Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Lesão de Messi, playoff de acesso ao Mundial e golos de Ronaldo vão ter uma influência quase de zero na atribuição da Bola de Ouro 2013

Hoje, para a FIFA, 2013 acabou.
Nesta sexta-feira termina o prazo para a votação na Bola de Ouro e restantes prémios anuais da FIFA (praticamente todos os seleccionadores e capitães já votaram e em Espanha, como o VM tinha referido, até garantem que Neymar é um dos mais votados). Sendo assim, tudo o que se vai passar no último mês e meio que falta deste ano: os efeitos da lesão de Messi (vai estar ausente até 2014), o mediatismo do duelo entre Ibra e CR7 no playoff de acesso ao Mundial,  e o recorde de golos de Ronaldo (até final do ano vai certamente bater a sua melhor marca pessoal e deixar a concorrência a uma distância enorme), não terá praticamente nenhum “peso” na atribuição do prémio de melhor jogador do Mundo em 2013.

76 Comentários

  • Pedro Fakir
    Posted Novembro 15, 2013 at 1:26 pm

    Isto não faz grande sentido. Já que o prémio se baseia no ano civil e não no futebolístico deviam deixar que acaba-se o ano civil. Com isto Ronaldo não ganha……….

    • João Gonçalves
      Posted Novembro 15, 2013 at 4:49 pm

      Ha que pensar no lado positivo… se não formos ao mundial também pouco vai contar ;)

  • Nuno Martins
    Posted Novembro 15, 2013 at 1:29 pm

    Cada vez mais a FIFA perde credibilidade. Seja na questão da bola de ouro, seja nas escolhas suspeitas para o local do Mundial seja pelas declarações feitas pelo presidente. O Bom senso é algo bastante raro para aqueles lados.

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 15, 2013 at 1:32 pm

    Portanto,um ano civil para a Fifa são 10 meses e meio.
    Alguém sabe em que dia terminou o prazo para votar no ano passado?

    • Filipe
      Posted Novembro 15, 2013 at 1:40 pm

      Posso estar errado, mas penso que terminou no final de dezembro

    • Pedro Fakir
      Posted Novembro 15, 2013 at 1:47 pm

      Acho que normalmente o prémio era entregue em Janeiro ou assim….

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 15, 2013 at 5:20 pm

      Ricardo Ricard, a votação sempre terminou em Novembro, sempre foi assim, apesar do prémio só ser conhecido em Janeiro, sempre foi assim e a FIFA tem 1561654 de defeitos, mas neste caso está a ser coerente com aquilo que sempre fez

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 15, 2013 at 5:41 pm

      Pois,tinha essa duvida…Está errado mas ao menos sempre foi assim.

  • Guilherme
    Posted Novembro 15, 2013 at 1:32 pm

    Ridículo! As votações deveriam ser só em Janeiro, mesmo que isso "empurrasse" a atribuição do prémio para mais tarde.
    Quando escrevem "praticamente" enganam-se, não vai ter peso mesmo nenhum, não faz sentido, e prejudica imenso os candidatos todos, à excepção do filho que todas as mães gostavam de ter… Coincidência? Alguém me sabe dizer nas edições passadas as votações também se realizaram com tanta antecedência??

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 15, 2013 at 5:18 pm

      Guilherme, a votação sempre terminou em Novembro, a FIFA está a ser coerente, parem para pensar um pouco por favor, já entraram num estado de criticar apenas porque sim, sem motivo

  • João Lains
    Posted Novembro 15, 2013 at 1:39 pm

    Pensem um pouco antes de dizer disparates: também no ano passado os votos já tinham sido atribuídos e o Messi ainda nem sequer tinha batido o recorde de golos do Muller, por isso para aqueles que diziam que esse foi o único motivo para ele ganhar a Bola de Ouro, estão enganados

  • Vitor Machado
    Posted Novembro 15, 2013 at 1:41 pm

    Entreguem já o prémio ao homem, vale a pena fazer uma gala para entregar a bola de ouro quando já sabemos quem vai ganhar? Duvido que o Ronaldo meta lá os pés!
    No próximo ano se o anão do Messi se lesionar durante mais tempo, suspendam a bola de outro 2014 e entreguem só em 2015 para ver se ganha novamente.
    Vamos ver quantos votos vão parar este ano no Messi sem que as pessoas tenham votado realmente nele!

