Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Luís Neto chamado à Seleção Nacional

Justo? Há poucas opções disponíveis, mas surpreende que Fernando Santos chame o suplente de Gonçalo Inácio.

Luís Neto foi convocado por Fernando Santos para os próximos compromissos da Seleção Nacional. O central do Sporting substitui Pepe na convocatória. Recorde-se que o defesa do FC Porto saiu lesionado no encontro diante do Portimonense.

 

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

38 Comentários

  • Eagle1991
    Posted Março 22, 2021 at 4:35 pm

    Entendo a lógica da chamada. Jogador experiente, já conhece o grupo e deve fazer bom balneário. O grupo é importante. Mas como se sentirão jogadores como o Fábio Cardoso? Será que um jogador extra grandes (ou Braga vá) não tem o direito de ir à seleção?
    Sinceramente entendo a não chamada de Inácio que ganhou a titularidade há pouco tem e sendo jovem convem deixá-lo evoluir e a seu tempo será chamado.

  • Salazar6
    Posted Março 22, 2021 at 1:18 pm

    Se me espetassem com a experiência e com o conhecer os métodos do treinador num sítio que eu cá sei…
    Sou Sportinguista é um claro admirador da personalidade do Neto.
    Sei aliás, que é um jogador importantíssimo no cômputo mental, e sei também que jogando ou não continua a ter um papel fundamental dentro do balneário e dentro do campo por tudo o que transmite.
    Mas ainda sou daqueles que, a cada convocatória, espera que o critério da meritocracia seja levado em conta…
    Mas faz sentido, na cabeça de alguém estável mentalmente, levar o suplente quando o titular é deixado de fora?! Wtf?!
    Já não discuto se o selecionador deveria ou não levar um destes 2(Inácio ou Neto), mas não justifiquem o injustificável.
    Nesse ponto de vista, faria mais sentido também convocar o Antunes e deixar o Nuno Mendes de fora…
    Enfim, as lógicas do nosso selecionador são absolutamente ilógicas!!!
    Mais grave ainda é quem justifica esta questão que não tem justificação para além de que é uma barbaridade…
    O Ferro, também ainda não havia feito muitos jogos como titular do Benfica e acabou por ser chamado… ou será que por ter 20/21 anos é um fator que tem de ser levado em conta já que o Inácio tem 19?!
    Melhor ainda a justificação que o Inácio só jogou num esquema de 3 centrais!!!
    O Nuno Mendes também, ou seja, mais uma vez, o Antunes também deveria ter sido chamado?!!!
    Adoro o Blog, sigo.o diariamente, mas é com cada artista a comentar.
    Cada um tem a sua opinião e eu tenho que a respeitar mas está é a minha opinião que também tem que ser respeitada.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Março 22, 2021 at 2:42 pm

      Na qualidade de “artista” ? vou tentar explicar melhor.

      Meritocracia? Neto tem uma boa carreira, e fez bons jogos este ano.
      Defensivamente é mais sólido que o Inácio e tem, até, mais 700 minutos que o jovem sportinguista esta época.

      Estamos a falar de jogadores com características diferentes. Ao Amorim, neste esquema, faz-lhe falta um central com boa capacidade de passe.
      Saindo o Pepe, faz falta ao Fernando Santos alguém sem medo do choque e já batido.

      O Nuno Mendes é titular desde 18 de Junho de 2020 (!!!!).
      O Inácio, ao invés, só a ganhou no mês passado. São situações completamente diferentes. Nem vale a pena comparar.

      Um selecionador tem de ter a liberdade de escolher consoante a sua visão. Não pode ficar refém das escolhas dos treinadores dos clubes. Se assim fosse, então mais valia termos lá um computador a analisar dados. Não é assim.

      Continuando, o Inácio ainda não provou nada ao mais alto nível. Fez bons jogos mas, mais uma vez, só é titular há um mês.

      Ferro? Bom exemplo da precipitação em chamar jovens. Talvez por isso o Fernando Santos tenha agora mais cautela… Era o novo Pique e hoje para muitos benfiquistas não vale meio Edcarlos.

  • DiogoMeira
    Posted Março 22, 2021 at 12:37 pm

    Até o Bruno Alves, com a idade que tem, tinha de ser chamado!
    Titularíssimo no Parma! Fiquei surpreendido com está opção

    • Knox_oTal
      Posted Março 22, 2021 at 5:22 pm

      O Bruno Alves não é titularíssimo no Parma, aliás não joga desde 21/02 (suplente utilizado) e a última vez que foi titular remonta a 7/02.

