Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Liga dos Campeões para selecções

Concorda com a ideia? Esta proposta, mais uma de Platini (parece querer revolucionar por completo as competições na Europa), tem dois problemas: o calendário (actualmente não existe espaço para novas competições) e o papel dos clubes, que não estão para ver os seus jogadores a desgastarem-se com mais jogos de selecções. 
A UEFA está a planear a criação de uma nova competição de selecções, para dinamizar e aumentar a competitividade neste tipo de provas. O ponto de partida será 2018 e a ideia passa por dividir as 54 selecções (Gibraltar já entra nas contas) em 9 divisões de 6 países cada. O grupo I seria constituído por Espanha, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal e Inglaterra, ou seja, as 6 melhores equipas do ranking da UEFA, sendo que as restantes divisões seriam completadas também pela ordem do ranking. Cada país jogava entre si (10 jogos) e o último/primeiro classificado de cada divisão era despromovido/promovido. A intenção passa pelo aumento de jogos entre os países mais competitivos (evitando assim um Espanha-Andorra, por exemplo), o que traria claramente um aumento de receitas para a UEFA e Federações. Contudo, falta saber qual o período do campeonato (anual?) e o que fazer com as fases de qualificação para Europeus e Mundiais.

I Divisão: Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra e Portugal
II Divisão: Rússia, Grécia, Croácia, Suécia, França e Bósnia-Herzegovina
III Divisão: Ucrânia, Dinamarca, Suíça, Bélgica, Hungria e República Checa
IV Divisão: República da Irlanda, Sérvia, Noruega, Eslováquia, Turquia e Israel
V Divisão: Eslovénia, Áustria, Roménia, Montenegro, Polónia e Finlândia
VI Divisão: Escócia, Arménia, Bulgária, Letónia, Estónia e Bielorrússia
VII Divisão: País de Gales, Irlanda do Norte, Albânia, Islândia, Lituânia e Macedónia
VIII Divisão: Geórgia, Moldávia, Azerbaijão, Luxemburgo, Chipre e Cazaquistão
IX Divisão: Liechtenstein, Ilhas Faroe, Malta, Andorra, San Marino e Gibraltar.

62 Comentários

  • Fabio Martins
    Posted Outubro 10, 2013 at 10:12 pm

    Taça das Confederações… Se analisarmos é uma competição onde jogam os campeões das suas confederações.

  • Cary
    Posted Outubro 10, 2013 at 10:13 pm

    Nao faz sentido.

    Os jogadores já tem um calendário suficientemente apertado. No fundo esta medida só iria gerar mais polémica com os clubes e a sua qualidade ia ser duvidosa visto q provavelmente só ia servir para experimentar jogadores.

  • Rodrigo
    Posted Outubro 10, 2013 at 10:21 pm

    Era interessante, mas nao ha calendario para tal.

  • slb1994
    Posted Outubro 10, 2013 at 10:22 pm

    Nao. Teria a que se que mudar muitas coisas.

  • Rui Costa
    Posted Outubro 10, 2013 at 10:24 pm

    Eu gostava era de ver uma competição em que cada Liga reunia os melhores jogadores a actuar nos respectivos campeonatos e daí fazer um "Campeonato da Europa", tipo uma competição de All Stars.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 10, 2013 at 10:36 pm

      Você é um génio, acabou de descobrir e dizer ao mundo a única forma de juntar Messi e Ronaldo na mesma equipa. A esses dois ainda se juntavam, Iniesta, Bale, Neymar, Xavi, entre outros.. só por isto era capaz de valer a pena!

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 10, 2013 at 10:55 pm

      Apesar de não ser possivel seria interessante de ver…a Liga Espanhola seria a grande favorita, mas a Liga Alemã com a junção de Bayern e Dortmund podia dar alguma comeptição…seria uma luta apenas a 2

    • Manuel Barroso
      Posted Outubro 10, 2013 at 11:10 pm

      pois a Premier League nem entrava nas contas…. nem a Ligue 1, nem a Portuguese SuperLeague, nem a Turkish MegaLeague, nem a Balcan CompoundLeague para não falar na Soviet PravdaLeague

    • Rui Costa
      Posted Outubro 10, 2013 at 11:20 pm

      Caro Miguel, eu acredito que tudo é possível no futebol actual, só depende da quantidade de dinheiro que movimenta e o facto de puder juntar Messi e Ronaldo iria de certeza despoletar interesse em todo o mundo ligado ao futebol… Os candidatos estariam de acordo com o ranking da UEFA.

