Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Lugar em risco? A resposta de Nuno

vistAinda há margem para dar a volta à situação? Os jogos com o Sp. Braga e Leicester vão ser autênticas finais para Nuno.

O FC Porto somou o 5.º empate consecutivo, ao não ir além do nulo frente ao Belenenses na jornada inaugural do grupo B da Taça da Liga. A equipa também não marca um golo há 430 minutos. Mas após o jogo, Nuno respondeu assim quando questionado se tinha o lugar em risco:  “Temos de ser conscientes que jogamos num grande clube. O Dragão merece vitórias e vamos dar vitorias. Seria injusto pensar em mim neste momento, penso na minha equipa. Tenho demasiado respeito pelo clube, pela massa adepta e pela profissão para me levantar amanhã com o meu amor-próprio e dar tudo o que tenho”.

38 Comentários

  • Rui Sousa
    Posted Novembro 30, 2016 at 10:26 am

    Ou seja……disse uma coisa muito profunda, sem dizer nada. No fundo aplicou o truque do quadro.

    Uma coisa que tem passado despercebida por causa da desorganização ofensiva do Porto, é a organização defensiva da equipa este ano. Certo que tem tido “sorte” em alguns momentos (uma ou outra bola no poste), mas a realidade é que nos últimos ONZE jogos (sim ONZE), o Porto sofreu apenas 2 golos. 2!!!! Um para a Champs e outro contra um candidato ao título (Benfica). Nos outro 9 jogos sofreu zero golos.

    Não se tem dado relevo isso pelo facto do Porto não estar a ganhar jogos e não andar bem no capítulo ofensico (o que é de criticar como é óbvio), mas no plano defensivo o Porto tem estado exemplar. Uma coisa que mete confusão é como semana após semana no 11 da jornada nunca se vê defesas do Porto (tirando Maxi, e no que ao capítulo defensivo diz respeito, os outros três titulares têm jogado constantemente bem) a não ser que a equipa ganhe.

    Quanto ao Nuno, não sei bem o que opinar. Não era treinador que queria no clube, mas acho que é preciso dar tempo aos treinadores para mostrar trabalho, mudar a meio numa equipa grande nunca é solução, bem pelo contrário. Por outro lado, é impressionante como a equipa pouco ou nada evolui desde o início do campeonato…

    • Consuela
      Posted Novembro 30, 2016 at 10:34 am

      Teoria: como a esmagadora maioria dos adversários é inferior, se o Porto não marca, eles continuam na retranca e não arriscam nada; logo, marcam menos e, logo, o Porto sofre menos.

      • Rui Sousa
        Posted Novembro 30, 2016 at 11:11 am

        Teoria:
        Porto 2 – 2 Braga
        Porto 4 – 0 Boavista
        Porto 3 – 1 Rio Ave
        Porto 1- 3 Sporting
        Porto 2 – 1 Académica
        Porto 4 – 0 Nacional
        Porto 0 – 1 Paços
        Porto 0 – 1 Tondela
        Porto 1 – 0 Setúbal
        Porto 3 – 2 União Madeira
        Porto 1 – 3 Braga

        Esses foram os últimos jogos do Porto o ano passado. Com equipas fortes e fracas. Há comparação na performance defensiva? Obviamente que não, por isso não faz sentido….assim como não há em ofensiva também infelizmente. E antes de se dizer que as pequenas só marcaram porque iam atrás do resultado, em grande parte dos jogos que o Porto sofreu golos sofria primeiro e depois tinha de ir atrás do resultado, quando teoricamente as equipas estariam na retranca.

        Cumps

        • Consuela
          Posted Novembro 30, 2016 at 11:59 am

          Eu estava só a referir-me a esta série de jogos, não estava a generalizar, cada jogo é um jogo. Bom exercício, apesar de tudo.
          De qualquer das formas era so uma teoria, tal como referi, nem pensei muito nisso ahah

        • Miguel R
          Posted Novembro 30, 2016 at 3:54 pm

          ir buscar o registo defensivo de uma equipa do Peseiro para servir de ponto de comparação? Pronto, já chega, estás de castigo. Vais ver os próximos 90 min. do Porto.

