Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Barcelona com pé e meio nas meias-finais da Champions; Raphinha, que roubou tento a Cubarsí, esteve em 3 golos; Lewandowski bisou; Yamal também faturou

Missão cumprida para os catalães, que vencem, convencem e até podem promover algumas mudanças em Dortmund, fruto do calendário apertado em fase de decisões. A entrada foi a todo o gás, mas só na 2.ª parte tomou proporções de goleada, sendo que o resultado gordo espelha a avalanche ofensiva e poderio em ataque da turma de Hansi Flick, que destruiu a equipa germânica. Individualmente, Lewandwoski bisou e recebeu o MVP, alcançando os 40 golos na época; Raphinha também marcou e ainda assistiu Yamal, que partiu a loiça e mostrou que está num nível à parte pela facilidade com que ultrapassa adversários em drible e desequilibra no passe e tomada de decisão. Também Frenkie de Jong encheu o campo (Pedri menos em foco desta vez), enquanto Cubarsí foi importante a desbloquear o nulo. Já Araújo foi decisivo a impedir que o Dortmund reduzisse nos minutos finais, numa noite em que Guirassy, que tem sido decisivo na campanha do BvB, esteve desastrado na finalização, com 2-3 lances bizarros para um dianteiro da sua craveira. Para somar, Brandt e Adeyemi pouco se viram, assim como Gittens, enquanto a linha defensiva sofreu muito (Kobel foi adiando o golo, mas não impediu a goleada).

O Barcelona esmagou o Dortmund por 4-0 e está com pé e meio nas meias-finais da Liga dos Campeões. Nos primeiros minutos, os catalães criaram logo várias ocasiões (Kobel foi adiando o inevitável), mas Raphinha abriu o ativo aos 25 minutos, num lance em que ‘roubou’ o golo a Cubarsí. No 2.º tempo assistiu-se a um ‘vendaval’ ofensivo dos Blaugrana, com um bis de Lewandowski e um golo de Yamal, que fechou as contas. Até final, os germânicos podiam ter reduzido, mas não conseguiram reduzir distâncias e estão praticamente fora de prova.

XI Barcelona: Szczesny; Koundé, Cubarsí, Iñigo Martínez, Balde; De Jong, Pedri; Lamine Yamal, Fermín López, Raphinha; Lewandowski
XI Dortmund: Kobel; Ryerson, Can, Anton, Bensebaini; Nmecha, Chukwuemeka; Adeyemi, Brandt, Gittens; Guirassy

42 Comentários

  • SportingFan1906
    Posted Abril 10, 2025 at 10:47 pm

    O Yamal é fenomenal. Que jogador, talvez já seja o melhor do mundo e só tem 17 anos. E parece já ter um hater dedicado aqui nos comentários

  • whatyouth
    Posted Abril 10, 2025 at 12:55 pm

    Sim estratosférico este Yamal, grande golo. Só que não. O GR nem se mexe, o remate não é bem colocado nem vai com muita força e seria defendido por qualquer GR concentrado.

    • SportingFan1906
      Posted Abril 10, 2025 at 10:49 pm

      Isso mesmo, o GR nem quis defender. Também foi assim que o Messi e o Ronaldo passaram a carreira a marcar tantos golos.

  • NCM
    Posted Abril 10, 2025 at 11:55 am

    Não vi o Pelé jogar mas vi o Ronaldo Fenómeno. O Yamal não é melhor que o Fenómeno.

  • Mantorras
    Posted Abril 10, 2025 at 9:29 am

    Afinal o Benfica nao jogou assim tao mal com o Barcelona. Eliminatoria resolvida.

    • 6.Mik
      Posted Abril 10, 2025 at 2:15 pm

      Mal não jogou, mas foram 3 jogos e 3 derrotas.
      Este Barça é capaz de tudo como já viu esta época e são uma equipa claramente preocupada em atacar seja contra quem for e isso é de louvar. Que vençam a Champions é o meu desejo e nem que para isso tenha de ouvir de ti que a equipa que lhes causou mais dificuldades foi o Benfica.