    • Ricardo Guerrinha
      Posted Outubro 10, 2013 at 11:22 pm

      Isso sim seria algo interessante de se ver, e sinceramente não acho que fosse uma competição a 2, apesar de ter algum favoritismo.. Se pensarmos como está a liga italiana(Napoles, Juve, Roma, e até alguns do AC Milan) tem qualidade para se bater. A liga inglesa francesa, com Monaco e PSG a darem uma grande ajuda também era de ter em conta, a liga russa e ucraniana podiam ser as surpresas na mesma linha que a portuguesa, com um misto de benfica-porto e talvez alguns do Sporting (o meu clube). Por acaso o Visão de Mercado, ou algum dos leitores, podia fazer uma abordagem a este tema…

    • Pedritxo
      Posted Outubro 11, 2013 at 10:15 am

      essa ideia tambem ja me passou pela cabeça e e super interessante, agora haver calendario para isto, podiam fazer tipo uma taça, as 8 melhores ligas em disputa, quartos final,meias e final disputadas.

    • Pedritxo
      Posted Outubro 11, 2013 at 10:18 am

      acho que se acontecese isso e seria espetacular, deveria haver uma regra para utilizar pelo menos 1 jogador de cada equipa, mas pelo menos 1 jogador de 10 equipas do campeonato.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2013 at 10:19 am

      Seleccao da Liga Portuguesa seria temivel!

      GR: Rui Patricio
      DD: Danilo
      DC: Garay
      DC: Mangala
      DE: Jefferson
      MD: Matic
      MC: Enzo
      AD: Salvio
      AE: Gaitan
      AV: Jackson
      AV: Montero

      Suplentes:
      Artur, Otamendi, Dier, Alex Sandro, Fernando, Lucho, Quintero, Markovic, Adrien, A. Martis, Cardozo, Lima

      Pedro

    • Pedritxo
      Posted Outubro 11, 2013 at 1:53 pm

      Liga Portuguesa:
      Patricio
      Danilo mangala garay alex sandro
      fernando matic
      salvio markovic gaitan
      jackson

      Sup:Helton,Cedric,otamendi,p.oliveira,jefferson,andre leao,adrien,,lucho,enzo perez,carlitos,carrillo,montero,eder

      Tentei incluir jogadores que nao fossem so do benfica,porto e sporting tambem incluindo do braga,guimaraes,estoril,paços e caso houvesse 3ºgr seria jose sa, um jogador do maritimo.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2013 at 1:57 pm

      Jefferson em vez do Alex Sandro?! É a brincar, certo?!

      E sou Benfiquista…

      Tomás

    • Joao Pedro Santos
      Posted Março 26, 2014 at 3:29 pm

      deveria MEESMO haver uma competição (mesmo que curta) entre Ligas. serviria para promover cada liga que, como se sabe, competem entre si, por acordos de transmissão na ásia, etc

    • Tartaruga
      Posted Março 26, 2014 at 4:21 pm

      Gosto bastante da ideia também por também ter outro tipo de potencial, aumentar o desportivismo. Se jogadores de clubes rivais tiverem que jogar na mesma equipa a certa altura do ano, podem-se assim evitar rivalidades excessivas como as do barça e real.

      Mais que ver o Ronaldo e Messi na mesma equipa, achava bem mais espectacular ver o Pepe e o Busquets a jogarem juntos!

  • Miguel
    Posted Outubro 10, 2013 at 10:25 pm

    E nisto tudo onde fica o Euro? Aliás o novo formato do Euro (2020, penso eu) será uma espécie de Liga dos Campeões de Seleções, uma vez que será jogado em vários países e cidades. Logo não faz sentido criar uma nova competição. (É o meu ponto de vista)

  • CRF
    Posted Outubro 10, 2013 at 10:39 pm

    até podia ser algo interessante para o espetador, mas do ponto de vista do calendário atual e dos clubes é algo que não faz qualquer sentido. Bem mais interessante seria em vez de existir uma Taça das Confederações em que quem representa a confederação é um País, passar a ser a seleção de cada continente a disputar esse titulo.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 10, 2013 at 10:39 pm

    Não tinha conhecimento desta ideia, e esperei pelo conteúdo do post para comentar… gostei da ideia (embora para aumentar a emoção e competitividade pudesse subir e descer 2 equipas, em vez de uma!).

