Viável (o presidente da FPF depois do descalabro no Brasil 2014 fez várias promessas mas até ao momento ainda não cumpriu nenhuma)? – Fernando Santos, em entrevista à TSF, defendeu a introdução de «incentivos» aos clubes, nomeadamente às equipas B, para incrementar a formação de jovens jogadores, e vincou a necessidade de se repensar os quadros competitivos. Questionado sobre a hipótese de implantação de “quotas” de jogadores nacionais nos clubes que integram o campeonato português, o selecionador demonstrou-se algo cético. «Eu gostava que isso acontecesse, mas não acredito que vá acontecer. Os clubes não vão estar de acordo com isso. E a Federação, em termos jurídicos, só tem atuação no Campeonato Nacional de Séniores. Eu acharia isso razoável, e posso dizer isso a um presidente, mas não podemos dizer que isso tem de ser feito. Isso depende da Liga, não da Federação”, reforçou FS. Voltando a vincar também o lado dos adeptos: «Se acredito que Benfica e Sporting vão reforçar a aposta no jogador português? Acredito que sim. Se os presidentes do Sporting e do Benfica dizem isso, temos de estar otimistas, mas a minha dúvida é: até quando isso vai durar? Até que ponto os adeptos vão aceitar isso?”».
O ataque nem é o principal problema dos londrinos (falta é mais qualidade nas alas) – Mauro Zaraté, o argentino que deve passar a ser chileno na próxima Copa América, é oficialmente reforço do QPR. O avançado reforça a equipa de Redknapp por empréstimo do West Ham.
A equipa dos farmacêuticos quer contratar pelo menos um defesa neste mês de Janeiro (Cédric, do Sporting, é um dos nomes na lista), mas já pensa no longo prazo – Segundo a imprensa alemã, André Ramalho, jovem promessa do Red Bull Salzburgo, já se comprometeu com o Leverkusen para a próxima época. O próprio Roger Schmidt, que trabalhou com o central brasileiro no campeão austríaco, já se referiu publicamente a esta possibilidade e não escondeu que o defesa, que termina contrato no final desta temporada e por isso vai chegar a custo zero, tem grande potencial e pode ser uma mais-valia no actual 3.º classificado da Bundesliga.
Não entendo esta coisa de as pessoas acharem q o Cedric é mau jogador. Se quiserem, podem pedir o meu e-mail e eu ofereço c todo o gosto um ou dois ou três bilhetes para irem ver um jogo do Sporting para avaliarem decentemente tanto o Cedric como o Adrien. Já agora também ofereço uma imperial e uma bifana…
Kacal I
Posted
Janeiro 6, 2015 at
5:20 pm
Já agora, eu sou Portista mas se me quiser oferecer dois bilhetes para ver o Wolfsburgo vs Sporting na Alemanha e uma bifana e um suminho Iced Tea de Manga (não bebo álcool), eu não me importo de ir ver um bom jogo de futebol. ;-)
Kacal I
Posted
Janeiro 6, 2015 at
5:17 pm
Eu não critico o Cédric mas ele não é um lateral de classe mundial e é jovem, tem lacunas evidentes no aspecto defensivo e "treme" um pouco nos grandes palcos, agora tem margem de progressão e pode triunfar no Leverkusen, apenas acho que precisam de outro jogador no momento.
Rúben Cardoso
Posted
Janeiro 6, 2015 at
4:19 pm
Eu vou recorrentemente a Alvalade, mas aceito a oferta! :D
espinha
Posted
Janeiro 6, 2015 at
3:49 pm
Isso de formar profissionais tem muito que se lhe diga, depende da educacao que cada familia da aos seus ( nunca pode ser igual porque cada pessoa tem os seus ideais ).
Alem de que antigamente alem de haver muito mais respeito pelas pessoas mais velhas ( vide exemplo de ronaldo, quaresma e nani que tratavam o Aurelio por senhor Aurelio ), falta educacao aos mais novos, agora tudo é mais facil de obter, esta tudo ao virar da esquina, antigamente tinha que se trabalhar muito mais.
E depois aparecem os abutres que antigamente nao haviam e que hoje miudos de 8 ou 9 anos ja teem pessoas a influenciar a sua maneira de pensar e de agir.
Quando Fernando santos fala em incentivos nao esta a falar em obrigacoes, claro que era muito mais logico e rentavel ter 7 ou 8 jogadores formados no clube a jogarem na equipa princiapl ( e nao é de todo descabido, basta olhar para o Sporting e para o Guimaraes ), o que ele fala é dar ajuda a quem proporciona a evolucao desses atletas mais jovens e com isso em concordo a 100%
van Basten
Posted
Janeiro 6, 2015 at
3:39 pm
Óptima opção para o Bayer, que já me tinha passado pela cabeça por causa da impressão pública que Schmidt tem acerca do jogador. Ramalho tem já grande qualidade, excelente potencial e não precisaria de nenhum período de adaptação. Seria uma grande adição ao plantel, já que Papadopoulos terminará o empréstimo – as lesões não têm ajudado, mas o grego tem sido uma autêntica desilusão numa equipa onde, em termos de qualidade pura, é o melhor central. Wendell também ficaria contente, seguramente. Veremos depois onde Schmidt quererá fixar Jedvaj. Saltar tão frequentemente de posição nesta fase não é benéfico para o seu desenvolvimento enquanto jogador. Do que se tem visto, a direita parece o melhor local para potenciar as suas características.
Rodrigo
Posted
Janeiro 6, 2015 at
4:23 pm
Subscrevo. O Papadopoulos, de facto, e pena. Tem muita qualidade.
