PS – Considerando que Liedson é um dos jogadores mais emblemáticos do passado recente do Sporting (apesar de nunca ter vencido a Liga e durante o seu percurso por Alvalade ter tido vários comportamentos pouco profissionais), certamente o seu possível ingresso no FC Porto irá ser encarado pela massa adepta leonina com alguma preocupação e inclusive irá proporcionar algum descontentamento (se até com a entrada do limitado Tonel no Beira-Mar isso aconteceu, imaginemos com o “levezinho). Mas o adepto do futebol é isto: pouco racional e com “zero” visão de mercado. Em 1º lugar, Liedson não é jogador do Sporting, como tal, os leões não tem nenhum tipo de responsabilidade em relação ao seu futuro. Em 2º lugar, considerando que a época leonina 2012-13 está perdida, seria estúpido/ridículo/absurdo, em suma, revelava mesmo uma enorme incompetência, se Godinho Lopes contratasse nesta fase um jogador que dificilmente vai acrescentar algo em 2013-14, aquela que tem de ser a temporada decisiva para os leões.
A imprensa brasileira deu ontem conta do interesse do FC Porto em Liedson. O avançado de 35 anos, está na lista de dispensas do Flamengo (os cariocas de maneira a aliviaram a folha salarial estão dispostos a deixá-lo sair a custo zero), e procura agora novo clube para dar continuidade à carreira (ver aqui). Caso se confirme a sua entrada no Dragão (irá auferir perto de 100 mil euros por mês), será o regresso a Portugal do “Levezinho (saiu há precisamente 2 anos, depois de ter representado o Sporting durante 7 anos e meio). VM – Damos a mesma visão em relação a Liedson que mencionamos no que diz respeito a Meyong (ler aqui), apesar de haver ligeiras diferenças. Seria uma contratação que foge um pouco à habitual política dos azuis e brancos, mas a verdade é que o campeão nacional voltou a demonstrar no clássico que está carente de soluções ofensivas, e por outro lado como apresenta um dos elencos mais jovens da I Liga tem espaço para uma ou duas contratações diferentes dos moldes habituais (e como Lucho provou na época passada, aliás modelo que defendemos no defeso de Inverno, uma aquisição de um elemento já com conhecimento da nossa Liga e que não necessita de passar por uma fase de adaptação – factor que tem impedido a afirmação de muitos elementos que chegam a Portugal em Janeiro – é o ideal). O problema, é que sendo certo que o “levezinho” parece reunir as características desejadas (custo zero, qualidade, experiência e conhecimento da nossa Liga e das “manhas” da mesma, ou seja, não vai precisar de um período de adaptação), no último ano o seu rendimento foi manifestamente insuficiente, aos 35 anos é uma incógnita perceber o que poderá ainda oferecer (inclusive nos seus últimos 2 anos de Sporting, já tinha estado muito aquém do que apresentou até 2009), e por outro lado, no passado sempre rendeu pouco quando foi utilizado no 4-3-3 (aliás, Paulo Bento referiu várias vezes que o internacional português não se adaptava a esse sistema e obrigava o Sporting a actuar com 2 avançados).



38 Comentários
Goncalo
O Liedson pode sair um flop é verdade. mas vamos ver uma coisa… o porto nao joga em 4-3-3 xD
o desenho é 4-3-3 mas o porto no fundo joga em 4-4-2 com o James a "4º" médio. dai que pela dinâmica colectiva a entrada do Deffour não tenha prejudicado os movimentos ofensivos do Porto, como se viu contra o Paços Ferreira.
Rabensandratana
Sou portista e não quero o Liedson no FCPORTO.
Liedson vinha ganhar um balúrdio para estar no banco, é conflituoso e simula muitas faltas (detesto jogadores desses), no Brasileirão(já tinha alcunha de calão), por estes motivos espero bem que o Pinto da Costa não o contrate.