    Força Ronaldo, estamos contigo contra tudo e contra todos…

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 15, 2013 at 1:49 pm

      Já saiu uma noticia hoje em que parece que o Ronaldo não vai mesmo…Eu se fosse a ele metia um video em directo em tempo real ,dele a dormir durante a entrega dos prémios.

    • Jonas
      Posted Novembro 15, 2013 at 2:02 pm

      Melhor era se nesse video em directo estivesse com farda de comandante. Ou a fazer o amor com a Irina.

    • Ricardo_SCP
      Posted Novembro 15, 2013 at 2:44 pm

      Ricardo Ricard, essa era muito boa :)

      Esta atribuição é uma treta…

  • Gonçalo Pereira
    Posted Novembro 15, 2013 at 1:45 pm

    A FIFA é o órgão com menos credibilidade do futebol… é tudo uma máfia, nada é feito à claras, só barbaridades, como esta. Até o mundial no quatar, só interesses… O futebol está descredibilizado por organizações como a fifa e o uefa. Este prémio já não me diz nada, desde 2010 é que o melhor do ano é sneidjer e nem nos três primeiros fica… tristeza

  • Kacal
    Posted Novembro 15, 2013 at 1:52 pm

    Eh pá, que raiva, desculpem-me lá, mas, apetece-me dar uma coça no Blatter, o Homem irrita-me, quer dizer fecha-se a votação agora, faltam 10 jogos para o fim do ano, CR7 ainda pode fazer muito mais e ser mais decisivo, para quê??? se é o ano civil que conta, não é no dia 31 de Dezembro que acaba?? enfim, que tristeza, ainda por cima parece que o mais votado em Espanha é o Neymar, se o Neymar ganha, eu nem sei o que faço, isso era humilhação total para o Ronaldo, temos que apoiar o nosso craque contra esta máfia da FIFA, se houver justiça ganha o Ronaldo, mesmo acabando a votação agora, o Ronaldo já foi superior neste ano civil, Força CR7!!!.

    • João Silva
      Posted Novembro 15, 2013 at 2:00 pm

      Espanha só tem 3 votos tal como todos os países inscritos na FIFA.
      O voto dos espanhois (selecionador, capitão e jornalista) valem tanto como os votos dos 3 timorenses dos 3 vietnamitas e dos 3 vanuatus…

    • Rui Santos
      Posted Novembro 15, 2013 at 3:18 pm

      O problema, muitas vezes, está aí. Tal como o Blatter comprou os votos quando foi eleito, já saiu aqui um artigo sobre isso, também esses países podem votar em quem pagar mais. Ou seja, o melhor do mundo até pode ser o Neymar ou outro jogador qualquer, desde que isso interesse a alguém. Para isso basta, comprar os votos nas Caraíbas e em África (muitos países e, infelizmente, facilmente subornáveis).

    • Kacal
      Posted Novembro 15, 2013 at 3:31 pm

      Sim, eu sei, mas, se não votam no Messi, vão votar no Neymar, já é a gozar, que burros.

  • Jonas
    Posted Novembro 15, 2013 at 2:00 pm

    O ano passado seguiu exactamente o mesmo prazo, pode ser injusto mas é coerente com o que a FIFA tem feito. Se este ano se alargasse esse mesmo intervalo entre as nomeações e os votos, já muitos viriam dizer que isso iria beneficiar o Ronaldo.

    Sabendo que os selecionadores e capitães podem votar a partir de 29 de Outubro, há sempre esse risco de se deixar 2 meses ou mês e meio de fora. Sinceramente não acho que seja assim tão prejudicado. E há que ter noção de que já estamos na temporada 2013/2014, por isso todos os golos que Ronaldo fizer agora pelo Real nesta última fase do ano vão acumular para 2014. Isto significa que, estando Messi lesionado (e olhando só para a luta Ronaldo vs Messi), Ronaldo já vai levar uma larga vantagem sobre Messi para se sagrar melhor marcador da Liga BBVA e da Champions para o próximo ano.

