Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Giménez e Godín devem falhar Barcelona; Djokovic defende que os Homens devem ganhar mais que as Mulheres; Bouhanni é o 1.º líder da Volta a Catalunha

Neste momento Simeone só conta com o jovem Lucas Hernández, que ainda esta época defrontou o Benfica na Youth League, para o centro da defesa.
Confirmou-se o pior cenário. O central José Giménez, do Atlético, lesionou-se na última jornada com o Sporting Gijón e vai estar afastado dos relvados entre 3 a 4 semanas, um cenário que o tira pelo menos da 1.ª mão dos quartos-de-final da Champions frente ao Barcelona. Também Godín se encontra lesionado e é dúvida para esse embate, tal como Savic, o 3.º central do plantel (apesar do sérvio estar numa fase mais adiantada da recuperação).

Concorda? – Há muito que se debate se os jogadores de ténis, eles e elas, devem receber prémios iguais para vitórias iguais, mas agora a discussão voltou a ganhar força depois das polémicas declarações do presidente da Indian Wells Tennis Garden. “Se eu fosse uma tenista, ajoelhava-me a rezava a Deus todos as noites para agradecer o nascimento de Roger Federer e de Rafael Nadal, porque têm sido eles a levar este desporto para a frente”, disse Raymond Moore, que descreveu ainda a associação feminina de ténis, a WTA, como uma organização com sorte por apanhar a boleia dos torneios masculinos. Para ajudar à festa, Djokovic, também defendeu que os homens devem ganhar mais. O n.º 1 do Mundo considera “delicado” o tema da distribuição dos prémios, e elogia até a luta das mulheres “com admiração e respeito “pelo que têm conseguido. Aplaudo-as por isso. Mas, por outro lado, o mundo ATP deveria lutar por mais (dinheiro), porque as estatísticas mostram que há mais espetadores nos encontros masculinos”, alegou, considerando que os valores em prémio deveriam ser proporcionais às médias de assistência.

Prova que é uma espécie de mini-Tour, com a presença de Quintana, Froome, Dumoulin, Contador, Purito, Zakarin, Porte ou Aru – Nacer Bouhanni, que está em grande neste arranque de época, assumiu a liderança da Volta à Catalunha ao vencer a 1.ª etapa. O francês, que foi 4.º na Milão-San Remo bateu ao sprint Ben Swift e Daryl Impey.

0 Comentários

  • Rui Magalhaes
    Posted Março 21, 2016 at 5:30 pm

    #Volta_a_Catalunya: Demasiado fácil para Bouhanni e com chuva nas descidas mais fácil ficou pois ninguém arriscou. Valeu somente pelos ataques hoje e nada mais. Amanhã será "igual" se ninguém meter ritmo alto nas últimas dificuldades, que não serão muitas, tudo que não for vitória de Bouhanni é surpreendente. Falando de outras coisas, hoje Swift igualou Sagan nos "segundos lugares", ambos com 5, coisa que ninguém está a falar somente por ser um sprinter desconhecido. Novamente Sagan fez uma fama que ele está época tenha 10 segundos lugares e Swift, por exemplo, 20 vão todos falar dos 10 de Sagan em vez dos 20 do Swift.

    • André Pinheiro
      Posted Março 22, 2016 at 2:20 am

      Rui Magalhães, meu prezado companheiro amante de ciclismo peço-lhe que continue com as suas análises deste apaixonante desporto. Na dê demasiada importância a quem não sabe debater sem se armar em engraçado.
      Quanto á etapa não ofereceu grande espectáculo, e para mim o melhor momento da mesma foi a entrevista ao Warren Barguil,porque é o meu ciclista preferido. Espero que ele assinale o seu regresso com um top dez.
      Cumprimentos a todos que gostam de ciclismo.