Nabil Ghilas seria a opção mais lógica, menos dispendiosa e que porventura traria maiores dividendos no futuro, além de ter uma grande pujança física, muito melhor jogo de cabeça do que o brasileiro e até tem um bom rácio de golos, contando que joga no Moreirense actual laterna vermelho da Liga Zon/Sagres.
Manuel
Isso está tudo muito bem, mas o problema principal do Porto, que muitos adeptos ainda não perceberam, é que o Porto não tem dinheiro nem para mandar cantar um cego. Está com graves problemas de tesouraria. Por isso, não tem dinheiro para investir. E contra isso… não há Ghilas nem Ghálas.
LuisRafaelSCP
O VM tem a mesma opinião que eu. Para o Sporting é absurdo pensar em Liedson, um jogador de 35 anos que vinha ganhar balúrdios quando o Sporting está a entrar em contenção de despesas, e quando tem jovens como Rubio ou Betinho à espera de oportunidades.
Para o Porto a conversa é diferente, não tems os mesmos problemas e financeiros precisa de soluções para o imediato tanto para ausências de Jackson e James, restando saber como está fisicamente Liedson (por alguma coisa tem sido dispensado de todos os clubes).
Acredito que ainda marcasse alguns golos até ao final da época, mas tenho as minhas dúvidas que venha mesmo para o Porto.
Quanto à parte dos adeptos do Sporting ficarem "chateados", é normal, pessoalmente acho que não devia vir para o Sporting, mas se não for para o Porto melhor, é diferente do caso Izmailov em que o mesmo não queria jogar pelo Sporting, esse por mim não me custa nada vê-lo no Porto, agora o Liedson fez-nos festejar muitos golos, é uma referência para os adeptos. Mas se for para o Porto não o vou chamar de traidor, visto que ele não é jogador do Sporting e o Sporting não lhe está a dar oportunidade de voltar (e repito, bem).
Rui Miguel Ribeiro
O maIS importante é a condição do jogador, nãO a idade. Se a condição é fraca como tenho lido, então a aposta não é famosa.
Quanto ao adepto do futebol "irracional e sem visão de mercado", não vejo qual é o problema (dentro d ecertos limites). O adepto tem paixão pelo clube, adora os craques, segue a equipa, sofre e vibra com ela e é sensível a ganhos e perdas também de jogadores. O adepto não é manager, director ou treinador. Por isso acho normal que muitos sportinguistas vejam esta eventual contratação com algum ressentimento. Eu sou do Benfica e também não gostaria que o Porto ou o Sporting contratassem o Nuno Gomes, por exemplo.
viva o sporting
nao sei bem as idades ao certo mas nao deve fugir muito a realidade.
ryan giggs e paul scholes ja tem prai 38 anos e ainda sao muito uteis ao man utd
Oliveira
não fazia mais sentido o joão tomás? antes de ele sair do rio ave,claro.
Paulo J.
Eu como tenho "zero" visão de mercado deverei estar errado mas acho que teria sido o parceiro ideal para o RW no Sporting. Parece que o holandês precisava de elemento experiente que o pudesse orientar.
No porto o Liedson será 2ª opção e todos nós conhecemos o mau feitio do brasileiro no banco de suplentes.
No Flamengo quase nunca foi opção será no Porto?
Bruso
Acho que o VM esqueceu-se de tocar num ponto muito sensivel. O Liedson vem auferir para o Porto 1,2 milhoes por época, o que é bastante elevado. Não tenho ideia de quanto ganhava no Sporting mas no Flamengo falam que recebia menos de 80 mil por mês (menos de 1 milhão por ano)., portanto não tem lógica vir receber mais para portugal, principalmente sabendo que será suplente. (Se os meus valores não tiverem certos corrijam-me.)
Joao Goncalves
Como Portista acho que é uma solução possível pois Kleber não serve e Walter não é solução.
