Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O maior orçamento da Liga não pode ficar a 10 pontos do campeão

No futebol é injusto falar em justiça, mas vezes há em que as circunstâncias o propiciam. Ontem ao fim do dia, o Sporting, dependente apenas de si, perdeu na Madeira e, com o triunfo do Benfica na recepção ao Moreirense, caiu para o terceiro lugar (tivesse o Sp. Braga vencido e os “leões” até teriam ficado fora do pódio), posição que impossibilitará o conjunto leonino de lutar por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões e, consequentemente, de sonhar com vários milhões de euros que, num contexto como o português, fariam imensa falta. Um resultado algo chocante – as faces dos jogadores e responsáveis técnicos sportinguistas demonstravam-no – mas que, tudo considerado, acaba por fazer justiça, após uma temporada que, por muitas voltas que se dêem, não pode ser vista senão como fracassada.

Ora, é-o por todos os motivos imagináveis, mas um salta à vista: o orçamento. O clube com o maior orçamento do país, inclusivamente o maior da sua própria história, não pode, de modo algum, ficar a 10 pontos do líder, no 3º posto, e fora da Champions League; não, se ainda existir o mínimo grau de exigência. O Sporting apontou as agulhas para o primeiro lugar, posição da qual desde cedo se afastou (Jesus assumiu isso logo a 2 de Março, apesar de depois ter insistido na tecla das várias frentes), o mesmo se passando com o 2º lugar, classificação com a qual, em abono da verdade, apenas pôde sonhar perante a absoluta quebra anímica do Benfica nesta recta final, saldada em duas derrotas consecutivas na Luz. Os “leões”, assim, recebiam os encarnados, em Alvalade, certos de que uma vitória bastava para assegurar, desde logo, o ambicionado 2º posto; resultado? Empate, num jogo revelador da baixa ambição e elevada especulação que Jorge Jesus parece manter nesta fase da carreira. Na Madeira, num campo sempre complicado, o descalabro sucedeu-se, vendo-se uma equipa frágil, inoperante, desinteressada.

O problema é que esta atitude foi regra durante o ano. Em momento algum se viu um Sporting dominador, candidato de facto ao ceptro de campeão nacional, algo que, de resto, se tornou por demais evidente nas partidas “grandes” (4 empates e 2 derrotas em confrontos com Sp. Braga, Benfica e FC Porto na Liga) e, se a “estrelinha” (e Rui Patrício) foi salvando o conjunto lisboeta variadíssimas vezes, permitindo-lhe encarar com optimismo o último mês da prova, na “hora H” falhou literalmente tudo.

Na melhor das hipóteses, o Sporting fechará este ano com duas taças (admitamos: uma derrota frente ao Aves será, garantidamente, a confirmação do fim de JJ enquanto técnico da equipa de Alvalade), mas nada pode obscurecer a péssima abordagem feita à Liga Portuguesa. Ficar em 3º lugar, perdido logo na última jornada, dói, mas dói mais sabendo que mesmo o 2º posto era curto e que, após um investimento descomunal, que permitiu a chegada de jogadores internacionais argentinos e outros ligados a Barcelona e Real Madrid a Lisboa, além da manutenção de pesos pesados como Rui Patrício, William, Gelson e Bas Dost, os resultados não melhoraram e o nível de jogo… até piorou.

É certo que “jogar bem” não significa, na prática, nada, mas ajuda, dá esperança, evidencia atitude – veja-se o Tottenham de Mauricio Pochettino; os “Spurs” não conquistam troféus, mas o estilo de jogo é suficientemente apelativo para construir uma aura inexpugnável em torno do técnico argentino. No Sporting, isso não existe – não existe desde o Verão… de 2016. Jesus, perito na auto-promoção, vai sendo capaz de camuflar erros crassos com discursos interessantes, mas verifica-se um amontoar de fracassos e cada vez menos argumentos lógicos para os justificar. Bruno de Carvalho pode (e deve) ser acusado de muitas maleitas, mas não de não investir; deu ao seu treinador atletas experientes, para ocupar todas as posições e enfrentar todas as competições, enfim, formou um plantel de elevada qualidade, que até melhorou em Janeiro, ao ritmo de Jesus (Rui Vitória não pode dizer o mesmo, por exemplo).

Contudo, o maior orçamento da história do Sporting Clube de Portugal não foi suficiente para 1) lutar pelo título, 2) assegurar o segundo lugar, 3) apresentar um estilo de jogo dominador, ofensivo e entusiasmante, 4) superiorizar-se aos rivais (os leões foram inferiores nos jogos que fizeram para a Liga frente a Benfica, FC Porto e SC Braga). Perante isto, fica a dúvida inquietante no ar: se nem num ano em que o Sporting tem o maior orçamento de Portugal (algo que, teoricamente, começará a ser impossível, considerando a não presença na próxima edição da Champions), em que Benfica desinvestiu e FC Porto estava “atado” pelo fair-play financeiro, os “leões” são capazes de vencer, quando serão?

António Hess

46 Comentários

  • ManuelDominues
    Posted Maio 15, 2018 at 11:48 pm

    O Sporting tem um problema muito profundo que é a falta de estrutura.

    Estamos a falar de um clube em que o seu capitão fez pressão para ir jogar para o Leicester, um clube que mudou 6 jogadores do seu 11 inicial de um ano para o outro, um clube que tem uma direcção que não consegue afastar os problemas dos jogadores, antes pelo contrário, só os coloca no meio da confusão.

