Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Made In Portugal

O caso de Vezo (e os rumores sobre Diogo Viana) vieram acentuar e evidenciar uma realidade bem clara nos dias de hoje: o que é nacional é bom. De facto, o jovem jogador português voltou a estar valorizado como há muito não estava (depois do “boom” na década de 90, nos últimos anos a cobiça nos nossos jovens tinha diminuído). Há várias razões para isso, três delas de maior monta: Ronaldo, Bruma e o aspecto financeiro. Se CR7 representa um presente magnífico e é por si só uma montra para a formação nacional, o extremo do Galatasaray indicia um futuro risonho – basta atentar nas votações do público para o Golden Boy e ver a sua fama além-fronteiras – e teve o mérito de voltar a focar novamente a atenção dos olheiros no nosso futebol, por último a questão do salário é incontornável, é muito mais fácil aliciar promessas portuguesas que espanholas, francesas ou alemãs. Outro factor predominante é o facto de os jogadores portugueses serem europeus. Mas é claro que são europeus, retorque o leitor. Nem tinha intenção alguma de afirmar o contrário. No entanto, a chave está precisamente nessa evidência: o facto de os jovens lusos serem europeus alicia os clubes do Velho Continente, pois não gastam as vagas dos extra-comunitários para os terem (Bruma é uma excepção).
Bastou a Ilori fazer alguns jogos para partir para o Liverpool a troco de vários milhões de euros. O mesmo se passou com Bruma. Rúben Vezo fez uma meia dúzia de boas exibições pelo Vitória de Setúbal e foi contratado pelo Valência. Deixando mais uma vez a certeza que esta é a fórmula de sucesso no nosso País: apostar nos jovens da formação, permitir a sua afirmação e com isso beneficiar dos encaixes financeiros essenciais para a sustentabilidade dos clubes. 
Concluindo, é fácil compreender por que razão o futebolista português é tão apetecível para os clubes europeus. Além de talentoso, tem fama de o ser (Ronaldo, Nani, Danny, Bruma, Moutinho, etc); vem depois o facto de ser europeu, ou seja, não ocupar as vagas dos extra-comunitários; conta também a projecção que o nosso campeonato ganhou devido a negócios como, primeiro, os de Porto e Benfica (jogadores constantemente transferidos por rios de dinheiro e quase sempre para grandes clubes) e, segundo, os de Bruma e Ilori. Destaque-se ainda as exibições das nossas selecções jovens nas grandes competições. Ou seja, um conjunto de parâmetros que afiança o jogador português – e também aquele que joga no nosso campeonato – como produto seguro e de qualidade, tudo o que qualquer consumidor (uma pessoa ou um clube de futebol) quer comprar. O que é nacional é bom – temos é de lhe dar continuidade.

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

33 Comentários

  • Invictus
    Posted Novembro 22, 2013 at 7:27 pm

    CLubes grandes ñ vivem somente da formação "caseira" …vivem sobretudo de jovens com enorme potencial…

    Vejamos o SCP é um clube que vende muitos portugueses e na realidade so fez 1 acto de boa gestao que foi com nani.

    P.S: ñ se pode deixar de ter o melhor 11(equipa) para se ter a melhor formaçao….

    P.S: na historia do FCP o unico portugues disensado que ñ deu no clube e depois brilhou noutro clube foi pedro barbosa…tudo resto é imaginação vossa.

  • Luís bcn
    Posted Novembro 22, 2013 at 5:31 pm

    O Toze é o melhor jogador da equipa b do fcp (de longe), joga regularmente com o herrera e o Carlos eduardo a seu lado e joga melhor…no final quem tem oportunidades na equipa principal sao os outros. Isto é um exemplo do que o Porto faz.