          • Rui Sousa
            Posted Novembro 30, 2016 at 4:44 pm

            Podemos ir buscar qualquer registo de equipa portuguesa nos últimos anos (grande ou pequena), e tentar encontrar uma que tenha apenas sofrido apenas 2 golos em 11 jogos, um dos quais contra o atual campeão (o brugge nem meto na equação visto não ser uma equipa brilhante), e duvido que consigamos encontrar isso, ou então numa proporção muito pequena!!

            Atenção, e volto a sublinhar, não era o treinador que queria, não gosto da forma como a equipa está a jogar (especialmente na parte ofensiva) nem do rumo que as coisas estão a tomar. Estou simplesmente a constatar um facto que NÃO é nada NORMAL (9 jogos sem sofrer golos nos últimos 11) e que não deverá ter grande paralelo mesmo nos restantes campeonatos. E o que digo é que com esta crise toda que o Porto está a passar, ninguém repara nesse pormenor que não deixa de ser significativo.

    • B.Jardim
      Posted Novembro 30, 2016 at 10:44 am

      É normal não sofrer golos quando se joga com as linhas tão recuadas contra equipas de qualidade muito inferior. Mal apanharam o Benfica ou o Copenhaga sofreram logo golo.

      • Rui Sousa
        Posted Novembro 30, 2016 at 11:00 am

        Isso não é verdade. O Porto sofreu com o Brugge não foi com o Copenhaga. E ao contrário do que esse comentário quer transparecer, o Porto fez uma exibição muito competente em termos defensivos contra o Benfica. É certo que o Benfica marcou, independentemente de ser aos 10 ou aos 92, mas se houve coisa que ficou desse jogo foi a forma como o Porto conseguiu controlar o ímpeto do Benfica, e a forma como soube defender (e bem) o Benfica (tirando bolas paradas e um remate de meia distância, o Benfica não criou uma única oportunidade).

        Cumps

    • Sergio
      Posted Novembro 30, 2016 at 12:54 pm

      Sendo assim, o FC Porto só necessita de contratar um treinador para treinar do meio campo para a frente, deixa-se o NES para treinar as rotinas defensivas.

    • Tiago Martins
      Posted Novembro 30, 2016 at 2:56 pm

      Há o outro lado da moeda. Se um Tondela ou um Belenenses estiverem com um apetecível 0 a 0 no marcador por que razão irão à procura do jogo? Para tentarem esticar uma manta que por si é curta? Nos jogos que tenho visto não tenho denotado essa grande organização, simplesmente o Porto apresenta-se amorfo, com muita circulação lenta e sendo assim os rivais consentem esse domínio e já sabem que provavelmente levarão um ponto. O Belenenses arriscou para o campeonato e até merecia o golo por exemplo.

    • João Duarte
      Posted Novembro 30, 2016 at 6:00 pm

      Não concordo. Ou melhor, concordo em parte. O Porto é organizado defensivamente, isso é inegável. Mas a verdade é que é organizado porque não arrisca quase nada, ofensivamente coloca muito pouca gente em áreas de finalização de forma sistemática. A defesa e linha média não jogam muito alto. O Porto joga como equipa pequena (obviamente que não é assim tão linear e não joga com autocarro, mas foi o conceito que achei melhor para explicar) mas com jogadores de equipa grande. Ou seja, o Porto desorganiza-se muito pouco atrás porque não consegue “desorganizar-se” quando está em processo ofensivo, isto é, quando está em processo ofensivo, para além de colocar pouca gente na frente, é estranha e absurdamente previsível.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Dezembro 1, 2016 at 1:06 am

      Passa desapercebida porque numa equipa desta dimensão é mais notório e extraordinário (no sentido de invulgar) marcar tão poucos golos numa série de jogos já relativamente extensa. Convenhamos que é mais normal o Porto estar uma série de jogos com a baliza a zero do que estar vários jogos sem marcar um golito que seja.