Rodrigo
Posted
Janeiro 6, 2015 at
3:38 pm
Optimo reforço para o Bayer Leverkusen. Como seria de esperar Roger Schmidt, ex tecnico do Ramalho, nao deixou escapar a oportunidade de negocio de o obter a custo 0. Sera uma opçao de qualidade para o eixo defensivo e um upgrade em relaçao a Spahic. Havendo ainda o Toprak e, quem sabe, o Papadopoulos (era bom que se libertasse das lesoes e o Bayer o adquirisse em definitivo) o lote de centrais deve fechar. Em relaçao ao Cedric, o Jedvaj deve regressar a Roma, pelo que poderia ocupar a sua vaga e concorrer com o Donati. Creio que seria bom para o lateral portugues evoluir na Bundesliga e com um treinador com tamanha capacidade para potenciar jogadores. Caso surgisse uma proposta de 6-7M, aquilo que o Sporting pede, seria um bom negocio para todas as partes.
Rodrigo
Posted
Janeiro 6, 2015 at
4:54 pm
Excelente, optima aquisiçao!
Mesmo o Bender sera certamente alvo de assedio digo eu. Seria uma dupla muito forte, havendo ainda o Rolfes e o Castro (Reinartz nao gosto muito). Seria um grande acrescento, mas interessados nao lhe devem faltar, de facto.
Ainda assim, o plantel precisa de outra profundidade noutras posiçoes.
van Basten
Posted
Janeiro 6, 2015 at
4:42 pm
Receio que Kramer esteja de malas feitas para ir para Espanha ou Inglaterra no final do ano, mas se o Bayer o conseguir segurar seria sem dúvida um incrível acrescento de qualidade. Foi quanto a mim um dos dois melhores médios defensivos da primeira volta a par de Xabi Alonso, e merece que o clube faça um esforço a sério para o manter. A seu favor, o Bayer tem o desejo do próprio Kramer, que sempre teve o sonho de representar o clube que o formou ao mais alto nível. Formaria uma dupla com Bender do melhor que se veria na Europa, estou seguro.
Quanto a André Ramalho, o próprio Völler já confirmou há pouco a sua contratação. Chega ao Bayer na próxima época.
Rodrigo
Posted
Janeiro 6, 2015 at
4:22 pm
Isso seria bastante bom para o Bayer. E um jovem de qualidade, tem cometido alguns erros naturais da idade, mas tambem ja fez coisas muito positivas. Se o Kramer nao for vendido sera mais um excelente reforço.
van Basten
Posted
Janeiro 6, 2015 at
3:54 pm
Penso que Jedvaj não sairá já no final da época, uma vez que o seu empréstimo é de dois anos. Além disso também se tem falado insistentemente na hipótese do Bayer adquirir o seu passe a título definitivo, já que tanto o clube está satisfeito com o seu rendimento como o próprio jogador, diz-se, está a gostar bastante de viver e jogar na Alemanha. Não estou seguro, mas penso que há uma cláusula no acordo entre Bayer e Roma que permite essa situação.
António Vilares
Posted
Janeiro 6, 2015 at
3:20 pm
Considero que o Cédric não exprimiu todo o seu potencial. Quando o vi aparecer na Académica previa um patamar superior para o lateral português. Contudo, não compreendo o "ódio" ao jovem lateral que tem melhorado ano após ano e apesar de deixar sempre muito espaço nas costas apresenta capacidade muito interessantes. Capacidade de cruzamento e o envolvimento com o extremo também o faz muito bem! Uma das jogadas mais habituais na táctica do Leonardo Jardim era a movimentação lateral do André Martins, o passe para Carrillo que segura a bola e extende ainda mais para Cédric centrar! Com Sílvio lesionado e longe da forma ideal, considero o Cédric o melhor elemento para a ala direita da nossa selecção. A questão de não querer renovar poderá baixar muito o seu preço de mercado no próximo ano.
Ricardo Antunes
Posted
Janeiro 6, 2015 at
3:13 pm
Sinceramente acho que o unico problema e simples, as pessoas querem resultados hoje e para isso vao buscar os melhores hoje (pelo menos tentam), portanto aqueles jogadores que podiam evoluir em Portugal tem mais dificuldade, pois os melhroes clubes estao pressionados a ter resultados hoje e nao daqui a 2/3/4 anos. No geral em Portugal os mais jovens sao sempre explorados assim com os mais velhos, as empresas so querem (preferem) que esta no ponto, nao gostam de formar profissionais.
Como emigra num pais da uniao europeia, nao existe grande problema, mas a verdade e que a maior parte das pessoas anda revoltado especialmente devida a chamada islamizacao dos paises, mas para mim a unica solucao para isso e os habitantes "originais" terem mais filhos, o que se ve hoje dia e familias de 1 ou 0 filhos e depois querem que os filhos dos outros sigam a sua ideologia o que claro nao faz sentido.
FPacheco
Posted
Janeiro 6, 2015 at
8:00 pm
O problema é que os grandes, sobretudo Benfica e Porto, tentam ir buscar os melhores, mas trazem é cepos inferiores aos portugueses…exemplo algum dia o Talisca é melhor que o Bernardo Silva ou o Adrián é melhor que o Ricardo Pereira? e não falem que não teem tempo pra formar jogadores, então o Jesus anda a fazer o que com o Talisca? Se tem tempo pra ele, porque não tem tempo prós portugueses da mesma idade e com mais talento? Devia haver um limite de 12 estrangeiros na equipa principal, 6 na equipa B e nenhum nas camadas jovens.
Kafka I
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:56 pm
Já agora, ver o Fernando Santos (foi emigrante durante anos) vir reclamar quotas para Portugueses, não deixa de ser digamos que irónico, para não lhe chamar outra coisa…ou será que a Grécia segundo ele também devia ter quotas tendo impossibilitado assim que ele lá tivesse trabalhado??
Isto é tudo muito giro de falar de quotas e restrições de raças e nacionalidades, mas depois se nos toca a nós, dá assim azo a estas incoerências de ver um ex-EMIGRANTE de seu nome Fernando Santos, vir reclamar por quotas também esta certo.