  • Nasik
    Posted Novembro 15, 2013 at 2:02 pm

    Mas alguem ainda tem a ilusão que o Cristiano vai ganhar mais prémios que dependam de votações?? Está mais que visto que ele não vai ganhar mais nada porque não é o "poster boy" daquilo que a UEFA e a FIFA acham que devia ser um jogador ( sendo que o Messi não é o menino humilde e inocente que querem fazer parecer ). Tudo o que o Ronaldo vai ganhar ( e não é pouco ) serão os premios que nao dependem de outros, melhor marcador da LC, melhor jogador da LC, etc…

  • FT
    Posted Novembro 15, 2013 at 2:02 pm

    Ganha Messi (como sempre claro) com Ribery e CR7 e fechar o pódio
    SL

  • Barack Obama
    Posted Novembro 15, 2013 at 2:18 pm

    Está a parecer-me que irá ganhar de novo o gajo da fraude fiscal, mas é só uma previsão!

    • Paulo Bento
      Posted Novembro 15, 2013 at 5:37 pm

      A bola de ouro está comprada falei com o meu amigo Jorge Mendes ele confirmou-me que o anão vai ganhar

  • Jorge Santos
    Posted Novembro 15, 2013 at 2:24 pm

    eu acho que as votações não deviam ser em novembro, nem sequer em janeiro. para haver algum sentido o prémio seria da época 2012/13, com as votações a ocorrer em julho ou agosto, de preferência com o prémio a ser entregue antes do início da época seguinte

  • Nuno R
    Posted Novembro 15, 2013 at 2:37 pm

    Eu acho isto tudo uma fantochada, e o pior, é o tempo que perdem a discutir estes assuntos.
    No meio da corrupção que assola a FIFA, cortar mês e meio ao ano civil é o menos relevante.
    Quanto ao Ronaldo, ele que se preocupe em meter umas bolas no Postiga e no Almeida, para eles facturarem. Um jogador fica para a História pelo seu currículo (títulos, golos, internacionalizações) e nãao por estes prémios da treta.

  • MM
    Posted Novembro 15, 2013 at 2:37 pm

    eu continuo a dizer que a bola de ouro deveria ser um prémio atribuído ao jogador que teve um melhor desempenho individual e coletivo e sendo assim o vencedor mais justo este ano seria o ribery, que foi provavelmente o jogador mais influente de uma equipa que ganhou tudo o que havia para ganhar. se é melhor jogador que Ronaldo, messi e mesmo ibrahimovic? não não é. mas a época que passou ganhou todos os títulos que tinha para ganhar, ao contrário de todos os outros jogadores.
    acho curioso que quando ganhou messi, deveria ter ganho o Ronaldo porque o messi só ganhou a taça do rei, antes quando messi tinha ganho também, foi mal atribuído porque sneijder ganhou tudo e ainda foi à final do Mundial, mas este ano está-se a fazer um escândalo porque Ronaldo não vai ganhar e tem números impressionantes (sem dúvida que tem), mas de que serve números tão bons se não se ganha nada coletivamente. eu pensava que no futebol o mais importante eram mesmo os títulos. Para premiar os golos existe a bota de ouro. Ainda assim penso que é injusto para um jogador da dimensão do Ronaldo "apenas" ganhar um bola de ouro, mas num ano em que não ganhou títulos, penso que não há muito por onde reclamar. Pelo menos se ganhar o ribery…

    • Jacky
      Posted Novembro 15, 2013 at 3:23 pm

      Se aplicas isso ao ronaldo, porque nao aplicas ao messi tambem?
      Eu acho que devia ir para o Ribery, sem qualquer duvida.

    • porquinhodaindia
      Posted Novembro 15, 2013 at 4:37 pm

      Caro Jacky

      Qual (ais) o (s) critério(s) que sustentam o "sem qualquer dúvida"?

