Vit. Setúbal 0-2 FC Porto (Brahimi 15′ e Jackson 90’+1)
Vit. Setúbal – Os Sadinos tiveram uma boa reacção no 2.º tempo mas faltou qualidade individual para chegar ao empate. Schmidt foi bem adaptado a lateral esquerdo, Dani e Paulo Tavares ganharam o meio campo, mas não foi suficiente.
Luta pela manutenção – Com o Penafiel praticamente condenado os candidatos ao penúltimo lugar parecem resumir-se a 3 equipas: Gil Vicente (23 pontos), Vit. Setúbal (26) e Arouca (27), sendo que na próxima jornadas os gilistas vão ao Dragão.
FC Porto – Objectivo cumprido apesar da exibição ter sido insuficiente (a atitude na 2.ª parte podia ter comprometido o resultado). Poucas oportunidades de golo, muitas perdas de bola (Brahimi marcou mas voltou a jogar pouco), e uma incapacidade em fazer posse e controlar o adversário. Pela positiva a grande exibição de Casemiro, incrível o que cresceu este ano (a liga portuguesa realmente faz milagres… apesar de um bom jogador no nosso campeonato não ser obrigatoriamente um craque na La Liga, até pelo contrário); Alex Sandro também foi dos que mais se entregou ao jogo, mas a história do jogo voltou a ser Hélton. É incrível como a defesa ganha segurança com a sua presença. Não só pelo que defende mas igualmente pelo momento com bola. Estas duas últimas exibições (Setúbal e Luz) deixam a certeza que Lopetegui, depois do jogo em Braga para a Taça da Liga, nem devia ter hesitado na hora de escolher o n.º1.
O outro campeonato – A nível colectivo parece estar tudo resolvido. Falta saber quem é que vai conseguir o principal prémio individual, o título de melhor marcador. E hoje Jackson, que esteve sempre muito longe da baliza (parecia que ia voltar a ficar em branco), voltou a ficar com mais 1 golo que Jonas. Vamos ver se nesta recta final, à semelhança do que aconteceu em outras épocas, as equipas vão ter a preocupação de municiar os seus avançados, para conseguirem este troféu.



0 Comentários
Leão de Honra
O Helton continua a ser o guarda-redes mais agil do Porto, e agilidade é uma das coisas fundamentais na sua posição, sendo que Helton é por natureza um atleta agil, é de crer que poderá jogar mais alguns anos está longe de estar acabado…
O Vítor Damas também era um guarda-redes que fazia da agilidade o seu ponto forte e aguentou até aos 40 e tal a bom nível…
O Helton teve uma lesão grave, mas claramente o Lopetegui por falta de conhecimento ou de confiança perdeu uma oportunidade de ter na baliza um guarda-redes seguro e que dá segurança e confiança a sua defesa…
O tipo de guarda-redes que dá pontos e posteriormente títulos… a exibição do Helton em Braga na taça da liga foi épica, não sei como é que depois disso ainda assim não foi titular…
João Ribeiro
Isto deve haver um fenómeno la para o Sado que o Porto dos últimos 36 jogos contra o Setúbal ganhou 35, assim como os já 11 jogos seguidos a ganhar ao Braga.. Mas falar das estatísticas do Capela nos jogos do Benfica, isso sim é importante
Marco Aurélio Alves
Para lá do rio Sado é Troia, faz parte do Alentejo.
Já no que se refere ao jogo, estive lá e achei-o fraco. Sem vontade.
Para não substituir Brahimi, o Lopetegui tirou Quaresma (que estava a jogar medianamente bem) e o jogo afrouxou ainda mais.
Ganhámos, foi o que valeu, mas de resto, o jogo foi dos piores que vi ao vivo.
Guilherme Silva
Comentando aqui na minha onda sem responder a tolos, valeu pela vitória. A atitude da 2a parte deixou bastante a desejar, e podia ter comprometido o resultado. Resta vencer estes últimos três jogos, e da minha parte deslocar-me ao Dragão para dar o meu apoio, e ver provavelmente pela última vez o mago Óliver com a camisola azul e branca. Acho que estes últimos jogos podiam servir para dar minutos aqueles que ficarão no plantel do próximo ano.
