Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Liga alargada de 16 para 18 clubes em 2014/15 (Boavista regressa ao principal campeonato caso se consiga inscrever); Mónaco vai iniciar Ligue 1 menos 2 pontos

Portugal vai beneficiar com um campeonato a 18? Ou é uma medida que não faz sentido no contexto nacional (cada vez menos público/menos receitas)? Que Boavista podemos ter no regresso à I Liga (caso se consiga se inscrever)? E em 2013-14, o clube do Bessa vai andar a “passear” (com esta medida da Liga fica sem nenhum objectivo para a próxima época)?
A assembleia geral extraordinária da Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu aprovar o alargamento da Primeira Liga de 16 para 18 equipas, com efeitos a partir da temporada de 2014/15, mas somente com a condição do Boavista se poder inscrever (tem de cumprir os pressupostos financeiros). Por outro lado, os clubes rejeitaram a proposta de reformulação dos quadros competitivos, apresentada pelo presidente da Liga (depois de um estudo pedido a uma empresa holandesa, Mário Figueiredo propôs que o campeonato fosse dividido em 2 grupos), e também não aceitaram a extinção da Taça da Liga.

Mónaco – O clube onde vão alinhar Ricardo Carvalho, João Moutinho, James Rodriguez e Falcao vai iniciar o campeonato com menos dois pontos, além de ter de realizar o primeiro jogo em casa à porta fechada. Esta decisão da Federação francesa teve como base os violentos incidentes registados no jogo que ditou a subida dos monegascos à I divisão, diante do Le Mans. Os adeptos do emblema do Principado invadiram o relvado, provocaram o caos e ainda tiveram um comportamento menos correcto em relação ao árbitro da partida.

57 Comentários

  • Unknown
    Posted Junho 28, 2013 at 2:30 pm

    eu quero ver é a uefa e a fifa o que vao dizer deste alargamento. meter uma equipa da 2a directamente no 1º escalão se passar pelo escalão intermedeio acho que é caso unico no mundo, ja para nao falar que a zona norte da propria 2a divisao fica adulterada na verdade desportiva. mas siga o circo.

    william

  • Rodrigo
    Posted Junho 28, 2013 at 11:30 am

    A FPF nao pode impedir isto de novo? Este alargamento e uma idiotice e quando for para a frente veremos que o campeonato nao saira beneficiado em nada e que as receitas ainda serao menores que com 16 clubes na 1ª Liga e, provavelmente, serao mais dois clubes com salarios em atraso.

    Mais idiotas eram as propostas do Sr Mario Figueiredo, que deve ser o pior presidente na historia da Liga, uma vez que dividir o campeonato em 2 grupos era dos mais ridiculo que ja ouvi, digno de uma 2ª divisao B.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 28, 2013 at 12:38 pm

      Eu sinceramente nem sei como é possível a grande maioria dos clubes sobreviverem.

    • Luís Duarte
      Posted Junho 28, 2013 at 11:57 am

      Dividir a 2ª divisão em 2 grupos é a única decisão acertada em tudo isto…vocês não têm mesmo noção dos custos que representa uma deslocação por exemplo do Algarve ao Minho por exemplo…ora num campeonato que não tem receitas nem espectadores, como é possível manter uma equipa tendo de fazer viagens tão longas? a única solução passa mesma por dividir a 2ª divisão em 2

  • Ricardo Ricard
    Posted Junho 28, 2013 at 10:48 am

    Só mesmo em Portugal…Deveríamos ser castigados pela Uefa.

  • Pedritxo
    Posted Junho 28, 2013 at 9:41 am

    Isto e um pau de 2 bicos, tem o lado mau e o lado bom.

    Por um lado , um pais com 11M 16,14 equipas poderia ser o ideal, so que seriam poucos jogos, ridiculo o numero de paragens que temos por ano.

    Em relaçao ao cansaço que pode haver ,os jogadores em portugal tem a mania do cansaço, que joguem a bola antes de dizerem parvoice, com o dinheiro que ganham nos 3 grandes e a preparaçao fisica, e a sua obrigaçao estar em condiçoes,nao consegue , desiste da carreira de jogadorm se eu no meu trabalho , nao conseguir fazer uma coisa iu estar apto , o patrao nao vai gostar, e se for muita vez, sou despedido, portanto os jogadores que se deixem de armar em princesas.

