Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Liga dos Campeões: Arsenal no caminho do FC Porto

Vai conseguir imitar o Sporting? Os leões na época passada também eliminaram o conjunto de Arteta, que na altura estava a voar na Premier League, sendo que a equipa é semelhante. No entanto, os Gunners estão ‘escaldados’, já têm mais experiência, e o FC Porto historicamente dá-se mal com os londrinos.

O FC Porto vai defrontar o Arsenal nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O sorteio ditou um reencontro dos Dragões com os Gunners, um duelo que já não se verifica desde 2009/10, precisamente nos oitavos da Champions, tendo na altura os ingleses levado a melhor com um agregado de 6-2.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

78 Comentários

  • Stromberg
    Posted Dezembro 18, 2023 at 11:15 am

    O FC Porto tem sempre uma sorte incrível nestes sorteios… podendo calhar Man City, Bayern ou Real, calha o Arsenal…

    • Tiago Peixoto
      Posted Dezembro 18, 2023 at 11:22 am

      Também podemos dizer que podendo calhar Real Sociedad, Atlético Madrid ou Dortmund, sai o Arsenal. Foi um tiro no meio, nem é o mais difícil, nem é o mais fácil.

    • Neves
      Posted Dezembro 18, 2023 at 11:23 am

      Caramba, já a chorar?
      Também podia ter calhado a Real Sociedad, Dortmund ou Atletico, talvez mais acessíveis que este Arsenal …

      • Sombras
        Posted Dezembro 18, 2023 at 11:35 am

        Não sei se a Real Sociedad é um adversário mais fácil que o Arsenal. Os Gunners tendem a facilitar na Europa quando apanham adversários teoricamente mais fáceis. A Real vai apostar tudo em chegar longe, até porque na La Liga estão meio que em zona de nenhures.

        • Apessoa
          Posted Dezembro 18, 2023 at 11:51 am

          Ui, que sorte não apanhar a Real Sociedad. Poupem-me, agora o Arsenal é inferior querem ver. Sinceramente. Foi pena, foi, era o miminho. Ainda agora o colosso Bétis a encostou as cordas, não perdeu em casa por um triz. Sejam sérios, o Benfica devia ter jogado com seriedade, pensou q estava ganho antes de jogar e foi cilindrado, agora não devia ter feito MUITO MELHOR? Óbvio, não façam é agora do RS um Real Madrid.

          • Sombras
            Posted Dezembro 18, 2023 at 2:07 pm

            Onde é que eu disse que o Arsenal é inferior? Disse que podem menosprezar a competição por estarem com outras prioridades, ao contrário do que acontece com a Real Sociedad, que está confortável no campeonato e não chega a lado nenhum, como resposta a um comentário que comparava os dois.

          • DNowitzki
            Posted Dezembro 18, 2023 at 5:28 pm

            Concordo! O Benfica até poderia perder os dois jogos com a Real, como efetivamente perdeu, mas poderia igualmente e deveria ter competido, algo que não fez, correndo o risco de, em Espanha, aos 30 minutos, estar a ser goleado por cinco ou seis.

        • Gndias
          Posted Dezembro 18, 2023 at 1:57 pm

          Lá vêm os benfiquistas referir que a sociedad é um colosso do futebol mundial

        • Fireball
          Posted Dezembro 18, 2023 at 5:04 pm

          É mais acessível óbvio.

    • Fields
      Posted Dezembro 18, 2023 at 11:23 am

      Também podia ter calhado Dortmund, Real Sociedad ou Atlético, que eram mais acessíveis. No fundo calhou ali no meio, não foi sorte nem azar.