  • DNowitzki
    Posted Março 22, 2021 at 11:19 am

    Portanto, em termos de centrais, só há Inácio ou Neto. É isto?

    Bom dia e adeus!

  • Knox_oTal
    Posted Março 22, 2021 at 10:41 am

    Não me surpreende sendo FS o seleccionador, e até percebo a opção! Aliás, eu sempre achei o Neto um bom central e nunca percebi muito bem o porquê de ser tão desvalorizado em Portugal… não é nem nunca foi um centralão mas tem uma boa carreira e com um rendimento regular (excepto nos últimos tempos na Rússia), sendo que singrou no futebol sem levar qualquer selo de aprovação dos “3 grandes” (o que é difícil em Portugal). O que pensando melhor possa ser uma das razões dos seus “anti-corpos”, agora com a vinda em final de carreira para o Sporting já é possível vislumbrar mais adeptos que apreciam e simpatizam com ele… ainda bem, ele merece!

    Se é estranho ser suplente de Gonçalo Inácio e ser ele o convocado, um pouco, e percebo igualmente quem está a realçar isso. Ainda assim, o maior escândalo para mim é o Gonçalo não estar nos sub-21, esse sim o seu lugar por direito nesta fase (tem mais do que tempo para chegar aos A’s).

    Quanto a alternativas, bem se o Fábio Cardoso não foi convocado agora é porque nunca irá ser! Tanta hesitação palerma em levar este tipo de elementos, principalmente em particulares… o que não é o caso logo pode funcionar como atenuante. O problema é que NUNCA são equacionados, não são testados noutros momentos mais favoráveis (como os referidos particulares), o que torna a aposta nestes elementos de equipas de menor dimensão Portugal virtualmente impossível em momentos de aperto em jogos a doer como este. Falta um central, mas como mais ninguém foi introduzido e testado previamente, sobra o tal suplente do Gonçalo Inácio com experiência suficiente. E quem fala em Fábio Cardoso, fala em Rúben Vezo (outro patinho feio), Edgar Ié ou, numa aposta mais arriscada, Tomás Ribeiro! Depois sobram jogadores como Paulo Oliveira ou Pedro Mendes, já com alguma experiência e em boas Ligas, mas com menos tempo de jogo esta época.

    Resumindo, partindo do princípio que seria algo precoce levar o Gonçalo Inácio neste momento (era sim obrigatório nos sub-21, enfim… uma Rui Jorgice), que os jogos já são a doer e que elementos como Fábio Cardoso nunca foram testados e não parecem contar (outra palermice!)… a escolha por Luís Neto acaba por ser natural e compreensível, até pela qualidade já demonstrada e, sobretudo, experiência.

    Por fim, espero que a dupla Rúben Dias – Domingos Duarte seja testada num dos três jogos (ou até em mais, dependendo das cirscuntâncias), está na altura de tentar algo diferente e ter um plano B mais sólido!

    Saudações Desportivas

  • heldersoares
    Posted Março 22, 2021 at 2:17 am

    Neto sempre foi um central com regularidade na seleção e realmente um dos melhores centrais portugueses se calhar a um ou 2 meses atras ninguém diria mal até elogiavam esta convocatória mas sim é verdade que neste momento foi chamado o suplente do Inácio e um 4 central do Sporting mas sinceramente mais vale neto que Inácio nem sei porque perdeu o lugar, tem outra experiência para dar garantias na seleção. O habitual chamado Ruben Semedo está lesionado ou esteve havia mais opções por mim seria chamado Bruno Alves que de repente desapareceu sem sentido pois continua a exibir.se a um nível bem alto e para além da qualidade que ainda apresenta há o fator grupo e este é um jogador diferenciado é um campeão, é um capitão em qualquer lado, é uma voz de comando que em momentos como europeus faz tanto a diferença por isso para mim seria a melhor escolha tanto agora como para a fase final. Mas outras opções a considerar poderiam ser Pedro Mendes, Edgar Ié, Vezo,Fábio Cardoso, Paulo Oliveira, Carriço, há esse tal que falam que está em Inglaterra e até poderia ser oportunidade para Portugal o agarrar e outro que nunca foi chamado e que me parece até com melhores níveis que estes últimos nomes que falei é Damien da Silva que apesar da idade também seria uma opção muito interessante para Portugal

    • Tiago Silva
      Posted Março 22, 2021 at 10:25 am

      É definir a situação de Damien da Silva porque ele tem jogado muito nestes últimos anos e deveria ser claramente uma opção a considerar. Concordo contigo, para chamar alguém mais experiente e que esteja já integrado com o grupo mais valia Bruno Alves. Mas penso que o Inácio merecia a oportunidade ou então ficava-se apenas com Fonte, Rúben e Domingos com o Danilo a poder jogar como central.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Março 22, 2021 at 9:58 am

      O Inácio ganhou lugar no 11 principalmente pela sua capacidade com bola. Ao nível do passe, não é muito comum vermos um central jovem com estas características e desinibição.
      Num clube como o Sporting, que habitualmente tem a iniciativa do jogo, até dá jeito um jogador assim.