    Os presupostos financeiros tem que mudar radicalmente, muito mais rigor, este ano o moreirense desceu com tudo em dia e o olhanense que e a mesma coisa todos os anos fica.

    Ha aqueles clubes que devem, mas se tiverem um bom plano de reestruturaçao e se vir que se esta a esforçar , tambem se pode inscrever.

    O Problema das 18 equipas podera ser quem estiver na 1ºliga, se tiverem muitos clubes que nao levem ninguem ai e prejudicial, mas se tivessemos uma primeira liga com o Leixoes,Chaves,Farense,Salgueiros,Boavista teriamos bastante mais adeptos.

    A inclusao do boavista e de facto anedotica, se foi condenado, nao tem nada que subir assim, se acharam provas de tal, deve ficar onde esta, ate subir por merito, as vezes gostava de ter a justiça desportiva de italia, nao tiverem medo de descer a juventus, apesar de ser um grande, agora aqui o Porto impossivel de descer, assim caso tambem fosse como o benfica e sporting.

    Em portugal, ha bastante lobbys, e nao ha homens com tomates para ir contra eles,o pais tambem ta assim por causa disso,imensa corrupçao

  • Xamiças
    Posted Junho 28, 2013 at 2:12 am

    Vejo muita gente comentar que o facto de serem mais equipas vai levar a maiores dificuldades financeiras para muits delas, mas eu não consigo perceber qual o motivo. Sem ironias, porque razão acham isso?

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2013 at 8:05 pm

      Concordo com o Xamiças, toda a gente critica o aumento, porque não criticar o valor dos salários mínimos dos jogadores e as paneleirisses exigidas pela Liga?
      Jogos a noite tem um custo quantas vezes superior, alguém sabe?
      Eu olho pa segunda liga e vejo uma liga competitiva, com equipas que jogam bom futebol, e olha para Benficas e Portos e vejo que se tiverem mais 4 jogos terão mais hipoteses de falhar, e isso pode fzer baixar o fosso!

      kanjy6

    • Xamiças
      Posted Junho 28, 2013 at 4:13 pm

      Eu sei que o presidente do Arouca tem muito dinheiro, mas tqmbém sei que teve a capacidade de atrair muitos patrocinios por causa do peso que a empresa dele tem na região.
      De qualquer forma foi a minha opinião apenas como observador, por isso mesmo é que pedi para me explicarem (sem ironias).
      Se o que dizem tem assim tanto peso leva-me a concluir que então é praticamente impossível qualquer clube de qualquer divisão se manter sem dívidas (a não ser que a gente comece a encher estádios).

    • carlos Zorrinho
      Posted Junho 28, 2013 at 3:23 pm

      Xamiças esses 4 jogos a mais pra todos os clubes vão dar prejuízo, a segunda divisão dá prejuízo…
      O Arouca tem um Mecenas, informe-se antes de falar.

    • Xamiças
      Posted Junho 28, 2013 at 12:23 pm

      Esses argumentos são todos válidos, mas na minha opinião não justificam tudo, se isso fosse uma verdadeira "cruz" então praticamente nenhum clube da segunda divisão era viável. São/foram muitos mais jogos, com equipas muito menos atractivas e com patrocinios/casas muito mais pequenas. O Arouca ainda à uns anos jogava nos distritais com a equipa da minha terra e se chegaram onde chegaram sem divídas é porque é possível. Esses problemas de que falam para mim só são problemas se as equipas quiserem viver acima das possíbilidades, se os jogadores começam a pedir muito que peçam, clube só paga caro ser quer, existem sempre jogadores mais baratos que se possa, enquadrar nas possíbilidades do clube, nem que sejam os juniores. Eu sei que isto é muito bonito de se dizer da boca para fora porque clubes cumpridores podem acabar por ficar em desvantagem competitiva em relação aqueles que vivem acima das possíbilidades, mas se esses clubes fossem punidos não vejo motivo para as coisas não funcionarem normalmente com 18 clubes ( em termos financeiros…. Não estou a entrar na vertente desportiva/ competitividade).