  • Joaquim Porto
    Posted Novembro 30, 2016 at 10:38 am

    QUE nódoa, discurso de um treinador que como o seu futebol não tem.ideias sempre o mesmo discurso de que amanhã é que vai ser … mais um flop de casting ainda pior que o basco que já lá esteve.

    • Canutinho
      Posted Novembro 30, 2016 at 4:04 pm

      eu já estou farto do discurso cinzento, igual, sem motivação do NES!!! a “desculpa” é sempre, decisões que temos que tomar!

  • Nuno Marques
    Posted Novembro 30, 2016 at 10:45 am

    Penso que o jogo com o Braga será a ultima oportunidade para NES e caso não vença não acredite que fique mais tempo, se ficar será apenas pela proximidade e a importância do jogo com o leicester o que não dará tempo para arranjar um novo treinador e aí se passar pode ganhar alguma margem se não será com certeza o fim para ele .

  • Nuno Marques
    Posted Novembro 30, 2016 at 10:53 am

    E acho que o substituto deste caso saia será entra Paulo Sousa ou Marco Silva. Paulo Sousa que também não está com uma grande margem e também se confirmar que saia no final da época não admira que abandone antes disso se surgir alguma boa oportunidade

  • Marcos
    Posted Novembro 30, 2016 at 11:02 am

    Como já disse, ou Nuno ganha os jogos com Braga e Leicetser (ou pelo menos garante a qualificação para os oitavos) ou vai para a rua. Anda Marco Silva…
    João Carlos Teixeira merece muitos mais minutos, já agora.

    • Invictus
      Posted Novembro 30, 2016 at 12:32 pm

      O J.C.Teixeira e o Rui Pedro merecem mais minutos pois são muito superiores a concorrência falando de Evandro ou Herrera e Depoitre e A.Lopez…

      E temos mais craques quer na b com o argentino Fede Varela..Omar Govea..Ismael Diaz.. ou nos juniores com Moreto Cassama e Dalot.

      Acho os outros Diogos ainda muito imaturos para subirem já,mas os q referi estão preparados.

    • Tiago Martins
      Posted Novembro 30, 2016 at 2:52 pm

      Não obstante a qualidade dos jogadores (não os conheço o suficiente para os avaliar), mas não nos podemos esquecer que estes entraram em contextos favoráveis (por estranho que possa parecer à primeira vista) – numa equipa sem entrosamento, sem confiança, com vários jogadores à risca com os adeptos etc.etc. Neste momento, até eu acho que daria nas vistas no Porto se entrasse num jogo como o de ontem aos 70 minutos.

    • Canutinho
      Posted Novembro 30, 2016 at 4:03 pm

      bem visto a tua observação sobre o JCT!!!!

  • Nuno R
    Posted Novembro 30, 2016 at 11:36 am

    Bem sei que, não tendo ganho nada na minha carreira desportiva, tenho pouca autoridade moral para falar do Porto, mas aqui vai:

    O problema do Porto não é o treinador. Fonseca, Lopetegui, Peseiro, Nuno, é tudo incompetente? É que basicamente fizeram todos o mesmo, em termos de resultados e de exibições. Podem bem despedir o NES, que nem acho treinador por aí além, e ir buscar o Zé ou o Manel, mas o problema não se resolve automaticamente. Porque é que o ano passado despediram um treinador que, efectivamente, estava na luta por troféus, e no mínimo não foram buscar um treinador para dar continuidade para esta temporada, como fizeram com o Mourinho? Que sentido faz mudar de treinador, ter lá o Rui Barros a aguentar o barco, trazer um treinador novo, e correr com ele ao fim de seis meses.
    Depois há casos que não aconteciam no “velho” Porto. Brahimi, conta ou não? Se conta, tem qualidade para ser sempre convoocado. Se não conta, porque é usado de quando em vez? Para o público poder asssobiar a sua “falta de intensidade”?
    Por último, há jogadores que não lembram a ninguém. Depoitre? Já estou como o Kacal, mais valia o Kleber. Engraçado, depois de décadas a escolher excelentes jogadores a dedo, a Direcção do Porto delegou nos seus treinadores essa função. Pinto da Costa passou a contratar jogadores sem os conhecer? O Porto nunca esteve refém de treinadores para escolher os seus jogadores (os treinadores davam aval, claro), agora o NES indica um PL que ninguém conhece de lado algum e o PdC dá 6M por ele sem pestanejar?
    Três anos sem ganhar, em anos-porto equivale a uma década, e os adeptos exigem mudanças rápidas. Mas o problema vai para lá de quem se senta no banco de suplentes.

    • Ouvi dizer que...
      Posted Novembro 30, 2016 at 12:37 pm

      Concordo com quase tudo, só discordo do ponto em que falas de contratar jogadores sem os conhecer. Olhando para o passado,não acredito que o Pinto Costa conhecesse o James, Jardel, Hulk ou o Falcão pois não imagino o Pinto da Costa a ver jogos do Campeonato Colombiano, Brasileiro, Argentino ou Japonês

      • Joseph
        Posted Novembro 30, 2016 at 2:34 pm

        Certo, mas não foram pedidos do treinador. Foram jogadores contratados após observação dos olheiros e comprados após avaliação do Antero Henrique. Com o Depoitre não foi esse o caso. Mas também se pode falar de Boly, que custou 8M e tenho serias duvidas se alguma vez sera opção regular no FCP.
        Concordo plenamente com o Nuno R, a culpa não é so do treinador. Sim, NES apresenta várias lacunas no seu jogo. Mas a culpa é de quem o contratou, sabendo as suas caracteristicas enquanto treinador (o seu estilo de jogo não é de posse nem de assumir o papel de favorito, que é essencial no FCP), mas de quem o pôs la. Tal como não é de Lopetegui, que foi contratado por um valor absurdo para a sua primeira experiencia a nivel de clubes. O facto de estarmos em incumprimento do fair play financeiro tambem nao é, certamente, culpa dos treinadores. Por isso sim, gostava de ver Marco Silva no dragão. Mas o cerne da questão não está no treinador, mas sim na gestão do clube, que nos ultimos 4 anos foi paupérrima. E digo isto com toda a gratificação pelo que PdC fez pelo FCP, sendo sem dúvida alguma o presidente mais bem sucedido da historia do futebol portugues

    • Ruben Carvalho
      Posted Novembro 30, 2016 at 1:43 pm

      Para mim o problema do Porto é outro… as contratações (jogadores e também treinadores) passaram a ser geridas por fundos e empresários, com contratos que se baseavam na ideia que iriam tirar dividendos de todas essas apostas. Agora a bola de neve não para de crescer e cada vez é mais difícil fazer um reboot à máquina.

    • Jorge Santos
      Posted Novembro 30, 2016 at 1:58 pm

      O actual plantel do Porto é o resultado de andar a brincar aos empresários nos últimos 5, 6 anos.

      Desde a saída do Fernando Gomes (actual presidente da FPF) o Porto tem sido um descalabro em termos de gestão. Chega a haver momentos em que se pode dizer que a gestão toma contornos quase danosos para o clube.

      Nos últimos 5 anos, tentou-se a expansão no mercado sul-americano, instituíndo-se ligações com empresas do México, Colômbia, Brasil e Argentina, com o banco BMG à cabeça.

      Continuaram as ligações entre Pinto da Costa e Luciano D’Onofrio, conhecido empresário belga banido do futebol há uns anos atrás, onde a transferência de Mangala, Defour, Kayembe, etc vêm à cabeça.