Anónimo
Lopetegui não falou da arbitragem, porque será?
Luis Clemente
Manuel
Porque não empatou, pois ficou um pênalti por marcar contra o seu clube.
Anónimo
Vim agora de bonfim, e já imensos jogos no bonfim e este foi o pior que ja vi… Não houve oportunidades de golo, nao houve emoçao, nao houve nada. Ate a claque Super dragoes tava parada. Foi mesmo um jogo para rezar que acabasse… valem os 3 pontos.
André Filipe.
Manuel
Tem cuidado com os adeptos do Porto que comentam aqui que vão ficar indignados com as tuas palavras porque eu já disse o mesmo mais acima e não me perdoaram com insinuações e mentiras.
Concordo, pois foi um dos piores jogos que eu também vi e continuo a dizer que se entende a razão pela qual as pessoas não vão ao futebol em Portugal. Não admira que o estádio do Bonfim estivesse um aspecto desolador e eu não vejo os estádios cheios a não ser quando lá vai o Benfica jogar.
Ontem estavam 9000 pessoas em Barcelos apesar dos bilhetes escandalosamente caros, muito mais caros do que quando vai lá o Porto ou o Sporting. No entanto, quando o FCP já foi jogar, apesar de estar geograficamente mais perto do Porto, estavam pouco mais de 3000 pessoas num estádio que leva 12.500 pessoas.
Isto quer dizer alguma coisa.
Kacal I
Não vi o jogo mas também o objectivo é continuar na perseguição ao Benfica e garantir matematicamente o 2º Lugar, há esperança está sempre cá mas a realidade é que o Benfica depois da goleada de ontem já tem o titulo conquistado e apenas falta a oficialização mas para serem campeões têm que vencer os jogos todos ou perder pontos apenas num porque não vamos dar luta e fazer a nossa parte, hoje serviu para continuar a pontuar e o objectivo foi alcançado.
Quanto ao Helton, vi uma defesa muito boa na 2ª parte mas não me surpreende porque junta capacidade de liderança, humildade, profissionalismo, mística e dedicação a uma enorme segurança, tranquilidade e qualidade, espero que fique mais 1 ano no plantel seja como titular ou suplente, no próximo ano espero que os GRs sejam Helton, Andrés Fernández e Gudiño ou então o Helton passar a suplente e o Porto ir ao mercado contra um GR.
O Casemiro desde que alcançou a sua melhor forma física e ficou entrosado com a equipa começou a fazer exibições positivas e outras soberbas e calou-me por completo, gostava que ficasse no plantel na próxima época mas não será fácil.
LuisRafaelSCP
Fui sempre referindo que o Helton é um guarda redes com outra experiência e que transmite acima de tudo outra tranquilidade à equipa e em especial à defesa… mesmo com 37 anos, é um guarda redes ainda com grandes qualidades e capaz de dar mais pontos à equipa, apesar de achar que o Fabiano (tem 27 anos, o que para um guarda redes ainda é idade de evoluir em alguns aspectos) é guarda redes que dá garantias e capaz de assumir o posto quando Helton acabar.
Em relação ao jogo, ouvi apenas o relato, parece ter sido um jogo fraquíssimo de ambas as equipas, Porto com serviços mínimos e Setúbal sem capacidade de criar o suficiente para merecer mais que a derrota… com uma arbitragem fraca e com vários erros à mistura.
Penso que é mais uma jornada que passa, e onde fique explícito, que realmente o Benfica é a melhor equipa do campeonato (não a que tem na teoria o melhor plantel mas…) e a que merece o primeiro lugar.
Luis
LuisRafaelSCP, esse foi sem dúvida a grande força do Benfica, principalmente esta temporada, a equipa em casa transfigura-se, e joga que se farta ( ao contrário do que aconteceu em vários jogos fora). Já sei que vêm aí para cima com o jogo do Porto, mas também não tinha necessidade de o ganhar (já o Porto…)
Olhando para a época, 13V e 2E, é sem dúvida excelente. É um fator onde o Sporting tem claramente que melhorar, não ceder tanto ponto em casa.