    • Filipe Santos
      Posted Junho 28, 2013 at 11:38 am

      Xamiças:

      É muito simples,o pq deste alargamento não ser de todo positivo em termos económicos:

      1- Reforço do plantel: Pode parecer que não, mas sempre são mais 4 jogos, partindo do princípio que continuaremos com a taça da liga, e um plantel que faz 40 jogos não é o mesmo que faz 45..os planteis provavelmene terão de ser maiores, o que implica gastos em reforços e/ou gastos mensais;

      2 – Policiamento: Como sabe, o policiamento é pago pelos clubes. Apesar de no momento não ser obrigatório, depois das tristes cenas que assistimos o ano passado, não acredito que se irá manter a não obrigatoriedade;

      3 – Estádios vazios: O alargamento será sempre composto por clube que,à partida,irão lutar para não descer. Logo, tratam-se de jogos menos atractivos, e a realização de qualquer jogo tem gastos elevados (água,iluminação,limpeza,pessoal,etc…)e se nesses jogos, a audiencia por vezes não chega às 1000pessoas, estamos a falar de (MAIS!) 4 jogos para dar prejuizo,uma vez que as receitas não cobrem nem de perto nem de longe as despesas.

      4 – Revisões salariais: Um jogador na primeira liga com contrato profissional não ganha o mesmo que um jogador de segunda liga

      É esta a minha opinião!!

      Filipe Santos

    • Rodrigo
      Posted Junho 28, 2013 at 11:33 am

      Xamiças, e verdade isso das receitas contra os grandes, mas a verdade e que poderao ser mais 2 clubes com salarios em atraso, ate porque serao mais dois clubes para dividir o dinheiro, o que significa menos dinheiro para os outros 16 clubes.

    • Xamiças
      Posted Junho 28, 2013 at 10:57 am

      Não estou a falar em termos desportivos mas sim financeiros. Por pouca gente que tenha é sempre alguma, tanto faz serem 30 como 34 jogos os salários são os mesmos porque é pago ao mês não é pago por jogo. Nem que sejam 500 pessoas a ver um Arouca x Nacional, de certeza que esse dinheiro cobre bem as despesas da organização da partida. E por outro lado se determinado clube estiver na primeira divisão só com o dinheiro que faz nos jogos contra os grandes já é superior a uma época inteira na segunda divisão!

    • carlos Zorrinho
      Posted Junho 28, 2013 at 10:21 am

      Mais 4 jogos com equipas que lutam pra não descer e sem adeptos, achas que isto é bom para alguém?

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 28, 2013 at 1:03 am

    O alargamento é uma inevitabilidade a partir do momento em que se consagrou o direito de o Boavista, bem ou mal, regressar.
    Não penso que seja necessariamente mau ter 18 equipas: há mais 2 clubes a usufruir das receitas de I Divisão. E se forem 3 a descer e 3 a subir, o incentivo para os clubes da II Divisão será maior. Os únicos prejudicados são o Benfica e o Porto por causa da UEFA, mas como os 4 jogos a mais se aplica aos dois e a diferença entre eles e os outros é muito grande, pelo menos no plano interno não haverá diferenças.
    A rejeição do play-off e do "partir" o Campeonato a meio foram um grande triunfo dado que desvirtuariam a prova e retirar-lhe-iam parte do cariz de campeonato.
    É pena a II Divisão não ficar dividida em 2 zonas, dado que daria para conter custos.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 28, 2013 at 12:00 pm

      Sim, de facto as duas zonas foram criadas. Creio que os clubes dos Açores ficam no Norte e os da madeira no Sul.
      Acho um Campeonato a 4 voltas monótono e redutor, para além de ser pouco "nacional".É preciso ver que a Escócia é geograficamente e demograficamente mais pequena que Portugal.

    • Montez
      Posted Junho 28, 2013 at 7:32 am

      Os clubes das ilhas deveriam ser integrados na zona que tivesse menos custos de transporte.

      Quanto ao alargamento acho que não faz qualquer sentido. A meu ver deveriam ser diminuído substancialmente criando mais voltas. A verdade é que são poucos os clubes que movem adeptos, assim quanto mais vezes os mais pequenos jogassem com os grandes, a meu ver seria o ideal visto que assim poderiam obter mais receitas de bilheteira e de TV.