      • Mantorras
        Posted Abril 10, 2025 at 4:03 pm

        Ao mesmo tempo que foram 3 jogos e 3 derrotas foram 3 jogos onde em todos eles o que se viu em campo foi uma diferenca menor que a diferenca real entre ambas as equipas/planteis. Nao e nenhuma vitoria moral, e um “cair na real”, no fundo. Eu espero que ganhe o PSG (gosto muito do Luis Enrique e ainda mais do Joao Neves, alem de que seria uma bonita historia terem passado de equipa de vedetas para uma equipa sem uma vedeta clara, e ganharem, era uma boa mensagem para o futebol), mas se nao der, que seja o Barcelona, claro.

      • Petrol
        Posted Abril 10, 2025 at 3:38 pm

        E não é o “normal” uma equipa portuguesa perder contra o Barcelona? O Barça é capaz de tudo, é verdade mas é no campeonato. Basta olhar para o histórico na Champions para ver que encaram a competição de outra forma. De um modo geral, o Benfica bateu-se bem contra o Barça. Só no último jogo foi claramente inferior.

        • Neville Longbottom
          Posted Abril 11, 2025 at 7:00 am

          O histórico da Champions? Uma das equipas mais tituladas?

          • Petrol
            Posted Abril 11, 2025 at 8:35 am

            Com histórico queria dizer os resultados desta época. Ao contrário do que acontece na La Liga tem sido uma equipa constante na Liga dos Campeões.

  • Vincent Vega
    Posted Abril 10, 2025 at 1:11 am

    Barcelona com tudo para conquistar o triplete. A par do PSG, as melhores equipas da atualidade.

  • Duarte Vader
    Posted Abril 9, 2025 at 9:48 pm

    Fenomenal Yamal. Incrível a qualidade que já mostra com esta idade. Tem aquele estilo rebelde que tanta falta faz ao futebol actual.

    Esta equipa do Barça tem jogado tanto este ano. Um talento brutal de uma data de putos ancorado num fantástico Lewandowski. A uns meses de fazer 37 anos e continua a este nível soberbo não só a marcar como a contribuir para a equipa. Há muitos anos que não se via ninguém com esta idade e estes números na alta roda do futebol, se é que alguma vez vimos.

    • 6.Mik
      Posted Abril 10, 2025 at 12:33 am

      Concordo com tudo.
      Se pensarmos no futebol de Ronaldo (são praticamente da mesma geração) em comparação com o Lewa é deprimente, nunca Ronaldo teve esta inteligência ou solidariedade para com os seus companheiros e isso explica bem o porquê de ninguém o querer na Europa apesar de ser uma marca mundial.
      Muito mérito para Flick que está a fazer a melhor época da carreira para a maioria dos jogadores.

      • Duarte Vader
        Posted Abril 10, 2025 at 2:51 pm

        Sem dúvida, o Lewa sempre foi muito mais jogador de equipa, desde os tempos do Dortmund que se via isso. Além do mais o Cristiano não só teve uns últimos anos muitíssimo mais penosos (não há comparação), como em termos de finalização nunca foi tão bom quanto o Lewandowski – os números do Cristiano devem-se essencialmente ao facto de ter tido muito mais tentativas de golo que o polaco.
        .
        O Flick está a calar muita gente, inclusive a mim que nunca pensei ver o Barça a adoptar a sua filosofia de forma tão eficaz.

      • Niall joaQuinn
        Posted Abril 10, 2025 at 8:55 am

        Deprimente é Ronaldo ter-se transformado num Lewandowski.
        Antes de jogar para as estatísticas, Ronaldo foi o jogador que nem em sonhos o Lewandowski conseguiu ser.
        O problema de se arrastar pelas Arábias é que as novas gerações nunca terão a perceção do que foi a primeira passagem do Ronaldo pelo MU ou os primeiros anos no Real Madrid.

        • Neville Longbottom
          Posted Abril 11, 2025 at 7:06 am

          Eu nem percebo a comparação com o Ronaldo. O Ronaldo nunca foi um 9, nunca soube jogar a 9.