    • Anónimo
      Posted Março 22, 2016 at 12:16 am

      Rui ou Maltius,
      O problema é que tu passas a vida a responder sem querer responder. De qualquer das formas acho que ambos têm formas distintas de ver o ciclismo:
      – O Tiago é mais um hipster da coisa, um racional e céptico (provavelmente cresceu a ver Festinas, Ulrich e Armstrong).
      – Tu mais um apaixonado pela modalidade, um dos defensores do "novo ciclismo" e que vive muito com o coração. Fazes-me lembrar quando somos miúdos e vemos o futebol como ele devia ser visto, não quando crescemos e percebemos os meandros da coisa e a racionalidade das tácticas.

      Relativamente ao comboio isso não vai acontecer. Primeiro porque Viviani e Swift são 2 galinhas para o mesmo galinheiro e depois, porque 3 elementos não chegam para um comboio.
      Viviani irá tentar etapas no Giro (a aposto será Landa) e o Swift irá a Polónias e Romandias. E parece-me o mais acertado que o Swift vá subindo degrau a degrau e depois ir para uma equipa à sua imagem.

      Rui Azevedo

    • Rui Magalhaes
      Posted Março 21, 2016 at 10:16 pm

      Kafka, traquilo eu não fiz "choro" por ninguém responder-me, simplesmente anda neste blog um ar pesado e pensa que eu lhe vou dar resposta mas já foi ignorado 1 vez, 2, 3, 10 e vai continuar a ser assim até meter na cabeça que detesto ares com este e nem lhes ligo. Eu sei também que acompanhas os meus resumos e também outras pessoas que não comentam mas seguem o ciclismo por este blog que é grandioso. E óbvio que nunca deixarei de fazer comentários só por causa disto ou daquilo XD

      Rui Azevedo, novamente a palavra desconhecido não era a certa que queria dizer mas sim sprinters com menos renome e por acaso a Sky tem homens para o sprint e estou curioso para provas com a Eneco ou em Hamburgo se a Sky irá fazer comboios com van Poppel, Viviani e Swift ou irão dividi-los pelas GC.

    • Kafka I
      Posted Março 21, 2016 at 8:43 pm

      Eu não me vou por de toda na discussão entre vocês os 2, isso é lá com vocês…mas Rui não deixes de fazer estas análises, porque eu apesar de gostar de ciclismo, deixei de ver há 2/3 anos (passei só a acompanhar as grandes voltas), e portanto pelos teus relatos vou acompanhado como esta o Ciclismo, portanto continua, da minha parte apesar de não comentar, sou leitor atento

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2016 at 7:53 pm

      Ahahaha.. Hilariante! Paulo "Maltius" Martins!!! Por acaso essa resposta até foi à Paulo Martins oh Rui Magalhaes..

      Relativamente à discussão o Swift não é nenhum desconhecido. Não tem é as mesmas hipóteses que os outros sprinters porque está na Sky, que não tem corredores para essas características.

      Rui Azevedo

    • Rui Magalhaes
      Posted Março 21, 2016 at 6:54 pm

      Peço desculpa a quem não difama o ciclismo e que leu isto com olhos de ler e não com tentativa de insultar o meu erro no Swift "desconhecido" faltava-me a palavra que poderia ser "segunda linha de sprinters" ou "sprinters com menor renome". Peço desculpa a quem leu mas como ninguém respondeu nem irá responder estou a falar para o ar… Olá Ar! ^^

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2016 at 6:14 pm

      Ai está o nosso Paulo Maltius Martins com mais uma pérola: Swift, sprinter desconhecido.
      Alguns resultados do sprinter desconhecidos em provas WT:
      2x stage Tour Down Under ('11)
      2x stage Tour de Pologne ('12)
      2nd Milano – Sanremo ('16)
      stage Vuelta Ciclista al Pais Vasco ('14)
      stage Tour de Romandie ('11)
      3rd GC Tour Down Under ('11)
      3rd Milano-Sanremo ('14)

      Nunca ningúem tinha dado por ele, de facto.
      Com as primeiras 3 frases, concordo plenamente.