      O modelo escocês deve ser o mais indicado para a realidade do país.

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2013 at 4:15 am

      A divisão da segunda liga é uma estupidez! Isso não se vê em qualquer outro país do futebol europeu (falo do top 5).

    • NFM monteiro
      Posted Junho 28, 2013 at 2:50 am

      ja existe zona norte e sul nas competiçoes nao profissionais e as ilhas sao sul… nao me parece haver qualquer problema com isso

    • tiago
      Posted Junho 28, 2013 at 1:17 am

      a partir de 14/15 a segunda liga vai ser dividida em 2 zonas. 1 zona norte e 1 zona sul, estou é curioso em que zona vai ficar o santa clara,o maritimo b e o uniao

  • Frenchy
    Posted Junho 28, 2013 at 12:35 am

    Viva a uma medida com vista à extinção dos clubes.

  • SOU SCP
    Posted Junho 27, 2013 at 11:58 pm

    Acho muito bem, mais jogos, mais futebol, mais espetáculo. Não acho justo o boavista saltar duas divisões. O modelo proposto é RIDICULO. O modelo atual é o que há em todos os campeonatos europeus, vamos estar a armar-nos em inovadores? Não senhor!

  • Paulo Rodrigues
    Posted Junho 27, 2013 at 11:52 pm

    Não é por se alargar para 18 clubes que tudo ficará mal,a alteração para o quadro competitivo proposto pela empresa holandesa é que seria de todo descabido,então os clubes pequenos que necessitam de receitas como de pão pra boca,ficariam pelo que percebi deste modelo,6 equipas não defrontariam os grandes,e todos nós sabemos que clubes pequenos também sobrevivem das receitas que fazem com os grandes,este é só um dos exemplos que este não teria pernas pra andar.

    Quanto á taça da liga,acho bem que continue,não se pode é dar tanta primazia aos grandes,deveriam reformular para que os pequenos clubes tenham mais hipóteses de vencer como os grandes,a competição seria vista de certo com outros olhos.

  • João Lains
    Posted Junho 27, 2013 at 11:34 pm

    Primeiro este alargamento é uma estupidez ainda para mais numa altura em que existe a Taça da Liga que foi criada com o obejctivo dos clubes terem mais receitas e preencher o calendário desportivos. Não estamos em Inglaterra!

    Depois não faz sentido Boavista ser directamente promovido à primeira liga, primeiro porque na época foi despromovido à segunda liga e não à segunda divisão e depois não faz sentido dar dois saltos da segunda divisão logo para o escalão principal!

    Depois é sabido que para o Boavista cumprir com todos os pressupostos terá de ir buscar dinheiro a algum lado, dinheiro esse que será reclamado pelo clube à federação portuguesa relativos à indemnização na ordem dos 20 milhões que como é óbvio não será paga.

    Sinceramente continuo sem perceber como há gente tão incompetente. Deviam ver mais futebol alemão onde tudo é tratado com rigor.

  • Luís Duarte
    Posted Junho 27, 2013 at 11:33 pm

    O ideal para o mercado Português, seria:
    -10 equipas, 4 voltas (36 jornadas) ou
    -12 equipas, 3 voltas (33 jornadas) e no fim das 33 jornadas os 6 primeiros fariam 5 jogos entre si (acertando a relação jogos fora e casa, por exemplo se nas 33 jornadas o Benfica recebeu 2 vezes o porto e foi uma vez as antas, nessa poule final de 5 jogos, obrigatoriamente teria de ír jogas ás antas)…para apurar o campeão e os 6 últimos 5 entre si para apurar quem desce

    Acho que são estes os unicos 2 formatos viaveis para um mercado tão pequeno e tão monopolizado por apenas 3 equipas…mas pronto o futebol em vez disso, aumenta de 16 para 18, que ridiculo, enfim

