Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Lopetegui manteve a tradição e o FC Porto caiu; Dragões, sem avançado e com três centrais, foram a presa que o Chelsea precisava; Marcano pecou na defesa; Brahimi tentou fazer tudo; Danilo foi o único destaque positivo

Chelsea 2-0 FC Porto (Marcano 12′ p.b. e Willian 52′)


Terminou mais cedo o percurso do FC Porto na Champions esta época, num dia histórico pela negativa para Casillas que pela 1.ª vez na carreira vai jogar a Liga Europa. Os dragões foram derrotados pelo Chelsea e com a vitória do D. Kiev frente ao Maccabi (1-0, golo de Garmash) acabaram a fase de grupos apenas no 3.º lugar do grupo G. Lopetegui, como manda a tradição, inventou (os técnicos portistas gostam sempre de inovar em Inglaterra, como foram disso exemplo as apostas em Costa e Nuno A. Coelho), apostando numa táctica com 3 centrais e sem um avançado centro, algo que não resultou: a defesa (com Marcano em destaque pela negativa) deu muito espaço e o ataque não existiu (Courtois praticamente não foi chamado a intervir). A contrastar com um conjunto portista sem ideias, apesar de Brahimi ter dado tudo para se evidenciar na maior montra do futebol, apareceu um campeão inglês apostado em salvar a época, que mesmo sem ser brilhante (apesar de ter tido oportunidades mais do que suficientes para alcançar um resultado mais expressivo), com unidades como Willian, Óscar e Diego Costa em destaque, fez o suficiente para segurar o primeiro lugar.

Quanto à partida, o FC porto entrou num sistema diferente do seu habitual, com Lopetegui a apostar em 3 centrais e com Brahimi e Corona soltos na frente. O encontro teve um início intenso e Brahimi foi o primeiro a testar Courtois num cruzamento-remate. No entanto, no minuto 12 surge o primeiro golo do jogo. Perda de bola dos dragões, com Diego Costa a ganhar sobre Marcano (péssima abordagem) e isolar-se perante Casillas, o guardião espanhol ainda defendeu mas a bola ressalta em Marcano e entra (Maicon ainda tentou evitar, mas a bola ultrapassou a linha). A partida continuou na mesma toada, muito disputada e intensa, mas foi novamente o Chelsea a estar perto de marcar. Grande jogada dos Blues, com Willian a dar de calcanhar para Oscar, que vê o seu remate desviado em Marcano e a rasar o poste. Até ao fim do primeiro tempo poucos motivos de interesse, à excepção de um remate de Diego Costa que Casillas desviou para canto. A segunda parte começa com mais uma oportunidade para os homens da casa, mas o guarda-redes portista voltou a estar à altura ao defender um remate de Willian. No entanto, num lance de “déjà vu” os londrinhos chegaram mesmo ao 2.º. Ataque rápido, Hazard solta para Willian na direita, que, com um autêntico míssil, desta vez não perdoou. Em desvantagem por dois golos, Lopetegui lançou Rúben Neves e Aboubakar, voltando ao sistema táctico habitual. À passagem do minuto 63, os dragões dispuseram da primeira real oportunidade de golo, com Brahimi em boa posição a rematar mas a bola a desviar num defesa dos Blues e a sair ao lado. No entanto, o Chelsea parecia ter o encontro controlado, explorando o contra-ataque. Tello ainda pôs à prova Courtois, mas foi de novo a formação da casa a estar muito perto do golo, quando Hazard viu um remate seu bater no poste numa dessas transições rápidas. Diego Costa também falhou uma recepção que o deixava isolado. Até ao final, o FC Porto ainda tentou reduzir, mas Courtois nos poucos lances que teve de intervir mostrou-se muito seguro e já no período de descontos Brahimi (o mais inconformado) remata um pouco ao lado, num lance de grande nível.

FC Porto – 10 pontos até seriam suficientes na maior parte dos grupos mas neste era impossível errar e a derrota com o D. Kiev foi fatal. Um desaire que certamente irá pesar em termos financeiros, não ignorando que este plantel tem muitos elementos “modo Champions”, que agora podem perder alguma motivação.

Lopetegui – o treinador portista voltou a “inventar” com a ausência de Aboubakar no 11 e com a utilização de um 3-5-2 inédito na sua passagem pelos Dragões. O esquema falhou a toda a linha com o melhor período portista (esquecendo a parte final do jogo em que o Chelsea entrou em descompressão) a ser nos minutos iniciais da partida em que a equipa conseguia circular no meio campo adversário, ainda que sem o materializar em oportunidades. O trio de centrais teve imensas dificuldades com Diego Costa, Maxi e Layún pouco fizeram como alas e a melhor unidade do meio-campo foi Danilo, somando uma exibição de excelente nível num contexto de grande exigência. Fartou-se de recuperar bolas e fechar espaços, apelando constantemente à dimensão física para fazer impor o seu futebol. Mais à frente, Brahimi e Corona apareceram soltos e voltaram a ser dos mais inconformados nos Portistas, tentando sempre a criação de desequilíbrios individuais em situações de inferioridade numérica, mas raramente fizeram a diferença, até porque quando isso acontecia faltava sempre uma unidade referência na frente. Até final do jogo, Lopetegui lançou Aboubakar, Tello e Rúben Neves e os azuis e brancos ganharam mais poder de fogo na frente, muito embora a partida já tivesse numa fase em que o Chelsea pareceu consentir o domínio ao adversário.

Chelsea – Vida fácil para Mourinho, que com a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões alivia alguma pressão. O Português, ao contrário de Lopetegui, não inventou e, após o primeiro golo, o seu conjunto dominou o encontro. A forma como Matic e Ramires impediram o Porto de circular por dentro do bloco dos londrinos foi decisiva para que a equipa se mostrasse forte sem bola. E quem tem Hazard e Willian (hoje o Brasileiro esteve mais activo, não só pelo golo) sente-se sempre confortável nas transições, ainda para mais com Diego Costa que deixou clara a diferença de velocidade/potência face aos centrais do Porto.  Ainda assim, e nos momentos mais críticos a equipa nunca abanou e a aposta de Mourinho em Zouma voltou a ser ganha, com o Francês a dar velocidade a última linha do Chelsea.

0 Comentários

  • Bernardo Silva
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:36 pm

    É OFICIAL: O Lopetegui não percebe mesmo nada de futebol! Como pode um treinador jogar em 3x5x2 e querer controlar a profundidade do Chelsea que é um dos seus pontos mais fortes?? É muito mau mesmo este treinador, estes jogadores merecem um treinador muito melhor..
    Danilo é um grande jogador, Imbula não…
    Este meio campo do Chelsea no que toca a recuperações de bola foi perfeito, notável o jogo de Ramires e Matic! Destaco por parte do Porto de novo o Danilo e o Corona, ambos foram os mais inconformados.. Brahimi quis fazer tudo sozinho mas não conseguiu, bom esforço o homem é mesmo um mágico, Maxi Pereira esteve tão tão mal… credo, Imbula idem idem aspas aspas.
    Se fosse adepto do Porto pedia imediatamente a rescisão do contrato deste treinador…
    Siga amanhã há mais para Portugal!
    PS: Oscar a jogar sempre a este nível é fenomenal!

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:41 pm

      Subscrevo tudo o que disse, e acrescento que Layun também esteve muito mal nas recuperações e compensações defensivas

      GG

    • Francisco A.
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:43 pm

      Jogamos em 5x3x2 na 1ª parte e quando já sabíamos que perdíamos mete 3x5x2 a tentar um milagre.

      Jogamos para não perder como já aqui tinha dito.

      Um "treinador" que passa o jogo todo a berrar , " faz falta… faz falta", "vamoooos….vamooos" e não dá nenhuma indicação aos jogadores é medíocre.