  • ANgelo Lopes
    Posted Novembro 22, 2013 at 5:30 pm

    Bom artigo, mas faltou referir a meu ver o Ronny do Manchester City. Penso que saiu do Benfica ainda na idade de juvenil e em breve estará no lote de convocados da primeira equipa de Manchester.
    Mané será um dos próximos a rumar ao estrangeiro e render uns bons milhões.
    Cumps

  • Anónimo
    Posted Novembro 22, 2013 at 5:10 pm

    A questão da aposta na formação tem sido, em grande parte, uma questão de quase obrigatoriedade. Ou seja, quando os clubes (salvo raras exepções) se vêem sem capacidade financeira para comprar lá fora, não têm outro remédio senão apostar nos jogadores da formação. O caso do Sporting é um exemplo perfeito. Durante muito tempo "apostou" em variadíssimos jogadores jovens da sua academia. Lembro-me de ver o Sporting começar jogos com 7 ou 8 jogadores saídos de Alcochete. No entanto, bastou entrar um Presidente (Godinho Lopes) com algum a capacidade para contratar, e foi o que se viu. Rojo, Labad, Elias, Rubio, Viola, Marcelo Boeck, Arias, Rodriguez, Onyewu, Turan, Insua, Rianudo, Schaars, Luis Aguiar, Jeffren, Capel, Carrilho, Bojynov, Van Wolfswinkel, Não consta que nenhum seja português e que seja formado na academia de Alcochete.
    Repare-se agora no plantel do Sporting para esta época. Tem mais "alcochetenses" não tem? Sabem porquê? Eu desconfio…

    Filipe M

    • Barack Obama
      Posted Novembro 22, 2013 at 5:25 pm

      É obvio, o Sporting aposta, e é "obrigado" a apostar na sua formação, não pelas razões financeiras, mas sim por ser uma das melhores formações do mundo.
      Ainda há por ai muita gente que não percebe isso.

      Cumprimentos.
      BO

  • slb1994
    Posted Novembro 22, 2013 at 4:18 pm

    Boa tarde a todos

    A razão para este "sucesso" parte inicialmente da qualidade dos jogadores que temos vindo a formar(principalmente nestes últimos tempos). Por muito que possa haver aposta, se não há qualidade, não há como ter sucesso. Depois há variadíssimos factores que já foram (e bem )referidos no post da Inês ( que mais uma vez está de parabéns).

    Quem agradece, são as nossas selecções – ao contrário do que muitos meus colegas acham, eu penso que futuramente iremos ter um lote de seleccionáveis maior em número e em qualidade(apesar de que dificilmente iremos ter um "Ás de Trunfo " como é o Cristiano Ronaldo). Temos jovens com um potencial tremendo quase no pleno das posições (PL é que continua a ser o nosso "calcanhar de aquiles").

    Para além disso , os clubes(principalmente os mais pequenos) devem ver esta aposta "made in Portugal" como um complemento económico importante ou mesmo como uma rampa de crescimento desportivo, fomentado pelas mais valias económica que daí poderão obter

    • Kacal
      Posted Novembro 22, 2013 at 10:11 pm

      slb1994, há mais posições que serão o "calcanhar de aquiles" desta geração que aí vem, a posição de DD e MDF também tem falta de qualidade em quantidade, há o Cancelo e depois não há mais nenhum jovem com muito talento, há o William Carvalho e Tomas e depois não há mais ninguém, há o Luiz Gustavo, mas, não convence muito, para a posição de PL há o André Silva que tem potencial para ser um grande PL, vamos ver.

  • gonzab
    Posted Novembro 22, 2013 at 3:15 pm

    Há aqui várias questões que devem ser abordadas:

    1º – Esses saltos de que se fala no artigo de jogadores que fizeram meia dúzia de jogos e foram vendidos por milhões é algo de muito delicado. Ilori neste momento não joga. Vezo veremos, mas não será fácil. Temos outros exemplos no passado recente de casos semelhantes. Apenas Bruma tem vingado, mas porque também é um talento muito acima da média e não está numa equipa de topo.