    • MrRalboa
      Posted Dezembro 18, 2023 at 11:24 am

      Calma jovem , para se ter essa sorte é preciso chegar lá ano após ano …. Não de vez em quando …

      • cards
        Posted Dezembro 18, 2023 at 11:42 am

        Calma jovem, ate parece que vocês chegam la todos os anos… nas ultimas 3 epocas chegaram a esta fase tantas quanto o Benfica e apenas uma mais que o sporting…

        • Neves
          Posted Dezembro 18, 2023 at 11:44 am

          As últimas 3 épocas são uma escala temporal louca, para falarmos em “apenas mais uma que o Sporting”.

          • Francisco Goncalves
            Posted Dezembro 18, 2023 at 11:50 am

            Melhor só os que contam com as edições em que a competição tem o atual nome só para inflacionar as estatísticas e reduzir as de outros.

          • Francisco Goncalves
            Posted Dezembro 18, 2023 at 11:51 am

            Nos últimos 2 anos quem foi mais vezes aos quartos de final?

            • Neves
              Posted Dezembro 18, 2023 at 12:23 pm

              Nos últimos 7 anos, quem passou mais vezes a fase de grupos da Champions? Podíamos estar aqui a tarde toda, meu caro.

      • Francisco Goncalves
        Posted Dezembro 18, 2023 at 11:51 am

        Pois, deve ser por isso que o Benfica nem foi aos quartos de final 2 vezes nos últimos 2 anos.

    • PSG
      Posted Dezembro 18, 2023 at 11:28 am

      realmente…o arsenal é mesmo fácil

    • Ricardo10_
      Posted Dezembro 18, 2023 at 11:28 am

      De todos o mais difícil ou impossível, seria o City, de resto não há muitas diferenças. O Arsenal se tiver em dia (noite) sim, é equipa para marcar 3 ou 4 golos no Dragão ou em Londres.

  • Tiago Peixoto
    Posted Dezembro 18, 2023 at 11:21 am

    Podia ter sido pior, podia ter sido melhor. Aceito o sorteio. Que o Arsenal continue nos primeiros lugares na Prem, para desviar, nem que seja ligeiramente, o foco da Champions.

    Quanto à eliminatória, temos de dar tudo no Dragão, porque o Porto em Inglaterra é derrota garantida (a única vitória em jogos fora oficiais contra equipas inglesas foi em… Sevilha, no Chelsea-Porto 21/22, à porta fechada devido ao covid, depois de termos perdido 0-2 em “casa”).

  • ACT7
    Posted Dezembro 18, 2023 at 11:22 am

    Não tirando mérito ao Sporting, mas uma coisa é jogar a LE outra é jogar a LC.
    Aliás até as equipas portuguesas estão motivadas mais para a LC do que para a LE.
    Ainda assim o Porto têm hipóteses, até pelo histórico recente, o Porto é das piores equipas nesta fase da prova que se pode apanhar, cria sempre ambientes difíceis em casa e fazem a vida negra a qualquer um.

    • gandrezcm
      Posted Dezembro 18, 2023 at 2:31 pm

      Faz todo o sentido… O Gabriel Jesus e o Odegaard na Liga Europa jogam a coxear a ficam surdos de um ouvido e cegos de outro

      • Ricardo10_
        Posted Dezembro 18, 2023 at 4:49 pm

        Claro que não faz sentido, nunca se ouviu dizer que as melhores equipas da Europa, principalmente as inglesas, se borrifam muito para a Liga Europa. Não sei onde é que vão buscar estas coisas…

      • ACT7
        Posted Dezembro 18, 2023 at 5:16 pm

        Nunca se viu as equipas inglesas menosprezar a LE.

      • Aboubakar93
        Posted Dezembro 18, 2023 at 6:25 pm

        Por acaso na segunda mão o Saka só entrou aos 66 minutos e o Odegaard aos 100 minutos já no prolongamento… Claramente deram primazia à Premier numa altura em que estavam na luta pelo título, deu perfeitamente que subestimaram o Sporting e o foco também estava noutro lado, não tirado o mérito enorme que o Sporting teve. É fácil perceber o que o user em cima disse.

