Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Liga dos Campeões de Juniores: Benfica e Porto na estreia de uma prova que vem dar continuidade à Next Gen; Jovens craques de águias e dragões têm oportunidade de se mostrarem à Europa

Nesta temporada não teremos Next Gen por falta de patrocinadores, mas a UEFA vai estrear a Liga dos Campeões de Juniores (com os emblemas que participam na competição sénior). Excelente oportunidade, não só para os amantes de futebol jovem, como também para os jogadores, que podem experimentar outras exigências competitivas e ter maior visibilidade. Uma prova semelhante à competição em que o Sporting foi terceiro classificado no último ano: uma fase de grupos com os adversários das equipas principais – ou seja, PSG, Olympiacos e Anderlecht para o Benfica; Zenit, Atlético e Áustria de Viena para o Porto – e em seguida a fase a eliminar (decidida apenas num jogo). Os jogos realizam-se no mesmo dia dos duelos entre as equipas principais. O Benfica já adiantou que vai actuar no Seixal, o Porto ainda não revelou.

Depois de o Sporting ter potenciado alguns dos seus jovens talentos, como João Mário, Esgaio, Iuri Medeiros, Carlos Mané, entre outros, é a vez dos craques de Benfica e Porto (nascidos após 1 de Janeiro de 1995) se lançarem nos palcos europeus. Nomes como Romário Baldé, João Nunes, Gonçalo Guedes, Tomás Podstawski, Rafa, André Silva, entre outros, têm tudo para se destacar na competição. Falta perceber a possibilidade de utilizar 2/3 elementos já séniores, como Bernardo Silva, Cancelo, Paciência ou Maciel, por exemplo. A nível da formação, o grupo dos encarnados é ligeiramente mais difícil. O PSG é a equipa mais forte do grupo – caso pretendam, os parisienses podem utilizar Rabiot, Coman, Ongenda, jogadores de equipa principal – e o Anderlecht tem igualmente excelentes conjuntos nas camadas jovens (o marroquino Jaadi é uma das referências). O Benfica deverá discutir o apuramento com os belgas. O Olympiacos, em teoria, é a equipa mais fraca do grupo. Em relação ao Porto, os dragões e o Atlético têm tudo para passar. O Áustria de Viena não deve entrar nas contas e o Zenit, ao nivel da formação, ainda está longe de apresentar a qualidade desejada. A nível global, como é evidente é impossível prever um vencedor. Na última época o título foi para o Aston Villa (Carruthers, Burke e Robinson foram os principais elementos), que naturalmente não vai participar. Sendo assim, o Barcelona, PSG, Chelsea, Ajax e Arsenal partem como favoritos ao triunfo final. Individualmente, veremos quem sucede a Jéremy Boga, jovem francês do Chelsea de apenas 16 (!!) anos, que na nossa opinião foi o melhor jogador da última Next Gen (isto se pensarmos que a Liga dos Campeões de Juniores, apesar de estar em estreia, tem um modelo baseado nessa competição). 

106 Comentários

  • Rui Sousa
    Posted Setembro 11, 2013 at 1:19 pm

    A única coisa de mal que esta LC de Juniores veio fazer foi de facto: A azia junto do berço leonino! (Mas sempre é bom para o negócio das farmácias!)

    Quando é que vocês vão entender que isto é o ano de experiência? Provavelmente isto nem é o formato final. Além disso fazendo as contas da qualificação, nem os juniores do Sporting se qualificavam para esta LC ficando no 3º lugar do campeonato. Portanto antes de meterem os óculos verdes e brancos na cara por favor, pensem racionalmente e não se tornem em animais como muitos dos comentários que já li aí.

  • Anónimo
    Posted Setembro 6, 2013 at 9:21 am

    critério de seleção injusto!

    aston vila uma das melhores escolas de formação do MUNDO! nunca na vida vai conseguir por os escalões de formação nesta prova!

    acham justo …. sendo uma das equipas inglesas que mais aposta na formação!

    este é um caso … mas como este temops muitos ate porque as equipas formadoras nao costumam ser equipas ganhadoras ;)

    RUI AMARAL

  • Anonymous
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:23 am

    agora já espetam o critério da idade, que supostamente também era seguido na NextGen mas que às vezes parecia passar um bocado ao lado, pelo menos no Sporting – Inter (jogado no Magalhães Pessoa, Leiria) de há 2 épocas em que o inter jogou com a sua equipa B em vez de jogar com juniores… basicamente foi ver desde esgaio a joao mário passando por betinho, cá's e iê's a levarem porrada porque em termos técnicos eram um bocadinho melhores que os italianos e quando tinham a bola os faziam correr…
    espero que as regras sejam seguidas para bem das pernas de todos os miúdos que têm de envergar as cores que, bem ou mal, vão representar portugal.
    quanto às escolas de formação a que está galardoada internacionalmente e que é reconhecida é a situada em alcochete, é essa que é citada por ter formado já uns quantos de renome mundial e acho que é deveras injusto criticar formações inteiras e equipas técnicas por causa de pessoas que as prejudicam ao tomarem decisoes quando na minha opiniao só deveriam "mexer" na SAD e não no clube/instituição.