Poderíamos ir para um jogador como o Ghilas, mas será que se adaptaria ao Banco de um grande?
Liedson por meia-época ou época e meia, serve para o Banco e jogando 20/30 minutos, não se coloca a questão da idade.
Em relação ao problema "Sporting", não seria nunca uma solução para o clube Leonino pois o Sporting precisa de soluções jovens e titulares e não de jogadores para ficarem no Banco de Suplentes para darem "uma perninha".
Francis
Vejo certos comentários e só me apetece rir. Se o Sporting quando contratou Maniche foi duramente criticado por contratar um jogador em final de carreira o que dizer do que o Porto está a fazer? Pagar quase tanto a Liedson como o Benfica paga a Cardozo, Liedson tem 35 anos, vem de um ano quase sabático, com pouquíssimo rendimento, de um campeonato pouco intenso e ainda acham que é uma boa contratação? Ainda para mais neste momento os jogadores da liga Brasileira não estão em regime de pré temporada, se é que ainda não estão de férias? Nota-se claramente uma mudança de política de mercado do Porto, e não está a ser claramente a melhor. O tempo dará razão. Contratação de Izmailov foi uma má contratação do Porto e Liedson é inacreditável. Mas acho que se entende. Vitor Pereira já mostrou que não consegue desenvolver jogadores jovens por ele mesmo… Basta olhar para o onze do Porto e ver que não há um jogador lá que tenha sido barato e que tenha sido desenvolvido por Vitor Pereira.
Sérgio Filipe
E o Sporting vai buscar o Lisandro Lopez… Agora a sério…
Não creio que o Liedson volte a Portugal devido ao seu elevado salário. Só se for para o Beira-Mar visto que já teve Eusébio e Jardel por exemplo mas o iraniano não deve querer largar uma nota daquelas para ter o Levezinho em Aveiro.
Relativamente à idade, isso para mim não é problema. Tudo bem que quanto mais novo mais probabilidade de fazer um bom negócio mas, por vezes, isso sai caro.
Por exemplo, ainda no outro dia, estava a comentar com um amigo meu em que discutiamos entre o N´Diaye e o Steven e entre o Ferreira e o Leão para o Sporting e sinceramente, era menos arriscado apostar no Steven e no Leão, embora mais velhos do que no D'Diaye e no Ferreira. Se bem que adoro o Ferreira pois é um trinco que tem jogado a central e um jogador polivalente como ele dá jeito a qualquer equipa. Vejam o caso do Barça que tem para centrais Piqué, Puyol e Mascherano, para trinco Busquets e Song para central e trinco. Onde estariam seis jogadores para duas posições, consegue ter cinco.
Voltando à idade dos jogadores, não sei qual o problema. O Henry mesmo com alguma idade e na liga norte-americana, voltou ao Arsenal por empréstimo e logo no primeiro jogo golo. O Beckham também foi para o Milan. E o Henrik Larsson? Recordam-se que com 34 anos ainda foi fazer seis meses a Old Trafford?
Metra
Sou sportinguista e não me faz confusão ver o Liedson no Porto, o Sporting não tem nada a ver com isso…
o que me fazia confusão era vê-lo regressar a ganhar 90.000/100.000€ por mes, a isto chamo má gestão…
prefiro que o Sporting tente apostar em um avançado mais para o futuro (por ex. ghilas)…
LuisRafaelSCP
Totalmente de acordo.
Lagartão
Por mim pode ir à vontade para o Porto, não o queria voltar a ver no Sporting. Acho graça a certos comentários de sportinguistas a dizer que o Sporting é o culpado por ele ir para o Porto. O Liedson já não é do Sporting e pode prosseguir a carreira onde ele bem quiser. Outra afirmação anedótica é que vai dar força ao balneário, e então o Liedson que sempre foi muito disciplinado…
Como sportinguista, estou um bocado satisfeito com as últimas contratações do Porto. Izmailov vai ser um fiasco e o Liedson vai ganhar uma pipa de massa, marcar 2 ou 3 golos e em Junho vai-se embora.