    2º – Um pouco no seguimento da questão anterior, como é que se constrói uma equipa em que após alguns jogos, vindo um tubarão com dinheiro na mão, compra o que quer por meia dúzia de tostões (para eles)? Tem de se saber proteger o que se tem e não se pode simplesmente pensar que "este jogador fez 6 jogos já o podemos vender para pagar o orçamento deste ano". Verdade que as equipas portuguesas precisam de dinheiro, mas se for essa a única preocupação ficamos com um campeonato ainda mais pobre do que o que temos neste momento. Tem de se seguir uma lógica de negócio equilibrada que doseie bem a competitividade da equipa e a saúde financeira.

    3º – Como instituições com uma estrutura inteligente neste momento no que toca à abordagem ao mercado que são o Porto e o Benfica custa-me a perceber como não se apercebem que a grande maioria dos jogadores jovens que compram são promessas porque lhes foram dadas oportunidades. Compram-nos já com competitividade de primeira divisão, de titulares até, nas respectivas equipas. Muitos desses jogadores, em circunstâncias normais, ou em termos de camadas jovens até poderiam ser talentos medianos, mas a o pequeno pormenor de lhes ser dada uma oportunidade mudou tudo. Basta que se faça uma introspecção para que se conclua que esse modelo a quem estão a dar dinheiro pode ser perfeitamente fazível nos próprios clubes e até com mais sucesso pela quantidade de talento que neste momento existe nos jovens portugueses.

    PS: Não fazia ideia que o Bruma estava a ter uma quantidade tão esmagadora de votos para o Golden Boy. Alguém tem acompanhado o percurso dele? Recorrendo a números apenas noto uma falta preocupante de golos marcados, sendo o tipo de extremo que ele é.

    • Fábio Teixeira
      Posted Novembro 22, 2013 at 4:11 pm

      Alguém me explica uma coisa: no ano passado o Salah (34.5% dos votos) liderou a votação para o Golden Boy 2012, mas o prémio acabou por ser atribuído ao Isco (1%). Isto porque os votos online pouco contam para a eleição? É que se assim for, o facto de Bruma estar com 56.9% poderá não ter impacto significativo quase nenhum.

    • Fábio Teixeira
      Posted Novembro 22, 2013 at 4:06 pm

      Tem duas assistências esta época, se não estou em erro.

    • MM
      Posted Novembro 22, 2013 at 3:41 pm

      Era de esperar uma grande quantidade de votos no bruma, tendo em conta o número de adeptos que o galatasaray tem…

  • Anónimo
    Posted Novembro 22, 2013 at 2:59 pm

    Querem apanhar o próximo Ronaldo…

    Relação preço – qualidade começa a ser alto e pouco relacionado com o ciclo de investimento… pode correr mal a alguns clubes mais dependentes.

    Manel Matias

  • Kacal
    Posted Novembro 22, 2013 at 2:53 pm

    Bom artigo, Parabéns Inês Sampaio. :-)

    Claro que há qualidade em Portugal, sempre tivemos bons jogadores em todas as gerações, uns melhores que outros, mas, sempre tivemos talento nas formações e continuamos a ter, o problema é que sempre se apostou muito nos clubes, principalmente no Sporting e Benfica e actualmente isso não acontece, só contratam estrangeiros, quando há alguma lesão, preferem adaptar jogadores em vez de usar um jovem, os clubes estrangeiros vêem mais qualidade nos nossos jovens que os nossos clubes, contratam e fazem deles bons jogadores e, por vezes, craques e acho que é uma excelente opção deles, os três grandes têm que começar a apostar mais na formação, ainda agora no meu clube, o Jackson viajou, esteve ao serviço da Selecção, Ghilas está lesionado e o PF não convocou o Vion, nem o André Silva, podia o ter feito, mas, tem "medo" de apostar, o Benfica também tem excelentes talentos como: Fábio Cardoso, Cancelo, Bernardo Silva, Cavaleiro, etc, mas, nunca aposta neles, felizmente, o Sporting já está a apostar na formação e no prazo de 2/3 anos acredito que vão estar muito fortes, espero que esta politica mude.

    • Kacal
      Posted Novembro 22, 2013 at 7:45 pm

      slb1994, o que eu quis dizer, é que sempre tivemos jovens com talento nas formações, nem todos têm, claro, mas, sempre tivemos alguns jogador com qualidade, mas, actualmente, há falta de aposta neles.