    • MP
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:47 pm

      Enquanto adepto do porto posso te dizer que já estamos a pedir a rescisão do basco há muito tempo. O homem não tem noção do que fazer com uma equipa de futebol

    • Vital Moreira
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:48 pm

      Imbula custou 20 milhões ao Porto e produz um terço do que produz Ruben Neves que não custou absolutamente nada.. Acho que alguém gosta de esbanjar dinheiro

    • Sam P.L.
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:02 pm

      É nestas ocasiões que pensamos " Grande favor que o PdC devia ao Mendes" é que ninguém percebe ainda hoje a escolha.

    • Bernardo Silva
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:05 pm

      Exatamente :)

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:18 pm

      Grande análise Bernardo.
      FilipeC.

    • Flávio Conceição
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:26 pm

      Não concordo minimamente. O Imbula não esteve mal, mas não se pode pedir milagres ao homem, recebia a bola sempre no meio de três. Maicon, Martins Indi e Danilo estiveram sólidos, Brahimi e Corona tudo tentaram mas ter de fintar meia equipa do Chelsea para criar um lance de golo é uma tarefa demasiado hérculea, mesmo para malabaristas deste gabarito. No entanto fica à vista que há jogadores que não tem capacidade para jogar no Porto, nomeadamente como primeiras opções. Maxi e Layun disfarçam no campeonato português as lacunas gritantes a nível defensivo, Marcano é um central medíocre, Herrera é feio que dói e pensa o jogo demasiado devagar, Aboubakar enganou muita gente no início de época mas salta à vista o primeiro toque horrível, a falta de capacidade técnica do camaronês.

      O Porto não perdeu o jogo porque o treinador inventou, tanto que o Chelsea teve um primeiro golo muito fortuito e pouco incomodou Casillas ao longo dos noventa minutos. O Porto perdeu porque não joga nada, é incapaz de criar lances de golo, tem uma posse de bola que é lateralizar de um lado para o outro do campo e não tem profundidade. Um adepto não pede a cabeça do treinador por perder um jogo, pede pela falta de ideias que a equipa tem apresentado. Quem sofre em Tondela não pode querer ganhar no Chelsea.

    • João Almeida
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:40 pm

      Nestas alturas tenta-se sempre arranjar um culpado para o insucesso, e neste caso concreto, é óbvio que o elo mais fraco é Lopetegui.
      O problema é que ele não foi lá parar sozinho, alguém o colocou lá. Está na altura da SAD tomar medidas , pois foi está SAD que o meteu lá.
      . Temos jogadores à PORTO, é um facto, mas não temos treinador à PORTO, outro facto. Quanto à estrutura directiva, custa-me dizer isto, mas acho que também já não é à PORTO, mas sim à melhor o£€rta

    • Maurício
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:50 pm

      O Imbula esteve mal? Ou pior, o Imbula é mau? Claro que não. Matic também não fez um jogo notável e Óscar muitíssimo longe de ser fenomenal. O Chelsea jogou como sabe e fê-lo bem, sem ser excelente. O Porto é que perdeu o jogo logo quando saiu o 11 inicial. Terrível. É incompreensível jogar contra o Chelsea desta forma. Por fim tenho de concordar a 100% com a rescisão do treinador.

  • Francisco A.
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:36 pm

    Mas alguém podia acreditar com este "treinador"?

    Precisamos de ganhar e o que é que faz? Tira o Aboubakar e jogamos com 5 defesas na 1ª parte e… 0 remates.

    Só há uma solução para isto: despedir a "amostra de treinador".

    P.S. Brahimi merecia muito mais.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:41 pm

      Grande jogo do Marcano, o melhor central em Portugal.

      Gomes

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:43 pm

      Despedes Lopetegui 3 semanas antes do clássico,e trazes quem?

    • Celso Araujo Martucho
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:44 pm

      Nunca desejei tanto que uma equipa Portuguesa perde-se como hoje, agora o tao aclamado Ruben Neves tambem vai jogar na segunda divisao Europeia.
      O mundo da mesmo voltas, agora esse teu argumento cai por terra, teras que arranjar outro.

    • Pedro Sousa
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:46 pm

      Epa parece que agora o teu meio-campo já passou a ser pior que o do Sporting.

      SL

    • João Freitas
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:47 pm

      Sou o único que acha que o Lopetegui às vezes faz de propósito para gozar com a cara da malta? É de rir.

    • Júlio
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:54 pm

      acreditava-se mais que o Maccabi conseguisse o empate…

    • PedroL
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:05 pm

      Quer me parecer que tanto o Benfica como o Porto sofreram nesta ultima jornada por mérito de invenções dos respectivos treinadores

    • Filipe
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:18 pm

      Entao Francisco? Agora o ruben junta se ao "outro" na liga europa?

    • Francisco A.
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:20 pm

      Pedro Sousa, onde é que disse isso?

      Gonçalo Duarte, o Bielsa não está livre?

    • JM
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:40 pm

      Como previsível, foram parar à Liga Europa. Portanto, pela tua lógica, o plantel do porto vale 0.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:46 pm

      Francisco A.
      Não era má opção não,de todo,mas muito improvável

    • Pedro, o Polvo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:46 pm

      Não era só brahimi, toda a equipa praticamente merecia muito mais.. À excepção dos centrais e do defesa esquerdo as nossas posições estão bem ocupadas. Temos uma equipa interessante e cujo potencial está a anos luz do que este treinador nos permite alcançar. Não foi por este jogo (outro muito mal conseguido) que fomos eliminados, porque este resultado era o expectável quando saíram os grupos.. Nem é por este resultado que quero um treinador novo.. Sou um grande apologista em dar tempo de trabalho aos profissionais, mas acho que lopetegui já esgotou as suas hipóteses e até hoje, com a matéria prima que lhe foi disponibilizada,sempre mostrou pouco futebol.

    • João Almeida
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:47 pm

      Gonçalo Duarte: Rui Barros faz parte da actual equipa técnica, provavelmente conhece melhor os jogadores que JL e acima de tudo sabe o que é ser PORTO. De certeza fazia melhor figura que JL.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:54 pm

      João Almeida
      Não conheço,mas sim provavelmente era melhor

    • Ema Alves
      Posted Dezembro 10, 2015 at 5:58 am

      Luis Castro no entretanto não era tão mau como Lopetegui. E ficávamos à espera do André Vb Ao menos não inventa tanto e sinceramente na altura até me pareceu uma pessoa com boas ideias apesar da fraca qualidade à disposição!

    • Anónimo
      Posted Dezembro 10, 2015 at 9:21 am

      Brahimi merecia mais? A meu ver teve exactamente o que merecia. Nos jogos da champions mata se a jogar, campeonato é o que se tem visto. Jogadores que querem só a champions para se mostrarem podem ficar em casa. Lopetegui há muito mostrou que não é treinador nenhum, tá na hora dele.

      Humberto Cruz

  • Anónimo
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:36 pm

    Marcano a provar a muita gente que não passa de um central a roçar o miserável…

    Serodio

    • Bernardo Silva
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:40 pm

      Concordo em pleno não passa de um boneco no centro da defesa… Indi é melhor.

    • Paulo Pereira
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:45 pm

      O Marcano até podia ter marcado três auto-golos e ter sido expulso. Não é ele o culpado de o Porto não criar UMA ÚNICA chance de perigo.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:46 pm

      O Marcano é o melhor central do campeonato, o Aboubakar o melhor ponta de lança e o Imbula o segundo melhor médio atrás do André Andre. São algumas declarações que lemos há uns tempos…

      Já eu tenho dito que há excepção dos extremos o plantel do Porto tem muitas lacunas e que está muito longe de ser aquilo que alguns dizem. O tempo vai continuar a dar-me razão.

      André Martins

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:59 pm

      Até parece que estava a jogar contra o Arouca. E por exemplo, a julgar pela Champions e pelo que se passou ontem, o Lisandro é o melhor central a jogar em Portugal (apesar de ser bom, não o é). Eu não gosto do Marcano, mas já vi coisas bem piores.

      Bruno

    • Bernardo Silva
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:12 pm

      Lisandro neste momento é o melhor central em Portugal.