    boa sorte ao Porto e ao Benfica e que ganhem os Blaugranos

  • mv
    Posted Setembro 5, 2013 at 11:44 pm

    Não sabia Zapata. Falei dos campeonatos de Leste por ser a realidade que melhor conheço. Mas sendo tb em países com poderio futebolístico como esses, mais uma razão para a forma escolhida ter sentido

  • mv
    Posted Setembro 5, 2013 at 10:00 pm

    Nem todos os países têm o tradicional campeonato de juniores como em Portugal. Falo da realidade dos países de Leste por exemplo, em que a formação e as provas são feitas de forma completamente diferente. Portanto para alguns países a competição nacional tb poderia não ser a forma mais justa de apuramento

    • Zapata
      Posted Setembro 5, 2013 at 10:54 pm

      Até em Espanha é assim, penso. E em França.
      Campeonato dividido em 4 ou 5 divisões, logo, impossível ir 4 ou 5 equipas do mesmo país…

  • Leonardo Santos
    Posted Setembro 5, 2013 at 7:52 pm

    Sinceramente, nao aprovo muito este novo sistema. É ridiculo escolas de formaçao muito boas, como a do Sporting, Aston Villa e Liverpool, nao poderem participar.. da mesma forma que o Paços de Ferreira se se tivesse apurado, teriamos uma equipa de juniores que nunca está presente no campeonato nacional, a estar presente numa competiçao europeia.
    Confesso que tambem nao sei o criterio das escolhas das equipas na Next Gen, mas sinceramente nao aprovo este sistema, pois os juniores participam numa competiçao europeia, nao por mérito proprio, mas por merito de terceiros…

    LS

    • Luís Duarte
      Posted Setembro 6, 2013 at 12:41 pm

      Defendes-te que o Sporting devia estar presente quando disses-te que era ridículo não estar presente, isso não é defender então é o quê?

      Para além de que essa descriminação face à Roménia, Austria e Républica Checa é no mínimo retrógrada…principalmente no que concerne à Rep. Checa que é dos Países que melhores jogadores tem tido em toda a história do futebol mundial, logo é porque a sua formação é de alta qualidade..

    • Leonardo Santos
      Posted Setembro 6, 2013 at 10:40 am

      Eu nao defendi que o Sporting deveria estar presente, apenas quis dizer que era uma boa escola de formaçao. E sim, defendo a participaçao por merito proprio pois acho que faz muito mais sentido, do que ir a uma competiçao por merito de terceiros.
      E ja agora, o 3º classificado portugues faria muito mais sentido que uma equipa romena (Steaua), austriaca (Austria Wien) ou checa (Plzen) (ate podem ter ganho os respetivos campeonatos de juniores, nao tenho informaçao suficiente para afirmar)

      LS

    • Luís Duarte
      Posted Setembro 6, 2013 at 9:22 am

      Portanto defendes a participação por mérito próprio e ao mesmo tempo defendes que o 3º classificado do último campeonato de Juniores deveria estar presente somente porque sim, que critério fantástico o teu..

  • Fábio Teixeira
    Posted Setembro 5, 2013 at 6:31 pm

    Era engraçado se o Paços de Ferreira se tivesse qualificado. Teríamos os juniores do clube da Capital do Móvel nesta competição, algo inédito, penso eu.

  • Anónimo
    Posted Setembro 5, 2013 at 6:23 pm

    Sistema completamente MAFIOSO que visa alterar as estruturas do futebol formação e perpetuar os mesmos como o Sr Platini gosta!!!

    Fernando Araujo

  • Zapata
    Posted Setembro 5, 2013 at 4:45 pm

    Quanto ao texto do VM, elementos de 94 não podem jogar. Nem 1 ou 2.

    Aliás, jogadores de 1995 (ou 96) que sejam utilizados pela equipa A, penso que por 2 ou 3 jogos, deixam de poder jogar na competição Sub-19.

  • sergio costa
    Posted Setembro 5, 2013 at 3:56 pm

    Não vejo lógica… se é uma liga dos campeões de Juniores, devia ser com a equipa campeã de juniores de cada país…

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 5, 2013 at 3:33 pm

    Esqueci-me de referir, esta é mais uma prova para o Barça ganhar.