        • NCM
          Posted Abril 10, 2025 at 2:46 pm

          É verdade. O polaco é um grande avançado e mantém ainda muitas das suas qualidades mas compará-lo ao CR só por piada. Existiram alfuns extremos/avançados nos últimos 15/20 anos que se aproximam do nível do CR mas o polaco não é um deles.

    • Veridis Quo
      Posted Abril 9, 2025 at 10:55 pm

      Acho que não se tem bem noção do que é o Lewandowski em termos estatísticos. Chegou aos 710 golos na carreira hoje.
      Para se ter noção, é quase ou mais do dobro de boa parte dos melhores avançados do século.
      Podemos fazer uma lista com Etoo (428), Raul (427), Aguero (426), Henry (411), Lukaku (399), Van Nistelrooy (384), Shevchenko (371), Drogba (367) , Rooney (366), Higuain (366), Van Persie (322), Inzaghi (317), Makaay (314), Klose (312) Trezeguet (307), Crespo (307), Torres (301) Andy Cole (285), Kluivert (246) Morientes (237) e percebemos bem a dimensão do que o Lewandowski tem andado a fazer. Mais ainda quando vemos que a jogar numa Polónia banal, ainda juntou 85 golos até agora.
      Podemos falar de longevidade, de modernização, de ligas, do futebol atual… mas não deixa de ser impressionante olhar para esta lista e perceber que o Lewandowski vai acabar a carreira com mais do dobro (ou aproximar-se quase do triplo) de golos de uma parte significativa dos melhores avançados das últimas décadas.

      • Lickass
        Posted Abril 10, 2025 at 8:24 am

        Cavani tem mais que esses todos.

        • Duarte Vader
          Posted Abril 10, 2025 at 2:43 pm

          Lol what

          • SportingFan1906
            Posted Abril 10, 2025 at 9:42 pm

            Por acaso, por muito surpreendente que seja, parece ser verdade: segundo o transfermakt, o Cavani tem 470 golos na carreira, mais do que qualquer dos avançados mencionados pelo Veridis Quo (exceto o Lewandowski claro)

            • Duarte Vader
              Posted Abril 11, 2025 at 2:27 pm

              Não sei onde estás a ver esses números. O transfermarkt a mim dá-me 398 e é o número mais alto para ele que consigo encontrar.

              • SportingFan1906
                Posted Abril 11, 2025 at 6:08 pm

                398 por clubes, o resto pela seleção

                • Duarte Vader
                  Posted Abril 12, 2025 at 2:33 pm

                  Confirmei agora e apesar de não me aparacerem esses números em mais lado nenhum, no transfermarkt aparecem e de facto têm razão, my bad! Realmente tem números excelentes, acho que fica fora das listas de muitos precisamente por ser um daqueles avançados mais de raça e menos de classe que passa muito ao lado nestas conversas.

  • Chanandler Bong
    Posted Abril 9, 2025 at 9:35 pm

    O Yamal é qualquer coisa.. Tem tudo este menino, vejo muitas coisas do meu jogador favorito de sempre que é o Ronaldinho, a camisola 10 tem de ir para ele para o ano.. é um autentico génio este menino

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Abril 9, 2025 at 9:08 pm

    Lamine Yamal é um génio, um jogador que me faz ver todos os jogos do Barcelona, mesmo não sendo culé. O futebol de rua vive, e afinal de contas não morreu, como o tinham anunciado alguns sábios. Só a imprevisibilidade dá sabor ao jogo.

  • filipe19
    Posted Abril 9, 2025 at 9:01 pm

    O Yamal é talvez o melhor jogador sub18 de todos os tempos. Não me lembro de um jogador aos 17 anos a este nível fazer já estas coisas. Brutal. Simplesmente brutal

    • v de vendetta
      Posted Abril 10, 2025 at 2:02 pm

      O Ronaldo fenomeno

      • filipe19
        Posted Abril 10, 2025 at 6:27 pm

        O Ronaldo fenômeno aos 17 anos andava a destruir a liga holandesa e a taça UEFA. Lembro-me muito bem do jogo do PSV contra o Leverkusen mas não se pode comparar com a liga dos campões. Alías a estreia do Ronaldo na liga dos campeões só acontece dois dias antes do seu 20 aniversário. Ele também ganha o mundial de 1994 mas infelizmente sem jogar um minuto no torneio. O Yamal aos 16 foi um jogador decisivo na campanha vitoriosa da Espanha no europeu.