    • Rabensandratana I
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:23 pm

      O Marcano é para mim o central mais fiável e o que comete menos erros, hoje não esteve bem até marcou um autogolo mas nos restantes jogos tem estado a bom nível.

    • Rodrigo Cruz
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:24 pm

      Isso do melhor central em Portugal é tão ridiculo que enfim…primeiro era o Marcano o melhor central em portugal, depois o sporting faz um jogo e afinal é o ewerton o melhor central, o benfica jogou ontem já é o lisandro. O próximo é quem ?

    • Zé do Pipo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:57 pm

      O melhor central é um pouco relativo porque não há um que se destaque verdadeiramente,mas há dois que são bastante fiáveis e o Marcano é um deles de certeza. Hoje tremeu,mas não o podemos julgar por 1 jogo

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:02 pm

      Bernardo Silva e que continue a ser, o Vietto ontem agradeceu.

      Mário

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:31 pm

      E depois somos nós que eudeusamos os jogadores do Sporting. No fim-de-semana era o Renato Sanches que tirava lugar ao Iniesta no Barça. O Lisandro joga meio mês é já o maior da aldeia dele.

    • António Tonga
      Posted Dezembro 10, 2015 at 12:57 am

      Zé Maria, digo-te de fonte segura que o Lisandro é o melhor da aldeia dele… Não se exaltem que o Bernardo é um brincalhão (Ele sabe que o melhor central é o Jardel :D)

    • Sebastião América
      Posted Dezembro 10, 2015 at 1:04 am

      O Lisandro é o melhor central em Portugal? Por amor de Deus… Se o Ewerton não pode ser considerado o melhor porque jogou poucos jogos, como é o Lisandro já pode, isto não contando com o facto que o Ewerton é MUITO melhor jogador.

    • JMF
      Posted Dezembro 10, 2015 at 3:12 am

      Basta lembrar quem o foi buscar: se o Lotopegui não percebe de bola como é que o Marcano podia prestar?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 10, 2015 at 10:41 am

      se houve alguém a provar alguma coisa foi mesmo o Danilo a comtinuar a mostrar que é MUITO mais jogador que Wiliam carvalho…

      Bola de Berlim

  • bpstp
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:37 pm

    Sem dúvidas o melhor jogo de Chelsea esta época, principalmente na segunda parte. Quanto ao Porto: quem vai ao jogo que precisa de ganhar sem PL arrisca-se a perder.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:39 pm

    Grande jogo de Danilo Pereira, Marcano melhor central em Portugal dizem eles, talvez contra o União.
    De resto, jogo muito fraco do Porto, era bola em Brahimi e fé no argelino.

    Mário

    • Francisco A.
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:45 pm

      Há algum central em Portugal que seja top-mundial?

      Os restantes centrais que jogam em Portugal têm feito grandes exibições contra equipas desta dimensão…

    • Luís Martins
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:46 pm

      O que é que, por exemplo, os centrais do Sporting já provaram num palco europeu?

    • Nuno Cass
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:08 pm

      Não achei que o Danilo tivesse feito um grande jogo, talvez tenhas só o lance com o Diego Costa em mente, mas foi um jogo apagadito e em que fez pouco mais com bola do que passar para o lado e p'ra trás.

    • Ângelo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:11 pm

      Meu caro sou Benfiquista mas custa-me mesmo assim ler este tipo de comentários.
      Como é possível um jogador passar facilmente de bom para medíocre?
      Quando se joga contra grandes equipas é normal que algumas limitações que os jogadores tenham ficam mais em evidencia, o que acaba por ser bom para o jogador uma vez que pode tornar isso numa evolução.
      Os jogadores melhoram é a jogar contra grandes equipas e a errar!
      Quando não se joga na Champions é normal que os jogadores parecem melhores do que realmente são.

      SB

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:44 pm

      Luis Martins, o que é que, por exemplo, os centrais do Sporting têm a ver com isto?

    • Jonas
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:48 pm

      O Marcano e um bom central e dentro de um contexto favoravel como e jogar no Porto e em Portugal parece-me mesmo muito bom. O Garay e o Otamendi tambem tiveram alguns jogos maus e houve quem dissesse que eram piores do que um mochilas qualquer que ja nem me lembro do nome.

      Jonas

    • Luís Martins
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:17 pm

      Zé Maria, a partir do momento em que o assunto "melhor central am Portugal" vem à baila, a referência aos centrais do Sporting é válida. Corrige-me se estiver enganado, mas o Sporting é uma equipa que joga no campeonato português, certo? De resto, o 'por exemplo' não estava lá a fazer feitio.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:36 pm

      Ah sim, então porque é que mencionaste os centrais do Sporting? Esse comentário acrescentou zero à discussão: "melhor central em Portugal". Mas eu digo-te que o Paulo Oliveira fez uma ótima campanha na Champions, com boas exibições contra o Chelsea em casa e nos jogos com o Schalke 04. E agora? Ficámos todos elucidados em relação ao melhor central em Portugal…

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:37 pm

      Na minha opinião, o melhor central é o Jardel do Benfica. Não preciso de ir buscar provas dele a nível europeu para isso…

    • Luís Martins
      Posted Dezembro 10, 2015 at 12:15 am

      Foi o Mário, no comentário inicial, que usou a exibição de hoje do Marcano (num jogo europeu) para indiretamente dizer que ele não é o melhor central do campeonato. Não foi eu.

    • António Tonga
      Posted Dezembro 10, 2015 at 1:03 am

      Na minha opinião os centrais em Portugal estão todos em níveis aproximados, julgo que são de 3a linha a nível europeu. Se tiver de escolher o que acho melhor (como têm valores tão aproximados é discutível e entra sempre no campo do gosto pessoal) escolheria Jardel.
      Mas qualquer um dos outros 8 ( três por cada grande) está ao mesmo nível ou muito próximo.

  • cards
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:39 pm

    Jogar sem ponta de lança num jogo onde tinham de marcar golos…
    Está certo que não é por jogar com mais avançados que se marca mais golos mas isso ajuda…

  • Paulo Pereira
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:39 pm

    Derrota justíssima. E o Porto vai para o lugar a que pertence esta época: a Liga Europa.

    Pior que a derrota é não haver uma centelha de esperança durante o jogo inteiro. Porque não há uma oportunidade, uma boa jogada, um contra-ataque rápido, nada. Nada! Lopetegui tem de sair. Perder é aceitável. Mas perder a jogar desta forma ridícula não. Que futebol passivo, lento, previsível.

    Terrível, mesmo. Parabéns ao Dínamo Kiev e ao Chelsea.

    P.S.: Apesar de tudo, quero ainda dizer que uma equipa como o Maccabi estraga completamente um grupo.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:45 pm

      Quem tem o Maccabi? Perderam com todos, fizeram 0 pontos, que influência tiveram?
      Ele há cada desculpa..

      José Carlos

    • Miguel Costa
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:46 pm

      Subscrevo o PS, fazer 10 pontos e não passar é qualquer coisa, mas a culpa não é do Maccabi com certeza. A título de exemplo, a Roma passa com 6 pontos, se não é inédito anda lá perto…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:00 pm

      Concordo com tudo, especialmente com a parte do Maccabi. É que nem um pontinho… Já o BATE, o Astana e o Gent… Surpreenderam-me.

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:08 pm

      O Maccabi que tem?
      Eu faço-lhe um desenho: Faça de conta que o o Maccabi não entrou, o grupo era só com os outros 3 clubes.
      A classificação final era exactamente a mesma!

      Entendido?

      Marques

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:17 pm

      Caro Marques,
      Exactamente como o senhor disse, importante é ter atenção que é um grupo de 4 equipas portanto ter uma que não faz sequer um ponto não é de todo vantajoso.

      RP

    • Paulo Pereira
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:21 pm

      Marques, acho que era bastante óbvio o que eu quis dizer com o PS. Se entendeste e isso foi tudo ironia, então o comentário era escusado.