  • BU2T3R
    Posted Setembro 5, 2013 at 3:27 pm

    Concordo com o critério de escolha das equipas que participam. Para mim é o mais lógico pois permite jogar uma competição internacional sem grandes custos acrescidos (por exemplo o avião que leva a equipa sénior, leva a junior e poupa-se imenso em transportes). Vamos ver como se safam as portuguesas!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 5, 2013 at 3:27 pm

    Boa ideia. Penso que se torna mais real, justo e interessante a qualificação ser através do que as equipas principais conseguem do que por convites ou candidaturas.
    É pena não estarem os miúdos do Sporting porque é uma competição que faz os jogadores amadurecerem ao jogar contra equipas fortes estrangeiras, o ponto negativo é que aumenta a cobiça muito cedo aos jovens, é preciso os clubes que participam estarem bem precavidos.

  • brankela
    Posted Setembro 5, 2013 at 3:23 pm

    É um bom torneio para formar jovens e dar-lhe mais competitividade que por vezes falta em termos de competição interna… mas também é verdade que estes torneios no papel parecem sempre muito bonitos, em termos de formação, mas o que é certo é que, tal como os mundiais, podem ser nocivos em termos de conhecimento e aliciamento desses mesmos jovens.

  • Czarli
    Posted Setembro 5, 2013 at 3:17 pm

    Penso que será mais uma maneira de abrir as "lojas" aos grandes clubes do que outra coisa. Será uma autentica montra para aglomerar os melhores jogadores ainda antes de seniores.

    No entanto, julgo ser interessante para os jovens. Igualmente positivo para os clubes portugueses que terão hipótese de aumentar a competitividade dos mesmos.

    Como será feita a escolha de campo, nos jogos a eliminar, se será apenas disputado num jogo?

    • Zapata
      Posted Setembro 5, 2013 at 11:33 pm

      Lá está, compete aos clubes prender os melhores.
      Se não tiverem protegidos e os utilizarem numa Champions Sub-19, claro que pode dar asneira…

      Podem. A partir dos 16 anos, com contratação de duração máxima de 3 épocas desportivas. Até aos 16, só contrato de formação.

    • Czarli
      Posted Setembro 5, 2013 at 10:51 pm

      Pode ter agora, daqui umas temporadas e com novas gerações pode não vir a ter. Além disso jogadores de 16 ou 17 anos podem ter contractos profissionais?

    • Zapata
      Posted Setembro 5, 2013 at 8:47 pm

      Essa 1ª parte depende muito dos clubes.
      O Porto não sei, mas o Benfica tem assegurados, com contrato profissional (e de longa duração), os jogadores mais promissores.

  • Pedro Melo
    Posted Setembro 5, 2013 at 3:03 pm

    O Critério na minha ótica deveria ser pelos resultados apresentados no respectivo campeonato júnior, sendo que o nº de vagas de cada campeonato seria o mesmo do da Champions para séniores… Seria muito mais justo.

    Não estou minimamente chateado com a não-participação do Sporting, pois a meu ver esta competição só tem uma finalidade, que é a de facilitar o trabalho aos tubarões europeus, para assim poderem comprar as promessas mais cedo, e consequentemente mais barato, aumentando o fosso entre as equipas de primeira linha das restantes… Aliás, o que me parece ser o claro objectivo de Michel Platini, agora que já tem uma equipa da sua amada França no lote dos milionários…
    Dou como exemplo o caso do João Carlos, agora do Liverpool, e o Agostinho cá e o Edgar Ié, ambos do Barcelona… Todas estas transferências foram realizadas após o início da Next Gen, e aliás, sabemos também que pelo menos as transferências de Cá e Ié foram forçadas pelo seu empresário… Pergunto agora, quantas mais vezes acontecerá isso? Será que é assim tão benéfico para as equipas formadoras participarem na Champions dos juniores?

    • Anarquista Duval
      Posted Setembro 6, 2013 at 5:01 am

      E lá tinham que vir as conspirações contra o Platini! Por amor da santa…os clubes franceses são dos que mais lançam jovens futebolistas ao mais alto nível! Hoje em dia, tudo o que se passa relevante à UEFA que os portugueses não concordem é devido a dedo do Platini, mesmo que não tenham analisado o assunto durante um segundo. Enfim, apenas somos pequenos porque assim nos assumimos.

    • Zapata
      Posted Setembro 5, 2013 at 8:49 pm

      Pedro Melo,
      Se o João Carlos, Cá e Ié saíram após a NextGen, a culpa é do Sporting que os utilizou na competição sem acautelar o futuro.
      Renovavam, jogavam.
      Não renovavam, jogavam outros.
      Culpa toda do Sporting, logicamente.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 5, 2013 at 5:57 pm

      Nem tinhas que ficar chateado,o Sporting acabou em 3º,portanto este ano ao menos é justo.

  • Vitor Pereira
    Posted Setembro 5, 2013 at 2:47 pm

    A estreia desta competição, é importante porque "obriga" as equipas, por um lado, a apostarem nos escalões jovens, são um factor motivante para qualquer atleta poder participar neste tipo de competições e por outro, haverão desafios mais dificeis e estimulantes na fase inicial da epoca, ao invés do que acontece no caso português no qual os jogos mais duros são apenas na fase final.