LuisRafaelSCP
Todas as outras onde o Benfica goleou e o Porto foi jogando assim assim para ver se dava para ganhar… Todas as outras onde o Benfica esmagou em casa e o Porto foi empatando com Boavistas e ganhando a outras à rasca. Só assim por alto ;)
João
Mais uma? Quais foram as outras? Assim por jornada, "x, y e z".
The Monster
Vitória injusta num jogo miserável, o resultado justo era o empate, ou mesmo a vitória dos da casa.
E mais não digo.
Vermelho
Nível da liga diz, agora não concordo, obviamente, que por um ou dois jogos se tirem ilaccoes sobre a qualidade do porto. Alias, ate o referi em cima.
Renato Teixeira
Vermelho, concordo a 100% com o que disseste. O que não invalida em nada o que eu disse. O facto de pior futebol do campeonato ter ido à Luz e ter empatado a 0 não diz nada sobre o adversário e consequente nível da nossa liga?
Vermelho
Renato porque não fala que a obrigação do porto seria marcar e o Benfica, não marcando, acabaria o jogo em vantagem? Não concordo com a afirmação acima mas também esse argumento não me parece dos melhores.
Renato Teixeira
Carlos Eduardo, como é que o Porto com o pior futebol do campeonato vai empatar à Luz a 0 num sítio onde o Benfica marcava há não sei quantos anos? Bem, o nosso campeonato anda a nivelar-se mesmo por baixo
carlos eduardo Cardoso
Para mim, na minha opinião, as duas equipas com pior futebol do campeonato.
Sombras
Também me parece algo exagerado. O Porto não jogou nada, mas o Setúbal ainda fez menos.
Anónimo
Jornada sem surpresas.
O mesmo se espera na semana que vem entre dois candidatos.
Ainda bem que Lopetegui demorou em apostar no Hélton que é muito melhor que Fabiano.
Ainda bem que Lopetegui é, na verdade, treinador do Porto.
No entanto expliquem-me uma questão sff:
Os 18º e 17º classificados descem diretamente. Relativamente ao 16º lugar, disputará um playoff de descida com o 3º classificado da II divisão Nacional? (Por exemplo um Setúbal – Covilhã) ou isso não acontecerá?
Tomás
Nuno FMS
Descem 2 e sobem 2. É incompreensível para uma liga de 18 equipas mas pronto, é assim.
Manuel
Um dos piores jogos que eu vi na minha vida, estava a ver o jogo e disse bem alto que não percebia como havia pessoas a pagar para ver um tal espectáculo.
Mais um penalty claro perdoado ao Porto por mão clara do Alex que a ser marcado mudaria provavelmente o resultado do jogo. Marco Ferreira mais uma vez cumpriu.
Brahimi e Jackson foram deixados sem marcação pelos defesas para marcar. Há 32 anos que o Setúbal não ganha ao Porto em casa. Parabéns ao Porto?
Vermelho
The monster. Não seria se tivesse atras das costas. Quando abrange fora do tronco e caso o braco não existisse ( obvio que o jogador tem dois braços ) a bola passaria. Não é considerado braço caso a trajetória da bola fosse interceptada pelo corpo caso este não estivesse lá, a menos que seja intencional.
Foi assim que me ensinaram as regras e é assim que ouço da boca dos mais entendidos.
The Monster
Luis Rafael, porque é que é penalti se o Alex Sandro tem os braços encostados ao corpo?
João Dias
Nuno R,
Amei a tua resposta das 23:13. A melhor chapelada que deram ao nosso caro seguidista do blog de seu nome Manuel.
LuisRafaelSCP
Manuel,
O que devia ser proibido era pessoas fazerem um comentário onde só sabem falar de arbitragens ou teorias da conspiração e nem uma "pinga" de futebol.
p.s.: Já vi os lances. Realmente não houve penalty por marcar para o Porto, houve falta sobre Brahimi mas esta começa fora da área… e fica efetivamente um penalty por marcar a favor do Setúbal. Não deixas de ser faccioso.
