Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Liga Europa: SC Braga cai para o playoff e pode apanhar Dortmund ou Barcelona

Péssima noite a triplicar. A exibição foi pouca conseguida, agora há a possibilidade de apanhar um tubarão, ainda por cima a não passagem aos oitavos obriga a uma eliminatória extra, o que vai complicar o calendário e aumentar o desgaste. Ainda para mais num grupo que era acessível (Midtyjlland e Estrela Vermelha estavam perfeitamente ao alcance e este Ludogorets é das piores equipas em prova), terminar a depender de terceiros, tendo Carvalhal optado quase sempre por jogar com os melhores, este desfecho é claramente negativo. Iuri Medeiros e Ricardo Horta fizeram por merecer outro resultado, mas Diogo Leite voltou a cometer um penálti (já tinha sido réu frente ao FCM) e deitou tudo a perder, sendo que Paulo Oliveira e Raúl Silva tiveram o golo da vitória ao seu alcance, mas desperdiçaram.

O SC Braga empatou em casa com o Estrela Vermelha (1-1), mas beneficiou do empate entre Midtjylland e Ludogorets para seguir em frente na Liga Europa. O 2.º lugar no grupo, no entanto, fará com que os Gverreiros tenham de disputar os 16 avos de final, onde encontrarão uma das equipas vindas da Liga dos Campeões, como o Dortmund ou o Barcelona. A turma de Carvalhal até entrou bem na partida, mas só na segunda parte conseguiu abrir o marcador, num penálti convertido por Galeno. No entanto, os sérvios também beneficiaram de uma grande penalidade cometida por Diogo Leite e empataram, por intermédio de Katai. Apesar do pressing final, os bracarenses não conseguiram chegar à vitória e perderam a chance de terminar em 1.º.

Os possíveis adversários do SC Braga no sorteio do playoff da Liga Europa:

RB Leipzig
Borussia Dortmund
Sheriff Tiraspol
Barcelona
Atalanta
Sevilla
Zenit

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

27 Comentários

  • Football Scene Investigation
    Posted Dezembro 9, 2021 at 9:59 pm

    O Braga pela maneira como joga e domina os adversários pode sonhar com uma passagem contra o Barcelona, não seria completamente descabido. Seria bonito e é possível.

    • coach407
      Posted Dezembro 10, 2021 at 2:45 pm

      O Braga nunca na vida domina um jogo contra o Barcelona. Não brinquemos. Nem o Benfica domina quanto mais o Braga.

  • Skatz
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:00 pm

    Segundo jogo, segundo penalty infantil seguido do Diogo Leite, e o 1° lugar do grupo perdido de forma infantil, quando era (e é) claramente a melhor equipa do grupo.

    Venha o Barcelona hehe

  • panchuvilha
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:08 pm

    A maior vergonha deste jogo foi a arbitragem que empurrou o Braga para o playoff….. Apesar disso, o Braga já devia ter vindo com o primeiro lugar praticamente garantido para este jogo mas pronto, temos de seguir em frente e no sorteio do playoff que venha o diabo e escolha, não há uma unica equipa fácil (Diria o Sheriff ao inicio da epoca mas depois de ver o que eles fizeram na champions, não é de tudo uma equipa facil).

  • HeberPrincipe
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:12 pm

    Num grupo da treta, se não fosse a ajuda do Ludogorets, Sporting de Braga ia cometendo a proeza em ficar de fora

  • Paulopes
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:24 pm

    A boa notícia para o Braga é que o Diogo Leite não joga no domingo…

  • lipe
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:27 pm

    Tanto queríamos jogar na Champions que em Fevereiro vamos ter um cheirinho.

  • Manel Ferreira
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:28 pm

    A UEFA vai ter que mudar um pouco o formato disto nos próximos anos, seja nos 3os da Champions apanharem os 2os dos grupos da Liga Europa, mas sobretudo no 3º classificado da LE ir parar à Conference.
    É que era genuinamente melhor para o Braga ficar em 3º do que em 2º e isso não faz sentido nenhum…
    Clubes como Marselha, Leicester, PSV têm aqui uma verdadeira oportunidade de ganhar um título europeu, quando a alternativa era apanharem um Dortmund, Barça, Sevilla, Leipizig, etc e quase certamente irem para casa. Ridículo.

    • Bio
      Posted Dezembro 9, 2021 at 11:20 pm

      Mas a questão do 3º ir para a Conference League é igual ao que se passa na Champions e não é por isso que as equipas preferem ficar em 3º do que passar aos oitavos e apanhar um tubarão.