      Quanto ao Sporting, só não apostavam em Portugueses nos últimos anos porque alguns Presidentes (Bettencourt e Godinho Lopes) tentaram armar-se em espertos, trazendo uma carrada de estrangeiros para ganharem a presidência do clube, antes desses Presidentes, o Sporting usava bastantes jogadores da formação.

    • slb1994
      Posted Novembro 22, 2013 at 6:56 pm

      Luciano Castro

      É um facto.. No inicio da época passada, quantos portugueses o Sporting tinha no onze titular?
      Isto não é uma critica, é um facto.
      E aposta, porque também tem uma academia com muita qualidade..

    • Luciano Castro
      Posted Novembro 22, 2013 at 5:42 pm

      @slb1994 o argumento que o SCP apenas aposta nos jovens da academia porque não tem poder financeiro não passa de uma invenção de benfiquistas para se sentirem mais ricos. O SCP teve durante muitas épocas maior liquidez e poderia financeiro que SLB e FCP e apostava nessa altura em grande massa nas camadas jovens. Nos últimos anos é que erradamente se afastou desse caminho. Neste momento o SCP pode estar com dificuldades financeiras, mas a verdade é que poderia gastar como o fez com Godinho Lopes aumentando a dívida ou como faz SLB e FCP, o SCP está a apostar na sua cantera porque essa é e sempre foi a sua filosofia.

    • slb1994
      Posted Novembro 22, 2013 at 4:05 pm

      Boa tarde Bruno.

      Não diria que tivéssemos talento em todas as selecções jovens: já vi algumas com qualidade bastante medíocre. Actualmente, temos quantidade e qualidade em abundância bastante razoável.
      Quanto à aposta, é verdade que o Sporting é ( comparando com Benfica e Porto) de longe o que aposta mais em jovens da academia, mas parte da aposta é fruto da incapacidade económica(comparando com os rivais)

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 22, 2013 at 2:49 pm

    Portugal é para os outros, um pouco como os países europeus onde os clubes portugueses ainda conseguem "pescar", falo da Holanda e países Nórdicos… ou seja, são jogadores que supostamente não precisam de tanto tempo de adaptação, habituados ao "futebol europeu", e no caso dos clubes mais pequenos, vendem por valores acessíveis.

    • Luciano Castro
      Posted Novembro 22, 2013 at 5:39 pm

      No caso do Schaars discordo. Penso que foi quem mais rapidamente se adaptou e mais rapidamente mostrou serviço. Mas na 2ª época, tal como o resto da equipa não produziu nada.

    • Renato
      Posted Novembro 22, 2013 at 5:09 pm

      Olha que dos últimos jogadores vindos da Holanda(Labyad, Ola John, Djurici, Schaars, Janko) só o Ricky van-coiso é que se adaptou rapidamente…

  • MM
    Posted Novembro 22, 2013 at 2:40 pm

    só espero que na próxima época, o meu clube aposte finalmente e firmemente em jogadores portugueses. na equipa b existem pelo menos 2 (já sem contar com cavaleiro que se está a afirmar na A) que podem e devem fazer parte do plantel principal do benfica. falo do cancelo e do bernardo. emprestados estão pelo menos mais 2 que espero que façam parte do plantel, falo de nélson oliveira (espero que este ano finalmente dê um salto qualitativo, até agora tudo indica que pode acontecer) e pizzi. isto mantendo a aposta em andré almeida (do qual não sou grande fã, mas admito que é útil à equipa, pela regularidade e polivalência, melhorando a aposta em andré gomes (ver se realmente poderá dar em alguma coisa), cavaleiro também me parece uma boa alternativa aos titulares, dando algo diferente, silvio também será para ficar (é um lateral sempre útil, já que pode desempenhar as 2 posições de forma competente e ruben amorim, que nunca será um indiscutível no benfica, mas sempre uma boa alternativa aos titulares. e assim o plantel terá pelo menos 9 portugueses com hipóteses de jogar regularmente. são estes jogadores que têm a vontade, a raça e o amor pelo clube que a maior parte dos estrangeiros não têm, são estes jogadores que o benfica tem também de valorizar, são prata da casa e sabem realmente o quão importante é vestir a camisola do benfica, enquanto outros veem o clube apenas como uma rampa para outros campeonatos…claro que uma duas grandes contratações por época (para melhorar a equipa e para suprir saídas importantes) são também indispensáveis. mas que se contratem jogadores que dão garantias de levar a equipa a subir de nível e que se preencha as outras lacunas com jovens de valor da casa. parece-me que fazer 10 contratações por época não é a solução, é apenas um desperdício de dinheiro e de talento que já se possui…