    Enquanto não pararem de arranjar 1001 desculpas para as suas derrotas e não começarem a olhar para dentro, não vão a lado nenhum

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Maio 14, 2018 at 3:41 pm

    O Campeonato acabou, e está na hora de balanços. É verdade que o Sporting investiu como nunca. Sim. Mas as análises também têm de ser comparativas. Terá sido esse investimento assim tão alto para que o Sporting pudesse ter uma grande vantagem em relação aos outros rivais? Não creio. O Sporting, em virtude de muitas circunstâncias, foi afastando-se (por defeito) do Porto e Benfica que, nos anos recentes, conseguiram contratar bons e caros jogadores para as suas fileiras. Agora, aos poucos e poucos, vai diminuindo o fosso. O Everton, por exemplo, foi o 5º clube europeu que mais investiu, mas isso não significa que seja, sequer, um dos clubes com melhor plantel. São coisas diferentes.
    Em relação ao terceiro lugar… tenho de admitir que foi um falhanço. Principalmente pela forma como o Sporting foi incompetente. Tenho respeito pelo Marítimo e pelo Benfica, mas em circunstâncias normais o meu clube tinha de fazer melhor. Culpa de quem? Do Sporting (dirigentes, técnicos e jogadores). Não há anjos nem demónios: o fracasso é de todos.
    Honestamente nunca esperei que o Sporting fizesse a época que fez. O plantel sofreu uma grande remodelação e, na minha opinião, a sua construção foi algo deficiente. O mercado de Janeiro, por exemplo, foi fraco. (Quantas vezes disse aqui que o Ribeiro não encaixava!!!!) Foi o que se arranjou.
    Agora falta aguardar pelo final da época e perceber se há ainda condições para a permanência de Jesus. Muitos falam na saída de Bruno de Carvalho. Não me limito ao futebol para analisar a competência de um presidente. O balanço tem de ser global. E até falo por experiência própria: sou atleta federado numa outra modalidade, e agradeço que existam clubes onde se possa viver à margem da “futebóló-paranóia” vigente.
    Saudações Leoninas.

  • Hamukau
    Posted Maio 14, 2018 at 2:34 pm

    Apesar das Taças e uma não é certa(até tenho medo), foi uma época horrível! JJ tem de saír, tem um ordenado pornográfico e a equipa não joga nada e foi sempre inferior aos rivais. Outro a sair é o menino mimado e louco que gere o clube (Não dá para haver eleições antecipadas?? Já tiramos o Godinho de lá também podemos tirar este!)

    Caso JJ saia e BDC não, não estou a ver quem no seu perfeito juízo queira treinar um clube que se auto-destrói começando pelos adeptos, sócios e claques(apenas os que apoiam este louco) que são os mais culpados por tudo porque o seguem cegamente! BDC não é diferente de Godinho e companhia, é igual, só quer encher os bolsos, este gajo não é Sportiguista, ele é anti-benfica, ponto. Enquanto ele espalha brasa por todo lado os rivais vão acumulando títulos, até deu para o Porto ultrapassar a crise!

    Tem que haver união dos poucos adeptos que não apoiam esta gente e tentar tirar de lá este pseudo-presidente, mas volto a repetir que os principais culpados de tudo são quem votou na mesma palhaçada e nos estatutos. O Sporting já não é dos adeptos.

    SL.

  • RodolfoTrindade
    Posted Maio 14, 2018 at 2:23 pm

    Joga mesmo muito pouco o SCP para o plantel que tem e isso foi sendo falado aqui no blog várias vezes ao ano.

    Para mim o SCP era o principal favorito e disse o mesmo várias vezes, mas também referi que havia o factor JJ que poderia prejudicar os leões.

    Agora verdade seja dita, apesar de não achar de JJ o que fazem dele, nem de perto nem de longe (até prefiro o professor de ginástica), a verdade é que deve ser doentio trabalha num clube destes liderado por um desequilibrado mental, um lunático psicopata.

    Todos nós já devemos ter passado por situações em que íamos completamente contrariados para o trabalho quase em desespero. Isto deve ser o sentimento diário de jogadores e equipa técnica, devem ir tristes e desesperados por saberem que têm de ir olhar para a fronha daquele lunático.

  • TheHunter
    Posted Maio 14, 2018 at 2:07 pm

    Fora da champions, um presidente que só sabe criticar e atacar e que por isso não vai atrair qualquer tipo de bom jogador ou treinador ou seja esperam-se dias negros em alvalade.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 14, 2018 at 1:54 pm

