Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mãe de Casillas: «FC Porto é uma equipa de Segunda B»

Iker Casillas despediu-se dos adeptos do Real Madrid e disse hoje que vai para o FC Porto devido ao projeto que lhe foi apresentado, acrescentando que tudo fará para conquistar “o maior número de títulos possíveis”. “A decisão de ir ao FC Porto deveu-se à ‘ilusion’ pelo projeto que me transmitiu o presidente [Pinto da Costa], o diretor Antero [Henriques] e o treinador Julen [Lopetegui]. Ganharam-me e farei tudo ao meu alcance para conquistar o maior número de títulos possíveis pelo FC Porto. Obrigado ao FC Porto por ter confiado em mim“, disse o espanhol, numa declaração de despedida no estádio do Real de Madrid. O guarda-redes, claramente emocionado, dirigiu-se depois aos ‘madridistas’: «Cheguei a este dia difícil, de dizer adeus a este clube que me deu tudo. Parece que foi ontem que, com nove anos, vesti pela primeira vez a camisola do Real Madrid. Cumpri um sonho. Durante todo este tempo senti-me querido e apoiado. Este clube formou-me também como pessoa e ajudou-me a crescer. Tentei seguir sempre os seus valores.» Depois agradeceu a todos que tiveram com ele durante os 25 anos ao serviço dos Blancos, antes de ter rematar com uma frase onde não conseguiu evitar as lágrimas: «Mais importante do que me recordarem como um bom ou mau guarda-redes, só espero ser recordado como uma boa pessoa, Nunca vos irei esquecer. Onde quer que esteja continuarei a gritar ‘Hala Madrid’. Não vou dizer adeus, voltaremos a ver-nos aqui em breve», concluiu.

No entanto, a saída de Iker do Real promete ainda fazer correr alguma tinta. Principalmente dá para perceber que imagem é que o futebol português tem aos olhos dos espanhóis. Os pais do guarda-redes, que já não falam com ele há mais de 2 anos, deram uma entrevista ao jornal ‘El Mundo’ em que criticam Florentino Perez e a escolha do filho. “O Porto? Por amor de Deus! Quando se soube que ele estava à procura de casa em Roma, liguei-lhe e disse-lhe: ‘que estás a fazer, Iker? Não vais sair!’. Agora imaginem para o Porto… É uma equipa de Segunda B para uma pessoa da categoria do Iker. Um campeão do Mundo não pode acabar no Porto. Podia acabar em qualquer lado, nem me importava que o fizesse no Barcelona, porque são uns senhores. Mandaram-no a uma ‘vaporeta’ em vez de a uma máquina a vapor“. Foi assim que a mãe de Casillas, Mari Carmen, reagiu à saída do Real Madrid. Já o seu pai, José Luís, foi mais contido: “Bem, Carmen. Não digas isso da Segunda B, porque respeito o FC Porto. É certo que o Iker merecia um Manchester United ou um PSG, mas não se pode dizer isso. Se me tivesse pedido um conselho, teria-lhe dito para terminar no Real Madrid. E se não o quisessem que o despedissem! Mas claro, o Real Madrid o que consegue com esta fórmula é evitar pagar os 25 milhões de indemnização.”

0 Comentários

  • Peter Prospar
    Posted Julho 12, 2015 at 6:10 pm

    Se pendarmos em Portugal ha 15 anos… Isto era o fim do mundo. A evolucao tem sido incrivel e, apesar de todos os problemas, portugal e um sitio muito agradavel para se viver. Apenas precisamos de politicos responsaveis que as pessoas fazem o resto.

    O Porto nos ultimos 10 anos mudou imenso. E uma cidade cada vez mais bonita e tenho a certeza que o Casillas se vai surpreender.

    Por outro lado, nao percebo porque se fica tao indignado. 80% dos Portuguses ainda pensam que as regioes autonomas ainda sao um buraco quando na verdade a seguir a Lisboa e Porto sao neste momento os locais nacionais com mais oportunidades e com maior qualidade de vida. Tudo isto e normal, ha coisas que demoram o seu tempo.

  • raviept
    Posted Julho 12, 2015 at 4:13 pm

    Eu sou da opinião de que não se deve dar muita atenção a este tipo de comentários, apesar de eu próprio estar a comentar. São opiniões individuais de pessoas que, provavelmente, não têm grande noção de como se comportar em público, e que são espremidas pela CS apenas pelas audiências. Seria muito mais grave se o próprio Casillas desse a entender que possuía uma visão semelhante.

    Não tenho nada contra Espanha, e penso que o desdém que eles demonstram por Portugal é tão intenso como no sentido oposto. Pude verificar isso ao ler as reacções a este comentário, em que uma grande parte também demonstrava algum tipo de repúdio. Respeito-os, acima de tudo, por serem o povo com maiores semelhanças com Portugal. Posto isto, só fico contente por um jogador com o mediatismo do Casillas jogar na nossa Liga.

  • Nuno Pereira
    Posted Julho 12, 2015 at 3:05 pm

    A padeirinha de Aljubarrota tá com uma mão no rato para dar um like e com uma mão na pá para varrer a senhora e lhe dar tento na língua…como benfiquista trata se de um caso similar ao de Júlio César…grande reforço,oxalá me engane,se bem que o mal não estava no Helton… Saudações benfiquistas e desportivas.

  • Kacal I
    Posted Julho 12, 2015 at 2:34 pm

    Só tenho uma coisa a dizer, nunca fui grande fã do Casillas mas neste momento tem o meu respeito e #SOMOSPORTO, a mulher está com esquisitices e a família é uma cambada de interesseiros e mesmo assim ele escolheu-nos e portanto é bem-vindo, os espanhóis são arrogante e acham-se os maiores mas o Porto o ano passado banalizou o Athletic Bilbao, por exemplo, tirando Real, Barça e até o Atlético (cresceu com Simeone no comando) as restantes equipas não são em nada superiores aos três "grandes" e eles que venham que nós mostramos que é verdade.

    • raviept
      Posted Julho 12, 2015 at 9:27 pm

      Filipe, há alguma medida relevante para além da população? Obviamente, estou a referir-me a isso. A Holanda tem mais de 18 milhões de habitantes, quase o dobro de Portugal, ou seja, quase o dobro do potencial humano. Também, não acho que a liga espanhola seja muito competitiva, ou até mesmo mais competitiva do que a nossa proporcionalmente. Ambas sofrem do problema do excesso de concentração de recursos em poucos clubes, se bem que em Espanha o regionalismo ajuda a redistribuir um pouco os habitantes. Mesmo assim, a qualidade do futebol português é bastante boa, em média, tendo em conta a quantidade de jogadores produzidos, resultados dos clubes e selecções. Contudo, não deixo de concordar contigo que o campeonato seria muito mais interessante se houvesse maior competitividade, embora isso se traduzisse num sucesso menor na Europa, diga-se, menos finais da Liga Europa ou avanços significativos na liga dos campeões.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 9:11 pm

      A Holanda é mais pequena que Portugal tem é mais população.
      Não sou negativo é a minha forma de ver as coisas vejo por um todo.
      Por exemplo ao comtrário do Kafka não vejo a liga espanhola a mais competitiva nem perto disso porque a diferença dos verdadeiros candidatos ao titulo para equipas do meio da tabela para baixo é quase profissionais contra amadores e a nossa liga é a mesma coisa.

    • raviept
      Posted Julho 12, 2015 at 7:50 pm

      O que eu estou a dizer é que não faz sentido olhar muito para o ranking em termos absolutos. Aceito que me digam que as ligas inglesa, francesa, alemã, espanhola, italiana, holandesa, e russas são melhores do que a portuguesa. Em certos anos, acrescentaria também a turca e ucraniana. Ou seja, tudo ligas de países com dimensões muito superiores a Portugal. É mais justo comparar-nos com a Suíça, Bélgica, Escandinâvia, Grécia, e afins, e aqui acho que estamos no topo. Não vejo razão para tanta crítica por parte de alguns opinadores como tu e Kafka em relação ao que é português. Há aspectos a melhorar, mas nada que justifique este negativismo. O futebol é das poucas áreas em que Portugal é verdadeiramente competitivo ao mais alto nível face à sua dimensão.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 7:15 pm

      Raviept

      Eu não comparei com a liga espanhola digo é uma liga sem o nível que muitos pensam existe várias ligas superiores à nossa nós estar mos no 5 do ranking e coisas dessas nada tem haver com a qualidade da liga no seu todo.
      Temos comparar a liga por isso porque a Premier é liga mais vista do mundo por causa disso mesmo porque até jogos de equipas que nem pela Europa lutam é agradável ao consumidor.

    • raviept
      Posted Julho 12, 2015 at 6:37 pm

      Filipe, deixa-me só corrigir-te. O Braga só teve uma boa época na champions, mas teve várias boas épocas na Liga Europa para a sua dimensão. Quantas equipas como o Braga conseguiram ir a uma final europeia e participar duas vezes na Liga dos Campeões?

      Isto de avaliar o campeonato em termos absolutos não é correcto. Nós temos de avaliar Portugal em termos do que produz proporcionalmente ao seu tamanho. Como querem comparar-nos com Espanha, que é 5 vezes maior do que Portugal, directamente? Nestas discussões, só faz sentido usar argumentos que tenham em conta estatísticas relativas. Madrid e Barcelona são muito maiores do que Lisboa, e Valência e Sevilha são de dimensões semelhantes a Lisboa e Porto. Benfica e Porto estão, geralmente, ao nível destas. Abaixo disto, nenhuma cidade portuguesa se compara a Málaga, Zaragoza, Bilbao, etc, pelo que não é de estranhar que não haja clubes portugueses da mesma dimensão dos clubes das cidades espanholas acima mencionadas. Apontar este facto nunca pode ser visto como uma crítica a Portugal; é perfeitamente natural. Fico mais preocupado com outros aspectos, como o pouco aproveitamento das camadas jovens. Aí, sim, poderíamos ter um desempenho proporcional muito melhor, mas acho que estamos num nível bastante bom.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 6:10 pm

      Kacal

      Eu entendo estas palavras não contra o Porto em si mas a liga porque como já disse várias vezes a nossa liga é fraca e os bons resultados portugueses resume se ao Benfica e Porto,Sporting e Braga foi uma única época mais bem conseguida na Europa.
      O resto dos clubes portugueses são practicamente zeros na Europa e é normal pensarem vir para Portugal não o Porto própriamente é um desnível enorme.

  • Carlos Manuel
    Posted Julho 12, 2015 at 1:20 pm

    Casillas ñ se fala com os pais desde á uns anos para cá. Sâo uns interesseiros e só saem a espingardar… ficava-lhes bem saber estar porque esta postura é no mínimo reles, ressabiada! O Casillas ñ vem obrigado nem muito menos empurrado, ele vem para o FCPorto porque quer e porque se sente querido aqui! Nem sequer comento o de "2ª B" porque um clube assíduo das fases adiantadas da champions e com duas no seu palmarés (entre outros títulos europeus) fala por si. Estes "Srs" percebem mais bem pouco de futebol e de educaçâo entre outras coisas porque um clube pode representar uma cidade mas ñ é essa cidade, mas claro isso sâo conceitos se calhar complicados eles lograrem entender. O Casillas é um profissional exemplar, humilde e um vencedor. Será bem acolhido no FCPorto e contribuirá com o seu talento e experiencia para ambos continuarem a aumentar o seu palmarés.

  • Anónimo
    Posted Julho 12, 2015 at 12:24 pm

    Sejamos realistas, o que a senhora disse do Porto diria se fosse de qualquer outro clube português.
    É a opinião que ela tem de Portugal. E ainda por cima parece que está magoada por ter sido relegada para canto na vida do filho.
    Uma mãe preocupada com o bem-estar de um filho, não hostiliza o seu futuro ambiente de trabalho, isto digo eu que também quero o melhor para os meus filhos.