      Tiago Afonso

  • RMSO
    Posted Março 21, 2016 at 5:27 pm

    Nada de novo nas declarações do Djokovic. O que o sérvio disse, é a pura das verdades: se os jogos entre mulheres duram muito menos, geram menos receitas, menos público, patrocínios, etc…, porque é que recebem o mesmo? Nada contra o ténis feminino, ou qualquer outra modalidade feminina, mas os prémios devem ser nivelados por aquilo que as modalidades produzem, e não pelo que as vertentes masculinas geram…

  • Nuno R
    Posted Março 21, 2016 at 5:14 pm

    Um pouco como a questão Ricardinho/salários de futebol.
    O que acaba por valer é o dinheiro angariado pelo ATP relativamente ao WTA, em termos de patrocínio e tv, que se reflectem nos prémios. Os torneios masculinos atraem mais atenção, mais gente, mais dinheiro, os participantes recebem mais.

    Na questão das %s é complicado opinar, não faço a mínima de qual é a percentagem de prize money relativamente às receitas.

  • Unknown
    Posted Março 21, 2016 at 5:07 pm

    Apesar de defensor da igualdade de género, partilho da opinião do Djoko. Existem outras atividades onde as mulheres ganham mais que os homens e ninguém anda aí a barafustar para que os modelos fotográficos ganhem tanto com as modelos tipo Irina que atraem Milhões ne(so um exemplo). Concordo com o Mário, quem produz e dá mais ganhar merece ser melhor remunerado, e mais, isso de ser homem ou mulher não deve entrar para as contas, penso que este tipo de movimentos feministas fanáticos não dignifica o género e só pretende criar contraste entre o Feminino e o Masculino. Existe mais igualdade como está agora do que se a Serena ganha-se o mesmo que o Djoko ou Fed, (mas é so a minha opinão) Para isso acho que se fariam torneios mistos e aí que sejam remunerados conforme os seus rankings, mas aí sim há desigualdade a fisiologia do corpo do homem é diferente da mulher e não foram ''criados'' para competir entre si mas para coexistirem portanto não se deve olhar a géneros na altura do pagamento mas sim a números. Cumps

    PedroR

  • Rui Sousa
    Posted Março 21, 2016 at 5:00 pm

    Genericamente concordo com o que já foi dito.
    No ténis, os homens geram muito mais rendimentos e de forma geral mais espectáculo, portanto consigo perceber a posição do Djoko. Acho é que a posição e forma como se pronuncia o CEO é lamentável (e por mais que pense e deixe ou não de ter razão)e seria dispensável.

    Outro ponto importante é que não havendo incentivos ao ténis feminino este vai continuar estagnada. Isto é, tanto futebol, como ténis, NBA, o crescimento do desporto deu-se com a entrada de mais e mais capital, e se houver uma grande diferença nos prémios entre masculino e feminino, a tendência é que a qualidade de ambos se distancie cada vez mais. Havendo esta igualdade (ou proximidade) é uma hipótese de tentar fazer crescer o ténis feminino (incentivo) que vive uma das piores fases desde que me lembro de ver ténis (em termos de qualidade).

    Cumps

  • Pyros
    Posted Março 21, 2016 at 4:56 pm

    Concordo com o Djokovic – atenção que ele se está a referir não aos "homens e mulheres" em geral, mas ao ténis. O mesmo se aplica aos futebolistas,…

    De igual modo, as modelos femininas ganhas significativamente mais que os modelos.

  • Kacal I
    Posted Março 21, 2016 at 4:34 pm

    É uma péssima noticia para o Atlético e o Simeone mas uma excelente noticia para Barça e Luís Enrique, óbvio, são os dois centrais titulares e habituados a formar dupla, fundamentais na manobra defensiva da equipa e integrados no espirito guerreiro do treinador e assim vão ter que utilizar um jovem e uma adaptação qualquer (provavelmente será o Saúl) e será perigoso contra um trio como o MSN com um avançado como o Suárez, até pode não correr mal e fazerem ambos uma excelente exibição mas á partida é duro golpe para as aspirações do Atlético em tentar não sofrer golos e fazer um resultado positivo, vamos lá ver como corre.