    O problema, como a maioria já referiu, é o calendário que nem permite tal ideia. Já há paragens de campeonatos, viagens e lesões a mais em selecções… (não estou a ver como fugir às qualificações para mundial/europeu)

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 10, 2013 at 10:58 pm

      A 9ª divisão seria bastante interessante, finalmente uma daquelas selecções ia conseguir o 1º lugar num grupo… xD

  • Franco Matias Ariel
    Posted Outubro 10, 2013 at 10:49 pm

    Adivinhem quem era logo a primeira a descer de divisão…

    • Anónimo
      Posted Outubro 10, 2013 at 10:59 pm

      Inglaterra, é a selecção mais fraca deste grupo..
      Portugal só era batido pela Alemanha e a Espanha(agora ja nao sei, pq a Espanha esta mais fraca)

      João Pimenta

    • Carlos
      Posted Outubro 10, 2013 at 11:05 pm

      Holanda ou Inglaterra obviamente!

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 11, 2013 at 12:16 am

      Sem dúvida nenhuma descia a Inglaterra, não tinha a menor hipótese contra as outras 5

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2013 at 12:39 am

      Patriotismo e muito bonito, mas doença não.
      Dizer que somos superiores a qualquer uma das outras selecções não faz sentido, ter só CR não chega. Nem no 1º pote deviamos estar, longe disso até.

      E digo isto com muita tristeza, esta selecção comparada a outros tempos não muito longinquos até mete pena. Está na hora de abrir os olhos, só quem não ve os jogos da selecção pode dizer besteiras destas, como sermos superiores a Holanda, Inglaterra!

      E sr João Pimenta dizer que a Espanha está mais fraca looool

      E digo isto com muita pena, mas longe vão os tempos em que podiamos sequer fazer frente as grandes selecções, basta ver os resultados nos ultimos anos, tanto em qualificações como noutros casos, salvo raras excepções.

      Rui Ferreira

    • Paulo
      Posted Outubro 11, 2013 at 6:36 am

      exacto uma equipa que nem consegue ficar á frente da Russia e ve se á rasca para passar num grupo pauperrimo "so era batida por Alemanha e Espanha" … Haja humildade ou realidade

    • João Bernardo
      Posted Outubro 11, 2013 at 12:21 pm

      Não ganhámos à Holanda no último europeu? Fomos superiores. O que interessa fazer uma qualificação só com vitórias e chegar ao europeu e não passar da fase de grupos?
      Eu sinceramente prefiro que Portugal passe no playoff e faça um bom Mundial.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2013 at 12:35 pm

      Sr. Rui Ferreira a Espanha nao esta mais fraca? Viu-se nas confederações o banho de bola que levaram do Brasil só nao levaram 6 ou 7 pq o Brasil não quis, e Portugal nos ultimos anos quando esta em Mundiais ou Europeus joga bastante bem, nos ultimos só a Espanha nos parou e com alguma injustiça(sorte nos penalties), de resto so vejo a Alemanha uma vez que a Holanda só tem ataque, Italia ja nao é o que era muito bem foi a finais ultimamente mas também teve sorte não apanhar a espanha por exemplo antes de la chegar, eu consideraria Portugal uma das 5 melhores selecções do Mundo ter CR7 é o suficiente para uma equipa, uma vez que decide jogos e campeonatos tal como temos visto nos ultimos anos no real madrid, se não fosse ele o Real estaria a lutar para nao descer quase..

      João Pimenta

    • Anónimo
      Posted Outubro 13, 2013 at 6:48 am

      Sr Joao Pimenta tem visto os mesmos jogos que eu? Tire CR e somos uma equipa banal, uma sombra do que estamos habituados a ver . E nao, CR nao chega poruqe para CR resolver e por muito extraterrestre qe seja, precisa de uma equipa que o sirva e principalemnte uma equipa que defenda, pois correr, quando sem bola, na selecçao ou mesmo no Real Madrid e coisa que nunca verá o Ronaldo a fazer.
      Mas calma, se quer ser mais um que acha que o que interessa e ser patriota e fechar os olhos a tudo o resto, tudo bem, agora eu nao me conformo a ver uma selecçao que ja teve dos melhores jogadores mundiais em TODAS AS POSIÇOEs, e nao apenas ter Ronaldo de TOP, e que davam tudo pela naçao, que agora até mete pena a jogar.
      Lembre se de Rui Costa, Figo, Baia, Paulo Ferreira, MAniche, Costinha, etc até Pauleta. Até da uma certa nostalgia nao???!!!