    • Nelson Mohr
      Posted Novembro 22, 2013 at 4:29 pm

      Não sei o Pizzi ficará no plantel na próxima época… Aposto mais noutro empréstimo. Eu sendo adepto do Sporting, também gostaria de ver um Benfica com mais portugueses, até porque há muito talento nas vossas camadas jovens e equipa B e não me importava de ter o Bernardo Silva ou o Pizzi por exemplo no Sporting. Tenho pena que o Pizzi não tenha vindo para o Sporting, dava-nos muito jeito esta época, mas pronto as vezes ganha-se e as vezes perde-se, é o futebol.

    • Pedritxo
      Posted Novembro 22, 2013 at 4:24 pm

      eu tambem gostaria de ver muito mais tugas no benfica, e nao so no plantel para fazerem de numero, mas tendo oportunidades.

      Para gr ficava o oblak,o mika e o paulo lopes para acabar carreira de vez, bruno varela seria emprestado, nao gosto muito dele, tinha-o que o ver numa equipa de 1ºliga.

      para def.direito se ficassemos com andre almeida e cancelo, seriam 2 jogadores completamente diferentes, e caso silvio nao tenha lesoes tambem poderia jogar aqui.

      A central ficaraim paulo oliveira(grande central) e steven vitoria no plantel

      A medios, rubem amorim e sempre util e nao joga tao mal como muitos querem fazer parecer,andre gomes para o ir ou racha e o bernardo silva porque e um talento enorme,gostaria de contar tambem com manuel fernandes e porque nao veloso? um destes dois.

      Para extremos ivan e pizzi

      Para avançado nelson oliveira.

      O Benfica para o ano nao se pode dar ao luxo,penso eu de nao vender outra vez,e muita gente tem que sair,acho que desceriamos muito a folha salarial e ganhando uns milhoes vendendo:
      Artur
      Maxi
      Luisao
      Garay
      Jardel
      Matic
      Gaitan
      Ola John
      Funes Mori
      Farina
      Michel
      Rodrigo

      Entre rodrigo/Lima/Cardozo um deles ficaria , mais inclinado para lima.

    • Kacal
      Posted Novembro 22, 2013 at 4:05 pm

      MM, o Rúben Amorim não é um craque, mas, é um jogador competente e muito polivalente, nos jogos em que o Benfica melhor futebol praticou, foi quando jogou em 4-3-3 com Rúben Amorim a ser o 3º médio, por isso, se o JJ continuar a apostar nesse sistema, o Rúben Amorim pode ser titular.

    • slb1994
      Posted Novembro 22, 2013 at 4:00 pm

      Boa tarde MM,

      Como Benfiquista, também gostaria de ver mais portugueses na equipa (apesar de ultimamente termos melhorado ligeiramente). Quanto aos jogadores que falou , concordo em quase tudo. Eu , tal como você, sou completamente contra as contratações em "massa", em que muitos dos jogadores nem chegam a estrear se pela equipa principal.
      A constituição do plantel, tendo como ideia o máximo de portugueses sem prejudicar a qualidade da equipa, podia ter os seguintes tugas:

      -José Sá(é benfiquista, é jovem e podia rodar entre a equipa A e B, para ter o máximo de minutos possível. Seria uma excelente oportunidade de negócio-creio que dentro de 3,4 anos,será jogador de selecção)
      -Varela(já demonstrou qualidade, apesar de ter que melhorar bastante o jogo de pés.Como 3ª opção( e rodando com José Sá na B, chegava e sobrava)