E por fim, para todos os que defendem quotas, presumo que por coerência, também gostariam que um dia quando tentassem emigrar vos fosse imposto quotas e mil e um problemas e que tivessem um tratamento diferente dos cidadãos do País para onde estão a emigrar…ah espera, mas aí já vos tocava no umbigo já não gostavam…enfim..
Ninja
Posted
Janeiro 7, 2015 at
4:00 am
Portugal historicamente tem jogadores com falta de técnica e controlo de bola? Defendo a importação de profissionais de outros países quando esta não asfixia o desenvolvimento dos recursos existentes no mesmo. No caso de Fernando santos foi benéfico para a grecia, basta ver as prestações de uma selecção muito limitada.
No nosso caso… Caminhamos para os 60%de atletas estrangeiros na liga e começamos a ter lacunas graves em certas posições na selecção. Entretanto os valores que existem estão a rodar em equipas B por estarem tapados quase exclusivamente por excesso de recurso ao mercado externo. Ha 15 anos atrás o Cedric que nem titular no Sporting é calçava na selecção?
Ao meu argumento não falta logica. Falta teres a noção que enquanto metodos de treino e táctica podem ser trazidos do exterior com beneficios evidentes descurar a formação e saltar etapas ao comprar o produto acabado não o trazem.
Jogarem 3 messis na liga portuguesa ia aumentar o nivel medio do jogador portugues? Deves achar que a técnica e o controlo de bola sao transferidos por osmose… E achas mais importante na evolução de ambos tecnicos competentes ou colegas dotados?
Treinadores e jogadores estrangeiros não têm o mesmo impacto global. Só não vê quem não quer.
Anónimo
Posted
Janeiro 6, 2015 at
5:51 pm
Ninja mas muito antes de chegares ao desporto, pensa nas empresas portuguesas que mandam vir matéria prima de outros países porque é mais barata, desvalorizando assim a matéria prima em Portugal. Acho que antes do desporto é necessário mudar muito a mentalidade do português em que o que é de foram é que é bom.
Rúben
Anónimo
Posted
Janeiro 6, 2015 at
5:33 pm
Não é que o Kafka precise de advogados de defesa, mas essa sua lógica (Ninja) é perfeitamente incoerente. Portanto, pode-se ir buscar um treinador porque tem conhecimentos técnico/táticos que é dificil encontrar, mas não se pode ir buscar um jogador que tem um controlo de bola e uma facilidade de remate, e que vai contribuir, com as suas capacidades, para a evolução da equipa e dos seus colegas? Estás a perceber o problema?
João Malaquias
Ninja
Posted
Janeiro 6, 2015 at
5:02 pm
Até fazes comentários coerentes Kafka mas usar o exemplo do Fernando santos não faz grande uso de uma lógica mais abrangente.
Primeiro porque estamos a falar de um treinador, e a Grécia optou por trazer um individuo com conhecimentos técnicos/tácticos a um nível que muito provavelmente seria dificil de encontrar na Grécia. Aprenderam com os seus métodos, extraiu o maximo daquele leque de jogadores e acabou por contribuir positivamente para a classe de treinadores grega com troca de conhecimentos.
Agora imagina um cenário em que mais de metade dos treinadores na Grécia eram estrangeiros, incluindo escalões secundários e jovens apesar de existirem técnicos gregos com capacidade de desenvolverem um trabalho competente e evoluírem. Começas a perceber o problema?
A legislacao que se propõe é uma tentativa de corrigir o que é claramente um mercado distorcido. O uso excessivo do jogador estrangeiro esta a ter um custo pesado na qualidade do jogador português. Cabe ao estado legislar para corrigir esse custo pois os clubes não o sentem quando optam por carregar os quadros de estrangeiros.
São casos completamente diferentes a meu ver.
Anónimo
Posted
Janeiro 6, 2015 at
4:18 pm
Subscrevo o teu comentário António Vilares, esta foi uma dessas situações sem duvida. Btw, Kafka, faço das tuas, as minhas palavras.
d-Sept
Pedro Jorge
Posted
Janeiro 6, 2015 at
3:12 pm
Totalmente de acordo! O que é preciso é uma gestão sustentável dos clubes. O resto é consequência de um mundo cada vez mais unido. Todos devem ter direito a escolher o país onde trabalham.
António Vilares
Posted
Janeiro 6, 2015 at
3:12 pm
Kafka, sempre que vejo notícias deste tema fico revoltado a exigir que se tomem estas medidas, etc mas quando leio os teus comentários confesso que tomo consciência dos direitos que estão por cima destas questões ;) E a tua última frase é 300% verdade!
espinha
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:25 pm
Acho engracado haver aqui pessoas que criticam o Cedric a torto e a direito e depois virem dizer que seria boa aquisicao para o Leverkusen.
Ao senhor que disse que se oferecessem 2 milhoes que nem olhava para tras eu digo ( como Sportinguista ) que para cedric sair so por 10 milhoes, senao que fique no Sporting ( gosto muito dele ).
O que eu acho é que o Sporting vai ter alguma dificuldade em renovar com o Cedric….
Kacal I
Posted
Janeiro 6, 2015 at
5:14 pm
espinha,
Eu falo por mim, nunca critiquei o Cédric e acho que é um bom lateral que tem que melhor em termos defensivos e amadurecer mas é jovem e tem potencial, acho que seria um reforço interessante para o Leverkusen mas apenas acho que precisam de alguém de outro nível.
Ricardo Ricard
Posted
Janeiro 6, 2015 at
3:07 pm
Para alguém dar 10 milhões pelo Cedric tem de ser um clube Russo,a vodka lá é que é da boa!
ricardo scp
Posted
Janeiro 6, 2015 at
3:02 pm
concordo contigo a 100%. e já que falas em renovações: por razões diferentes, acho que também vamos ter dificuldades em renovar com o andré martins e sobretudo com o carrillo. o primeiro vendia neste mercando, havendo interessados.
