe muitos e bons frutos. E talvez o melhor exemplo seja o Paulo. Desde logo mostrou muita qualidade e afirmou se como titularíssimo na equipa de Rui Vitória. As suas exibições não passaram despercebidas, sendo que também foi com alguma naturalidade que se afirmou como titular na seleção sub 21 de Portugal (onde tem somado boas exibições). O assédio é muito e não me acredito que fique muito tempo no Vitória.
LuisRafaelSCP
Quanto ao melhor jovem, merece pouca discussao. A afirmaçao meteorica do William aliada ao facto de ser um jovem pouco conhecido (o bruma ou ilori à muito que eram apontados como craques, William nao) nao deixa duvidas. Os premios de melhor jovem e ate melhor jogador que tem recebido todos os meses, mostram isso mesmo
Rabensandratana
Em relação ao melhor jovem jogador optei pelo Paulo Oliveira já que esteve muita bem neste ano de 2013, muito seguro e a denotar que tem futebol para outros voos, quem sabe senão será nos próximos tempos um jogador para ser o quarto central da selecção nacional A.
Bruma e William Carvalho não os escolhi porque só efectuaram menos de duas dezenas de jogos na 1ª Liga.
Sousa Bruno
A verdade é que o Leonardo jardim em 4 meses mostrou mais competência do que o jesus o vítor pereira e o paulo Fonseca juntos… é triste que ninguém fale do rui vitória, que ganhou a taça, e está a fazer um bom arranque de campeonato com muitos jovens lançados. ( ricardo paulo oliveira tomané tiago rodrigues). O wiliam carvalho não engana, grande jogador. O Bruma deu nas vistas, mas no sporting do ano passado não era difícil.
MosqueteiroSLB
uma falta de coerencia gigante.
marco silva e o justo vencedor. o leonardo jardim fez apenas uma meia epoca em 2013, e isso faz com que ja seja o melhor? o marco silva com 1 plantel inferior ficou a frente do sporting a epoca passada, nesta depois de perder as suas principais estrelas esta ainda melhor colocado num fantastico 4º lugar. ate o jj e o vitor pereira mereciam mais. o jj ficou em 2º na do ano passado, foi a final da taça e foi a final da liga europa ( no post nao diz nada de ser exclusivamente na liga), o lj nao esta na taça, e esta em 1º empatado com mais 2 equipas. este ano o benfica esta na europa, taça (o sporting ja nao) e empatados em pontoss com o sporting. o vitor pereira so jogou uma metade, mas foi campeao.
paulo fonseca teve um 3º lugar, neste esta em 2º em igualdade pontual (mas tem vantagem em confronto directo pois ganhou, o benfica empatou e diferente), esta na taça e na europa.
o rui vitoria ganhou uma taça.
internamente os registos do benfica em vitorias derrotas e empates sao superiores aos dos sporting, tendo o benfica mais 2 vitorias. o porto igualmente.
mas pronto, aparentemente agora da-se mais preferencia a ser campeao de inverno (em igualdade pontual) do que a titulos. isto mostra o fascinio de alguns.
e com isto nao defendo o jj o fonseca ou mesmo o vitor pereira. mas o lj foi de todos o que menos provou alguma coisa.
quanto ao wiliam ja e diferente. apesar de achar o bruma ter mais potencial e ser superior, embora que em posiçoes diferentes, o bruma so jogou uma metade, onde o sporting se saiu mal. o oblak infelizmente tambem so jogou uma metade, estes eram os principais rivais.
ou seja so sobrava paulo oliveira e hassan. o 2º desapareceu, o 1º ainda esta la, mas mais uma vez os titulos foram preteridos.
ja agora o que e que entendem por jovem?
e que se querem jovens , podem ser nao portugueses, o james rodriguez (so tem mais 1 ano que o wiliam), o alex sandro (tem 22, apenas mais 1 ano). salvio 23. ate o dier merecia mais.
Bishara
Concordo que Marco Silva e Paulo Oliveira ou Bruma merecessem vencer. Mas a ver por títulos, nenhum dos indivíduos nesta votação ligados ao Sporting poderia ter ganho algum, porque simplesmente apareceram na 2ª metade do ano e não na primeira. Logo, não me parece que faça sentido comparar títulos se não contabilizarmos todo o ano civil.