    • Flávio Conceição
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:31 pm

      A questão é mesmo essa Marques. Se pensasse antes de escrever podia ser que saísse algo mais fundamentado. O que o Paulo Pereira quis dizer é que uma equipa destas no grupo, que faz zero pontos leva a que qualquer escorregadela, no caso a derrota no Dragão com o Dinamo de Kiev, provoque a uma eliminação precoce, ao passo em que noutros grupos equipas com menos pontos e com mais deslizes conseguem o apuramento. Equipas tão fracas comprometem a competitividade da Liga dos Campeões.

      Entendido?

  • João Freitas
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:40 pm

    Ridículo.

    Um jogo em que era OBRIGATÓRIO atacar para vencer… Começamos sem ponta de lança. Era suposto o quê? Manter o resultado? O Kiev ia perder de certeza?

    Falta de noção deste treinador.

    O Chelsea fez com o FC Porto esta noite o que não conseguiu fazer até agora nesta época. Dominar o jogo todo. Não estou desiludido com a derrota, mas estou muito desiludido com o jogo.

    • Flávio Conceição
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:33 pm

      Então, pelo mesmo raciocínio, se era OBRIGATÓRIO ganhar porque não se entrou em campo com cinco avançados? Assim ganhava-se de certeza…

    • João Freitas
      Posted Dezembro 10, 2015 at 12:23 am

      Flávio, nem 8 nem 80. Não precisas exagerar para me dizeres que posso estar errado. A minha lógica seria meter a equipa a jogar como ela joga melhor. É com ponta de lança. Ou não?

      O homem não precisava de inventar frente ao Chelsea

    • Flávio Conceição
      Posted Dezembro 10, 2015 at 12:12 pm

      Eu não disse que estavas errado. Nem eu, nem tu, nem o Lopetegui, ninguém é dono da verdade. No futebol não há verdades absolutas, cada um faz a sua leitura e tem o seu plano de jogo. Também não concordo com a abordagem que ele fez mas a verdade é que o Aboubakar não anda a jogar nada, e pode-se ganhar a jogar sem avançado. Acho que umma boa solução podia ter sido o Bueno, ligava melhor o meio campo ao ataque sem abdicar de uma referencia na frente.

  • Sombras
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:40 pm

    esta derrota pode comprometer muito seriamente a saúde financeira do FCP. Depois do colossal investimento que tem sido feito (quando a liquidez já não era famosa) perder assim 10M€ podem vir a constituir um problema muito sério. Vamos ver se não terá repercussões no mercado de inverno nomeadamente ao que a saídas diz respeito.

    • André Dias
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:43 pm

      Colossal investimento? 10M? pelo menos sabe do que esta a falar?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:46 pm

      Este discurso da preocupação financeira dos clube de tipo português não passa de utopia, na ouvi isto no Sporting no Benfica nos últimos largos anos, é indiscutível que independentemente da que faças ba champions tens de vender igual os jogadores e melhores exemplo do que a época passada do porto não tens!
      Mais já saíram notícia que braihimi e imbula já estavam vendidos antes do jogo de hoje!

      B.Guimarães

    • Pessoa
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:52 pm

      Espero que tenha consequências. E elementos que tem oferecido pouco sejam devolvidos.Exemplo do Osvaldo.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:59 pm

      Incrivel.. Nao ha como nao referir o jogar sem pontas, em 3 5 2 , quando é sempre necessario nesta táctica ter um jogador fixo.. mas imaginava a jogar assim em contra-ataque, mas na tentativa de tiki taka do lopetegui, esquece. Sombras, concordo inteiramente, será muito dificil o Porto apresentar resultados financeiros , sem grandes vendas. e rapidamente terão de ser feitas (prazo um ano)

      Filipe B

    • Nuno Cass
      Posted Dezembro 9, 2015 at 9:59 pm

      O Porto ainda neste verão fez vendas superiores a 100M e tás tudo preocupado com a saúde financeira do clube… Se calhar valia mais preocupares-te com a do teu, que já tem o dinheiro que vai receber dos direitos televisivos todo hipotecado para pagar dividas a bancos.

    • Logen
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:14 pm

      Nuno Cass, antes de falares informa-te primeiro!
      Cumprimentos

    • Filipe
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:17 pm

      Nuno Cass,
      E desses 100M quanto é que o Porto viu?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:19 pm

      Todo hipotecado? Mesmo que isso fosse verdade, pelo menos não dependemos da venda de jogadores para abater o passivo. Conseguimos controlar e abater o passivo sem dinheiro proveniente de mais valias. Tudo o que vier por acréscimo é sempre a ganhar. E sim, o Porto tem uma estratégia de risco que pode correr muito bem como muito mal. Investiu para passar na champions e não passou, ou faz muito dinheiro em vendas ou tem de desinvestir. Simples.

      JD

    • Nuno Cass
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:27 pm

      Amigo Filipe, não foram 100M, foram mais de 100M. Viu o que viu, pelo Imbula também falam que pagou 20M e na realidade não pagou nada disso. Tanto o Porto como o Benfica estão muito sujeitos a jogadas de fundos, já todos sabemos, mas isso não serve apenas quando se vende, quando se contrata também não pagam o que se fala.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 10, 2015 at 12:07 am

      A desculpa do financeiro não entra aqui em causa sim é dinheiro que não entra garantidamente mas recuperável em 3 eliminatórias da LE (comparável à eliminação nos 8os da LC) não é por aí agora prestígio sim perdeu se algum.
      Cumprimentos André Correia

  • Benson
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:40 pm

    Para mim, era ter o AVB no sapatinho este Natal.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 10, 2015 at 12:04 am

      Era lindo , voltava a acreditar no Pai Natal
      Ou então já que estão desempregados trazia mos
      O " el loco" marcelo bielsa ou o Brendon Rogers ou ate o Gary Monk
      Uma aposta mais arriscada era o Mircea Lucescu

      Sadseven

  • Rafael Almeida
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:41 pm

    Um crime deixar Aboubakar (nem que fosse para dar trabalho à dupla de centrais) e Ruben Neves no banco.

    Lopetegui a tentar povoar o meio campo para não deixar o Chelsea sair em ataques rápidos. Saiu-lhe mal pois ninguém sabia o que fazer, nem extremos/avançados nem médios, deixou a equipa desiquilibrada e ainda mais vulnerável a ataques rápidos.

    Diego Costa é uma nulidade.

    Brahimi merecia mais.

  • TheRikardoN
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:41 pm

    O Porto fez o suficiente para passar, basta ver a Roma a ir aos oitavos com 6 pontos…

  • Emerson Garrine
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:42 pm

    Finalmente está encontrado o maior inventor da história. Qual Thomas Edidon,qual Steve Jobs, qual Nicola Tesla??? O maior inventor da história chama-se…advinhe….

  • Gonçalo Duarte
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:42 pm

    Ai Lopetegui,Lopetegui,curioso para ver a sua situação nos próximos dias,os portistas não costumam ter muita paciência e já não é a primeira vez que pedem a demissão do basco,do outro lado um grande balão de oxigénio para Mourinho,com as vedetas a realizar boas exibições.
    Hazard e Oscar em grande,Diego Costa tecnicamente ao nível do Slimani quando chegou,nem uma receção conseguiu fazer,Danilo esteve bem do lado do Porto e Brahimi tentou remar contra a maré.
    Será que Lopetegui é despedido nos próximos tempos?Não o vejo a aguentar bem as próximas semanas e em caso de desaire antes do clássico e mesmo no clássico se perde bem que pode fazer as malas.
    Mas no fundo partilho da opinião de um portista que me disse que culpar Lopetegui era olha para a Árvore e não ver a floresta

  • Anónimo
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:42 pm

    5 defesas e sem ponta de lança… Vem AVB, estamos à tua espera.
    Agr vê se ganhas a liga e a liga Europa porque este ano não tens a desculpa da Champions
    -Cabe

  • Miguel Costa
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:42 pm

    Não há jogo difícil em que Lopetegui não invente qualquer coisa, é inacreditável como não aprende com os erros, já começam a ser demasiados. Exibição mais uma vez deplorável, só fizemos o que o Chelsea deixou.