        • Mantorras
          Posted Abril 11, 2025 at 2:08 pm

          Mas quem era melhor? Quem era mais jogador, se metesses o Yamal nesse PSG, ou esse Fenomeno neste Barcelona? Porque avaliar individualmente nao pode ser olhar apenas para os feitos, porque isso depende muito das oportunidades e contexto de cada um.

    • whatyouth
      Posted Abril 10, 2025 at 1:02 pm

      Eish… até doeu ler isso. Vai ver onde andava o Pelé com 16 anos… vai ver onde andava o Giggs, ou o George Best… até o Maradona. As pessoas só se lembram do que querem. Claro que temos muito mais presente o que aconteceu ontem face ao que aconteceu há 40 anos. E só acredita que o Yamal tem 17 anos quem não estudou fisiologia. O Moukoko com 15 anos também tinha 180cm e 80kg… só que não…

      • Neville Longbottom
        Posted Abril 11, 2025 at 7:11 am

        Nenhum desses jogadores tinha o impacto do Yamal que foi figura de proa aos 16 anos no campeão europeu de seleções e é figura de proa na Champions League. Não é por terem começado a jogar novos que o Best ou o Giggs eram melhores que o Yamal.
        .
        Para além da teoria conspirariria sobre a idade.

      • SportingFan1906
        Posted Abril 10, 2025 at 10:48 pm

        Que o Yamal faz doer alguma coisa ao whatyouth já se percebeu. Suponho que é o cotovelo que lhe dói.

      • filipe19
        Posted Abril 10, 2025 at 6:22 pm

        Ah, doeu?
        Então vamos lá ver onde os teus jogadores andavam aos 17 anos. Para ter como marca de referencia deixo aqui primeiro os dados do Yamal:
        – Aos 17 anos já vai com 65 jogos numa das melhores ligas do mundo com 29 G+A. Já ganhou um título de campeão espanhol e uma supertaça espanhola. Na Liga dos campeões em 20 jogos leva 10 G+A e na seleção já vai com 19 jogos incluindo um título de campeão europeu, competição em que foi titular em todos os jogos e foi um dos melhores jogadores do torneio.
        – Encontrar as estatísticas para os jogadores de antigamente é super difícil. O Pelé inicialmente não foi titular no campeonato do mundo em 1958, mas é verdade que depois entrou no decorrer do torneio e em quatro jogos marcou seis golos e ajudou o Brasil alcançar o seu primeiro título mundial. Mesmo assim dou mais valor ao que o Yamal está a fazer. Simplesmente porque a liga dos campeões, a liga espanhola e mesmo um europeu estão num patamar bem acima ao brasileirão, que naquela altura nem existia. Nos anos 50 jogava-se só os campeonatos estaduais. Só a partir de 1959 introduziram uma taça do Brasil e a partir de 1971 houve um campeonato nacional. A primeira edição da Libertadores em 1960, o Pelé já tinha 20 anos, e tinha sete equipas. A primeira Libertadores ganha pelo Santos foi em 1962, altura em que o Pelé dominava o futebol e se sagrava bi campeão do mundo, mas aí já estamos a falar de um Pelé com 22 anos e não era isso o que disse.
        – Giggs não vale a pena perder muito tempo. Aos 17 anos fez dois jogos pelo ManU na primeira divisão inglesa.
        – o George Best foi de facto um jogador que começou a jogar bem cedo mas aos 17 também ainda não tinha alcançado o que Yamal já alcançou. Ele termina a primeira época com 26 jogos e seis golos. Como ele faz anos em Maio foi isso a época de estreia dele. O grande jogo contra o Benfica já ele tinha 19.
        – o Maradona também se estreia bastante cedo e aos 17 anos já leva 49 jogos e 19 golos, mas estamos a falar da liga argentina, ele tinha acabado de fazer a sua estreia na seleção mesmo assim ele não foi convocado para o mundial de 1978. Nada como comparar com o Yamal.
        – o Ronaldo fenômeno aos 17 anos vence o título mundial sem jogar um minuto nos estados unidos e jogava no PSV na taça UEFA antes de se mudar para Barcelona.
        Repito: aos 17 anos não conheço nenhum jogador que já tem estes registos ao nível mais alto do futebol mundial. Sobretudo a nível professional e não a um nível semi-amador como era nos anos 50 e 60.
        Essa frase sobre a idade dele diz mais sobre ti do que qualquer outra coisa e isso a que realmente doeu de ler.