E daí a Leonardo Jardim ter provado pouco vai uma grande distância. LJ pegou numa equipa que tinha atingido a pior classificação de sempre do clube, revolucionou o plantel (muitas entradas e saídas) com cortes drásticos de orçamento e está neste momento a liderar com Porto e Benfica, que poucas mudanças fizeram desde a temporada passada e possuem um orçamento bastante superior. Não está na Europa, óbvio, mas isso neste caso da votação será irrelevante.
MosqueteiroSLB
esquelam a parte dos 22/23 anos, ao reler o post vi que era ser sub-21.
mesmo assim mantenho a opiniao. o paulo oliveira seria o justo vencedor.
esqueci-me tambem referir o mundial, motivo pelo qual o bruma ficava a frente do wiliam
MosqueteiroSLB
mah med, mas o historial dele e irrelevante. eu nao digo que ele e mau, eu digo e que e injusto ele ganhar.
Mah Med
Leonardo jardim não precisa provar nada de nada! fez a sua a carreira pulso subiu o beira mar, deixou o deixou o beira mar numa posiçao estavel , foi para braga so teve a melhor classificaçao de sempre ( onde teve o grande jj) foi para grecia e foi campeao grego por larga margem, se ha coisa que lj e de provar alguma coisa,e o treinador do ano devia ser claramente vitor perreira bi campeao por merito!
Kafka
Mosqueteiros subscrevo o teu comentário…
Esta votação representa a falta de coerência do costume de muitos dos users do blogue, simples
LuisRafaelSCP
Entre Marco Silva e Leonardo Jardim o prémio ficava bem entregue.
Falando no vencedor, tal como venho referindo, nao era um grande fa do seu trabalho mas estou rendido. Ha muito tempo que nao via no Sporting uma equipa tao bem trabalhada e com os processos tao bem assimilados.
LuisRafaelSCP
Bem, quando alguém acha que o melhor treinador do ano ficava mais bem entregue ao Jesus que ao Jardim, tudo dito sobre a cor do clube que é.. repito, ou Leonardo Jardim ou Marco Silva para mim mereciam ambos. Em último caso, VITOR PEREIRA, agora Jesus? Nem pouco mais ou menos (e olhe que sou apreciador do trabalho de Jesus como já defendi muitas vezes neste blogue)
Já agora, que equipa desfeita refere? a do Benfica? Que não sofreu alterações da época passada e ainda se reforçou? Está bem está…
quanto ao Salvio, o que tem a ver com Licá? Jogam em extremas opostas…
Anónimo
Kafka
Eu gosto é da tua coerência: "Entre 1 treinador que apenas treinou 4 meses e até já foi eliminado de uma das competições…" e o Marco tb não foi e o Rui V. e o Vitor e o Jesus. Se existe um argumento que não pode ser usado é esse.
Se acham mais justo entreguem ao Jesus, que por mim é igual. O que eu gosto é de ver o meu Sporting jogar… Se é com o melhor treinador, guarda redes, ponta de lança ou a revelação, não me interessa. Desde que continuem a suar pela camisola como neste campeonato mais ninguém tem feito, fico satisfeito.
Antonio Santos
MosqueteiroSLB
entao um treinador que pega numa equipa desfeita e a mete em primeiro em igualdade pontual tendo ja sido eliminado, e superior a um que acaba em 2º , vai a final da taça (competiçao a que o sporting ja foi eliminado), e vai a final da liga europa, e no ano seguinte, com uma equipa desfeita, esta em 3º em igualdade pontual continuando na competiçao da qual o sporting ja foi eliminado?
uma metade da epoca e superior a ser campeao nacional? e melhor do que pegar numa equipa desfeita na 2 divisao , po la na 1º, e na 1º e logo a sensaçao, tendo ficado em 5º e em 4º respectivamente, mesmo depois de ter perdido os melhores jogadores?
luisrafael, o salvio e diferente. o principal rival dele era o james que tambem foi embora. e todos os restantes estavam alguns niveis abaixo. muitos deles nao deram seguimento, nomeadamente lica.
LuisRafaelSCP
Kafka
Só mais uma coisa… para mim o Salvio por exemplo está no melhor 11 do ano 2013, e também só jogou até Maio ( e 1 ou 2 jogos desta temporada).
