Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Libertadores: Os 16 apurados para a fase final

Quem levará a melhor? Flamengo, River Plate e Boca Juniors parecem reunir algum favoritismo, mas não se pode descartar os rivais de Porto Alegre ou o surpreendente Independiente del Valle.

Terminou a fase de grupos da Taça dos Libertadores da América e já são conhecidos os 16 apurados para a fase final. O detentor do título, Flamengo, cumpriu ao vencer o grupo A, com 15 pontos, mais 3 que o Independiente del Valle, que também se apura. Do Brasil passam também Grêmio, Internacional, Santos, Athletico Paranaense e Palmeiras (apenas o São Paulo falhou), enquanto da Argentina seguem River, Boca e Racing. De resto, apuraram-se ainda o Delfín e LDU Quito do Equador, Guarani e Libertad do Paraguai, Jorge Wilstermann da Bolívia e Nacional do Uruguai. Por outro lado, Junior Barranquilla, Bolívar, Peñarol, São Paulo, Universidad Católica, Estudiantes de Mérida, Caracas e Defensa Y Justicia seguem para a Copa Sul-Americana.

7 Comentários

  • coach407
    Posted Outubro 23, 2020 at 12:57 pm

    E está de regresso a Copa mista do Brasil e Argentina. O grau de dificuldade de ganhar uma Libertadores é igual à da Copa do Brasil + Boca Juniors e River Plate + Deslocações, dependendo do sorteio.

    Das 16 equipas temos 6 brasileiras e 3 argentinas, um domínio incrível com a maioria das equipas a ser destes países. As restantes 7 equipas são as 3 do Equador, 2 do Paraguai, 1 do Uruguai e 1 da Bolívia.

    A estas 16 equipas não se vai juntar nenhuma equipa melhor como acontece na Liga Europa.

    Recordo que a fase de grupos da Liga Europa tem 48 equipas às quais se juntam mais 8 equipas que são os 3º classificados dos grupos da UEFA Champions League portanto estamos a falar de uma competição disputada por 56 equipas (não 16). E todas as 56 equipas têm mais que qualidade para estarem nos 16 da Libertadores.

    Só para termos um exemplozinho do que seria uma Liga Europa com 16 equipas, na época passada teríamos: Manchester United, Arsenal, Inter, Sevilla, Roma, Ajax, Bayer Leverkusen, Wolves, Lazio, FC Porto, Benfica, Shakhtar, Olympiakos, Wolfsburg, Frankfurt ou Sporting. Um exemplozinho da diferença para a Libertadores com clubes tipo Delfín, Ath. Paranaense, Guaraní, LDU Quito ou Jorge Wilstermann que fazem logo quase metade da Libertadores.

    Claro que Benfica ou FC Porto seriam favoritos na Libertadores, estão no mesmo patamar que Flamengo, River Plate ou Boca Juniors. Na Liga Europa o nível é bem mais alto, estamos a falar de uma competição que tem vários dos melhores jogadores do Mundo. Isso está muito longe de existir. O melhor jogador de uma Libertadores é tipo o Bruno Henrique ou o Gabigol que, sim senhor, são bons jogadores, mas nenhum calçava no Manchester United, Arsenal ou Inter, por exemplo. O Manchester United para essas posições tem, por exemplo, Cavani, Martial ou Rashford. O Arsenal tem Aubameyang, Willian ou Lacazette. O Inter tem Lukaku, Lautaro Martínez ou Alexis Sanchez. Mesmo pegando num Wolves na época passada disputou esta competição com Adama Traoré, Diogo Jota e Raúl Jiménez. E este ano já está lá o Tottenham com Bale, Son e Harry Kane.

    Quem é que são Gabigol e Bruno Henrique numa Liga Europa? Alguma vez estariam sequer no top 20 de melhores jogadores? Nem pensar. Top 50? Talvez. Mas Bruno Henrique é melhor que Cebolinha? Gabigol é melhor que Waldschmidt ou Darwin Nuñez? Talvez, apesar do Cebolinha ser uma peça importante da seleção brasileira e o Bruno Henrique nem por isso nem o Gabigol, enquanto que o Waldschmidt está sempre na da Alemanha… mas talvez sejam melhores, talvez não. É subjetivo, mas é para este patamar aqui em baixo que Bruno Henrique e Gabigol olham, não é lá para cima.