      Alexandre Pinto da Costa entra em força como agente de jogadores e sendo filho de quem é, acaba por ser inside-trader. Aquela cláusula no contrato do André Silva em que por cada 5 jogos na equipa principal no ano passado, o seu agente (Alexandre Pinto da Costa) tinha a receber 150 mil euros mostra bem o que essa gente está a fazer ao clube. E mais ainda que não se sabe.

    • Ninja
      Posted Novembro 30, 2016 at 5:11 pm

      Já alguém ouviu o Nuno a assumir que queria Depoitre?

      Pois, bem me parecia.

      Mais um grande negócio para D’Onofrio.

  • José S.
    Posted Novembro 30, 2016 at 2:59 pm

    A gestão é e tem sido o verdadeiro problema, já à muito conhecido.
    É certo que os treinadores não têm sido os melhores, mas falta algo mais que o treinador pode dar e que acrescente aquela qualidade que antes realçava. Alguma sorte também… Ou seja, estou convencido que a falta de golos neste momento assim como a falta deles na era lopetegui podem colocar em risco toda a época desportiva. Se qquer avançado do porto marcasse mais (quem não se lembra dos falhanços de abouba…), hoje estaríamos a falar de maneira diferente.
    Sim é o dever de um treinador preparar a equipa para isso, mas temos de reconhecer que o resto está lá, ainda para mais com uma equipa jovem como esta e quase nova outra vez.
    Não me acredito que nuno evolua muito mais, assim como acho difícil ele ir embora já. Acredito que o golo possa e vai aperecer mudando toda uma época desportiva, esperando não ser tarde de mais…
    Por último e como muitos, acreditava no início que marco silva seria o treinador, veio o NES que era pra ai a 3° ou 4° escolha de muitos, houve algumas mudanças positivas, mais união e mais colectivo, mas cá está, falta aquela qualidade que não se nota. Se for para substituir nes por marco silva e verificarmos que vai haver evolução, é assinar por baixo, se não é melhor deixar como está e esperar que o vento mude a favor do Porto.
    Cumps

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 30, 2016 at 3:34 pm

    O Porto está a falhar na concretização. Tem também algumas lacunas no seu jogo, mas muito poucas. Tem uma equipa jovem que se motiva ou desmotiva com facilidade e aquele golo do Benfica desmotivou a equipa… e de que maneira! O que está a faltar ao Porto é de um excelente líder em campo, um homem que ame o Porto, que queira realmente dar a volta à situação e que tenha ime sa experiência e maturidade: falo no Bruno Alves. Com ele o Porto era capaz de estar muito melhor porque ele é um líder dentro e fora de campo e isso motivaria uma equipa com muita qualidade mas pouco experiente.

    • MetalDevil
      Posted Novembro 30, 2016 at 3:59 pm

      Nada disso será necessário se o treinador for competente no plano táctico e souber motivar psicologicamente os jogadores. O NHES falha nas duas. Cada discurso seu, parece que está a falar de um jogo de miúdos iniciados. Quando empataram com o Benfica, pensei que já não chegasse ao Natal, mas pelos
      vistos querem ver até onde é que o fcp pode afundar. Ou faz um bom trabalho com o que tem, ou então é melhor dar o lugar a outro, uma vez que não vai haver reforços dada a conjuntura financeira vergonhosa em que o clube se encontra. O que é feito dos milhões da venda de jogadores? Lá se vai o fair play financeiro por água abaixo…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Dezembro 1, 2016 at 12:56 am

      É o líder do full-contact. Deixe-o estar longe.