      Porém… Creio que o melhor lugar para o jogador é no centro da defesa. Mas Coates é intocável.

      Continuo a achar que o Neto é a melhor solução para o lado direito, mas Feddal tem sido aposta. Não havendo outro lugar para o Inácio, Amorim mete-o na direita.

      Tem dado resultado mas, convém não esquecer, o próximo ano será muito mais duro, quer pelas provas as quais vamos estar inseridos quer pela própria exigência que o próprio grupo vai colocar a si mesmo.

      Inácio na direita… acho contraproducente. Mas enfim… São opções. E o Sporting continua a não perder, portanto… acho normal que o treinador não mude.

      • heldersoares
        Posted Março 22, 2021 at 10:34 am

        Sim Inácio tem uma excelente capacidade com bola e lá está vai ganhando e não sofre golos não tem muito pq mudar mas antes era igual e tirou Neto que para além de boas exibições parecia ser um dos líderes em campo como até aquela excelente conferência de imprensa revelou mas lá está são opções não tem perdido pela alteração por isso…

  • Empresario_de_Lopetegui
    Posted Março 22, 2021 at 12:20 am

    Esta chamada do Neto só acontece devido à sua experiência e conhecimento de Fernando Santos e do grupo, porque além do Neto, que foi só até há poucas jornadas um dos titulares do líder e melhor defesa do campeonato português e das equipas com menos golos sofridos na Europa, que outras opções teriam??

    Gonçalo Inácio agarrou o lugar no Sporting agora e o seu lugar era nos sub21, mas Rui Jorge preferiu a 4º opção do FC Porto e um suplente do Famalicão.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Março 22, 2021 at 10:12 am

      As seleções são um grupo de jogadores normalmente estável; um grupo que se conhece relativamente bem e ao qual o selecionador está habituado, tanto em termos de personalidade como de capacidade para responder ao que ele pretende em campo.

      Sendo assim, e tendo em conta que um Europeu é uma prova dura, e irrepetível para muitos, acredito que para o selecionador seja difícil não convocar um jogador no qual confie só porque este está num momento menos positivo da carreira.

      Um selecionador não se limita a ler estatísticas e a conferir os rankings dos jornais desportivos. Há muita “ciência social e humana” envolvida.

      O Gonçalo Inácio tem feito bons jogos, mas também o Eduardo Quaresma os fez no ano passado. Resultado: é o que se vê. Ainda tem muito que evoluir.

      Sou do Sporting mas isso não me leva a achar que o primeiro lugar implique que a seleção tenha necessariamente de acolher tudo o que mexe em Alvalade.

      Honestamente, só uma ausência me deixaria algo triste: Palhinha. Porque? Porque tem estado muito bem DESDE O INÍCIO DA ÉPOCA, porque casa com a tática do selecionador e porque não há neste momento ninguém, na sua posição e tarefa, que esteja ao seu nível.

      O Inácio terá a sua oportunidade. Quando? Bom… Se para o ano, num Sporting de Champions e com mais “cobrança”, mantiver este nível.

      Dez jogos seguidos a titular? É bom. Mas… Calma.

      • Miguel Lopes
        Posted Março 22, 2021 at 5:26 pm

        O Gonçalo Inácio deveria ter sido convocado para os sub21 na vez de 1 dos 4 laterais direitos, até porque ele também tem experiência na formação do Sporting a jogar com lateral esquerdo. Pelo menos vi alguns jogos dos sub23 no ano passado e ele chegou a jogar a lateral e a central.

      • Empresario_de_Lopetegui
        Posted Março 22, 2021 at 2:04 pm

        Atenção que eu não disse que o Inácio devia ser convocado para a seleção A, devia sim ser convocado para a seleção sub21, porque foram apenas 3 e 2 deles foram Diogo Leite, quarta opção do FC Porto e Diogo Queiroz, suplente do Famalicão.