    • Neville Longbottom
      Posted Dezembro 18, 2023 at 2:44 pm

      Nesse caso os efeitos cancelam-se certo?
      Tal como o Arsenal estava menos motivado por ser a Liga Europa, o Sporting idem.

      • Fireball
        Posted Dezembro 18, 2023 at 5:04 pm

        Vá lá, sabes bem que ele tem razão, nenhuma equipa inglesa valoriza a Liga Europa e a maioria até agradece ser eliminada para focar na Premier. Melhor para o sporting que não tem nada a ver com isso e aproveitou para lhes fazer o favor, mas eliminar ingleses na Liga Europa é sempre mais fácil que na Champions, até pela rotação que fazem.

      • DNowitzki
        Posted Dezembro 18, 2023 at 5:26 pm

        Creio que o Arsenal estava menos motivado do que o Sporting na escola motivacional, mas a realidade é, sobretudo na segunda parte, em Londres, o segundo encostou o primeiro às cordas.

  • cards
    Posted Dezembro 18, 2023 at 11:44 am

    Será como em 2009/2010 no Dragao o Porto venceu pela margem minima e no emirates será sovado em 2010 foram 5 esta epoca mais golo menos golos a sova sera identica.

    • Neves
      Posted Dezembro 18, 2023 at 12:26 pm

      Vamos cá guardar este comentário, poderá ser últil futuramente.

    • Stravinsky
      Posted Dezembro 18, 2023 at 2:06 pm

      Não deves ver o Arsenal esta época, porque estamos com dificuldades gritantes para marcar golos, ao contrário do ano passado.

      • Ricardo10_
        Posted Dezembro 18, 2023 at 4:38 pm

        Tu é que vês e tu é que és adepto do Arsenal…De 32 equipas na champions, só duas marcaram mais golos! Na Premier tem 35 golos marcados e o poderoso City que é o melhor ataque, tem mais 5 golos.
        Nos 26 jogos oficiais desta época, só por duas vezes ficaram em branco! Nos 24 jogos restantes, só em 8 marcaram menos de 2 golos.
        A solidez defensiva do Porto é tanta que sofre golos em quase todos os jogos e ainda agora levou 3 do Estoril e outros 3 do Shakhtar.

  • AngeloGJ
    Posted Dezembro 18, 2023 at 11:45 am

    O Arsenal ainda nao é uma equipa temivel mas esta uma equipa muito mais madura esta epoca, e olhando para as armas de cada equipa, o FCP parte em clara desvantagem, o Arsenal desta epoca nao tem problemas em jogar em bloco baixo, nao tem problemas em jogar bem sobre pressao, tem uma maior variabildiade tactica e tem o factor qualidade individual do seu lado, ja o FCP nestes jogos joga da mesma forma, anular o adversario atraves da pressao alta, caso nao resulte baixa as linhas e tentar explorar ao maximo o espaco entre lateral e central, a forma como eu vejo isto é que o Arsenal esta muito mais habituado a jogar contra equipas que lhes tentam condicionar da mesma forma que o FCP faz do que o FCP habituado a equipas que jogam da forma que o Arsenal joga, o Sergio Conceicao é um dos melhores treinadores do mundo ao nivel de estrategia e preparacao dos jogos mas a grande vantagem que o FCP acaba por ter nestes jogos é a forma como consegue surpreender os adversarios(muitos treinadores desvalorizam o FCP), e eu acho que surpreender este Arsenal sera tarefa bem mais dificil do que surpreender uma Juventus ou um Barcelona (duas equipas com muito pouco futebol).

  • 20324AC10
    Posted Dezembro 18, 2023 at 11:57 am

    09/10 foi um ano negro para o Porto. Depois de tantos anos a dominar finalmente perdiam o campeonato para o Benfica, levam 3 do Benfica na final da taça da liga e levam 5 do Arsenal nos oitavos de final da Champions com um hattrick de Lord Bendtner.
    Desculpem portistas, como benfiquista e simpatizante do Arsenal tinha de fazer o throwback.

