Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Lito Vidigal: «Vou treinar um dos grandes»

Tem capacidade para isso? É acusado de ser um técnico demasiado resultadista e vinha de duas experiências mal sucedidas, em Setúbal e no D. Aves, mas terminou a época em grande no Boavista (8.º lugar com o Bessa entusiasmado) e também já tinha levado o Arouca à Europa.

Em declarações à Rádio Renascença, Lito Vidigal mostrou-se convicto de que um dia irá ter uma oportunidade nos grandes do futebol português: “Eu não quero treinar esses clubes só para dizer que passei por lá. Quando treinar esses clubes vou ter de ser campeão. Vai acontecer, mas vai acontecer num momento em que eu esteja preparado para ser campeão. Importante é estar preparado e preparo-me todos os dias esperando que chegue esse momento. Se calhar ainda não aconteceu, porque se fosse agora, provavelmente, não seria campeão”. Recorde-se que o técnico de 49 anos chegou a meio do ano ao Boavista, levando os Axadrezados ao 8.º lugar na Liga.

24 Comentários

  • Kacal
    Posted Maio 23, 2019 at 2:24 am

    Vai treinar um dos “grandes” de certeza, concordo com ele mas é os grandes da Polónia ou Chipre ou por aí ;)

    • offtopicguy93
      Posted Maio 23, 2019 at 12:12 pm

      É do chipre Kacal, vai ter com o seu sobrinho Andre Vidigal que joga no Apoel Nicosia desde janeiro!

      Por acaso foram campeões e o André (que em 2017 andava a jogar na 2º tuga), vai disputar as eliminatórias da champions…

  • feelfreeyouare
    Posted Maio 23, 2019 at 12:31 am

    Coitado. Se a treinadores com títulos estas afirmações ficam mal, então a este senhor… Percebo a sua ambição, não percebo que a partilhe desta maneira… Fica-lhe mal e ao clube ao qual está vinculado.
    Levou o Arouca à LE, o Boavista a um excelente oitavo lugar, e isso automaticamente leva-o a dizer: “(…) quando treinar um grande vou ter de ser campeão (…)” ou seja assume que vai sem dúvida treinar um dos três… que falta de noção. Nem o Sporting do Godinho Lopes contratava este senhor..

  • joaolmaio
    Posted Maio 22, 2019 at 11:16 pm

    Não estou ciente de que ele tenha especificado qual grande e de onde. Podia estar a falar de um clube do Qatar ou da Arábia Saudita…

  • Diogo Moura
    Posted Maio 22, 2019 at 9:35 pm

    Apesar dos bons trabalhos que o Lito poderá ter feito, treinar um grande não é a mesma coisa que equipas que aspiram a lugares de meia tabela. Nem de perto nem de longe. Existem vários treinadores que são o exemplo perfeito disso, Paulo Fonseca, Couceiro, Peseiro, NES, Domingos Paciência, Fernando Santos – todo eles com mais crédito que Vidigal.
    A pressão é muito maior, não há lugar a falhas, os jogadores têm outro tipo de comportamento, e, não chega vencer. É preciso convencer.
    Na minha opinião ainda não tem estaleca para tal. As suas equipas geralmente “jogam feio”.

  • Slayer666
    Posted Maio 22, 2019 at 9:21 pm

    Vou treinar um dos grandes…só se for a equipa B de um dos grandes ;)

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 22, 2019 at 6:00 pm

    No que toca a não apostar nos jovens, pelo menos já revela tiques de treinador de equipa grande.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 22, 2019 at 5:53 pm

    Tenho dúvidas que chegue ao Braga ou Vitória sequer.

    • José S.
      Posted Maio 22, 2019 at 9:21 pm

      Indeed…
      Pode até estar a falar a médio (longo?) prazo, mas pense primeiro chegar a um Braga, Vitória e quanto muito um… humm um marítimo (já que no Boavista já está) ? E se efectivamente realizar um ótimo (para não dizer excelente), trabalho e então ai sim pode ser que algum grande dependente do contexto olhe para ele como treinador.
      Se calhar nessa altura muda o disco e prefere ir para fora..
      PS:Falo em aquelas equipas porque são as que mais representaram na Europa.
      Cumps

  • SuperEsteves
    Posted Maio 22, 2019 at 5:48 pm

    Por favor não no Sporting, deixo de ver os jogos.

  • Chomate
    Posted Maio 22, 2019 at 5:20 pm

    O Boavista é considerado por muitos, o quarto grande português…

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 22, 2019 at 5:06 pm

    No meu Benfica nunca!
    Todo o respeito humano pelo Vidigal, mas as suas equipas só conjugam autocarros e pranchadas.
    Nada traz de novo e até perde para um Zé Mota ou M. Machado a nível táctico. Porque esses chegaram a ter uma dimensão táctica boa em certa altura das carreiras. Já Vidigal! O jogo do VFC contra o Benfica este ano, em Setúbal, é um insulto ao futebol. É só faltas, autocarros e troncos a correr atrás da bola. É isto que se pretende para o nossos futebol?Tudo de bom humanamente para o LV, mas tanto ele como Petit nada trazem ao nosso futebol. Só mantêm o que de pior tivemos nos anos 90.
    Desculpem a sinceridade, mas é o que penso.

    • offtopicguy93
      Posted Maio 22, 2019 at 5:23 pm

      Joga_Bonito, antes de mais respeito o teu comentário e percebo a tua ideia porque de facto as equipas do Lito não tem praticado um futebol muito atractivo.