    Quanto às declarações do Djokovic, não acompanho tenis assim com tanta frequência e vou vendo, não vejo mal nas declarações dele, claro que as mulheres têm os seus direitos e devem ser vistas com igualdade e respeito, defendo exactamente isso e tudo que seja o contrário revolta-me, mas ao fazerem os homens ganhar mais estão também a exercer essa ideia de igualdade porque não é por serem mulheres que devemos ter "pena" e elas ganharem o mesmo que os homens, ou seja, se há mais audiências e patrocinios por parte dos homens é justo que ganhem mais e só seria injusto e desrespeitoso se fosse de outra forma, como se fosse ao contrário seria justo de igual forma, obviamente, assim só fará com que as mulheres lutem mais ainda para melhorarem e façam com que o ténis feminino evolua cada vez mais, tem que haver um equilibrio e devem tomar as decisões em conjunto da forma que acharem mais adequado, em todo o caso dou os parabéns às tenistas femininas pelo trabalho que têm feito e a evolução que têm tido, há realmente tenistas de grande qualidade.

  • Anónimo
    Posted Março 21, 2016 at 4:32 pm

    Sem concorrência, foi fácil para Bouhanni que ainda pode ter mais 2 etapas para voltar a vencer.
    O principal atrativo desta Volta a Catalunya é o confronto nas montanhas. Venham elas.

    Tiago Afonso

  • Ines
    Posted Março 21, 2016 at 3:49 pm

    Sou mulher e feminista, mas isto trata-se de um caso de justiça. Se os homens atraem infinitamente mais espectadores e patrocínios, é natural que os prémios sejam maiores. Contudo, a diferença em torneios 700 (de cerca de 90%!) e menores é abismal e certamente injustificada. Tem de haver um equilíbrio. Por um lado, faz sentido haver um desnivelamento. Por outro, o que há em certos torneios é chocante. Há que encontrar um meio-termo.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Março 21, 2016 at 3:48 pm

    Concordo com o Djokovic. É sempre polémico uma figura vir com estes discursos sendo que são acusados de tudo e mais alguma coisa, mas tudo o que Djokovic disse é verdade. Isto não é pagar mais pelo mesmo trabalho, embora ambos os sexos pratiquem o mesmo desporto (e este tema não funciona só no ténis, mas pode aplicar-se na maioria dos desportos), ambos os sexos atraem uma diferença de público e o número atento a desporto masculino é de uma dimensão incomparável com o do sexo feminino. Não se pode pagar o mesmo a dois atletas que geram um rendimento totalmente diferente para a organização.
    Fazendo-se um paralelismo com o futebol, o que seria pagar o mesmo às atletas femininas? Era falências a torto e a direito.
    Se as ateltas femininas conseguirem as mesmas audiências que os jogadores masculinos, se gerarem as mesmas receitas, então sim, merecerão receber o mesmo. Como em determinadas profissões (vem-me à cabeça uma indústria de milhões algo imprópria para este blog) ocorre o contrário. É simplesmente a lei do mercado.
    Espero que não se faça um filme à voltas destas declarações.
    De resto, obviamente é preciso elogiar as atletas femininas que vão abrindo caminho e certamente não recebem assim tão mal.

  • Anónimo
    Posted Março 21, 2016 at 3:47 pm

    Concordo com o Djoko, que sentido faz distribuírem prémios equivalentes se os lucros não são equivalentes? Sou defensor de que uma pessoa, independentemente do género, ganhe em função do seu rendimento.

    Mário

  • Diogo Palma
    Posted Março 21, 2016 at 3:45 pm

    Para mim é lógico que no ténis (como outros modalidades) os homens devem ganhar mais do que as mulheres porque jogam mais horas, têm um maior volume de assistências nas bancadas e na televisões, etc.