  • MetalDevil
    Posted Novembro 30, 2016 at 3:43 pm

    Aproxima-se o fim do fcp, por vários motivos. As confusões que acontecem ao nível da gestão da sad reflectem-se directamente no plano desportivo. Casos como a saida de Antero, a situação matrimonial do pdc, o polvo de corrupção que suga, as milionárias comissões do filho, o apito dourado que pôs a nu as manobras de bastidores para ganhar jogos a todo o custo, etc… Tudo isso contribuiu para aquilo que está a acontecer. Os jogos sem a ajuda dos árbitros, em que em vez de 14 ou 15 contra 11, jogam os normais 11 contra 11, faz toda a diferença. Há uns anos, qualquer treinador que fosse para o fcp “arriscava-se” a ser campeão. Agora é um cemitério deles. Vejam que à excepção de Mourinho, os outros que sairam do fcp para outras ligas, não tiveram vida fácil, tal como Jesualdo ou VillasBoas. Eram os melhores quando estavam no fcp e noutros clubes de um momento para o outro estavam no olho da rua. Penso que o que levou pdc a contratar este treinador SãoTomense foi a bandeira do “somos porto” e não pela sua competência, porque esta nunca se comprovou. Pelo contrário, basta ver o que aconteceu no Valência. Após a saída de lopetegui e peseiro, dizia-se que era necessário encontrar alguém que conhecesse bem o fcp por dentro. Quanto a mim, NHES pode conhecer muito bem a casa, mas não tem a competência que se exige. Tem sim, uma cassete com o mesmo discurso antes e após jogo.

    • Alberto
      Posted Novembro 30, 2016 at 4:24 pm

      Se diz que o Porto no passado era beneficiado pela arbitragem também tem de ser coerente e reconhecer que este ano não são os “normais 11 contra 11” como o senhor diz, a não ser que você nao veja os jogos do Porto e esteja a falar porque sim. Atenção nao estou a tentar justificar os maus resultados com arbitragens, o Porto tinha e tem obrigação de apresentar melhor futebol do que tem mostrado, mas, assim como as arbitragens não devem servir de desculpa para o mau futebol, o mau futebol também não deve servir de desculpa para más arbitragens que prejudicam a equipa.

    • José S.
      Posted Novembro 30, 2016 at 4:36 pm

      Dizes algumas verdades de facto, mas misturas tudo quando começas a falar de apito Dourado… À parte das manobras de bastidores que sempre existiram e sempre vão existir seja norte ou sul, esse grande plano para abalar o porto, não estando obviamente isento de culpas, esse é um processo que já tem pelo menos 12,13 anos e porto nesses anos já foi tetra campeão e ganhou uma liga Europa… enfim ir por aí é ridículo…
      Por essa perspectiva, o Benfica é tri e pode ser tetracampeão por agora ser o maior jogador de bastidores, concordas? É só ver para os dois lados!
      Pelos os outros aspectos e claro está a má gestão (falta de dinheiro à cabeça) nestes últimos anos é muito mais plausível esta decadência que temos visto…
      Apontar o fim é futurologia e espero que me dês os números do euromilhoes no próximo post.
      Cumps

      • MetalDevil
        Posted Novembro 30, 2016 at 8:12 pm

        Reconheço alguns exageros no meu post, e concordo com estes dois últimos reparos. Mas estou convencido que se o clube não começar a ganhar e com isso valorizar jogadores para fazer receita, será o fim do porto, tal como o conhecemos. Se isso acontecer, poderá provocar danos que irão demorar a reparar. Penso que a maioria dos leitores está de acordo quando digo que pdc já não tem condições para estar à frente do clube, por algumas razões que frisei acima.