    Bruno de Carvalho não é o presidente ideal, por mim tinha saído há bastante tempo, nomeadamente quando quis aprovar aqueles estatutos ridículos (e conseguiu-o) ou depois dos disparates no pós-Madrid, mas não acho que seja o principal culpado pelo falhanço este ano. É o maior culpado do Sporting ainda não ter sido campeão neste período de 5 anos, mas este ano perdemos pelo que não fizemos em campo e no campo manda o treinador. O Sporting joga pouco desde início e tem um plantel que, apesar de ter lacunas (como é possível só termos 1 extremo?), é forte e suficiente para lutar pelo título. Ficar a 10 pontos do FC Porto é trágico, perder o 2.º lugar e, possivelmente, os milhões da Champions quando só precisávamos de uma vitória no último jogo é humilhante. Nesse sentido, Jesus tem de ser o principal culpado. Estoril e Setúbal é culpa dos jogadores pelo que desperdiçaram, mas os jogadores também “safaram” a equipa várias vezes com golos ao cair do pano, nomeadamente em jogadas individuais como Leão com o Moreirense ou Bruno Fernandes com o Portimonense. Foram inúmeras as vitórias nos descontos e que disfarçaram o fraco modelo de jogo e o mau planeamento. O fracasso tem um nome e um rosto: Jorge Jesus. Fomos completamente dominados nos confrontos com os 3 adversários directos, é por causa dele que vemos uma equipa viciada na bola longa para Dost e dependente dos rasgos de Gelson e Bruno F., é por causa dele que jogam os mesmos desde o início da época, nunca respeitando os momentos da equipa e, nomeadamente, a forma do trio Battaglia-Ruiz-Bruno F. e Ristovski nos últimos jogos, bem como a solução de Montero a 9, que tão bem resultou em situação de emergência com Plzen e Atlético e que nunca é utilizada; é por causa dele que investimos tantos milhões com reforços e nada ganhamos. Temos um plantel de qualidade, experiente e com tudo para vencer num ano que FC Porto e Benfica não investiram tanto. São rivais de qualidade, mas tínhamos argumentos para eles e nunca os conseguimos mostrar em campo. É uma época que já saberá mal de qualquer maneira aconteça o que acontecer Domingo e, como tal, não vejo outra solução que não seja despachar Jesus. 8M de salário ou de rescisão é igual e, por isso, a corda tem de partir por algum dos lados. O prazo para eleições já passou, de modo a não hipotecar a próxima época, pelo que a saída de BdC não se coloca nesta fase. É pena, mas receio que continuemos a ter mais do mesmo porque já vimos que não aprende com o insucesso.

    • Joao Duarte
      Posted Maio 14, 2018 at 2:05 pm

      Pagar 8M não é igual se for para manter ou para mandar embora. Se for para mandar embora para além desse dinheiro terá que ser pago mais ao novo treinador e respetiva equipa técnica, logo a despesa será maior.

  • johnny balls
    Posted Maio 14, 2018 at 1:41 pm

    está a ser um dia duro para os lados de Alvalade. têm a minha solidariedade porque estes últimos 4 anos foram muito maus para o meu lado. parece-me que o benfica já se está a reforçar bem para o próximo ano. se querem repetir a receita aqui do norte é ir buscar o treinador com fama de irascível, com amor ao clube que acaba de fazer um bom trabalho como treinador pela primeira vez na vida: sá pinto

  • Ezio
    Posted Maio 14, 2018 at 1:02 pm

    O principal problema do Sporting é o ódio que tem em relação a um clube rival, ódio esse que é o principal foco e estratégia dos dirigentes do clube, ao ponto de não se importarem de servirem de “idiotas úteis” entrando na estratégia de outro clube apenas com o intuito de derrubar o Benfica.
    Tudo bem que a rivalidade faz parte do futebol, mas quando esta mesma se torna doentia, não traz nada de benefico para o futebol, tal como ficou comprovado nesta temporada.

    • JoaoJ
      Posted Maio 14, 2018 at 2:19 pm

      Ainda se esse clube tivesse feito alguma coisa de reprovável, não é?

      • Ezio
        Posted Maio 14, 2018 at 7:20 pm

        Reprovável? Mas o Benfica foi condenado por alguma coisa e eu não sabia? Ou vamos fazer de tontos e falar de e-mails que nada dizem?

      • Joao Duarte
        Posted Maio 14, 2018 at 3:42 pm

        O Bruno de Carvalho ataca o Benfica muito mais vezes do que relativamente a este caso E-toupeira. Aliás, o Sporting nunca se pronunciou muito sobre isso, ataca o Benfica em todos os sentidos como já fazia antes de se falar neste caso, portanto não vejo onde está a associação a essa afirmação.
        E ora diga-me lá que comportamento reprovável teve o Benfica até agora? É que até ver não vi provado nada nem vi que haja alguma coisa clara. Fala-se em muita coisa, mas de concreto não há nada. Esperemos para ver e depois logo se fala.

  • Artur Trindade
    Posted Maio 14, 2018 at 12:47 pm

    O culpados serão sempre JJ e BdC.
    A ideia de que os jogadores por si têm culpa, é errada. São orientados em campo pelo treinador e escolhidos e dirigidos pelo presidente.

    Relativamente a JJ, a ideia de que pôe a equipa a jogar acima dos adversários está gasta, e era a mais valia que fazia valer a pena mantê-lo com o seu ordenado.

    Más escolhas de onze, substituições, comunicação egocêntrica.
    Na realidade coexiste com um presidente/treinador, que pelos vistos impôe escolhas de jogadores.

    Caso concreto, apesar de ser fã do brasileirão, JJ não queria Wendel. BdC vai buscá-lo e dá uma arma ao treinador, que o podia aproveitar, para dar uma nova aragem a um meio-campo cansado de WC e Batta e sem B.Fernandes puxado a 2º avançado.

    JJ atua de má fé, ao dizer que o jogador vem para a próxima época, mal Wendel acaba de chegar. Apesar de não jogar á mês e meio, é totalmente prepotente e lesivo dos interesses da equipa.

    É também na defesa dos ativos Wendel e Geraldes, que se torna difícil a permanência de JJ. Serão ignorados, mas como fazer JJ sair pelo próprio pé? Apenas para um bom projeto na europa, será que surgirá a oportunidade?