    Por fim outro factor muito importante, prende-se com a capacidade da uefa conseguir defender os jovens jogadores, quer das transferencias enquanto juvenis e juniores, senão a podridão vai começar a acontecer numa idade ainda mais tenra.

    Julgo, no entanto, ser uma grande iniciativa da uefa que poderá trazer uma grande evolução quer aos clubes, quer aos jogadores, quer às selecções!!

    Quanto a mim, o fator de apuramento para esta mini champions é o mais acertado, pois até aqui a competição equivalente era feita através de convite, não havendo um critério definido para a participação das equipas, tornando-se algo injusta.

    Parabens.

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 5, 2013 at 2:23 pm

    Então queriam lá o Sporting depois de terminarem o campeonato em 3º? Faz lembrar quererem ir à liga Europa ou à pré-eliminatória de liga dos campeões porque faziam melhor figura dos que merecidamente foram.

  • lPedro
    Posted Setembro 5, 2013 at 2:19 pm

    Quando começa a competição e em que canal serão transmitidos os jogos ?

  • Leão de Stª Engrácia
    Posted Setembro 5, 2013 at 2:11 pm

    Criaram uma Liga dos Campeões para equipas que basicamente pouco ou nenhum espaço dão aos seus jovens nos plantéis principais, como Real, City, PSG, ou Benfica e Porto. Mas a mim preocupava-me mais quando no SCP os jovens tinham de participar nestas provas para competir com um nível de exigência superior. No entanto com a aposta feita na formação muitos deles vão ser chamados a jogar na Liga, na Taça e na Taça da Liga pelo que poderão aproveitar esses minutos para mostrar o que valem ao melhor nível. Menos mal e que para o ano possamos lá estar.

    • Zapata
      Posted Setembro 5, 2013 at 8:45 pm

      Pense positivo. Se o Sporting participasse, a probabilidade de existirem mais Ilori's e Bruma's, era maior. Jogadores que se recusam a vestir a camisola do clube e que até ficariam 2 anos sem jogar só para poderem sair.
      Não participando, não ficam tanto na montra.

  • Zapata
    Posted Setembro 5, 2013 at 2:05 pm

    O critério de escolha de equipas é o melhor. Sem confusão e um processo lógico. Não se ia jogar uma Champions por convite.
    Boa competição.

    • Zapata
      Posted Setembro 5, 2013 at 8:42 pm

      Se o Romário leva a sua equipa às costas, nem quero imaginar o que andavam a fazer, bem recentemente, o João Lima, o Guga, o Diogo David, o Sanches e, principalmente, o melhor jogador da equipa, Gonçalo Guedes.
      Se o Benfica dependesse de Romário, bem que não ganhavam nada.

    • vsn7647
      Posted Setembro 5, 2013 at 5:45 pm

      Falar do que nao sabe ? eu acompanho a formaçao do Benfica desde que existe a benfica tv agora claro que nao vejo apesar de ser sportinguista, e quando Romário Baldé joga dentro deu "suposto" escalao porque nao tem a idade que esta no registo , leva a equipa ao colo sim .

    • Rabensandratana
      Posted Setembro 5, 2013 at 5:00 pm

      Concordo com a opinião do Zapata!!!

    • Zapata
      Posted Setembro 5, 2013 at 4:29 pm

      Porque me dá jeito? Não é isto que me tira o sono. Os juniores do Benfica foram campeões, logo, até podia ser outro critério que eles iam lá parar na mesma.
      Vocês é que olham para isto como algo demasiado sério. O mais importante é a equipa principal, se essa fizer o seu trabalho, a dos juniores irá parar à Champions.

      Para além disso, tendo em conta o critério de qualificação, convém dizer o dinheiro que as equipas poupam.

      P.S.: No dia em que o Romário levar alguma equipa do Benfica às costas, que fechem o Caixa Futebol Campus. Falar do que não se sabe…

    • Tomas w
      Posted Setembro 5, 2013 at 3:32 pm

      Esta Champions joga-se por convite já que o apuramento nada tem a ver com a classificação no campeonato.

    • Bruno Giménez
      Posted Setembro 5, 2013 at 3:18 pm

      É o melhor porque lhe dá jeito, caro Zapata. Até porque o critério é baseado na qualificação da equipa principal da equipa. Imagine, por exemplo: se o Benfica ganhar o campeonato de Juniores desta época mas a equipa principal não se qualificar para a Champions, então os Juniores do Benfica também não se qualificam para a Champions sub-19. isto está completamente ERRADO.