      • Manel Ferreira
        Posted Dezembro 9, 2021 at 11:46 pm

        Não é o mesmo porque chegar aos oitavos da LC dá um prestígio (e dinheiro) enorme que nada tem a ver com a diferença entre LE e Conference. Haverá sempre a sensação de “falhanço” em ir para a LE e não estar entre os 16 clubes finalistas da prova mais importante do mundo (com toda a enorme visibilidade e $$$ que isso traz) que não me parece que exista entre LE e Conference, mesmo sendo esta uma competição nova.
        Em todo o caso, o que queria dizer é que a diferença entre o 2º classificado (dificuldade enorme de apanhar um clube que vem da LC) e o 3º classificado (ir para outra prova apanhar clubes de ligas de 4º plano e ter real hipóteses de a vencer) não devia ser tão acentuada.

  • Bio
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:28 pm

    Não só caíram para o playoff como arriscaram seriamente cair para a Conference League num dos grupos mais fáceis possível.
    Agora é rezar para que saia o Sheriff ou vai ser um playoff complicado.
    Mais uma má jornada para o ranking da UEFA. Valeu o apuramento do Benfica, e a eliminação do PSV.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Dezembro 9, 2021 at 11:55 pm

      O PSV caiu para a Conference League, na qual, dependendo do adversário, poderá fazer muitos pontos.

    • coach407
      Posted Dezembro 10, 2021 at 2:41 pm

      O Braga e o Porto caírem para a Conference League e Liga Europa até é o melhor que podia acontecer. Era isso e o Benfica vir também para a LE.

      Por ter muitas equipas na Champions e nenhuma na Conference League é que Portugal está como está face à Holanda que anda a somar pontos à grande na Conference League.

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 9, 2021 at 10:36 pm

    Bom, se o Flamengo estiver disposto a gastar uns 6 ou 7 milhões, leva o Carvalhal, que está mortinho para ir, e o Braga, que está mortinho por despachar o acima citado, vai buscar o Bruno Pinheiro.

  • Nando V
    Posted Dezembro 9, 2021 at 11:01 pm

    Em todo o seu historial, só por uma vez o Braga não passou a fase de grupos desta competição. Portanto, primeiramente, é de salutar mais uma passagem. Normalmente, o Braga costuma apanhar uma equipa muito forte e duas mais fracas. Este grupo tinha 3 equipas praticamente do mesmo nível, o que tornou os resultados mais imprevisíveis, e isso provou-se com as 3 equipas a poderem terminar em 3 lugares diferentes até ao último segundo.

    No final do jogo, todos somos entendidos, mas se formos a rever os comentários aqui no blogue aquando do sorteio, muitos diziam que era um grupo complicado por ter de jogar contra 3 clubes vindos dos playoffs da Champions, e de ser um grupo muito equilibrado — mas agora já leio aqui que era um grupo facílimo. O Braga não era assim tão claramente superior a Estrela Vermelha nem ao Midtyjlland, devido ao estilo muito físico destas duas equipas. São equipas bastante complicadas, sobretudo se os árbitros deixarem jogar (em Portugal, apita-se por tudo e por nada, e as equipas portuguesas nem sempre se dão bem contra equipas mais agressivas, mais de choque). O Braga não jogou assim tão mal hoje — no essencial, foi uma exibição competente contra uma equipa muito fechada e dura, mas faltou termos um Galeno e um Al Musrati melhores fisicamente. Não vou falar sequer do Diogo Leite, que continua a enterrar forte e feio. Fez dois penaltis contra os dinamarqueses (em casa e fora), mais este agora. A única coisa boa de se defrontar o Porto a seguir, é saber que é a única maneira de o Carvalhal não o pôr a jogar…

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Dezembro 10, 2021 at 3:49 am

      Lembro-me de, na altura do sorteio, ter comentado que o grupo não era tão fácil como se fez crer. O que o fazia parecer acessível era em comparação com alguns outros grupos, sendo nesse sentido “menos difícil” teoricamente, mas com adversários de valor.

      Por outro lado o Braga não ficou em 1° por “alguma azelhice própria” e por isso quem achou que era grupo fácil acaba por não ter estado longe da verdade.

  • MiguelCosta
    Posted Dezembro 10, 2021 at 12:28 am

    Concordo que o Braga devia ter passado em 1º mas não concordo nada que a exibição tenha sido má. Foi mediana no mínimo.

    Uma vitória na Champions vale tanto como uma na Conference League não é? Se sim, se calhar está na altura de mudar isso, pelo menos agora com esta 3º divisão (se não valer o mesmo, é ignorar o resto do comentário). Obviamente que agora é conveniente para os portugueses terem esta conversa, agora que os Países Baixos se aproximam e certamente também já beneficiamos desta igualdade de pontos em anos anteriores, mas acho que com o nível (geral, há algumas exceções) das equipas na 3º divisão, é urgente mudar ligeiramente.