    Não se trata de igualdade de direitos entre mulheres e homens … já parece aquela palhaçada nos Óscars onde não havia atores negros na lista dos vencedores (se nenhum ator ou atriz negro se destacou de forma a estar presente nos Óscars queriam que nomeassem alguém só para dizer que entre os nomeados estava um negro? Deixem-se de falsos moralismo).

  • Kafka I
    Posted Março 21, 2016 at 3:40 pm

    Quanto às declarações do Djokovic, totalmente de acordo, pois não há comparação possivel entre o nivel e qualidade do Ténis Masculino e Feminino, a diferença é literalmente abismal (atrevo-me a dizer que a Serena Williams não seria sequer top100 no circuito Masculino), o que diz bem a enorme diferença que há, logo é bastante injusto as Mulheres ganharem o mesmo que os Homens quando apresentam uma qualidade muito inferior

    Isso era a mesma coisa que agora os prémios da Liga Europa passassem a ser os mesmos que os da Champions, só porque ambas são competições Europeias

    Para além do factor qualidade ser uma diferença enorme, como o Djoko refere e muito bem, o Ténis Masculino tem muito mais espectadores, telespectadores e muito mais patrocinios etc, ou seja, a grande fatia de receitas que um torneio de Tènis consegue angariar, para posterior distribuição, deve-se à presença dos Tenistas masculinos, e no entanto o bolo é repartido de forma igual

    Basicamente como vivemos numa Sociedade hipócrita e onde hoje em dia tudo tem que ser feito com paninhos quentes (em especial no Ocidente, porque toda a gente fica ofendida com tudo e mais alguma coisa), passaram a dar os prémios iguais a Homens e Mulheres só porque sim e para parecer bem, sem que nada o justificasse, porque a realidade é muito simples, a melhor jogadora de Ténis do Mundo (Serena Williams) seria uma MEDIOCRE jogadora no circuito masculino

    PS: E sim eu eu sei de todas as diferenças morfológicas e genéticas existentes entre um Homem e uma Mulher, mas isso não interessa para o caso, porque eu quando vou ver Ténis quero é ver o jogo em si e qualidade do mesmo, e nesse aspecto NENHUMA jogadora de Ténis pode dar (não interessa aqui os motivos pelos quais pode ou não dar) a qualidade a um jogo que um Homem pode dar, isto é a realidade sem machismos, mas também sem paninhos quentes como é tão habito na sociedade ocidental

  • Rodolfo Trindade
    Posted Março 21, 2016 at 3:34 pm

    Pensar em quem terá mais lesões antes de se ir brincar às selecções vale pouco.

    No fim da brincadeira das selecções é que se poderá fazer um rescaldo.

  • Anónimo
    Posted Março 21, 2016 at 3:32 pm

    Apesar de ser pro-feminista, concordo que NESSE caso, os homens devem ganhar mais. Não estamos de dividir um escritorio fazendo as mesmas funções e dando o mesmo lucro financeiro para a empresa, estamos falando de entretenimento, e se a categoria feminina não consegue atrair publico e patriocinio suficientes, obviamente devem ganhar menos ou o masculino ganhar mais. A questão aqui tambem é discutir o por que as categorias femininas atraem menos publico? Não será por conta do machismo impregnado na nossa sociedade? Muitas questões a se debater.

    Natan Fox

    • Jose Vilela
      Posted Março 21, 2016 at 6:50 pm

      Kafka mas se posso estar 2 horas a olhar para a Sharapova porque raio vou ver Nadal ou Djoko :) é só uma piada.

    • Rui Sousa
      Posted Março 21, 2016 at 4:37 pm

      DM, penso que aqui não é só a questão dos rankings ou qualidade individual que conta. Um exemplo prático disso é a Liga Inglesa. Individualmente nenhum dos clubes se destaca, sendo que neste momento é "rídicula" a diferença face às melhores equipas espanholas, alemãs e até PSG. No entanto, é por muitos apelidada (e na qual me incluo) a melhor liga de futebol, com maior espectáculo e afins.