      E ja agora, vai uma certa distancia dizer que espanha está mais fraca até que esteja ao nivel de Portugal, abram os olhos por favor, comecem a pensar em camadas jovens, nunca se começa pelo fim ;)

      Rui Ferreira

  • Sombras
    Posted Outubro 10, 2013 at 10:50 pm

    Para ser honesto não me parece tão difícil quanto isso se a "competição" se passar durante 2 anos (uma fase de apuramento para um mundial/europeu). Se substituírem os particulares entre selecções por este novo formato, dá uma média de 5 particulares por ano, o que sejamos honestos, não é tanto como isso, sendo que me parece até uma excelente forma de preparar jogos para as grandes competições e aumentar a competitividade para as selecções mais fracas! Não sou, de todo, um fã de Platini, bem pelo contrário, pois creio que as suas ideias são sempre em desprimor dos país não-ricos, bem como a sua sugestão ridícula do Euro ser em não sei quantos países (e curiosamente o último nos moldes normais é em França…), mas de facto esta ideia parece-me bastante apelativa, tornando até os rankings da FIFA mais justos!

  • João Lains
    Posted Outubro 10, 2013 at 11:17 pm

    Para qualquer adepto de futebol seria bom ver duelos entre selecções do mesmo calibre, mais competitivos, mais emoção. Mas o calendário já está demasiado preenchido para suportar uma competição como esta! Por outro lado, se isto se trata de selecções, não acho que faça muito sentido pegar no ranking da UEFA. Bélgica na terceira divisão já não faz sentido.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 11, 2013 at 12:23 am

      A Bélgica não vai a um Mundial ou Europeu desde 2002 e passava logo à frente dos outros todos, só porque agora até tem um bom lote de jogadores, faz muito sentido de facto

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 10, 2013 at 11:42 pm

    Se 1 ano civil passar a ter 15 ou 16 meses será uma boa ideia…

    • diogoribeiro
      Posted Outubro 11, 2013 at 2:31 pm

      Acho que se deixassem de fazer os amigáveis e substituíssem por estes jogos, não dariam muitos mais jogos. Mas concordo, que a realização de uma prova de este tipo é muito difícil.

  • Kacal
    Posted Outubro 11, 2013 at 1:41 am

    É uma ideia interessante e atractiva para nós (que "amamos" este desporto), ver as selecções mais fortes frente-a-frente seria fantástico, mas, os jogadores já têm um calendário preenchido e cansativo e acho que não faz sentido criar mais uma competição, como ideia é bem pensado, mas, não há calendário para isso, talvez mais tarde.

  • Andre G
    Posted Outubro 11, 2013 at 3:41 am

    Era Dividir as seleçoes da Europa em 2 divisões na qualificação, Assim acabava os jogos ridículos com equipas como Andorra ou as ilhas Faroe. e assim ficava se com mais espaço no calendário para essa prova, assim as selecções ficavam mais competitivas.

    Também era bom para estas equipas pequenas, que vão para lá sem ter esperança de se qualificarem, e ao menos podiam ganhar jogos e dar alegrias ao seu povo

  • Helder Linhares
    Posted Outubro 11, 2013 at 8:46 am

    A ultra poderosa fenomenal fantástica e futura campeã Europeia e Mundial seleção da Bélgica como muitos afirmam aqui no VM na Divisão 3? Sacrilégio!!!!!

    • diogoribeiro
      Posted Outubro 11, 2013 at 2:33 pm

      Se calhar é porque a Bélgica tem uma boa equipa JOVEM, ou seja, o que conta é o que a Bélgica fez nos ÚLTIMOS ANOS! O que o VM diz é que a Bélgica tem uma boa equipa para o FUTURO.

      Percebeu?