    JJ lança Doumbia nos últimos minutos da Madeira. A face do principal problema do plantel, existem apenas 2 avançados válidos, Gelson e Dost.

    Aqui a culpa é de BdC, que conhecendo o fenómeno desportivo do burgo, deveria saber que se ganha campeonatos, preenchendo o ataque de opções válidas.
    Doumbia é um vilão ou vítima? No final do campeonato, marcou um golo que foi anulado. JJ não queria Montero, mas foi o que teve. RR era fetiche de JJ, mas mostrou a falta de intensidade que teria num grande.
    Mercado de inverno desastroso.

    Podense fez falta, Rafael Leão teria sido uma solução para a falta de golos, provavelmente já teria uma mão cheia de golos, mas após o golo do dragão, apenas estaleiro.

    Como é possível na madeira Ristovski ter sido ignorado, quando o objetivo era marcar golos, e Piccini anda por arames há meses?

    Resumindo, culpas repartidas de BdC e JJ, apenas sairá um, que venha o Miguel Cardoso, não tenho receio de inexperiência, é necessária uma ideia de jogo, e aproveitar os ativos Wendel e Geraldes e já agora que venha Novais, que faz 3 posições.

    • josediogo
      Posted Maio 14, 2018 at 1:01 pm

      Concordo totalmente. Porém, será que alguém, no seu perfeito juízo e consciente daquilo que se está a passar no clube, quer mesmo treinar o Sporting? Miguel Cardoso também era a minha aposta, mas o mais dificil ainda é JJ sair do poleiro.

  • josediogo
    Posted Maio 14, 2018 at 12:45 pm

    Uma palavra de parabéns ainda para o Porto. Justíssimo vencedor. A prova de que é possível fazer mais com menos. É certo que é uma equipa cara, mas não contratou ninguém, contou com os que lá estavam e valorizou imenso jogadores que à priori nem contava como Sérgio Oliveira, trouxe o melhor Herrera já visto e ainda fez de Marega o MVP do campeonato quando ainda há 2 anos todos gozavam com o homem. Uma vitória à imagem de quando era jogador, atitude, garra e correr os jogos todos.

  • josediogo
    Posted Maio 14, 2018 at 12:18 pm

    Nasci em 1993, vi o Sporting ser campeão apenas 2 vezes. Um clube capaz de ir do 8 ao 80 e do 80 ao 8 num piscar de olhos. Um clube com uma massa adepta incrível mas que tarda em estabilizar. Um clube que se auto mutila e que por muitas vezes, é o seu maior adversário.
    Bruno de Carvalho foi o presidente que o Sporting precisava aquando eleito pela 1ª vez. Romper com o então passado recente, com os Roquette’s e tudo mais desta vida.
    Porém, quando podia ter evoluido a sua postura não o fez. Continuou com a mesma demagogia populista, em vez de estabilizar o clube, deixando o trabalho diário falar por si, delegando em pessoas capazes e responsáveis, ficando na tribuna a dar o seu apoio em vez de agir e falar com mais um adepto de bancada.
    Depois JJ, um treinador que ganha milhões, tem outros tantos milhões de erros acumulados nestes 3 anos. Neste último jogo, incrível como deixa Picini em jogo tanto tempo, quando estava a fazer o que foi possivelmente a pior exibição de um jogador do Sporting com a verde e branca. Além de William, completamente em baixo de forma, falta de ritmo e percas de bola incriveis. Não deixa de ser irónico, mas os ultimos jogos onde o Sporting teve uma serie de vitórias interessantes, foi sem William e com o tão criticado e super profissional Bryan Ruiz a jogar no meio campo, e com Ristovky na direita.
    Tirando o golo, o Sporting não criou uma oportunidade de golo em todo o jogo. Pior jogo da época.
    Plantel mal planeado e desequilibrado. Montero e Doumbia não fazem um jogador de futebol. Como é possível existir apenas um extremo no plantel (Gelson)?
    Uma palavra para Rui Patricio. Deu um frango que há muito não me lembro de ver e virou as costas aos adeptos. Porém, foi o primeiro a ir ao seu encontro, e voltou costas porque muito provavelmente ouviu nomes e mandaram-lhe para outros sitios menos corretos. Os mesmos adeptos que ainda no jogo anterior haviam atirado diversas tochas na sua direção. O homem é calmo, mas rebentou… fartou-se. Tem todo o meu apoio e quem fica ofendido é porque não o merece.
    O benfica fica em 2º não só pela sua qualidade individual, mas mais pela união do grupo, coisa que o Sporting não tem. Jogadores, treinador e presidente, todos completamente em guerra interna.
    Fui só eu a achar que os jogadores quiserem fazer a folha a alguém? A qualidade de jogo esteve ao nível do distrital, não houve atitude, não houve nada. Desta vez, espero que o presidente os “malhe” forte e feio, mas desta vez cara a cara, sem mais ninguém saber.
    Após o término da época, com o final da taça, não será a altura de aparecer finalmente um candidato à presidência que realmente respeite os valores do clube?
    Uma palavra de parabéns para o Setúbal por se ter mantido e para o Braga que merecia muito mais do que o meu Sporting e respetivo 3º lugar.
    Este ano há mundial, que comecem os posts!

  • Diogo23
    Posted Maio 14, 2018 at 12:14 pm

    Para mim uma época falhada a nível do campeonato e ponto final.