LuisRafaelSCP
O que interessa é qualidade e não a quantidade. Se o Leonardo Jardim pega numa equipa desfeita, que ficou em 7º lugar na temporada passada, e coloca essa equipa ao nível das melhores da Liga, chega a Janeiro em 1º e com uma equipa a jogar um futebol agradável… é injusto? Ok…
Kafka
Entre 1 treinador que apenas treinou em 4 meses do ano e nesses 4 meses até já foi eliminado de uma das competições em que estava e 1 que treinou os 12 meses com os fantásticos resultados que teve numa equipa menor, sem dúvida que o prémio ficava bem entregue a qualquer um, eu adoro esta coerência…para umas coisas é o ano todo que conta, para outras já só é 4 meses que valem…é fantástico de facto..
Kafka
Esta votação só se justifica por a maioria dos votantes ser do SPorting, já que o Jardim apenas treinou 4 meses do ano, ao contrário do Marco Silva que foi inquestionavelmente o melhor treinador do ano 2013
Rabensandratana
Não percebo como o Leonardo jardim (que só fez até ao momento 14 jornadas) pode ser eleito o melhor técnico, só pode ser devido ao facto do "hype" de estar em 1º lugar, eu acho o Leonardo Jardim dos melhores técnicos portugueses, mas afinal de contas não esteve a treinar no princípio do ano de 2013, logo só começou a trabalhar a partir de Junho/Julho.
Marco Silva para mim foi o melhor treinador já que fez um grande trabalho neste ano de 2013 no Estoril Praia.
Não escolhi o Rui Vitória, devido ao simples facto de achar que o VSC pode render muito mais e a equipa joga muito em contenção e no erro do adversário, por isso é que em alguns jogos em casa é assobiado, é muito cauteloso (demasiado defensivo).
Mah Med
o William deve ser um exemplo para todos miúdos que andam para ai e que as vezes são despachados sem nunca realmente ter se olha para dentro e ter se dado uma real oportunidade , mas agora vamos ser honestos no inicio da época quando se falou do William muitos de nos sportinguistas pensamos que era mais um a imagem do Hugo sousa que ia fazer uns jogos na b e mais tarde acabar a ser estrela no campeonato cipriota, ainda bem que se começou se olhar para dentro sem preconceitos e muitos como William foram muitos deitados fora como foi caso do do Renato santos que e sem duvida superior a w.eduardo e d.salomao e ainda perdido pela equipa do rio ave!
Hugo Souto
Só há uma explicação para isto, a maior parte das pessoas que votaram são do SCP. Como é que um treinador que treina QUATRO meses pode ser o melhor do ano? Na minha modesta opinião o melhor treinador este ano civil foi o Marco Silva.
Quanto ao melhor jovem também acho que é uma injustiça, no entanto aqui é mais difícil pois não houve um jogador que completasse o ano do inicio ao fim em grande nível. Penso que o mais justo seria Paulo Oliveira, mas este joga no Guimarães por isso nunca teria possibilidades de ganhar… lol
As pessoas que votam deviam deixar de lado o clubismo quando toca a estes votos. Eu sou portista e não acho o Paulo Fonseca grande treinador mas neste ano civil até ele esteve melhor que o Leonardo Jardim, deu o 3º lugar ao Paços de Ferreira e está neste momento em 1º lugar apesar de todas as criticas e do mau futebol praticado.
17
"Estes resultados dizem respeito apenas aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro", lê-se no comentário anterior.
E eu acrescento: "Até porque a Liga portuguesa nem começou em Agosto".
Muita dor de "cabeça" anda o Sporting a fazer…
MosqueteiroSLB
mas qual dor de cabeça. as pessoas rebatem com argumentos e vem dizer que o sporting chateia? o sporting nao causa nada, estamos em igualdade pontual. a diferença e que nos estamos na taça de portugal e ja temos mais pontos que voces na taça da liga.
se basta meia epoca a jogar bem entao a bola de ouro vai de certeza para o ribery/messi. e nao para o ronaldo.
nao tem a ver com dores de cabeça, tem a ver com votaçoes injustas que se vem claramente.
Anónimo
A votação não é desde Agosto. Mas sim do ano civil todo.
Descanse que o Sporting não anda a fazer dor de cabeça a ninguém.
André Lopes
Kacal l
Acho que são duas eleições justas, assim como o Marco Silva ou Paulo Fonseca para treinador do ano e Bruma ou mesmo Paulo Oliveira também seriam justos vencedores como jovens do ano.
O Leonardo Jardim está a fazer um trabalho fantástico no Sporting contra todas as previsões e o William Carvalho fez uma metade ano excelente, é um dos pilares do meio-campo e está a ser a grande revelação deste campeonato.
Suarez
Votação demasiado superficial e influenciada pelo momento atual. Ambos só jagaram meia epoca.