    É que em termos de ranking, mais valia para Portugal o Braga ter acabado em 3º e ir fazer pontos para a Liga Conferência, onde até podia ser considerado como um candidato, em vez de acabar em 2º e apanhar as equipas vindas da CL e, provavelmente, acabar já eliminado.

    Acho que não há grande injustiça em relação aos pontos da LE para a CL, mas acho que não faz sentido uma vitória na 3º divisão europeia valer tanto como uma na Champions.
    A continuar assim, e com os Vitesses e Feyenoords a estarem todos os anos na Liga Conferência, mais ano menos ano e ficamos para trás dos Países Baixos. E os países, fora do top5, que tiverem mais equipas na FG da Liga conferência estarão certamente muito melhor no ranking, por conquistas obtidas na competição menos importante.

    • Fireball
      Posted Dezembro 10, 2021 at 2:18 pm

      Vê isto por outro prisma. Se as vitórias na Liga Europa e Liga Conferência valessem menos, tornava ainda mais difícil subir no ranking, porque tinhas menos equipas na Champions, e menos possibilidade de amealhar pontos. Mesmo que chegues longe na Conferência, ganhas poucos pontos e para o ano estás lá de novo.

      Este sistema permite o seguinte cenário:
      – Vais à Liga Conferência com 3 equipas. Chegam todas longe, mostras que tens nível para voos mais altos. Sobes no ranking. Passas a ter mais equipas na Liga Europa. Se perdes na Liga Europa, então é porque não tens o nível necessário da Liga Europa, não ganhas tantos pontos, desces no ranking e trocas com o outro país que ganhou pontos na Conferência, que tem agora a sua oportunidade de mostrar que as suas equipas têm nível de Liga Europa.

      A Holanda vai passar-nos no ranking porque nós provámos que as nossas equipas extra grandes não têm nível nem para Liga Europa, nem sequer para a Liga Conferência. E as da Holanda têm. Então merecem meter mais equipas. Se nós descermos no ranking e ganharmos mais pontos na Liga Europa/Conferência e a Holanda não conseguir amealhar pontos na Liga Europa/Champions, voltamos a passá-los porque as equipas deles mostraram não ter esse nível.

      É uma espécie de descida de divisão. Quando uma equipa desce de divisão também não significa que seja mais fraca que a que subiu. Significa que a equipa que desceu não tem nível para a divisão A, por isso desce e troca com uma equipa que provou ser melhor que a divisão B. Então vamos ver se essa equipa tem nível para a divisão A. Se a equipa que desceu provar ser melhor que as outras da divisão B, volta a subir para a divisão A.

      • Manel Ferreira
        Posted Dezembro 10, 2021 at 4:12 pm

        “A Holanda vai passar-nos no ranking porque nós provámos que as nossas equipas extra grandes não têm nível nem para Liga Europa, nem sequer para a Liga Conferência. E as da Holanda têm”.

        Isto não é bem assim. Feyenoord e AZ estão na Conference e são os equivalentes holandeses de Sporting e Braga. E o Vitesse (equivalente a qualquer que seja o 5º clube tuga na Europa) está na Conference sem ter apanhado um Tottenham nas prés (sim, ganharam-lhes nos grupos, mas a atitude aí é completamente diferente de uma pré-eliminatória).
        E os equivalentes de Porto e Benfica um deles está na LE e nem sequer passou o seu grupo. Ou seja, eles só têm um clube no mesmo nível de dificuldade que 3 portugueses. Assim também é fácil parecer muito melhor.

        Mas sim, concordo que os portugueses agora estão a queixar-se disto porque não nos convém, pois em anos anteriores fomos nós que beneficiámos dessa igualdade de pontos entre a Champions e a LE. Se os pontos da LC valessem muito mais que os da LE, França estaria bastante à frente de Portugal já que eles tiveram 3 equipas nos grupos em anos anteriores, enquanto Portugal só teve uma e tudo o resto andou a amealhar na LE. Além de que França meteu 3 clubes diferentes nas meias da LC nos últimos 5 anos (PSG; Lyon e Mónaco…). Ou seja, nem os cheirávamos se fosse como toda a gente agora quer que seja.
        A solução para isto é simplesmente os clubes tugas fora top-4 aumentarem o nível.

      • MiguelCosta
        Posted Dezembro 10, 2021 at 6:17 pm

        Eu percebo isso. E por um lado poderia ser interessante. Eu é que, pessoalmente, não acho muita piada.
        A competição é interessante e tenho visto alguns jogos. Eu achei é que a sua criação fosse mais para dar espaço e palco a equipas de ligas mais periféricas e não dar-lhes um espaço para que elas pudessem farmar pontos no ranking.