    No meu ponto de vista, o jesus geriu muito mal o plantel, o campeonato e os jogadores, sem ser capaz de por a equipa a jogar um futebol que se visse.

    Mas resumir isto a dinheiro é muito redutor.

    Vejamos, a diferença de orçamento é assim tão significativa para os rivais? Alias, se fizerem um exercício do valor investido no plantel atual dos chamados grandes, podem ver que o Porto e Benfica pagou mais pelo plantel atual.

    O sporting investiu em jogadores com salários chorudos para tentar ganhar, mas se fosse assim, qualquer equipa o faria e ganhava jogos. O City andou a investir muito tempo e viu-se.

    Este ano, penso que o Sérgio provou uma coisa que muita gente estava esquecida, não basta juntar €, não basta juntar nomes, tem que se ter uma EQUIPA. Jogadores que dão tudo em campo, unidos nos momentos altos e baixos.

    E o Sporting mostrou que não era isso. Quando havia um baixo, era desde presidente a adeptos a criticar, e aqui o que está mal é o PRESIDENTE!!!!!

    Por exemplo, quando o Porto perdeu com o Belenenses, o que se viu foi uma mensagem de confiança, do treinador, da equipa e dos adeptos nos jogos que vinham. No Sporting não se vê isso.

    Sempre que o Sporting jogou para conseguir subir ao primeiro, ou para garantir algo perdeu. Não foi capaz de se apresentar em Braga para ganhar, não foi capaz de se apresentar com o Benfica para ganhar, nos jogos com o Porto idem, e neste jogo com o Marítimo, enfim, nem vou tecer palavras, muito mau.

    Para mim, e tenho dito isto ao longo da época, para ganhar, é preciso estrutura, mentalidade, confiança na equipa, e este presidente tem tudo o resto, menos a capacidade de proporcionar isto a equipa.

    O Porto que sempre foi posto como o 3º desde o inicio da época, teve sempre um discurso de união e confiança, e viu-se o que aconteceu nos jogos.

    € não ganham títulos, podem ajudar, mas sozinhos não chegam lá.

  • El Pibe
    Posted Maio 14, 2018 at 12:04 pm

    JJ, já era isto, capaz do melhor e muito frequentemente do pior também. Era assim no Benfica e não foi por lhe aumentarem o já estupido ordenado que tinha que ia atinar.
    Se juntares um treinador com estas oscilações, a uma direcção inqualificável, não há dinheiro no mundo que garanta o sucesso, se não mina um, mina o outro.
    Só continuo intrigado, como alguém como BdC opera milagres financeiros e consegue negócios impossiveis a todos os outros humanos. Pode ser que seja um génio, que apesar de emocionalmente disfuncional é uma maravilha na arte da negociação e nas intrincâncias da tesouraria e da finança, ou então não.

  • Estigarribia
    Posted Maio 14, 2018 at 11:44 am

    Tenho 25 anos, vi o Sporting ser duas vezes Campeão Nacional (1999/2000, 2001/2002), vi o Sporting vencer Taças de Portugal e Supertaças, vi o Sporting em três finais da Taça da Liga (não entendo a desvalorização que dão à competição), vi o Sporting na final Taça UEFA, em 2005, depois de uma campanha brilhante, vi o Sporting cair, em 2011/2012, nas meias-finais da Liga, com o Athletic Bilbao, quando não merecia, vi grandes jogadores envergarem a camisola verde e branca (Peter Schmeichel, Beto Acosta, Mário Jardel, João Pinto, CR7, Nani, Liedson, João Moutinho, Matías Fernández, Bruno Fernandes, Pedro Barbosa, etc, etc.), vi o Sporting “morrer na praia”, duas vezes, na luta pelo campeonato (2006/2007, 2015/2016) e vi o Sporting viver a sua fase mais negra da sua história (7º lugar na época de 2012/2013).
    Custa-me imenso ver um psicopata, como é Bruno de Carvalho, como PRESIDENTE de um GRANDE CLUBE CENTENÁRIO como é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Bruno de Carvalho é um maluquinho que necessita urgentemente de internamento e que deixe o Clube para aqueles que verdadeiramente o AMAM: os SPORTINGUISTAS.
    Bruno de Carvalho não passa de um SPORTINGADO, doente da cabeça, que não tem noção de que está a prejudicar o meu Clube e de que ele é que é o agente tóxico. Bruno de Carvalho é um vírus que precisa de ser extinto depressa. Além disso, Bruno de Carvalho é um cobarde que só ataca as pessoas pelo Facebook ou por entrevistas manhosas. Ele não é homenzinho para dizer as coisas cara a cara e esconde-se nos seus postos de menino mimado e mal-educado no Facebook.
    Para o Sporting Clube de Portugal quero um Presidente que dê a vida pelo Clube, que nos dê títulos e que fale menos nos rivais. Eu, como SPORTINGUISTA, não quero saber o que se passa no Benfica ou no FC Porto, só me interessa o meu SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Já agora, não quero cá o Ricardinho na equipa de futsal. O Sporting tem a melhor equipa de futsal, a nível nacional, e não precisa do Ricardinho para nada.

    • Fernando neves _36
      Posted Maio 15, 2018 at 5:00 pm

      Não precisa?
      Então como ganham a Uefa Futsal Cup ?