    • Luís Duarte
      Posted Junho 29, 2013 at 11:59 am

      Czarli e Kanjy6

      não devem saber ler presumo, eu estou a falar em capacidade de gerar receitas e espectadores no estádio (que consequentemente geram mais receitas), e vocês respondem com aquilo que o Benfica, Porto e Braga fizeram nos últimos 5 anos e agarram nos resultados de apenas 3 clubes para dizerem que o campeonato Português é competitivo, loooooool…bela noção de competitividade a vossa…80% das equipas do "super competitivo campeonato português" não paga ordenados, sabem o que é isso? alguma vez trabalharam? tem idade sequer para trabalhar? tem noção do que são proveitos vs despesas? sabem que não devemos gastar mais do que ganhamos? têm alguma noção de economia? contabilidade? o que fôr? será que mesmo com a 4ª classe (presumo que não devam ter mais que isso), não conseguem perceber que não há mercado suficiente para termos 16 equipas? é tão dificil perceber que a Alemanha tem um campeonato com 18 equipas mas é o País mais rico da Europa e tem 80 milhões de habitantes…Portugal é o 2º País mais pobre da União Europeia com apenas 10 milhões de habitantes e tb tem um campeonato com 18 equipas…será que não percebes que não faz sentido nenhum, e a prova que não faz sentido nenhum é que 80% das equipas da primeira divisão têm os ordenados em atraso

    • Czarli
      Posted Junho 28, 2013 at 9:03 pm

      Luís Duarte contra factos não há argumentos…

      1 Espanha 13.312 17.928 18.214 20.857 17.714 88.025 7
      2 Inglaterra 15.000 17.928 18.357 15.250 16.428 82.963 7
      3 Alemanha 12.687 18.083 15.666 15.250 17.928 79.614 7
      4 Itália 11.375 15.428 11.571 11.357 14.416 64.147 6
      5 Portugal 6.785 10.000 18.800 11.833 11.750 59.168 6
      6 França 11.000 15.000 10.750 10.500 11.750 59.000 6
      7 Ucrânia 16.625 5.800 10.083 7.750 9.500 49.758 6
      8 Rússia 9.750 6.166 10.916 9.750 9.750 46.332 6
      9 Holanda 6.333 9.416 11.166 13.600 4.214 44.729 7
      10 Turquia 7.000 7.600 4.600 5.100 10.200 34.500 5

      In https://pt.uefa.com/memberassociations/uefarankings/country/index.html

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2013 at 7:58 pm

      Sr Luís Duarte, a quantos pontos ficou o 3º do campeonato Espanhol do 1º? 24
      e na Alemanha? 26
      Em Inglaterra o ultimo teve 4 vitórias, em Portugal 5
      Em Espanha ganha Barça ou Real, é competitivo?
      Em Itália, ganha a Juve ou a Juve
      Em Portugal o último fez 29% dos pontos do primeiro em Inglaterra 28%…

      Voçe pegou num campeonato "não competitivo" que na ultima jornada ainda não se sabia o titulo (quantos podem dizer isso na Europa nesta ultima época?) e queria dar uma volta como o campeonato da Escocia, essa potência do futebol Europeu e Mundial!!

      kanjy6

    • Luís Duarte
      Posted Junho 28, 2013 at 7:17 pm

      Já agora Czarli, quando inventares ao menos inventa como deve de ser…o campeonato Português à frente do Francês é para rir looool…ea diferença de espectadores e receitas é abismal..já agora o campeonato Russo tb gera mais receitas que o Português, para a próxima inventa como deve de ser

    • Luís Duarte
      Posted Junho 28, 2013 at 7:15 pm

      Não adianta, vocês confudem 3/4 equipas competitivas com um campeonato competitivo, quando assim é não adianta explicar…para além de não conseguirem perceber que não há receitas suficientes face ao pequeno mercado que temos, pelo que só com menos clubes e consequente distribuir das receitas por menos clubes aumentaria a respectiva competitividade do campeonato…

      Um campeonato com: Benfica, Porto, Sporting, Braga, Guimarães, Maritimo, Paços, Académica e mais 2 outras equipas…seria SEMPRE mais competitivo que o actual, isto é básico, para além de que as receitas seriam muito maiores com 4 Benfica-Porto e 4 Guimarães-Benfica ou 4 Académica-Benfica…para além de que as receitas de televisão a dividir por apenas 10 clubes aumentaria e muito o dinheiro a distribuir por cada um…enfim não conseguem perceber isto, não adianta explicar mais nada

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2013 at 4:05 pm

      Luís Duarte tu até podes argumentar como tu bem entendas, mas olhando para os factos a verdade é que essa redução de equipas na Escócia não trouxe mais competitividade ao campeonato e a ideia de se disputar 3 voltas e depois um playoff no final é ridículo. Faz me lembrar os campeonatos distritais de futsal em portugal em que se fazem várias voltas porque o número de equipas é muito reduzido. Estamos a falar da primeira divisão portuguesa de futebol!