Nuno R
Kafka, a minha opinião sobre arbitragens é aqui bem conhecida, mantenho-a e não tenho problemas em discuti-la. Agora, reduzir isso a lances escolhidos a dedo (e descontando lances subjectivos, de "intensidade")…
Aqueles que acham que o campeonato foi limpinho limpinho, no fim ganhou o melhor e os erros equivalem-se e tal e coisa, assumo que tenham feito o mesmo em todos os anos em que o Porto venceu a Liga nos tempos dourados. Se é que me faço entender.
Anónimo
Nuno R melhor resposta que já vi aos comentários do Manuel neste blog, não é que seja dificil, mas a fasquia estava muito muito alta.
Jozef
Kafka I
Nuno R
Esse teu 2º parágrafo é tão válido para o Manuel como é para os Portistas e Sportinguistas que por aqui andam e apenas falam de arbitragens e nada mais (caso do José Moreira ou do João por exemplo) e a maioria das vezes omitem o que lhes convém, olhando apenas para os benefícios dos adversários e ignorando por completo os benefícios em prol dos seus clubes, ou inclusive mentindo sobre alguns dos benefícios, limitando-se a mandar números para o ar não os interpretando sobre se foram bem assinalados ou não etc, como tu bem frisas…
Nuno R
Para o Manuel, uma arbitragem boa ou má reduz-se a golos mal validados ou penalties.
Parto do princípio que concordes que o Porto-Amadora tenha sido um jogo limpo…
A tua argumentação aqui é sempre, mas sempre tão falaciosa que nem os teus camaradas de clube te levam muito a sério. Podes pensar que debitando aqui uns números (sempre os que te interessam, deves fazer uma perninha aqui nas folgas do teu emprego a martelar números para o Passos Coelho) ganhas a razão, mas isso não é verdade. Desses penaltes do CApela, quantos foram bem assinalados? Quantos ficaram por marcar?
Mas para não gastares mais teclas dou-te razão: Porto e Sporting estão falidos, Benfica nada em dinheiro, todos os clubes abrem as pernas ao Porto e deixam crescer a erva para lixar o Benfica, bilhetes caros só em recepções ao Benfica, e o Benfica foi prejudicado em todos os jogos do campeonato, taça e taça da liga, e o Porto e Sporting beneficiados em todos, o Porto impede emprestados de jogar e o Benfica não, só não entram em campo porque podiam sentir tonturas e desmaiar na relva.
José Moreira
Sabes que a principal diferença nos ultimos 7 campeonatos foi o facto do FC Porto ter ganho 5…
E afirmar que o FC Porto e beneficiado, usando como argumentos jogos em que perdeu ou empatou, parece credivel… Va la que o Benfica nao precisa de muitos penalties para ganhar, da mais jeito golos anulados, ou marcar golos precedidos de faltas nao assinaladas… Juntando isto ao antijogo constante, para travar as investidas do adversario, assim como as abundantes faltas, cria se uma equipa demolidora, que pratica um futebol de alto gabrito…
Manuel
Os 28-0 valem zero desde que os golos não tenham sido obtidos com erros de arbitragem de João Capela. Mas também tenho números sobre o João Capela que não podem ser desmentidos.
"Será que o Lopetegui sabe que esta a duvidar da honestidade do João Capela, que foi o árbitro que assinalou mais grandes penalidades a favor do F.C. Porto nas últimas épocas. Todos os adeptos querem acreditar que esse elevado nº de penaltis a favor do F.C.Porto nos jogos dirigidos pelo João Capela, apenas aconteceu por mera coincidência, que não é nada que os dirigentes do F.C. Porto já davam como garantido a sua ocorrência.
Nos 13 jogos dirigidos pelo João Capela em 7 campeonatos, o F.C. Porto não conseguiu vencer 5 desses jogos, mas os responsáveis do clube sabem que se os jogadores do F.C.Porto tivessem cumprido com a sua obrigação de transformar os penaltis a favor em golos o resultado final não teriam sido os seguintes no:
Académica 1 – F.C. Porto 2, Falcao falha o penalti aos 94 minutos (época 2009/10).
Olhanense 0 – F.C. Porto 0, Hulk falha o penalti que podia permitir o golo da vitória aos 4 minutos (2011/12).
Marítimo 1 – F.C. Porto 1, Jackson falha o penalti que podia permitir o golo da vitória aos 83 minutos (2012/13).