    • Nodlehs
      Posted Maio 14, 2018 at 12:18 pm

      BDC é isto aquilo e não sei que mais, mas no final volta a ser eleito com maioria absoluta. Quem elegeu esse doente mental para presidente foram os sportinguistas. À primeira qualquer um cai, à segunda só cai quem quer! Com quem é que o BDC não entra em conflito? Até às pouco foi se meter com o Adrien que é um ex capitão, já para não falar desta última entrevista antes de um jogo com a máxima importância!

    • ragnarsson
      Posted Maio 14, 2018 at 12:06 pm

      Mas quem é que quer ser presidente do Sporting? E que seja ao mesmo tempo dotado para tal.

      • R1906
        Posted Maio 14, 2018 at 6:03 pm

        Ninguem…afinal pelo que se diz somos 3,5 milhões, mas só 1 quer ser presidente e tem qualidade para tal…obviamente que existem mais, agora a pergunta é..quem se quer chegar a frente neste momento? Chegar a frente é ser linchado por todos os meios , por isso, acredito que o mais provavel é deixar BdC cair sozinho, que mais tarde ou mais cedo vai acontecer.

        O Sporting vai para o 6º época de BdC, e parece que se vai entrar num ano zero(que só existe neste clube). É vergonhoso.

  • JoaoMiguel96
    Posted Maio 14, 2018 at 11:44 am

    Para mim é um falhanço, ponto final. É um falhanço porque acima de tudo, tínhamos o 2° lugar praticamente agarrado e o pior do clube veio ao de cima. Até podemos ganhar as 2 taças, mas nem sequer chegar à Champions torna a época um falhanço. Já nem falo no campeonato, esse já era um objetivo impossível.

    Claro que aqui podemos identificar dois culpados básicos: BdC e JJ.

    O primeiro foi sempre o foco de distração, de controvérsia e de motivação para os nossos rivais. Começa com as bicadas e queixas dos outros e acaba nas críticas ao treinador e jogadores um dia antes do jogo mais importante da epoca, no Facebook. Não aprendeu depois de Madrid, continuou a achar que tinha razão e que a sua imagem é a coisa mais importante do mundo. Deu-se mal. Por mim, pode ir embora. Não sou ingrato, mas também não sou estúpido e sei dá muita porcaria que fez, especialmente esta época.

    O segundo, porque teve “fundos ilimitados” e nem o apuramento para a Champions conseguiu. Geriu o plantel da pior maneira possível, usou o estatuto em vez da forma, usou o ego e a gabarolice quando devia ter sido humilde e foi medricas quando devia ser arrojado.

    Os jogos contra Benfica e Marítimo são prova disso. No primeiro, regressaram os lesionados e automaticamente jogaram, ignorando o momento de forma dos titulares. Depois, jogou para o empate, sabendo que ainda tinha que ganhar na Madeira, algo muito complicado.

    Na Madeira, teve o que mereceu. Chegou em vantagem ao 2° lugar sem saber nem ler nem escrever e ainda se armou em esperto. Deu-se mal.

    O binómio BdC-JJ estragou tudo. Ambos com um ego inflamado, ambos com uma falta de noção atrós e, acima de tudo, com falta de responsabilidade sobre o que tem acontecido esta época.

    Ainda é cedo para se fazerem previsões e coisas desse género para a época que vem, mas teríamos que fazer algo como o Porto fez esta época. Reutilizar emprestados e despachar tudo o que for excedentário. Domingos, Geraldes e Matheus devem integrar o plantel, Coentrão, Petrovic, Bryan, Doumbia, Montero e Rúben Ribeiro devem abandonar Alvalade e há que gerir muito bem os casos de William, Rui, Gelson e Dost.

    • José S.
      Posted Maio 14, 2018 at 1:35 pm

      Tenho de concordar.
      É uma época falhada mesmo com a conquista da taça de Portugal. Se o segundo lugar já saberia a pouco, o terceiro no contexto é mau e é por isso que sempre afirmei aqui que o Porto é quem tinha menor pressão e o Sporting a maior.
      Para mim ( e sempre vi assim) o interior do Sporting, em futebol, sempre foi uma confusão e um desentendimento total, mas BdC tem de ser o maior culpado na sua tentativa de gestão. O homem não sabe de todo gerir futebol, ponto.
      Tudo o resto, a comunicação, a linguagem e postura só agudiza ainda mais uma incapacidade de colocar o departamento do futebol nos carris certos. A minha surpresa (ou não) é verificar o tempo que BdC está a aguentar no Sporting, mas pelos vistos toda a outra batalha e luta resulta e os adeptos gostam, tivesse mais cabecinha e colocava alguém em condições a gerir o futebol.
      Segundo, o jj é metido no Sporting pelo BdC por isso nesse aspeto é mais um do presidente e não do treinador. Já toda gente sabia da capacidade das características de jj e se podia fazer muita coisa boa, também se sabia as coisas podiam não resultar. Frisemos outra vez, o Sporting nao tem a mesma estrutura que o Benfica e Porto têm, e se jj até podia tentar fazer alguma coisa, torna-se impossível sem uma estrutura que caminhe na mesma direcção não obstante as particularidades de Jesus.
      Sendo assim não estou a ver como o treinador do Sporting pode continuar a não ser pelo contrato chorudo assinado que obrigaria a um outro esforço para o mandar embora e arranjar outro com capacidade.
      Não me surpreenderia nada que os mesmo 3 treinadores continuassem na mesma nos clubes grandes.
      Para o Sporting terá de fazer algo mais para mudar o paradigma do que tem sido o seu rumo dentro e fora das 4 linhas.
      Cumprimentos

    • josediogo
      Posted Maio 14, 2018 at 12:52 pm

      Quanto ao planeamento da próxima época, é o correcto a fazer. “Dar uma de Porto”, vendendo o “entulho”, aproveitando os emprestados e fazer apenas 1 ou 2 contratações, sem contar com as anunciadas Raphinha e Marcelo.
      Admitindo que William, Rui, Gelson, Bruno Fernandes e Dost ficam, apenas contraria um PL e um extremo esquerdo, para se juntar a Matheus, Gelson e Raphinha, descendo Acuna para onde ele rende mais.