        • Brunoflip
          Posted Março 26, 2021 at 5:07 pm

          O Leite é 3ª opção atrás de Mbemba e Pepe e já mostrou bem mais que o Inácio. O Queiroz ainda percebia, mas já faz parte do grupo e fazer dupla com o Leite já ha vários anos ajuda. Já agora, o Queiroz foi suplente nos últimos dois jogos do Famalicão, antes era titular garantido. O único central do Fama com mais minutos é o Babic.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Março 21, 2021 at 11:58 pm

    Eu estava na esperança de que a lesão de Pepe não fosse tão grave, mas no such luck… :( A partir do momento em que Portugal tem uma infelicidade como esta, não censuro F. Santos por chamar este central que não aprecio muito. Fosse como fosse, passar de Pepe-Dias com Fonte como alternativa para Dias-Duarte com (inserir substituto aqui) como alternativa seria sempre um downgrade considerável, por isso…

    Pelo menos Neto já tem alguma experiência com F. Santos e com alguns jogadores desta seleção, pelo que acho que não vai ser tão mau. Podia ter chamado Diogo Leite ou Gonçalo Inácio, mas mesmo que o fizesse Portugal teria de jogar com a Sérvia lançando pelo menos 1 central às feras…seria sempre arriscado e injusto.

  • coach407
    Posted Março 21, 2021 at 11:44 pm

    Quantos jogos tem o Gonçalo Inácio numa equipa principal no modelo defensivo utilizado na seleção nacional? Zero. Num defesa central isso nota-se GIGANTEMENTE portanto é, no mínimo, compreensível que prefira o Neto, um defesa central que tem uma carreira sólida e provas dadas a jogar nessa forma de defender.

    Gonçalo Inácio iria sentar o Neto no Sporting caso a dupla de centrais fosse Neto – Feddal em vez de um trio defensivo que claramente o protege? Discutível. Talvez. Só não me digam que é sem sentido considerar que o Neto pode acrescentar mais ao modelo de jogo da seleção nacional de que o Gonçalo Inácio.

    A seleção não é para quem “merece” mais. Isso não existe. A seleção, tal como qualquer equipa do Mundo, convoca os jogadores que podem acrescentar mais dentro de campo à seleção nacional dentro daquele sistema de jogo e dinâmicas implementadas. O Tiago Dantas é bom jogador? É. Pode jogar a 6 no meio-campo a 2 do Benfica? Pode jogar a 8 no meio-campo a 2 do Benfica? Evidentemente que não então para que é que vai ser convocado quando mostrou 0 nesse modelo de jogo e posição? Até pode ser mais talentoso e estar a jogar melhor que o David Tavares na equipa B em 4x3x3 e tal, mas se o David Tavares encaixa melhor naquele 4x4x2 então se eu preciso de um 8 para jogar na minha equipa nas próximas 2 semanas então vou buscar o que me dá mais garantias que seria o David Tavares. Não importa quem está a jogar melhor na equipa B. Importa quem me traz mais valor acrescentado para os próximos jogos no modelo de jogo que eu desenhei. Ponto final, só isso interessa.

    Depois mesmo a questão do Inácio “merecer” mais é perfeitamente discutível. É verdade que o Inácio foi titular nos últimos 6 jogos enquanto que o Neto nesse período só foi titular em 1 jogo. Muitos parabéns ao Inácio por ter feito meia dúzia de jogos seguidos num clube da dimensão do Sporting. O Gedson já tinha feito 4 jogos de Champions e dérbis e mesmo assim quando foi convocado houve críticas por ainda não ter provado nada. Espetacular ter feito meia dúzia de jogos, mas daqui a meia dúzia de jogos pode estar no banco outra vez e a seleção não deve andar ao sabor do vento, apesar de praticamente todos os adeptos acharem precisamente o oposto e que a seleção deve, sim, andar ao sabor do vento baseando 100% da sua opinião na última meia dúzia de jogo e ignorando completamente fatores completamente determinantes como o modelo de jogo que é uma variável básica.

    • Miguel SADSC
      Posted Março 22, 2021 at 11:22 am

      Enquanto Sportinguista, subscrevo. Não em escandaliza e percebo o porquê de levar Neto. Da mesma forma que acho perfeitamente normal não levar Pote.

  • Miguel SADSC
    Posted Março 21, 2021 at 11:37 pm

    Percebo não levar o Inácio. São 3 jogos num curto espaço de tempo, não deve haver praticamente treinos e o Inácio não está familiarizado com o que se faz na seleção ao contrário do Neto. Acresce só ter jogado num sistema de 3 enquanto sénior e estes jogos não serem amigáveis. Não me escandaliza. O Inácio terá tempo.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 21, 2021 at 10:57 pm

    Na ausência de Pepe, Fernando Santos prefere chamar um central que conhece bem e que já tem vários anos de selecção, mesmo sendo suplente de um jogador superior mas que ainda não se estreou nos sub21.