    Mas tirando o exagero e despeito da mãe, quem acreditaria que o Casillas viria para Portugal? Mesmo com 34 anos e numa fase menos boa da sua vida ele tinha capacidade para jogar num clube das principais ligas europeias ou escolher uma reforma dourada num país rico.
    Por isso num grau muito inferior também nós estamos surpreendidos com esta transferência.

    Cumprimentos

    Verde Rubro

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 7:08 pm

      Claro que não eheh.
      Mas fico até as 2 para ver o River.

    • André CG
      Posted Julho 12, 2015 at 6:04 pm

      Filipe Ribeiro,
      Não sei se me estavas a responder a mim, mas não sei onde me viste a dizer que o Egipto, China ou Brasil seguem o nosso campeonato. Apenas disse que existem pessoas que seguem nesses países, mas que obviamente não são as massas…
      E já que falas nisso, tu ficarias acordado até às 5 da manhã para ver o Real Madrid – Eibar ou o Barcelona – Elche? Eu não.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 5:35 pm

      Mas o que isso tem haver com alguma coisa?
      Também já estive com um chileno na Alemanha que conhecia o Leixões Olhanense e mais alguns isso quer dizer que o povo chileno segue a nossa liga não.
      Eu também conheço ligas que nem 1% dos portugueses conhecem por eu conhecer as pessoas de fora já pensam que é o geral do país queres ver?
      Nôs somos um país pequeno sem dimensão nenhuma e quem pensa o contrário nunca saiu cá do burgo.

    • André CG
      Posted Julho 12, 2015 at 5:07 pm

      Kafka,

      Como adepto do Gil, posso-te dizer que este ano, tínhamos várias vezes pessoas da China, Egipto, Brasil, etc, a comentar nas publicações do Facebook. É óbvio que não é um campeonato visto pelas massas, mas não é a segunda B espanhola, ou também acreditas que esta tem mais seguidores?

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 4:36 pm

      Mas alguma coisa que ele diz é para levar a sério?
      Os chineses japoneses por aí fora vão estar acordados até as 4 5 da manha para ver o Benfica vs Tondela ou Porto Vs Arouca.
      Isto de näo ter noção da realidade é bem preocupante.

    • Rúben Gomes
      Posted Julho 12, 2015 at 4:20 pm

      Ainda admito que conheçam Benfica, Porto e Sporting ( este mais devido ao Ronaldo ), agora acompanhar é diferente. Quanto aos mais pequenos, deve ser para rir.

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 3:38 pm

      João Dias

      Mas tu acreditas mesmo naquilo que dizes? mas alguma vez na Asia ligam ao futebol português, ainda para mais aos clubes pequenos? ah sério que acreditas nisso?

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 3:37 pm

      Caro João Dias,

      por cá reina o clubismo e como tal a irracionalidade.

      Toma por exemplo a internet, onde por norma aparece sempre um artista, seja pago para isso ou apenas um papagaio que repete as idiotices que absorve nos blogues clubísticos, que sabe tudo sobre os clubes rivais e têm teorias para tudo sempre com o mesmo final, os rivais estão à beira do final.

      Neste caso em concreto não há menosprezo apenas clubismo cego, mas como já disse é transversal a todos os clubes e adeptos portugueses.

      Cumprimentos

      Verde Rubro

    • João Dias
      Posted Julho 12, 2015 at 1:24 pm

      Esta gente fala como se Portugal fosse a divisão Inatel da Europa?

      Vocês noção que a Liga Portuguesa é bastante no Sudeste Asiático, por exemplo? As pessoas conhecem os clubes, mesmo os mais pequenos.

      Mas por cá, parece que ainda agradecemos aos espanhóis por nos menosprezarem.

  • Madureira
    Posted Julho 12, 2015 at 12:18 pm

    Ainda bem que uma equipa de segunda B no últimos 10 anos ganhou mais que o Real Madrid na europa, só foi 1 Champions, 2 Ligas Europa, 1 Intercontinental, realmente coisa pouca! Já agora quais foram os títulos da Roma, Arsenal ou PSG???

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 1:28 pm

      Quem percebe de futebol sabe perfeitamente que o Porto é um clube melhor que a Roma e mesmo que o PSG. Agora a capacidade financeira já é outra história, mas uma coisa é a quantidade de dinh€iro que se tem e outra bem diferente é como se gestiona e aplica o dinheiro que se tem e nisso há poucos como Porto. Pode ser que comecem a respeitar mais a Liga Portuguesa a partir de agora e em especial o seu melhor clube que ano após ano se faz notar na Europa do futebol com brio.

      cmba

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 12, 2015 at 12:05 pm

    Tenho pena de Casillas não ter outro tipo de despedida que bem merecia, mas não sabemos a maneira como sai e como terão sido as últimas reuniões, jogador – estrutura!

    Esta mãe do Casillas… fico-me só pelo tontinha!!!

  • karabatic13
    Posted Julho 12, 2015 at 11:54 am

    Não admira que ele não fale com os pais…Só dizem parvoíces. Devem ter dito das boas quando ele se juntou à Carbonero.

  • Pedritxo
    Posted Julho 12, 2015 at 11:54 am

    A despedida do Casillas foi pessima, pelos anos de clube, pelo o que deu e ganhou, deveria estar la o presidente e o treinador , isto no minimo dos minimos.

    Em relaçao as declaraçoes da mae do casillas sao simplesmente uma anedota, a mulher nao percebe nada de bola e deve ter algo contra o nosso pais.

    Mais uma vez, parabens ao porto pela contrataçao, esta liga promete, e ainda falta muito para o mercado fechar

  • Anónimo
    Posted Julho 12, 2015 at 11:53 am

    Sou benfiquista, mas a mãe deste enorme senhor que é Iker Casillas que volte para a cozinha ou para o sofá, porque de futebol ja se viu o tamanho daquele cérebro. Se o FC Porto (e quem diz Porto diz Benfica) é de segunda b o que será do PSG, Atletico, Valencia, City etc etc? Alguem que informe esta senhora que esta a falar de um bi campeao europeu e de um dos clubes mais respeitados em todo o mundo e que estes espanhóis não sao em nada maiores que os portugueses.

    João Lima

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 4:22 pm

      Como é obvio que importa quando falas em clubes como entidades, que é o que verdadeiramente sao. Ajax e porto sao clubes muito superiores a psgs cities, dortmunds ou valencias desta vida.

      Joao M

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 1:40 pm

      Mas isso intressa para alguma coisa?
      O Ajax tem tantos ou mais titulos internacionais e é uma equipa de que hoje em dia?
      Vai ganhar uma champions não para muitos dos ofendidos o Ajax também deve ser de segunda e tem muito mais nome que Benfica e Porto.
      Muito mais provável lá os Citys e Psg nos futuro ganharem 2 champions do que o Benfica ou Porto vencerem mais uma.

  • Rúben Gomes
    Posted Julho 12, 2015 at 11:29 am

    Não admira que os Catalães assobiem o Hino espanhol. Pessoas arrogantes e que se acham superiores a toda a gente.

    Há ricos com classe e educação, mas a ausencia do Presidente na despedida de um lenda como é Casillas é de uma falta de nivel… inqualificavel.

    Veja se as despedidas de Gerrard ou Xavi… O Casillas merecia algo assim. Mas é o Real Madrid, não ha nada fazer…

    • Carlos Duarte
      Posted Julho 12, 2015 at 8:48 pm

      Eu há tempos fiz uma piadita com o fato do Porto roubar muitas vezes jogadores ao Benfica e ao Sporting, mas sinceramente acho nojento ver os mercenários em que os jogadores se transformaram. A partir do momento em que leio entrevistas de jogadores a dizer que "Eu só jogo, o resto fica para o meu empresário decidir" da-me logo a volta ao estomago. O Maxi ir para o Porto é horrivel, tal como foi o João Moutinho, capitão do SCP, ir para o Porto também. É por isso é que admirei muito ver o Tevez voltar ao Boca, ou mesmo, o Nani vir fazer uma época ao Sporting, para não falar de Rui Costa que apesar de ser benfiquista, é o meu jogador portugues preferido de sempre.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 3:03 pm

      Não Diogo, não merece.

    • Ninja
      Posted Julho 12, 2015 at 12:13 pm

      Diogo Palma,

      25 anos.

    • Diogo Palma
      Posted Julho 12, 2015 at 11:58 am

      Rúben Gomes,

      O Maxi também não merecia uma despedida no Benfica?

  • Sérgio
    Posted Julho 12, 2015 at 11:29 am

    Incrível como o Real Madrid consegue ser ao mesmo tempo o maior clube do mundo e o mais pequenino… Casillas deu 25 da sua vida por aquele clube, e na despedida dá uma entrevista sozinho e apenas com jornalistas. Muito triste.

  • Anónimo
    Posted Julho 12, 2015 at 11:27 am

    É mas engraçado é quando diz que sempre se sentiu acarinhado, acena com a cabeça a dizer que não.
    Mais engraçado é o titulo deste post sobretudo porque a mãe do casillas percebe tanto de futebol como o florentino.
    34 anos ainda tem, se quiser 5 anos de futebol, o gr não precisa de pulmão logo a idade não se nota.
    Nota positiva para o casillas que continua na alta roda do futebol, provavelmente como titular, desprendendo-se a euros para continuar a fazer o que gosta, mais importante que amor à camisola é o amor à bola e esse o casillas tá cheio.
    Mais uma nota para julen que continua a trazer grandes nomes para o Porto e apesar de não ter ganho o campeonato não andou muito longe e com um futebol que não se via no Porto faz muito tempo. O resto é conversa e falta de creme gordo no cotovelo!
    Ps: vai ganhar tanto como o quaresma ou jackson, não percebo a conversa dos all in's….
    Ps2: O Helton é homem para, com o seu cavaquinho, dar muita luta ao campeão do mundo.
    Capitão Seninho

    • The Monster
      Posted Julho 12, 2015 at 7:46 pm

      Joel M, para além do Alex Sandro, Brahimi e Herrera o Porto ainda tem jogadores para fazer grandes vendas como Danilo Pereira, Imbula e Aboubakar.

    • Alberto
      Posted Julho 12, 2015 at 1:27 pm

      Quanto à idade não me preocupa. Edwin van der Sar só chegou ao Manchester United aos 35 anos e tornou-se num indiscutível no clube, mostrando muita qualidade até aos seus 41 anos, altura em que acabou a carreira, fazendo 6 épocas de grande nível no clube.

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 12:33 pm

      Concordo com os primeiros 3 paragrafos !
      No 4º paragrafo concordo, mas tambem tem que se referir que nunca se viu um 11 com tanta qualidade no dragão, com: Helton( mas Lopetegui preferiu Fabiano); Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Oliver, Tello; Brahimi/Quaresma e Jackson. Apesar dos centrais estarem um nivel a baixo, comparando com o resto da equipa. "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra"
      PS: Casillas é capaz de ganhar tanto como Jackson e Quaresma juntos ! Pois em Portugal, quem tem o ordenado bruto mais chorudo é o Tello (5 Milhoes/ano) e Casillas, segundo noticia do VM, vai custar ao Porto 7,5M/ano. Logo sim é o all-in, pois na epoca passada ainda conseguiram se safar com as vendas de Jackson e Danilo. Esta época tem que pagar salário altos (Casillas, Maxi (em principio), Imbula, contratação para MO, Tello e Contratação para PL) mais o dinheiro gasto nas transferencias e não tem muito que vender, para alem de A.Sandro e 50% de Brahimi e talvez Herrera, não vejo mais nenhuma grande venda.
      Joel M

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 12:26 pm

      Mais do que elasticidade é preciso experiencia e segurança, além de que por exemplo desenvolve melhor tecnica de saida, jogo de mãos e pés perdendo apenas reflexos e elasticidade… e atenção que a elasticidade dos 18 aos 34 é muito diferente mas não é assim tão diferente se compararmos dos 28 aos 34, e para quem treina diariamente num clube como o rm, a elasticidade não se perde ao mesmo ritmo de um jogador que joga na australia ou no canada.
      como remate, valeu de muito a elasticidade ao fabiano em munique.
      Capitão Seninho

    • Diogo Palma
      Posted Julho 12, 2015 at 11:44 am

      O guarda-redes não precisa de pulmão mas precisa de elasticidade e com o avançar da idade isso vai se perdendo rapidamente.