      Que usem os critérios da Champions, mas que não o colem às equipas principais…

    • vsn7647
      Posted Setembro 5, 2013 at 3:08 pm

      Exacto entao força Arsenal e Barça !!! Os catanados ainda podem causar supresa em ja vejo o Romário Baldé desde os infantis com cabedal de junior por isso pode ser que leve a equipa ás costas …

    • Joao
      Posted Setembro 5, 2013 at 2:41 pm

      é o melhor? entao se o seu benfica este ano ficar em 4º em seniores e for campeao em juniores, fica fora do proximo ano da champions em juniores. isto é que é o melhor?

    • Rabensandratana
      Posted Setembro 5, 2013 at 2:25 pm

      Concordo inteiramente consigo!!!

    • André Sousa
      Posted Setembro 5, 2013 at 2:22 pm

      Estou de acordo que este é o melhor critério exactamente por ser simples.
      Na minha opinião, não faria sentido apurarem-se as equipas em função da classificação no campeonato, porque em grande parte dos casos há muitas subidas de jogadores para os escalões seguintes o que não iria garantir que no ano em que jogassem fossem tão fortes como tinham sido no ano anterior.
      Assim, vão as equipas cuja equipa sénior se apura.
      Agora, a sua última frase não faz sentido nenhum. No fundo, este critério até acaba por funcionar como um convite, já que não é por mérito da equipa que participa.

  • Nuno
    Posted Setembro 5, 2013 at 2:05 pm

    Há aqui pessoas que comentam antes de ler, ou então são iletrados. Que raio tem o campeonato de juniores a ver com isto?? As equipas apuradas são aquelas que participam na LC. É um formato como qualquer outro… evidentemente a UEFA convidar algumas equipas (até porque alguns países com forte tradição de formação, como os de Leste, raramente metem as patas na Champions), ou tentar um formato em que jogassem os campeões de cada liga junior.

    Já agora, e corrijam-me se estiver errado, a NextGen era por convite.

  • ILLUMINATOR
    Posted Setembro 5, 2013 at 2:03 pm

    A competição vai ser interessante…mas disputada no mesmo dia? ( por exemplo os adeptos do benfica vão ter que ir do seixal para a luz? Ou podem ver na benficatv…)
    As regras do apuramento são algo esquisitas (acho que vai haver algumas humilhações) mas por um lado abre portas a outras equipas e apela à formação!
    Quanto ao sporting (não percebo tanta conversa…) não foi qualificado . Para o ano estaremos lá!!!
    Ps: Seria interessante o VM fazer um post sobre os júniores de sporting, benfica e porto

    • Zapata
      Posted Setembro 5, 2013 at 8:43 pm

      Os jogos da Liga dos Campeões Sub-19, em casa do Benfica, serão transmitidos em directo pela BenficaTV.

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2013 at 2:31 pm

      a benficatv comprou os direitos desta competição?

      ou o mais lógico será quem tem comprou a transmissão da equipa senior do benfica e porto na liga dos campeões, ficar tb com esta competição junior..!

      Mane

  • Anónimo
    Posted Setembro 5, 2013 at 2:02 pm

    continua a haver next gen?

    Tiago

  • gonzab
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:55 pm

    É certo que pode não parecer o melhor critério, mas uma vez que é um escalão limitado pela idade, se fossem seleccionadas as equipas campeãs desse escalão daria azo a alguns casos também um pouco injustos uma vez que, no ano seguinte a uma equipa ser campeã outer ficado em segundo lugar num campeonato de júniores, haveria muitos casos em que a maioria da equipa já não poderia jogar. Ou seja, a que se apuraria merecia, enquanto que os jogadores do ano seguinte não teriam necessariamente de ser de qualidade de Champions. Poderia ser contornado com a permissão para inscrever alguns jogadores séniores, mas mais uma vez, sendo uma competição para júniores, também não era totalmente justo. Acho que este formato até nem é pior e dado que é o primeiro ano há ainda muito espaço para melhoramentos. Para já, finalmente haver uma competição deste nível, é excelente.

    • Tomas w
      Posted Setembro 5, 2013 at 3:29 pm

      Por esse critério não está certo o Licá e o Josué jogarem na CL enquanto o Moutinho e o James não jogam.

  • Anónimo
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:53 pm

    Creio que este novo formato é algo ridículo: podemos ver um Ajax a vencer nos juniores e, nos séniores, nem passar da primeira fase.