    Por acaso concordo com esta chamada, acaba por ser uma forma de proteger o Inácio e fazer com que ele tenha oportunidade de continuar a trabalhar no duro no clube nesta paragem para as selecções de forma a melhorar ainda mais. Não nos podemos esquecer que o Neto já tem dezenas de jogos na Champions enquanto que o Inácio nunca jogou na Champions e nem 20 jogos no campeonato português tem no currículo.

    Não tenho dúvidas que se continuar a trabalhar e a evoluir como tem evoluído, será chamado regularmente depois do Europeu e poderá ser uma opção para a caminhada para o Mundial 2022.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Março 21, 2021 at 11:06 pm

      O Gonçalo Inácio é superior… … com bola.

      Está numa boa fase, mas como disseste e bem ainda é muito cedo.
      Não basta fazer dez jogos seguidos a titular no Sporting para, aos 20, se ir a uma seleção nacional. Ele tem de provar mais. E provará, creio.

      Concordo com o teu comentário.

  • B.Jardim
    Posted Março 21, 2021 at 10:48 pm

    Piada de mau gosto…

  • Hirok "The Truth"
    Posted Março 21, 2021 at 10:48 pm

    Vai só pq conhece o pessoal não pela sua qualidade, pq uma seleção do gabarito da portuguesa não pode jogar com jogadores suf –

  • Sporting1906
    Posted Março 21, 2021 at 10:38 pm

    Inácio nem para os sub-21 é convocado e o seu suplente é convocado para a selecção A! Será que Fernando Santos e Rui Jorge acompanham os jogadores portugueses ou é hierarquia já está definida independentemente do que os jogadores andarem a jogar?

  • Farinheira
    Posted Março 21, 2021 at 10:37 pm

    Nandinho a fazer das suas. Disparate. Até o Edgar Ie devia estar à frente do Neto.

  • Ricardo F.
    Posted Março 21, 2021 at 10:36 pm

    O Inácio só não vai a esta para a convocatória dos sub 21 não ser mais ridicularizada.
    SL

  • Estigarribia
    Posted Março 21, 2021 at 10:33 pm

    Tem a ver com uma questão de experiência. Luís Neto, mesmo não sendo um super defesa-central, é experiente e deverá ser, talvez, suplente de Rúben Dias e do jogador que jogar ao lado (gostava de ver Domingos Duarte) jogar os três jogos de Portugal.

    Saudações Leoninas

  • Filipe Ferreira
    Posted Março 21, 2021 at 10:33 pm

    O Gonçalo Inácio deve ser brasileiro. Que piada

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Março 21, 2021 at 10:46 pm

      O Gonçalo Inácio só agarrou a titularidade no Sporting há +- dez jogos.

      É preciso ter calma. Está a jogar bem mas percebe-se que o Fernando Santos queira alguém mais experiente.
      O Neto é suplente? É. Mas fernando Santos não treina o Sporting, não é obrigado a ir a reboque dos outros.

      Inácio terá a sua oportunidade.

  • ktc
    Posted Março 21, 2021 at 10:32 pm

    Acho que esta chamada só tem uma explicação, ser um jogador experiente que o treinador conhece bem. Sendo que o Pepe não vai estar e o Fonte parece que não pode jogar o 1 jogo, convém ter alguém qur não vá tremer. E acrwdito que o Neto tambem seja um elemento que crie bom ambiente. Pela qualidade não poderá ter sido, porque nem titular é

  • Daniel Goncalves
    Posted Março 21, 2021 at 10:32 pm

    Completamente sem sentido, “vamos chamar um jovem, titular na melhor defesa do campeonato? naaa, vamos chamar o seu suplente”

  • Nunop
    Posted Março 21, 2021 at 10:31 pm

    Para isto mais valia chamar o Fábio Cardoso ou o próprio Gonçalo Inácio.

    De qualquer forma, com a ausência de Pepe, acho que Danilo vai atuar a central na Sérvia caso se confirme que Fonte não poderá jogar

    • Kenya24
      Posted Março 22, 2021 at 12:06 am

      O Danilo também joga em França logo não vai poder jogar também.
      Vamos ter Ruben, domingos Duarte e Luís neto como opção.

  • GoldenFCP
    Posted Março 21, 2021 at 10:29 pm

    Conservadorismo patético do FS. Chamar o suplente do Inácio é ridículo, depois admira-se com as criticas que não promove a nova geração de centrais

Deixa um comentário