  • Posted Outubro 11, 2013 at 8:53 am

    Penso que só é razoável pensar-se numa nova competição se for de carácter amigável, nunca mais do que isso, já que não iria substituir nenhuma das qualificações (no máximo seria jogado ao mesmo tempo que uma delas). E nesse sentido, o aumento de receitas não seria assim tão proveitoso porque, num espaço temporal tão apertado, as próprias federações teriam de fazer um esforço adicional de gestão das suas equipas (a nível nacional e europeu), o que levaria a que os clubes se recusassem a dar os seus melhores jogadores e as selecções aparecessem bastante desfalcadas.

    Outra questão que acho pertinente é o possível canibalismo que esta competição pode criar, isto é, o aumento das receitas de uma competição levar obrigatoriamente à diminuição das receitas numa outra. E não só a este nível, também em termos de motivação e interesse das federações (melhores equipas numa competição em detrimento de outra) em função dos apoios e benefícios que a UEFA daria… É algo que não me parece, de todo, ajustado à realidade do futebol europeu da actualidade.

    Como sugestão, penso que seria mais proveitoso aplicar o modelo da Liga dos Campeões no Europeu. Em vez de se aumentar a amplitude das equipas para 24 (não me faz o mínimo sentido), manteríam-se os 4 grupos de 4 selecções mas a jogarem a duas voltas, incluindo quartos e meias a duas mãos. Penso que assim a UEFA não só justificava a presença em várias cidades europeias simultaneamente, como também promoveria o aumento de receitas com praticamente o dobro dos jogos entre as selecções. Mas mais uma vez poderia trazer problemas a nível de calendário e cooperação com os clubes. E não é demais relembrar que são os clubes que têm contrato com os jogadores, não as selecções, logo são prioritários, a meu ver.

  • Fábio Lopes
    Posted Outubro 11, 2013 at 9:08 am

    se inventarem robots tudo bem.

  • Anónimo
    Posted Outubro 11, 2013 at 9:10 am

    P(L)atetices, se regulassem a formação por forma a defender os clubes formadores para evitar Zanuzaj (que parece nao querer renovar), brumas, Sandicinos e outros que tal … isso é que era defender o futebol. Agora isto? ou a "champions" dos B's que é uma vergonha é apenas e só o dinheiro a falar.

    Pereira

  • Nelson
    Posted Outubro 11, 2013 at 9:15 am

    Concordo plenamente com esta ideia… passando os apuramentos para Mundiais e Europeus a definir-se por estes jogos… Sempre julguei que esta era a forma mais justa e competitiva de as seleções serem apuradas para as competições!

    Ex: Campeonato do Mundo: – Equipas que estejam a jogar 1.ª e 2.ª Divisão Europeia nesses anos (ano de Mundial) eram as classificadas
    Campeonato da Europa – Equipas das 3 primeiras Divisões nesses anos (ano de Europeu) eram as classificadas

    Melhor ainda, porque não um campeonato da Europa disputado em 4 anos, onde as 3 primeiras divisões jogam todas entre si (sempre em 2 mãos), ou em 2 anos com as 2 primeiras divisões a disputarrem jogos entre si (sempre em duas mãos) e onde o 1.º classificado seria o Campeão da Europa (dificilmente outra Grécia, ultra defensiva voltaria a ser campeã Europeia)!

    • Miguel ANtunes
      Posted Outubro 11, 2013 at 12:56 pm

      Essa ideia não faz sentido nenhum, havia selecções que passavam a ír ao Europeu e Mundial quase por decreto, uma vez que as divisões são de 6 equipas apenas e só desce 1, havia um grupinho de 7 ou 8 selecções que estavam sempre qualificadas…para além de que as selecções mais fracas das últimas divisões jamais podiam aspirar a ír a um Mundial, não faz sentido…

      A formula actual de apuramento para os Mundiais e Europeus, é sem duvida a melhor

  • troza
    Posted Outubro 11, 2013 at 9:35 am

    Uma ideia má será uma ideia má independentemente de como a pintam.

    Uma coisa é certa… se os jogadores brasileiros e os argentinos chegam a desprezar a copa América, eu acredito que isso se vai verificar nesta competição… por várias razões:

    1 – O Euro e o Mundial é que dão prestigio;

    2 – Os clubes é que pagam aos jogadores e a liga dos campeões vai ser mais apetecível que esta competição de selecções;

    3 – O já falado calendário apertado para muitos dos jogadores das selecções de topo.