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 11:42 am

      Acho que o Julen Lopetegui é melhor diretor desportivo do que treinador, a capacidade de trazer bons jogadores e jogadores que não pensariam os que trocaria o campeonato espanhol por português e notável !

      J.cesar

  • João Dias
    Posted Julho 12, 2015 at 11:25 am

    Já estamos habituados a esta desvalorização. Um clube que já foi campeão da Europa 2 vezes e da Liga Europa outras tantas é de Segunda B…

    Primeiro foi a outra armada em dondoca a dizer que o Porto não tem glamour para ela, agora é esta senhora a dizer que o filho vai parar à Divisão Inatel…

    E os adeptos do Porto ainda se regozijam com isto.

    • Michael Ballack
      Posted Julho 12, 2015 at 12:15 pm

      João Dias,
      Pelos vistos ainda não conheces bem os portistas. Essas pessoas que falam mal do clube e da cidade, são elas que nos dão forças para lutarmos e para mostrarmos que estão erradas. Essas pessoas não nos preocupam. Elas são simplesmente uma força extra para continuarmos com a nossa luta. Não nos preocupamos com o que dizem, o que nos importa é estarmos bem e lutar para ser o melhor possivel em tudo.

  • Joao Goncalves
    Posted Julho 12, 2015 at 11:23 am

    Ora porque será que o Casillas não fala com os Pais à mais de 2 anos? Será por coisas destas? Não… não pode ser!

  • Diogo Palma
    Posted Julho 12, 2015 at 11:22 am

    O mais lógico seria o Casillas ir para o United e o De Gea para o Real mas parece-me que o Iker já não está muito preocupado com a vertente desportiva.
    No Porto estará mais confortável, perto de Espanha, a língua é semelhante, conhece bem o treinador, tem vários espanhóis no plantel, terá o estatuto de titular indiscutível, a exigência do campeonato português é menor, etc.

  • Anónimo
    Posted Julho 12, 2015 at 11:17 am

    Normal, é assim que os espanhóis olham para os portugueses.

    Mas já estamos habituados, e nem nos importamos. No fundo, sabemos bem que nem os espanhóis e muito menos o país, chegam aos calcanhares de um país como Portugal.

    João L. Maio

    • Bruno Fonseca
      Posted Julho 12, 2015 at 7:46 pm

      Pois não chegam. É por isso que são um país com um Idh mt maior que o nosso, com um PIB mt maior, a nível desportivo nem se fala, recebe mais turistas mas de facto não chegam aos nossos calcanhares…

  • Inês Sampaio
    Posted Julho 12, 2015 at 11:17 am

    Mais ainda que insultuoso para o Porto, é-o para o Casillas. Uma grande falta de respeito e consideração para com ele (e o clube, além do futebol português). Se fosse o meu filho, apoiaria a sua decisão incondicionalmente em vez de vir para um jornal nacional dizer mal à procura dos meus cinco minutos de fama à custa da pessoa que deveria ser o centro da minha vida. Mas não se pode esperar outra coisa de alguém que não fala há dois anos (e teve de assinar um pacto de não-agressão) com o próprio filho.

  • gonçalo_slb
    Posted Julho 12, 2015 at 11:13 am

    uma vergonha o que fizeram com o Casilhas, talvez o maior simbolo do clube e nem o acompanharam na despedida, não sou grande adepto de casilhas como guarda redes mas por tudo o que deu ao clube é vergonhoso esta despedida, vamos ver o que vão fazer ao ronaldo num futuro proximo..

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 11:19 am

      O Maior simbolo do Clube , foi e será sempre Don Alfredo Di Stefano, a léguas de Casillas

      Marques Pedro

  • Catarina
    Posted Julho 12, 2015 at 11:13 am

    Simplesmente é o retrato perfeito do tópico (e majoritário) espanhol que ve portugal como um país muito inferior a espanha. sempre foi assim e sempre será. Não são declarações para se levar a serio

    • Fabio_33
      Posted Julho 12, 2015 at 12:49 pm

      Os bascos são bastante simpáticos,basta ver quando o Sporting foi lá jogar.

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 12:28 pm

      Catarina, os catalães têm-nos em boa conta. Se do ponto de vista desportivo, José Mourinho, CR e Pepe fazem os catalães perder as estribeiras, quanto ao ponto de vista político e cultural, eles revêm-se em Portugal por ter conquistado a independência e nada dever a Espanha. Algo que eles almejam…

      Bernardo C.

    • Catarina
      Posted Julho 12, 2015 at 11:36 am

      Os bascos, mas essencialmente os galegos têm um carinho especial pelos portugueses. Especialmente os galegos que preferem portugal ao seu país. Agora os castelhanos e catalães…

    • Camões
      Posted Julho 12, 2015 at 11:28 am

      «Compra um espanhol pelo que ele vale, vende-o pelo que ele acha que vale…»

    • Filipe
      Posted Julho 12, 2015 at 11:26 am

      Depende, se tiveres a falar dos castelhanos ate concordo, mas Gallegos, bascos ou catalaes sao bastante diferentes e muito mais simpaticos e amigaveis com is portugueses. Digo isto por experiencia propria!

    • Catarina
      Posted Julho 12, 2015 at 11:17 am

      "tipico"

  • Nickles
    Posted Julho 12, 2015 at 11:12 am

    Acho engraçado o Pai do Casillas dizer que ele merecia um PSG invés do Porto. Mas estes senhores percebem alguma coisa de bola? Ou só olham para os seus bolsos? Qual é a historia do PSG? Quantas Ligas dos Campeos já ganhou? So porque uma equipa tem dinheiro já merece respeito? Estes velhos são um exemplo de humildade. Não, estes velhos são a humildade em pessoa. PSG tsc… ate mete nojo este tipo de pessoas.
    PS: Sou Benfiquista!

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 13, 2015 at 12:27 am

      Eu sei que houve uma altura em que o Sporting andava a jogar com alguns dos melhores clubes da Europa, como o Lille, Atlético de Madrid entre outros. É o Torino acabou por também querer fazer um jogo contra o Sporting. Mas entretanto houve o acidente de Superga.
      O Sporting acabou passado um ano (no último ano em que os cinco violinos estiveram juntos) por jogar contra o Torino. Venceu o jogo e passou à final da Taça Latina (taça que era composta pelos campeões de Portugal, Espanha, Itália e França), acabando por perder contra o Barcelona. Mas essa equipa do Torino já não era a diabólica equipa que destruía os adversários.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 9:52 pm

      Ok é possível mas não tinha ideia disso e um pouco estranho porque cá tinham vindo jogar com o Benfica recentemente e só aconteceu o jogo porque o capitão do Benfica era também da selecção e pediu ao Mazzola meses antes quando Portugal e Itália se defrontaram.

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 12, 2015 at 9:20 pm

      Filipe, já não me lembro onde vi. Mas tenho ideia de que foi num site brasileiro.
      Se é verdade ou não, isso não te sei dizer. Apenas me segui pelo tal site.

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 9:07 pm

      JesusTheLamego

      O que é que 66 tem a ver com ser antes de 74? tu disseste que NUNCA um clube em Portugal deu uma base à Selecção como o Porto deu, logo caso não saibas a palavra NUNCA engloba TODO o espaço temporal existente até ao presente momento

      Quanto a essa de eu como Benfiquista não perceber a diferença, fiquei confuso, é que o Benfica é o clube em Portugal com mais títulos oficiais ganhos, portanto significa que se eu como Benfiquista não percebo, nem quero imaginar tu como Portista…

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 9:05 pm

      Rafael

      Onde viste isso do jogo marcado com o Sporting?
      Eles jogaram foi cá contra o Benfica e perderam no jogo de despedida do capitão benfiquista de então.
      Digo que o Torino era superior pelos jogos efectuados e serem a base da selecção italiana que era a mais forte do mundo juntamente com a Argentina e Portugal com os violinos não era das selecção temidas da Europa.

    • JesusTheLamego
      Posted Julho 12, 2015 at 8:13 pm

      já agora essa equipa do torino não foi a equipa que morreu?

    • JesusTheLamego
      Posted Julho 12, 2015 at 8:12 pm

      @kafka tou a dizer que 66 é antes de 74… e que, apesar de para um benfiquista ser dificil distinguir entre o 2º ou 3º lugar, mas num caso jogas a final, noutro o jogo de 3º lugar. ( num jogo podes ganhar, noutro podes deixar lá o nome)
      @Cesar, realmente passei à frente do rijkaard ganhou um cl pelo barcelona, mas teria ganho se não tivesse lá o deco?
      o meu ponto é: não se pode comparar palmarés do porto com o barça internos porque é facil ganhar em portugal, mas pode-se comparar internacionais quando a diferença entre receitas é abismal, e nem falo de vendas de jogadores que deve ser onde as receitas devem andar lá perto.
      e cesar ganhar o que o scolari ganhou com o brasil até a mãe do casillas era capaz…
      continuo com a minha o palmarés do barcelona não é assim tão superior ao porto, porque afinal, se não tivesse lá o messi (formado @barcelona mas contratado com 11 anos?) teria o barça mais cl que o porto? não acredito… feliz ou infelizmente, messi existe e está no barça.´
      a diferença é uma: € + alien!
      ps: não compares uma seleção de um país com 200 milhões, com uma seleção de um país com 10 milhões…
      agora dizer que é ironia afirmar que os palmarés são semelhantes quando o porto é obrigado a destruir a equipa que ganha a champions para obter receitas e por não poder pagar ordenados como o barça paga, por exemplo, é estar aziado com o casillas, bebe uma mini que isso passa! bom domingo!

      ps2: que grande memória que tu tens para saber os palmarés do barça, eu cá tenho espaço limitado, mas é sempre bom ver o que as pessoas gostam de memorizar… acho que vou continuar a ir ao zerozero…

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 12, 2015 at 7:51 pm

      Filipe Ribeiro, não dá para saber quem era melhor. Quando houve jogo marcado entre Sporting e Torino a equipa do Torino teve um acidente e os jogadores acabaram por morrer, infelizmente.
      Quanto Peyroteo, foi de facto do outro mundo. É até hoje, e dificilmente deixará de ser, o jogador com melhor média de golos. 1,6 golos por jogo, com 334 para 539 golos.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 7:05 pm

      Para mal do Sporting não havia competições europeias era inferior ao Torino mas era dos poucos que lhes podia fazer frente e de certeza que o Peyroteo ia ter outro estatuto porque foi um goleador de outro mundo.

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 12, 2015 at 4:40 pm

      Lizardking, o Sporting nessa altura a nível internacional também nada fez e é considerado o melhor clube da década juntamente com o Torino na Europa!

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 3:51 pm

      Jozef

      Que eu saiba um Mundial engloba um nivel maior de dificuldade que um Europeu, e inclusive é uma competição mais importante que o Europeu, portanto um 2º lugar no Europeu ou um 3º lugar no Mundial, vai dar quase ao mesmo, qual é a tua duvida quanto a isso?

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 3:41 pm

      Kafka que eu saiba a Selecção Portuguesa o mais longe que já chegou numa competoção foi em 2004 à final do Euro com a espinha dorsal do FC Porto, ou estou enganado?