      Há medidas para combater esse afastamento das pessoas dos estádios mesmo em alturas de crise e essas é que deviam ser tomadas para o enriquecimento do nosso futebol! Redução do preço dos bilhetes, os horários dos jogos (encontros à sexta, domingo e segunda à noite só afastam as pessoas!).

      Benfica, Porto, Sporting, Braga e Guimarães têm um número de adeptos significativos conseguindo assistências médias superiores a 10 mil que é um número muito bom. Mas depois existem equipas com um bom número de adeptos mas que os resultados desportivos também não puxam as pessoas para os estádios. O Setúbal e a Académica numa boa época colocam mais de 3000 pessoas no estádio todas as semanas, o Marítimo e o Gil Vicente 4000, que penso serem números bastante aceitáveis para a realidade do futebol português.

    • Czarli
      Posted Junho 28, 2013 at 3:31 pm

      O nosso campeonato não é competitivo? Apenas neste século temos um clube vencedor da CL, duas Uefas e uma Intercontinental, temos 3 outros clubes que chegaram a finais europeias.

      Por duas vezes tivemos meias finais da Uefa com pelo menos 50% representação portuguesa, sendo que a 2ª até foi de 75%.

      Um campeonato cotado no ranking europeu como 5º, só atrás do Inglês, Espanhol, Alemão e Italiano.

      E não é competitivo??

      Se 80% dos clubes não pagam ordenados que os desçam de divisão. Há clubes na 2ª Liga que pagam. O que é que uma coisa tem a ver com a outra?

      [O Málaga deve três meses de ordenados (março, abril e maio) aos jogadores e ainda prémios relativos à campanha nas competições europeias e esta poderá ser uma janela, um forte argumento, para a entrada de Eliseu na Luz. – Publicado em 15 jun 2013 às 13:12] Pronto e agora o campeonato espanhol deixou de ser competitivo porque há salários em atraso.

    • Paulo Almeida
      Posted Junho 28, 2013 at 1:41 pm

      Acho que isso não faz sentido nenhum Luís, isso parece o campeonato de cafés de verão na minha aldeia.

    • Luís Duarte
      Posted Junho 28, 2013 at 11:27 am

      Czarli,

      e o nosso campeonato é competitivo? um campeonato onde o 3º classificado fica a 23 pontos do 2º é muito competitivo de facto…um campeonato onde 80% dos clubes não tem ordenados em dia é muito competitivo de facto…um campeonato, onde apenas 4 clubes (Benfica, Porto, Sporting e Braga) conseguem fazer figuras minimamente decentes na Europa, e apenas 2 têm conseguido ír às fases mais avançadas (Benfica e Porto), é muito competitivo de facto…um campeonato onde há jogos que têm 1000 espectadores num jogo é muito competitivo de facto…enfim, santa ignorância

    • Luís Duarte
      Posted Junho 28, 2013 at 10:39 am

      João Lains,

      Quando a ignorância fala mais alto, pouco ou nada há mais a argumentar…somos um País falido, com apenas 10 milhões de habitantes e onde apenas 4 clubes (Benfica, Porto, Sporting e Guimarães) têm um número de adeptos realmente significativo…onde 80% dos 16 clubes da primeira divisão não tem os ordenados em dia…e a previsão é para piorar, visto as receitas cada vez serem menores, pois o país está falido e não há patrocinios…para além da massa adepta quase não existir fora dos 4 grandes (BEnfica, Porto, Sporting e Guimarães), e como tal em vez de se diminuir o número de equipas, aumentando assim o número de jogos entre os melhores e consequentemente a competitividade, não mantém-e tudo igual…bela visão a sua de facto

    • Czarli
      Posted Junho 28, 2013 at 9:32 am

      Se me conseguires dar um exemplo de um campeonato desse género que seja realmente competitivo e que dê cartas nas competições internacionais….