        E esse argumento de subir e depois acabar por descer outra vez, se se provar que não têm nível de LE não é garantido.
        Portugal está no lugar onde está e teve 2 equipas com possibilidade de entrar na fase de grupos da Conference League e o Braga por um triz que não caia para lá também. Substituis isto pelas equipas holandesas e podias perfeitamente ter as três a fazer pontos na Conference, com o país em 6º no ranking. Com isto quero dizer que o país que está em 6º, tem a possiblidade (e bem alta) de fazer maioria dos pontos nesta competição (e manter a posição) e continuar sem ter nível para a LE. Não tem necessariamente de fazer pontos através da LE ou da CL.

        O Az fez 14 pontos num grupo com Randers, Jablonec e Cluj. Apenas menos 3 pontos que Benfica e Sporting juntos, com Barças, Bayerns, Dortmunds e Ajaxs nos grupos.
        O Basel fez 14 pontos num grupo com Kairat, Omonia e Qarabag.. é mais 1 ponto que Benfica e Porto juntos.
        Para mim não faz sentido.
        E sim, eu sei que agora é muito conveniente falar disto, tal como disse, e nunca ter tocado neste assunto quando Portugal beneficiava disso com a LE. Mas pelo menos há contacto entre a LE e CL. E acho o nível muito mais alto na LE que na Conference.

        Para mim esta 3º competição valer o mesmo que a LE e CL é quase incentivar os clubes a não se chatearem muito em irem parar à Conference, não só porque lá podem fazer mais pontos e subir mais no ranking (que beneficia os mesmos uns anos depois se o país subir lugares), mas também porque a diferença de prémio entre as duas competições não me parece ser muito distante.
        Basicamente vamos ser ultrapassados não porque eles são melhores (qualquer dos 3 grandes é melhor que qualquer equipa holandesa, tirando o Ajax e diria que o Braga não está muito distante do PSV) mas porque as equipas que eles tinham/têm na competição mais fraca são melhores que as nossas. É o que é.

        Ah e só me lembrei agora no final do comentário mas o PSV também caiu agora da LE para a Conference e por isso vamos ter Vitesse, Feyenoord, Az e PSV a fazerem pontos na Conference. Por outro lado, o Braga deve ser já eliminado, assim como Benfica e Sporting e sobra-nos o Porto na LE. Para mim não é justo. Há uma diferença de qualidade muito maior entre a LE e Conference do que entre a LE e a Champions.

  • BENFICA36
    Posted Dezembro 10, 2021 at 5:55 am

    Acho que só o Sheriff e o Zenit podem estar ao alcance do Braga.

    Se sair Leipzig, Dortmund e Atalanta já era .

    Se sair Sevilha e Barcelona , tudo vai depender do mundo de forma mas estás últimas 5 equipas em condições normais são superiores ao Braga .

  • DICAS
    Posted Dezembro 10, 2021 at 8:29 am

    Mais valia ir para a Conferência league e limpar tudo arriscando mesmo a ganhar ummtirulo europeu.

    Este formato é ridiculo porque agora vai levar limpeza de um dos tubarões e o dinheiro da.passagem não é de todo compensatório …

    • MARMO
      Posted Dezembro 10, 2021 at 10:26 am

      Rídiculo porquê? No anterior formato os segundos classificados de cada grupo também podiam apanhar, quase garantidamente, uma das equipas que caía da CL nos 16avos.

  • JoaoG
    Posted Dezembro 10, 2021 at 10:20 am

    Após ver os jogos fica a ideia que o primeiro lugar estava de facto ao nosso alcance. Penso que tivemos algum azar nos dois jogos com o Estrela Vermelha, sendo que na Dinamarca foi o único jogo em que fomos inferiores ao adversário.

    Mas pronto, conseguimos o objetivo mínimo que era seguir em frente e agora gostava que ou viesse o Sheriff (pelas probabilidades acrescidas de passar) ou o Barça, que estando longe de outros anos, seria mais um colosso a passar na pedreira após Bayern, Liverpool e United.

  • BrunoAlves16
    Posted Dezembro 10, 2021 at 10:28 am

    O menos difícil será o Sheriff mas até estes já mostraram na Champions que não são pêra doce. Será sempre uma eliminatória muito dura para o Braga.

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 10, 2021 at 2:48 pm

    É ridículo os pontos da Conference League valerem os mesmos pontos da Liga Europa e da Liga dos Campeões, por sua vez.

    Deveria haver uma hierarquia.

    Há equipas que podem limpar tudo na Conference League e dar imensos pontos aos seus países sem se esforçar muito.

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 10, 2021 at 2:50 pm

    O Carvalhal parece mortinho para ir passar umas férias ao Brasil como treinador do Flamengo.

    A sua comunicação com os jogadores do Braga parece quase nula e distante. Parece já não ter nada para lhes ensinar. Será falta de vontade ou falta de capacidade?

Deixa um comentário