    É um feito muito maior o Jorge Jesus vencer uma Liga Europa com o Benfica do que vencer uma Libertadores com o Flamengo. O Benfica é um dos muitos outsiders. Existem sempre 3/4 equipas claramente superiores e depois pelo menos mais umas 7/8 equipas de um patamar semelhante ao Benfica que podem eliminar-nos a qualquer momento com naturalidade (como aconteceu com o Shakhtar). Na Libertadores o Flamengo tem 0 equipas superiores e 2/3 equipas de um patamar semelhante. Tudo o resto é inferior ou muito inferior.

    • Kacal
      Posted Outubro 23, 2020 at 2:55 pm

      Concordo totalmente com o teu comentário, acrescento só um pormenor. O que deu tanto valor à conquista de JJ foi também que o Flamengo apesar de tudo só conquistou a Libertadores 2x na sua história e a primeira e única até JJ venceria tinha sido em 1981 há quase 40 anos atrás o que demonstra que não foi fácil o Flamengo conseguir vencer uma portanto é sempre um feito.

    • Kacal
      Posted Outubro 23, 2020 at 3:00 pm

      E desde 2000 Boca, River e Flamengo venceram a competição 7x entre si, as outras 13x foram vencedores diferentes destes. Olimpia, Once Caldas, LDU Quito, Atlético Mineiro, San Lorenzo e Atlético Nacional venceram uma vez cada nessas 13x, entre outros clubes brasileiros. Ou seja, aqui parece fraca, mas para lá existe equilibrio e competitividade.

      • coach407
        Posted Outubro 23, 2020 at 4:18 pm

        Atenção que obviamente falei do Flamengo porque, atualmente, é a mais forte no Brasil. O plantel do Flamengo do Jorge Jesus nada tem a ver com o de 2 anos antes. Esse domínio estrutural não existe no Brasil. Ainda há pouco o Cruzeiro e o Corinthians tinham obrigação de lutar pelo título e até pela Libertadores. Hoje não têm. Não é comparável com Portugal que realmente o Benfica hoje tem de lutar para ser campeão, há 20 anos também e há 50 anos também. Não é por acaso que nenhuma equipa tem muitos campeonatos conquistados como acontece com Portugal.

        Isto para dizer que se quisermos fazer uma análise da Libertadores a 20 anos não podes olhar para a parte do comentário em que apontei o Flamengo, River e Boca como favoritos, mas sim para onde eu resumi a Libertadores a Copa do Brasil + Copa da Argentina + Deslocações. Hoje é o Flamengo, ontem poderia ser o Grémio, mas o domínio é sempre brasileiro ou argentino.

        E aí voltas à tua análise dos últimos 20 anos e vês que desde 1993 tens 14 vitórias de equipas brasileiras, 10 vitórias de equipas argentinas e sobram umas ridículas 4 vitórias de outros países. E se formos ainda mais ao pormenor vemos que 3 dessas 4 vitórias foram conseguidas apenas nas grandes penalidades… contra equipas brasileiras ou argentinas. Estamos a falar de um domínio completamente absurdo do Brasil e da Argentina. Um domínio estrutural e que fundamenta o meu ponto: é uma luta entre as equipas brasileiras e argentinas sempre. Em 2020, o Flamengo tem a melhor equipa em conjunto com River e Boca. Em 2022 não sabemos, mas de certeza que vão ser na mesma equipas brasileiras e argentinas e quem treinar essas equipas se ganhar a Libertadores não faz um feito superior a ganhar a Liga Europa com o Benfica.

        • Kacal
          Posted Outubro 23, 2020 at 4:58 pm

          Obviamente eu concordo que as equipas brasileiras e argentinas têm o domínio da Libertadores, acho que é evidente para qualquer um. Concordei com o teu comentário original. Quis só realçar que a vitória do JJ foi um feito tendo em conta que o Flamengo não vencia a prova há quase 40 anos e só a tinha vencido por 1x antes de JJ em 1981. Só isso.

        • Vegeta
          Posted Outubro 23, 2020 at 5:15 pm

          É tão fácil que o Flamengo teve 30 anos sem a ganhar!
          Tanta desvalorização ao JJ, isso é tudo inveja ? Imagino o que dirias se fosse Rv a ganhar uma libertadores.

  • porra33
    Posted Outubro 23, 2020 at 7:06 pm

    Não acompanhei nem estou particularmente interessado em acompanhar mas estou a torcer pelo Internacional, e claro pelo Libertad do grande Tacuara Cardozo!

Deixa um comentário