  • Bruno Franco
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:43 pm

    Ora bem, Lopetegui ridículo (a idéia de jogar sem avançado quando precisam de ganhar é ainda pior que a de Jesus em meter David Luiz a lateral esquerdo); Maicon a mostrar porque nunca foi um central de eleição (só corresponde no campeonato e nem sempre); Herrera esteve cerca de 70 minutos a mais em campo (incrível como ainda tem cotação); Brahimi e Corona a mostrar o porquê de terem de ser titulares (os únicos que desiquilibram); Danilo Pereira, sem jogar a defesa, foi o melhor central da equipa, o que diz bem da prestação defensiva da equipa; Maxi e Layún foram atropelados dada a falta de apoio por causa da tática do jogo do treinador; Aboubakar está irreconhecível.
    Para finalizar, penso que os únicos jogadores a saírem com nota positiva serão Brahimi, Corona, Danilo Pereira e Casillas, visto que não tem culpa nos golos, o resto da equipa esteve mal, ainda assim, uns piores que outros.
    #Lopeteguinarua

  • Pedro Pinto
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:44 pm

    A partir do momento em que se joga sem ponta de lança, e as substituições são o que são (mas porque raio sai sempre Imbula independentemente do que joga?) como raio podemos estar a espera de algo mais? hoje so casillas e a espaços brahimi e corona provaram ter estofo de champions.

  • asd
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:45 pm

    Comento aqui a pouco tempo mas quem me conheçe sabe o que digo isto á muito tempo, o que aconteceu ao porto e o melhor para uma equipa portuguesa, vais buscar perto de 20 milhoes de euros e agora é um dos principais candidatos a ganhar a liga europa. Passar a fase de grupos e perder a possibilidade de ganhar algo na europa e um contrassenso mas é a realidade do futebol portugues.

    • Logen
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:33 pm

      O que o Porto ganhava em passar o grupo é superior ao que irá ganhar na liga europa, e para mim não é favorito a nada (com este treinador )
      A liga Europa tem equipas com qualidade para vercer este Porto!

  • Anónimo
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:46 pm

    Enfim , embora estivesse esperançado já se sabe que quem tem lopetegui arrisca se a estas coisas. Basicamente o que um treinador normal faria o lopetegui contraria.
    Começa o jogo a apostar no contra ataque claramente mas tem um extremo que mais pausa o jogo. Se e que se pode chamar extremo pq ele foi ext pl sa moc mc sei lá. Depois não entendo como herrera e titular. O imbula e um caso claro de quem não sente a camisola e ta se simplesmente a marimbar. Nada correu bem. So uma nota em relação ao diego costa eu não sou apologista da violência mas aquela entrada do indi bem que me soube. Pior profissional que já vi. Agr vamos para a segunda liga .
    Parabéns ao lopetegui pela criatividade a mexer no jogo e a nível tático melhor que a da Jesualdo contra arsenal
    Francisco neves

  • Polosky
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:47 pm

    Este Lopetegui devia ter vergonha na cara e pedir demissão. Com um plantel como este, como é possível esta equipa não jogar nada. Defendi-o sempre, mas depois deste afastamento.

  • The Monster
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:47 pm

    Derrota justíssima por parte do Porto.
    O Chelsea fez um jogo ao nível da época passada, mas isso não justifica a derrota do Porto, podia ter feito muito melhor.
    Agora é dar tudo no campeonato, ainda é perfeitamente possível vencê-lo, e Sábado há temos um jogo dificílimo, um jogo em que o Porto tem tudo a perder, e apenas 3 pontos a ganhar.

  • Pedritxo
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:47 pm

    Lopetegui nunca desilude, eu que tinha dito que ia jogar Indi a esquerda e 4 medios, mas nao 3 centrais ,5 medios e sem ponta de lança, sempre fantastico este espanhol.
    Eu como benfiquista, quero que ele fique la muitos anos, ja que na Europa que e o que me interessa, safa-se la mais ou menos.

    O Porto na 1ºparte foi desastroso, foi tudo uma confusao e total inatividade nos ultimos 30 metros.
    Via-se bem que aquilo nao estava bem treinado.

    Pensei que na 2ºparte, aboubakar iria entrar logo de imediato, mas nao, so apos sofrer o 2ºgolo.

    Brahimi fez um grande jogo, Corona tentou a espaços, Danilo o melhor no meio campo e Maxi muito faltoso.
    Imbula tem que jogar sempre na champions.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:48 pm

    Aposto no Chelsea e Roma, e os italianos dai-me cabo do placard…!
    Lopetegui, uma vergonha como habitualmente. Inventar num jogo destes… Não é treinador para o Porto.
    Equipa sem ideias, Imbula não vale 20 milhões, Danilo grande contratação, Maxi já deve estar arrependido
    Nuno Conceição

  • Nuno Cass
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:48 pm

    Lopetegui, mal! muito mal!

    Coloca a equipa no jogo mais importante da época num sistema tático a que não tá habituada, demora 55 minutos (minutos? se calhar é mais golos), demora 2 golos sofridos a perceber que a equipa chegava à linha e não tinha referências na área, na sua opção brilhante de jogar sem PL. As substituições também não as entendo, Imbula? Estava a ser dos poucos sem medo de ter a bola nos pés, juntamente com Brahimi. Se foi por problemas físicos, já é outra coisa… Mas não eram certamente Herrera ou Danilo que estavam a jogar melhor que ele. Tirar Maxi para pôr Indi a lateral, quando este é fraquissimo a apoiar o ataque é outra das coisas que também nos fazem pensar.

    Algumas notas individuais:

    Brahimi bom jogo, sem medo de jogar, ainda que muita coisa do que tenha feito tenha sido inconsequente… Umas vezes por culpa dele outras dos colegas na falta de apoio.

    Corona: uns rasgos interessantes na 2º parte, tem muito bons pés mas precisa de crescer e ser mais regular.

    Marcano: Nódoa.

    Maicon: Nódoa.

    Defesa toda do Porto hoje: Nódoas.

    O Lopetegui quanto a mim se não é campeão no final da época sai, e se o Leonardo cair no Mónaco pode ser uma boa opção para o Porto.

  • Nuno R
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:48 pm

    Eu pensava que a estratégia de três centrais tinha de ser trabalhada, os jogadores estarem rotinados, etc… afinal é só mandar 5 defesas lá para dentro, jogar com 2 ou 3 centrais é igual.

    O Helton está desaproveitado, tem bons pés, pode ser o 3º médio que o Porto precisa. Lopetegui, faz-te à vida

  • cards
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:49 pm

    Não esperava esta derrota pois para mim o Porto era o favorito todas as equipas esta época ganham em Stanford Bridge.
    Este Chelsea é banal

  • Nuno R
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:49 pm

    Por outro lado, vamos passar uns meses sem o comentário-padrao: o Ruben vai jogar a LC amanha e o outro vai jogar a LE.

    • Francisco A.
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:16 pm

      Nuno R. para teu desgosto o Rúben já fez 13 jogos na Champions, "o melhor jogador da Liga Portuguesa… o top-5 mundial… o Sir " fez 6. São factos.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:19 pm

      Anda mal informado…então não sabe que ele tem provas dadas na Champions League?sejamos sérios.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:24 pm

      "meu" desgosto… és um pandego, nunca mudes.

      (não vais ficar ofendido, pois não?)

    • The Monster
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:30 pm

      Amigos Sportinguistas, quase batíamos o vosso recorde na Liga dos campeões já viram?
      Só acho que não temos qualidade suficiente para levar 3 secos do Skerenbeu( acho que é assim que se escreve) e do Videoton.
      Façam um favor a vocês próprios e reduzam-se à vossa insignificância.