    • MM
      Posted Novembro 15, 2013 at 4:47 pm

      eu aplico isto tanto ao Ronaldo como ao Messi, são dois monstros do futebol e dois dos melhores de sempre com números impressionantes e que irão bater todos ou quase todos os recordes no futebol, mas há pessoal que se esquece que o mais importante é ganhar títulos.
      alguém aqui mais em baixo fala dos números do ribery para justificar que o francês nunca poderá ser o melhor do mundo mas o futebol não são só números, a influência que ribery teve na época do bayern foi enorme, liderou a equipa, desequilibrou jogos e por aí fora. se formos a ver só números, grandes jogadores ficarão esquecidos. o bayern ganhou tudo este ano e penso que é unânime que numa equipa recheada de grandes jogadores, foi o ribery quem brilhou mais, logo, se fosse eu a decidir, seria uma escolha óbvia.
      o argumento de que é injusto o ribery ter tantas bolas de ouro como o Ronaldo e mais uma que o Ibrahimovic, por exemplo, é válido, mas a injustiça foi feita quando estes não ganharam e deviam ter ganho, não agora se o ribery ganhar.

  • Zapata
    Posted Novembro 15, 2013 at 2:42 pm

    Messi é o melhor do Mundo, mas este ano esteve em baixo.

    Prémio devia ir para Ribéry.

    • Anónimo
      Posted Novembro 15, 2013 at 2:55 pm

      E se o Ronaldo tivesse sido formado no Seixal? Quem é que deveria ganhar?
      Sartana

    • Miguel Rosa
      Posted Novembro 15, 2013 at 3:36 pm

      Se o Ronaldo tivesse sido formado no Seixal estava agora a jogar no Belenenses…

    • Zapata
      Posted Novembro 15, 2013 at 3:42 pm

      Vão chorar, sobre o mesmo assunto, em todos os tópicos?

      ———–
      Mas eu compreendo que em vossa casa não passe jogos da equipa que limpou tudo e que teve em Ribéry o jogador mais importante. Se quiserem uns streams, eu posso ajudar.

    • porquinhodaindia
      Posted Novembro 15, 2013 at 4:11 pm

      "Messi é o melhor do Mundo" é uma frase tida como dogmática para os seguidores do Messianismo logo não pode ser alvo de discussão. É até ofensivo pensar-se sequer sobre a possibilidade de um jogador marcar mais golos, jogar melhor ou imagine-se a ousadia estar em melhor momento do que o argentino.

      Prémio é para melhor jogador em 2013, não para o jogador mais importante da melhor equipa. Ribery está e estará sempre a anos-luz de Ronaldo em termos individuais (comparar números é embaraçoso para o francês, comparar a qualidade e o estatuto de ambos é ridículo) e títulos colectivos não servem para ofuscar essa realidade (Drogba foi o melhor jogador do Chelsea de Di Matteo que destronou o Bayern de Ribery, merecia o Ballon D'Or não merecia? Pois…).

    • Ace-XXI
      Posted Novembro 15, 2013 at 4:16 pm

      O prêmio é para eleger o melhor jogador do mundo e sinceramente ribery nem no top 5 está.

      Ronaldo, messi e zlatan são os meus eleitos.

    • João Campagnolo
      Posted Novembro 15, 2013 at 4:29 pm

      Miguel Rosa, parti-me a rir com o teu comentário. O nome veio mesmo a calhar. Muito bom.

      Não liguem ao prémio individual, já percebemos que se trata algo de uma farsa. Eu gosto do atleta que é o Ronaldo – exemplar; mas também admiro o talento natural do Messi. Temos sorte em ter assistido à melhor "rivalidade" de sempre. Tal como disse o Mourinho: se tivessem jogado em tempos diferentes teriam os 2 uma data de bolas de ouro

    • Zapata
      Posted Novembro 15, 2013 at 4:48 pm

      Boa. Fiquei a saber que ser o melhor jogador daquela que foi a melhor equipa durante o ano, de nada vale.

      No fundo, o que se assiste neste assunto, é um choro constante e um contorcionismo épico para valorizar CR e desvalorizar os restantes.

      Basta ler todos os comentários neste post.