    • João Lains
      Posted Junho 28, 2013 at 4:13 am

      Ridículo é o seu comentário! O campeonato da Escócia foi reduzido para 12 equipas para aumentar a competitividade e os resultados? Ficou tudo na mesma, a luta entre Rangers e Celtic que cavavam fossos enormes para a concorrência! Ainda para mais apresenta estas soluções depois de uma temporada em que tivémos uma equipa promovida que irá participar na liga europa e uma equipa de meio da tabela que roubou a vaga da Liga dos Campeões a Braga e Sporting. Já para não falar no caso do Rio Ave!

      O nosso campeonato está bem como está, as mesmas 16 equipas. A aumentar para 18 que se acabasse com a Taça da Liga que sinceramente não trouxe nada de muito interessante ao futebol português!

    • tiago
      Posted Junho 28, 2013 at 1:11 am

      isso é o campeonato da escocia.

  • NFM monteiro
    Posted Junho 27, 2013 at 11:32 pm

    oo facto de a liga subir para 18 nao quer dizer que os estadios fiquem mais vazios… alias com chaves e leixoes por exemplo ate teriam mais adeptos…

    eu gosto mais do campeonato com 18 equipas ate mas concordo que tem de regularizar o aspecto financeiro pois nao pode descer o moreirense que sempre pagou e o olhanense ficar quando nao paga ordenados…

    mas ha muitos clubes na 2 liga que tem os ordenados em dia (arouca é um exemplo) e jogando com os grandes e mantendo o rigor orcamental ganhara mais dinheiro…

    quanto ao numero de jogo o campeonato portugues este ano foi ridiculo em paragens… houve uma altura em que jogavam 2 fins de semana e paravamos 1… por isso ha muitas brechas com calendario para meter mais 4 jogos….

    nos somos dos campeonatos europeus da elite que tem menos jogos… na taça da liga e taça ha que rodar jogadores…

    a grande questao é se o boavista consegue pagar a inscriçao, pois sem isso nao ha 18 equipas..

  • Anónimo
    Posted Junho 27, 2013 at 11:27 pm

    Interessante era a ideia do campeonato a 2 fases. A taça da liga é importante que continue.

    Bancada Sul

    • Czarli
      Posted Junho 28, 2013 at 9:30 am

      Isso é a maior parvoíce de sempre! Campeonato a 2 fases?? Daqui a pouco há alguém a pedir que se criem playoffs…

  • Tiago
    Posted Junho 27, 2013 at 11:06 pm

    a Bundesliga tem 18 equipas… e a Alemanha tem 80milhões de habitantes. Ainda bem que o BFC vai ser reintegrado mas o alargamento definitivo para 18 equipas vai ser prejudicial ao futebol português: mais estádios vazios (quer os dos pequenos, quer os dos grandes contra os mais pequenos), mais salários em atraso, mais jogos para sobrecarregar quem anda na Europa

  • Rui
    Posted Junho 27, 2013 at 11:06 pm

    Claro que estou de acordo, aliás, equipas como Aroucas, Moreirenses, ou Navais fazem muita falta ao principal escalão do futebol Português. Já agora, mais jogos por época, o que vai fazer com que as equipas nacionais que jogam as competições europeias, que no fundo são sempre as mesmas, se cansem mais, e por isso, vejam as possibilidades de ombrear contra equipas espanholas ou inglesas (que jogam com outras armas) nas competições internacionais, diminuídas. Por outro lado, mais dinheiro para Olivedesportos em transmissões televisivas, ás 21:15h de Domingo á noite.

    • carlos Zorrinho
      Posted Junho 28, 2013 at 10:19 am

      Não se trata de uma desculpa, mas sim de deixar de ter uma vantagem competitiva em relação aos outros campeonatos europeus.
      Se podes ter mais dias de descanço antes e depois de um jogo europeu porque é que hás de abdicar disso?