Gus Fring
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:57 pm
Ninguém disse que ele seria bom para o Leverkussen… E por 2M seria o melhor negócio do Sporting em muitos muitos anos.
Kacal I
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:05 pm
Acho que o QPR não precisa de avançados, tem Charlie Austin (um matador com muita qualidade e tem sido uma das revelações da Premier League), Vargas (não precisa de introduções), Zamora (muito experiente) e o Hoilett (rápido e útil) mas claro que o Zarate é sempre um reforço interessante e pode ser uma mais-valia, assim até pode abrir espaço para a utilização do Vargas nas alas, onde há lacunas e é preciso desequilibradores e o chileno pode ser esse jogador. No West Ham não teve muitas oportunidades e acho que continuaria a não ter pois há Carroll (parece ser indiscutível com o Allardyce), Sakho (mais uma das revelações da Premier League), Valência (está a ter dificuldades mas a sua qualidade é inegável) e Cole (muito experiente), portanto é complicado ter minutos num ataque assim.
Quanto ao Ramalho, tinha a ideia que era mais velho mas só tem 22 anos e com a sua qualidade e uma grande margem de progressão acho que é um excelente reforço para o Leverkusen que já precisava de reforçar a defesa e assim ficam bem servidos, então a “custo zero” é o ideal, agora falta saber se conseguirão e também se querem manter o Jedvaj e o Papadopoulos, e depois é preciso ir ao mercado contratar um lateral direito e o Cédric até seria um reforço interessante mas alguém de outro nível seria o ideal.
João Dias
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:00 pm
Quem jogar sem portugueses no 11 passa a ter de pagar mais impostos. Ou seja, o nível de carga fiscal aumentaria à medida da diminuição de jogadores portugueses e vice-versa. Que achas?
Anónimo
Posted
Janeiro 6, 2015 at
8:52 pm
Joao, sem dúvida. Mas iria acontecer o mesmo. Os clubes iriam buscar jogadores de leste tal como o benfica fez ha dois anos
Fausto
Anónimo
Posted
Janeiro 6, 2015 at
4:37 pm
Kafka I,
Acho que estas a generalizar mal. Nao podes comparar o contexto do futebol e do desporto em geral com o resto do mundo de trabalho. Isto porque no desporto o teu campeonato, ou seja, os trabalhadores empregados no teu pais a jogar futebol, servem, ou como base para a seleccao (num mundo ideal) ou como rampa de lancamento de jogadores nacionais para outros campeonatos, de modo a atingirem um nivel adequado para a seleccao. Pelo contrario, no mundo de trabalho extra-desporto, nao ha interesse nacional em estabelecer preferencias em termos de nacionalidade pois nao existem competicoes de seleccoes nacionais de advogados vs advogados ou arquitectos vs arquitectos, por exemplo. Posto isto, embora seja a favor duma integracao europeia em termos globais, neste contexto muito especifico, apoio esta ideia das quotas.
Antonio
PS: Peco desculpa pela falta de acentos e c de cedilha mas o meu teclado nao permite tais coisas
Ricardo Antunes
Posted
Janeiro 6, 2015 at
3:05 pm
*Problema foi mal utilizado substituir por situacao
Ricardo Antunes
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:34 pm
O problema e que temos acordos com o Brasil e outros paises de Lingua oficial Portuguesa, so mesmo os Sul-americanos hispanicos iriam ser afectados.
Rúben Cardoso
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:34 pm
Então João Dias, sugeres que se faça o mesmo em todas as empresas em Portugal, em que por cada trabalhador não-português a carga fiscal é maior? Só para ver se a coerência se mantém.
Kafka I
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:31 pm
André CG
A lógica é tu aprenderes a ler o que está escrito…o João Dias não falou em Extra-Comunitários, falou em jogadores NÃO Portugueses…há que saber separar as coisas, porque são coisas completamente diferentes…
Uma coisa é restrição a jogadores estrangeiros (e isso engloba os jogadores da União Europeia e não pode ser implementado), outra completamente diferente é jogadores extra-comunitários e a União Europeia está a barimbar-se para isso…referir no entanto que mesmo quanto aos extra-comunitários há acordos que Portugal tem com o Brasil (e com os PALOPs) que têm de ser respeitados (no entanto quanto a esses acordos não estou tão dentro do assunto, logo não sei o teor dos mesmos, mas também estão relacionados com o direito ao trabalho e coisas do género)
João Dias
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:29 pm
Fausto,
A maioria dos estrangeiros em Portugal nem são europeus. São, larga maioria, provenientes da América Latina, do Magreb e da África Negra.
André CG
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:21 pm
Mas qual é a lógica do que estás para aí a argumentar, quando a maioria dos estrangeiros que jogam nos 3 grandes não são europeus? Muitas ligas têm limite de extra-comunitários, não vejo problema nisso. Europeus a jogar em Portugal são poucos e não é por eles que não estamos a formar jogadores para a selecção…
Kafka I
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:14 pm
Antes demais essa medida é xenófoba, e depois como eu já te expliquei vezes sem fim, Portugal está inserido dentro da União Europeia e como tal não pode haver diferenciado entre cidadãos da União…para não falar ainda do Tratado de schengen..
"Os trabalhadores nacionais de um Estado-Membro não podem, no território de outro Estado-Membro, ser tratados de forma diferente dos trabalhadores nacionais, no que respeita às condições de trabalho e de emprego, em razão da sua nacionalidade. Isto é aplicável, nomeadamente, às questões relativas à contratação, ao despedimento, à remuneração, à formação profissional e às medidas de reconversão profissional. Os cidadãos nacionais de um Estado-Membro que trabalhem noutro Estado-Membro gozam dos mesmos benefícios sociais e fiscais e do mesmo acesso à habitação que os trabalhadores nacionais e têm direito a tratamento igual no que respeita ao exercício dos direitos sindicais."