    • porquinhodaindia
      Posted Novembro 16, 2013 at 12:50 am

      E não, não vale.

      Não valeu para Deco (2004), não valeu para Sneider (2010), não valeu para Drogba (2012). A teoria do "ai mas foi o melhor jogador da melhor equipa" é uma ilusão e neste caso o propósito é claro: tentar sugerir que Ribery esteve próximo do nível de Messi e Ronaldo em 2013. Não esteve.

      Como não está e jamais estará.

  • D10S Pablito
    Posted Novembro 15, 2013 at 2:47 pm

    Para isso já existe o prémio de melhor jogador a actuar na Europa na época transacta, que é atribuído na cerimónia do sorteio da Champions – vencido por Ribéry esta época.
    Portanto, faz todo o sentido a Bola e de Ouro ser entregue em Janeiro, consagrando assim o melhor jogador do ano civil. O que já não concordo é com este sistema de votações com esta antecedência – supondo que a entrega do prémio é a 10 de Janeiro, os votantes deviam poder votar a partir do dia 1.
    É óbvio que desta forma toda a gente desconfia que as votações foram feitas agora para a lesão do Messi não ter nenhum efeito prático. Enfim, é a FIFáfia no seu melhor…

  • Captain Tsubasa
    Posted Novembro 15, 2013 at 3:15 pm

    Se há coisa que não podem criticar é o prazo de fecho da votação, pois todos os anos a FIFA tem feito a votação por esta altura…acho que os Pró-Ronaldo neste momento já só criticam por criticar a FIFA…eu volto a insistir, por mim dividia-se a bola ao meio e ganhavam sempre os 2, todos os anos…este prémio é ridículo, não tem credibilidade nenhuma, portanto não se chateiem

  • Lion_Heart
    Posted Novembro 15, 2013 at 3:21 pm

    Em suma a "máquina" de promoção de Messi por parte da FIFA, encontra-se bem oleada. Na minha opinião tudo isto é simplesmente vergonhoso. Desde os comentários absurdos de Josep Blatter, dos perfil de CR7 que se limitou a escamotear os seus grandes êxitos e apenas a fazer comparações com Messi (só as que interessavam), até às datas e ao método de votação.

    Neste último trimestre do ano co, o rendimento que teve, Messi nem nos 5 melhores conseguiria estar. Por tudo o que foi fazendo ao logo do ano é óbvio que merece ficar no pódio mas mais do que o 3º lugar será um escândalo!

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 15, 2013 at 3:44 pm

      Lion_Heart, eu não estou a defender ninguém, mas não podes acusar a FIFA de nada quanto às datas, se fores ver nos anos anteriores a votação foi sempre em Novembro

  • Barack Obama
    Posted Novembro 15, 2013 at 3:21 pm

    Se é para aparvalhar pelo menos sejam mais criativos!

    Se é para arranjar desculpas para o Ronaldo não ganhar, tudo bem, agora o Ribery? Vamos a fatos.

    Ribery marcou 10 golos na Bundesliga 2012/13, esta época já vai com 4. Na Champions 2012/13 marcou 1 golo, este ano já vai com 3 golos.

    Quanto ao Cristiano Ronaldo, marcou 34 golos na Primeira divisão espanhola, esta época marcou 16. Na Champions 2012/13 marcou 12 golos, este ano marcou 10 golos.

    Isto claro, são “apenas” estatísticas.

    Atenção para os mais distraídos, não estamos a falar de um extremo e de um defesa central, JOGAM OS 2 NA MESMA POSIÇÃO.

    Aliás, tenho dúvidas se Ribery é o melhor jogador do Bayern de Munique.

    • Zapata
      Posted Novembro 15, 2013 at 3:44 pm

      É normal que tenha essa dúvida. Se calhar não viu mais de 3 jogos do clube alemão.

    • Barack Obama
      Posted Novembro 15, 2013 at 3:59 pm

      Amigo Zapata, tem que ter mais imaginação nos seus comentários, senão torna-se dificil argumentar consigo, o Footballer of the Year na Alemanha foi o Schweinsteiger, sabe de que equipa é?