        • José S.
          Posted Dezembro 1, 2016 at 11:29 am

          Qualquer clube precisa de ganhar para valorizar os seus jogadores, ainda mais um clube como ao porto que realizou n de encaixes financeiros com os seu jogadores nestes últimos 12 anos.
          É verdade, todos nós reconhecemos, a gestão não tem sido das melhores, dinheiros muito mal aproveitados e muitos comissionários por ai fora que estão a levar ao mau desempenho desportivo. Há muitas outras condicionantes que não se falam mas existiam, os fundos e o fim destes é um exemplo e o porto não se precaveu para a seca, pensando que estaria sempre bem e confortável desde que os resultados fossem aparecendo e fossem vendendo jogadores por 20, 30 milhoes…enfim…
          PdC é e será um símbolo eterno do porto. Acredito que este será o ultimo mandato dele, se chegar até lá… Estar à frente do clube até pode estar, não há presidente com maior conhecimento futebolístico e experiente do que ele, mas o tempo passa por todos e a idade não perdoa sendo que o verdadeiro problema é quem anda à volta dele. Esses é que não parecem ser os melhores para administrar ou gerir, mas que sei eu sobre isso? Eu possuo uma pequena e microempresa e já não fácil…
          Neste momento só a vitória e os resultados é que podem trazer alento ao clube do norte.
          Veremos o que sucede no futuro.
          Cumps

  • AngeloGJ
    Posted Novembro 30, 2016 at 8:52 pm

    Já que todos têm opinado acerca dos problemas actuais do FCP, eis aqui a minha visão sobre o assunto:

    Um dos segredos da vida e’ a lei da semeadura, “nos colhemos aquilo que semeamos” e hoje o FCP esta a colher aquilo que semeou ou se preferirem aquilo que não semeou. O FCP a meu ver cometeu os seguintes erros :
    1-na pessoa da sua estrutura não foi capaz de planear o futuro a médio e o longo prazo durante os anos de sucesso, relaxando na sombra do sucesso usando e abusando da avareza e promovendo uma falsa cultura de ostentação financeira. Falta de Planeamento

    2-Como o tempo vem demonstrando que o FCP não planeou o futuro mas descansou no sucesso e pensou que assim seria para sempre, eis outro ponto, O MUITO DINHEIRO acumulado nos anos de sucesso parece não ter sido investido no clube e para beneficio futuro.

    3-O Porto não criou sustentabilidade financeira aproveitando o bom nome que adquiriu para criar boas parcerias a nível internacional com marcas, empresas, indivíduos e instituições.

    4-O Porto durante os anos de sucesso não progrediu de forma a criar o clube e a marca FCP algo desejável para a corja de jogadores do futebol moderno, o FCP foi o clube Português nos últimos 14 anos que mais potencial teve para se tornar um tubarão-baleia mas continua um tubarão bebe e isso reflecte-se na capacidade de aquisição de jogadores hoje.

    5-O FCP com a polícia de “contratar barato” e vender MUITO caro, vendeu a sua identidade com os muitos milhões e fez do clube um trampolim em vez de uma casa firmada na rocha e atraente.
    6-Não nasci em Portugal mas digo isto, o FCP falhou durante os anos de sucesso em trazer e congregar no clube um núcleo duro dos melhores jogadores portugueses acessíveis a cada época e juntamente com jogadores Portistas igualmente BONS que aparecessem no clube criar o núcleo duro da equipa e do plantel e serem eles a receber a mística e cultura do clube, Portugal nao e um pais onde muitos queiram viver ainda que seja melhor que muitos países de “1a Linha”, mas sendo os jogadores pessoas havendo um núcleo português que pouco imigrasse seria muito mais fácil a “mística” e a cultura manter-se e ser passada que nem um legado, salários de 200 mil euros por mês seriam para os tais a fim de desejarem ficar mais tempo no clube, quem já imigrou que nunca disse “se ganha-se o mesmo no meus pais não estaria aqui”, Jose Fonte, Bruno Fernandes, Mário Rui, Neto, Antunes, Tiago, Nani, Quaresma, Danny, Rafa, Diogo Jota, Manuel Fernandes, Paulo Oliveira, etc. devia estar hoje ou ter passo pelo FCP, seriam eles e outros jogadores estrangeiros que gostavam muito do clube como Lucho, Lisandro, Hulk, e muitos outros no pôs Mourinho a passarem aos novos jogadores a identidade, cultura e hábitos vencedores do FCP e não chegarem e quererem assenhorar-se do clube para os seus próprios fins.