      Jozef

    • The Monster
      Posted Julho 12, 2015 at 3:35 pm

      Lamego, o Kafka tem razão, não podemos comparar todos os títulos do Barcelona com os do Porto, porque o Porto aí tem vantagem no contexto interno.
      O que podemos comparar são os títulos internacionais, e aí o Barcelona é melhor que o Porto visto que tem 15 títulos internacionais contra 7 do Porto.
      Mas a nível europeu, o Porto é dos 10 melhores clubes, só superado pelo Real, Milan, Barcelona, Bayern, Juventus, Liverpool, Ajax, Inter e em igualdade com o Manchester United.
      É superior ao PSG, e está em igualdade com o Manchester, alguém que diga isso há mãe do Casillas.

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 3:31 pm

      Rafael, estava-se a falar de resultados relevantes…a selecção da década de 40 nada fez…
      Lizardking

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 12, 2015 at 1:55 pm

      Kafka, e podes também adicionar a seleção portuguesa da década de 40 que tinha como base o Sporting. Geralmente eram 7 titulares na seleção do Sporting, entre eles obviamente os cinco violinos.

    • César Torres
      Posted Julho 12, 2015 at 1:22 pm

      Confusão minha? Primeiro escreves "pré-guardiola o Porto tinha mais ligas dos campeões", e isto é uma mentira dado que antes do Guardiola o Barcelona já tinha 2 champions com Cruyff e Rijkaard como treinadores…Eu não uso fonte zerozero, porque posso dizer que vi todas as champions do Barcelona, sendo 2 tripletes e 1 sextete…Depois, é preciso analisar que o Barcelona desde sempre luta internamente com o maior clube da história do futebol e ainda tem no pé o Atlético,o Sevilha e o Valencia, que são clubes com grandes prestações europeias. Em Portugal o Porto luta contra quem se não for o Benfica? O Sporting não ganha o campeonato há mais de 10 anos e em toda a sua história só teve uma final(que perdeu) importante, o resto na La Liga se ficasse nos 10 primeiros seria com muita sorte. Já os 3 clubes espanhois de segundo plano seriam top 5 na nossa liga.
      Por isso, dizer que a diferença entre palmarés de Barcelona e o Porto não é muita por causa dos títulos ganhos em Portugal pelo Porto, é o mesmo que dizer que os Celtics e os Rangers tem maiores palmarés do que o Real Madrid porque são os clubes mais títulados da Europa com 96 e 117 títulos respectivamente…

      E tem mais, eu escrevi "barcelona envolve uma formação" em termos de comparação contra o Porto, porque o Barcelona, clube que já chegou de ter 7 jogadores seus em campo a ganharem títulos pela seleção espanhola, pode também dizer que tem nos seus palmarés um mundial e 2 europeus…Algo que o Porto não pode fazer por mais desculpas que os portugueses inventem para justificar o fracasso de 2004 e 2006

      Teu ps: E???? Estamos a falar de palmarés, o que significa contar os títulos desde a criação do clube até na actualidade, porque se for assim todo mundo que comenta aqui também é do tempo em que o Porto tinha menos champions do que o Benfica. Ou do tempo em que o Jardel tinha mais botas de ouro do que o Ronaldo e Messi juntos.

      Teu ps2:O Scolari não tem unhas mas já ganhou mais títulos por seleção(mundial 2002 e taça das confederações) do que todos os treinadores portugueses juntos. E mesmo com um pior Brasil dos últimos anos conseguiu igualar a nossa melhor qualificação em mundiais depois de 1966, ou seja, igualou a nossa melhor qualificação em quase 50 anos(Engraçado é que também foi ele que nos deu essa melhor qualificação depois de 66). Culpa do Scolari? O homem chega na final e os jogadores perdem contra a Grécia, sim sim, vamos lá culpar o treinador e não os jogadores por ignorarem o adversário pensando que terem perdido o primeiro jogo do euro 2004 contra a Grécia foi só por mero acaso…

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 12:40 pm

      JesusTheLamego

      Nenhum clube deu uma base à Selecção como o Porto deu em 2004? Portanto estas a dizer que 1966 foi pura ficção e a maioria não eram jogadores do Benfica é isso? 1966 foi uma realidade virtual é isso?

      E já agora, como podes comparar titulos nacionais na comparação com 2 clubes estrangeiros? é que se vais por ai, então o Celtic e o Glasgow Rangers são os 2 maiores clubes do Mundo..a comparação tem de ser feita com o alcançado internacionalmente, pois é no contexto internacional que ambos se enfrentam e têm os mesmos adversários,

    • JesusTheLamego
      Posted Julho 12, 2015 at 12:21 pm

      César:
      Barcelona: 81 títulos, 2 campeonatos do mundo de clubes, 4 supertaças europeias, 5 liga dos campeões, 4 taças das taças, 23 ligas espanholas, 27 taças de espanha, 11 supertaças
      Porto: 74títulos, 2 taças intercontinetais ( antigo campeona do mundo), 1 supertaças europeias, 2 liga dos campeões, 2 ligas europa, 27 ligas portuguesas, 16 taças de portugal, 20 supertaças, e pré-guardiola o Porto tinha mais ligas dos campeões, fonte zerozero.
      podia expandir, mas a tua confusão é tanta que confundes formação, com palmarés de clubes com seleções…deve ser o efeito iker…
      Ps: eu ainda sou do tempo, e não vai assim tanto, que o Porto tinha mais cl que o barça.
      ps2: a diferença é que o scolari não tem unhas porque o porto deu uma base à seleção que nenhum clube pt alguma vez deu.

    • César Torres
      Posted Julho 12, 2015 at 11:57 am

      JesusTheLamego ironia? Se sim tudo bem, mas se não, é preciso ires ver bem o palmarés do Barcelona. Muito superior ao futebol português junto. Escrevo isto porque o barcelona envolve uma formação que deu títulos(títulosss) a Espanha, algo que nenhum clube português conseguiu fazer.

    • Alexandre Guerreiro
      Posted Julho 12, 2015 at 11:36 am

      Compreende-se mas ele vai jogar onde possa conquistar títulos e não pela história e o PSG com o dinheiro que tem ha mais hipóteses teoricamente de conquistar algo internacional que o Porto deve ser mais por ai

    • JesusTheLamego
      Posted Julho 12, 2015 at 11:33 am

      E o barcelona também não tem um palmarés muito superior ao porto….

    • Rui Magalhaes
      Posted Julho 12, 2015 at 11:30 am

      Mas o ponto de vista dele é melhor porque sabe que o PSG com o orçamento que tem e jogadores tem mais probabilidades de ganhar a Champions do que o FC Porto.

  • Miguel Lopes
    Posted Julho 12, 2015 at 11:12 am

    O Porto é de Segunda B, mas o grande Real Madrid é que o escorraçou e que o deixou completamente sozinho na sua despedida do clube depois de 25 anos de ligação.

    "Coerência"

    • Invictus
      Posted Julho 12, 2015 at 6:25 pm

      Ozil :
      «Iker Casillas deixa o Real Madrid depois de 25 anos como um dos melhores guarda-redes e como uma lenda viva do clube. Iker, meu amigo, desejo-te tudo de melhor e muitos mais títulos no FC Porto»,

    • joao
      Posted Julho 12, 2015 at 6:21 pm

      Bem se não percebeu o porquê de eu ter usado a Juventus como exemplo ou se acha que é essa a interpretação que se dá a essas declarações do fergunson finalizo a minha argumentação…

    • Manuel
      Posted Julho 12, 2015 at 5:32 pm

      Se se der ao trabalho de perguntar aos adeptos do AM o que pensam de Pinto da Costa, eles conhecem-no tão que até o comparam a Gil Y Gil que toda a gente sabe quem foi em Espanha, especialmente os adeptos do AM pois foi seu presidente durante muitos anos.

      E dizer que as citações são elogios ao clube já raia a doença para não lhe chamar outra coisa. Que tal chamar-lhe fanatismo?
      Então o que me diz desta frase de Sir Alex Ferguson? Acha que são elogios?

      "Sir Alex Ferguson no site da BBC, o técnico do Manchester United teceu uns comentários «provocatórios» ao FC Porto, adversário de quarta-feira na Liga dos Campeões. Apesar de considerar que os dragões são uma equipa difícil, Ferguson não se deixa impressionar pelo domínio «doméstico» do FC Porto.
      «Tivemos o sorteio mais difícil, mas penso que eles compram o campeonato no Tesco (supermercado). Eles ganham todos os anos. Sempre que compram um pacote de leite no Tesco somam mais três pontos», ironizou o técnico do Manchester. "

      Saber interpretar ironia e sarcasmo não é para toda a gente. Fanatismo é interpretá-lo à sua maneira ou consoante os seus interesses pessoais.

      Para o caso de não saber o que é Juventus digo-lhe que são o clube mais corrupto de Itália, que já foram condenados por corrupção e duas vezes com descidas de divisão e a prisão dos dirigentes corruptos. É que as escutas não são consideradas ilegais em Itália, o país das máfias.
      Nota alguma diferença em relação a Portugal?

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 5:21 pm

      Subscrevo João.

      Pedro

    • joao
      Posted Julho 12, 2015 at 4:51 pm

      Quem sou eu para defender o porto mas pior que isso é aturar fanatismo ao ponto de não perceber que as 2 ultimas transcrições são somente elogios ao porto e ao mesmo tempo uma critica à competitividade do futebol português. Quanto às primeiras declarações que são efetivamente negativas para o porto mas também atingem o futebol português são textos ou declarações de opinião que duvido que façam capas para o povão que têm pouca difusão ao contrário de por exemplo estas declarações da mae do casillas. Acha mesmo que se perguntar à maioria dos espanhois, mesmo aqueles que gostam de futebol, o que pensam do porto vão falar de corrupção? só se tiver vivido numa madrid de uma realidade dimensional paralela. O que eu gostava de ver é alguém vir dizer que ir para a Juventus é desprestigiante ou no caso do Manel dizer como futebolista seria mais prestigiante ir para o benfica do que para a juve. Deixe se de iludir (embora perceba que seja difícil) isto é a forma como alguns espanhóis veem o futebol português e não o porto em particular. E não só os espanhois… quem for de um clube que não tenha tido um jogador que nas suas declarações tenha dito que é um trampolim para outro campeonato que atire a primeira pedra…. ao menos são mais honestos do que muitos que dizem que são do clube x ou y desde pequenos

    • Manuel
      Posted Julho 12, 2015 at 3:16 pm

      Pedro Duarte, o que tem o caso do LFV, da sua vida particular antes de andar no futebol, a ver com os casos de corrupção do FCP, que foram centenas, como foram testemunhados nas muitas centenas de horas de escutas feitas pela PJ durante um pouco mais de 1 ano? E o que aconteceu nos outros 28 anos? Olhe que há muitos documentos e testemunhos. Isso não pode ser apagado da história como fizeram com a vossa data de fundação.

      Lembro-lhe apenas isto:

      Declarações de Santiago Segurola, director-adjunto do jornal A Marca.

      "Há clubes que fazem tudo para vencer, para se autoproclamarem vencedores, e que transgridem as regras de forma obscena. Uma das coisas mais surpreendentes de tudo isto é a repetição nos nomes das equipas. São quase sempre as mesmas: Juventus, FC Porto…».

      Zubizarreta director do Barcelona:

      “En la última champions caéron con Chelsea después de dos juegos donde han sido muy mejores. Este año ya han metido una manita al Real y en la liga Portuguesa si no fuera por una ya habitual protéccion de los colegiados al Oporto tendrían sido campeones, de bien largo”.

      Declaraçãos à Antena 1 às 12:30 do dia 1/10/2012, confirmadas pelo jornalista Pedro Cid.