    • Tiago Peixoto
      Posted Dezembro 18, 2023 at 12:18 pm

      Obrigado, estava mesmo a precisar. Ainda por cima depois de termos vencido 2-1 no Dragão. Fomos lá e comemos 5 no focinho.

    • Apessoa
      Posted Dezembro 18, 2023 at 12:22 pm

      Lembro-me bem, com a típica invenção (Jesualdo vintage) de colocar Nuno André Coelho a trinco. Tirou-o ao intervalo, ridiculo.

    • Stravinsky
      Posted Dezembro 18, 2023 at 2:04 pm

      Isso era porque tínhamos um Nasri em topo de forma. Hoje em dia vai ser muito diferente.

    • Bob
      Posted Dezembro 18, 2023 at 2:58 pm

      O que é que o Benfica tem a ver com isto?

      Não percebo a vontade em continuar a falar numa equipa que não ganha nada na Europa desde os anos 60.

      • 20324AC10
        Posted Dezembro 18, 2023 at 11:17 pm

        Estava só a comentar que esse ano foi duro para a realidade do Porto da altura, que era melhor que todas as equipas juntas. Não percebo porque é que haverias de fazer birra Bob. No final das contas tanto Benfica como Porto têm 2 troféus da mesma competição no seu palmarés, mas se para ti os do Porto têm mais valor estás à vontade, há tanto cromo no mundo só mais um não faz diferença. Abraço Bob.

  • Francisco Ramos
    Posted Dezembro 18, 2023 at 12:13 pm

    Antevejo uma eliminação fácil mas o objectivo da direcção encontra-se cumprido!

    Ultimamente o Sérgio tem mais jogado para não perder do que para ganhar nestes jogos, conforme comprovado na eliminatória contra o Inter (nunca estivemos perto de ganhar excepto meia dúzia de minutos) e agora contra o Barcelona (única equipa do grupo que não lhes tirou pontos), pelo que não acredito numa gracinha. Além disso, o Arsenal está muito mais maduro e consolidado, conforme o reinado de Arteta vai crescendo, mas dependerá sempre em que jogos da Premier irá encaixar a eliminatória porque também estará na luta pelo título!

    • Stravinsky
      Posted Dezembro 18, 2023 at 2:03 pm

      O Arsenal este ano não assusta ninguém. Temos uma enorme dificuldade em marcar golos. O Sérgio Conceição é exímio a defender, vai por o Arsenal a jogador à volta da grande área eternamente sem criar perigo.

  • Eusebio
    Posted Dezembro 18, 2023 at 12:26 pm

    Historicamente o Porto tem muita dificuldades em Inglaterra e basta lembrar-nos o que lhes aconteceu quando o Arsenal tinha pior equipa, estrutura e treinador. Isto ganha piores contorno quando a equipa é das piores das ultimas decadas e que vive à base de um treinador que é, a nivel de conhecimento tecnico, muito superior à media. Prevejo a passagem do Arsenal.

    No ano passado o Sporting passou por ter sido superior mas tambem graças a rotacao que Arteta fez nesses jogos.

    • Stravinsky
      Posted Dezembro 18, 2023 at 2:00 pm

      Pior equipa? Fabregas, Nasri, Walcott, Ramsey, Rosicky, Van Persie, Diaby, Vermaelen, Campbell? Parece-me equipa ela por ela.
      Pior treinador? O Arteta vai ter de comer muita sopinha para chegar nem é ao nível, mas aos calcanhares do Wenger (pelo menos dessa época, que construía máquinas de golos).
      Dito isto, o Porto tem equipa suficiente (e é duro de roer o suficiente) para passar a eliminatória.

      • Eusebio
        Posted Dezembro 18, 2023 at 4:00 pm

        Das duas, 1 (ou quiçás ambas):
        a) Nao acompanhavas o Arsenal da altura.
        b) Nao acompanhas o actual Arsenal.
        Imagino que sejam ambas.