Eu às vezes leio o blogue e pergunto-me se todos vivem mesmo na mesma União Europeia que eu, ou numa twilight zone qualquer com o mesmo nome..
Anónimo
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:03 pm
Vivemos na União Europeia João.
Fausto
João Dias
Posted
Janeiro 6, 2015 at
1:58 pm
Palavras sóbrias do Fernando Santos. Criar essas quotas seria viável em termos desportivos e financeiros para os clubes mas outros interesses falam mais alto.
As comissões dão jeito e como em Portugal se acha que a galinha do outro é sempre melhor que a minha.
Anónimo
Posted
Janeiro 6, 2015 at
1:44 pm
Que tipo de incentivo poderia ser dado?
Fausto
MIguel Belo
Posted
Janeiro 6, 2015 at
5:45 pm
incentivo de quê? para os Clubes jogarem com portugueses? simples: obrigação.
Davine
Posted
Janeiro 6, 2015 at
1:38 pm
Seria assim tão complicado o Sporting contratar o André Ramalho e o Doria?
Já agora se o Leverkusen der 2 milhões pelo Cédric, é meter um lacinho e enviar sem v de volta.
santo Estêvão
Posted
Janeiro 6, 2015 at
2:06 pm
isto de escrever comentários pelo telemovel tem o que se lhe diga. desculpem os erros ortográficos.
santo Estêvão
Posted
Janeiro 6, 2015 at
1:45 pm
Sim, seria. No caso do ramalho teria que competir com o leverkusen no salario. Ja para nao dizer que o jogador ja trabalhou com o treinador do leverkusen e deveria dar sempre peeferencia a trabalhar com alfuem que ja o conhece. Quanto ao Dória, talvez um empeestimo dosse possivel. Mas nao devem faltar interessados no concurso.
Ricardo Antunes
Posted
Janeiro 6, 2015 at
1:27 pm
Prespectiva lucida do Seleccionador. So nao sei porque referiu o Sporting uma vez que normalmente joga com jogadores formados.
0 Comentários
Che
Não entendo esta coisa de as pessoas acharem q o Cedric é mau jogador. Se quiserem, podem pedir o meu e-mail e eu ofereço c todo o gosto um ou dois ou três bilhetes para irem ver um jogo do Sporting para avaliarem decentemente tanto o Cedric como o Adrien. Já agora também ofereço uma imperial e uma bifana…
Kacal I
Já agora, eu sou Portista mas se me quiser oferecer dois bilhetes para ver o Wolfsburgo vs Sporting na Alemanha e uma bifana e um suminho Iced Tea de Manga (não bebo álcool), eu não me importo de ir ver um bom jogo de futebol. ;-)
Kacal I
Eu não critico o Cédric mas ele não é um lateral de classe mundial e é jovem, tem lacunas evidentes no aspecto defensivo e "treme" um pouco nos grandes palcos, agora tem margem de progressão e pode triunfar no Leverkusen, apenas acho que precisam de outro jogador no momento.
Rúben Cardoso
Eu vou recorrentemente a Alvalade, mas aceito a oferta! :D
espinha
Isso de formar profissionais tem muito que se lhe diga, depende da educacao que cada familia da aos seus ( nunca pode ser igual porque cada pessoa tem os seus ideais ).
Alem de que antigamente alem de haver muito mais respeito pelas pessoas mais velhas ( vide exemplo de ronaldo, quaresma e nani que tratavam o Aurelio por senhor Aurelio ), falta educacao aos mais novos, agora tudo é mais facil de obter, esta tudo ao virar da esquina, antigamente tinha que se trabalhar muito mais.
E depois aparecem os abutres que antigamente nao haviam e que hoje miudos de 8 ou 9 anos ja teem pessoas a influenciar a sua maneira de pensar e de agir.
Quando Fernando santos fala em incentivos nao esta a falar em obrigacoes, claro que era muito mais logico e rentavel ter 7 ou 8 jogadores formados no clube a jogarem na equipa princiapl ( e nao é de todo descabido, basta olhar para o Sporting e para o Guimaraes ), o que ele fala é dar ajuda a quem proporciona a evolucao desses atletas mais jovens e com isso em concordo a 100%
van Basten
Óptima opção para o Bayer, que já me tinha passado pela cabeça por causa da impressão pública que Schmidt tem acerca do jogador. Ramalho tem já grande qualidade, excelente potencial e não precisaria de nenhum período de adaptação. Seria uma grande adição ao plantel, já que Papadopoulos terminará o empréstimo – as lesões não têm ajudado, mas o grego tem sido uma autêntica desilusão numa equipa onde, em termos de qualidade pura, é o melhor central. Wendell também ficaria contente, seguramente. Veremos depois onde Schmidt quererá fixar Jedvaj. Saltar tão frequentemente de posição nesta fase não é benéfico para o seu desenvolvimento enquanto jogador. Do que se tem visto, a direita parece o melhor local para potenciar as suas características.
Rodrigo
Subscrevo. O Papadopoulos, de facto, e pena. Tem muita qualidade.
Rodrigo
Optimo reforço para o Bayer Leverkusen. Como seria de esperar Roger Schmidt, ex tecnico do Ramalho, nao deixou escapar a oportunidade de negocio de o obter a custo 0. Sera uma opçao de qualidade para o eixo defensivo e um upgrade em relaçao a Spahic. Havendo ainda o Toprak e, quem sabe, o Papadopoulos (era bom que se libertasse das lesoes e o Bayer o adquirisse em definitivo) o lote de centrais deve fechar.