    Não tem interesse, não é um formato que puxe para as selecções de topo (acredito que para as outras seja interessante) e nunca terá o prestígio de um Euro ou de um Mundial… O platini que acorde para a vida, porque há muito que pode ser feito para melhorar o futebol antes de se inventar competições entre selecções.

  • Andre
    Posted Outubro 11, 2013 at 9:43 am

    Sinceramente acho uma boa ideia, e admira-me que a maioria dos comentários seja na linha do "não há espaço no calendário". A quantidade de amigáveis que temos durante o ano podia ser perfeitamente substituida por estes jogos. E mais, ao organizar todos os grupos de apuramento para Europeus/Mundiais com número ímpar de equipas, garantia-se que em todas as jornadas uma equipa em cada grupo estaria disponivel para esta competição.

  • Dr. Bayard
    Posted Outubro 11, 2013 at 10:10 am

    O caminho não é este, aliás tem que ser ao contrário reduzindo o número de jogos das seleções.
    Concordo com haver mais que uma divisão, ou pré-qualificação para as fases de apuramento. As seleções com pior ranking tinham que fazer uma pré-fase de apuramento e só depois discutir com as melhores o apuramentos para as fases finais.
    O grande problema, actualmente, são os jogos das seleções, visto que quem paga aos jogadores são os clubes.

  • Anónimo
    Posted Outubro 11, 2013 at 10:22 am

    Onde ficam os clubes e os campeonatos nacionais? As Federações começam a pagar o salário aos jogadores?

    Tiago Cardoso

  • Anónimo
    Posted Outubro 11, 2013 at 10:57 am

    E era ver a Bélgica a malhar em todos forte e feio e a subir de divisões rapidamente!

    André M.

  • Paulo Almeida
    Posted Outubro 11, 2013 at 11:04 am

    eu ate acho uma boa ideia, o pior e nao haver calendario disponovel.

  • NSC
    Posted Outubro 11, 2013 at 11:08 am

    Portugal na 1ª divisão? Hahahaha.

    • Amaral
      Posted Outubro 11, 2013 at 12:00 pm

      OBVIO! Esta pela ordem do Ranking FIFA.. em termos de selecçoes europeia estamos na 6ª posição!

      A tentar fazeres um comentario destrutito em relação a selecção fizes-te um comentario patético e absurdo que so mostra a negatividade das pessoas como tu.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2013 at 12:09 pm

      Euro 2004 Portugal na final, Mundial 2006 Semi-Final, Euro 2008 Quartos de Final, Mundial 2010 Portugal é eliminado pela campeã Espanha, Euro 2012 Semi Final a perder novamente com a campeã. Porque motivo não haveria de merecer a primeira divisão? Diz-me outra selecao do grupo A que tenha ido continuamente a estas fases nestes campeonatos. Pela tua logica com a Holanda a jogar como jogou no Euro 2012 merece a primeira divisão? Portugal não precisa de portugueses como tu.

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2013 at 12:13 pm

      É no que da nao ler a noticia ao pormenor, pensava q eram mesmo as selecoes e nao os melhores jogadores que jogam em cada país, será assim certo? Peço desculpa

      Bruno

    • João Bernardo
      Posted Outubro 11, 2013 at 12:26 pm

      Não fomos às meias no último europeu? Não percebo esta gente, sempre a deitar abaixo os compatriotas!

  • luis o.
    Posted Outubro 11, 2013 at 11:22 am

    Em termos de calendário é muito difícil, e só irá para a frente se chover graveto para o lado dos clubes. Aí, até poderia tornar-se uma boa fonte de receita para os clubes portugueses e uma valorização excelente do jogador nacional.
    Uma possibilidade é usar uma característica das selecções que as distingue dos clubes, a enorme "profundidade" do plantel, e apertar isto em termos de calendário, do género: Portugal, numa jornada caseira, recebe Itália na sexta, Espanha no sábado e Holanda no domingo.