    • Neville Longbottom
      Posted Dezembro 18, 2023 at 2:47 pm

      Sim mas o Sporting também foi desfalcado a Londres, sendo que o Essugo, por exemplo, jogou 30 minutos por exemplo. Mesmo que nao tenha sido por opcao.

      O Sporting só foi superior em Alvalade. Em Londres esperou o momento e teve sorte.

  • Daniel Alves
    Posted Dezembro 18, 2023 at 12:49 pm

    Um confronto que se verificou várias vezes quase seguidas (2006/07, 2008/09 e 2009/10) e já lá vão 13 anos desde o último.
    Em relação a prognósticos, acho que o Arsenal passa. Mas também achava o mesmo com o Sporting no ano passado, por isso…

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Dezembro 18, 2023 at 12:50 pm

    Como no ano passado li aqui que o Sporting tinha eliminado uma equipa e torce botas tenho a certeza estou seguro que o grande Futebol Clube do Porto não vai dar hipóteses aos ditos torce botas…

  • henry14
    Posted Dezembro 18, 2023 at 1:26 pm

    Se o Pepe não estiver apto nestas datas e se não forem ao mercado entretanto, isto pode correr mt mal ao Porto. José Pedro, zaidu, João Mário (ou o mexicano) vão passar mal com Martinelli, saka, Odegaard e Jesus.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Dezembro 18, 2023 at 1:58 pm

    O ano passado era a Liga Europa que é vista pelas equipas inglesas como uma Carabau Cup, outra é a Champions e aí não há rotações nem brincadeiras..

  • Gndias
    Posted Dezembro 18, 2023 at 2:09 pm

    Podia ter sido pior, se tem calhado o Club Brugge era bem pior

  • Stravinsky
    Posted Dezembro 18, 2023 at 2:17 pm

    Não queria nada um osso duro de roer como o FCP.
    *
    Acho que nos damos muito melhor com equipas que disputam mais o jogo porque as podemos ferir em contra-ataque.
    Mas um FCP do Sérgio Conceição, que sabe defender bem e é muito raçudo? Difícil, difícil.
    Se até o Sporting que é uma equipa mole teve nervo para nos ganhar, não tenho dúvidas que o FCP tenha bastantes hipóteses também.
    *
    Este ano, jogar em posse geralmente leva-nos a percentagens gigantes mas estéreis. Estamos mais parecidos com o Arsenal de há 2 anos que o do Ano passado no que respeita a marcar golos.
    *
    Depois há o mindset. O Arsenal irrita-me porque ás vezes parece equipa pequena, que só se motiva para jogar contra os grandes. Temo que achem que a eliminatória esteja ganha e deixem o tempo passar sem se esforçarem.
    *
    Ponto positivo: vou poder ir ver a minha equipa num estádio aqui perto de casa (Dragão) e isso é sempre fixe.

    • henry14
      Posted Dezembro 18, 2023 at 6:22 pm

      O Arsenal teve uma fase mais apagadita mas tu exageras logo.

      • LANDERS
        Posted Dezembro 18, 2023 at 9:01 pm

        Mesmo a sério, até irrita.

        Depois, se fores ver o post da derrota do Arsenal em França, já comentou logo. Mas assim que deram 6, nem comentou….