    Fernando

    • Luís Duarte
      Posted Setembro 5, 2013 at 2:36 pm

      Fernando,

      O que é uma coisa tem a ver com a outra? é perfeitamente normal que a Champions de Juniores seja vencida por clubes sem tanto poder financeiro, até porque por norma são esses que têm as melhores escolas de formação, logo é perfeitamente natural o Ajax ser campeão Europeu de Juniores (pq é a melhor escola de formação do Mundo) e nem da fase de grupos no seniores passar (pq não tem dinheiro para manter as estrelas que todos os anos vai formando)

    • ricardo
      Posted Setembro 5, 2013 at 2:03 pm

      o mesmo aconteceria com o sporting

  • Hugo Oliveira
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:47 pm

    Ao menos já se sabe quem é que este ano vai ser o campeão nacional em juniores…

  • Eugénio Oliveira
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:41 pm

    O Sporting ao que tudo indica irá ficar de fora desta Liga dos Campeões de juniores, porque esta competição só esta destinada para as equipas que estão na Liga dos campeões de seniores,por exemplo caso o Paços de Ferreira se tivesse apurado para a fase de grupos da liga dos Campeões, a sua equipa júnior teria oportunidade de jogar esta competição.

    Em relação a esta competição será interessante ver as formações do barcelona, real madrid, Ajax, Chelsea(nos últimos tem se visto jogadores interessantes desta formação )Arsenal, Man United, Marselha, anderlecht, Juventus, Ac milan, Benfica e Porto.

    è uma pena o Sporting não estar la, mas com isto eu queria perguntar se o next-gen ja acabou ou este ano ainda continua?

  • João Miguel
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:40 pm

    Sem dúvida que a escolha das equipas não deveria ser este, mas em Portugal não faz diferença nenhuma.

    No ano passado o Benfica e o Porto ficaram, respectivamente, em 1º e 2º lugares do Campeonato Nacional de Juniores.

    Logo, não entendo as vossas reclamações.

  • João Miguel
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:38 pm

    Tal como a equipa principal, o Sporting não ficou apurado para as competições europeias (ficou em 3º no campeonato nacional).

    Sempre ouvi dizer que filho de peixe, sabe nadar.

  • Vitor Machado
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:36 pm

    Critério absurdo, se o Sporting por ventura tivesse sido campeão de juniores iria ficar de fora da competição!!!
    Não faz qualquer sentido este novo formato, onde os seniores qualificam os juniores para uma competição, é ridículo…

    SL

  • Rodrigo
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:36 pm

    Acho este formato um pouco estranho. Algumas das melhores escolas como Inter, Aston Villa, Sporting ou Liverpool vao ficar de fora, pelo que parece-me que o criterio de escolha nao deveria ser este.

    • João Lains
      Posted Setembro 6, 2013 at 3:21 pm

      Então fazer a pré temporada com o platel principal não é uma oportunidade?

    • Luís Duarte
      Posted Setembro 6, 2013 at 12:09 pm

      Bem pelos vistos o Visão de Mercado cortou a minha resposta ao João Lains, mas pronto eu respondo de outra forma, ora então, João ao que parece tu sim vives num Mundo completamente à parte, ou então não tens noção nenhuma de datas e de futebol, pois que eu saiba Gerrard, Owen, Mcmanaman e Fowler foram todos formado À MAIS DE 15 ANOS, havendo um completo vazio na formação do Liverpool nestes últimos 15 anos…relativamente aos valores que falas que estão a aparecer recentemente, pois bem, estão a aparecer AGORA, o que faz com que nos últimos 15 anos o vazio se mantenha…e outra coisa, que me leva a crer que tu nem sequer os jogos vês, mandas apenas dicas para o ar sem teres bem a noção do que dizes, pois dizes que o Ibe tem tido oportunidades, que engraçado, ele fez apenas 1 JOGO o ano passado e outro este ano, é uma catrefada de oportunidades de facto…

      Para a próxima antes de falares, deves-te informar sobre o que dizes e não falares sem saber

    • Luís Duarte
      Posted Setembro 6, 2013 at 3:08 am

      vsn7647,

      Sabes ler? onde é que eu disse que o Benfica e Porto eram grandes escolas? nem sequer toquei no Benfica e Porto, mas sim tu que falas-te…e dp eu perguntei jogadores formados nos últimos 15 anos, não jogadores formados à mais de 15 anos atrás, e tu isso não fos-te capaz de responder, não dizendo jogador nenhum de Top Mundial formado nestes últimos 15 anos, mas senão souberes ler até entendo a tua resposta..

    • Rodrigo
      Posted Setembro 5, 2013 at 9:12 pm

      Luis Duarte, iria responder, mas outras pessoas ja o fizeram. Parece-me que tanto no passado (Fowler, Gerrard, Owen, etc) como no presente (Sterling, Suso, Wisdom, etc) o Liverpool continua a ser um grande clube ao nivel da formaçao e deveria estar nesta Champions se o criterio tivesse sido algo mais rigoroso, ate porque desta forma estao a levar a competiçao muitas equipas que nao tem como politica apostar nos seus jovens da formaçao.

    • João Lains
      Posted Setembro 5, 2013 at 6:34 pm

      Oh Luís Duarte por esse comentário parece que vives noutro mundo, sinceramente.

      O que dizes de jogadores como Gerrard, Owen, McManaman ou Fowler? Já para não falar da actualidade e dos jogadores que aos poucos têm tido mais oportunidades na equipa principal. Sterling, Wisdom, Ibe ou Suso.