  • Miguel Silva
    Posted Outubro 11, 2013 at 11:25 am

    Também me parece pouco viável e até algo desinteressante este formato, assim como incompatível com as fases de qualificação para Europeus e Mundiais. Já a sugestão do Rui Costa, um All-Stars entre os jogadores das diversas ligas parece-me muito interessante e apelativo, apesar de existir na mesma dificuldades para a calendarizar.

    Deixo aqui os meus 11 preferidos para essa competição, assim de repente, sem pensar muito:

    Liga Portuguesa: Rui Patrício; Danilo, Garay, Dier, Alex Sandro; Fernando, Matic, Salvio, Gaitán; Jacskon e Cardozo

    Liga Inglesa: Cech; Walker, David Luiz, Vertonghen, Baines; Ramires, Yaya Touré, David Silva, Ozil; Rooney e Van Persie

    Liga Espanhola: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Pepe, Jordi Alba; Busquets, Modric e Iniesta; Bale, Ronaldo e Messi

    Liga Alemã: Neuer; Lahm, Hummels, Subotic, Alaba; Schweinsteiger, Gundogan e Mkhitaryan; Ribery, Robben e Lewandowski

    Liga Ucraniana: Koval; Srna, Rakitskiy, Dragovic, Trémoulinas; Miguel Veloso, Fred, Yarmolenko, Douglas Costa, Taison e Mbokani

  • Rabensandratana
    Posted Outubro 11, 2013 at 11:28 am

    Penso que não seja possível esta situação acontecer, já que não existe disponibilidade de calendário como a VM referiu e bem.
    As ideias do Platini são platónicas e não tem cabimento já que as datas estão praticamente preenchidas com os campeonatos nacionais, taças do Pais e da Liga (em alguns casos, competições europeias e ainda as selecções nacionais.

  • Tiago Azevedo
    Posted Outubro 11, 2013 at 11:42 am

    Acho que as fases de qualificação para Europeus e Mundiais é que deviam ser reformadas de forma a serem muito mais competitivas. Para evitar que uma geração extraordinária de um país normalmente fraco fique de fora, devia existir uma pré-qualificação a decorrer durante o Mundial ou Europeu para as equipas que não competem. Excluindo desta forma as equipas mais fracas, podíamos ter fases de qualificação ao estilo América do Sul, com grupos competitivos em que várias equipas se apuram e com confrontos de seleções de topo

  • Vasco Galhofo
    Posted Outubro 11, 2013 at 12:55 pm

    E porque não acabar com o Europeu? Assim o vencedor da divisão I seria o campeão europeu. Ou então arranjar maneira de a qualificação para o Europeu se fazer através desta competição. Para já aprece-me totalmente incompatível com a qualificação para o Europeu. O ideal seria fazer esta liga ao longo de dois anos (os que antecedem o Europeu, depois parava nos anos antes do mundial para a qualificação para o mesmo), sendo depois o Europeu uma espécie de taça para aonde se qualificariam todas as equipas da primeira à terceira divisão, bem como as três melhores da 4 à 6, as duas melhores das 7 e da oito e a melhor da divisão 9 (32 equipas), ou então se for para manter o número de 16 equipas (ou 24) é fazer um sistema idêntico mas com um playoff

  • Vasco Galhofo
    Posted Outubro 11, 2013 at 1:01 pm

    A história da Bélgica é que entretanto já irrita. Não é lógico ordenar as equipas por ranking? Agora por terem bons jogadores (que ao nível da seleção ainda nada fizeram) iam passar os restantes. No dia em que a Bélgica jogar um europeu ou um mundial como deve ser, então aí falamos. Agora, tendo em conta que há mais de 10 anos que ficam a ver na TV não em aprece fazer sentido este histerismo

  • mv
    Posted Outubro 11, 2013 at 1:21 pm

    Penso que isto iria substituir a fase de qualificação e o Europeu, portanto não vejo assim tantos problemas de calendário. Só é preciso haver organização para a altura da qualificação do Mundial

  • Anónimo
    Posted Outubro 11, 2013 at 3:25 pm

    Deviam era profissionalizar todos os árbitros e criar uma mesa com arbitros video para observarem todas as jogadas e controlarem o cronometro, e um arbitro de campo a receber e aplicar todas as informações fornecidas pelas mesa (os fiscais de linha era extintos).
    Assim os erros eram minimizados e as equipas nao faziam tanto anti-jogo.

    cumprimentos,
    dp22

Deixa um comentário