Nuno
Até leio que o Liedson vem trazer respeito ao balneário, quando jurava que se dizia que ele era um destabilizador em Alvalade. Daqui a uns tempos também deixa de ser fiteiro e fingido, e passa a "massacrado" pelas defesas.
Não me parece que seja um reforço à Porto. Não renderá dividendos financeiros, ganha muito (e será sempre 2ª opção), e está na fase descendente da carreira. Ao contrário de Lucho, não era um símbolo do clube, pelo que não se percebe. Por outro lado, conhece as manhas do campeonato, e bem municiado pode ainda fazer estragos, até porque o 433 do Porto tem o James muitas vezes na zona interior.
Como sportinguista não fico odendido do Sporting não ir buscá-lo; de momento não é o que o sporting necessita.
LuisRafaelSCP
Lá está, se viesse para o Sporting era para a reforma e o Sporting ia formar um lar de idosos. Como vai para o Porto já arranjaram 10 exemplos (Joao Tomas, Meyong, Giggs, Scholes, Acosta e até Manuel Fernandes ter sido o melhor marcador à não sei quantos anos com 35 anos de idade, LOL) para justificar esta contratação.
Carlos Alves
é uma má contratação. o Porto anda a optar por uma má politica de contratações. a seguir ao Ismaylov, com um historial de lesões, quer contratar o Liedson. Foi sem duvidas um excelente jogador no Sporting, mas hoje com a idade que tem, já não é o mesmo. e é sabido dos problemas que cria no balneário.além disso nunca trará retornos financeiros no futuro.
seria melhor apostar num jovem com valor confirmado
Bruno
Deu tudo o que tinha ao grande SPORTING,neste momento seria mais um ordenado elevado a suportar…Se estivesse em pleno das suas faculdades o Flamengo não o dispensava(sim,foi dispensado),e sejamos realistas,alguém acha que vai tirar o lugar ao Jackson Martinez?!!!Não me parece….Isto é mais uma tentativa de bloquear e tentar evitar a recuperação do grande SPORTING!!!!Neste momento preferia o Ghilas(Moreirense),jovem e com margem de progressão!!!
Fernando
Isto demonstra que o Sporting,em gestão de talentos, tem muito que mudar. Temos perdido jogadores e talentos que podiam fazer do Sporting um Clube de cariz e valor no Top 10 do Mundo.
Martins
O que tem o Sporting a ver com isto….Ele nao e' nosso jogador, agradeco ao Liedson tudo o que fez ao Sporting e se tivesse consideracao vinha acabar a sua carreira no Clube que tambem lhe deu muito…Mas o dinheiro fala mais alto..para muita gente!!…Tambem nao compreendo, se for verdade, claro…para que quer o Porto um jogador com 35 anos e que nao esta em grande forma!!!
Luis
Isto é gozar directamente com a cara dos adeptos sportinguistas! Depois de darem o melhor jogador ao porto, como se nao bastasse ainda nos humilham mais ao permitir que o melhor jogador da equipa da ultima decada tambem reforce o porto. Contratam o Jeffren que e um poço de lesoes, mas o Liedson nao serve por causa da condição fisica??
João
Nao sei qual e' o drama! Haja paciencia. A ser verdade, o que queriam que Sporting fizesse? Ele tem 35 anos – duvido que o Porto o va contratar. Mas se contratarem acho que so' e' bom para nos, pois vao ficar com um jogador em fim de carreira, para tapar buracos. Deixem la o Liedson ir para o Porto. O Ismailov foi outro. Nao quer jogar? Entao rua, que va jogar para o Porto. So nao digo o mesmo do Moutinho… mas isso e' outra historia.