Em relaçao ao Cedric, o Jedvaj deve regressar a Roma, pelo que poderia ocupar a sua vaga e concorrer com o Donati. Creio que seria bom para o lateral portugues evoluir na Bundesliga e com um treinador com tamanha capacidade para potenciar jogadores. Caso surgisse uma proposta de 6-7M, aquilo que o Sporting pede, seria um bom negocio para todas as partes.
Rodrigo
Excelente, optima aquisiçao!
Mesmo o Bender sera certamente alvo de assedio digo eu. Seria uma dupla muito forte, havendo ainda o Rolfes e o Castro (Reinartz nao gosto muito). Seria um grande acrescento, mas interessados nao lhe devem faltar, de facto.
Ainda assim, o plantel precisa de outra profundidade noutras posiçoes.
van Basten
Receio que Kramer esteja de malas feitas para ir para Espanha ou Inglaterra no final do ano, mas se o Bayer o conseguir segurar seria sem dúvida um incrível acrescento de qualidade. Foi quanto a mim um dos dois melhores médios defensivos da primeira volta a par de Xabi Alonso, e merece que o clube faça um esforço a sério para o manter. A seu favor, o Bayer tem o desejo do próprio Kramer, que sempre teve o sonho de representar o clube que o formou ao mais alto nível. Formaria uma dupla com Bender do melhor que se veria na Europa, estou seguro.
Quanto a André Ramalho, o próprio Völler já confirmou há pouco a sua contratação. Chega ao Bayer na próxima época.
Rodrigo
Isso seria bastante bom para o Bayer. E um jovem de qualidade, tem cometido alguns erros naturais da idade, mas tambem ja fez coisas muito positivas.
Se o Kramer nao for vendido sera mais um excelente reforço.
van Basten
Penso que Jedvaj não sairá já no final da época, uma vez que o seu empréstimo é de dois anos. Além disso também se tem falado insistentemente na hipótese do Bayer adquirir o seu passe a título definitivo, já que tanto o clube está satisfeito com o seu rendimento como o próprio jogador, diz-se, está a gostar bastante de viver e jogar na Alemanha. Não estou seguro, mas penso que há uma cláusula no acordo entre Bayer e Roma que permite essa situação.
António Vilares
Considero que o Cédric não exprimiu todo o seu potencial. Quando o vi aparecer na Académica previa um patamar superior para o lateral português. Contudo, não compreendo o "ódio" ao jovem lateral que tem melhorado ano após ano e apesar de deixar sempre muito espaço nas costas apresenta capacidade muito interessantes. Capacidade de cruzamento e o envolvimento com o extremo também o faz muito bem! Uma das jogadas mais habituais na táctica do Leonardo Jardim era a movimentação lateral do André Martins, o passe para Carrillo que segura a bola e extende ainda mais para Cédric centrar! Com Sílvio lesionado e longe da forma ideal, considero o Cédric o melhor elemento para a ala direita da nossa selecção. A questão de não querer renovar poderá baixar muito o seu preço de mercado no próximo ano.
Ricardo Antunes
Sinceramente acho que o unico problema e simples, as pessoas querem resultados hoje e para isso vao buscar os melhores hoje (pelo menos tentam), portanto aqueles jogadores que podiam evoluir em Portugal tem mais dificuldade, pois os melhroes clubes estao pressionados a ter resultados hoje e nao daqui a 2/3/4 anos. No geral em Portugal os mais jovens sao sempre explorados assim com os mais velhos, as empresas so querem (preferem) que esta no ponto, nao gostam de formar profissionais.
Como emigra num pais da uniao europeia, nao existe grande problema, mas a verdade e que a maior parte das pessoas anda revoltado especialmente devida a chamada islamizacao dos paises, mas para mim a unica solucao para isso e os habitantes "originais" terem mais filhos, o que se ve hoje dia e familias de 1 ou 0 filhos e depois querem que os filhos dos outros sigam a sua ideologia o que claro nao faz sentido.
FPacheco
O problema é que os grandes, sobretudo Benfica e Porto, tentam ir buscar os melhores, mas trazem é cepos inferiores aos portugueses…exemplo algum dia o Talisca é melhor que o Bernardo Silva ou o Adrián é melhor que o Ricardo Pereira? e não falem que não teem tempo pra formar jogadores, então o Jesus anda a fazer o que com o Talisca? Se tem tempo pra ele, porque não tem tempo prós portugueses da mesma idade e com mais talento?
Devia haver um limite de 12 estrangeiros na equipa principal, 6 na equipa B e nenhum nas camadas jovens.
Kafka I
Já agora, ver o Fernando Santos (foi emigrante durante anos) vir reclamar quotas para Portugueses, não deixa de ser digamos que irónico, para não lhe chamar outra coisa…ou será que a Grécia segundo ele também devia ter quotas tendo impossibilitado assim que ele lá tivesse trabalhado??
Isto é tudo muito giro de falar de quotas e restrições de raças e nacionalidades, mas depois se nos toca a nós, dá assim azo a estas incoerências de ver um ex-EMIGRANTE de seu nome Fernando Santos, vir reclamar por quotas também esta certo.
E por fim, para todos os que defendem quotas, presumo que por coerência, também gostariam que um dia quando tentassem emigrar vos fosse imposto quotas e mil e um problemas e que tivessem um tratamento diferente dos cidadãos do País para onde estão a emigrar…ah espera, mas aí já vos tocava no umbigo já não gostavam…enfim..
Ninja
Portugal historicamente tem jogadores com falta de técnica e controlo de bola? Defendo a importação de profissionais de outros países quando esta não asfixia o desenvolvimento dos recursos existentes no mesmo. No caso de Fernando santos foi benéfico para a grecia, basta ver as prestações de uma selecção muito limitada.