    • vsn7647
      Posted Setembro 5, 2013 at 5:50 pm

      Nao é Luis Duarte tem totalmente razao , grande escola de futebol é o Benfica e o Porto e que o digam Bruno Vale e Miguel Vitor ! Claro que nao deu nenhum de jeito a falar de jogadores que "nao" foram de top Mundial lembro me assim do Gerrard , McManaman , Carragher , Michael Owen e Robbie Fowler … E nem falando dos putos atuais como Windsom Yesil e Sterling !

    • David Martins
      Posted Setembro 5, 2013 at 5:17 pm

      Qualquer um dos critérios punha o Sporting de fora visto que não só a equipa principal ficou fora das competições europeias como em juniores ficaram em terceiro.

    • Tiago Franco
      Posted Setembro 5, 2013 at 2:27 pm

      Sendo este o ano de estreia da competição teria de se adotar um formato que fosse de fácil acesso às equipas. Dai esta medida de colocar na competição os juniores cujas equipas seniores se qualificaram. É obvio que não é o melhor critério de qualificação mas para experimentar torna-se fácil a organização logística para a realização de jogos.

      caso seja uma competição com pernas para andar (esta é só uma versão teste) os moldes de qualificação serão diferentes. Talvez como na Champions de séniores.

      No caso dos clubes Portugueses até nem se pode falar em injustiças uma vez que o sporting não se qualificaria devido ao 3º lugar no ultimo campeonato.

    • Luís Duarte
      Posted Setembro 5, 2013 at 2:27 pm

      O Liverpool é uma grande escola de futebol? nos últimos 15 anos quantos jogadores de top Mundial deu?

  • Anónimo
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:32 pm

    luis duarte nao tem nada a ver com a classificação das equipas dos juniores mas sim com a das seniores.. dai ser ridiculo! nao sao premiados pela sua prestação mas sim pela prestação de terceiros..

    MDC

    • Luís Duarte
      Posted Setembro 5, 2013 at 2:23 pm

      MDC,

      Independentemente do critério, como o Afonso disse e muito bem, uma vez que Benfica e Porto ficaram nos 2 primeiros lugares o ano passado, é sempre justa a ida destas 2 equipas, mesmo que o critério adoptado não tenho sido esse…

    • Afonso
      Posted Setembro 5, 2013 at 2:06 pm

      Sim, é certo, mas visto que as equipa júniores de Porto e Benfica terem ficado à frente do Sporting no campeonato de Júniores, não se pode falar de "injustiça".

  • Anónimo
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:29 pm

    ja vi coisas ridiculas, mas o modo de atribuição dos lugares para esta champions dos juniores é das piores…mas já se sabe como é!mais do mesmo, e ate aposto que alguma coisa terá a ver a criação desta liga dos campeoes com o facto de os organizadores da nextgen ja na conseguirem arranjar patrocinios para realiza-la…

    MDC

  • R1cardo
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:29 pm

    As equipas que vão são as mesmas que estão na LC deste ano, logo o Sporting não está inserido.

    Não faz sentido algum este formato, o Sporting sempre que foi a next gen fez figura e merecia por ser das melhores escolas do mundo estar presente.

    • afonso615
      Posted Setembro 5, 2013 at 8:25 pm

      O Real é practicamente impossível mas em Inglaterra há vários clubes com um plantel superior ou equivalente ao do United. Para além disso, o treinador é Moyes, não é a mesma coisa.

    • Paulo Miguel
      Posted Setembro 5, 2013 at 6:35 pm

      Miguel, era um exemplo.
      Queria dizer que "SE EVENTUALMENTE" acontecer…

    • Miguel Ginestal
      Posted Setembro 5, 2013 at 5:32 pm

      Real ou MU fora da Champions?
      Ganhe juizo homem e aprenda de Futebol

    • Paulo Miguel
      Posted Setembro 5, 2013 at 4:06 pm

      Da proxima vez que o Real Madrid ou o Manchester United ficarem de fora (equipa sénior) da champions a UEFA devia convidá-los pois são das melhores equipas do mundo.. é quase o que está a dizer.

    • Miguel Ginestal
      Posted Setembro 5, 2013 at 3:15 pm

      O problema é que os do Sporting querem sempre isso.
      E não quero cá argumentos que enquanto os meus meninos do benfica jogam o campeonato e a taça, eles jogam 4 provas! Campeonato é campeonato!

    • vsn7647
      Posted Setembro 5, 2013 at 3:07 pm

      Secalhar se o Porto e o Benfica tivessem jogado a next Gen como o Sporting que teve jogos de next gen e do campeonato com 2 dias de intervalo teria sido diferente ;)

    • KingLeao
      Posted Setembro 5, 2013 at 1:46 pm

      Tenho que concordar que o Scp faz melhor figura e parece que este ano tamos com uma excelente equipa de juniores(mais uma), mas como referiu o Luis Duarte o Scp ficou em 3o lugar por isso de nao se qualificar agora e desejar sorte as equipas portuguesas que vao nos representar.