    • Pedritxo
      Posted Junho 28, 2013 at 9:29 am

      em relaçao ao cansaço, as equipas em portugal e que tem que deixar de dar essa desculpa, com a preparaçao fisica que tem e com o que ganham ,ate parece dificil fazer jogos de 3 em 3 dias e de vez em quando, nao e todas as semanas, deixem de ser coninhas os jogadores tugas e que joguem a bola

  • David
    Posted Junho 27, 2013 at 11:05 pm

    Acho uma parvoíce, vão ser mais jogos sem espetadores, ou seja, mais dinheiro perdido, numa liga em que os clubes não pagam aos seus próprios jogadores, isto só vai servir mesmo para enterrar mais os "clubes pequenos". É triste..

  • Pedro
    Posted Junho 27, 2013 at 11:02 pm

    É impressão minha ou em França não gostam muito do Mónaco? Já estão a criar condições para o PSG e o Marselha terem a vida mais facilitada.

  • Manuel
    Posted Junho 27, 2013 at 11:01 pm

    Esta Liga e louca nem 12 Clubes tem capacidade técnica e financeira para disputar com dignidade e honra no cumprimento das obrigações salariais quanto mais 18.

  • Cosme Damião
    Posted Junho 27, 2013 at 11:00 pm

    Só em Portugal para que uma coisa destas possa acontecer!!! Passar para os 18 clubes ainda pode ser aceitável (nunca deveria ter diminuido) agora a inclusão do Boavista é mais uma tristeza deste país miserável. Até simpatizo com o clube mas o que se passou não pode ser resolvido desta forma!!!!

    • Anónimo
      Posted Junho 28, 2013 at 11:38 pm

      Nunca devia ter diminuído para 16? Não fosse uma liga a 12 clubes estragar a nível desportivo a época, até devia era reduzir para 12 ou 14, mas aí o futebol também perdia. Já com 16 equipas há salários em atraso e um desfasamento muito grande entre as equipas de topo portuguesas, as de meio da tabela e as que lutam pela manutenção… Mas como disse, também não podemos diminuir para menos que 16 porque o futebol perderia. Agora aumentar para 18 é um erro crasso e espero que, mais uma vez, a FPF chumbe este alargamento e decida a situação do Boavista de outra forma, em vez de arranjar a desculpa do alargamento para enfiar o clube na primeira (para isso é preferível que suba apenas um clube da segunda e o Boavista fica com a outra vaga).

    • Ângelo
      Posted Junho 28, 2013 at 10:35 am

      Ricardo o que tem isso a ver com o Benfica? Meu caro estamos a falar de justiça e justiça não há em Portugal em tudo, na politica no futebol etc. Os dirigentes desportivos são os mais corruptos que há. Agora se vive com palas nos olhos isso é consigo.
      Meu caro o Porto foi condenado por aquilo que conseguiram provar, tiveram inúmeros processos arquivados.
      Não seja virgem ofendida os clubes grandes são muito protegidos, como por vezes é o caso do Benfica (em castigos etc).

      Por tudo o que o Boavista foi condenado ainda há quem apoie esta "palhaçada", sinceramente não entendo.

    • Ricardo Dias
      Posted Junho 28, 2013 at 8:46 am

      Sempre a chorar, mas continuam a comparar o Porto e o Boavista? O Porto foi condenado pela "justiça desportiva" aka ricardo lampião costa por tentativa de corrupção PASSIVA, o boavista foi condenado por corrupção activa…vocês sabem lá o que dizem, queriam que o Porto descesse porque com ele na 1a liga vocês não ganham nada, típicos adeptos portugueses…

      PS: Sou adepto do Braga mas os vossos choros irritam, gastam tanto dinheiro e a culpa é sempre alheia, só vencem se os outros tiverem mal ou se descerem…Bem vindo Boavista!!

    • Ângelo
      Posted Junho 27, 2013 at 11:37 pm

      A diferença é que a uns clubes fazem nos descer de divisão e a outros tiram lhe uns pontos para lavar os olhos.
      Neste país é assim não há justiça.

    • Same Old Guy
      Posted Junho 27, 2013 at 11:22 pm

      Subscrevo na totalidade este comentário!

      Viva Portugal!!!!!

Deixa um comentário