No nosso caso… Caminhamos para os 60%de atletas estrangeiros na liga e começamos a ter lacunas graves em certas posições na selecção. Entretanto os valores que existem estão a rodar em equipas B por estarem tapados quase exclusivamente por excesso de recurso ao mercado externo. Ha 15 anos atrás o Cedric que nem titular no Sporting é calçava na selecção?
Ao meu argumento não falta logica. Falta teres a noção que enquanto metodos de treino e táctica podem ser trazidos do exterior com beneficios evidentes descurar a formação e saltar etapas ao comprar o produto acabado não o trazem.
Jogarem 3 messis na liga portuguesa ia aumentar o nivel medio do jogador portugues? Deves achar que a técnica e o controlo de bola sao transferidos por osmose… E achas mais importante na evolução de ambos tecnicos competentes ou colegas dotados?
Treinadores e jogadores estrangeiros não têm o mesmo impacto global. Só não vê quem não quer.
Anónimo
Ninja mas muito antes de chegares ao desporto, pensa nas empresas portuguesas que mandam vir matéria prima de outros países porque é mais barata, desvalorizando assim a matéria prima em Portugal. Acho que antes do desporto é necessário mudar muito a mentalidade do português em que o que é de foram é que é bom.
Rúben
Anónimo
Não é que o Kafka precise de advogados de defesa, mas essa sua lógica (Ninja) é perfeitamente incoerente.
Portanto, pode-se ir buscar um treinador porque tem conhecimentos técnico/táticos que é dificil encontrar, mas não se pode ir buscar um jogador que tem um controlo de bola e uma facilidade de remate, e que vai contribuir, com as suas capacidades, para a evolução da equipa e dos seus colegas? Estás a perceber o problema?
João Malaquias
Ninja
Até fazes comentários coerentes Kafka mas usar o exemplo do Fernando santos não faz grande uso de uma lógica mais abrangente.
Primeiro porque estamos a falar de um treinador, e a Grécia optou por trazer um individuo com conhecimentos técnicos/tácticos a um nível que muito provavelmente seria dificil de encontrar na Grécia. Aprenderam com os seus métodos, extraiu o maximo daquele leque de jogadores e acabou por contribuir positivamente para a classe de treinadores grega com troca de conhecimentos.
Agora imagina um cenário em que mais de metade dos treinadores na Grécia eram estrangeiros, incluindo escalões secundários e jovens apesar de existirem técnicos gregos com capacidade de desenvolverem um trabalho competente e evoluírem. Começas a perceber o problema?
A legislacao que se propõe é uma tentativa de corrigir o que é claramente um mercado distorcido. O uso excessivo do jogador estrangeiro esta a ter um custo pesado na qualidade do jogador português. Cabe ao estado legislar para corrigir esse custo pois os clubes não o sentem quando optam por carregar os quadros de estrangeiros.
São casos completamente diferentes a meu ver.
Anónimo
Subscrevo o teu comentário António Vilares, esta foi uma dessas situações sem duvida.
Btw, Kafka, faço das tuas, as minhas palavras.
d-Sept
Pedro Jorge
Totalmente de acordo! O que é preciso é uma gestão sustentável dos clubes. O resto é consequência de um mundo cada vez mais unido. Todos devem ter direito a escolher o país onde trabalham.
António Vilares
Kafka, sempre que vejo notícias deste tema fico revoltado a exigir que se tomem estas medidas, etc mas quando leio os teus comentários confesso que tomo consciência dos direitos que estão por cima destas questões ;)
E a tua última frase é 300% verdade!
espinha
Acho engracado haver aqui pessoas que criticam o Cedric a torto e a direito e depois virem dizer que seria boa aquisicao para o Leverkusen.
Ao senhor que disse que se oferecessem 2 milhoes que nem olhava para tras eu digo ( como Sportinguista ) que para cedric sair so por 10 milhoes, senao que fique no Sporting ( gosto muito dele ).
O que eu acho é que o Sporting vai ter alguma dificuldade em renovar com o Cedric….
Kacal I
espinha,
Eu falo por mim, nunca critiquei o Cédric e acho que é um bom lateral que tem que melhor em termos defensivos e amadurecer mas é jovem e tem potencial, acho que seria um reforço interessante para o Leverkusen mas apenas acho que precisam de alguém de outro nível.
Ricardo Ricard
Para alguém dar 10 milhões pelo Cedric tem de ser um clube Russo,a vodka lá é que é da boa!
ricardo scp
concordo contigo a 100%.
e já que falas em renovações: por razões diferentes, acho que também vamos ter dificuldades em renovar com o andré martins e sobretudo com o carrillo. o primeiro vendia neste mercando, havendo interessados.
Gus Fring
Ninguém disse que ele seria bom para o Leverkussen…
E por 2M seria o melhor negócio do Sporting em muitos muitos anos.
Kacal I
Acho que o QPR não precisa de avançados, tem Charlie Austin (um matador com muita qualidade e tem sido uma das revelações da Premier League), Vargas (não precisa de introduções), Zamora (muito experiente) e o Hoilett (rápido e útil) mas claro que o Zarate é sempre um reforço interessante e pode ser uma mais-valia, assim até pode abrir espaço para a utilização do Vargas nas alas, onde há lacunas e é preciso desequilibradores e o chileno pode ser esse jogador.
No West Ham não teve muitas oportunidades e acho que continuaria a não ter pois há Carroll (parece ser indiscutível com o Allardyce), Sakho (mais uma das revelações da Premier League), Valência (está a ter dificuldades mas a sua qualidade é inegável) e Cole (muito experiente), portanto é complicado ter minutos num ataque assim.
Quanto ao Ramalho, tinha a ideia que era mais velho mas só tem 22 anos e com a sua qualidade e uma grande margem de progressão acho que é um excelente reforço para o Leverkusen que já precisava de reforçar a defesa e assim ficam bem servidos, então a “custo zero” é o ideal, agora falta saber se conseguirão e também se querem manter o Jedvaj e o Papadopoulos, e depois é preciso ir ao mercado contratar um lateral direito e o Cédric até seria um reforço interessante mas alguém de outro nível seria o ideal.