      • JoaoMiguel96
        Posted Maio 14, 2018 at 1:43 pm

        A questão aqui é que vamos precisar de fazer dinheiro e não estou a ver o William e o Rui a ficarem. A saída do Rui é que me deixa menos descansado, dado que vai ser difícil ir buscar um GR tão bom com menos investimento.

    • Estigarribia
      Posted Maio 14, 2018 at 11:51 am

      Concordo com todo o teu comentário. Tens algum nome de treinador que pudesse fazer um bom trabalho no Sporting e devolver o clube leonino aos títulos?

      • JoaoMiguel96
        Posted Maio 14, 2018 at 1:42 pm

        Sinceramente nem consigo pensar em nenhum.

        Fala-se muito de Miguel Cardoso, caso JJ saia, mas não sei se é o necessário. De fora, se calhar só de ligas mais periféricas como o Leko do Brugge ou desempregados como Bosz ou Hannes Wolf.

        Mas não, não estou muito a ver quem é que quereria pegar neste clube de malucos.

        • Estigarribia
          Posted Maio 14, 2018 at 1:51 pm

          Miguel Cardoso é um bom treinador, mas acho que ainda não tem estaleca suficiente para treinador qualquer um dos três grandes.
          Peter Bosz seria uma opção interessante e era capaz de fazer alguma coisa no Sporting, tendo em conta que também aposta nos miúdos da formação (como fez no Ajax).
          Qual será a probabilidade do Arsène Wenger aterrar no futebol português?
          Antes de se arranjar um treinador competente, primeiro é precisar tirar de lá o maluquinho que lá está como presidente, apesar de ser uma missão tremendamente difícil, infelizmente.

  • ACT7
    Posted Maio 14, 2018 at 11:40 am

    Concordo com o texto.
    Cada vez mais o mito do JJ vai caindo. Se o BdC falhou e muito a nível de discurso (mais um a vez), também é certo que deu um grande plantel ao Jesus, Patrício, William, Coates, Mathieu, Coentrão, B.Fernandes, Acuna, Gelson e Bas Dost são jogadores de selecção, jogadores que já têm nome a nível mundial. Com esta base e alguns elementos interessantes como Ruiz, Piccini, Ristovski, Battagli, Montero, Dumbia, Wendel, etc. era de fazer muito melhor.
    O Sporting só não teve uma época pior porque teve uma sorte que não lembra a ninguém, onde lá ia ganhando sem saber muito bem como. Uma equipa comandada por um treinador que recebe uma fortuna (para o panorama nacional e até mesmo internacional) têm de fazer mais, não pode ser cruzamento para o Bas Dost e não depender tanto daquilo que o B.Fernandes faz.
    O Sporting pode ganhar 2 taças e em termos de títulos não é uma época má, mas a forma como venceram esses títulos (sorteios super favoráveis e fé no Patrício) deixa sempre um amargo na boca.
    Vai ser um mercado agitado, BdC deve voltar ao Facebook/entrevistas, o treinador vai ser posto em causa (há 8M€ para pagar) e os jogadores vão ser postos em causa (espero que isto não tire tranquilidade ao Patrício no Mundial).

  • Gomez0
    Posted Maio 14, 2018 at 11:17 am

    Fazendo um outro exercício. Se JJ sair? Quem quererá pegar neste Sporting? Parece-me apenas lógico que terá de ser um treinador estrangeiro que não tenha noção da realidade do futebol português, e este factor poderá ainda agudizar a situação.

    • josediogo
      Posted Maio 14, 2018 at 12:54 pm

      Parece-me que esse é um dos maiores problemas caso seja necessário.
      Há 3 anos, antes de JJ, o Sporting era um clube atrativo para qualquer treinador e hoje é completamente o oposto. Possivelmente, hoje em dia, nenhum treinador ciente da realidade do clube, deve querer meter-se nesta aventura e levar com Bruno de Carvalho.

  • Nickles
    Posted Maio 14, 2018 at 11:14 am

    Não concordo com a última frase do último parágrafo.
    Não só é possivel o Sporting manter o maior orçamento em Portugal na próxima época, como esse orçamento será o dobro do dos rivais. É que Benfica e Porto MESMO COM A CHAMPIONS, terão metade dos escandalosos 94Milhões perdoados pela banca ao Sporting. Portanto ao Sporting pouco importa ir à Champions já que pode continuar a gastar à larga.

    • Gil Rodrigues
      Posted Maio 14, 2018 at 3:12 pm

      Exacto!!! é essa impunidade, face às instituições financeiras, que ainda mantém o “mito financeiro” do BdC… Eu aposto que vai bem pior que o Vale e Azevedo, quando sair do poleiro.