    • porquinhodaindia
      Posted Novembro 15, 2013 at 4:35 pm

      Barack Obama,

      excelente contributo para o debate. De facto há muita desinformação em torno da importância relativa de Ribery no Bayern. O colectivo de Munique é extraordinariamente forte as mais valias individuais são imensas: Neuer, Alaba, Lahm, Robben (quando esteve disponível foi superior ao francês a época passada – opinião pessoal), Schweinsteiger ou Muller são preponderantes no Bayern. Ao contrário do que se tenta fazer crer, o Bayern está muito, muito longe de ser Ribery+10.

    • Zapata
      Posted Novembro 15, 2013 at 4:45 pm

      Ganhou por 5 votos.

      Sim, ganhou um prémio que, em 70 anos, foi 66 ou 67 vezes entregue a jogadores alemães. Por coincidência, da nacionalidade dos jornalistas que votam.

      E o Ribéry foi eleito o melhor jogador da UEFA em 2012/2013. Ups.

    • MM
      Posted Novembro 15, 2013 at 5:00 pm

      porquinhodaindia mas o colectivo e as mais valias individuais de equipas como real ou barça são escassas…mau argumento… a questão não é o bayern ser ribery mais 10, a questão foi o bayern ter ganho tudo essa época e o ribery ter sido o jogador mais influente da equipa, pelo menos para quem viu os jogos e não está obcecado apenas com estatísticas. não foi de longe o melhor jogador da melhor equipa do mundo no ano passado, mas foi o jogador que se destacou mais na equipa que ganhou tudo na época passada. acho que isso chega para ser premiado com a bola de ouro.

    • porquinhodaindia
      Posted Novembro 15, 2013 at 5:09 pm

      Caro MM,

      e como mensurar esse destaque? Sem estarmos obcecados pelas estatísticas claro!

    • MM
      Posted Novembro 15, 2013 at 5:19 pm

      Caro porquinhodaindia, se as estatísticas contam mais que os títulos porque se indignaram tanto quando messi ganhou a última bola de ouro, e não Ronaldo?
      e se formos ver apenas as estatísticas poderemos então afirmar que o Barcelona se resume ao messi? pode-me colocar aí as estatísticas de iniesta ou xavi? é que assim, provavelmente nos últimos anos, o segundo melhor jogador do Barcelona deve ter sido o pedro rodriguez e não nenhum destes acima mencionados.
      e que fazer a zanetti (que para mim deveria ter ganho a bola de ouro quando o inter ganhou tudo)? é que o lateral argentino poucos golos fez e assistência também não deve ter tido muitas. estaremos a falar de um jogador normal nessa equipa do inter de mourinho?
      e podia-lhe dar mais 300 exemplos disto.
      vocês argumentam para o que lhes dá jeito, mas depressa mudam tudo o que dizem. uma pessoa que só veja números e estatísticas no futebol, não pode criticar qualquer bola de ouro que o messi ganhou ou ganhe.

    • Barack Obama
      Posted Novembro 15, 2013 at 5:44 pm

      Vejo aqui escrito,
      "Ribery foi o melhor jogador da melhor equipa do mundo do ano passado, acho que isso chega para ser premiado bola de ouro"

      O azar nisto tudo, é que o prémio é para Melhor jogador do mundo.

    • Barack Obama
      Posted Novembro 15, 2013 at 5:48 pm

      Amigo Zapata chegou à palavra chave, "UEFA".
      Mas seguido o seu fantastico raciocínio. Ribery é francês, o presidete da UEFA? Hmmm esta é dificil!

    • MM
      Posted Novembro 15, 2013 at 5:58 pm

      barack obama e quem é então o melhor jogador do mundo?

    • Estatístico
      Posted Novembro 15, 2013 at 6:19 pm

      Oh porco da india, que eu saiba a unica forma de se mensurar qq coisa, é com dados, sendo estes fornecidos por estatisticas.
      A única alternativa é ir perguntar ao jupp heynckes quem foi para ele o jogador q mais influenciam as conquistas do seu bayern.

    • Barack Obama
      Posted Novembro 15, 2013 at 6:23 pm

      Amigo MM, para mim este ano, foi o Ronaldo.