João Dias
Quem jogar sem portugueses no 11 passa a ter de pagar mais impostos.
Ou seja, o nível de carga fiscal aumentaria à medida da diminuição de jogadores portugueses e vice-versa.
Que achas?
Anónimo
Joao, sem dúvida. Mas iria acontecer o mesmo. Os clubes iriam buscar jogadores de leste tal como o benfica fez ha dois anos
Fausto
Anónimo
Kafka I,
Acho que estas a generalizar mal. Nao podes comparar o contexto do futebol e do desporto em geral com o resto do mundo de trabalho. Isto porque no desporto o teu campeonato, ou seja, os trabalhadores empregados no teu pais a jogar futebol, servem, ou como base para a seleccao (num mundo ideal) ou como rampa de lancamento de jogadores nacionais para outros campeonatos, de modo a atingirem um nivel adequado para a seleccao.
Pelo contrario, no mundo de trabalho extra-desporto, nao ha interesse nacional em estabelecer preferencias em termos de nacionalidade pois nao existem competicoes de seleccoes nacionais de advogados vs advogados ou arquitectos vs arquitectos, por exemplo.
Posto isto, embora seja a favor duma integracao europeia em termos globais, neste contexto muito especifico, apoio esta ideia das quotas.
Antonio
PS: Peco desculpa pela falta de acentos e c de cedilha mas o meu teclado nao permite tais coisas
Ricardo Antunes
*Problema foi mal utilizado substituir por situacao
Ricardo Antunes
O problema e que temos acordos com o Brasil e outros paises de Lingua oficial Portuguesa, so mesmo os Sul-americanos hispanicos iriam ser afectados.
Rúben Cardoso
Então João Dias, sugeres que se faça o mesmo em todas as empresas em Portugal, em que por cada trabalhador não-português a carga fiscal é maior? Só para ver se a coerência se mantém.
Kafka I
André CG
A lógica é tu aprenderes a ler o que está escrito…o João Dias não falou em Extra-Comunitários, falou em jogadores NÃO Portugueses…há que saber separar as coisas, porque são coisas completamente diferentes…
Uma coisa é restrição a jogadores estrangeiros (e isso engloba os jogadores da União Europeia e não pode ser implementado), outra completamente diferente é jogadores extra-comunitários e a União Europeia está a barimbar-se para isso…referir no entanto que mesmo quanto aos extra-comunitários há acordos que Portugal tem com o Brasil (e com os PALOPs) que têm de ser respeitados (no entanto quanto a esses acordos não estou tão dentro do assunto, logo não sei o teor dos mesmos, mas também estão relacionados com o direito ao trabalho e coisas do género)
João Dias
Fausto,
A maioria dos estrangeiros em Portugal nem são europeus.
São, larga maioria, provenientes da América Latina, do Magreb e da África Negra.
André CG
Mas qual é a lógica do que estás para aí a argumentar, quando a maioria dos estrangeiros que jogam nos 3 grandes não são europeus? Muitas ligas têm limite de extra-comunitários, não vejo problema nisso. Europeus a jogar em Portugal são poucos e não é por eles que não estamos a formar jogadores para a selecção…
Kafka I
Antes demais essa medida é xenófoba, e depois como eu já te expliquei vezes sem fim, Portugal está inserido dentro da União Europeia e como tal não pode haver diferenciado entre cidadãos da União…para não falar ainda do Tratado de schengen..
"Os trabalhadores nacionais de um Estado-Membro não podem, no território de outro Estado-Membro, ser tratados de forma diferente dos trabalhadores nacionais, no que respeita às condições de trabalho e de emprego, em razão da sua nacionalidade. Isto é aplicável, nomeadamente, às questões relativas à contratação, ao despedimento, à remuneração, à formação profissional e às medidas de reconversão profissional. Os cidadãos nacionais de um Estado-Membro que trabalhem noutro Estado-Membro gozam dos mesmos benefícios sociais e fiscais e do mesmo acesso à habitação que os trabalhadores nacionais e têm direito a tratamento igual no que respeita ao exercício dos direitos sindicais."
Eu às vezes leio o blogue e pergunto-me se todos vivem mesmo na mesma União Europeia que eu, ou numa twilight zone qualquer com o mesmo nome..
Anónimo
Vivemos na União Europeia João.
Fausto
João Dias
Palavras sóbrias do Fernando Santos.
Criar essas quotas seria viável em termos desportivos e financeiros para os clubes mas outros interesses falam mais alto.
As comissões dão jeito e como em Portugal se acha que a galinha do outro é sempre melhor que a minha.
Anónimo
Que tipo de incentivo poderia ser dado?
Fausto
MIguel Belo
incentivo de quê? para os Clubes jogarem com portugueses? simples: obrigação.
Davine
Seria assim tão complicado o Sporting contratar o André Ramalho e o Doria?
Já agora se o Leverkusen der 2 milhões pelo Cédric, é meter um lacinho e enviar sem v de volta.
santo Estêvão
isto de escrever comentários pelo telemovel tem o que se lhe diga. desculpem os erros ortográficos.
santo Estêvão
Sim, seria. No caso do ramalho teria que competir com o leverkusen no salario. Ja para nao dizer que o jogador ja trabalhou com o treinador do leverkusen e deveria dar sempre peeferencia a trabalhar com alfuem que ja o conhece.
Quanto ao Dória, talvez um empeestimo dosse possivel. Mas nao devem faltar interessados no concurso.
Ricardo Antunes
Prespectiva lucida do Seleccionador. So nao sei porque referiu o Sporting uma vez que normalmente joga com jogadores formados.