      Sílvio( se não tiver muitos problemas físicos, é um lateral bastante competente)
      João Cancelo(a maior promessa para a sua posição a nivel nacional. Amadurecendo defensivamente, será de TOP)
      André Almeida: Não é espectacular, mas cumpre defensivamente e ainda tem margem de progressão(joga há pouco a lateral)
      Steven Vitória: Mesmo que não fosse indiscutível,poderia ter mais oportunidades- é bom posicionalmente e fortíssimo nas bolas paradas.
      Paulo Oliveira: Se continuar a evoluir desta forma, poderia muito bem fazer dupla com Lisandro na defesa (Garay deve sair e Luisão está a ficar ultrapassado).

      Rúben Amorim: Sempre foi bom jogador , e vinha no seu melhor momento de forma no Benfica. Jogador muito útil
      André Gomes: Se ganhar agressividade e não "adormecer" no jogo, poderá dar um jogador interessante
      Bernardo Silva: Um talento incrível,que tem tudo para ser a médio prazo uma figura do Benfica e da selecção

      Ivan Cavaleiro: É rápido, aguerrido e forte na finalização. Boa alternativa aos titulares
      Pizzi: Apesar de um inicio de época abaixo das expectativas, é um jogador interessantíssimo: remate fantástico, boa técnica e criatividade. Será com alguma naturalidade que ficará no nosso plantel na próxima época

      Nelson Oliveira: Está a ter o seu melhor ano da carreira enquanto sénior e tem tudo para ficar e afirmar se no plantel

  • Marquinhos
    Posted Novembro 22, 2013 at 2:17 pm

    Um dos pontos que também penso que é importante realçar é a competitividade do nosso campeonato. Os jogadores jovens, para além do salário, são atraídos por clubes em campeonatos de elite. É impossível o campeonato português ter a visibilidade e a dimensão do campeonato inglês, espanhol, alemão ou italiano, e por isso os bons jogadores jovens, mesmo a sairem de Porto e Benfica (os clubes com maior poderio financeiro) têm, na minha opinião, sempre a ganhar por sairem para clubes que teoricamente possam não ser tão fortes como estes dois.

    Um exemplo semelhante é o campeonato holandês e a fornada de novos jogadores que é lançada todos os anos. Mesmo olhando para os grandes clubes, é muito difícil a PSV, Ajax, Twente, Feyenoord ou AZ manterem os seus melhores jogadores jovens por muito tempo. Torna-se importante, tanto para o campeonato portugûes como holandês, trazer sangue novo para as suas equipas de uma forma regular.

  • Pedro Pereira
    Posted Novembro 22, 2013 at 2:15 pm

    o principal fator é a qualidade dos jogadores. há muito tempo que não tínhamos uma seleção de sub-21 com tanta qualidade, idem para as de sub-19 e sub-17. Antes os jogadores jovens também saiam do país mas iam para clubes de segunda linha, por exemplo o Parma, que continua a apostar em jogadores portugueses mas claro, não nos jogadores com mas qualidade. esse custam mais a sair dos clubes e quando saem vão para bons clubes a nível europeu.

    PS: os votos no Bruma são uma demonstração da enorme força turca na internet. é uma comunidade muito grande e participativa.

    • slb1994
      Posted Novembro 22, 2013 at 3:42 pm

      Boa tarde Pedro Pereira,

      Concordo consigo- o principal factor (não sendo o único) é mesmo a qualidade dos jogadores que têm saído das camadas jovens. Basta comparar esta selecção sub 21, ou mesmo as mais novas , que tem apresentado bons resultados.

      Quanto ao Bruma, concordo em parte.É claro que essa é provavelmente a maior explicação, mas não a unica

  • Gonçalves
    Posted Novembro 22, 2013 at 2:07 pm

    Já tenho vindo a falar nisto…por exemplo este ano o Setúbal acordou para a vida e começou a apostar nos jovens da formação, resultado: fez um dos maiores encaixes de sempre com a venda do Vezo.