    • Francisco A.
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:38 pm

      Gonçalo Duarte, o RN com 17 chegou aos oitavos da Champions.

      Há uns que são elevados a deuses e só na LE… com 23…

    • John Days
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:50 pm

      The Monster, o nosso recorde não é de facto condizente com a dimensão do nosso clube, iremos tentar e quebrar esse recorde dentro de pouco tempo e fazer para que esse mesmo 'recorde' que temos agora, seja apenas uma mera campanha daqui a uns anos.
      Curioso que o Sporting vai à Europa na pior época da sua história, gostaria de ver o Porto nessa situação a levar menos de 3 de um Slovan Liberec.
      (Mas o nosso recorde é os quartos de final)

    • Francisco A.
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:52 pm

      Nuno R, contra factos não há argumentos…

    • Nuno R
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:54 pm

      O Eliseu ainda está na Liga dos Campeões… e o Andre Almeida.
      São factos.
      O Talisca tem um título de campeão nacional. O Ruben zero.

      (sério?…)

    • Nuno R
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:57 pm

      The Monster, eu não represento os sportinguistas, por isso não deves generalizar.
      Tens de te dirigir a mim, e não aos adeptos em geral.
      Mas com educação e civismo, ou posso ficar com os sentimentos magoados…

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:03 pm

      Francisco A
      Chegar aos oitavos e fazer um grande jogo contra o Chelsea não é ter provas dadas na Champions.
      O Halilovic também jogou na champions antes do Ronaldo,esse argumento de pouco ou nada serve na avaliação de um jogador

    • MP
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:15 pm

      Francisco A,
      O Rúben neves não chegou só aos oitavos foi aos quartos para desgosto de muita gente.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:16 pm

      Aos quartos e fazer um grande jogo na fase de grupos*

    • Nuno R
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:22 pm

      Para desgosto dos adeptos das equipas que o Porto eliminou, certamente.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:44 pm

      Para desgosto dos adeptos do Basileia,só pode

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:48 pm

      Eu até percebo alguns comentários e pontos de vista… Outros, nem por isso. O Renato Sanches passou a fase de grupos com 18 anos. E o Eusébio? Vá lá pessoal…
      E já que andam sempre para aqui a discutir entre o Ruben e o William, então e o Danilo?

      Bruno

  • Miguel Simpson
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:50 pm

    E ainda dizem que o Marcano é o melhor central da liga, talvez agora recuem um pouco nessa ideia ridícula…tantos milhões gastos pela Doyen para depois irem para a Liga Europa! Este Lopetegui é um génio, qual Guardiola, a forma como põe este FC Porto a jogar é um regalo…para os adversários. Jogar sem ponta de lança na CL é de um autêntico amadorismo e o mais grave é que continua a cometer erros tão básicos que é de rir! Bem jogador Lolpetegui, conseguiste ser ultrapassado pelo Dinamo Kiev e agora nem a Champions te serve de consolo…só peço é que o mantenham pelo menos até dia 2 de Janeiro, depois podem mandá-lo embora, isto se for a vossa intenção claro ;) Pobre Brahimi, no meio daquele "tiki-taka" aparvalhado, foi o único que ainda tentou levar a equipa para a frente…

  • ACT7
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:51 pm

    Ridícula abordagem de Lopetegui ao jogo, mal no 11 e mal nas substituições.
    Além de ser eliminado (50% da eliminação foi na jornada passada) acho que perde o balneário. Colocar Imbula quando este não foi opção nem para o banco nos últimos jogos deita qualquer colega a baixo. Veremos quem vai ser queimado já no próximo jogo Lopetegui tem essa mania.
    Quanto a pseudo tática 3-5-2 ou lá o que era aquilo, Layun aparecia na zona dos avançados, nao fechava o flanco, Maxi também perdido de todo. Os Centrais portistas estorvavam-se que o diga Indi e Marcano. E no ataque não avia uma única linha de passe, fazer com que Herrera chegue a área no meio de Zouma e Terry é de ir às lágrimas.
    Agora talvez o Porto tenha alguma coisa a dizer na LE e no campeonato. Vejamos como a equipa vai reagir mas na minha opinião alguns jogadores vão perder a vontade, Abubakar, Brahimi, Casillas, Imbula etc.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:53 pm

    Para quê inventar, num jogo em que deveriamos apostar nas alas, obriga os nossos extremos a irem para o centro… são tantos os erros deste "treinador", espero que nos dê um presente de natal, demitindo-se. Um clube como o FCP não pode ter um treinador que em ano e meio não nos deu nada, e nem temos muitas esperanças para o resto da época.

    João

  • Anónimo
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:53 pm

    A partir do momento em que o Porto perde em casa com o Kiev o destino ficou traçado. O Lopetegui podia jogar com 442,433,352 que a Liga Europa era o destino mais que provável. Assim como o Benfica vai ser eliminado já nos 1/8 final e o Sporting vai ficar pela fase de grupos.
    Pedro Geraldo

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:12 pm

      Futurologia da treta, o Sporting pode muito bem ganhar ao Besiktas assim como Benfica se pode bater com o Zenit,Wolfsburgo,Roma e Chelsea apesar de ser teoricamente inferior

    • Francisco A.
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:17 pm

      Gonçalo, o teu treinador vê na LE um problema. Veremos se não mete a equipa B…

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:25 pm

      Francisco
      Também foi a equipa B que jogou lá e podiamos perfeitamente ter ganho 3/4-1 não fosse o desperdício,duvido que joguemos com uma equipa assim tão fraca,ainda por cima o jogo no Domingo é contra o Moreirense

    • Francisco A.
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:46 pm

      Patrício

      João Pereira
      Naldo
      Tobias
      Jonathan

      WC
      Aquilani

      Matheus
      Teo
      Ruiz
      Mané

      Equipa B? Continuem a esconder o vosso insucesso na Europa…

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:50 pm

      Gonçalo, o Sporting mais facilmente dá goleada amanhã do que ganha tranquilamente ao Moreirense. O jogo com o Moreirense é DIFICÍLIMO! Com o Besiktas, é-me indiferente. Quero é que Slimani, Adrien, Ewerton, Jefferson, PO fiquem na bancada. Precisamos deles para domingo!

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:57 pm

      Zé Maria
      Os melhores jogadores são do Sporting,excluindo Rafael Martins,sem Palhinha vão ter muitas dificuldades a defender,acho que podemos vencer todos os adversários até ao final da volta,já o Besiktas é uma boa equipa e apenas suplentes poderá não ser suficiente

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:04 pm

      Francisco
      Tens razão expressei-me mal,2º equipa

    • Nuno R
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:28 pm

      Gonçalo, a esta altura do "campeonato" é claro que o Sporting não vai arriscar tudo amanhã.
      SE o jogo da Taça fosse de grau de dificuldade menor, ainda acreditava, com o calendário até dia 2 (e quer queiramos, quer não, as festividades de Natal e Ano Novo têm influência negativa em alguns jogadores), amanhã vão ser poupados alguns jogadores, tais como os laterais, Naldo deve jogar, idem para Aquilani, mais Gelson e Matheus. Tenho dúvidas se arrisca já o regresso do Teo.

      O Moreirense vai ser tão complicado quanto foi o Belenenses (uma das piores defesas, mas em Alvalade foi o que se viu), especialmente se a bola tardar em entrar.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:40 pm

      O resultado com o Besiktas passa-me ao lado. Espero que o Sporting entre com a mesma equipa com que entrou na Turquia, mas sem o William e sem o Ruiz.

      Francisco A. assumo desde já o nosso insucesso na Europa.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 9, 2015 at 11:50 pm

      Nuno R
      Claro que não vamos arriscar tudo,mas se apresentarmos um 11 semelhante ao da Russia conseguimos passar,também por causa do jogo da Taça onde teremos de jogar com os titulares,logo vai ser feita uma gestão no domingo.
      Não concordo que Moreirense seja tão complicado como o Belenenses,arrisco dizer que vamos resolver o jogo cedo,a defesa do Moreirense ao contrário do que costuma suceder nos ditos pequenos,é de longe o setor mais fraco da equipa

  • H Soares
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:54 pm

    Não tenho grandes comentários a fazer. Já conhecem a minha opinião em relação este homem.
    O Chelsea em forma tinha dado sem grande dificuldade, uns 6 a este Porto.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:56 pm

    Ridículo lopetegui. Que mais se pode dizer?