Ricardo
O Liedson com todas as suas qualidades teve o seu tempo no Sporting., Aliás, a sua relação com o Sporting degradou-se muito nos últimos tempos e acabou por ser uma má influência no balneário. Mandava mais que o Carvalhal e que o Paulo Sérgio. Lembrem- se que com todos os defeitos a razao que levou o Sá a dar-lhe um murro se prendeu com um comentário menos próprio do Liedson sobre um colega. Ele que siga o seu caminho mas no Sporting por mim acabou!
Jonas
o Éder é uma melhor contratação, pela capacidade que vem demonstrando em ser um goleador e pela margem de progressão e possível rentabilidade futura! No entanto, tenho a referir que o Liedson é grande ponta de lança e, com a sua experiência, pode ser ainda muito útil ao FCP. Pode não ser o melhor em tabelas e em progressão mas, com o manancial que o FCP dá, as 2as bolas e os lances de confusão em finais de jogo renhido são para este jogador: um rato de área! A ver vamos o que vai acontecer até ao final do mês, mas o certo é vir um avançado com alguns créditos, para não se repetir a situação do ano passado… Cumprimentos azuis e brancos!!
Pedro
Não concordo com a contratação do Èder que de certeza não irá aceitar ser suplente do Jackson e depois será mau para evolução dele e para a própria selecção de portugal.Agora concordo 100% com a contratação de liedson que é goleador e grande jogador e já provou isso várias vezes,tem 35 anos mas ainda pode jogar mais 1 ou 2 anos.Vejam o melhor ponta de lança portugues,o João Tomás com 37 anos e é o melhor marcador do campeonato portugues.O acosta quando foi o melhor marcador do campeonato tinha que idade?34?35??Lembram do ex capitão do fcporto o grande goleador fernando gomes que jogou no sporting com 34 ou 35 anos e foi o melhor marcador do sporting?
ze
Liedson tem 35 anos e depois???Na Itália há tantos jogadores com 35 anos e são titulares habituais de grandes clubes.Em portugal temos o exemplo de João Tomás com 37 anos é o melhor ponta de lança portugues.Rui Costa com 37 anos era o melhor jogador do benfica e era titularissimo.Manuel Fernandes foi melhor marcador do campeonato com 35 anos.Velhos são os trapos.E nem seria um espanto que liedson jogasse o mundial 2014 no brasil como jogador do fcporto mesmo se fosse suplente do Jackson como toda a gente espera.Não estou a ver o liedson mandar o JACKSON para o banco de suplentes.O Jackson é um dos melhores pontas de lanças do mundo actualmente
André Gomes
No primeiro ano ele foi ótimo no Corinthians marcando uma ou duas vezes nos primeiros 10 jogos se não me engano, e depois continuou muito bem, já quase no final do primeiro ano começou a entrar numa má fase que dura até hoje.
Luis
A última frase é hilariante. Com tudo o resto concordo mas se o Liedson viesse para o Sporting imagino quantos comentários não haveria para aqui a gozar com o Sporting. O mal não é ter 35 anos, é que já quando saiu do Sporting tinha perdido muito fôlego, de certeza que não melhorou passados 2 anos no Brasil.
Renato Teixeira
Jackson, Liedson e Caballero/Dellatorre
Varela, Atsu, James, Izma, Kelvin, Sebá
Pá…podia estar pior mas agora é que vem o problema! Atsu tá fora, James lesionado e só podemos apostar no Izma para extremo e não para médio!
Ou seja…Fernando/Castro, Moutinho/Defour e Lucho…Precisamos de um médio de ataque claramente…(Se James e Atsu tiverem disponíveis, Izma é o tal mas entretanto há um mês de competição!)
A defesa precisa de um jogador para cada lateral…Mangala é razoavel à esquerda e Maicon à direita mas não vamos abusar da sorte…
T
vem para suplente, por isso se encaixa bem ou não no 433 do Porto não é o mais importante. Vem mais para descansar jackson quando necessário e para dar outras possibilidades tácticas, como ser usado ao lado do jackson com o James nas costas de ambos…
Se fosse por mais tempo não concordava, mas como já conhece o campeonato, não seria um risco tão grande como com o Janko o foi.