      Contudo, afirmar que o Lito é inferior a Jose mota ou Manuel Machado é muito grave! Sendo meu conterrâneo sempre acompanhei de perto a carreira do Lito, até porque foi meu treinador no “O Elvas” e posso te assegurar que o trabalho que ele fez em Belém (um 6º lugar na epoca 14/15) e em Arouca (magnifico 5º lugar), foram otimos trabalhos e valorizaram bastante o seu curriculo enquanto treinador.

      Sou da opinião que a sua performance como “Mister” tem vindo a cair e os trabalhos em Aves e em Setubal não correram nada bem.

      Obvio que nos dias de hoje é dificil o Lito ambicionar um dos grandes, mas o JJ tambem já chegou tarde aos grandes. Possivelmente se não tem feito aquela epoca em braga nunca teria vindo treinar o benfica em 09/10!

      Em suma, é esperar para ver o que o futuro dirá, pois um belíssimo trabalho num clube de 2º linha poderá fazer com que ele entre na orbita dos grandes ou então do Braga ou guimaraes.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 22, 2019 at 5:57 pm

        Para mim a questão fundamental é o seu modelo de jogo. Eu sei que nem este VFC, nem o DA tinham grandes espingardas para mais, mas devia jogar muito melhor. É um pouco como a questão do Mourinho (salvo das devidas distâncias). Um dos treinadores com mais talento que vi. Mas ao estagnar numa concepção que manieta os jogadores, só tem queimado os jogadores, a si e aos clubes por onde passa. Passou do Special Onde ao Sr.Indemnizações.
        Ora se Mou, que é um génio como treinador caiu a pique, um LV não pode pensar que terá grande carreira com esta abordagem que se viu nas últimas equipas. Até porque hoje em dia se tem percebido que os jogadores estão como que fartos dessa abordagem. Bom futebol, resultados e valorização de todos é a receita ideal para qualquer treinador ser vencedor. Este modelo de LV levá-lo-á a esgotar-se.
        Pode ser que tenha começado bem, mas acho que se continuar com este paradigma dificilmente sairá disto e será sempre a descer.

      • Manel Ferreira
        Posted Maio 22, 2019 at 5:30 pm

        Vai ver o currículo do Mota e do Machado e depois volta. O Mota levou o Paços à Europa e fez uma excelente época com o Leixões. O Machado esteve 5 vezes na Europa e eliminou o Zenit com o Nacional.
        O futebol não começou em 2010.

        Em relação ao Lito, eu como boavisteiro estou-lhe grato pelo trabalho, mas também beneficiou de boas contratações em Janeiro, e creio que isso, mais do que a mudança de treinador, foi o que levou à recuperação da equipa. E acho que o Lito teve coragem em meter o Gonçalo Cardoso no banco. Por muito promissor que seja, o miúdo enterrou em vários jogos e a troca para o Jubal foi essencial para a recuperação.

        Em relação ao futuro do Lito, também não acredito que algum dia chegue a um “grande” do futebol português, tem uma imagem demasiado negativa, só mesmo numa perspetiva de “interino”, à Couceiro ou Carvalhal.

        • offtopicguy93
          Posted Maio 22, 2019 at 5:40 pm

          Quanto ao manuel machado tiro-te o chapeu e peço desculpa pela referencia que fiz… quanto ao Mota não tira uma unica letra daquilo que disse. A par de Pepa, Costinha e Petit os mais fracos desta Liga, curiosamente todos ex-jogadores!

          Bem haja!

          • Manel Ferreira
            Posted Maio 22, 2019 at 6:21 pm

            Mas tu é que usaste o currículo como argumento.
            Por muito má que seja a imagem do José Mota neste momento, se há coisa que o homem tem é currículo. Diria que levar o Paços à Europa foi um feito, na altura, tão grande como o do Arouca.
            Quanto a Pepa, Costinha e Petit, são graus diferentes, os 2 primeiros têm poucos anos de Primeira Liga, o Petit tem feitos bons trabalhos de salvação mas realmente parece curto para outros voos.

    • FVRicardo
      Posted Maio 22, 2019 at 5:17 pm

      Subscrevo o teu comentário. Também nunca o vou querer no Sporting e de certeza que os Portistas não o querem no Porto, nem os Braguistas o querem no Braga

      • offtopicguy93
        Posted Maio 22, 2019 at 5:28 pm

        Voces têm uma memoria muito fraca… vão ver a epoca do arouca em 15/16 se faz favor!

        Não sei se conhece ma realidade do Arouca, mas vejam o que fez o lito nesse ano… um 5º lugar! Estão a matar um treinador por ter feito um trabalho menos bom em setubal e Aves…

        Aliás falamos de um treinador que não tem nenhum descida de divisão Por favor não tenham memoria curta!

        • J Silver
          Posted Maio 22, 2019 at 5:41 pm

          Eu “matei-o” logo no ano milagroso do Arouca. Foi um 5º lugar à base de jogo sujo, anti-jogo, quezílias, futebol horrível… longe com ele.

          • offtopicguy93
            Posted Maio 22, 2019 at 5:52 pm

            Futebol horrível? ahahah
            Quanto ao anti-jogo concordo, o Lito sempre gostou disso (eu não defendo nem gosto), mas num campeonato de 34 jogos uma equipa que perde apenas 6 não sendo grande é muito bom!

            Silver contudo respeito o teu comentário e os treinadores nunca serão do agrado de todos… por isso o mundo não “tomba”.

            Bem haja

Deixa um comentário