      Já os Gajos do Norte (que aparentemente estão indignados com a falta de parabéns) gozam de total impunidade na Justica quer civil quer desportiva.

      Esses (e o Luisão) é que são os factores que equilibram a balança entre os 3 grandes.

    • telmoluz79
      Posted Maio 14, 2018 at 11:40 am

      Mesmo pensamento q eu tive. Eles n tem a Champions mas como vão de perdão em perdão, podem sempre usar esse dinheiro e reforçar ainda mais a equipa….
      Ainda bem q as regras são para “todos”.Lol

  • Mike-UK
    Posted Maio 14, 2018 at 11:10 am

    Ponto prévio: não ser campeão, apesar de ser um hábito em Alvalade, é um falhanço para um clube que invista como o Sporting investiu (não vou tecer comentários relativamente aos péssimos investimentos porque o que é factual é que o clube gastou mais do que os rivais).
    Agora, caso o clube vença a taça de Portugal, algo que não me contenta minimamente, a época será má, mas não um total falhanço como se tem vindo a dizer.
    O que se torna foco na discussão é o facto de não se ter sido campeão e não ter chegado aos lugares de qualificação para a próxima edição da UCL, e aí o clube falhou, em tudo o resto, vencendo a taça, o Sporting fez o que lhe era pedido: ganhou a taça Teresa Herrera cá do país (não interessa se foi nos penaltis), terá vencido a taça (se a vencerem) e foi eliminado num grupo de Champions onde estava o agora campeão Espanhol e o agora campeão Italiano, e nos quartos da Liga Europa contra a equipa que, penso, vencerá o troféu.
    Como adepto fico triste pelo falhanço na liga, apesar de achar que o clube não pertence ao cenário UCL o dinheiro teria dado jeito, agora, comparando cenários de falhanço, o Benfica que ontem de repente acaba por fazer uma época positiva aparentemente, falhou a um nível muito superior. Não, o falhanço do Benfica não me contenta nada, mas da mesma forma que o Sporting não teria salvo nada caso tivesse vencido na Madeira (disse aqui que o Sporting não passava nos Barreiros por isso o meu nível de surpresa é zero), o Benfica também não salvou nada e aqui a comparação faz sentido, pois hoje só se fala de Sporting da mesma forma que hoje só se falaria de Sporting mesmo que se tivesse chegado ao segundo lugar.
    Sei que esta posição do clube, nas bocas do povo, é fruto de ter como rostos 2 individuos que hoje em dia não ajudam em nada: JJ que não justifica o ordenado se considerarmos os resultados e BDC, que foi importante em algumas áreas e em pelo menos na sua presidência termos visto o clube na luta (vinhamos de um 7º ou 8º lugar).
    Nota final: falta equilibrio no clube e duvido que um homem com a sua inteligência se quisesse queimar no contexto em que o clube se encontra, mas era importante ter alguém como Couceiro na estrutura…

    • Joao Duarte
      Posted Maio 14, 2018 at 12:16 pm

      Tenderia a concordar contigo em condições normais. À época do Benfica não deixa de ser má, mas apesar de tudo este foi um ano de desinvestimento do Benfica, em que as expectativas não estavam altas desde o início da época. Pelo contrário o Sporting teve de longe o maior orçamento da sua história e do campeonato, pelo que ficar em terceiro e desde cedo ficar praticamente fora dessa luta acaba por ser uma época pior. Por outro lado, e a juntar a tudo o que disse, neste momento o Sporting está muito mais instável que o Benfica, esperando-se uma época de férias muito agitada, ao contrário do Benfica que apesar de tudo apresenta uma estabilidade e organização muito maior.

    • Manchester Is Red
      Posted Maio 14, 2018 at 11:54 am

      Mas o Benfica vem de um Tetra campeonato e não preparou minimamente o plantel para esta época.

      O Sporting foi a equipa que mais investiu, tem o maior orçamento e vem de 16 anos sem ganhar um campeonato.

      Chegamos a Maio, ambos têm 1 troféu ganho esta época (Supertaça para o Benfica e Taça da Liga para o Sporting) e o Benfica consegue voltar a ficar à frente do Sporting no campeonato pelo 9º Ano consecutivo.

      Que fique claro: esta época do Benfica foi desastrosa em muitos aspectos e duvido que haja quem a tenha considerado “positiva” como dizes no teu comentário, agora… Jamais se pode dizer que o Benfica falhou a um nível muito superior que o Sporting.

    • ragnarsson
      Posted Maio 14, 2018 at 11:36 am

      Subscrevo totalmente.

  • Duplo T
    Posted Maio 14, 2018 at 11:04 am

    Concordo Antonio Hess so falta falar sobre a comunicação de bdc que e horrivel.

  • Wise voice
    Posted Maio 14, 2018 at 11:00 am

    Mais do que qualquer derrota desportiva, custa-me saber que à frente do clube continuaremos com um psicopata que critica tudo o que mexe no Sporting menos a ele próprio e que tem o maior ego de que há memória na história do futebol português, um ego de fazer inveja ao Ibrahimovic.
    Num cenário estável, JJ ganhou 3 campeonatos em 6.
    Num cenário estável, William e RP foram titulares da Selecção Campeã Europeia.
    Etc, etc.
    Muitos nomes podem ser apontados mas o principal culpado é o Bruno de Carvalho. E é aquele a quem eu vejo menos adeptos apontarem o dedo. Temos aquilo que merecemos.

Deixa um comentário