De qualquer forma, exorto à aposta na formação e em contratações de jogadores portugueses…
Carlos
Liedson no FC porto com 35 anos, para mim, não.. vem ganhar 80000€/mês e pouco vem ajudar. O ganês Abdul Waris de 21 anos, era o indicado. Jovem, mto rápido e habilidoso, ao estilo de Lisandro..foi contratado pelo Spartak Moscovo a preço saldo. Se queremos ir mais longe na champions,e ser campeões, temos reforçar o ataque, principalmente as alas..se tivessemos um bom extremo direito, tinhamos ganho o jogo na luz. Ve-se perfeitamente que o FC Porto não tem soluções no banco..
daniel
suplente de luxo sim senhor!por muito que nao pareça mas é uma grande contrataçao do fcp!
traz experiencia e respeito no balneario e mais,sabe fazer golos!!lembrem-se do acosta?aos 34 anos,rebentava as defesas todas!
bem vindo rapaz:)
André Ribeiro
Por certo que não. Um jogador que não sabe jogar num sistema 4-3-3, sempre que foi colocado a jogar nesse sistema nunca rendeu. Depois tem caido durante os ultimos anos da carreira, num campeonato em que o nivel de intensidade é mais baixo que o Europeu. A juntar a tudo isto é um jogador que depois da 1º época de Sporting fez um média baixissima de golos, apesar do trabalho que desenvolvia como avançado. Entre os 12 e os 20 época em todas as competições.
A favor do Porto tem o facto de ser um jogador experiente que pode ter impacto imediato na equipa dado que já conhece bem a liga para onde vem. E um jogador que faz tremer o Luisão principal jogador do eixo defensivo do Benfica.
Ricardo
Isso dá uma média de cerca de 23 golos (+11 que os 12 referidos por si) por época já que 2010/11 só fez metade da época e em 2003/04 também só fez metade da época. Estamos também a falar de épocas em que o futebol em Portugal era menos evoluído do que é agora e em que a qualidade dos jogadores no nosso país também era inferior. E no último ano e meio também a apanhou a gestão de José Eduardo Bettencourt, altura em que o Sporting entrou em queda acentuada.
Com meu comentário não quis dizer que o Liedson iria render alguma coisa no Porto até porque concordo consigo quando diz que se vier se calhar nem chega aos 5 golos, apenas estava a dizer que ele não era tão mau quanto o pintava.
André Ribeiro
2010/11 – 7 golos – Mais de meia época logo por média a uma época ficaria a 11,5
2009/10 – 20 golos
2008/09 – 23 golos
2007/08 – 20 golos
2006/07 – 21 golos
2005/06 – 17 golos
2004/05 – 35 golos – aqui foi a 2º época e não a primeira.
2003/04 – 19 golos
De facto é um pouco melhor mais vezes perto dos 20 do que dos 12, isto para um jogador que era a principal referência do ataque em épocas que o sporting tinha maior fulgor ofensivo e um jogador que jogava todos os jogos da Liga Taça de Portugal e competições europeias. Se ele vier para o Porto veremos se chega aos 5 golos no resto da época
Ricardo
12 a 20 golos por época em todas as competições? Mas que Liedson é que andaste a ver? O Liedson marcou quase sempre entre 20 a 30 golos por época sendo que numa marcou mais de 30. 12 a 20 golos por época foi só no campeonato.
Alamo
Optima noticia , conhece o campeonato portugues, vem a custo zero, pode entrar em qualquer jogo para substituir Jackson e quando Caballero estiver bem adaptado ao futebol portugues , e europeu (tipo no inicio da proxima epoca) ja poderá ir embora , (com um campeonato nacional ganho