Nacional 2 – F.C. Porto 1, Quaresma falha o penalti que podia permitir o golo do empate aos 59 minutos (2013/14).
Académica 1 – F.C. Porto 0, Danilo falha o penalti que podia permitir o golo do empate aos 84 minutos (2013/14).
De resto dos 13 jogos que dirigiu o F.C. Porto ganhou 8 desses jogos e como demonstra o nº de penaltis a favor do F.C.Porto que já assinalou.
Para que conste nos 11 jogos do Benfica que João Capela dirigiu apenas assinalou 2 penaltis a favor do Benfica, alguém acredita que o rendimento médio do Benfica e do F.C. Porto nas últimos 7 campeonatos tem sido tão diferentes para que o F.C. Porto possa ter beneficiado de mais 5 penaltis que o Benfica com este arbitro?"
Responda quem quiser.
Nuno R
Quer dizer… o "ranking" dos 28-0 do Capela vale zero porque sim, mas esse do Marco Ferreira já é suspeito.
Manuel, pelo menos de incoerência ninguém te pode acusar…
Manuel
Só houve um penalty não marcado que foi o que eu apontei e que as TVs mostraram. Penaltis da rádio não contam, não têm imagens ao contrário das TV. Comentar sem ver o jogo devia ser proibido.
Quanto ao árbitro Marco Ferreira, deixo a opinião de um blogue que tem as estatísticas todas de todos os árbitros portugueses, números esses que não podem, por serem números, ser refutados…
"Segue-se o Marco Ferreira, no grupo dos árbitros que assinalaram penaltis favoráveis ao F.C. Porto e nenhum desfavorável. Com este árbitro, o clube que conquistou uma maior % de pontos disputados
nas últimas 7 épocas foi o F.C. Porto, com 87% dos pontos arrecadados. Nos únicos 2 jogos dirigidos por Marco Ferreira que o F.C. Porto não conseguiu ganhar, ao menos pode-se dizer que o Marco
Ferreira fez o que era possível da sua parte parte para que o F.C.P. obtivesse um melhor rendimento ao assinalar 1 penalty favorável ao F.C. Porto em cada um desses 2 jogos.
Se o F.C. Porto não obteve 100% dos pontos disputados nos jogos dirigidos pelo Marco Ferreira, foi porque os elementos do clube não demonstraram competência suficiente para aproveitar os penaltis a favor para ganhar esses jogos.
Justiça seja feita ao Lopetegui, ao menos ele não considera que Marco Ferreira mereça ser discutido antes de sequer ter errado no próximo jogo, Setúbal-F.C. Porto. Parece que para o jornal oficial do F.C. Porto, o Marco Ferreira ao menos só será capa de jornal após o jogo, tal como aconteceu no Braga-Benfica, jogo em que ocorreu a pior nota da época para um árbitro (Marco Ferreira). (Será que Lopetegui foi beneficiado com os erros desse jogo?)."
Rabensandratana I
Manuel, o SLB fez exibições espectaculares esta temporada, nomeadamente na UCL.
O que vale é que és um papagaio com o disco riscado, sempre a destilar ódio, eu já sei que o SLB é isto e aquilo, que tem sempre as contas em ordem, etc, é a melhor equipa do universo, etc.
Por favor faz um favor à malta troca de disco pede ao Rui Gomes da Silva, ao Orelhas ou ao João Gabriel um novo guião, por favor.
Madureira
Se para mim é penalti, daí a dizer que foi "mais um" é realmente engraçado depois do que se tem assistido neste campeonato, mas pronto lê-se de tudo… o Porto fez uma 1ªparte boa, na 2ª caiu a pique mas valeu pelos 3 pontos!
Filipe
Deve ter visto muitos na Luz até ao Natal :) Não faltaram foi jogos do Benfica até essa altura com qualidade idêntica ou pior que este.
João Dias
Por favor, porque é que é assim? Porque é que pensas que tudo no teu clube é perfeito e no rival é tudo péssimo e são sempre benficiados?
Não sejas assim. O futebol não ganha nada com isso.