      Até Graham Souness, treinador inglês de futebol, meteu a colher.

      “Ter sucesso em Portugal, onde eu trabalhei, com o FC Porto não é grande coisa. Pela forma como as coisas estão “estruturadas”, do presidente para baixo, eles têm o sucesso garantido quase todos os anos”, disse o técnico escocês em declarações ao site Talksports.


      E as declaração do Alex Ferguson também foram invenções minhas? Quer que as coloque aqui?

      Está tudo contra o Porto, sniff!

      Enquanto não aceitarem e reconhecerem o que fizeram em vez de se desculparem, branquearem e tentarem culpar os outros nunca mais se safam porque o passado irá cair sempre em cima de vós! A fama irá perseguir- vos!

    • joao
      Posted Julho 12, 2015 at 2:37 pm

      Gosto muito daqueles que tentam ver isto como um desprestigio do porto e nao do futebol portugues. Isto tem a ver com a forma como os espanhóis veem portugal e nao o porto. E não é só em relação ao futebol, é no todo. A reportagem sobre a sara carbonero já tinha mostrado isso por parte da jornalista espanhola que a redigiu. Espero sinceramente que não haja nenhum universitario portugues que me pergunte se Madrid é a capital de espanha como já me aconteceu por parte de estudantes espanhois em relação a portugal e lisboa.
      E só para que não achem que isto tem a ver com clubes mas sim com o prestigio e o reconhecimento da marca Portugal no mundo… Qual foi a reacção dos adeptos mexicanos quando foi anunciado que iria ser o Benfica a inaugurar o novo estadio do Monterry? para quem nao sabe basta colocar no google mexico e benfica.
      Nós temos uma imagem fraca no mundo e o futebol mesmo que fosse uma excepção, que não é, está a ser ainda mais arrastada pela imagem global do país.

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 2:30 pm

      Manuel, apenas queria reforçar que acredito que o discurso da sra. Seria igual caso ele tivesse ido para o Benfica. A razão prendesse com a pouca visibilidade do campeonato português e a falta de regularidade de equipas portuguesas nos quartos, meias e finais da champions.

      Pedro Duarte

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 2:04 pm

      Manuel, residi tanto no Porto como em Lisboa r digo que essas expressões contra o sul também há contra o norte. Elitista então é pura mentira.

      Sou adepto do FCP e, em boa verdade, acredito que os casos de corrupção descritos no apito dourado aconteceram. Mas não percebo a sua falta de comentarios a Howard King e ao próprio caso calabote em que uma pesquisa rápida no google leva a um artigo do JN que não lhe fará mal nenhum ler. Isso e o presidente do Benfica ter sido condenado por roubo. Pode lançar os seus contra argumentos à vontade mas, tal como o apito dourado, está escrito e vivido e não há como apagar.

      O seu penúltimo parágrafo então é uma ode ao anti norte. O seu último então, é a cereja em topo do bolo, quando diz que é anti regionalismos mas no parágrafo anterior diz que as cidades do norte nem pouco mais nem menos. Não tenho recordação de outros artigos que tenha escrito, mas algo me diz que Lisboa é para si duma beleza anormal, especialmente a zona do bairro de Benfica.

      Pedro Duarte

    • Manuel
      Posted Julho 12, 2015 at 1:21 pm

      Pedro Duarte, se o Casillas fosse para o Benfica provavelmente o discurso da mãe do Casillas seria diferente. Mas se ela dissesse o mesmo, repetiria o que disse no primeiro parágrafo porque os outros não se aplicam ao Benfica.

      O Porto quer à força ser a capital do norte porque tem inveja da capital do país, o discurso tem entoações xenófobas e elitistas ("o povo do norte", "mouros do sul", etc). Já é doença.
      Mas não o é porque as pessoas do norte entre as quais eu me incluo não reconhecem esse facto. Capital em Portugal só há uma e mais nenhuma.

      O Porto cidade para mim é uma cidade como outra qualquer situada no norte do país como Braga, Guimarães, Viana, Chaves, nem mais nem menos.

      Nunca gostei de regionalistas, de qualquer tipo, nem de outros "istas", os quais usam o discurso regionalista para enriquecer à custa do povo do norte.

    • Fábio Sousa
      Posted Julho 12, 2015 at 1:17 pm

      O Manuel é só o maior aziado que anda pelo blog! Sempre a destilar veneno contra o Porto… Relaxa Manuel, essa dor um dia vai passar.

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 1:11 pm

      Benfica, Porto e Sporting estão ao nível de Valencia e Sevilha, em termos de competição regular e o resto são historias.
      Joel M

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 12:11 pm

      Manuel, se o Casillas fosse para o Benfica, o teu discurso seria outro. Provavelmente a entrevista tinha sido mal interpretada…

      É um azedume constante contra o Porto clube e, recentemente, cidade. Não faz sentido a desvalorização constante feita por ti ao Porto, que sendo a maior representante do norte do país e das suas gentes por vezes rudes e desbocadas mas de simpatia e uma afabilidade incomparáveis. Em todo o lado há excepções atenção.

      O Porto continua a ser o porta estandarte dessas pessoas, uma cidade desenvolvida e bela e que muito dinheiro tem trazido a Portugal e, indirectamente, a todos nós. Tem respeito.

      Pedro Duarte

    • Manuel
      Posted Julho 12, 2015 at 11:34 am

      Temos de dar o devido desconto à mãe do Casillas por ser uma declaração de uma mãe que quer o melhor para o filho e quer continuar a sentir-se orgulhosa dele. Não crucifixem a senhora. Os espanhóis são um povo muito orgulhoso.

      No entanto, não será tanto o futebol português que tem má imagem em Espanha é mais o Porto, há outros declarações, até de jornalistas e de dirigentes de clubes, gente bem informada, sobre o Porto, que não são nada simpáticas mas mais não são do que o reflexo daquilo que se passou.

      Isso tem a ver com a proximidade geográfica e o maior conhecimento que existe do que se tem passado no futebol português nos últimos 30 anos, que não pode ser apagado da história do futebol português por maiores esforços que existam para o branquear. Está tudo registado em textos e vídeos e não pode ser apagado.
      Os espanhóis apesar de só saberem espanhol quando fazem um esforço também percebem o português.

      Vivi em Madrid muitos anos e conheço o que se passa.

    • Miguel Lopes
      Posted Julho 12, 2015 at 11:24 am

      Sim sim, quando o Porto ganha 2-1 em casa e 2-0 fora ao Athletic de Bilbao que ficou em 7º do campeonato espanhol e que no anterior se tinha apurado para a Champions, esse comentário faz todo o sentido!

      Parabéns!

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 11:23 am

      Então o o Benfica também ficava na segunda metade a diferença pontual foram 3 pontos!

      Bernardo

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 11:17 am

      Continuam a ver tudo só de um lado.. e o Casillas será assim um "santinho" tão grande?
      Perguntem ao balneário do Real.
      E quando a ser de Segunda B, era uma metáfora, mas que é como a Liga Portuguesa é vista em Espanha, e não.
      Mas na verdade o FCP da época passada na La Liga ficava na 2ª metade da tabela.

      Pedro

  • João Magalhães
    Posted Julho 12, 2015 at 11:11 am

    O impacto mediático do Casillas do Porto será provavelmente parecido ao do Raúl no Schalke.

    • Ricardo Simões
      Posted Julho 12, 2015 at 4:06 pm

      Zé estou calmo e não me viste a falar em inveja de certeza, simplesmente disse que nos tratam como lixo, mas é bom saber que gente como tu prefere apoiar os espanhois aos portugueses. e sim considero que estão a tratar mal o meu povo, no qual eu me incluo, tu aparentemente não, quando me vêm dizer que os espanhois são melhores que os Portugueses. e se dizes que é um site de desporto então não olhes só para a bola como todos os outros olham.. Defende o teu país, se não gostas dele, tens uma fronteira bem pertinho para ires ter com os teus adorados espanhois ;)

    • Posted Julho 12, 2015 at 1:51 pm

      Ricardo Simões,
      Gente mesquinha? Tem lá calma rapaz. Ninguém te tratou mal… Está-se a falar de futebol porque isto é um site de desporto. Os espanhóis gostam tanto de nós como nós deles. Dizer que os espanhóis têm inveja de nós é ridículo, portanto guarda lá o teu conhecimento profundo de Espanha para ti.

    • Ace-XXI
      Posted Julho 12, 2015 at 1:50 pm

      O facto de Raul ser 1 jogador de campo aumento em muito o impacto desportivo que teve e seguramente casillas nao irá ter, a nível meditatico será interessante mas o nosso mercado é demasiado pequeno para retirar todos os dividendos que uma contratação destas podia ter.

    • João Magalhães
      Posted Julho 12, 2015 at 11:40 am

      Eu disse impacto mediático. É óbvio que teve desportivo. Ainda marcou uma bela quantidade de golos por lá e coincidiu com uma chegada às meias finais da champions por parte do Schalke.

    • JesusTheLamego
      Posted Julho 12, 2015 at 11:30 am

      O pessoal do schalke bem gostou de ter o Raúl e se bem me lembro este chegou a marcar ao real na cl(?)

  • Gaspar
    Posted Julho 12, 2015 at 11:10 am

    Péssima atitude do Florentino em não marcar presença na despedida do Iker. Fica muito mal à direcção do Real.
    Quanto à afirmação da mãe do Casillas, são inqualificáveis. Mas acho que representam a maneira como a Espanha e o resto da Europa vê Portugal.

    • E Jorge
      Posted Julho 13, 2015 at 9:56 pm

      Okay justificaste tudo quando escreveste que é tudo opinião tua…Até aí está certo
      Porque no mundo real não tem como considerar o Mourinho como melhor da actualidade quando passou pelas equipas que mais gastam, e nas últimas 5 temporadas só tem 2 ligas que se aproveitem…

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 13, 2015 at 3:54 pm

      Que opinião bem fundamentada não haja dúvida.

    • Madrugadas
      Posted Julho 13, 2015 at 2:49 pm

      E Jorge, Mourinho enquanto continuar a fazer o que faz, será sempre o melhor do mundo, mesmo que não seja considerado.

      Quanto ao Real Madrid, é igual, o Real Madrid é o Real Madrid, assim como o Man Utd é o Man Utd, mesmo que não ganhem nada continuam a ser os melhores…

      Mas atenção, os meus comentários são a minha opinião, não são dados concretos, por isso, para mim, é assim que funciona.

    • E Jorge
      Posted Julho 13, 2015 at 2:15 pm

      Madrugadas explica-me lá como é que o Mourinho e o Real Madrid na actualidade são os melhores do mundo?

    • Madrugadas
      Posted Julho 13, 2015 at 12:22 pm

      Kafka

      Melhor jogador do melhor clube do Mundo e Espanhol – Português.
      Melhor jogador do mundo – Português
      Melhor treinador do mundo – Português
      Nº de jogadores contratados a clubes portugueses – Nem me lembro por ser um nº tão grande

      Não se trata da liga ser melhor ou não, trata-se do clube em si e dizer que o Porto é uma equipa de segunda B, um clube que até foi campeão europeu à relativamente pouco tempo, é ser completamente ignorante.

      Como Benfiquista, digo, uma equipa como o Porto e Benfica, nunca podem ser considerados como equipas de segunda B, como segunda divisão tlavez, se contarmos que lutam sempre mais pela liga europa, agora segunda B…

      Já para não falar que dizer isto em plena comunicação social, é de uma falta de chá que valha-me deus, ainda pra mais quando se trata do futuro clube do filho, o Casilhas deve estar envergonhado e, na minha opinião, deveria emitir um pedido de desculpas em nome da mãe e dizer que a opinião da mãe é isso mesmo, a opinião da mãe, tal como a da mulher, não espelha a opinião dele.