  • johnny balls
    Posted Dezembro 18, 2023 at 2:38 pm

    só para lembrar que o jesualdo meteu o nuno andré coelho a trinco nesse jogo dos 5-0. gostava de saber o que passa pela cabeça de um treinador para inventar num jogo de tamanha importância, tendo ainda por cima ganho a primeira mao. NAC era jovem, sem tempo de jogo e sem rotinas de posição, acabou ali a sua hipótese de singrar no Porto. mas tinha muita qualidade aquele plantel do Porto, tanto que no ano seguinte com o upgrade Moutinho limpou por completo. uma pena os clubes portugueses nao conseguirem segurar jogadores/treinadores, como portista adoraria ter visto mais uma época de mourinho/AVB, um para ver que plantel montaria com as vendas e investimento que foi feito (incrível como o porto nao foi campeão em 2004/05) e outro para ver como se sairia num contexto champions. We’ll never know

    • Veridis Quo
      Posted Dezembro 18, 2023 at 4:07 pm

      O Jesualdo tinha essa mania de inventar no 11 para jogos grandes. Recordo-me que em jogos contra o Sporting havia sempre algumas novidades sem grande sentido.

  • Jeco Baleiro
    Posted Dezembro 18, 2023 at 2:41 pm

    Vida difícil para o Porto até pelo contexto Champions ser completamente diferente da Liga Europa.
    O Porto, que com Conceição até se transcende em termos de resultados na Champions, está qualitativamente longe de outros tempos e este Arsenal de Arteta é o melhor para aí em 15 anos.
    Impossíveis não há no futebol mas surpreendia-me muito o Porto seguir para os quartos.

  • João
    Posted Dezembro 18, 2023 at 3:25 pm

    Eu tinha como mais ” acessível ” ou mais ao alcance vá. Atlético e Arsenal. Existe uma diferença mas acho que o Porto tem boas possibilidades de passar

    • Reanu Kiefs
      Posted Dezembro 18, 2023 at 6:03 pm

      A diferença entre o Arsenal e o Atlético é como da noite para dia.
      Já sobre as possibilidades do Porto passar, diria, a ser bastante simpático, uns 10%

  • Xtremox
    Posted Dezembro 18, 2023 at 4:37 pm

    O Porto vai perder os dois jogos e não vai ser por poucos!

    Este Arsenal é muito mais maduro que os anteriores…

  • Fireball
    Posted Dezembro 18, 2023 at 4:59 pm

    Vai ser certamente mais difícil para o Porto do que foi para o Sporting, mas quem sabe, em dois dias maus do Arsenal e dois dias bons do Porto. Arsenal muito favorito anyways.

  • henry14
    Posted Dezembro 18, 2023 at 6:16 pm

    Não gosto nada de dar uma de sabichão e vir para o blog “ensinar” como muitos fazem mas desta vez vou abrir uma exceção.
    Acho que grande parte da malta não tem bem a noção das dinÂmicas, do potencial desta equipa do Arsenal e da barbaridade que jogam. E também acho que não têm bem a noção que o FCP não tem um Falcão, um Hulk, um Lucho, um Bruno Alves/Militão/Felipe, entre inúmeros craques que passaram pelo FCP. Vou evitar enumerar alguns dos nomes banais do Porto e passar à frente.
    O único sítio onde o Porto é claramente melhor que o Arsenal é na baliza onde tem em perspetiva um dos melhores GR da Europa enquanto o Arsenal tem um autêntico frangueiro na baliza mas é preciso lá chegarem.
    Bem sei que o Arsenal fraquejou com o SCP na época passada e que isso está a pesar muito nessas opiniões que acham que o POrto vai passar mas isto é a Champions League.

  • LittleMozart
    Posted Dezembro 19, 2023 at 2:26 am

    O VM esqueceu-se de referir que o Arsenal poupou jogadores nessa eliminatória contra o Sporting, o Arteta não estava claramente com a cabeça naquela competição. Se tivéssemos jogado verdadeiramente para ganhar, o resultado teria sido óbvio.

    Quanto ao sorteio, mais fácil seria difícil. O FC Porto é uma equipa aguerrida mas não passa disso, pelo que é obrigatório seguir em frente. Depois de tantos anos fora da UCL, é importante recuperar o pedigree europeu, que também nunca foi muito quando comparado aos rivais, infelizmente, mas isso já seria conversa para outro tópico.

Deixa um comentário