    • Zapata
      Posted Novembro 15, 2013 at 9:50 pm

      Barack Obama,

      No fundo, só tem valor… aquilo que lhe interessa.
      Estamos conversados.

    • Zapata
      Posted Novembro 15, 2013 at 10:06 pm

      É que a votação do Ribéry foram jornalista de TODOS OS PAÍSES associados à UEFA. Ainda vou ler por aqui que foi uma votação adulterada… Já nada me espanta…

  • Wonderkid
    Posted Novembro 15, 2013 at 3:22 pm

    Então… FELIZ ANO NOVOOO!!!!!!! =)
    Ah… não… esqueçam… é só para o Blatter e para o Platini. Desculpem, afinal ainda temos de esperar mais um mês e meio… =/
    Ridículo!

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 15, 2013 at 5:16 pm

      Wonderkid, concordo contigo que é ridículo a votação ser feita em Novembro, mas tu também com certeza concordarás comigo que uma vez que a votação sempre foi em Novembro, pelo menos a FIFA está a ser coerente com aquilo que sempre fez, concordas comigo certo?

  • Dr. Bayard
    Posted Novembro 15, 2013 at 3:22 pm

    Para mim vencia o Ribery. Porquê? Porque é um jogador fantástico e venceu Champions, Supertaça Europeia e Campeonato Alemão. Na Champions o Bayern não só venceu como convenceu!
    De resto, a teoria da conspiração está no nosso sangue e nunca irá mudar.
    A FIFA, para gáudio dos Portugueses tem cometido argoladas atrás de argoladas e o nosso povo saliva. Sabe melhor que uma possível vitória do Ronaldo!

  • Kev
    Posted Novembro 15, 2013 at 3:23 pm

    Isto já é vergonhoso.
    Este prémio já não tem credibilidade nenhuma.

    Enfim, espero que o CR7 ganhe, mas já sabemos como é.

  • Anónimo
    Posted Novembro 15, 2013 at 3:32 pm

    a FIFA alterou os critérios. agora que ganha a bola de ouro é quem tem mais bolas de ouro. assim que já tem 4 ganha mais uma, no ano seguinte volta a ganhar e por ai fora. o ano passado já foi assim

    Pedro Neves

  • Miguel Silva
    Posted Novembro 15, 2013 at 3:57 pm

    Não há mais palavras para comentar estes últimos incidentes relativamente ao Cristiano.

    A questão da votação acabar agora é coerente (porque tem sido todos os anos assim), mas é completamente absurda (como é possível ignorar um mês e meio de futebol na atribuição deste prémio!?). Só espero que mesmo apesar de todas estas condicionantes que o têm vindo a prejudicar, Cristiano ainda assim, tenha o prémio que merece!

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 15, 2013 at 4:40 pm

      Da mesma forma que nas edições anteriores também foi possivel ignorar 1 mês e meio de futebol, pois sempre foi feita a votação em Novembro

  • Anónimo
    Posted Novembro 15, 2013 at 4:10 pm

    O Messi é um atleta "inventado" pelas hormonas e outros tratamentos suspeitos, mais tarde ou mais cedo isso vai reflectir-se na sua perfomance como jogador profissional. A sua estrutura ossea e muscular é fraca e o seu ocaso vai acontecer, aliás parece-me que até já começou. Até lá continuara a fazer o seu papel de menino inocente que toda a gente queria ter como filho e este ano até irá ganhar a 5ª bolinha de ouro porque ao que parece será para dar animo e ajudar a debelar a lesão.

    Pereira

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 15, 2013 at 4:37 pm

      O Van Basten abandonou o futebol aos 29 anos devido a problemas fisicos, também foi um jogador criado pelas hormonas?