      Os espanhóis têm muito esta mania de acharem que são sempre superiores, e como são um país mau caráter, não conseguem perceber que há coisas que, sendo verdade ou não, são são para ser tratados nos media.

      Lamento pela pequenez desta gente.

      Quanto a acharem que o país é pior, bem aí a minha opinião é simples e vai incendiar-vos a alma, mas cá vai.

      O problema é que quando as coisas estão más, os ratinhos abandonam o barco…quando há crise emigram, pensam sempre mais no seu umbigo do que no coletivo. Espanha "saíu" da crise porque aguentou e nisso sim, são melhores que nós.
      Aplicando isto ao Futebol, basta ver, basquetebol, ninguém batia USA, Espanha foi lá e lutou taco-a-taco com eles, tornando-se a segunda melhor liga do mundo.
      Ténis – Nadal e está tudo dito.
      Golfe – Ballesteros
      Motociclismo e Formula 1 – É o que se sabe

      Portanto a questão de Espanha é que, por lutarem sempre muito e trabalharem para ser os melhores, olham de alto para o povo que tá sempre a queixar-se das condições e blá,blá,blá, quando existem de facto pessoas em Portugal que lutam pelo país, conseguem sem condições e triunfam, basta ver os casos recentes de Rui Costa, Telma Monteiro, Félix da Costa, entre tantos outros…
      Não se trata de nacionalismo cego, trata-se de When the shit hits the fan, toda a gente arranca e não olha para trás, enquanto que os espanhóis se querem ser os melhores do mundo em algum desporto, lutam por isso e, normalmente ou conseguem ou ficam perto…

    • Anónimo
      Posted Julho 13, 2015 at 11:00 am

      Di Stefano não será só o melhor jogador da história do real madrid, é e será o melhor de sempre do campeonato espanhol!!!! Os títulos comprovo o!

      Júlio cesar

    • André CG
      Posted Julho 12, 2015 at 8:45 pm

      Não vale a pena Kafka, estás só a fugir às questões, em nenhum lado disse que a Espanha não é superior a Portugal. Mas também acho legítimo dizer que acho Portugal superior em "determinada coisas" como tu dizes a Espanha.

      Já para não falar dessa analogia Benfica – Real Madrid, como se os países fossem comparáveis como clubes de futebol, enfim.

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 7:23 pm

      Subscrevo Filipe

      Admitirmos que os outros são melhores em determinada coisa, não é prestar vassalagem, pelo contrário é não ser cego…

      A titulo de exemplo, não é por eu ser do Benfica que vou dizer que o Benfica é melhor que o Real Madrid, dizer isso seria pura estupidez e cegueira, nada mais..e o mesmo é valido para esta questão dos Países, a ver se o André CG assim chega lá..

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 7:02 pm

      Sinceramente há pessoas que tem problemas sérios de entendimento.
      Aonde é que o Kafka está mostrar vassalagem ou que não tem orgulho em ser português?
      O homem só está a dizer o que pessoas com 2 dedos de testa e experiencia de vida sabe.
      Acho muita piada este nacionalismo bacoco porque quando ficam desempregados quando há medidas de austuridade quando em quase tudo somos atrasados para o resto da Europa criticam o país que não é bom.
      Eu já estive em muitas cidades por esta Europa fora mas onde me sinto em casa é no Porto e não trocava por nada mas sei bem que está muito atrasado em comparação as grandes cidades europeias.

    • André CG
      Posted Julho 12, 2015 at 6:19 pm

      Mike UK,

      Totalmente de ACORDO! Já vivi dois anos fora do país e só me fez gostar mais de cá estar! Economias à parte, há coisas que não trocava por nada no nosso país, ainda para mais com Espanha! O país onde me senti mais mal recebido de TODOS em que já estive. Só mesmo os galegos e bascos é que se salvam, por isso não querem ser conhecidos como espanhóis…

    • André CG
      Posted Julho 12, 2015 at 6:13 pm

      Kafka,

      Tens de me dizer onde é que eu não admiti que a Espanha é superior a Portugal ou disse que têm inveja de nós… É óbvio que é superior a Portugal porque tem 5 vezes mais de população. Percebes o que estou a tentar dizer ou é preciso um desenho também?

      Só te estou a tentar explicar que existe um ressabiamento em relação a algumas das nossas conquistas, seja no futebol ou fora dele, é assim tão difícil de compreender?
      O que estou a tentar explicar é que eles têm a mania de serem superiores como seres humanos! De nos tratarem como inferiores. Ou também concordas que és de uma "raça" inferior aos espanhóis só por terem mais títulos ou uma economia mais forte?

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 6:07 pm

      Filipe Ribeiro

      Tudo dito, é que o Cristiano nem sequer é o maior jogador da história do Real Madrid (o Di Stéfano manda um grande abraço a todos os que acham que é o Cristiano), quanto mais o Cristiano ser maior que o maior clube da história do futebol Mundial, ou seja, o Real Madrid…isto não tem ponta por onde se lhe pegue…

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 6:01 pm

      Eu vivo em barcelona e roça o ridículos alguns comentários que aqui estão exposto!!! Sim Espanha menospreza portugal, sim a maioria que aqui fala nunca foi a Espanha e se quer viveu lá, eu vivo e trabalho em barcelona, e vou vós contar uma história que tive nos primeiros dias em barcelona, estava eu na ramblas em e apeteceu me ir lanchar ao MC Donalds, pedi no meu portunhol um big Mac e a funcionária, virou e fez o gesto a dizer que não entendia e volto a dizer big Mac e ela novamente faz o gesto que não entende e eu já em estado polvoroso porque estava a entender que estava a ser algo de gozo, viro-me e digo fod×××× aquele mesmo!! Foi a tuga e ela, si si!! E na entrega do big Mac, perguntou em inglês de que país era e eu Portugal e ela NÃO CONHEÇO!!
      Indiscutivelmente Espanha e os espanhóis acham se superior e dono do mundo!!!! Digo vos mais em Barcelona como se pode constar aí em Portugal a empresa desportiva catalã esmiuça todas as notícias que sejam negativas sobre o Ronaldo com um objectivo claro de passar uma imagem de chu**.
      E quando vejo comentário de Kafka e de louvar aos céus, sim Espanha e superior a nós em tudo desportivamente e os dados não enganam, mas não és tu que o desporto e muito mais do que uma página de exel ou estatísticas ou o que seja, quando se fala do Ronaldo, ups!!
      Já agora comparar dois países compara os por equivalências directa e como tal os espanhóis são 5 vezes mais do que nós, provavelmente se tivéssemos mais 2ou3 vezes se população certamente já teríamos alguma coisa conquistada a nível de selecções, já que temos dos melhores treinadores do mundo!

      Bruno Faria

    • Mike-UK
      Posted Julho 12, 2015 at 6:00 pm

      O que me inquieta nestas respostas todas é o facto de, ao ler certos comentários, me parecer óbvio que se os pais do nosso país tivessem esta atitude de completa vassalagem a Espanha, andávamos hoje todos a comer Paella e a dormir a sesta.
      Tenho tanto orgulho no meu país, cada vez mais, quantos mais anos vivo fora dele, que não percebo a postura de rendição ao espanhol.
      A mim, mais que qualquer outro sentimento, e peço desculpa pelo grafismo do termo, é algo que pura e simplesmente me enoja.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 5:38 pm

      Essa do Ronaldo e Messi serem maiores do que Real e Barça desculpa lá mas conversa de miúdos é que não tem ponta que se lhe pegue.

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 5:32 pm

      André CG

      Ridiculo é tu não admitires que a Espanha é superior a Portugal, mesmo perante os factos inventas tu e outros como o João Pedro ou o João Dias, mil e uma desculpas

      Já agora, quem começou as comparações até foi users como tu e o João Dias que não conseguem admitir o óbvio, e depois eu mostrei factos que demonstram que a Espanha não tem inveja NENHUMA de Portugal, porque a Espanha é superior a Portugal, conforme os dados que eu demonstrei, já tu mostras subjectividades, é essa a diferença

      Nunca um País que tem 1 Mundial e 3 Europeus tem inveja de um que não tem NADA…percebes?? ou é preciso um desenho?

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 5:11 pm

      João Pedro

      As voltas que tu estas a dar para não conseguires admitir que os Espanhois são superiores a Portugal, isso só demonstra um complexo de inferioridade da tua parte..mas pronto não queres admitir então na admitas, mas também te digo, que aqui ninguém acredita no Pai Natal, para ir na tua cantiga, é obvio só não queres admitir, mas pronto..

    • André CG
      Posted Julho 12, 2015 at 4:55 pm

      Kafka,

      continuas a fazer comparações ridículas. Como é que se pode comparar equitativamente um país de 10 e outro de 50 milhões de pessoas? Compara lá também as medalhas olímpicas de Portugal com os Estados Unidos, realmente somos muito maus nesse prisma…

      A verdade é que os espanhóis nunca conseguiram aceitar o facto de um país pequeno como o nosso ter lutado contra o imperialismo deles, de um país pequeno ter alcançado o que alcançamos no passado e de termos ficado com a melhor parte da península (na minha opinião) e termos um controlo marítimo que eles nem sonham. E hoje ainda, existe ainda o ressabiamento em relação a nós, que os faz achar que somos o seu parente pobre e que eles são muito superior como seres humanos. A questão é que eles são uma farsa de país, em que só as regiões à volta de Madrid se consideram espanhóis…
      Eu queria ver a Espanha repartida, que era como devia estar e não sob domínio do poder central imperialista! Tanto medo têm eles do referendo na Catalunha! Se a Espanha fosse repartida em 3 ou 4 país aí sim podíamo-nos comparar a Catalunha, País Basco, Castela com Portugal!
      Isto não tem a ver com futebol, é uma questão cultural!

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 4:53 pm

      Eu acho que um país com a população de Portugal e outras limitações conseguir os feitos que fez quer a nível desportivo como histórico é um sinal de força.

      A rivalidade entre espanhóis e portugueses é como Argentina – Brasil, conseguem imaginar um treinador Brasileiro na Argentina? Seria como o Lopetegui em Portugal!

      Espanha é melhor que nós em muitas coisas, mas não têm o direito de estar sempre a nos desprezar desta maneira…

      Vitor Abreu

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 4:41 pm

      Johnny Nabais com todo o respeito acho o seu comentário ridículo , nunca vi o Kafka a rebaixar Portugal simplesmente soube ver os factos e no futebol a Espanha é claramente superior a nós!
      Eu não trocava o meu país por mais nenhum mas não é por isso que deixo de admitir que a Espanha a nível do futebol está muito acima

      Rocha

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 12, 2015 at 4:25 pm

      Pedro Polvo

      Subscrevo por completo o teu comentário é exactamente as mesma ideia que tenho de todos os pontos que focaste.

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 4:01 pm

      Isso a mim dos europeus diz-me pouco, tenho a certeza que a maioria dos portugueses prefere ser campeão nacional a ganhar o europeu. Eu prefiro. Nem hesitaria por um segundo.

      Isso diz tudo dos títulos das seleções.

      João Pedro

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 3:59 pm

      Há alguns clubes ingleses (penso que o Nottingham Forest é um deles), que já ganharam LC e ligas inglesas e que agora andam nos escalões secundários. Para além disso aposto que 95% das pessoas têm noção da história desses clubes. O próprio Athletic é historicamente o terceiro grande de Espanha mas hoje em dia poucos sabem disso. Daqui a 100 anos o Real e o Barça já podem ter acabado ou terem descido de divisão e ninguém vai querer saber do que eles foram, já os jogadores são imortais e são eles que imortalizam os clubes, todos se lembram de o Santos de Pelé ou o Napoli do Maradonna. Daqui a 100 anos continuará-se a falar do Messi e do Ronaldo, já dos clubes nunca se sabe porque podem fechar as portas já amanhã. Por isso sim os jogadores são maiores que os clubes, disso não tenho dúvida. São os jogadores que fazem os clubes, se o Real e o Barça fechassem portas o futebol continuaria no seu topo porque os jogadores iriam para outro clube, já se todos os jogadores do Real e do Barça desistissem de jogar futebol, o mesmo iria levar um rombo irreparável. O que seria desta era sem jogadores como Messi, Ronaldo, Iniesta, Neymar, Bale, Modric, etc..?