    Jonathan

  • Rabensandratana I
    Posted Dezembro 9, 2015 at 9:58 pm

    Tenho de admitir que a forma como o treinador entrou em campo mostrou que ia jogar para empatar, logo quem joga para empatar, costuma perder e foi o que sucedeu.

    O Chelsea fez um bom jogo a contrastar à péssima 1ª parte do FCPORTO que não criou uma única ocasião para marcar.
    Gostei das exibições do Corona, Brahimi e do Danilo.
    Os centrais não estiveram bem, o Maxi só fez porcaria, Herrera não acrescentou nada o mesmo digo do Imbula, boas entradas do Tello e do Neves, o Aprof. Abu também entrou mal na partida, pareceu-me que estava muito desmotivado.

    Resultado justo, agora é esperar pelo adversário da Liga Europa, espero que seja um oponente mais fácil do que este Chelsea.

  • Flávio Trindade
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:00 pm

    Parece que o Manchester United terá que esperar por Mourinho mais uns tempos.
    Já Lopetegui não sei quem irá esperar por ele…

    Derrota justa do Porto que foi presa fácil para este Chelsea, que como se viu no Dragão está longe de ser um papão.

    O falhanço do Porto é grande porque num grupo com estas características exigia-se aos dragões não só que passassem como dado o momento dos blues, que terminassem inclusivamente em primeiro.

    Sendo assim, o Porto cai para a Liga Europa, onde na minha opinião passa a ser automaticamente um dos grandes favoritos, podendo reencontrar o Sporting (ou não…), deixando a Champions apenas para o Benfica e para o tal treinador fraquito…há ironias supremas!

  • João D
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:00 pm

    Depois de ver este jogo a conclusão a que chego é que o Lopetegui é mau demais para ser verdade.

    Danilo Pereira esteve mesmo muito bem. Já o Imbula continua a mostrar muito pouco para quem custou tanto dinheiro.

  • James bro
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:01 pm

    Vai ter que haver forçosamente uma venda para mais valias, como é o caso do Sporting por exemplo, mas é lamentável terem deixado que as coisas chegassem a este ponto, penso que está na hora de mudar de treinador mas também de administração, está na hora de um novo homem levar o clube em frente e claro, apostar nos jovens, e sejamos sinceros, deixemos de andar a aceitar o entulho dos fundos, eles já vêm com a ideia de saltar para um colosso e depois nao fazem nada em campo, como é o caso do Imbula, nota-se perfeitamente que ele se sente forçado a estar no Porto, isso só porque os seus agentes quiseram ganhar umas comissões, mais uma razão para apostarmos na prata da casa, aí não tenham dúvidas que a motivação, o amor pelo clube e o sentimento que estão a ser aposta por parte do clube, iria resultar em bom futebol, futebol atractivo e consequentemente em bons resultados e títulos, mas isto é somente a minha ideia, respeito que não concordem .

  • Pitoxoroglu
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:04 pm

    Oficialmente e pela primeira vez peço a DEMISSAO DO LOPETEGUI

  • Kafka I
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:05 pm

    Não vi o jogo não vou falar

    MAs analisando a eliminação, digo aquilo que já disse nos últimos anos muitas vezes sobre o Benfica, se financeiramente é sempre mau porque esta passagem para a Liga Europa representam sensivelmente 10 milhões de Eur que o clube deixa de ganhar, por outro lado desportivamente o Porto agora esta numa competição que a pode de facto vencer ao contrário da Champions

    Portanto analisando friamente, não é mau de todo ir para a Liga Europa

    Estou à vontade para dizer isto, porque sempre que o Benfica foi eliminado da fase de grupos, era esta a minha opinião

    • ACT7
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:13 pm

      Não sei se está assim tão perto de vencer se apresentar a qualidade de jogo que tem apresentado não será tarefa fácil, poderá apanhar uma remessa de equipas muito difíceis.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:17 pm

      A LE está este ano, muitá forte.
      Dortmund, Napoles, United, Liverpool, se (SE) levarem a Liga Europa a sério, são sérios candidatos.

    • Pedro, o Polvo
      Posted Dezembro 9, 2015 at 10:39 pm

      O FCP a jogar assim não tem hipóteses reais de ganhar a LE. Obviamente que tem hipóteses virtuais simplesmente por estar lá mas duvido que com lopetegui isso seja possível. Está a ser um ano tão fraco em Portugal, se o Leicester e o vardy estivessem aqui eram um caso sério na luta pelo título.

    • Rui Caeiro
      Posted Dezembro 10, 2015 at 1:41 am

      Ir para a liga Europa nao é mau? isso é discurso de clube pequeno. O Porto nao passar aos 8ªs da Champions é uma epoca fracassada

  • Nuno R
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:09 pm

    Pareceu-me que os adeptos estão com o treinador e confiam no seu trbalho.
    Até lhe dedicaram um cântico.

  • de Carvalho
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:12 pm

    Pouco Porto num jogo que devia tentar ganhar.
    Com esta caida na liga europa o porto já não necessita de ter alguns jogadores do plantel e acredito em 3 saidas no mercado de janeiro e um reajuste de plantel.
    Osvaldo, Herrera já devem seguir viagem
    Lopetegui fazia um favor a malta em ir embora

  • EL
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:13 pm

    Eu sou benfiquista e sinto-me mal por ver o porto, com um plantel fantástico, jogar um futebol tão pobre. o meu benfica não está propriamente bem de treinador, mas mesmo assim os portistas conseguem estar bem pior. Arrisco-me a dizer que o sporting está como estás porque os adversários estão como estão, com outros treinadores a história seria bem diferente.
    Quanto ao Diego Costa, alguém lhe diga que os tempos de escola já passaram, que jogador nojento.

  • Tiago F
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:21 pm

    Muito mau resultado para o Porto mas excelente noticia para o ranking da uefa.
    Porto vai jogar a liga europa para ganha-la e isso vai beneficiar o ranking. Agora é esperar que o Sporting se qualifique tambem amanha para a proxima fase da competiçao.

  • Joao Marques
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:27 pm

    No meio deste desastre todo, fico parvo quando leio que o Maritimo vendeu o Danilo apenas por 2,8 milhoes de euros… ao pé do flop Imbula, o português vale dez vezes mais do que foi vendido… enfim, negócios do futebol português.

  • LMS
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:30 pm

    Esta táctica de 5-1-2-2-0 creio que nem no Football Manager existe por default. Lopetegui sempre a inovar.
    Muito fraco este treinador, a jogar com medo SEM uma única REFERÊNCIA na área adversária e quando precisava forçosamente de ganhar (ninguém acreditava que o Maccabi ia fazer uma gracinha na Ucrânia…). E nem a péssima época do Chelsea foi aproveitada.
    Mas nem tudo é mau. Pelo menos na Liga Europa sempre tem mais hipóteses de somar pontos para o ranking de Portugal, a menos que decida ir lá só para "competir"…

  • Scheiß
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:35 pm

    Até quando PdC vai aguentar Lopetegui? Está mais que visto que não é treinador para o Porto. Num jogo que tinha de ganhar começar sem uma referência na área é, no mínimo, idiótico. Além disso, não percebi a inovação dos 3 centrais com Maxi a médio direito mas adiante.

    A atitude dos jogadores até foi boa, entraram sem medo e com vontade, as ideias do treinador é que deitaram tudo a perder.