  • Zé Maria
    Posted Novembro 15, 2013 at 4:29 pm

    Ribery é um bom jogador. Ronaldo é um MONSTRO! Acho ridículo o Ribery sequer estar na corrida. Não vale um dedo do pé do Ronaldo e até o Ibra está á frente dele. Tiveram de arranjar alguem da equipa que ganhou tudo para integrar a lista (mas esqueceram-se é que foi a EQUIPA que ganhou, nao um jogador). Ninguem do Bayern esta ao nível de Messi/Ronaldo. Ronaldo é fenomenal, alguem da área da saude pode corroborar facilmente a teoria de que ele é o mais forte fisicamente e psicologicamente (90% dos jogos só se ouve:"Messi, Messi" nas bancadas). Marca, marca e volta a marcar, assiste, leva o Real e a seleção as costas.

    Para mim (em 2013):

    1º Ronaldo
    2º (fosso)
    3º Messi
    4º Ibrahimovic

    E esta já deveria ser a 3ª Bola de Ouro dele…

    Um abraço

  • porquinhodaindia
    Posted Novembro 15, 2013 at 4:31 pm

    Na minha opinião vencerá Messi. O lobby é incrivelmente forte assim como o desejo da FIFA de ter como melhor jogador de sempre não um rebelde bad boy com passagem pela droga mas sim "um filho que qualquer pai gostaria de ter.". É esta imagem cândida e paternalista que a FIFA quer e vai conseguir impôr. Messi chegará sem dificuldade perto da dezena de Ballon d'Or feito que será praticamente inalcançável. Messi é um extraordinário jogador (o melhor deste século até à data) mas tenho a certeza que continuaria a sê-lo fora desta tentativa bacoca de endeusamento e glorificação a todo o custo.

    A discussão sobre os critérios acaba por ser infrutífera visto que são usados os mais diversos da forma mais conveniente: quando as há, o relevante são as conquistas colectivas, quando apenas há recordes individuais são de facto esses os mais relevantes e quando não há nenhum dos supracitados o que é de facto determinante é a qualidade intrínseca do jogador. Perceberam? Eu também não.

    Conquistas colectivas: o sucesso de uma equipa depende exclusivamente de um jogador? Não. A performance de um jogador pode ser determinante para o sucesso de uma equipa? Sim. Como medir o impacto dessa performance? Objectivamente não há outra forma, números. A performance do jogador pode ser posta em causa devido à ausência de títulos colectivos? Não. É uma encruzilhada tremenda que permite a quem decide iludir e iludir-se escolhendo as questões e respostas mais convenientes.

    Na minha opinião, no futebol a qualidade é um fim em si mesmo que deve ser mensurável: ninguém duvida da qualidade de Ribery mas francamente em que é que o francês supera (ou sequer equivale) Ronaldo? Se o francês conquistar as próximas 5 Champions e Bundesligas é razoável pensar que será recordado como melhor jogador do que Ronaldo? E Ronaldo se tivesse o palmarés colectivo de Messi teria as mesmas 4 Ballon d'Or?

  • Gabriel Esteves
    Posted Novembro 15, 2013 at 4:33 pm

    Podem já entregar a bola do Ouro ao messi!

  • Rui Bastos
    Posted Novembro 15, 2013 at 4:44 pm

    Alguém me explica se o ano passado também não acabou por esta altura? É que se também acabou próximo desta data, estão só a arranjar mais razões para que a maioria daqueles que forma opinião pelos jornais e pelos outros acreditem na conspiração da FIFA contra o Ronaldo.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 15, 2013 at 5:04 pm

      Rui Bastos, o ano passado e em TODOS os anos a votação terminou nesta altura, sempre foi assim, portanto é como eu digo, as pessoas já só reclamam contra a FIFA por reclamar, porque fica bem, nem param para analisar se as coisas foram sempre assim ou não…

    • Joao
      Posted Novembro 15, 2013 at 10:25 pm

      o ano passado terminou em DEZEMBRO

  • Rodrigo
    Posted Novembro 16, 2013 at 9:11 pm

    Simplesmente ridiculo! Nao posso dizer que me espanta, ja que e mais uma tentativa para impedir que o Ronaldo tenha ainda mais visibilidade (sobretudo se bater o record de golos num ano), sendo que o periodo de inactividade do Messi e as possiveis eliminaçoes do Ribery e Ibrahimovic no Mundial nao contam para esta votaçao.

Deixa um comentário