      Kafka, o mesmo se aplica (na minha forma de ver as coisas) à questão de ver os melhores. Eu por exemplo prefiro ver um Everton x West Ham (falando em equipas de menor direcção) do que um Barcelona x Levante (que à partida já sei quem ganha só falta é saber por quanto) que acho que vai ser um jogo mais competitivo e interessante.

      Agora, objectivamente o ténis feminino é de pior qualidade que o do masculino e menos intenso. Ainda assim, prefiro ver um jogo de top10 feminino do que um jogo de meia tabela dos masculinos.

      Embora discorde a 100% das declarações do CEO, não me revendo minimamente nelas, consigo compreender o timing das mesmas, visto que o ténis feminino vive uma crise brutal há já 7 ou 8 anos (se não mais). Há 10/12 anos atrás o ténis feminino tinha muito mais interesse e figuras. Não é como estes últimos anos que, excluindo a Serena, é uma verdadeira lotaria nivelada por baixo.

      Cumps,

    • Kafka I
      Posted Março 21, 2016 at 4:18 pm

      DM

      Nenhuma mulher teria lugar no top100 do ATP, a diferença é literalmente enorme…nem sequer a Serena tinha capacidade para isso, e é a melhor jogadora do Mundo e a que do ponto de vista físico mais se aproxima do que é um Homem..

    • Anónimo
      Posted Março 21, 2016 at 4:03 pm

      Se querem igualdade que façam um misto, ou seja um ranking atp com homens e mulheres, depois íamos ver quantas mulheres ficavam no top 50 ou no top 100.
      Assim poderíamos dizer que havia igualdade e o lugar no ranking iria ser definido pela qualidade e não pelo facto de ser homem ou mulher…

      DM

    • Pedro Maciel
      Posted Março 21, 2016 at 3:49 pm

      Muito interessante o teu comentário Natan Fox.

      Sendo eu, também um grande defensor de uma maior justiça e igualdade de repartição de recursos, entre homens e mulheres.

      Percebo que no ténis (sendo eu um grande fã, para mim o meu desporto favorito), nota-se um pouco isso … quem assiste a um desporto, quer intensidade, dor, sacrifício, superação e acima de tudo, grande cadência competitiva (ritmo de jogo), sendo que isso é mais evidente, no jogo Masculino (não dá para fugir a esta questão), o jogo feminino, tem menos "ritmo de jogo", e isso nota-se … talvez seja essa a razão, de um menor público. (pelo menos, é esse o meu sentimento).

      Agora, acho completamente exageradas as declarações do CEO de Indian Wells. Ridículas até!

      Saudações desportivas!

    • Kafka I
      Posted Março 21, 2016 at 3:43 pm

      Natan

      As categorias femininas não atraem tanto publico, simplesmente porque a qualidade é muito INFERIOR à apresentada pelos Homens, somente isso nada mais…e qualquer pessoa quando quer ver um espectaculo/entretenimento procura também ver qualidade, e ai os Homens apresentam um nivel superior é simples

      Se tu podes ver o Messi jogar, porque raio vais ver um jogo da distrital?….

      No Ténis é igual, se podes ver o Djoko ou Fedex jogar, porque raio vais querer ver a Serena que não tem 1/10 da qualidade e perderia 6-0/6-0/6-0 se fosse jogar contra o Djokovic?

  • Kafka I
    Posted Março 21, 2016 at 3:23 pm

    Não vou ser hipócrita, portanto isto são excelentes noticias para o Barça…agora vem aí o virus FIFA com a palhaçada das Selecções no próximo fim de semana, portanto o Barça também pode ter lesionados até ao jogo com o Atl MAdrid…até porque ainda falta jogar com o Real Madrid, um jogo que é sempre mais exigente do ponto de vista físico

    Agora com ou sem lesões da parte do BArça, será sempre melhor jogar com uma defesa sem Godin e Gimenez, portanto é um boa noticia mas nem de perto o Barça pode pensar que já passou

Deixa um comentário