        • Mantorras
          Posted Abril 11, 2025 at 2:06 pm

          E diferente dizer “fazer estas coisas” para ter estas estatisticas e trofeus.
          E so a minha opiniao, que nunca vi Maradona, nem Pele, e Messi nao creio que tenha tido oportunidades com essa idade para ser titular, senao teria tido impacto certamente, mas o Fenomeno eu vi, e com 16 anos, no Cruzeiro, tinha numeros parvos para a idade, a coisa seguiu sempre em crescendo no PSV e Barcelona (tirando a lesao no PSV), e a sua epoca com 19 anos no Barcelona trucida qualquer outro “jovem” que tenha visto.
          Naquela parte de ir la para dentro e rebentar com tudo, o Yamal nao chega la, joga muito, adoro o miudo, aceita a opiniao de quem o achar o maior/melhor subX do mundo de sempre, ok, nao e descabido… mas eu vi os dois e nao tenho duvidas que Ronaldo era melhor. Simplesmente era melhor jogador. Ronaldo era o melhor jogador do mundo numa prateleira so dele aos 19 anos, e existiam mesmo muitos craques naquela epoca, muitos.

          • filipe19
            Posted Abril 11, 2025 at 3:04 pm

            hmm…Bem visto. Talvez me tenha apoiado demasiado nas estatísticas e obviamente que tens razão, o Ronaldo foi um monstro. Como disse, lembro-me muito bem do jogo entre o PSV e o Bayer Leverkusen. O Yamal destaca-se porque já está a jogar ao mais alto nível, mas individualmente é possível que o Ronaldo tenha tido um impacto maior. Naquela altura eu tinha ai uns 13 ou 14 anos e foi o primeiro jogador em que deixou-me de boca aberta e também estava indeciso entre o R9 e o LY antes de fazer este “take”.
            Por estar já tão cedo a jogar nestes palcos talvez corrigia a afirmação para o melhor jogador sub18 em termos estatísticos, em termos individuais, na minha modesta opinião, precisamos de uma “foto-finish” para a entrega do prémio. Mas a escolha caía entre estes dois, não tenho dúvida.

            • Mantorras
              Posted Abril 12, 2025 at 7:23 pm

              Es da minha geracao entao. Foi uma pena aquela lesao. Teria sido bonito de ver. Que Yamal tenha saude para espalhar magia durante muitos anos!

      • Veridis Quo
        Posted Abril 10, 2025 at 3:35 pm

        O Giggs só começa a jogar no United com regularidade quase aos 18.
        Quanto à idade do Lamine Yamal… sem comentários. O Cubarsi também mentiu na idade, Sr. especialista em Fisiologia? É que estes miúdos em 2018 ou 2019, parecem… miúdos de 11 ou 12 anos.
        https://i.ytimg.com/vi/f3x_xKWfpiU/sddefault.jpg

      • Niall joaQuinn
        Posted Abril 10, 2025 at 3:07 pm

        Como é que um jogador que nasceu na Catalunha e joga nas escolas do Barça desde os 6 anos pode mentir na idade?

        • SilvadasAguas
          Posted Abril 10, 2025 at 4:29 pm

          Porque o sr doutor whatyouth assim o afirma, nós os incautos temos so de aceitar as suas verdades insofismaveis

Deixa um comentário