    7-Não sei se e’ correcto dizer isto mas parece que nos últimos ano e denovo com o muito dinheiro adquirido não se investiu forte no scouting a nível Mundial, não vimos jogadores do Leste a aparecerem na equipa e/ou jogadores europeus de forma geral, não vimos jogadores africanos a aparecerem, não vimos asiáticos, só vimos alguns sul-americanos oriundos dos mesmos mercados/países, e se o FCP foi e ainda e’ conhecido por ser um grande descobridor de talentos como não se procurou fazer jus a fama e ser grande nesse aspecto?!
    8-não se criou uma cultura para todas e qualquer equipa técnica que emergisse, deixando tudo a critério de cada treinador que chegasse, um dia li que o Bayer M e o Dortmund quando começaram a ganhar criaram um plano técnico e qualquer treinador antes de ser convidado a treinar era-lhes exposto o plano técnico para o futebol e se concordassem e se comprometessem a fazer parte do mesmo era lhes então formalizada a proposta, um padrão e dentro desse padrão cada treinador tem de ser criativo o suficiente para treinar e moldar jovens jogadores, melhorar e exponenciar o talento dos melhores jogadores da equipa e muitas outras coisas.
    9- O FCP só joga bom futebol com grandes treinadores e os últimos dois que me lembro foram Mourinho e Villas Boas e um bom treinador chamado Prof. Jesualdo F.
    10- O FCP nos anos de sucesso não teve uma equipa, teve jogadores em campo, e ganhou porque tinha muitos bons jogadores em campo e mesmo assim destingiu-se dos adversários porque havia sempre um ou dois jogadores que carregavam sozinho a equipa as costas, como se pode querer criar sustentabilidade assim e futuro?
    Adeptos/Fãs:
    1- Contentam-se com pouco, futebol e’ entretenimento sim mas se for como na politica americana onde quem esta no poder tem que prometer ou cumprir os desejos dos grupos para obter votos então se os adeptos de forma geral exigirem não somente vitorias mas um PLANO/ESTRATÉGIA de mudança para curto/médio e longo prazo as coisas podem mudar na arena.

    NES

    1-Joga para não perder e não para ganhar, por isso não pode ser treinador pro FCP.
    2- Escolhe mal a equipa, e sei que a corja dos jogadores modernos esta mais preocupada com ostentar carros e roupas caras e vestirem-se que nem mulheres do que jogar futebol mas se os jogadores não são comprometidos e por isso não são escolhas que se seja aberto com eles e isso seja dito a eles e a todos e assim por vergonha eles dediquem-se já que o salário não e’ suficiente se e’ por opção técnica então NES não tem juízo.
    3- Fala muito e tenta falar bem mas não parece ter o carácter de líder e alguém que saiba lidar e dominar os jogadores (não o culpo nesse aspecto porque se não faz parte da sua identidade não acho que hoje vai adquirir essa capacidade).

    Resumindo, o FCP ganhou nos últimos anos mas cometeu muitos erros MUITOS mesmo, quem não se lembra das contratações sem sentido no ano pôs Mourinho? E os jogadores sem sentido que passaram pelo clube os so called “ Flops”? O pessoal que manda no FCP sempre esteve sem ideias, e nunca conseguiu adaptar-se as mudanças do futebol moderno, as mudanças de paradigmas e agora a falta de resultados, e apesar de o Benfica estar mais forte estruturalmente e isso evidenciar-se a nível de resultados e o re-birth do SCP não diria que os adversários do FCP deviam regozijar-se porque as estratégias dos seus clube não passam de pragmatismo radical disfarçado mas prontos a conversa nao e sobre os adversarios.
    Espero que depois do mandato do Pinto da Costa alguem com ideias e um plano surja e nao se venda por resultados e isso tem sido a raiz de todos os males dos clubes portugueses.

Deixa um comentário