      João Pedro

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 3:53 pm

      Johnny Nabais

      E porque hei-de eu deixar Portugal? por acaso até já vivi em Espanha quase 1 ano, mas isso não interessa para o caso, mas explica-me lá porque hei-de deixar Portugal? fiquei curioso agora

    • João Souto
      Posted Julho 12, 2015 at 3:32 pm

      E se acham que o madridistas nos faltam ao respeito e nos tentam diminuir esperem até chegar a Catalunha onde fingem que nos nao existimos..haver malta portuguesa que tenha como clubes Barça ou Real põem me doente

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 3:28 pm

      Kafka I porque não vai para Espanha e deixa o país de terceiro mundo chamado Portugal?

      Sabe a diferença populacional entre Espanha e Portugal? Se calhar em relação ao desporto nem há assim uma decalage tao grande como o senhor quer transparecer!

      E sim! Os espanhois têm inveja de nós!

      Johnny Nabais

    • César Torres
      Posted Julho 12, 2015 at 3:20 pm

      José Castro Gonçalves BRAVO BRAVO BRAVO. A última parte do teu comentário retrata bem aquilo que todos nós sonhamos e queremos mas que no fundo temos em mente que está cada vez mais difícil dado o pobre futebol actualmente apresentado. Mesmo o próprio João Dias também daria todos os prêmios individuais para ter 1 mundial e 3 europeus mas o complexo de inferioridade em relação a Espanha impede-lhe de reconhecer isto. Ele vai continuar a fingir que o mais importante na comparação entre o futebol espanhol e o português são os prêmios do Mourinho e do Ronaldo…
      Isto já não é nacionalismo, isto é cegueira extrema…

    • Mike-UK
      Posted Julho 12, 2015 at 3:11 pm

      Quero apenas dizer que na minha resposta me referi apenas a ressabiamento histórico e nunca futebolístico.
      Não falei em invejas nem nada que se pareça.
      Eu dos espanhóis não tenho inveja nenhuma tal como não acredito que eles tenham inveja do que quer que seja nosso.

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 3:08 pm

      César Torres e Pedro o Polvo

      Concordo com os vossos comentários

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 2:05 pm

      João Dias, Pedro Sousa e João Pedro, não vos vi a festejarem nas ruas os títulos individuais do Cristiano, que curioso…já os títulos Mundiais e Europeus da Espanha, vi a Espanha inteira a festejar, enfim…lê-se de tudo por aqui…"Cristiano melhor que a Espanha" lê-se de tudo de facto…

    • Pedro, o Polvo
      Posted Julho 12, 2015 at 1:57 pm

      João Pedro, peço desculpa mas o seu comentário foi desajustado. O futebol é um desporto colectivo e essas vitórias é que têm valor.

      Quanto às declarações, acho normal, é mãe, quer o melhor para o seu filho. Naturalmente, vê pouco futebol .. Casillas declinou um pouco, nos últimos anos .. E a confiança não está no máximo, portanto o FCP acaba por ser uma opção onde tem garantia de jogar com regularidade, disputar a champions e ficar numa cultura semelhante, perto de casa.

      Se haviam melhores hipóteses? Sim, podia ir para o United, trocando com De Gea, podia ir para o Dortmund (mas ficaria sem Europa), possivelmente ainda para o PSG (pois é melhor que qualquer uma das duas opções que têm neste momento) ou então, para a periferia futebolística da Europa, Zenit, por exemplo. Dei estes exemplos de clubes onde acho que seria titular e determinante .. Mas como podem verificar, a hipótese FCP não foi assim tão descabida.

      Quanto à discussão, Portugal vs Espanha: há coisas boas em cada lado e por cada 5 espanhóis que desvalorizam o nosso país, há 1, que percebe a sério de futebol e consegue ver os pontos positivos e elogiar quando acha pertinente. Por outro lado, por cada 5 portugueses que têm "vergonha/medo/orgulho/etc" de admitir que Espanha é superior desportivamente, há 1 que vê tudo com mais clareza, não se sente inferior admitindo isso e ao mesmo tempo, aprecia e defende o nosso futebol, criticando quando é preciso.

    • César Torres
      Posted Julho 12, 2015 at 1:54 pm

      Pedro Sousa e João Pedro como há dias escrevi aqui ao João Dias, hoje repito o mesmo para vocês. Por favor meus caros,na hora de comentar desliguem o lado sentimental e activem ao máximo o lado racional. Ninguém sabe quantos mundiais tem o Brasil? Mas quem não sabe que o Brasil é o recordista em mundiais????? O Ronaldo com 2 champions é maior do que um clube com 10 champions onde já passaram DI STEFANO QUE GANHOU 5 CHAMPIONS, Zidane(3 bolas de ouro,bola de ouro no mundial 2006 e bola de ouro no euro 2000),Ronaldo Fenomeno (3 bolas de ouro), e tantos outros.
      Mas vocês andam a pensar que o futebol é marketing? Entendam que existe marketing e outra coisa é jogo jogado. O Ronaldo nunca na vida que é maior do que o Barcelona, Real Madrid e a seleção espanhola, NUNCA NA VIDA. O Ronaldo em Espanha tem 1 liga e 1 champions em quase 7 anos. Em outras palavras o Ronaldo tem 1 título por temporada com o Real. Onde é que ele é maior do que o Real???????? Quando a carreira do Ronaldo acabar o futebol vai continuar a ser a mesma coisa. Se o Real Madrid e Barcelona fecharem agora, morre uma parte do futebol mundial.
      Mas vocês acham mesmo que os espanhóis preferiam viver na fantasia como nós, de achar que somos dos melhores no futebol, do que verdadeiramente ser dos melhores no futebol?? Acordem lá para a vida. Onde é que o Mourinho ainda é melhor treinador do mundo?? Tem 2 ligas em 5 temporadas. E estamos a falar que nestas últimas 5 temporadas só treinou os clubes que mais gastam no mundo. Enfim…Proença melhor do mundo? Sem comentários…

      OBS: Lembrem-se de uma coisa, nós vivemos nos tempos em que todo o mundo tem acesso a tecnologia e as coisas são gravadas com qualidade. Repetir na televisão um jogo completo de 2006 ou 2007, não é a mesma coisa que repetir um jogo do mundial de 1966. Por isso as pessoas do nosso tempo vão se lembrar sim porque os arquivos estão aí, no maior site de compartilhamento de vídeos, na maior rede social da história, nas maiores aplicações de telefones já utilizadas e muito mais…As jogadas, os golos, os cruzamentos, os posicionamentos e confusões estão ao alcance de todo o mundo e tudo em grande qualidade. Os tempos mudaram…

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 1:44 pm

      Não consigo entender o argumento de várias pessoas, como conseguem pensar que os espanhóis têm inveja de nós ao nível futebolístico!

      Mas vocês preferem ter um Ronaldo e um Mourinho que se acham os melhores do mundo ou preferem ter um Europeu ou um Mundial ?

      Cá eu prefiro o Europeu ou Mundial nem que a equipa fosse composta só de Josués e Licas

      Rocha

    • Luís Neves
      Posted Julho 12, 2015 at 1:44 pm

      Ricardo Simões e Pedro Sousa subscrevo na íntegra. E já agora lagoa para quem tanto critica as estatísticas e a vida ser uma folha de excell, a única coisa que fizes-te nos teus comentários foi despejar.

      Não tomas em consideração o impacto de personalidade que o Ronaldo tem que e isso que os espanhóis invejam.

      Para variar o João dias não utilizou a melhor explicação mas se pensares um bocadinho chegas lá… Acho eu

    • Carlos Duarte
      Posted Julho 12, 2015 at 1:32 pm

      Vou defender o João Dias, não a concordar totalmente com o que disse mas, a mencionar que em caso de falha, não é de todo fora do comum ouvir comentários xenófobos contra Portugueses em Espanha. "Ese português, que hijo de… es". Mas de uma maneira geral não concordo que haja inveja, simplesmente, talvez uma atitude semelhante á nossa com os Brasileiros, e vice-versa, ou também com espanhóis. Mas está errado generalizar, e no caso de Mourinho e Ronaldo talvez haja motivos extra que não tenham a ver com o seu país de origem, uma vez que são pessoas que não são do agrado de toda a gente seja por que motivo for.

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 1:24 pm

      Espanha: cerca de 50 milhões de habitantes
      Portugal: pouco mais de 10 milhões de habitantes

      Só tenho a dizer isto… Portugal com pouca fruta e pouco vinho faz sangria, eles fazem uma salada de fruta nhec…

      Emanuel

    • João Dias
      Posted Julho 12, 2015 at 1:19 pm

      Já agora, façam o seguinte exercício: vão à Indía ou à China e perguntem quem é mais conhecido: Cristiano Ronaldo ou Sergio Ramos? Mourinho ou Rafael Benitez?

      É isso que mete inveja aos espanhóis.

    • João Dias
      Posted Julho 12, 2015 at 1:16 pm

      Ricardo Simões,

      Belo comentário. Subscrevo a 500%.

    • Flávio Trindade
      Posted Julho 12, 2015 at 1:10 pm

      Mike Uk,

      Subscrevo inteiramente.

      O caso espanhol face a Portugal chama-se ressabiamento…

      O futebol português conquistou o respeito da Europa do futebol há muito tempo, e a nossa Liga tem maior projecção do que nós próprios portugueses temos noção, em países como a Inglaterra, a França e a Itália.

      Em Espanha contudo, custa ver o Casillas no Porto, como custa ver um português bater todos os recordes no maior clube espanhol, como lhes custava a franqueza de Mourinho (confundida muitas das vezes com arrogância…).

      Enfim, ressabiamento, puro e duro, para quem o tempo dos Filipes nunca acabou…

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 12:59 pm

      Hoje em dia os garotos, seja em que parte do mundo for, dizem eu "quando for grande quero ser como o Messi/Ronaldo", provavelmente nem sabem o nome de nenhum jogador espanhol. Eles são melhorias coletivamente porque são 4x mais que nos, agora no que toca a valor individual os portugueses são melhores que eles e isso destroi-os por dentro. Ronaldo melhor jogador de futebol do mundo. Mourinho melhor treinador. Proença ainda à bem pouco tempo foi o melhor árbitro. Mendes é o melhor agente de sempre e controla os maiores clubes espanholes (Real, Atlético e Valencia), no futebol eles são muitos pequenos ao pé de nos. Por mais que continuem a ganhar troféus coletivos. É pela Grécia ter um euro que é melhor que Porugal no que toca ao futebol? Poupem-me. Os atletas fazem o desporto e nos sempre tivemos os melhores dos melhores (Eusébio, Futre, Figo, Ronaldo), já a Espanha tem que se contentar em inventar as lendas Casillas e Sérgio Ramos para se quer tentarem competir contra quem de facto não conseguem competir.

      João Pedro

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 12:47 pm

      Ninguém sabe quanto mundiais já ganhou o Brasil mas toda a gente sabe quem é o Pelé. Ninguém sabe quantas copas america ganhou a Argentina mas todos se lembram do Maradonna, no futuro ninguém saberá quantos europeus terá a Espanha mas toda a gente falará do Cristiano Ronaldo como um dos melhores jogadores de sempre.