      SL

    • Luís Duarte
      Posted Setembro 5, 2013 at 1:31 pm

      Portanto o Sporting que ficou em 3º no último campeonato nacional de Juniores é que devia ír, esta certo de facto, enfim

  • Luís Duarte
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:29 pm

    Sérgio,

    Não sei do que te ris, se o Benfica e Porto foram os 2 primeiros classificados do último campeonato de Juniores, é perfeitamente natural que o Sporting não vá…ou será que para ti a ida à Champions deve ser por decreto e não por mérito dentro do campo?

  • Hugo
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:27 pm

    O bernardo e o cancelo nao jogam, so podem jogar jogadores nascidos a partir de 1 de janeiro de 1995

    • vsn7647
      Posted Setembro 5, 2013 at 3:02 pm

      Visão e desporto nao é bem 3 seniores só podem ser 3 seniores que nasceram depois de agosto creio eu por isso é que João Mário o ano passado nao jogou na next gen , fica a correção …

    • Visão e Desporto
      Posted Setembro 5, 2013 at 1:37 pm

      Tem razão, pensámos que como a competição era sub-19 os jogadores ainda podiam actuar. Falta é perceber se é possível incluir 3 elementos já séniores, como acontecia na Next Gen. O regulamento não é claro sobre isso.

  • 123
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:20 pm

    o sporting participa este ano?

  • António Arantes
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:18 pm

    Tinha ideia que o Cancelo e o Bernardo já não eram juniores

    • vsn7647
      Posted Setembro 5, 2013 at 3:03 pm

      António na next gen podiam jogar jogadores como o Cancelo e o Bernardo , pelo menos 3 de 94 nascidos após 31 de agosto agora nesta competiçao nova nao sei …

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2013 at 1:34 pm

      E não são, é um erro do VM. Da equipa B do Benfica apenas o Guzzo pode jogar, mas até este anda agora a jogar nos juniores. Do Porto, lamento, mas não sei.

      Rodrigo Martins

    • Anónimo
      Posted Setembro 5, 2013 at 1:30 pm

      Ja nao sao juniores, mas penso que podem ser utilizados 2/3 jogadores que sejam seniores de primeiro ano. O ano passado, Esgaio jogou pelo SCP.
      MF

  • Sérgio
    Posted Setembro 5, 2013 at 1:15 pm

    Sporting vai ficar de fora ? ahaha
    qual foi a lógica das escolhas ?

    • Andre
      Posted Setembro 6, 2013 at 12:10 am

      LOL, como se as equipas de porto e benfica de juniores poderem sequer em pensar em trazer prestigio para portugal, como as do sporting já o fez!
      Esta gente da uefa tinha que arranjar maneira de estragar a competição, enquanto que a next gen era com as melhores academias de jovens jogadores, esta traz equipas como austria viena, que em muito vem retirar a competitividade a esta competição!

    • vsn7647
      Posted Setembro 5, 2013 at 3:06 pm

      renatoB porque secalhar o que Sporting que tem a melhor equipa formaçao etc Não foi á fase final com jogadores que atuaram a época na B como foi feito nesses rivais referidos , voces tabem nao podiam ter levado esses jogadores mas era preciso terem Diers e Brumas para meter na A ;)

    • 112
      Posted Setembro 5, 2013 at 1:31 pm

      São os mesmos grupos da prova principal.

    • renatoB
      Posted Setembro 5, 2013 at 1:31 pm

      Porque talvez o Sporting(que se diz ter a melhor equipa/formação etc) ficou em 3 lugar no campeonato, enquanto o Benfica e Porto ficaram em primeiro e segundo respectivamente.
      Comprimentos VM

    • JR
      Posted Setembro 5, 2013 at 1:28 pm

      O Sporting não se dá com competições europeias

    • Swiss
      Posted Setembro 5, 2013 at 1:27 pm

      as equipas em competiçao sao as mesmas que na Liga dos Campeoes Sénior.

    • CarlosSL
      Posted Setembro 5, 2013 at 1:26 pm

      Sérgio, apesar de não conhecer a competição, pelas equipas presentes parece me um criterio obvio….ter a equipa principal qualificada

    • António Arantes
      Posted Setembro 5, 2013 at 1:26 pm

      São as mesmas equipas que fazem parte da Liga dos Campeões em seniores

    • Joao
      Posted Setembro 5, 2013 at 1:24 pm

      As equipas que vão participar são as mesmas da Champions League, ou seja, as 32 que estão na fase de grupos. Daí estarem lá as equipas de juniores do benfica e do porto

Deixa um comentário