    FORÇA no vosso trabalho VM. Não desistam deste projecto…percebo que tenham pouco tempo pessoal e profissional mas por favor não acabem com o VM. Vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar. Não desanimem este é de longe o melhor site de Desporto em Portugal e não pode acabar.

  • Pedro Pinto
    Posted Novembro 22, 2013 at 2:04 pm

    A constatação do artigo é algo já provado, que abre outra questão: conseguiremos nós segurar os jovens talentos? Como a autora refere, e bem, bastam meia dúzia de jogos para os talentos partirem. E são extremamente fáceis de aliciar – veja-se os casos de Ilori, Agostinho Ca e Edgar Ie que sairam para se sentarem no banco ou jogarem pelas equipas secundárias na maior parte do tempo. É uma opção que, no meu entender, só prejudica a sua evolução, e que terá consequências no futuro. Se actualmente já há uma fatia do 11 titular da Selecção A ocupada por jogadores suplentes nos seus clubes (como Nani), o que será o futuro?

    • Pedro Pinto
      Posted Novembro 23, 2013 at 9:49 am

      Caro slb1994:

      os exemplos que deu de Casillas e Júlio César são válidos. Quanto a Júlio César não falo, dado que não tenho acompanhado os jogos do QPR e não sei se terá jogado ou não, mas Casillas ainda dá uma "perninha" na Champions embora, na minha opinião, a posição de GR devesse pertencer a Diego Lopes ou a Vitor Valdez. Dei o exemplo do Nani porque me parece um caso de teimosia do Paulo Bento que em nada abona a favor da nossa Selecção.

      Concordo consigo, o futuro da Selecção, pelo que se vê nas camadas jovens, será risonho. O problema é precisamente a concretização deste potencial. Os exemplo de Agostinho e Edgar são um símbolo disso. Eram bons na Selecção porque também jogavam regularmente. Com a "ambição" desmedida, agora passam o ano sentados. E isto prejudica claramente o futuro das nossas Selecções dado que não podemos colocar a titulares jogadores que só correm nas sessões de treino. E o futuro parece caminhar para mais Nanis do que para Ronaldos, e isso sim é uma complicação.

    • gonzab
      Posted Novembro 22, 2013 at 10:34 pm

      O que diz sobre o futuro é verdade, e em termos de soluções temos também o Luís Neto e o Éder que se voltar à forma do ano passado é mais um enorme upgrade. O problema são os titulares. Muitos deles perderam protagonismo nas suas equipas. Coentrão parece que joga menos que no passado, idem para Nani, Meireles começa a envelhecer e passou de um jogador do Chelsea para um jogador do Fenerbahçe. Bruno Alves de um titular no Zenit para não indiscutível no Fenerbahçe. A isso junta-se a teimosia de Paulo Bento, que se não existisse poderia fazer com que tivéssemos mais opções de qualidade (Adrien, Manuel Fernandes)

    • slb1994
      Posted Novembro 22, 2013 at 3:38 pm

      Boa tarde caro Pedro Pinto.

      Isso que disse é muito relativo, principalmente a última frase. O Nani é suplente actualmente, porque está em má forma, mas não deixou de ser bom jogador. E joga numa das melhores equipas do Mundo.
      A actual detentora do titulo mundial ( e ao mesmo tempo bi-campeã europeia) tem como titular na baliza um suplente do Real e o Brasil tem o seu guardião na segunda divisão… e a suplente.

      Como será o futuro? Sinceramente acho que, nem eu nem você iremos ver um jogador português da qualidade do Ronaldo, mas pelo que tenho visto das camadas jovens de alguns clubes e, principalmente nas selecções jovens, o futuro da nossa selecção será risonho.
      E isso já se está a começar a reflectir se actualmente- se reparar, vamos para este mundial com mais opções que no último europeu ( o onze base continua, juntando se jogadores como Antunes, William Carvalho, Bruma e um Nelson Oliveira finalmente a afirmar se)

Deixa um comentário