      É a inveja vem daí. O Ronaldo no que toca a futebol, sozinho, é maior que a Espanha. Liguem lá aos chineses ou aos indianos a perguntar se eles preferem ir ver ao vivo a seleção espanhola ou a portuguesa e verão que ela nem hesitam a responder Portugal. Hoje em dia fala-se mais em Ronaldo vs Messi que em Real vs Barcelona, estes deuses do futebol são maiores que os próprios e clubes e que a nação, isso faz muita comiçhao aos nuestros hermanos, ficam de tal forma nervosos que até fazem campanhas para ver se o Sérgio Ramos ganha uma bola de ouro.

      Pedro Sousa

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 12:37 pm

      O que a mãe do Casillas disse espelha a realidade de Portugal aos olhos de vários países, o que se verifica igualmente em vários outros campos.
      Interpreto mais as suas palavras numa perspectiva de desdenhar o Porto como cidade (daí ela primeiro mencionar "uma cidade como Roma") e consequentemente o país.
      Como português, custa-me muito a ignorância e desconhecimento que muitos estrangeiros têm face ao nosso país mas a verdade é que muito se deve ao fraco nome da "marca Portugal" fora de portas. A juntar ao facto de não sermos o expoente máximo europeu no que ao desenvolvimento social e economico diz respeito, somos prejudicados pela nossa posição periférica. Mas acredito que nos últimos anos, temos dado grandes passos no sentido de levar a nossa marca além fronteiras e como consequência, recebemos hoje em dia muito mais turistas que anteriormente.

      Bernardo C.

    • Ricardo Simões
      Posted Julho 12, 2015 at 12:17 pm

      Gente mesquinha aqui… Não confundam tudo com futebol.. Os espanhois sempre tratam portugueses como lixo, não são todos obviamente, e não é o futebol.. É o país… Provavelmente a maioria de vocês nunca foi a Espanha para estar sequer a falar, mas já que querem falar ao nível de futebol, basta ver o comportamento dos proprios adeptos do Real para com Cristiano e Mourinho.. E acho graça vocês confundirem tudo com bola.. Tirem a pala dos olhos, bola pode dar alegrias e tristezas, mas não vai ser disso que vocês vão depender o resto da vossa vida, tirando os que seguirem essa modalidade..

      Agora percebam de uma vez por todas, os Espanhois têm a mania que são melhores que nós, o que não é um facto, e volto a dizer não estou a falar de Bola, desporto, estou a falar como pessoas.. A prova disso é que se forem falar com a maioria deles nem Inglês se dão ao trabalho de aprender.. Bem me lembro de ir a Barcelona e perguntar por um WC a um policia e ele não entender, tive que lhe fazer o gesto de estar a urinar e depois lá está eu é que tive de aprender a dizer casa de banho em espanhol..

      Espanhois sentem reis e senhores do Mundo é a maneira deles serem. Mas como infelizmente muitos de vocês só vêm bola vão manter estes comentários ridiculos..

      Tenham um resto de bom Domingo e percebam existe mais vida para além da bola..

      Cumps

    • José Castro Gonçalves
      Posted Julho 12, 2015 at 12:05 pm

      João quando escreves que a Espanha tem inveja por não ter Ronaldo/Mourinho, deixas de ser nacionalista e passas a ser disparatado. Como a senhora bem disse o Iker é campeão mundial e bi-campeão europeu. O que faz dele mais títulado pela seleção do que todos os jogadores nascidos portugueses ou naturalizados portugueses…Inveja de q? De terem mundial e nós não. Bola de ouro/treinador do ano é prêmio do jogador/treinador, ninguém vai para as ruas celebrar estes títulos como acontece com o mundial ou euro, em que os adeptos do Barcelona esquecem que querem a independência e a rivalidade contra os Blancos…
      Como português daria todos os títulos do Mourinho e do Ronaldo para poder sair as ruas e celebrar um mundial e 2 euros com desconhecidos sem me importar se são do porto, sporting ou benfica, só mesmo celebrar porque no final do dia somos todos portugueses.

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 12:04 pm

      Jogos Olimpicos

      Espanha: 131 medalhas (37 Ouro, 59 prata, 35 bronze)
      Portugal: 23 medalhas (4 Ouro, 8 prata, 11 bronze)

      Mais uma vez os Espanhois cheios de inveja de Portugal, aposto que o sonho dos Espanhois era terem apenas 23 medalhas olímpicas ganhas e somente 4 de ouro…que inveja meu deus..são uns invejosos os Espanhois

    • João Magalhães
      Posted Julho 12, 2015 at 12:04 pm

      O grande orgulho do nosso futebol tem que estar sempre confinado às individualidades que criámos. Criar 3 bolas de ouro diferentes não está ao alcance de qualquer país, nem mesmo da Espanha. Em termos colectivos nem vale a pena falar.

    • Posted Julho 12, 2015 at 11:59 am

      João Dias, não me leves a mal, mas é por comentários como esses que continuamos a ser pequeninos…

      Espanha tem inveja de nós porque não têm ninguém que seja o melhor do mundo?
      Têm dois dos maiores clubes do mundo (senão mesmo OS dois melhores), ganham a Champions ano sim, ano não, ganham a UEFA há 3 anos de seguida, têm os melhores jogadores do mundo no seu campeonato (Messi e CR), têm dos melhores desportistas em quase todas as modalidades, desde o automobilismo ao ténis, do motociclismo ao ciclismo, e tu vens com Mourinho e Ronaldo!?

      Uma vez mais desculpa, não quero melindrar-te nem ferir susceptibilidades, mas isso é mesmo argumento pequenino…

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 11:55 am

      César Torres

      Excelente comentário e subscrevo inteiramente

    • Nuno
      Posted Julho 12, 2015 at 11:53 am

      Exprimentem acompanhar o voosso clube a inglaterra e verão. É dos melhores locais para veres a tua equipa. Passeias pela cidade com a camisola do teu clube. Todos a reconhecem. Vais defeontar um chelsea, todos os rivais apoiam-te na rua. Respeitam-bos imenso. Pais de top para futebol

    • César Torres
      Posted Julho 12, 2015 at 11:52 am

      Concordo em relação a Inglaterra e Holanda. Agora Alemanha e Espanha respeitam o nosso futebol???? Estes são os que mais passam a vida a rir do futebol apresentado em Portugal, tanto pelos clubes como pela seleção. Eu trabalho com pessoal da Alemanha e para eles Portugal é só mesmo fogo de vista. E a Espanha mesmo sendo um país vizinho, o pessoal de lá não quer saber para nada sobre o nosso futebol. Não confudam as cenas, uma coisa é o Real Madrid,Barcelona,Atlético,Sevilha e por aí, terem olheiros em todo a Europa e outra é a população sentar para ver os nossos jogos.

      João Dias explica-me lá esta da inveja espanhola em relação aos portugueses. É que se bem me lembro, a Espanha não tem mais bola de ouro do que nós mas tem mundial,3X euros,1 olimpíada e em termos de títulos internacionais por clubes tem 51 contra 11 de Portugal. Em termos de títulos internacionais de treinadores por clubes, a Espanha tem 28 contra 7 de Portugal. Inveja de quê rapaz? Vamos lá acordar para a vida, reconhecer que no futebol somos muito inferiores a eles quando o assunto é futebol e trabalhar para fazer melhor nos próximos tempos…

      Em relação a senhora não tenho muito que falar, ela é mãe e toda a mãe quer sempre o melhor para o filho. Sou portista sim mas não vivo no mundo da lua, o Casillas tem um estatuto muito elevado para o nosso futebol dado os títulos que conquistou como titular(tem menos uma champions do que todos os clubes portugueses juntos) e por isso dificilmente um clube português seria a sua primeira escolha ou dos seus familiares.

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 11:42 am

      João Dias

      Até te vou poupar a resposta, porque de facto vendo bem a Espanha de facto tem muita inveja de Portugal, ora vejamos

      Selecção Espanha: 1 Campeonato Mundo, 3 Campeonatos Europa ganhos
      Selecção Portugal: pois…..

      Que inveja que os Espanhois têm de Portugal

      Vamos analisar a nível de clubes:

      Espanha: 15 Ligas Campeões, 9 Taças Uefas; 7 Taças Taças; 11 Supertaças Europeias; 4 Taças Intercontinentais; 3 Campeonatos Mundo CLubes

      Portugal: 4 Ligas Campeões; 2 Taças Uefas; 1 Taças Taças; 1 Supertaça Europeia; 2 Taças Intercontinentais

      Mais uma vez, que inveja que os Espanhois têm de Portugal, como é evidente a Espanha trocaria as suas 15 Champions pelas 4 ganhas pelos clubes Portugueses, ou trocaria os seus 49 titulos internacionais pelos 10 de Portugal como é evidente, que inveja pah

      Isto só no futebol, queres que continue nas restantes modalidades? ciclismo…ténis…basket…andebol…etc?? queres mesmo que continue?

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 11:36 am

      João Dias deve ser a inveja de Portugal já ter sido Campeâo da Europa e do Mundo.

      Carlos Silva

    • Rui Magalhaes
      Posted Julho 12, 2015 at 11:35 am

      João Dias, não vás pelo 2º paragrafo… bi-campeões europeus e campeões do mundo. Enquanto nós ainda sonhamos ver a nossa seleção vencer um Europeu, eles conquistaram as últimas duas edições. Para além de Guardiola estar no patamar de Mourinho e fez jogar um das melhores equipas de sempre. Não vás por ai.

    • Kafka I
      Posted Julho 12, 2015 at 11:34 am

      João DIas

      Já discutimos isto no outro dia, não vou estar de novo a bater na mesma tecla, mas falas em inveja dos Espanhóis relativamente a Portugal??? não vou entrar pelos restantes campos que já no outro dia foram discutidos, mas analisando apenas do ponto de vista desportivo/futebolistico explica-nos lá o que é que do ponto de vista futebolístico Portugal tem a mais que Espanha, para a Espanha ter inveja de Portugal?

    • João Dias
      Posted Julho 12, 2015 at 11:29 am

      Subscrevo. Em Inglaterra, Holanda, França e mesmo Alemanha o futebol português é respeitadíssimo e tido em conta como um dos melhores da Europa.

      Em Espanha simplesmente ignoram. É a inveja de não terem ninguém que se considere o melhor do mundo. Já nós: Ronaldo, Mourinho…

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2015 at 11:24 am

      Mike-UK, os Britânicos sempre nos respeitaram, e nós a eles, temos uma relação boa com eles. Por isso é que maior parte escolhe Portugal como sitio de descanso para férias.

      Rafael Monteiro

    • Mike-UK
      Posted Julho 12, 2015 at 11:16 am

      O resto da europa?!?! Qual europa?
      Vivi 8 anos no reino unido e o futebol portugues e' ali respeitado como uma liga de top europeia, onde Porto, Benfica, Sporting, Boavista e Braga sao tidos como equipas muito dificeis e sempre a evitar. Mais, os ingleses tem um conhecimento do futebol portugues que nao se compara ao que tem do frances, holandes e mesmo do alemao. Na Alemanha para onde viajo imenso em trabalho assim como por todo o Este europeu o futebol portugues e' respeitadissimo e levado muito a serio, facilmente se encontram pessoas a nomear jogadores dos planteis de Porto Benfica e Sporting.
      Os Espanhois sofrem de um mal diferente, que se situa entre a ignorancia pura e um tremendo mau estar no que diz respeito ao pais pequeno que sempre os manteve bem 'a distancia.
      Temos pena – mas de qualquer modo e aparentemente, a mae na entrevista tambem disse que nao falava com o filho por mais de 5 minutos ha' mais de 2 anos?
      E' uma mae espanhola… sao maes de terceira divisao.

Deixa um comentário