    Maxi e Marcano, no entanto, foram muito fracos. Herrera medíocre como habitual e Layún e Imbula muito perdulários. Indi a fazer o que se esperava dele como defesa esquerdo: nada de especial.
    Casillas cumpriu, não foi por ele que o Porto perdeu. Corona mostrou que tem que ser titular, fez um jogaço, Brahimi também esteve bem, merecia que a bola tivesse entrado naquele remate ao cair do pano. Danilo fortíssimo, pessoalmente a sua exibição não me foi uma novidade. Tem cabedal, pés e até velocidade, só precisa de melhorar na acção defensiva. Na minha opinião é um excelente trinco. Maicon a mostrar que apesar das limitações de pés é o único central com estofo mental para liderar aquela defesa e Aboubakar, Tello e Rúben Neves pouco podiam fazer perante o rumo que o jogo estava a tomar na altura em que entraram.

    Agora, é esperar para ver se PdC despacha o treinador, apesar de não ser a melhor altura, e se não vão ser vendidos alguns jogadores, pois com a saída da UCL o avultado investimento que foi feito vai ter que ser equilibrado com vendas…

    O porto só está nesta situação por consequência directa de decisões do treinador, volto a frisar.

    Acho que é melhor se comece a ver soluções no mercado para treinador, o quanto antes. De preferência alguém com experiência no futebol Português (pelo menos até ao fim da época) e que pratique um futebol que saiba maximizar os proveitos dos jogadores do porto. Gostaria de ver alguém que desse espaço à possibilidade de, em certos momentos do jogo, jogar em contra ataque, através de transições rápidas, algo que para o Lopetegui parece inconcebível…

    Enfim, dá Deus nozes a quem não tem dentes.

  • Andre Leite
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:44 pm

    Derrota justa do Porto.Bom jogo do Chelsea, má abordagem de Lopetegui ao jogo.O Marcano falhou muito hoje, mas aquele senhor de seu nome Maicon não lhe ficou atrás. Alias este Porto não vai a lado nenhum com estes centrais.
    Herrera não se percebe como joga neste Porto, a não ser pela aproximação da reabertura de mercado.
    Imbula, não fez nada de especial, mas tb não jogou mal, mas para quem custou 20 milhões , e têm-se um miúdo bom jogador no banco, tem de render mais.Quanto ao Brahimi, já não sei que dizer.jogador de grande qualidade técnica, mas produtividade ZERO! E dp neste jogos grandes , julga – se mais que os outros, cheio de truques …faz – me lembrar outro ontem (Gaitan), que tentam com estas equipas dar nas vistas, e a equipe que se lixe.
    Lopetegui vai passar o Natal e Passagem de ano a Espanha.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 9, 2015 at 10:54 pm

    Será que agora com o porto na liga europa o austrolopitego vai apostar no André Silva

    JoaoA.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 9, 2015 at 11:00 pm

    É incrível este treinador. Num dos jogos mais importantes da época, onde era obrigatório ganhar, o quê que ele faz? Coloca 3 defesas e 5 médios e abdica de ponta-de-lança… Nem se percebeu como a equipa estava organizada em campo, nem os próprios jogadores. Ele deve pensar que está a jogar fm(até eu no FM não fazia isto). A melhor notícia que podia acontecer tanto a mim como todos os portistas era amanhã saber que este treinador tinha saído do porto.
    Mesmo que fique, vai-se notar claramente que os jogadores não estão com o treinador. Como é possível o Imbula, depois de três jogos na bancada passar diretamente a titular? Ou como já aconteceu, jogadores titulares, a jogarem bem passarem para o banco.. Isto desmotiva qualquer jogador, qualquer equipa.
    Até hoje nunca percebi como o lopetegui chegou a treinador principal do porto. Se alguém souber que diga

    Asus2015

  • Sequeira
    Posted Dezembro 9, 2015 at 11:13 pm

    Astrolopetegui volta a fazer das suas…isto hj é que foi inventar.
    Destaco o bom jogo de Danilo e brahimi e a má prestação de Marcano.
    Agora fiquei com uma dúvida.então o basco a perder ao intervalo não põe logo o aboubakar em campo?e depois quando arrisca tira o maxi e mantém o indo?o homem não percebe nada disto

  • Rodolfo Trindade
    Posted Dezembro 9, 2015 at 11:16 pm

    O Lopetegui até o Rui Vitória se conseguiu apurar pah!

    Que péssima abordagem ao jogo por parte do espanhol.

    Não fosse todas as questões dos bastidores e Lopetegui já teria ido embora à muito.

  • Pedro
    Posted Dezembro 9, 2015 at 11:28 pm

    Pior treinador desde que eu me lembre no Porto, além de equipa não apresentar uma ideia de jogo, uma dinâmica boa de jogo, para além de manter a posse de bola sem criar oportunidades sem nada.. E das constantes invenções, mas hoje ele inventou de tudo, teve medo, tirou toda a motivação da equipa ao mudar tudo , jogar com 5 defesas a precisar de ganhar , não dá para entender.. Como portista, temos de ir para qualquer campo pra ganhar, prefiro perder a jogar futebol, do que perder a jogar assim.. Se for preciso eu levo-o a Espanha.. Agora tem obrigação de ganhar a liga Europa!!

  • Anónimo
    Posted Dezembro 10, 2015 at 12:33 am

    Sou benfiquista e, por exemplo, qtos jogadores da equipa do Sporting/Benfica cabiam na equipa do porto? Sporting: com boa vontade Slimani, William e patrício. Benfica: Luisão/Jardel, Gaitán, Jonas.
    Conclusao: o treinador do porto não percebe nada disto.

    Ppereira

    • Sebastião América
      Posted Dezembro 10, 2015 at 1:12 am

      Slimani, William, Patricio, Ewerton, João Mário, Jefferson.
      Jardel, Samaris, Gaitan, Jonas.

    • Rui Caeiro
      Posted Dezembro 10, 2015 at 1:43 am

      Patricio? se aind fosse JC percebia, mas que o RP temos melhor no banco.
      jefferson é piada. de resto concordo

  • Anónimo
    Posted Dezembro 10, 2015 at 12:56 am

    Tenho um feeling que a Liga Europa vai mudar de valor em Portugal. Afinal parece que os que este ano andavam a levar Portugal as costas perderam na jornada decisiva, no entanto um passou a mesma, o outro parece que veio para onde os causadores dos maus resultados deste ano estão.

    Rodrigo

  • Anónimo
    Posted Dezembro 10, 2015 at 1:40 am

    Lopetegui sendo Lopetegui.
    Num jogo que não podia perder (e como se previa e se viu logo desde o golo em Kiev) precisava de ganhar, consegue entrar com autocarro de 2 andares.
    Depois de estar a perder 1-0 e logo a seguir com o golo em Kiev (aos 16 minutos…logo faltava 74) tinha que obrigatoriamente demorar menos de 5 minutos meter "carne" em campo (desmontar o autocarro e meter PL e subir PELO MENOS 1 médio).
    Faz a 1ª substituição aos 56´depois de estar 2-0. Entre o golo em Kiev e o 2-0 em Londres não me lembro de um remate do Porto à baliza…
    Não sei como o Pintinho ainda o mantém. O ano passado eu escrevia que era por causa do JJ, mas tendo ele ido para os verdes, porque **** ainda lá anda o basco, quando se percebe que entre o Lopetegui e o Rui Vitória é difícil perceber quem tem menos "unhas" para aquele lugar…
    Bem, mas com o mal dos outros podemos nós bem (o problema é que o nosso também não é melhor…mas parece menos pior…)

    Lopes

  • Sakui
    Posted Dezembro 10, 2015 at 10:14 am

    Parece que para mal de benfiquistas e sportinguistas o periodo do Lopetegui tá a acabar mais semana menos semana vai sair pois com as capacidades e visão unica vai conseguir com que o Porto no campeonato nos proximos 3 jogos ganhe 3 ou 4 pontos só … já chega de invenções e discursos pateticos.
    Só conseguiu o feito de ser o unico que conseguiu por o Chelsea a jogar futebol facilmente com espaço tempo a vontade até melhor do que um treino.

Deixa um comentário