LuisRafaelSCP
Não vi o jogo, mas pelo que OUVI no relato, antes também ficou um penalty por assinalar a favor do Porto. Quando queremos criticar, temos de analisar também os factos que não nos convém tanto… senão perde-se credibilidade.
Anónimo
Vitória justa do Porto que justificou durante os 90 minutos a vitória. Não acho que a arbitragem tenha influenciado o jogo mas penso que ficam dois penaltis por assinalar, um ao FC Porto e outro ao Vitória.
Destaque individual para Casemiro, que com estas últimas exibições ganhou definitivamente lugar no plantel do Real Madrid 2015-16 e para Helton que fez uma boa exibição. Por fim destacar Jackson que marcou mais 1 golo e cimentou a liderança na lista de melhores marcadores da Liga. Parece-me que na próxima jornada tanto Jackson com Jonas irão faturar (é a minha aposta).
Henrique
NFM
Cha Cha Cha, Casemiro e A Sandro estiveram em grande…
Temos de renovar com o A Sandro pois é um jogador crucial… Perder os 2 laterais e Cha Cha Cha seria (será) caotico…
Voltamos a jogar bem na 1ª parte e muito mal na segunda… Esta bipolaridade já chateia apesar de o Vitória pouco perigo ter causado….
Francisco Pacheco
Bem, este jogo serviu para ver que os objectivos do fcporto relativamente ao resto da época roçam o 0.
Se não querem jogar lancem e procurem "Ruben Neves" desta vida.
Lamentável.
E o Setúbal ilustra a fraqueza do futebol portugues, se arriscasse com uma postura mais agressiva facilmente pontuava mas perder por poucos foi sempre mais importante (sim eu sei que tentaram melhorar na 2a parte mas o porto foi demasiado mau tinha de haver mais pressão) nao deixa de ser ridículo so agora ser lançado helton que é dos poucos jogadores que dos pés à cabeça se enquadra neste estilo do lopetegui
carlos eduardo Cardoso
Como é que este fcp quer estar em primeiro? Jogam nada! Digo eu
Kafka I
Rodrigo
Que tremendo disparate e mentira que estás para aí a dizer, o Benfica nunca na vida tem 53 jogos esta época, ao ponto que isto chega
Campeoanto: 25v 3e 3d 78-15 golos
Taça Portugal:2v 0e 1d 8-5 golos
Taça Liga: 4v 0e 0d 10-0 golos
Supertaça: 0v 1e 0d 0-0 golos
Liga Campeões: 1v 2e 3d 2-6 golos
Total: 45 jogos, 32v 6e 7d 98-26 golos
Enfim ao ponto que chegam, até inventam jogos que o Benfica não fez, e como é evidente o Porto nunca na vida tem 57 jogos feitos esta época, mas nem me vou dar ao trabalho de provar que estas a mentir, enfim
Anónimo
Jogam nada mas curiosamente têm uma média de golos marcados (2,35) e sofridos (0,65) melhor que o benfica (1,96 / 0,75), o melhor marcador do campeonato e mais jogos.
FCP: 57 Jogos, 40V 12E 5D (GM: 134-37)
SLB: 53 Jogos, 34V 6E 13D (GM: 104-40)
Rodrigo
Avbbs
velocidade? O Porto mostrou muito mais esta época do que o Benfica. Não estou a dizer que mereça ser campeão porque isso vê-se nos pontos mas é um bocado estranho estarem a avaliar o Porto agora que o 1º lugar é quase impossivel e é normal haver menos motivação.
carlos eduardo Cardoso
Nao é de agora.. o Porto n tem velocidade. É a diferença para o benfica. Digo eu
Diogo Neves
É oportuno dizê-lo agora. Digo eu…
Gonçalo
Por essa lógica, o Chelsea lutava para não descer…
Anónimo
Agora que o campeonato está perdido, pouco interessa. Digo eu.
G. Magal
Rodolfo Trindade
Valeu pelos 3 pontos!
Uma primeira parte de domínio mas uma segunda parte muito pobre!
Mais um golo de Jackson que volta a isolar-se no topo da tabela dos melhores marcadores!
Boa réplica do Vitória na segunda parte, mas com poucos argumentos.