Penso que Marco Silva e Paulo Oliveira seriam mais indicados.
Anónimo
Esta votação do VM só vem dar razão a quem defende que a Bola do Ouro não pode ser entregue no ano civil, mas sim no final da época. Estes resultados dizem respeito apenas aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro.
Repare-se: Estes treinadores, nos primeiros 6 meses de 2013, Paulo FOnseca, Marco Silva e Rui Vitória não foram melhores que Leonardo Jardim (que nem sequer treinou…)? William Carvalho apareceu apenas esta época. Nos primeiros 6 meses andava pela equipa B, poucos sabiam quem ele era (desses poucos deve-se contar pelos dedos quantos achavam que ele seria este jogador que tem mostrado toda esta qualidade) e já é o melhor jovem do ano?
Conclui-se portanto que nestas votações só se tem em conta o "momento" e não todo o período pelo qual se está avaliar treinadores e jogadores.
Na minha opinião, PARA O ANO CIVIL DE 2013, os vencedores justíssimos seriam: Marco Silva (Estoril), grande 2ª volta que a equipa da linha fez e apesar de todas as alterações mantém o nível nesta nova época, e Paulo Oliveira (Vitória de Guimarães), boas exibições, transmite segurança a toda a defesa e tem vindo a manter a regularidade TODO o ano (para além de ser isto o que se procura num central).
Cumprimentos a todos e um forte abraço aos colaboradores do VM,
André Lopes
Barack Obama
Não consigo concordar de qualquer modo com diversas opiniões, até concordo que Leonardo Jardim poderia não ser o melhor, mas dai a preferir Marco Silva a Paulo Fonseca é de loucos.
Senão vejamos, Marco Silva consegui o 5º lugar com o Estoril o Paulo Fonseca o 3º com o Paços, o Paulo Fonseca apesar da péssima campanha Europeia está em igualdade pontual com o Sporting.
Quando a William Carvalho foi esmagadormente o melhor, talvez se somassem o desempenho de todos os outros desta lista conseguissem rivalizar.
Cumprimentos,
BO
Anónimo
O Ribery não jogou melhor que o Ronaldo nem que o Messi durante 2013.
A equipa dele é que venceu mais títulos e, na minha opinião, houve jogadores do Bayern que mereceram mais a nomeação para o TOP3 da Bola de Ouro do que o Ribery.
André Lopes
Filipe
o William Carvalho não estava na equipa B mas sim emprestado a um clube belga.
Rúben
Pois poucos sabiam que ele estava na equipa B , eu e penso que a maioria sabia que ele estava no Cercle Brugge ja ha 2 anos …
Anónimo
Se quiseres ir por aí,quem merece a bola de ouro é o Ribery então.
Gomes
Rodrigo
Nestas votaçoes e natural que os acontecimentos mais recentes estejam mais na memoria e como tal estes resultados nao surpreendem.
O Leonardo Jardim, apesar de so estar no Sporting desde o inicio desta epoca, fez muito e como tal mesmo so estando no activo meio ano merece esta distinçao. Em termos globais diria que o Rui Vitoria e o Marco Silva tambem seriam boas opçoes. Ja o Paulo Fonseca e natural que diminua a sua cotaçao porque o FC Porto nao e o Paços de Ferreira e os resultados apesar de tudo e as exibiçoes nao tem sido as melhores, sobretudo na Europa.
Relativamente ao melhor jovem o William Carvalho tambem so fez 6 meses do ano, mas teve um impacto tremendo no futebol do Sporting e tem uma grande importancia na mudança de paradigma que se esta a verificar em Alvalade esta temporada (nada a ver com Rinaudo). O Bruma poderia tambem ser hipotese, mas o caso em que esteve envolvido manchou a sua ascensao meteorica, enquanto que em termos do ano completo gostei imenso da evoluçao do Paulo Oliveira.
Visão de Mercado
Melhor treinador para os leitores do VM:
Leonardo Jardim
1257 (39%)
Jorge Jesus
155 (4%)
Marco Silva
1100 (34%)
Rui Vitória
100 (3%)
Vítor Pereira
407 (12%)
Paulo Fonseca
144 (4%)
Visão de Mercado
Melhor jovem para os leitores do VM:
Bruma
838 (20%)
William Carvalho
2576 (64%)
Oblak
334 (8%)
Paulo Oliveira
194 (4%)
Ahmed Hassan
73 (1%)
Votos apurados: 4015